• Nenhum resultado encontrado

MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA desenvolve através de suas práticas de bom manejo florestal, uma perfeita integração com o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais e sociais e promovendo a estabilidade ecológica dentro de sua propriedade. As práticas de manejo estão em conformidade com os princípios e critérios do FSC, que promove o manejo de florestas de forma economicamente viável, ambientalmente adequada e socialmente justa.

MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO

FSC

AMBIENTALMENTE ADEQUADO

SOCIALMENTE JUSTO

ECONOMICAMENTE VIÁVEL

(2)

2

MANEJO FLORESTAL RESPONSÁVEL

A UNIDADE DE MANEJO FLORESTAL

A empresa possui uma área total de 1.162,23ha, sendo formada por 706,90ha de eucalipto das espécies Eucalyptus grandis e Eucalyptus saligna, 78,23ha de mata nativa, 16,69ha de campo, 22ha de banhado, 1,01ha de afloramento de rochas, 175,13ha de APP - Área de Preservação Permanente, 110,65ha de nogueira pecan e ainda 51,43ha de Aceiros e benfeitorias. A empresa ainda não possui a Área de Reserva Legal aprovada no órgão ambiental, mas já encaminhou projeto de Proposta de Averbação de Reserva Legal junto ao DEFAP - Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da SEMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto ainda não foi analisado e a empresa estará cumprindo aquilo que for determinado pelo órgão responsável do estado.

AGROPECUÁRIA CONDOR E MEIO AMBIENTE

As ações ambientais da empresa baseiam-se no monitoramento das operações florestais, incluindo, possíveis correções e melhorias nas práticas usadas, o que resulta num manejo mais adequado e mais harmônico do ponto de vista ambiental.

Destacamos as seguintes ações ambientais da empresa:  Monitoramento de fauna e flora;

 Não utilização do fogo em suas práticas;

 Respeito às APPs - Áreas de Preservação Permanente;  Preparo mínimo do solo;

 Coleta seletiva de lixo;

 Depósito controlado de combustíveis;  Depósito de agrotóxicos;

 Proibição de caça e pesca;

 Monitoramento dos recursos hídricos;  Manutenção de estradas.

Gralha azul no eucalipto Cutia em área de reserva

INDICADORES AMBIENTAIS

Através de levantamentos foram identificados 54 espécies de aves, 14 espécies de mamíferos e 60 espécies de árvores, arbustos e vegetação campestre. Foram encontrados animais presentes na lista dos ameaçados de extinção como o gato-do-mato-pequeno (Leopardus

tigrinus), cutia (Dasyprocta azarae), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla),

veado-catingueiro (Mazama gouazoubira). Da flora, foi encontrada a Nectandra grandiflora,

conhecida como canela-fedida, que se encontra na lista das espécies ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

(3)

3

ASPECTO SOCIAL

A empresa assume, no aspecto social, a responsabilidade de desenvolver e trazer melhores condições de trabalho às pessoas que trabalham na sua unidade de manejo florestal. A empresa interage com as comunidades do entorno, não apenas na geração de emprego, mas também na inter-relação social, contribuindo para o seu progresso.

Algumas ações que se destacam no aspecto social:  Programa de treinamentos

 Inclusão social

Preocupada com o bem estar das comunidades vizinhas da unidade de manejo florestal, assume o compromisso de contratar mão-de-obra local, contribuindo para o desenvolvimento das mesmas;

 Participações com a comunidade

A empresa participa e promove eventos juntamente com a comunidade, contribuindo dessa forma com o desenvolvimento da região onde está inserida;

 Educação ambiental

São desenvolvidas ações de educação ambiental junto à escolas, instituições e a comunidade, ajudando a desenvolver às comunidades e preparando os cidadãos do futuro.

 A empresa mantém um canal de comunicação com às comunidades envolventes, sempre com o intuito de participar e contribuir para a solução de problemas locais.

INDICADORES SOCIAIS

Em 2009, a Empresa desenvolveu 4 treinamentos para funcionários próprios e terceirizados, 2 visitas técnicas para instituições de ensino, 1 doação para escola, 1 estágio através de intercâmbio com instituição de ensino e pesquisa e 2 participações em eventos. Foram empregadas 31 pessoas, sendo 4 próprios e 27 terceirizados. Não houveram acidentes de trabalho com afastamento.

(4)

4

PRODUTOS E MERCADOS

Os mercados de atuação da AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. para seus produtos florestais são:

o Nozes

Vendidas para o mercado consumidor. É matéria-prima para uma linha de produtos alimentícios comercializados para o mercado interno.

o Toras e Toretes

Serrarias da região para a confecção de palets, móveis, construção civil e embalagens. o Lenha

Produtores e indústria do fumo. o Escoras

Vendidas ao mercado para utilização na construção civil.

INDICADORES ECONÔMICOS

A empresa comercializou em 2009 um volume de: 14.490,3mSt de lenha, 4.518,99m3 de toras para serraria, 5.825,36mSt de toretes para confecção de palets e outros, 140.290,7m lineares de escoras para a construção cívil e ainda 3.289 postes para utilização em redes elétricas. Dessa forma, obteve suas receitas e proporcionou a manutenção do nível de emprego e também as condições de manejo apropriadas.

O MANEJO FLORESTAL

O manejo florestal adotado na empresa leva em consideração as práticas adequadas à escala do empreendimento, em consonância com os Princípios e Critérios do FSC e com a Legislação vigente aplicável.

(5)

5

IMPLANTAÇÃO FLORESTAL E TRATOS CULTURAIS

Seguindo o Código Florestal, Lei nº 4.771, e baseadas na Norma de Trabalho de Implantação e Tratos Culturais, destacam-se as seguintes atividades na implantação florestal e tratos culturais:

 Limpeza da área;

 Controle de Formigas Cortadeiras;

 Preparo do Solo;

 Plantio, Replantio e Adubação;

 Tratos Culturais (aplicação de herbicidas, desrama, desbaste, etc.). COLHEITA FLORESTAL

Através da Norma de Colheita Florestal referente às atividades voltadas para a obtenção dos produtos da floresta e empregando prestadores de serviço de colheita. As principais atividades envolvidas são:

 Roçada Pré-Corte;

 Corte;

 Baldeio;

 Carregamento.

CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

Através da Norma de Construção e Manutenção de Estradas, que regra as atividades de construção e manutenção de estradas, realizada pela equipe própria e de terceiros objetivando:

 Proporcionar o fluxo de matéria-prima da UMF para o mercado consumidor a partir das demandas e pelo Planejamento Estratégico;

 Manter as estradas em bom estado de conservação, mesmo em períodos desfavoráveis.

TRANSPORTE FLORESTAL

A empresa realiza a comercialização de seus produtos postos na fazenda. O transporte florestal é de responsabilidade dos clientes do mercado consumidor; porém, a empresa regra dentro da sua unidade de manejo, através da Norma de Transporte Florestal, essa atividade. Os principais cuidados relacionados ao transporte são:

 Limites de velocidade controlados;  Regras de conduta na unidade;

 Uso de EPI - Equipamentos de Proteção Individual;  Carregamento apenas em locais indicados.

(6)

6

AGROPECUÁRIA CONDOR E A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL

A marca do manejo florestal responsável Cert. No. IMO-FM/COC-027597 © 1996 Forest Stewardship Council A.C.

A certificação florestal FSC surgiu da preocupação mundial com o meio ambiente e tem como objetivo propiciar a produção florestal global de forma responsável.

O FSC se baseia na produção responsável e, para receber o certificado, a organização terá de manejar os seus recursos de acordo com os seus “Princípios e Critérios”, que são reconhecidos mundialmente. O FSC atesta a origem de produtos manejados de forma economicamente viável, ambientalmente adequada e socialmente justa.

Os Princípios e Critérios do FSC são os seguintes:

Princípio nº 1: Obediência às leis e aos princípios e critérios do FSC; Princípio nº 2: Direitos e responsabilidades de posse e uso;

Princípio nº 3: Direitos dos povos indígenas;

Princípio nº 4: Relações comunitárias e direitos dos trabalhadores; Princípio nº 5: Benefícios da floresta;

Princípio nº 6: Impacto ambiental; Princípio nº 7: Plano de manejo;

Princípio nº 8: Monitoramento e avaliação;

Princípio nº 9: Manutenção de florestas de alto valor de conservação; Princípio nº 10: Plantações.

Fone: (51) 3073 7100

Fax: (51) 3019 1893

www.agropecuariacondor.com.br

Referências

Documentos relacionados

Geralmente, as frutas e hortalicas de origem tropical e subtropical sao mais sensiveis as baixas temperaturas do que as de clima temperado (78).. As reacoes

Os manomctros alJcrtos on piezometros e difcrenci1tis sio ap:1relhos utilizados para mcdir a funcio das alturas de coluna liquidas. Esse medidor serve para medir

Neste sentido, o presente estudo pretende analisar as trilhas de exploração turística dos sítios de arte rupestre da fazenda Mundo Novo, em Canindé do São Francisco/SE, enfocando

Nos tópicos anteriores foram apresentados os três processos fotográficos, desenvolvidos em um curto espaço de tempo, que deram origem à fotografia e os seus inventores.

Neste sentido, os transtornos alimentares (TAS) e psicológicos podem surgir como a anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN), ortorexia nervosa (ON) e vigorexia que

A Fog Computing é a computação em nuvem que distribuirá serviços avançados de computação, armazenamento, rede e gerenciamento mais próximos dos usuários finais,

No Quadro 32 sao apresentadas as percentagens de per- da de peso de limoes tratados com acido giberelico, embalados em envoltorios de polietileno de 30 micra