• Nenhum resultado encontrado

Universidade de Brasília UnB Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - PSTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade de Brasília UnB Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - PSTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO REMOTO 1º/2020 1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Código: PST0054 Créditos: 004 Carga horária: 60 h/a

Horário: 2T67 4T67 2N12 4N12 – Moodle: UnB Aprender 3

Mestrandos em Estágio Docente: André Leonardo Cavalcanti Fernandes, Aline Pinho Professor Supervisor do Estágio: Dr. Jairo Eduardo Borges-Andrade

2. EMENTA

Avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E). Modelos de avaliação com base em sistemas. Modelos de avaliação com base na natureza da medida e no momento da mensuração. Instrumentos e procedimentos de avaliação. Análise de dados em avaliação de TD&E.

3. OBJETIVOS E PROGRAMA

Objetivo geral: Dada a descrição de um contexto organizacional, de um papel ocupacional bem definido, de um planejamento instrucional e de um treinamento específico, o(a) estudante deverá ser capaz de desenvolver e aplicar medidas de avaliações de reação, de aprendizagem, de transferência e de resultados adequadas à situação, detalhando suas etapas e aspectos principais.

Unidade 1 – TD&E: Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações

Ao final desta unidade a(o) estudante deverá ser capaz de caracterizar o campo de TD&E, discutindo as principais questões conceituais, teóricas e práticas que norteiam a pesquisa e a prática profissional na área.

Objetivos Específicos:

• Analisar os fatores do ambiente macrossocial que afetam o mundo do trabalho, bem como avaliar o impacto do cenário nas ações de TD&E;

• Conceituar aprendizagem nas organizações, analisando a importância deste conceito em TD&E; • Distinguir os conceitos de informação, instrução, treinamento, educação e desenvolvimento; e • Caracterizar “universidades” corporativas, descrevendo seus propósitos, clientela e modelo.

Unidade 2 – Avaliação de Necessidades de Treinamento e Planejamento Instrucional

Ao final desta unidade o(a) estudante deverá ser capaz de analisar os conceitos de competência, desempenho, conhecimentos, habilidades e atitudes, relacionando-os aos de motivação, condições de trabalho e necessidades de treinamento, identificará problemas de desempenho solucionáveis por meio de

Universidade de Brasília – UnB

Instituto de Psicologia

(2)

Objetivos Específicos:

• Analisar os conceitos de desempenho e competência, descrevendo seus componentes em termos de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHAs);

• Analisar as relações entre os conceitos de desempenho/competência (saber fazer e saber ser), motivação (querer fazer) e condições do ambiente (poder fazer);

• Caracterizar problemas de desempenho/competência solucionáveis por meio de ações de TD&E, distinguindo-os de outros relacionados à falta de condições ou de motivação no trabalho;

• Definir necessidades de treinamento nos três níveis (organizacional, tarefas, indivíduo); e • Enumerar as fases do Planejamento Instrucional.

Unidade 3 – Avaliação de Treinamento - Fundamentos

Ao final desta unidade a(o) estudante deverá ser capaz de explicar modelos, marco lógico e fundamentos teóricos e metodológicos necessários à construção e análise de medidas em TD&E.

Objetivos Específicos:

• Definir avaliação de treinamento;

• Descrever os componentes a serem considerados num sistema de avaliação de treina mento, bem como as relações esperadas entre eles; e

• Descrever os níveis que podem ser levados em conta numa avaliação de treinamento.

Unidade 4 – Medidas de Efetividade de TD&E

Ao final desta unidade o(a) estudante deverá ser capaz de desenvolver, implementar e analisar diferentes medidas de avaliação, considerando diferentes medidas preditivas de efetividade de TD&E.

Objetivos Específicos:

• Descrever princípios para construir instrumentos e desenvolver procedimentos para avaliar treinamento;

• Dado um programa de treinamento, planejar a sua avaliação, identificando os componentes a se considerar neste sistema, assim como as variáveis a serem mensuradas;

• Elaborar instrumentos para avaliar treinamentos no nível de reações, tomando por base as variáveis e os componentes previamente identificados;

• Analisar instrumentos para avaliar treinamentos no nível de aprendizagem, tomando por base os objetivos dos referidos treinamentos;

(3)

ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA

Para o alcance dos objetivos da disciplina serão realizadas webconferências no Zoom de forma síncrona (gravação a ser disponibilizada no Moodle); leituras de textos indicados pelo(a)s professores; estudos dirigidos no Moodle; fóruns de discussão no Moodle e estudos de caso com apresentação escrita ou gravada de resultados.

A) Você deve completar a leitura dos textos antes dos encontros marcados no cronograma, para participar ativamente das discussões dos conteúdos e demais atividades de ensino. Como critérios de avaliação, serão considerados a qualidade da sua participação nas discussões (fóruns e webconferências), estudos dirigidos e nas demais dinâmicas de grupo. Para ser aprovado(a) na disciplina você deverá ter, pelo menos, 75% de frequência (ver quadro de Frequência, p.4), que será verificada pelos professore(a)s por meio dos fóruns de discussão e entrega de estudos dirigidos, ambos no Moodle.

B) Exposição de conteúdo por meio de webconferências: serão desenvolvidas para apresentar as informações essenciais necessárias para aquisição de cada objetivo e para esboçar um quadro das referências que auxiliem a(o)s estudantes a sistematizar estas informações e realizar uma leitura mais eficiente dos textos. Portanto, elas terão somente o papel de organizadores avançados, no início do processo de ensino de cada objetivo, e não são suficientes para a aprendizagem. As webconferências serão gravadas e disponibilizadas no Moodle. A participação ativa do(a)s estudantes nas webconferências síncronas garantirá pontos extras (ver Tabela Avaliação na p. 4) na menção final.

C) Os estudos dirigidos servirão para fixar os conceitos adquiridos e discussão de possíveis aplicações em estudos de casos relacionadas ao contexto laboral. Os estudos dirigidos devem ser enviados via Moodle dentro do prazo estabelecido, não sendo aceitos envios fora da data de entrega e/ou envios por outros meios. O documento não deve ser digitalizado, serão aceitos documentos produzidos no Word, PDF ou similares. Além dessa atividade avaliativa compor pontos para a menção final, a entrega dos estudos dirigidos contará como presença.

D) Os fóruns de discussão serão utilizados para que a(o)s estudantes possam discutir os temas apresentados, tendo a mediação de professora(e)s e ocorrerão no Moodle. A participação do(a) estudante será avaliada, devendo ser efetiva, com comentários relevantes e embasados. A participação no fórum contará como presença. Para que seja considerada uma atividade completa a(o) estudante deve responder, no mínimo, a pesquisa proposta pelo(a) professor(a) e comentar mais duas respostas de colegas de turma. A qualidade dos comentários e da contribuição irá compor a nota do fórum.

(4)

E) Os Plantões de dúvidas serão utilizados como espaço para esclarecer dúvidas sobre as Unidades Didáticas e ocorrerão no Moodle. A(O)s professora(e)s estarão disponíveis nas datas indicadas no cronograma para conversar com estudantes e auxiliar na compreensão do conteúdo, também podendo ajudar com dúvidas pontuais sobre os estudos dirigidos. Esse fórum não será avaliado, pois consiste em um suporte ao desenvolvimento da atividade e não contará como presença, sendo optativa a participação da(o) estudante.

F) O trabalho final terá temas relacionados a

medidas preditivas de efetividade de TD&E

. O trabalho será apresentado em webconferência, com participação de todos os membros do grupo, ou com a entrega de relatório escrito. O tamanho dos grupos pode variar de acordo com o tamanho da turma, a composição dos grupos será definida após o início da disciplina. O trabalho será avaliado pela(o)s professora(e)s da disciplina. A avaliação abarcará aspectos de mérito (qualidade da proposta apresentada) e forma (organização, apresentação e distribuição do conteúdo no espaço disponível).

AVALIAÇÃO DA(O)S ESTUDANTES

A(O)s estudantes poderão receber até 100 pontos + 5 pontos extras, distribuídos nas seguintes atividades de avaliação:

Atividade Pontuação

Sete estudos dirigidos 35 pontos

Trabalho final (apresentação oral + relatório escrito) 45 pontos

Participação no fórum de discussão 20 pontos

Participação nas webconferências síncronas (exceto a webconferência de apresentação da disciplina)

Até 5 pontos extras (1 ponto para cada webconferência)

FREQUÊNCIA

A frequência de estudantes será composta pela entrega das seguintes atividades:

Atividade Total

Estudos dirigidos 7

Fóruns de discussão 9

Pesquisa inicial para conhecimento da turma 1

(5)

Atenção!!!

1. Licenças médicas, viagens a trabalho e qualquer outro tipo de ausência não serão transformadas em presenças para o(a) estudante ausente.

2. Caso a(o) estudante realize menos de 13 atividades que compõem a presença, sua menção será SR e o(a) estudante será considerado(a) reprovado(a).

3. O cronograma poderá ser revisto, caso haja necessidade de alterar datas de atividades. 4. Os pontos finais serão transformados em menções, com base na seguinte tabela de conversão:

Pontos Menções Acima de 89 SS 70 a 89 MS 50 a 69 MM 30 a 49 MI 0 a 29 II >24% faltas SR BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Abbad, G. da S., Mourão, L., Meneses, P. P. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., & Vilas-Boas, R. (2012). Medidas de Avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre.

BIBLIOGRAFIAS ADICIONAIS

Borges-Andrade,J.E.; Abbad,G.S.;Mourão.L.(2006). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: Fundamentos para a Gestão de Pessoas. Porto Alegre -RS: Artmed, v. 1, p.p. 1-576.

Zanelli, J.C.; Borges-Andrade, J.E. & Bastos, A.V.B. (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2ª. Edição. Porto Alegre: Artmed.

Abbad, G.S, & Mourão. L. (2012). Avaliação de necessidades de TD&E: proposição de um novo modelo. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online). 13, 107 – 137.

Obs.: Mais referências poderão ser inseridas no ambiente virtual para atender necessidades específicas dos estudantes.

(6)

Cronograma da Disciplina

Aula Data Conteúdo Atividade expositva Atividade avaliativa

1 17.08.2020 Seg Apresentação do programa Webconferência e Plantão de

dúvidas Pesquisa inicial

2 19.08.2020 Qua Capítulo 01 – Modelos de avaliação e aplicação em TD&E

Disponibilização de link da Webconferência com Prof. Jairo

Borges-Andrade Ref.: Livro base - Cap. 1

Fórum de Discussão (de 19h00min do dia 20/08

até as 17h00min do dia 25/08/2020) 3 24.08.2020 Seg Capítulo 01 – Modelos de avaliação e

aplicação em TD&E Webconferência

4 26.08.2020 Qua Capítulo 02 – Marco Lógico como ferramenta de avaliação de TD&E

Disponibilização de link da Webconferência

Ref.: Livro base - Cap. 2 Fórum de Discussão (de 19h00min de 27/08 até as 17h00min do 01/09/2020) 5 31.08.2020 Seg Capítulo 02 – Marco Lógico como

ferramenta de avaliação de TD&E Webconferência

6 02.09.2020 Qua Fechamento dos capítulos 1 e 2 Plantão de dúvidas

Estudo Dirigido 1 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 03/09/2020) 7 07.09.2020 Seg Orientação e Discussão sobre trabalho

final da disciplina

Webconferência e Plantão de

dúvidas Não há

8 09.09.2020 Qua Capítulo 3 – Construção de Medidas em TD&E

Disponibilização de link da Webconferência Ref.: Livro base - Cap. 3

Fórum de Discussão (de 19h00min de 10/09 até as 17h00min do 15/09/2020) 9 14.09.2020 Seg Capítulo 3 – Construção de Medidas

em TD&E Webconferência

10 16.09.2020 Qua Fechamento do capítulo 3 Plantão de dúvidas

Estudo Dirigido 2 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 17/09/2020)

11 21.09.2020 Seg

Capítulo 5 – Medidas de Reação a

Cursos Presenciais

Disponibilização de link da Webconferência Ref.: Ref.: Livro base - Cap. 5

Fórum de Discussão (de 19h00min de 22/09 até as 17h00min do 24/09/2020) 12 23.09.2020 Qua Capítulo 6 – Medidas de Reação a Cursos a Distância (Online) Webconferência

13 28.09.2020 Seg Fechamento dos capítulos 5 e 6 Plantão de dúvidas

Estudo Dirigido 3 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 29/09/2020)

14 30.09.2020 Qua

Capítulo 7 – Medidas de Aprendizagem em TD&E – fundamentos

Disponibilização de link da Webconferência

Ref.: Livro base – Cap.7,8 e 9 Fórum de Discussão (de 19h00min de 01/10 até as 17h00min do 06/10/2020) 15 05.10.2020 Seg

Capítulo 8 – Transferência de

treinamento e impacto em profundidade e Capítulo 9 – Impacto do treinamento

no trabalho – medida em amplitude

Webconferência

16 07.10.2020 Qua Fechamento dos capítulos 8 e 9 Plantão de dúvidas

Estudo Dirigido 4 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 08/10/2020)

17 12.10.2020 Seg Capítulo 10 – Medidas de impacto: o nível da mudança o rganizacional

Disponibilização de link da Webconferência

Ref.: Livro base – Cap.10,11 e 12 Fórum de Discussão (de 19h00min de 13/10 até as 17h00min do 15/10/2020) 18 14.10.2020 Qua

Capítulo 11 – Medidas de impacto: o nível do valor final e Capítulo 12 – Medidas de insumo: Autoeficácia

Webconferência

19 19.10.2020 Seg Fechamento dos Capítulo 10 a 12 Plantão de dúvidas

Estudo Dirigido 5 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 20/10/2020)

20 21.10.2020 Qua

Capítulo 13 – Medidas de motivação e valor instrumental do treinamento e

Capítulo 14 – Medidas de Insumo:

Lócus de Controle

Disponibilização de link da Webconferência

Ref.: Livro base – Cap.13 a 16 Fórum de Discussão (de 19h00min de 22/10 até as 17h00min do 27/10/2020) 21 26.10.2020 Seg

Capítulo 15 – Medidas de insumo: Perfil

cognitivo-comportamental e Capítulo 16

(7)

Aula Data Conteúdo Atividade expositva Atividade avaliativa

23 02.11.2020 Seg

Capítulo 17 – Medidas de

disseminação de informações sobre treinamento

Disponibilização de link da Webconferência

Ref.: Livro base – Cap.17 Fórum de Discussão (de 19h00min de 03/11 até as 17h00min do 05/11/2020) 24 04.11.2020 Qua

Capítulo 17 – Medidas de

disseminação de informações sobre treinamento

Webconferência

25 09.11.2020 Seg

Capítulo 18 – Medidas de percepção

sobre Sistemas de TD&E

Disponibilização de link da Webconferência

Ref.: Livro base – Cap.18 (de 19h00min de 10/11 até Fórum de Discussão as 17h00min do 12/11/2020) 26 11.11.2020 Qua Capítulo 18 – Medidas de percepção

sobre Sistemas de TD&E Webconferência

27 16.11.2020 Seg Fechamento dos capítulos 17 e 18 Plantão de dúvidas

Estudo Dirigido 7 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 17/11/2020)

28 18.11.2020 Qua

Apresentação e entrega de relatório dos

Grupos 1 e 2

Webconferência Avaliação crítica a ser feita pelos grupos 3 e 4 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 20/11/2020)

29 23.11.2020 Seg

Apresentação e entrega de relatório dos

Grupos 3 e 4

Webconferência Avaliação crítica a ser feita pelos grupos 5 e 6 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 25/11/2020)

30 25.11.2020 Qua Apresentação e entrega de relatório dos Grupos 5 e 6

Webconferência Avaliação crítica a ser feita pelos grupos 1 e 2 (prazo de entrega: até as 23h55min do dia 27/11/2020) 31 30.11.2020 Seg Encerramento da Disciplina Moodle

32 02.12.2020 Qua Aula Extra

Referências

Documentos relacionados

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

que sa oU serva a dita complicação nos últimos anos 4 devido a que actualmente sa operam muito mais ulceras am actividade qua anteriormente. Urrutia diz que e por- que se eomeQa

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Desde então, vários autores deram o seu contributo, uns convergindo outros divergindo, contudo, apesar de mais de 20 anos de discurso académico e de gestão sobre o