• Nenhum resultado encontrado

1ª turma de EJA/EBEP NESTA EDIÇÃO: Um novo começo. Inscrições abertas para o XV Prêmio de Segurança do Trabalho. Experiência em SST.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª turma de EJA/EBEP NESTA EDIÇÃO: Um novo começo. Inscrições abertas para o XV Prêmio de Segurança do Trabalho. Experiência em SST."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Um novo começo

Inscrições abertas

para o XV Prêmio

de Segurança do

Trabalho

Experiência em

SST

De olho na saúde

02

03

04

05

Supervisora do Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Costa, representando também o Sinduscon-MG, dá as boas vindas à primeira turma de EJA/EBEP

1ª turma de EJA/EBEP

Teve início em junho a primeira turma de Educação Básica do Sesi com Educação Profissional do Senai (EJA/EBEP). A expe-riência é uma evolução do Programa de Educação de Jovens e Adultos, extrema-mente importante em um contexto onde há carência de renovação de mão-de-obra qualificada.

O Projeto contará com alunos das empre-sas EPO Engenharia, Caparaó e Direcional.

O EJA/EBEP tem como objetivo promover a melhoria da escolarização, acesso da mão de obra ao conhecimento e qualificação dos alunos em técnicas, procedimentos e métodos de trabalho e comunicação, com-plementando a educação básica e permi-tindo o ingresso no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional, ofe-recendo mão de obra qualificada para a indústria.

(2)

Jornalista responsável:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DesiGn e DiaGraMaÇÃo:

Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

No dia 3 de junho, o Seconci-MG partici-pou da abertura da 1ª turma de Educa-ção Básica do Sesi com EducaEduca-ção Profis-sional do Senai (EJA/EBEP), em uma obra da EPO Engenharia no bairro Prado. O Projeto é uma parceria desenvolvida en-tre SESI/FIEMG, SENAI-MG, Seconci-MG, Sinduscon-MG e empresas de constru-ção civil associadas às entidades. O EJA/EBEP é uma iniciativa estratégica que visa a formação integral do aluno, ampliando suas possibilidades de in-serção na vida social e produtiva, por meio de uma formação educacional com qualidade das marcas SESI e SENAI. As empresas EPO Engenharia, Caparaó e Direcional se uniram para oportunizar a seus operários o ingresso no curso, que tem 03 módulos, cada um com carga ho-rária de 160 horas. O primeiro semestre

é ministrado pelo SESI, no horário de 18 às 20 horas, de 2ª a 6ª feira. O segundo semestre é ministrado pelo SENAI, com aulas práticas para a função de pedreiro de alvenaria, no horário de 18 às 22 ho-ras, 3 vezes por semana. O terceiro e úl-timo semestre é ministrado novamente pelo SESI, no horário de 18 às 20 horas, também de 2ª a 6ª feira.

A inauguração teve início às 18h, com a presença dos alunos, do diretor-presi-dente da EPO Engenharia, Gilmar Dias dos Santos, a Diretora de Comunicação da empresa, Eliana Pimentel e o Diretor de Obras, Jairo Dias dos Santos; também compareceram a Diretora da Unidade SESI/COMAR, Márcia Lugão, a Pedagoga e Supervisora de EJA, Ana Paula Morais Paiva, as RHs da Direcional Engenharia,

Joeci Henriques e Milena Resende, a Co-ordenadora de Qualidade da EPO, Nirlia-ne Soares, a RH, Miralda Costa, e a Psicó-loga da Caparaó, Carla Oliveira.

Na solenidade de abertura da 1ª tur-ma de EJA/EBEP os presentes puderam apreciar uma apresentação de um quar-teto de cordas, formado por jovens inte-grantes da Orquestra Jovem do Sesimi-nas. Os músicos executaram peças de Mozart, um tango de Gardel e Eleanor Rigby, dos Beatles.

Um novo começo

Bolo e salgados para comemorar a nova sala de aula.

(3)

Aconteceu no dia 07 de junho, uma sex-ta-feira, o seminário Segurança e Saúde na Indústria da Construção – Implantação e gestão da NR-35 nos canteiros de obras. As vagas se esgotaram poucos dias após a divulgação do evento.

Em uma tarde toda dedicada à discussão sobre a implantação e a gestão da NR-35, profissionais da área puderam debater a norma a partir de diversos vieses. Foram seis palestras e um case, apresentando dife-rentes abordagens. O seminário foi

promo-vido pelo CPR-MG, com o apoio do MTE-MG, Seconci-MG, Sinduscon-MG, Sicepot-MG e Instituto Trabalho e Vida.

Estão abertas as inscrições para o XV Prêmio Se-gurança do Trabalho. O prazo de confirmação das inscrições vai do dia 1º ao dia 31 de julho. Nesta edição, temos duas novidades. A pri-meira, já noticiada pelo Seconci News, é a utilização do Segcon, software de gestão em segurança desenvolvido pelo Seconci-MG, na análise do prêmio. Ele pode ser acessado de qualquer computador ou tablet conecta-do à internet e será utilizaconecta-do para a verifica-ção inicial das condições de segurança das obras inscritas com base na NR 18, de acor-do com os prazos estipulaacor-dos e sem aviso prévio. A outra novidade é que esta edição abrangerá canteiros de obra na Região Me-tropolitana de Belo Horizonte.

O Prêmio é uma promoção conjunta Sindus-con-MG/Seconci-MG e visa motivar a segu-rança do trabalho na construção civil. Todas

as empresas associadas ao Sinduscon-MG e ao Seconci-MG podem participar, desde que estejam executando obras nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Lagoa San-ta e Nova Lima e estejam inscriSan-tas no Progra-ma Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Cada empresa poderá inscrever quantas obras e operários desejar. A ficha de inscrição e o regulamento da pre-miação estão disponíveis nos sites do Secon-ci-MG (www.seconci-mg.org.br) e do Sindus-con-MG (www.sinduscon-mg.org.br) e, uma vez preenchidas, devem ser encaminhadas ao Sinduscon. As empresas deverão indicar na ficha um representante, como elemento de ligação entre a empresa e o Seconci-MG, para seu cadastro no sistema SEGCON - Sistema de Avaliação da Segurança na Construção. O prêmio se divide em quatro categorias: a empresa prevencionista será a empresa

cadastrada no Segcon que obtiver o me-lhor indicador de pontuação nas inspeções realizadas em suas obras. O Certificado de empresa prevencionista será concedido às cinco empresas, também cadastradas no Segcon, que obtiverem as melhores médias de pontuação, abaixo da vencedora. O ope-rário Destaque deverá pertencer ao quadro funcional da empresa inscrita e contribuir na criação/apresentação de algum mecanismo que auxilie nas ações de segurança de traba-lho. Já a empresa Destaque na área de vi-vência será premiada por sua preocupação com o conforto dos trabalhadores.

Caso queira conhecer e testar o Segcon em sua empresa, entre em contato com o De-partamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, através do e-mail seguranca3@ seconci-mg.org.br ou pelo telefone (31) 3449-8032.

Muitos profissionais compareceram ao seminário para saber mais sobre a NR35

Implantação e gestão da NR-35 nos

canteiros de obras

Inscrições abertas para o XV Prêmio

Seguran-ça do Trabalho Sinduscon-MG/ Seconci-MG

(4)

Com o tema “Resíduos sólidos – trans-formando desafios em oportunidades”, a Construtora Andrade Gutierrrez celebrou a Semana Mundial de Meio Ambiente e promoveu , no dia 05 de junho, a esquete teatral “Diga-me com quem andas, que te direi quem és”, protagonizada por atores do grupo de teatro empresarial Todo Cul-tura. A intervenção artística aconteceu no início da manhã, na data estabelecida pela

Assembleia Geral da ONU para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, como meio de chamar atenção para a forma como afeta-mos a natureza.

O controle sobre os resíduos gerados no canteiro de obras é uma preocupação das empresas que defendem construções sus-tentáveis. Além do impacto ambiental, o material acumulado gera custos caso não

tenha o descarte adequado. Durante a es-quete, a interação com o público foi o ponto alto da peça, intensificando a experiência e reforçando o tema apresentado. Irreveren-te, divertido e também informativo e edu-cativo, o teatro empresarial é uma valorosa ferramenta para a discussão de temas e as-suntos que afetam o cotidiano do trabalha-dor, possibilitando que ele se identifique e reflita sobre os conteúdos abordados. Com a intermediação do Seconci-MG, o Todo Cultura já realizou várias esquetes cênicas em diversas empresas associadas à entidade, discutindo temas como o risco das drogas (“O último Passo”), mudanças e qualidade de vida (“Hora de Mudar”), con-servação auditiva (“No trapézio” e “Sem EPAs não dá”), riscos elétricos (“Alta Tensão”), er-gonomia (“HE-Man” e “Ergonaldinho”); DST/ AIDS (“Antes prevenir que remediar”), saúde e bem-estar no ambiente de trabalho (“Saú-de é o que interessa”) e segurança e uso (“Saú-de EPIs (“Zé Betoneira entre o bem e o mal”). Para saber mais detalhes sobre o trabalho do grupo, que oferece desconto no valor das apresentações realizadas para empre-sas associadas ao Seconci-MG, entre em contato com o departamento de Serviço Social – (31) 3449-8006/8018.

A Supervisora do Departamento de Segu-rança do Seconci-MG, Andreia Darmstad-ter, participou do seminário Cooperação Brasil e União Europeia: Intercâmbio em Saúde e Segurança no Trabalho. Ela inte-gra o CPN (Comitê Permanente Nacional)

representando a bancada do empregador. O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de ju-nho, no auditório do INSS, em Brasília. Ele foi mais uma ação do projeto Diálogos Se-toriais entre o Brasil e União Europeia em

Segurança e Saúde no Trabalho e apsentou as experiências dos países com re-lação à normatização de máquinas e equi-pamentos, a gestão da segurança e saúde na construção civil e o transporte vertical de materiais e pessoas. O Projeto Diálogos Setoriais realizou duas missões tripartites para apresentar aos auditores fiscais do trabalho boas práticas da Europa. O seminário é a segunda parte do proje-to e teve como objetivo adaptar práticas europeias à realidade brasileira e aprimo-rar os procedimentos relacionados à nor-matização de máquinas e equipamentos, aprendendo a partir da troca de experi-ências. Além disso, foram apresentados no evento os resultados das ações com o intuito de reforçar o diálogo e a coo-peração. A próxima ação do projeto será a publicação de uma cartilha informativa sobre os temas.

Conscientizando com risadas

Experiência em SST no Brasil e na Europa

Interação entre funcionário da empresa e ator do Todo Cultura

Andreia Darmstadter, entre o coordenador da bancada do empregador, Haruo Ishikawa, e o Profº Luis Alves dias, perito externo da NR-18

(5)

O Seconci-MG continua com sua campa-nha de esclarecimento sobre a Dengue, com inserções diárias nos treinamentos admissionais e através de visitas preven-tivas às obras, efetuadas com o apoio de técnicos do Departamento de Segurança do Trabalho.

No mês de maio foram ministradas 21 pa-lestras sobre dengue, inseridas nos treina-mentos admissionais (NR18) realizados de segunda a sexta na sede do Seconci-MG,

para um público de 209 ouvintes. Os téc-nicos de segurança do trabalho, que inclu-íram uma vistoria em busca de possíveis focos de reprodução do mosquito trans-missor da doença nas inspeções preven-tivas que realizam nos canteiros de obras percorreram, no mesmo mês, 201 cantei-ros, alcançando um contingente de 8.045 trabalhadores.

Além de nossas campanhas e ações vol-tadas para o combate à dengue, o

Secon-ci-MG, através dos seus profissionais do Departamento de Serviço Social, tem aler-tado seus funcionários e usuários de seus serviços a respeito dos cuidados preventi-vos para se evitar a gripe H1N1. A doença ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano e é transmitida com mui-ta facilidade por meio de tosse, espirro e até mesmo ao falar. Tendo isso em mente, os principais cuidados são lavar as mãos e, ao tossir, utilizar a dobra do cotovelo ou um lenço descartável sobre a boca.

De olho na saúde

Influenza A (H1N1)

(6)

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: 17/06 à 20/06.

Curso de CIPA

4

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: a definir.

Reciclagem da NR-10

3

Seconci-MG Informa

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação com 48 horas de antecedência através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguin-tes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Data prevista: 10/06 à 21/06.

Treinamento admissional

Curso básico de NR-10

1

2

Referências

Documentos relacionados

Esse trabalho teve como objetivo explanar o tema aceitação de doenças e avaliar a eficácia da terapia de terceira onda neste processo, buscando uma linha de aceitação

in the analysis SR (coloured histograms) with the corresponding event counts ob- served in data (black points), and three signal scenarios (hatched lines), selecting only SF events

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

Coordenação: Bas´Ilele Malomalo; Sebastião André Alves de Lima Filho ; Elcimar Simão Martins (Unilab)..

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças