• Nenhum resultado encontrado

O trabalho e suas dimensões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O trabalho e suas dimensões"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

6

O trabalho e

suas dimensões

Joselaine Cordeiro Pereira Cristina Maria Aragão Gouveia Izabella Liguori Corsino

Niels Rameckers

(2)

la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

Apresentar as diferentes dimensões que constituem o trabalho.

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. identificar as diferentes dimensões que

constituem a atividade de trabalho.

META

(3)

A u la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

e-Tec Brasil – Psicologia do Trabalho

O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO

Você deve se lembrar de que, nas aulas anteriores, vimos que o homem, como ser sociável, busca suprir suas necessidades nas relações que estabelece, tendo que aprender a sobreviver em seu meio de forma racional. As necessidades humanas levam a determinados comportamentos para sua satisfação, como já vimos na Aula 5.

ATENÇÃO

...

ATENÇÃO ...

O trabalho é uma atividade típica da espécie humana, própria da nossa constituição social.

O trabalho é uma das possibilidades para satisfazer as necessidades humanas, já que por meio dele conseguimos dinheiro para alimentação (necessidade fisiológica) e para moradia (necessidade de segurança), por exemplo. Dentro de uma organização, o comportamento humano tende a se caracterizar por determinados padrões, conforme a estruturação do trabalho, variando de pessoa para pessoa.

Para avançarmos no estudo do comportamento dentro das organizações, precisamos conhecer o trabalho enquanto ATIVIDADE.

AS DIMENSÕES DO TRABALHO

O trabalho é um fenômeno de natureza complexa por possuir aspectos distintos, como técnico, fisiológico, moral e social. O trabalho afeta nossa vida de várias formas, e é isso que veremos a seguir.

Dimensão técnica

É a técnica dos profissionais especializados nas funções que exercem e das condições ou meio material em que a atividade é exercida (luz, umidade, ruídos etc.). Foi, por muito tempo, o único foco de atenção das empresas para a organização do trabalho.

ATIVIDADE

A realização de um trabalho pelo homem.

(4)

la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s Dimensão fisiológica

Refere-se à constituição física do trabalhador. São as reações físicas referentes ao funcionamento dos sistemas muscular, respiratório e outros. A dimensão fisiológica é condicionada pela dimensão técnica da atividade de trabalho.

Kalyana Sundaram

Fonte: www.sxc.hu

Figura 6.1: O maquinário de uma fábrica faz parte da dimensão técnica da mesma.

Figura 6.2: A saúde do corpo depende da dimensão técnica do trabalho.

Sophie

(5)

e-Tec Brasil –Psicologia do Trabalho A u la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s Dimensão moral

Refere-se à constituição psíquica do homem, ao seu exercício mental e à sua atitude emocional.

Fonte: www.sxc.hu

Kristian Stokholm

Figura 6.3: Nossos pensamentos relacio-nados à nossa atividade profissional são a dimensão moral do trabalho.

Dimensão social

São os fenômenos psicossociais decorrentes das relações interpes-soais entre os indivíduos e entre os grupos a que pertencem, tanto dentro quanto fora de uma organização.

(6)

la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s Fonte: www.sxc.hu

Figura 6.4: A dimensão social se refere às relações que estabelecemos por meio de nosso ambiente de trabalho.

Julia Freeman-Woolpert

Agora, vamos fazer uma atividade para fixar esses conceitos?

Relacione a primeira coluna com a segunda: 1. Dimensão técnica

2. Dimensão fisiológica 3. Dimensão moral 4. Dimensão social

ATIVIDADE 1

( ) Aquilo que o trabalhador pensa e sente re-ferente ao trabalho.

( ) São as relações entre os indivíduos que acon-tecem por causa do trabalho.

( ) Relativa ao corpo do trabalhador.

( ) Abarca toda a dimensão física do ambiente de trabalho e as atividades que são exercidas.

(7)

e-Tec Brasil –Psicologia do Trabalho A u la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

DIMENSÕES CAMBIANTES: O QUE É?

As dimensões citadas nesta aula são CAMBIANTES, pois estão em constante transformação, influenciando umas às outras de forma dinâmica. Elas podem parecer soltas e muito abstratas, não é mesmo? Então, que tal uma história para servir de exemplo prático dos conceitos vistos nesta aula?

Nosso personagem será chamado Antônio, torneiro mecânico (veja mais sobre essa profissão no boxe a seguir), casado, pai de três filhos, morador da periferia, com idade de 30 anos aproximadamente e trabalhando há pelo menos 10 anos na mesma empresa.

CAMBIANTE

Aquilo que passa por mudanças, alterações, transformações.

SAIBA MAIS...

SAIBA MAIS...

Torneiro mecânico

Você sabia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já trabalhou como torneiro mecânico? Segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), os torneiros mecânicos são profissionais que “preparam, regulam e operam máquinas-ferramenta que usinam peças de metal e compósitos e controlam os parâmetros e a qualidade das peças usinadas, aplicando procedimentos de segurança às tarefas realizadas. Planejam seqüências de

operações, executam cálculos técnicos; podem implementar ações de preservação do meio ambiente. Dependendo da divisão do trabalho na empresa, podem apenas preparar ou operar as máquinas-ferramenta”.

(Fonte: http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?cod igo=7212-15)

(8)

la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

Antônio não possui formação específica para a atividade que executa, mas desde pequeno trabalhava na oficina de seu tio, o que justificou a entrada dele na empresa. Ao longo desse tempo, aprimorou-se por meio de cursos de treinamento e aperfeiçoamento.

Quando entrou na empresa, a convite de um amigo, Antônio esperava ter salário fixo, melhores condições de subsistência e formação específica qualificada no campo de atuação.

Atuando por longa data na empresa, Antonio desistiu da idéia de possuir uma qualificação específica, pois percebeu que existiam chances de promoção no cargo. A empresa estabeleceu metas de produção e tem investido em formação de pessoal, incentivando a participação em cursos rápidos e também oferecendo gratificações.

A oficina de usinagem onde Antonio trabalha possui outros profissionais, e o departamento é numeroso. O torneiro conhece todos pelo nome, inclusive porque é justamente do departamento de mecânica que sai o time de veteranos para a competição de futebol promovida pela empresa todo o final de ano e do qual Antônio é goleiro.

Afonso Lima

Fonte: www.sxc.hu

(9)

e-Tec Brasil –Psicologia do Trabalho A u la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

Em atividades como essa, por exemplo, é comum encontrar as famílias dos trabalhadores, inclusive a de Antônio. A partida normalmente ocorre no clube do sindicato e envolve todos os setores da empresa.

O exemplo dado, embora sucinto, nos permite perceber algumas questões muito importantes no que se refere às variações que o trabalho pode tomar. Podemos perceber o quanto tais dimensões se combinam em um trabalho e em um único homem. São fundamentais para se pensar tudo o que envolve a atividade de trabalho e, por conseguinte, as ações de prevenção de acidentes e de doenças de trabalho.

Em nossa história, Antônio possui aptidões e conhecimentos para realizar suas tarefas diárias. Exercendo sua função, suas ações não se restringem apenas à ação física, mas também às reações comportamentais que ele expressa em tais tarefas.

A busca por maior produção, seja por meta fixada pela empresa, seja para melhor rendimento no final do mês, seja almejando a promoção e a realização profissionais, também é fator que deve ser considerado nas reações cotidianas de Antônio. Esses são fatores que podem satisfazer ou não o torneiro mecânico com sua ocupação.

São questões bastante complexas e que se intensificam quando questionamos o que fez Antônio escolher esse emprego. Devemos, ainda, fazer uma comparação das motivações de Antônio com o que a atividade de trabalho lhe exige todos os dias na oficina, a sua rotina já interiorizada. Tal comparação objetiva saber o quanto Antônio se sente motivado e instigado a fazer seu trabalho.

Outro dado importante é que Antônio não trabalha só, há uma coletividade da qual ele faz parte. Na empresa, podemos citar a equipe de trabalho, a oficina de usinagem, o departamento de mecânica e a própria empresa de forma global influenciada pelas questões políticas, econômicas, ecológicas etc. Fora da empresa, destacamos o sindicato ao qual ele é filiado, a própria comunidade a que ele pertence e a família de Antônio.

(10)

la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

Podemos imaginar que esse conjunto de fatores contribui na definição de tendências e reações de Antônio, bem como nas opiniões, nas motivações e na sua satisfação profissional. Além disso, em grande medida, nosso torneiro mecânico sofre influências da coletividade e a influencia, pois formula e ajuda a formular princípios, valores e atitudes em seus grupos de referência.

Concluímos, então, que o trabalho não se apresenta como entidade neutra ou com uma ou outra dimensão apenas. Na verdade, temos a união entre todas as dimensões apresentadas para guiar nossa compreensão sobre as ações do trabalhador no ambiente de trabalho.

Mario Gonzaga

Fonte: www.sxc.hu

(11)

e-Tec Brasil –Psicologia do Trabalho A u la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA AULA

Com o final desta aula, reiteramos a visão de que o trabalho não pode ser pensado separadamente das ações humanas. Por isso, temos que con-siderar as características que o influenciam. Tais características serão o tema da próxima aula.

Atende ao Objetivo 1 Baseando-se no texto da história de Antônio, o torneiro mecânico, analise-a e apre-sente expressões que caracterizem as dimensões seguintes:

Dimensão moral:

Dimensão social:

ATIVIDADE 2

• O trabalho é composto por várias dimensões distintas e cambiantes. • As dimensões do trabalho são: técnica, fisiológica, moral e social.

• As dimensões constituem o trabalho como atividade complexa e dinâmica.

(12)

la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES

ATIVIDADE 1

1. Dimensão técnica 2. Dimensão fisiológica 3. Dimensão moral 4. Dimensão social

(3) Aquilo que o trabalhador pensa e sente referente ao trabalho

(4) São as relações entre os indivíduos que acontecem por causa do trabalho.

(2) Relativa ao corpo do trabalhador.

(1) Abarca toda a dimensão física do ambiente de trabalho e as atividades que são exercidas.

ATIVIDADE 2

Espera-se que, nesta atividade, você contemple algumas das respostas a seguir:

Dimensão moral: é evidenciada pelo exercício mental processado nas atividades diárias de Antônio, como a aptidão e os conhecimentos para realizar as tarefas diárias, as motivações que o levaram a ocupar o cargo e a busca pelo aperfeiçoamento.

Dimensão social: é evidenciada a partir dos grupos de referência dos quais Antônio faz parte, como a família, a equipe de trabalho e o time de futebol.

(13)

e-Tec Brasil –Psicologia do Trabalho A u la 6 • O tr ab al h o e s u as d im e n sõ e s

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério do trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de

Ocupações. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/busca/descrica

o.asp?codigo=7212-15>. Acesso em: 10 out. 2008.

DEJOURS. C. A loucura do trabalho. São Paulo: Oboré, 1996.

DWYER, T. A sociologia do trabalho por uma redefinição através do acionalismo histórico e do acionalismo fenomenológico. São Paulo: Unicamp/IFCH, 1993. (Cadernos do IFCH, v. 26).

FRIEDMANN, GEORGES NAVILLE, P. Sociologia do trabalho. São Paulo: Cultrix, 1973.

(14)

Referências

Documentos relacionados

80041060 Tx.De Vídeo-Artroscopio Diagnostico 60024160 ALUGUEL/TAXA DE APARELHO / EQUIPAMENTO PARA ARTROSCOPIA PARA DIAGNÓSTICO, POR USO. 80053041 Vídeo Histeroscópio Diagnóstico

[r]

a) A descrição do motivo do afastamento demonstre, de forma objetiva, clara, coerente e sucinta, o motivo que vincula a viagem aos interesses da UFGD e do MEC, além de

A polifonia se manifesta lingüisticamente nos textos analisados, por meio de dois nexos oracionias principais: pelo nexo de projeção hipotática (relato de locuções

Destinação dos Resíduos – Parte do volume escavado será depositado as margens espalhado e compactado e o excedente encaminhado ao aterro controlado de Bom Despacho...

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

a) Nas operações de Cash Advance a crédito, incide uma taxa de 3,95% sobre o montante pedido (máximo 1.000€ de 4 em 4 dias nos levantamentos em ATM’s), acrescida de 2,90€