• Nenhum resultado encontrado

A Importância da Informática na Contabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Importância da Informática na Contabilidade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Importância da Informática na Contabilidade

Douglas Pedro Simas

Herbert Esdras Alves

Wesslyne K. Ribeiro Geraldes Cabral

Unirondon Centro Universitário

Cuiabá – MT – Brasil

douglas_simas@hotmail.com h.cic@hotmail.com wesslyne.cabral@yahoo.com.br

RESUMO. A contabilidade está evoluindo, e com isto surge à necessidade de melhores

ferramentas de trabalho para auxiliar os contares no armazenamento, na análise, na coleta de informações que deem melhor agilidade e segurança a este profissional.Com isto surge à necessidade de cada dia mais os contadores utilizarem como principal ferramenta de

trabalho a informática, com softwares específicos para o auxílio do profissional contábil.O mercado esta cada vez mais competitivo e com isto surge a necessidade de informações com melhores armazenamentos, confiabilidade de segurança, repasse de informações com mais rapidez entre outros.O trabalho irá mostrar as diversas vantagens da informática como auxílio ao profissional contábil, mostrando como a mesma vem se tornando indispensável a este profissional que trabalha com informações tão precisas no seu dia-a-dia de trabalho.

Palavras chave: Informática e Contabilidade, Tecnologia da Informática e o profissional

contábil.

ABSTRACT. The accounting system is evolving, and with this comes the need for better

working tools to help you count in the storage, analysis, collection of information that give better speed and security to this profissional.Com this arises the need for each day plus counters use as the main tool for work in computer science, with specific software to aid the professional contábil.O market is increasingly competitive and with this comes the need for better information to stores, reliability, security, distribution of information more quickly between others.The work will show the many advantages of computers as an aid to

professional accounting, showing how it has become essential to this professional who works with such accurate information in their day-to-day work.

(2)

1. INTRODUÇÃO

A informática nos dias de hoje é uma ferramenta de trabalho indispensável ao profissional contábil, uma vez que, o mesmo trabalha com informações tão precisas, que vão desde o lançamento e processamento de informações como relatórios extensos e cheios de informações que hoje podem ser produzidos pelo sistema.

A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem a ajuda dos computadores e, hoje se percebe um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil.

As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se da tecnologia da computação (informação) trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área, onde o mesmo trabalha com mais segurança e rapidez nas informações alimentadas pelo contador.

A informática permitiu uma mudança sensível na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamentos e com isso estava mais sujeito a erros inadmissíveis nos dias atuais.

Graças ao computador, o contador gasta menos tempo e tem mais segurança nas informações lançadas em seu sistema. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade. Assim o profissional dedica mais tempo à leitura de assuntos relacionados a sua área e consegue executar um trabalho mais preciso e seguro em um intervalo de tempo menor.

2. A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE

Atualmente a informática é muito importante para todas as áreas profissionais e não deixaria de ser também na Contabilidade.

A cada dia mais necessitamos de mais agilidade e tempo em tudo, onde temos prazos para entrega de relatórios entre outros e com isto surge à necessidade de coletar, elaborar e fornecer informações com agilidade, qualidade e quantidade.

A informática tem se tornado uma das principais ferramentas de trabalho, atuando na mudança do profissional contábil, que necessita diariamente de várias informações, de diversos setores e tipos praticamente em tempo real.

Há alguns anos atrás as grandes empresas tinham enormes departamentos de contabilidade, para classificar, datilografar ou digitar lançamentos, etc. e que hoje em dia já não se vê mais isto, pois todo este trabalho está "informatizado", onde a informática surge como uma parceira de grande valor.

Tarefas e atividades básicas da Contabilidade, como arquivamento de “velhos livros” foram substituídos por arquivos e dados eletrônicos, onde reduz-se o volume dos arquivos e permite mais segurança no armazenamento dos dados facilitando possíveis consultas.

(3)

A informática vem tornando o profissional contábil mais valorizado, onde o mesmo está introduzindo no seu ambiente de trabalho mudanças tecnológicas, trazendo avanços tecnológicos para a sociedade em geral.

O contador está centralizando o seu volume de informações com mais facilidade, tarefas que levavam horas, às vezes até dias, são realizadas em questão de minutos. Relatórios complexos e completos são elaborados e emitidos facilmente, como, quando e quantas vezes forem necessárias.

A contabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela entidade.

Nos últimos anos, aconteceram mudanças significativas na legislação tributária e nos procedimentos contábeis. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se da tecnologia da computação (informação) trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área, que podem se manter atual com relação às técnicas de trabalho, legislações e outras informações necessárias

A profissão do contador é considerada muito trabalhosa, por causa de suas complexidades, e as necessidades de controle de um número relevante de fatos contábeis que ocorrem no dia-a-dia das empresas, incluindo a questão do governo no controle dos fatos que provocam recolhimento de impostos.

Com isto o contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situações que exijam uma análise contábil mais apurada e complexa.

Empresas que adotaram a contabilidade informatizada estão cada vez mais tendo bons resultados e estão cada vez mais procurando melhorar este processo.

Abaixo segue algumas vantagens da contabilidade informatizada:

 Aumento da produtividade;

 Melhoria da qualidade dos serviços (Impressão eletrônica);

 Mais estímulos para os profissionais da área (facilidade de alimentar os sistemas com informações precisas);

 Facilidade para a leitura prévia dos relatórios;

 Atendimento às exigências dos órgãos quanto ao cumprimento de prazos;

 Facilidade de acesso às informações da empresa;

 Maior segurança das informações;

 Menos espaço físico nos ambientes de trabalho;

 Guardar arquivos em CDs.

Hoje em dia, existem softwares específicos para o registro e controle de notas fiscais (tanto entrada/compra quanto saída/venda), para o registro e controle dos funcionários, ou seja, da parte trabalhista, para registro e controle patrimonial (setor contábil), para elaboração de relatórios, informativos aos órgãos competentes, impostos, tributos e contribuições e várias outras funções e recursos relacionados à Contabilidade.

Na parte fiscal (registro e controle de notas fiscais) o software minimiza a quantidade de erros, pois o próprio sistema efetua os cálculos. Há muito mais segurança nos registros, realizados de forma organizada, rápida e eficiente. Todos os impostos, tributos e contribuições relacionados às notas fiscais, são elaborados e entregues para pagamento dentro do prazo evitando maiores complicações para empresas e para os contadores.

(4)

Na área trabalhista, os softwares registram os dados cadastrais das empresas e de seus funcionários, além dos dados informados no dia-a-dia, como afastamentos, atestados médicos, horas extras, abonos, etc.

Os softwares elaboram relatórios e informativos obrigatórios e úteis como folhas de pagamento (holerite) e informações relativas ao fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).

No setor contábil, os softwares utilizam o método das partidas dobradas (débito e crédito) para registrar toda e qualquer alteração patrimonial. Com todos os eventos que provocam estas alterações da empresa devidamente registradas e organizadas no sistema, é possível a emissão de vários relatórios que demostram de forma clara e completa a real situação patrimonial da empresa.

A grande vantagem tecnológica que surgiu com a evolução destes softwares, é que todos são integrados (interligados). Assim, tudo que se faz em um software pode ser “importado” para outro, facilitando e agilizando ainda mais o trabalho.

Com tanta tecnologia, de nada adiantaria se as informações lançadas nestes softwares específicos, não fossem repassadas aos interessados, a quantidade de informações que circula por vários meios de comunicação é enorme.

Hoje empresários em outros países tem acesso às informações sobre a sua empresa em questão de segundos através da internet e outros recursos.

Diante de vários benefícios que a tecnologia tem oferecido à contabilidade, parece até que o profissional humano (contador), não é mais necessário ou importante, porém esta não é a realidade. Para que os sistemas funcionem corretamente, é preciso o conhecimento do profissional contábil e das técnicas e procedimentos de trabalho do contador.

Assim, fica claro que não existe nenhum equipamento ou sistema capaz de substituir o ser humano e seu conhecimento. Toda tecnologia utilizada na contabilidade, serve para auxiliar o trabalho do contador e acrescenta qualidade, eficiência e agilidade ao resultado.

Existem também algumas falhas técnicas relacionadas à informática e à tecnologia, gerando assim algumas vezes atrasos nas entregas de registros, relatórios entre outros, gerando assim multas e complicações para a empresa.

Outro fator importante que pode às vezes gerar um problema é o caso da energia elétrica, pois todos os equipamentos são alimentados de energia elétrica para funcionar.

Os softwares aumentam a segurança de armazenamento e minimizam erros de cálculos, porém eles não evitam fraudes.

As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais os antigos métodos da escrituração contábil feito à mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade.

Hoje é praticamente impensável uma Contabilidade sem o auxílio da informática e da tecnologia, ou seja, é um caminho de evolução sem retorno.

(5)

3. CONCLUSÃO

Este trabalho teve como objetivo mostrar a importâcia da informática nos dias de hoje na Contabilidade.

Onde a informática vem se tornando uma das principais ferramentas de trabalho de um contador.

A Contabilidade a cada dia que passa precisa de mais ferramentas de trabalho para lhe auxiliar nas entregas de relatórios, balanços entre outros com prazos determinados.

Com este trabalho podemos perceber o quanto a Contabilidade esta ligada a informática, mostrando suas principais ferramentas de trabalho no dia-a-dia.

4. BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Edson. (2003). Contabilidade informatizada: Teoria e Prática. Atlas, 3 ed. – São Paulo.

Cornachione Jr., Edgard B. (2001). Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. 3 ed. – São Paulo: Atlas.

OLIVEIRA,Edson. (2000). Contabilidade informatizada: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

O uso do poliuretano (PU) como suporte de baixo custo para de imobilização , prova ser um material muito promissor, pois em nosso estudo o uso da lipase de Candida antarctica

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e