• Nenhum resultado encontrado

Nossa Equipe. treinamento é simulado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nossa Equipe. treinamento é simulado"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Nossa Equipe

e-Technologies Solutions, Corp.

e-Tech Simulation

A division of e-Tech Solutions Corp.

é

simulado

treinamento

e

A e-Technologies Solutions é a empresa norte-americana estabelecida em West Palm Beach – Flórida, líder entre as especializadas em prover informação e ferramentas para a capacitação profissional, acadêmica e tecnológica em toda a América Latina e Caribe.

Com uma estrutura descentralizada em todo o continente, a e-Technologies Solutions oferece vendas, instalação e manutenção em cada país, para toda a linha de produtos fornecidos através da divisão de simulação.

A e-Tech Simulation projeta e fabrica e comissiona os simuladores, baseando-se em necessidades específicas de cada projeto dependendo das exigências e zonas geográficas nos Estados Unidos, no Panamá, no Brasil ou na Colômbia, pensando ainda no desenvolvimento de sistemas que tornam o treinamento em um processo produtivo com resultados positivos para a entidade que os adquire.

A e-Tech Simulation é a divisão da e-Technologies Solutions dedicada ao planejamento, desenvolvimento e fabricação de simuladores como método de treinamento, tanto para aprendizes como para o aperfeiçoamento do trabalho de pessoal experiente, melhorando o desempenho e atingindo as metas de produtividade.

Além da fabricação de simuladores, representamos companhias reconhecidas internacionalmente por seus desenvolvimentos na área de simulação. Desta forma, oferecemos diversos simuladores de ponta para treinamento nas áreas de:

t Simuladores de maquinário portuário

Grua Portuária Grua RTG Grua Móvel t Simuladores de construção Grua Móvel Grua Torre Retroescavadeira t Simuladores de mineração Caminhão de mineração Caminhão de obras Pá mecânica de mineração t Simuladores florestais Colheitadeira Florestal Transportadora de troncos

t Simuladores de transporte terrestre

Automóveis

Ônibus e/ou caminhões

t Simuladores de solda, artes gráficas, entre outros.

Empilhadeira Reach-Stacker Supercargueiro Ro-Ro Empilhadeira Pá Carregadeira Backchoe Empilhadeira Perfuratriz Jumbo Pá Carregadeira Retroescavadeira Retroescavadeira Pá Carregadeira Trem e/ou metrô Fórmula 1

(3)

3

Empilhadeira Reach-Stacker Supercargueiro Ro-Ro Empilhadeira Pá Carregadeira Backchoe Empilhadeira Perfuratriz Jumbo Pá Carregadeira Retroescavadeira Retroescavadeira Pá Carregadeira Trem e/ou metrô Fórmula 1

Sem a menor dúvida a formação constitui uma das técnicas de maior rentabilidade na prevenção de riscos no trabalho. Do ponto de vista preventivo, a formação deve ser integral, não apenas voltada para obter-se uma mudança na atitude relativa às medidas de prevenção que venham a ser adotadas, mas também a alcançar a desejada mudança de comportamento para desenvolver a competência requerida para determinado trabalho e realizá-lo de modo seguro. A utilização de simuladores na formação de operadores apresenta-se como ferramenta de grande utilidade no momento de adquirir hábitos seguros no manejo dos equipamentos e, ao mesmo tempo, pressupõe uma redução nos custos dessa formação ao possibilitar a realização simultânea de exercícios simulados por diversos trabalhadores e, por fim, uma disponibilidade maior do equipamento no momento da prática.

A possibilidade de acidentes sempre deve ser considerada durante operações de carga e descarga, porém um operador bem treinado poderá evitar acidentes com fatalidades. As estatísticas demonstram isso: · 87,5 % dos acidentes foram causados por fator humano; 23,5 % por falha mecânica;

· 36 % desses acidentes foram causados pelo condutor: t 3.5% falha de compreensão;

t 7.5% falha de reação; t 12% falha de percepção; t 13% falha de decisão.

Por que simulação?

é

aprendizagem

a

(4)

Estrutura Do Simulador

Um conjunto de aplicações científicas cuja missão é calcular o estado do equipamento e do ambiente simulado a cada instante, através de um modelo matemático. Este subsistema é projetado de modo que a execução seja realizada através de um computador com um processador de alto desempenho.

Cada equipamento desenvolvido pela e-Tech Simulation consiste em um sistema de simulação complexo contendo uma série de módulos ou subsistemas que são responsáveis por diferentes funcionalidades do simulador

Um sistema de simulação consiste de um ambiente de imersão com base em técnicas de realidade virtual que reproduz o ambiente de trabalho simulado em diferentes máquinas e um conjunto de modelos lógicos e matemáticos que tornam o ambiente virtual semelhante ao ambiente real e ao equipamento real.

É o sistema que permite que o operador se comunique com a simulação dinâmica (software) e os subsistemas visuais. Este é o lugar onde o usuário realizará as decisões a serem interpretadas pelo subsistema de simulação dinâmica e reproduzidas no subsistema visual. É constituída por uma cadeira genérica idêntica a real, onde os controles estão localizados nos braços da cadeira. A cadeira possui assento ortopédico e suspensão mecânica, ajustável ao peso do operador e postura adequada durante o treinamento. A cadeira preenche todos os padrões internacionais.

É um conjunto de exercícios programados no software do simulador que juntamente ao manual de treinamento, permite o desempenho máximo do sistema como um equipamento de instrução e treinamento.

Subsistema de Simulação Dinâmica

Treinamento

Subsistema da cadeira e dos controles

Design Instrutivo

(5)

5

info@etechsimulation.com

Os controles são uma réplica dos controles reais, considerando as dimensões reais dos controles da fabricante da máquina real.

Imagens do sistema visual do simulador

Controles dos simuladores

Imagens

Gera uma representação visual do ambiente de trabalho. Este subsistema é executado em um computador de alto desempenho com gráficos de alta resolução que permite uma única imagem em vários monitores LED HDTV. A imagem pode ser vista em diferentes ângulos de visão, dependendo da máquina a ser simulada.

(6)

é

aprendizagem

a

real

www.etechsimulation.com

Os simuladores possuem um programa de instrução e gestão que facilita a aprendizagem e o monitoramento do aluno. O instrutor poderá escolher diferentes perspectivas que permitem monitorar o desempenho do aluno durante os exercícios simulados.

Após a simulação, um relatório com avaliação do participante poderá ser impresso, identificando o tempo investido no exercício simulado, ângulos, diferentes alturas, o número de colisões leves e pesadas, entre outros.

Permite ao operador experimentar a aceleração e frenagem no simulador e expansão da sensibilidade tátil e vestibular, minimizando o efeito cinetose (SAS Síndrome de Adaptação a Simuladores).

A plataforma de movimento Q integra um movimento de 6 graus bidirecional e raio de aproximadamente 72 polegadas ou 1,80 m; com um sinal de reação de 250 ms e amplitude 2GS. Design compacto e robusto é fabricado em alumínio e ajustável a diferentes tamanhos de cabines.

A cabine provê um ambiente mais realístico e ajuda a imersão do operador no simulador. Fabricamos réplicas do equipamento real ou cabines.

Estação de instrutor

Estação de Impressão

Plataforma de movimento

(7)

7

No Simulador de retroescavadeira da e-Tech o operador assume o comando de uma retroescavadeira mediana, com uma pá 1.0 m³ e rádio periférico de 1.444 mm.

Este Simulador consiste em uma série de módulos, projetados para orientar cada uma das habilidades técnicas associadas à operação de uma retroescavadeira real. Os módulos iniciais ensinam o domínio das operações básicas. Os módulos seguintes apresentam tarefas mais complicadas, como escavação, esvaziamento da pá e o trabalho em conjunto com o caminhão de obras.

Quando a visão no posto do operador é selecionada, vê-se o seguinte painel de instrumentos. O painel é composto por componentes encontrados em máquinas reais, adequadas ao simulador.

No Simulador e-Tech da pá carregadeira o operador assume o comando de uma pá carregadeira com capacidade nominal de 21,8 toneladas métricas, operando junto com um caminhão em uma pedreira.

Este Simulador consiste em uma série de módulos, projetados para orientar cada uma das habilidades técnicas associadas à operação de uma pá carregadeira real. Os módulos iniciais ensinam o domínio das operações básicas da pá carregadeira. Os módulos seguintes apresentam tarefas mais complicadas, como carga e descarga, escavação e o deslocamento da pá carregadeira.

O painel de instrumentos é formado pelos componentes: · Tacômetro

· Velocímetro

· Indicador de marcha

· Indicador de bloqueio do acelerador

Simulador de Retroescavadeira

Simulador de Pá carregadeira

Simuladores De Construção

O principal objetivo do simulador é que os usuários aprendam a operar máquinas reais sem a necessidade do equipamento real. Portanto, o desenvolvimento e a utilização do simulador devem ter essa finalidade. O usuário visualizará a mais próxima semelhança possível entre o ambiente simulado e o real.

Características gerais dos simuladores:

t Cenários virtuais com imagens digitalizadas de um ambiente real t Reprodução do áudio realista durante o exercício simulado t Reprodução real da cabine

t Interface do instrutor t Geração de relatórios t Plataforma Q de movimento

t Exercícios guiados por mensagens na tela do simulador t Registro de manobras arriscadas e operações não autorizadas

(8)

www.etechsimulation.com

Este Simulador consiste em uma série de módulos, projetados para orientar cada uma das habilidades técnicas associadas à operação de uma grua real.

Os módulos iniciais ensinam o domínio das operações básicas. Os módulos seguintes apresentam tarefas mais complicadas, como posicionamento de cargas, vigas e descarga de concreto, que ajudam na aprendizagem mais precisa.

O simulador de grua torre da E-Tech abrange as diferentes demandas de treinamento, desenvolvendo e fixando a aprendizagem dos operadores, uma vez que é posta em prática diversos tipos de exercícios simulados, considerando as condições climáticas e circunstâncias presentes nos setores de construção, áreas industriais e afins. Existem 9 módulos de simulação que incluem ilustrações do equipamento real, animações de movimento com áudio, explicações e diagramas para uma melhor aprendizagem e compreensão. O simulador inclui uma plataforma Q de movimento para mais realismo.

O simulador de grua torra possui um controle tipo Joystick Avatar e 3 tipos de configurações:

· Controle com 2 joysticks. · Botoeira

· Dois joysticks, um deles posicionado do lado direito da cadeira e o outro do lado esquerdo.

No Simulador Backhoe da e-Tech o operador assume o comando de uma retroescavadeira moderna em um terreno característico de construção.

O simulador apresenta uma série de situações diversificadas de operação, para tratar das diferentes necessidades de treinamento de cada usuário, que vão desde os módulos iniciais e o domínio das operações básicas até os módulos seguintes com tarefas mais complicadas, como deslocamento com obstáculos, manuseio da pá, marcação do terreno, abertura de valas, escavação e carga e descarga no caminhão de obras.

O simulador inclui uma plataforma Q de movimento bidirecional de 6 graus, reproduzindo uma experiência mais real dentro do

Simulador de Grua Torre

Simulador de Grua Torre Multicontrole

Simulador Backhoe

No Simulador de grua móvel da e-Tech o operador assume o comando de uma grua móvel característica equipada com uma lança telescópica, lança e um variedade de ganchos.

Este Simulador consiste em uma série de módulos, projetados para orientar cada uma das habilidades técnicas associadas à

(9)

9

No Simulador florestal da transportadora de troncos da e-Tech o operador assume o comando de uma transportadora de troncos equipada com um braço telescópico com garras e leito para os troncos.

São oferecidos seis módulos de simulação, criados dentro de um quadro pedagógico de dificuldade cada vez maior, começando pelo controle das garras, até a descarga dos troncos. Após cada simulação, são medidos os indicadores essenciais de rendimento, que permitem determinar a produtividade e a qualidade do trabalho simulado.

O simulador de colheitadeira florestal consiste em uma série de módulos, projetados para orientar cada uma das habilidades técnicas associadas à operação de uma colheitadeira florestal real, composta por uma carroceria de retroescavadeira em que foi instalado um cabeçote de corte.

São oferecidos oito módulos de simulação, elaborados mediante um quadro pedagógico de dificuldade cada vez maior, começando pela operação do cabeçote até o corte seletivo combinado com o movimento da carroceria. Após cada simulação, são medidos os indicadores essenciais de rendimento, que permitem determinar a produtividade e a qualidade do trabalho simulado.

Transportadora de Troncos

Colheitadeira Florestal

Em alguns países, as empresas de construção

usam simuladores florestais para treinamento

dos operadores, objetivando a limpeza ou

adaptação de terrenos causando o menor

impacto possível no meio ambiente.

Simuladores florestais

info@etechsimulation.com

simuladores forestales

é

aprendizagem

a

real

(10)

Vantagens para o operador ou o aprendiz:

t Aplicação imediata das aulas.

t Ambiente de trabalho para a aprendizagem real e segura. t Aprendizado mais rápido.

Vantagens para o treinamento:

t Foco em áreas específicas do treinamento, com a possibilidade de exercícios repetitivos.

t Redução do custo de treinamento.

t Redução no uso dos equipamentos fora das áreas de produtividade.

t Redução dos custos de reparo e manutenção

Vantagens para a administração ou a equipe de gestão:

t Aumento da produtividade

t Redução significativa dos riscos e acidentes. t Redução dos custos de seguros

t Maiores lucros

t Aceita para as certificações dos operadores em diferentes sistemas de controle de qualidade

Vantagens

O principal objetivo do simulador é que os usuários aprendam a operar máquinas reais sem a necessidade do equipamento real e em um ambiente seguro, minimizando o a quantidade de horas de prática na máquina real, e que a aprendizagem é realizada através de um plano educacional. O uso desta tecnologia é refletido nos resultados obtidos, fornecendo as seguintes vantagens para quem o adquire:

O uso de um simulador para treinamento permite o acompanhamento detalhado dos aprendizes por um staff mais experiente, tanto na operação de máquinas quanto no processo de ensino e aprendizagem. Para este fim, incorpora uma metodologia de trabalho e ferramentas que permitem a reprodução de situações operacionais de acordo com o conhecimento do instrutor. O simulador reproduz uma realidade virtual experimental, utilizado para:

Demonstrar: O simulador dá ao operador a oportunidade

de performar demonstrações durante o treinamento. Instruir: O aprendiz recebe informações e tarefas que ajudam o aprendizado da maneira correta de operar. Praticar: Após recebimento das devidas orientações, o aprendiz praticará diversos exercícios simulados para assimilar a aplicação correta.

Em suma, os simuladores e-Tech oferecem um design instrutivo completo que orienta tanto o aprendiz quanto o instrutor, a fim de maximizar a capacidade de produção.

Design Instrutivo

simulator+ teoria + metodologia

+ prática profissional

=aumento na produtividade

Aprender a operar maquinário pesado é uma tarefa complexa. Na etapa de formação, não existiam ferramentas de percepção e prevenção de situações de risco, já que são fatores que se aprende com base na prática e no monitoramento. Em algumas situações de perigo o operador tende a entrar em pânico e reagir de modo inadequado, porque não havia essa etapa da formação teórica à prática, onde acidentes e emergências podem ser recriados e assim permitir o aprendizado das reações e procedimentos corretos em cada caso.

A simulação como meio de aprendizagem

(11)

11

Soluções

A e-Tech oferece diferentes níveis de serviço, projeta e produz os mais avançados simuladores para treinamento de operários e também proporciona situações essenciais oferecidos em um pacote completo chamado DIESeL – Dynamic Instructional and Educational Simulation e-Lab. As soluções DIESeL incluem o projeto arquitetônico, abrangendo simuladores de alta tecnologia, metodologias com tarefas acadêmicas completas e treinamento de instrutores.

*Nota: As soluções DIESEL também podem ser móveis.

Outros serviços

Treinamento

A e-Tech Simulation desenvolveu um complexo currículo de treinamento onde a simulação é uma ferramenta essencial para operação de máquinas pesadas, pois oferece a possibilidade de melhorar a eficiência do operador ao operar o equipamento. Permite aos usuários adaptar diferentes tipos de condições que surgem durante o trabalho real. O simulador oferece aos funcionários a oportunidade de adquirir mais habilidade na operação de máquinas, realizando o trabalho devido. Por isso, a simulação é uma importante ferramenta de aprendizagem. Esta é uma atividade planejada e baseada nas necessidades reais de trabalho e orientada para a segurança e o aumento do conhecimento do usuário. Para o treinamento do operador, a teoria é abordada e em seguida a prática simulada em diferentes máquinas. Por fim, o treinamento com o equipamento real. Antes do início de cada curso e com a ajuda de um profissional, a e-Tech Simulation realiza a seleção de pessoal de acordo com o perfil exigido para operações em diferentes equipamentos. A seleção abrange testes psicológicos, testes de acrofobia, habilidades e entrevistas, entre outros.

(12)

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

[r]

[r]

CRIOS INDUSTRIAL LTDA BODE MOTORS HOT DOG DO JOAO MARUNBY SPACE VELOCROSS CICLES CAIUA TENENTE MOTOS. TORNEARIA DO BIO\

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

29. Na especificação da receita e da despesa é utilizada a tabela de Medidas que consta do Anexo IV. O Orçamento inscrito em projetos e atividades abrange as despesas