• Nenhum resultado encontrado

Manual Wais iii

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Wais iii"

Copied!
65
0
0

Texto

(1)

1

Escala de Inteligência de Wechsler para

Adultos – III

M

M

A

A

N

N

U

U

A

A

L

L

Adaptação do D.P.S.M./H.S.F.X.

ORGANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO:

Ana Moreira

Henrique Barreto

JUNHO 2004

(2)

2

Í N D I C E

1. Figuras Incompletas – FI... 3

2. Vocabulário – V ... 6

3. Chave de Números – Código – CN ...23

Chave de Números – Aprendizagem Incidental ...24

Chave de Números – Cópia

...25

4. Semelhanças – S ...26

5. Cubos – CC...35

6. Aritmética – A ...41

7. Matrizes – MA ...44

8. Dígitos – D ...46

9. Informação – I ...48

10. Disposição de Figuras – DF ...51

11. Compreensão – C ...53

12. Procura de Símbolos – PS ...61

13. Letras e Números – L ...63

14. Composição de Objectos – CO ...64

(3)

3

Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos – III

Inicio da apresentação da WAIS:

«Vou pedir-lhe que faça alguns exercícios, como dizer o significado de algumas palavras ou resolver problemas numéricos. Alguns serão para si mais fáceis e outros mais difíceis. É normal que não se terminem todos os exercícios ou que não se façam todos correctamente. Esforce-se por trabalhar o melhor que puder. Quer colocar alguma pergunta antes de começarmos?»

FIGURAS INCOMPLETAS - FI

¨

Duração

20 segundos para cada elemento

B

Início

Elemento 6. Se o sujeito acerta (1 ponto) nos elementos 6 e 7, atribui-se também 1 ponto aos elementos anteriores (1 a 5)

0

Retorno

Com 0 nos elementos 6 ou 7, aplica-se elementos 1 a 5 pela ordem inversa até obter 2 acertos consecutivos. Se obteve 1 no elemento 6 este também conta para a obtenção dos dois acertos consecutivos. A aplicação continua até que se cumpra o critério de término.

1

Terminar

Após 5 insucessos consecutivos (0 pontos).

Instruções de Aplicação

Antes de apresentar o primeiro desenho, dizer: «Vou mostrar-lhe uns desenhos nos quais falta uma parte importante. Olhe para cada um deles e diga-me o que é que falta neles.»

Coloca-se o caderno de elementos diante do sujeito, abre-se no elemento 6 e diz-se: «Agora observe este desenho. Qual é a parte mais importante que falta?» Mostre-se o desenho 20 segundos, no máximo.

Se a resposta está correcta, continua-se com os desenhos seguintes dizendo: «Agora, o que falta neste?» Esta pergunta pode ser suprimida depois do sujeito ter compreendido a tarefa.

Se falha o elemento 6 (porta), apontando o puxador, dizemos: «Olhe, falta o puxador da porta».

Se falha o elemento 7 (óculos), dizemos: «Olhe, falta a peça sobre o nariz». Apenas se faculta ajuda nos elementos 6 e 7 e não nos outros elementos.

O tempo de exposição em cada desenho é de 20 segundos. Se durante este tempo o sujeito não dá uma resposta nomeando o que falta ou apontando a zona relevante do desenho, considera-se a resposta errada e passa-se ao elemento seguinte. Se a resposta dada é incorrecta, passa-se ao elemento seguinte mesmo que ainda não tenham passado 20 segundos.

(4)

4

Se necessário, podemos fazer os seguintes comentários durante a prova, mas só uma vez, ao longo de toda a aplicação.

Se o sujeito nomeia o objecto do desenho em vez da parte que falta, dizemos: «Sim, mas que parte falta?».

Se o sujeito nomeia uma parte do desenho que não aparece na página (por exemplo: a mão que segura a jarra no elemento 8), anota-se a resposta no caderno de anotações e dizemos: «Alguma coisa falta no desenho. O que lhe falta?».

Se o sujeito nomeia uma parte do desenho que falta, mas que não é essencial (por exemplo: o colete salva-vidas no elemento 18), anota-se a resposta no caderno de anotações e dizemos: «Sim, mas, qual é a parte mais importante que falta?».

"

Cotação

1 ponto para cada resposta correcta dada dentro do limite de 20 segundos. Se acerta nos elementos 6 e 7 atribui-se 1 ponto a cada elemento anterior (1 a 5). Se se aplicar o critério de retorno também se dá 1 ponto aos elementos da sequência inversa que não tenham sido aplicados por o sujeito ter feito dois acertos consecutivos. Considera-se um erro quando o sujeito não responde correctamente ou não o faz dentro do tempo limite.

Para considerar a resposta correcta não é necessário que nomeie correctamente a parte em falta. É suficiente uma descrição clara dessa parte. Se o sujeito apontar correctamente a parte em falta considera-se a resposta como correcta. No entanto, se o sujeito aponta correctamente a parte em falta do desenho e invalida a resposta dando um nome incorrecto, considera-se a resposta como errada. Pode acontecer que algumas pessoas não sejam capazes de dar o nome exacto da parte que falta e utilizem sinónimos ou a descrevam pelas suas próprias palavras. Estas respostas pontuam-se como correctas. Por exemplo: a resposta “a coisa que sustenta o remo”, no elemento 18, está correcta.

Se a resposta verbal é confusa e difícil de pontuar podemos dizer: «mostre-me onde».

Este comentário é especialmente importante quando o sujeito usa uma palavra inexacta ou inventada para nomear a parte em questão ou quando a resposta verbal está incompleta. Por exemplo, se o sujeito responde “a neve” no elemento 25 deve-se pedir que aponte no desenho a parte que falta, para nos certificarmos de que se refere à neve sobre o monte de lenha.

Elementos e respostas correctas da prova Figuras Incompletas (CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE)

(5)

5

ª Elementos e respostas correctas da prova Figuras Incompletas

Elemento Elemento em falta

1 Pente Dente do pente

2 Mesa Uma perna, uma perna da mesa

3 Rosto Nariz

4 Mala Fecho; broche; colchete; um dos fechos; fechadura

5 Comboio Um carril ou via; o segundo carril ou via; outro carril ou via 6 Porta Puxador; maçaneta; aldraba; batente. (se o sujeito falha este

elemento, anota-se e diz-se “olhe, falta o puxador da porta”) 7 Óculos

Ponte; o que une as lentes; a peça sobre o nariz (se o sujeito falha este elemento, anota-se e diz-se “olhe, falta a ponte/a peça sobre o nariz”)

8 Jarro Jorro de água (se o sujeito diz só “água”, pedir “mostre-me onde”) 9 Alicate Rebite; parafuso; botão de ajuste

10 Folha Nervo; nervura; veia (se o sujeito diz “linha da folha”, pedir: “mostre-me onde”)

11 Tarte Parte da decoração; parte do gradeado da tarte; um adorno da tarte

12 Corrida As pegadas da mulher; vestígios; rastros; os passos 13 Chaminé Fumo na parte superior da chaminé; o que sai por cima 14 Espelho Escova; pente na mão

15 Cadeira Barra de suporte inferior esquerdo; barra de baixo; travessa lateral

16 Rosas Não há espinhos na rosa do meio 17 Faca Parte da serrilha da faca; gume; corte

18 Barco Ajustamento de um remo; suporte do remo; forqueta 19 Cesta

Uma tira do entrançado; parte do entrelaçado, da grelha, da rede, do gradeado (se não temos a certeza da localização, devemos pedir: “mostre-me onde”)

20 Roupas Pinça do segundo cabide; pinça do cabide

21 Armários Uma linha da ventilação; uma ranhura do segundo armário 22 Vaca Corte, cisão, divisão, racha, ranhura no casco da pata traseira 23 Ténis Ilhó; anilha, argola, anel do ténis

24 Mulher Sombra da mulher

25 Neve Neve sobre o monte de lenha

(6)

6

VOCABULÁRIO - V

¨

Duração Sem limite de tempo.

B

Início

Elemento 4 (Inverno). Se o sujeito obtém a pontuação máxima (2 pontos) nos elementos 4 e 5, atribui-se também 2 pontos nos elementos 1 a 3.

0

Retorno

Com 0 nos elementos 4 ou 5, aplicar os elementos 1 a 3 pela ordem descendente até obter 2 respostas certas consecutivas. Se o sujeito respondeu acertadamente no elemento 4, também o incluímos na contagem de dois acertos consecutivos.

Atribui-se 2 pontos aos elementos da sequência inversa que não se chege a aplicar (se existirem). A aplicação continua até que se cumpra o critério de término.

1

Terminar

Após 6 insucessos consecutivos (0 pontos).

Instruções de Aplicação

Antes de começar a prova, dizemos: «Agora vamos fazer algo um pouco diferente. Quero que me diga o significado de algumas palavras. Escute com atenção e diga-me o significado de cada palavra que eu disser. Está preparado?»

Coloca-se o segundo cartão (Inverno e reunir) em frente ao examinando e pede-se, apontando a palavra: «diga-me o que significa _________». As palavras apresentam-se todas do mesmo modo, apontando e dizendo ao mesmo tempo: «diga-me o que significa _________».

Em pessoas mais diferenciadas podemos omitir esta frase após a terceira apresentação, lendo apenas de modo claro e correcto a palavra em causa. Assim, apenas se lê a palavra procurando ajustar a pronúncia ou a entoação à região onde se realiza a prova ou que seja familiar para o sujeito.

Anotam-se as respostas no espaço reservado da folha de respostas e cota-se de acordo com os critérios de correcção e os exemplos que a seguir se apresentam.

Por vezes poderá ser difícil ter a certeza se o examinando tem realmente conhecimento do significado de uma palavra quando a resposta parece vaga ou confusa. Nestas situações devemos pedir: «diga-me mais alguma coisa sobre esta palavra», ou «explique-me o que significa.» Não devemos utilizar outro tipo de comentários. Também não se deve perguntar se a resposta merece a pontuação de 0 ou 1.Na lista dos exemplos de respostas vamos encontrar linhas que terminam com um (P), o que significa que devemos fazer uma pergunta adicional para melhorar a clareza da resposta. Se depois de formulada a questão o sujeito fornece uma resposta melhor que a anterior cotamos a melhor prestação. Se pelo contrário, a nova resposta não é significativa, não se volta a questionar e atribui-se a cotação à primeira resposta.

A apresentação de várias respostas separadas por ponto e vírgula na mesma linha e com um (P) no fim, indica que devemos fazer a pergunta a toda e a qualquer uma das respostas. Por exemplo, entre as respostas de 0 pontos do elemento 10 (santuário), tanto “lugar de retiro”, como “lugar de estudo” ou “lugar de serenidade”, requerem uma pergunta adicional. Do mesmo modo, se um exemplo tem várias palavras ou frases alternativas separadas por vírgulas e entre parênteses, com um (P) no fim, devemos colocar a pergunta sempre que o sujeito responda alguma das alternativas.

(7)

7

Por vezes surge uma resposta com um (P) seguida de um hífen (-) e algumas palavras; a parte que precede o (P) é a primeira resposta espontânea e a parte que se segue ao hífen é a resposta elaborada após o examinador colocar a questão, e que é necessária para se dar a pontuação. Por exemplo, no elemento 28 (plagiar), se o sujeito responde “copiar” e após a questão de clarificação do examinador acrescenta “e tomá-lo como seu” ou outra frase que expresse o mesmo, dão-se 2 pontos, mas se a resposta não é melhorada ou simplesmente não acrescenta nada, atribui-se a pontuação correspondente a “copiar” (1 ponto). Os comentários destinados ao examinador encontram-se entre parênteses rectos. Em algumas situações, perante sujeitos indecisos devemos repetir a palavra ou animar a pessoa para que diga a primeira coisa que lhe ocorre, mas nunca se deve sugerir a resposta correcta. Depois de anotada a resposta seguimos com o elemento seguinte.

Muitas palavras têm diversos significados e alguns são muito específicos. Por exemplo, “mesa” pode significar móvel, terreno elevado, partida de jogo ou ainda maciço vegetal denso (na jardinagem). A selecção dos critérios de correcção (que a seguir se apresenta) reuniu os significados mais comuns. Se durante a aplicação o examinando fornece um significado muito específico ou particular que inclusive o examinador não conhece, devemos pedir: «sim, mas diga-me um significado mais habitual».

Elementos e exemplos de respostas 1. Cama

2 Pontos:

Móvel, móvel para dormir ou descansar Onde dormimos; sobre o que dormimos Lugar para dormir

1 ponto

Tem colchão, mantas e almofadas (P) Uma coisa de metal (P) – móvel Lugar de descanso

Sitio de descanso dos animais Onde ficam os doentes no hospital 0 pontos

Lugar para (relaxar, sentir-se bem) (P) Dormir (P)

2. Barco 2 pontos

Veículo para viajar ou fazer transportes no mar Veículo que anda na água; tem velas

Meio de navegação

Embarcação para navegar ou pescar Meio de transporte que flutua

- Termos utilizados como sinónimos nave, nau, navio

1 ponto Embarcação

- Tipo concreto de barco veleiro, iate

- Alusão à sua funcionalidade sem descrição da sua natureza para andar na (água, mar, oceano)

para viajar; para pescar

- Alusão à característica de meio de transporte sem mais detalhes meio para viajar; meio de transporte

transporte (P)

(8)

8

máquina que flutua na (água, mar ou oceano) 0 pontos

- Algo relacionado com o barco viajar, viagem, mar, navegar

- Definição muito vaga objecto na água

que vai pela (água, mar ou oceano)

3. Pequeno-almoço 2 pontos

- Referência à primeira comida que se ingere no dia [as duas ideias em simultâneo] a primeira comida do dia

a comida que se come a primeira hora do dia o primeiro alimento do dia

alimento que ajuda a começar o dia com força (energia) 1 ponto

- Apenas uma das ideias anteriores: comida ou momento em que se realiza a refeição café e bolachas (P)

o princípio do dia; a comida mais importante do dia (P) o que comemos

- Definição de palavras relacionadas comer ao começar o dia

0 pontos

Manhã; bom bocado do dia Alimento para os comilões

4. Inverno 2 pontos

- Indicação de que se trata de uma estação do ano e referência às suas principais características: estação fria do ano; época fria do ano

a estação do ano em que (os raios do sol estão mais oblíquos, os dias são mais curtos) a última estação do ano (P) – depois do Outono e antes da Primavera

estação que começa a 21 Dezembro e termina a 21 Março 1 ponto

Uma das estações; estação do ano (P) Tempo frio e época de chuvas (P)

Quando temos de nos abrigar; quando as coisas se acalmam e descansam A última/primeira estação do ano (P)

Neve e frio

O contrário do Verão 0 pontos

Tempo do ano (P) Mudança de clima; clima Depois do Outono (P)

5. Reunir 2 pontos

Juntar; amontoar

congregar; concentrar num lugar

(9)

9

1 ponto

Unir; amontoar; aglomerar; aglutinar; englobar; voltar a unir Grupo de gente ou coisas

Açambarcar

Concentração de pessoas ou animais 0 pontos

Coisas que vamos reunindo pouco a pouco Algo para conseguir um meio

Reunião de amigos

6. Reparar 2 pontos

- Palavras ou expressões análogas a algum dos significados mais habituais, especialmente os relacionados com “arranjar” ou “prestar atenção”

arranjar; compor; consertar; constituir; ordenar; restaurar pôr em funcionamento algo que está avariado

rectificar; corrigir; dar conta de algo; olhar com cuidado

emendar; corrigir; remediar; desculpar; escusar; sanar; restabelecer as forças desagravar

atender; considerar; reflectir

fazer com que algo volte a funcionar; voltar a tornar útil algo que antes estava avariado 1 ponto

- Ideia relacionada com: reformar; ter reparação; vergonha descansar; solucionar

retomar ao estádio original coisas ou situações; reconstruir pôr em condições; acondicionar

- Exemplo de relação causal pouco elaborada faz-se quando algo está avariado

depois funciona 0 pontos

Algo que está avariado Utilizar

Reparar um carro ou um rádio

7. Ontem 2 pontos

O dia (anterior, precedente, prévio) a hoje Há 24 horas

O dia que passou imediatamente anterior a hoje Tempo passado; o passado [sentido figurado] 1 ponto

Dia passado (P)

Antes de hoje; anterior a hoje

Ontem foi 4ª feira [dia do exame - 5ª feira] 0 pontos

O que vai depois de hoje Dia anterior a outro; dia anterior O que já passou

(10)

10

8. Meditar 2 pontos

Pensar sobre si mesmo; pensar; pensar bem; cavilar; sofismar; matutar; ponderar; reflectir Pensar profundamente sobre algo

Rezar 1 ponto

- Ideias relacionadas ou concretizações da palavra

recordar; lembrar; assimilar uma ideia; compreender; pensar em algo pré-existente pensar muito em alguma coisa; questionar o pensamento

pensar o modo de realizar algo pensar e assimilar o escutado

0 pontos Estar só

Comportar-se bem ou estar calado Questionar, duvidar (P) – o pensamento

9. Consumir 2 pontos

Gastar Dar fim a algo Extinguir; destruir

Gastar energia ou um produto energético Acabar; terminar; esgotar

Tirar o sabor a; desgostar; inquietar; apurar; purificar; extremar; afligir; apoquentar Ingerir comida ou utilizar produtos ou serviços

(Tomar, comer ou beber) algo 1 ponto

Gasto de algo; algo que gastamos

(Tomar, agarrar, pegar, colher) algo de que já resta pouco Utilizar para os nossos fins algum produto ou serviço Comprar algo; comprar (P)

0 pontos Necessidade

Gastar algo que não temos Adquirir alguma coisa

10. Santuário 2 pontos

Lugar de culto; lugar sagrado; templo; ermida

Lugar consagrado à adoração de (Deus, de um santo, de uma divindade) Parte da igreja onde se encontra o altar

Zona sagrada ou santa Parte sagrada de uma igreja 1 ponto

Algo sagrado; algo de uma igreja; tem a ver com a igreja Parte de uma igreja (P)

Sitio de recolhimento; para rezar Lugar de reverência (P)

(11)

11

0 pontos

Paz e tranquilidade (P) Tem a ver com a religião (P) Onde estudam os monges Púlpito

Lugar onde há (estão) santos

Lugar de retiro; lugar de estudo; lugar de serenidade (P) Lugar onde se está seguro (a salvo)

Um homem santo Visitar uma igreja

Um monumento; cemitério

11. Impedir 2 pontos

Estorvar; (impossibilitar ou tornar difícil) a execução de alguma coisa Colocar dificuldades ou obstáculos à execução de algo; obstruir, dificultar Não deixar fazer ou dizer certas coisas; proibir

(Evitar, não deixar ou não permitir) que algo suceda (ocorra) 1 ponto

- Conceitos relacionados, vagos ou que restringem o campo de aplicação da palavra (parar, deter, travar) algo (P)

intentar que não recebas algo

negar-se a algo; impedir que alguém faça algo

fazer com que não se faça algo; privar alguém de fazer algo opor-se a algo

evitar sem proibir

encontrar a maneira de impedir algo; interromper 0 pontos

Fazer algo que não se quer que se faça Não facilitar que alguém faça coisas O contrário de liberdade; exclusão

Prevenir; rechaçar; afastar; defender; rejeitar Molestar; enfurecer

12. Repugnância 2 pontos

(Oposição ou contradição) entre duas coisas

Tédio; aversão a coisas ou pessoas; asco; rejeição; repulsa

(Aversão ou resistência) que se opõe a (consentir ou fazer) uma coisa Incompatibilidade entre dois atributos de uma mesma coisa

1 ponto

- Definição de uma palavra relacionada

algo que revolta o organismo [define o termo repugnante em vez do conceito de repugnância] algo que não gostamos

não gostar de algo

quando se faz alguma coisa de que não gostamos

sentir asco (enjoo, náuseas); aborrecer [definem o termo repugnar] - Limitação do conceito ou conceito relacionado

enjoos que sentem as grávidas

sensação de mal-estar; alguma coisa que te incomoda 0 pontos

Uma pessoa que provoca repugnância

(12)

12

Às vezes não querer ver as coisas Angústia

13. Rejeitar 2 pontos

Retrocesso de um corpo ao encontrar resistência

Fenómeno imunológico que permite ao organismo poder reconhecer algo como estranho Contradizer algo expresso por outrem; negar-se a admitir algo

Recusar algo pedido

Oposição ou desapreço a uma pessoa, grupo ou comunidade Não aceitar algo; não admitir algo; opor-se

Deixar de lado (parte); repudiar Ripostar; recusar; negar

Desprezo para com alguém ou algo; afastar algo de que não se gosta Confrontação

1 ponto

(Afastar, evitar) algo ou alguém

Não se quer por ser diferente; não apreciado Capricho que se tem em relação a algo ou alguém Incapacidade para aceitar algo; algo que não se gosta Não querer (P)

Aversão (repugnância, repulsa) que se tem a algo ou alguém Negar a alguém amizade; recusar a execução de alguma acção O contrário de aceitar

Discriminação 0 pontos

Medo de alguém; sentimento que provoca sofrimento ou prejuízo

14. Confiar 2 pontos

Esperar com firmeza e segurança

Dar esperança a alguém de que conseguirá obter o que deseja Crer; fiar-se de; esperar

Contar a alguém os teus segredos

Dizer algo a alguém que não queremos que seja repetido

(Compartilhar ou fazer participar) (P) – de (algo que não queremos que se conte ou um segredo) Guardar; vigiar

Entregar a alguém qualquer coisa sem mais segurança que a dada pela boa fé ou pela opinião que dele se tem

Ter a certeza de que algo ou alguém não nos vai defraudar (trair) 1 ponto

Partilhar; fazer participar (P)

Contar algo somente a um amigo íntimo - Ideia relacionada

contar com alguém

- Concretização ou redução do campo de aplicação crer num amigo

deixar algo a alguém; encarregar outra pessoa 0 pontos

Esconder; guardar um segredo

Aceitar como bom o proposto por outra pessoa [é excessivamente concreto] Não ter medo; dar segurança

(13)

13

15. Gerar 2 pontos

Procriar; engendrar; criar; reproduzir Produzir

Causar (originar) alguma coisa; fazer com que algo suceda; causar a existência de algo 1 ponto

- Ideia de fazer ou causar algo, mas sem a ideia de originar a existência inventar; fazer; construir

0 pontos

Começar; fomentar Motivar; desenvolver (P)

16. Fortaleza 2 pontos

Força e vigor; recinto fortificado

Uma das 4 virtudes principais que consiste em vencer o medo e fugir (evitar a) da temeridade Defesa natural que existe pela sua própria situação; algo inexpugnável

Resolução; (resistência, coragem ou força moral) na adversidade Força; força interior para enfrentar algo

Valor; ânimo; coragem; resistência 1 ponto

- Habilidade para suportar algo não necessariamente adverso pessoa com força física e psíquica

muralha; muros; algo que protege dos perigos que te rodeiam ter muita força

dureza de carácter; persistência 0 pontos

Capacidade para parecer forte Algo grande em defesa de algo

Sempre espiritual; a vida faz-te ser forte Virtude (P)

17. Evoluir 2 pontos

Desenvolver-se, desenvolvimento dos organismos ou das coisas que passam de um estado a outro Mudar de (conduta, propósito ou atitude)

Passar por uma série de transformações Mudar e crescer ao longo do tempo

Adaptar-se cada vez melhor (mais) às circunstâncias

Progredir e passar a outro nível; desenvolvimento progressivo Avanço da espécie; maturar; amadurecer

Modificar comportamentos adaptando-se ao meio

1 ponto

- Ideia de mudança (sem conotação com o melhorar ou avançar) ou ideia de melhorar sem ideia clara da mudança gradual ou ao longo do tempo

mudar; crescer; converter-se (P) mudar ao longo do tempo ir de um estado a outro progredir (P)

(14)

14

ajustar-se aos tempos modernos; avançar com o tempo e não se antiquado modernizar; transformar-se

0 pontos

Dar uma volta (P)

Rodar; Girar (andar ou mover-se ao redor ou à volta de) (P) Aprender; adiantar-se

Passar o tempo

18. Manada 2 pontos

- Ideia de animais da mesma espécie e que para além disso coabitam ou vivem juntos conjunto de animais de uma mesma espécie que vivem ou se desenvolvem juntos

rebanho de gado ao cuidado de um pastor grupo de gente

1 ponto

- Uma das duas ideias: a mesma espécie ou a coabitação grupo de animais

grupo de animais da mesma espécie grande quantidade de animais animais unidos por algo 0 pontos

Uma manada de cavalos

Um pastor que vai com uma manada Reunião de animais de várias espécies

19. Moroso 2 pontos

Que actua com lentidão, demora ou adiamento ; com falta de actividade ou pontualidade Pessoa que se atrasa (demora) ou não cumpre as obrigações

Pessoa para quem «ontem é amanhã » [expressão metafórica que define claramente o termo] Que se atrasa no pagamento

1 ponto

- Expressões restritivas ou relacionadas com o conceito pessoa que (não paga, deve ou deve dinheiro)

endividado ; quando se deve dinheiro

que não cumpre as suas obrigações; não cumpridor 0 pontos

Pessoa que não paga impostos Pessoa que paga uma dívida Ladrão; malfeitor

Pessoa sem crédito

20. Sentença 2 pontos

Grupo de palavras que expressão um pensamento completo; juízo categórico Ditame ou opinião que alguém tem ou segue

Dito que encerra doutrina e moralidade

Declaração do júri ou resolução do juiz; juízo ou castigo dado por um tribunal Declaração de um jurado; veredicto

Sequência de expressões que especifica uma ou várias operações Oração gramatical; frase

(15)

15

1 ponto

- Os mesmos significados anteriores, expressos de modo impreciso grupo de palavras (sem a ideia de que expressam um pensamento completo) como quando se juntam palavras; conjunto de palavras

declaração

parte de um parágrafo (P) pensamento completo (P) lei de um juiz

decisão absoluta; final de um julgamento; última palavra; justiça a uma pessoa - Ideias relacionadas mas limitadas

pena; condenação; aplicação da lei a um delito; conclusão 0 pontos

Justiça; cumprimento (cumprir); réu; pessoa presa (detido); coisa que se impõem; ordem; lei *

21. Perímetro 2 pontos

Contorno de uma (figura ou superfície) Medida de um contorno [geometria] Âmbito

Distância à volta de uma figura; limites da parte de fora de um objecto Longitude (comprimento) periférica

Soma dos lados de uma figura; soma de todos os comprimentos dos lados de uma figura geométrica 1 ponto

- Concretizações a um objecto ou medidas determinadas, expressões relacionadas ou imprecisas à volta; periferia

linha que rodeia (contorna) um corpo; comprimento externo rebordo (limite) da circunferência [ou outra figura geométrica] soma de todos os lados de um polígono; o que rodeia algo 0 pontos

Medida; diâmetro

Usa-se em geometria; circunferência Distância ampla

Aparelho (aparato) para medir coisas 22. Compaixão

2 pontos

(Pena ou piedade) que surge em relação ao mal-estar de outro Piedade; empatia

Simpatia, compartilha dos sentimentos com outro Que tem clemência; misericórdia

Sentimento de pena por uma pessoa; lástima em relação a uma pessoa Sentimento de pesar mas por alguém

Caridade no seu sentido mais amplo 1 ponto

Pena; lástima; cuidado Preocupação

Ternura (P) – como o sentimento maternal

Compreensão; comiseração; consideração; sentimento humanitário Perdão em relação a alguém

Consolar; comiseração por outra pessoa 0 pontos

Tolerância; amor; apaixonado; profundo sentimento de amor Um sentimento; uma emoção (P)

(16)

16

Afecto por alguém (P) Cuidado por alguém Ternura; bondade (P) Uma emoção forte

23. Remorso 2 pontos

(Inquietação ou pesar interno) que resta depois de uma má acção Sentimento de (pena ou culpa) que nos acomete

Angústia; pesar moral

Sentimento de tristeza e culpabilidade

Pesar; arrependimento; arrepender-se (P) – mais do que isso, (pesar ou arrependimento) por algo que se fez mal

Pena (P) – sentimento de não haver feito o que se devia 1 ponto

Pesar; arrependimento [sem sentimento de culpa ou responsabilidade] (P) Tristeza (P)

(Deprimido ou infeliz) por algo Arrepender-se de ter feito algo (P) Pena (P)

Desejar não o ter feito Sentir ter feito algo Dor (P)

Recordações de algo mal feito Que pesa na consciência (P)

Pensamento negativo sobre alguma acção

Consciência de ter feito algum mal; peso na consciência 0 Pontos

Raiva; lástima

Ter feito mal; algo em que não estivemos bem Como quando te magoas e choras

Dor, como quando se perde alguém querido Aquilo que guardamos para dentro

Desgosto; mal-estar

Quando temos pena de alguém Compaixão; piedade

Algo que não “entra” na tua cabeça; consciência

24. Peculiar

2 pontos

- Ideias equivalentes, principalmente as que expressam algo característico ou distinto. próprio ou peculiar em cada pessoa ou coisa

característico; especial

original; distinto; típico; específico 1 ponto

- A mesma ideia mas referida a uma situação concreta um hábito de uma pessoa

forma peculiar de se expressar estilo pessoal de fazer algo

característico de uma pessoa [limita o conceito a pessoas]; pessoal próprio de alguém

- Uma ideia relacionada

(17)

17

que pertence a uma pessoa 0 pontos consciente; diário muito perfeito simples; popular 25. Designar 2 pontos

- Expressões equivalentes a um dos significados habituais

denominar ou nomear uma pessoa pelo seu nome ou traços característicos (indicar ou escolher) uma pessoa para um determinado objectivo

denotar; nomear; chamar [no sentido de nomear]; indicar escolher; eleger

dar um destino; destinar

encomendar; dar nome a uma coisa 1 ponto

- Conceitos relacionados, ainda que expressem um matiz distinto ou um sentido restrito descrever; indicar algo; distinguir entre; pôr em posição

dizer a alguém o que tem de fazer; pôr alguém a fazer algo ordenar; mandar algo; dizer a alguém onde tem de ir

indicar alguém para um cargo político; eleger um líder; eleger uma pessoa - Palavras com a mesma raiz: atribuir; consignar; indiciar alguma coisa 0 pontos

Um lugar determinado

Assegurar; fixar; decidir; explicar Dizer algo a alguém

Delegar

Agarrar algo ao acaso 26. Renitente 2 pontos

Que mostra resistência a fazer algo ou deixar que se faça algo com ele

Não obediente; desobediente; mandrião; molengão; que mostra (repugnância ou resistência) a fazer o que deve

Opor-se a algo

Que resiste; pouco disposto a fazer algo; não motivado Não inclinado para fazer algo

Vacilante; indeciso para fazer algo; que detesta fazer algo

Não muito motivado para fazer algo; sem motivação para fazer algo 1 ponto

Não querer dizer; reticente Lento a fazer alguma coisa

Obstinado; teimoso; que não se rende Não querer ir; não preparado ou motivado Indeciso ou receoso de fazer ou dizer algo (P) Contido; receoso

Cauteloso; pouco entusiasta; inseguro (P) Rebelde

0 pontos Descuidado Tímido

Afastar-se de; inseguro quanto a (P) Não estar de acordo com alguém

(18)

18

Atrasar; não reagir

Sentir-se rejeitado; que sofre rejeição

27. Tangível 2 pontos

Que se pode tocar ou perceber de modo preciso [entender] Tocável; palpável; perceptível

Evidente (P) – porque se pode ver claramente Real; é real e pode ser visto; comprovável Que se pode tocar com a mão

1 ponto Evidente (P)

Pode ver-se; visível; algo que se pode ter; algo concreto Ao alcance da mão; que se pode apertar

Que se toca em algum ponto Que é perceptível pelos sentidos 0 pontos

Tarefa fácil de realizar; viável Não alterável

Está tão claro que não se vê

28. Plagiar 2 pontos

Roubar a ideia ou produção artística de outro e fazer como se fosse sua Pôr o seu nome no trabalho de alguém; assinar o trabalho de alguém Apropriar-se do mérito dos resultados de alguém

Utilizar o trabalho de outra pessoa sem autorização, como se fosse seu Roubar a música de alguém e dizer que é sua

Apresentar-se como dono dos textos de outra pessoa Copiar (P) – e toma-lo como seu

1 ponto

Roubar algo como o texto de outra pessoa (P) Apropriar-se do trabalho literário de outra pessoa (P) Utilizar as ideias de alguém (P)

Copiar algo que tenha sido patenteado; copiar (P) 0 pontos

Roubar; enganar (P)

Beneficiar da obra de outra pessoa (P) Molestar

Falsificar (P) 29. Distinção 2 pontos

Fazer com que algo se diferencie de algo Conhecer a diferença; diferenciar algo

(Manifestar, declarar ou conhecer) a diferença que há entre duas coisas Ver um objecto diferenciado dos outros

Ter estimas particulares por umas pessoas em detrimento de outras ou preferindo-as a outras* Outorgar a alguém alguma dignidade; prerrogativa

Diferença pela qual uma coisa não é outra e não é semelhante a outra Elegância; boas maneiras; refinamento

(19)

19

1 ponto

- Ideias relacionadas com as anteriores; limitar a um caso concreto qualquer uma das ideias anteriores; respostas vagas

premiar; homenagear; dar um prémio algo que sobressai

indicar alguém valorizar mais comparar

reconhecimento de uma tarefa ou acção que tem algo de especial

0 pontos

Luxuoso; ostensivo

pessoa que faz coisas fora do normal

30. Audaz 2 pontos

Que mostra (atrevimento, ousadia, conduta imprudente ou fora dos costumes sociais) Atrevido; ousado; com coragem e ousadia; que tem muita coragem

Determinado

Bravo ao ponto de se pôr em perigo Temerário

1 ponto

- Ideias relacionadas; restringidas ou vagas fresco

valente (P)

que não tem medo imprudente (P)

mal-educado e descarado descarado

pessoa que não tem muita consideração pelos outros despreocupado em relação à opinião dos outros

descarado ao ponto de ser mal-educado; descarado e astuto com descaramento

sem travões, sem controlo

ousadia [é definição de audácia e não de audaz] capaz de realizar qualquer acção (P)

0 pontos Mal-educado (P)

Pouco credível, como um grande mentiroso Franco; altivo; despótico

Extrovertido

Sentimento de excessiva confiança Extravagante; que chama a atenção Capaz de fazer coisas

Rápido; lesto; inteligente

31. Épico 2 pontos

Pertencente ou relativo à epopeia ou à poesia heróica Versos sobre guerreiros corajosos

Que canta as façanhas dos guerreiros

(20)

20

Relato heróico sobre um feito do passado Extraordinário; memorável [em sentido figurado] 1 ponto

- Ideia de façanhas heróicas sem indicar o poético, ou ao contrário heróico

um poema; poema de cavalaria género literário

quando se faz algo exemplar (P) poema longo (P)

história clássica (P)

algo importante, algo grandioso (P) guerreiro (P)

0 pontos

Algo antigo; histórico

Relativo a feitos e acontecimentos Moralista

Uma poesia triste Lendário

32. Panegírico 2 pontos

Discurso (elogio, laudatório ou encomiástico) Discurso ou sermão elogioso de alguém Elogio a alguma pessoa feito por escrito 1 ponto

- Ideia de discurso ou texto sem referência ao carácter elogioso - Caso concreto

elogio póstumo

esboço biográfico elogioso da vida e obra dos santos - Ideias vagas

discurso muito afectado 0 pontos Relativo ao parentesco Emblema Apresentação 33. Ominoso 2 pontos

- Ideia de agoirento, que dá ou anuncia desgraças ou que traz algo de mal abominável; funesto; nefasto; ameaçador

cinzento (P) – traz má sorte sinal de desgraça

demónio ameaçador que augura algo de mau que pode causar dano mal agoiro

mau presságio

aviso (P) – de que algo de mau vai acontecer 1 ponto

- Ideia relacionada desgraçado; perigoso; não é bom personagem da desgraça

odioso; aborrecido vai acontecer (P)

(21)

21

0 pontos

- Ideia excessivamente vaga ou imprecisa que dá (asco, nojo)

falso; não agradável; sério

"

Cotação

Os elementos 1 a 33 pontuam-se com 0, 1 ou 2 pontos. Se o sujeito obtém a pontuação máxima nos elementos 4 e 5 dão-se 2 pontos a cada elemento anterior (1 a 3). Para pontuar uma resposta convém verificar os critérios gerais e os exemplos concretos dados anteriormente. Muitos dos exemplos de respostas cotadas com 2 pontos ilustram respostas que estão no limite entre a atribuição de 1 ou 2 pontos, mas dão-se 2 pontos; é habitual encontrarmos respostas pouco usuais que não estão tipificadas entre os exemplos.

Geralmente é pontuável qualquer significado válido de uma palavra independentemente da elegância da expressão usada. No entanto, devemos penalizar a pobreza de conteúdo; se o sujeito mostra apenas um conhecimento vago do significado da palavra, não se dá a pontuação máxima.

A cotação deve ser feita durante a aplicação da prova de modo a poder verificar quando se cumprem os critérios para terminar a prova. Os exemplos de respostas incluídos neste Manual explicitam como se pode melhorar a resposta colocando uma pergunta. As respostas que requerem uma pergunta vêm seguidas de (P). Quando a seguir a um (P) está um hífen e uma elaboração da resposta trata-se do modo como a primeira resposta pode ser mais bem cotada. Por exemplo, no elemento 8 (meditar), a resposta (questionar ou duvidar) pontuaria 0; no entanto, esta mesma resposta obteria 1 ponto se depois da pergunta do examinador o sujeito acrescentasse “o pensamento”. É importante familiarizarmo-nos com os princípios de cotação antes de fazer uma aplicação real.

Respostas de 2 pontos: a resposta mostra um bom conhecimento da palavra: - é um bom sinónimo (ameaçador/ominoso; guardar/confiar)

- é um uso principal (ontem é o dia anterior a hoje)

- apresenta uma ou mais características que definem o termo (um santuário é um lugar sagrado; um barco tem velas)

- uma classificação geral à qual pertence o termo (um barco é um veículo para viajar por água) Este princípio deve-se aplicar cuidadosamente pois, nem sempre é aceitável definir uma palavra usando a classificação mais geral. Por exemplo, dizer que fortaleza é uma virtude não se pontua se não houver uma resposta mais elaborada.

- Um uso figurativo correcto da palavra (consumir como causar desassossego ou afligir, por exemplo, os ciúmes consomem-me)

- Várias características menos directos mas ainda assim correctas, que juntas indicam a compreensão do termo (remorso é um sentimento de pena ou culpa que te acontece)

- Nos verbos, um exemplo claro da acção ou das suas relações causais (pode-se reparar um carro para que volte a funcionar)

Respostas de 1 ponto: no geral a resposta não é incorrecta mas sim pobre no conteúdo:

- um sinónimo vago ou menos pertinente (ordenar no elemento designar, compartilhar perante o confiar ou persistência no elemento fortaleza).

- um uso menor, menos elaborado (barco: para ir nele (P) – pela água)

- um atributo que não define ou que apresenta uma característica pouco importante (Inverno é quando as coisas se aclamam e descansam).

- Um exemplo que usa o mesmo vocábulo mas de forma não elaborada (no elemento reparar, dizer: se algo se estraga é preciso repará-lo)

- Uma concretização pouco elaborada da palavra (o pequeno almoço é comida)

- Uma boa definição de um termo derivado da palavra (definir o substantivo confiança em vez do verbo confiar).

Respostas de 0 pontos: respostas claramente incorrectas

- verbalizações que não mostram nenhum conhecimento, mesmo depois de colocada a questão (P). (Inverno é o tempo de Inverno, reunir é reunir as peças, perímetro é uma parcela (parte)*). - Respostas que não são totalmente incorrectas mas que mesmo depois da questão (P) são

vagas, triviais ou mostram uma grande pobreza de conhecimentos. (compaixão é algo que se sente, Inverno é quando faz frio).

(22)

22

(23)

23

CHAVE DE NÚMEROS – CÓDIGO - CN

¨

Duração 120” ou 4 filas

B

Início Pelos exemplos

0

Retorno ---

1

Terminar

Após 120 segundos ou 4 filas se pretender aplicar a prova de “Chave de números - Aprendizagem Incidental”.

Instruções de Aplicação

Inicia –se a prova dizendo: «Quando começámos disse-lhe que ia fazer diversos exercícios. Agora vou pedir-lhe que copie uns símbolos.»

Se após o início da prova o sujeito perguntar o que deve fazer quando comete um erro, devemos estimula-lo a prosseguir o trabalho o mais rápido possível mas sem impedirmos as correcções espontâneas.

Se depois de terminar uma fila o sujeito inicia a seguinte pelo final devemos persuadi-lo a fazer pelo princípio da fila e sem saltar nenhuma casa.

Abre-se o Caderno de Anotações na página da tarefa de Chave de Números –Código e dobra-se de modo a que apenas esta seja visível para o sujeito. Apontando as casinhas do modelo dizer: «Olhe para estas casinhas. Observe que cada uma tem um número na parte superior e um símbolo na parte inferior. A cada número corresponde um símbolo diferente. Agora olhe para aqui (apontando as casinhas da zona de exemplos) na parte de cima destas casinhas há um número, mas a parte de baixo está vazia. Deve pôr em cada uma destas casinhas vazias o símbolo que corresponde ao número que está em cima.

Aponta-se para o primeiro exemplo e diz-se: «Olhe para aqui. Aqui está um 2; ao 2 corresponde este símbolo (apontar para o 2 do modelo). Assim, deve desenhar este símbolo na casinha que está vazia em baixo. Assim.»

Desenha-se o símbolo no exemplo e apontando a segunda casa diz-se: «Aqui há um 1; o 1 corresponde a este símbolo (apontando a casa 1 da chave do código). Assim, deve desenhar este símbolo na casa vazia».

Desenha-se este símbolo também e repetem-se os mesmos passos com o terceiro exemplo. Depois pede-se ao sujeito que faça o mesmo com os 4 números restantes dos exemplos até à linha vertical mais grossa que os separa do resto da prova.

Se o sujeito comete algum erro ou não compreende o que tem de fazer, podemos continuar as explicações com mais elementos até completar os 7 exemplos. Cada vez que o sujeito desenha um símbolo correctamente durante a execução dos exemplos dizer: «Sim, está correcto». Não se começa a prova até que seja claro que o sujeito compreendeu a tarefa.

Depois dos exemplos, inicia-se a prova. «Agora, quando eu lhe disser, vai fazer o mesmo com o resto das casinhas. Comece aqui (apontar a linha mais grossa de divisória) e preencha todas as casinhas que conseguir, uma a uma, sem deixar nenhuma em branco. Eu dir-lhe-ei quando deve parar. Trabalhe o mais depressa possível, mas sem fazer erros. Quando terminar esta fila (apontar o fim da 1ª fila), continue na segunda começando por aqui (apontar o início da segunda fila).

(24)

24

Colocando o dedo na linha divisória, diz-se: «comece», e destrava-se o cronómetro.

Se o sujeito omite alguma casinha ou só faz um tipo de símbolos de cada vez, dizer: «Faça-os por ordem e não deixe nenhuma em branco».

Parar ao fim de 120 segundos.

Nota: Para depois aplicar o exercício de “Aprendizagem Incidental”, o sujeito deverá ter completado pelo menos 4 filas de números no exercício de código. Se não o conseguiu fazer em 120 segundos, faz-se uma marca sobre o último símbolo colocado dentro desse tempo limite e pede-se ao sujeito para continuar até ter terminado a quarta fila.

"

Cotação

Utiliza-se o acetato de correcção para verificar os símbolos colocados correctamente. Atribui-se um ponto para cada acerto. Não se contabilizam os exemplos, nem os símbolos desenhados após o tempo limite.

Considera-se correcta quando a resposta está claramente identificável com um dos símbolos da chave, mesmo que não esteja desenhado com perfeição ou que seja uma correcção espontânea de outro símbolo desenhado antes.

Pontuação máxima: 133 pontos.

CHAVEDENÚMEROS–APRENDIZAGEM INCIDENTAL

¨

Duração Sem limite de tempo.

B

Início

Pelo emparelhamento e depois a memória livre.

0

Retorno ---

1

Terminar

Quando o sujeito dá por concluída a tarefa

Instruções de Aplicação

Após a aplicação do “Código” colocamos a folha da “Aprendizagem Incidental” em frente ao sujeito. Este exercício tem duas partes: “emparelhamento” e “memória livre”.

“Emparelhamento” – na parte superior da página estão duas filas de elementos em que aparecem os números sem os respectivos símbolos. Apontamos as filas e pedimos: «agora quero que desenhe todos os símbolos que se lembre que correspondem a estes números. Faça as duas filas. Quando tiver acabado, diga-me.»

“Memória livre” – Com uma folha de papel tapa-se a zona do “emparelhamento” e apontando para a parte inferior da página dizemos: «Escreva neste espaço (apontando) todos os símbolos que recorda, na ordem que quiser. Escreva só os símbolos e não os números correspondentes. Quando tiver terminado, diga-me».

"

Cotação

(25)

25

Pontuação máxima do emparelhamento: 18 pontos. Pontuação máxima da memória livre: 9 pontos.

CHAVEDENÚMEROS–CÓPIA (APLICAÇÃO OPCIONAL)

¨

Duração Sem limite de tempo.

B

Início Pelos exemplos

0

Retorno ---

1

Terminar Após 90 segundos.

Instruções de Aplicação

Aplica-se após a última prova (composição de objectos, se for o último). É uma prova que avalia a velocidade perceptiva e grafo-motora. Utilizam-se os símbolos da prova de “código” e permite verificar a existência de algum défice que possa ter influenciado negativamente o resultado desta prova. O sujeito deve copiar os símbolos que estão na parte superior da casa, para a parte de baixo que está vazia. Abre-se o caderno de anotações na página 6 e dobra-se de modo a que apenas esta fique visível. Coloca-se diante do sujeito e diz-se: «Estes símbolos são os mesmos que utilizou para emparelhar com os números num exercício anterior. Agora quero que copie os símbolos para a casinha que está vazia debaixo de cada um deles. Observe-me primeiro.»

Copiamos os 3 primeiros símbolos e apontando para o traço mais grosso, dizemos: «agora faça você, até chegar a esta linha».

Se necessário corrigimos os erros e dizemos: «agora copie os símbolos o mais rápido possível até eu dizer para parar. Está preparado? Comece».

Destrava-se o cronómetro e quando tiverem passado 90 segundos, diz-se: «Pare».

"

Cotação

1 ponto para cada símbolo copiado correctamente. Não se contabilizam os exemplos nem os símbolos copiados fora do tempo.

Pontua-se uma resposta como correcta se a cópia está claramente identificada com o seu original, mesmo que não esteja desenhada perfeitamente, ou seja uma correcção espontânea de um desenho feito anteriormente.

(26)

26

SEMELHANÇAS - S

¨

Duração Sem limite de tempo.

B

Início

Elemento 6. Se o sujeito obtém a pontuação máxima (2 pontos) nos elementos 6 e 7, atribui-se 1 ponto a todos os elementos anteriores (1 a 5).

0

Retorno

Com 0 ou 1 nos elementos 6 ou 7, aplicar elementos 1 a 5 pela ordem descendente até obter 2 respostas certas consecutivas. Se o sujeito acertou no elemento 6, inclui-se também na contagem dos dois acertos consecutivos. Atribui-se a pontuação máxima a todos os elementos da sequência inversa que não sejam aplicados por se terem verificado dois acertos consecutivos. Devemos ter em conta que a pontuação máxima dos elementos 6 a 19 é de 2 pontos, enquanto nos elementos 1 a 5 a pontuação máxima é de 1 ponto.

1

Terminar

Após 4 insucessos consecutivos (0 pontos).

Instruções de Aplicação

Inicia-se o teste dizendo: «Agora vou ler-lhe duas palavras e você terá de dizer-me em quê que elas se parecem».

Em cada elemento faz-se a pergunta «em que se parecem ______ e ______?»

Se a resposta dada pelo sujeito é ambígua ou se encontra seguida por (P) na lista de exemplos, devemos dizer «Diga-me algo mais» ou «A que se refere?»

Se o sujeito dá várias respostas correctas pontua-se a melhor. Se dá algumas incorrectas e outras correctas, pergunta-se «então, qual é a resposta?»

Elementos e exemplos de respostas 1. Laranja – Pêra

1 ponto

As duas são (frutas ou frutos) São alimentos

As duas são redondas e servem para comer Sobremesas

Alimentos com vitaminas Nascem nas árvores Ambos se descascam

Os dois comem-se (são comestíveis) 0 pontos

Os dois são redondos Têm a mesma cor São doces

Um é amarelo e o outro é cor de laranja

(27)

27

2. Casaco – Calças 1 ponto Vestuário Peça de vestuário Peças agasalho Roupa Para vestir Para agasalhar Roupa de homem 0 pontos Complementos Tem botões

Feitos do mesmo tecido 3. Cão – Leão 1 ponto

Animais; mamíferos

Têm 4 patas; mordem; são carnívoros; comem carne São peludos; têm pelo

0 pontos

Os dois são maus; são parecidos

Ambos são felinos; ambos pertencem à família do cão (P) Pertencem à mesma espécie (P)

O leão é uma fera e o cão é um animal de companhia O leão ruge e o cão ladra

4. Peúgas – Sapatos 1 ponto

Peças de vestir para os pés Ambos se põem nos pés

Roupa para andar; para poder caminhar

Ambos estão relacionados com a mesma parte da anatomia humana 0 pontos

Andam juntos; complementos um do outro Ambos são castanhos

5. Garfo – Colher 1 ponto

Talheres

Instrumentos que servem para comer Coisas com as quais comemos 0 pontos

Os dois têm cabo

Os dois seguram-se com as mãos Os dois são compridos

6. Mesa – Cadeira 2 pontos

Móveis

(28)

28

1 ponto

- Restrição da abrangência

móveis da sala de jantar; móveis de cozinha - Resposta vaga

usa-se para comer; complementos da casa; os dois servem para (sentar, comer ou escrever) 0 pontos

São quadrados ou redondos; são de madeira Têm quatro pernas; estão juntos

7. Barco – Automóvel

2 pontos

Veículos; meios de transporte

Ambos servem para transportar pessoas

Meios para ir de um sítio a outro; meios para viajar 1 ponto

Passeamos nos dois (P) Têm que ser conduzidos

Para nos deslocarmos; para nos movermos; para ir de um lado para o outro Os dois movem-se

Levam pessoas ou coisas 0 pontos

Barco para navegar e carro para viajar Têm (motor, rodas ou assentos)

Ambos se usam por prazer ou divertimento* Necessitam (gasolina ou gasóleo)

8. Piano – Tambor 2 pontos

Instrumentos; instrumentos musicais; instrumentos para criar música Instrumentos de percussão

1 ponto

- Resposta vaga

para fazer música; são musicais e reproduzem obras de arte; coisas ruidosas; são musicais - Característica pouco relevante

ambos se tocam com as mãos; partes de uma orquestra - Resposta correcta mas com aclaração incorrecta são instrumentos, creio que de sopro

0 pontos

Um é um órgão musical, e o tambor pode ser musical Têm ritmo

Ambos são tocados pelo homem Soam bem num grupo de Heavy metal O piano é grande e o tambor pequeno

9. Olho – Ouvido 2 pontos

Órgãos dos sentidos; partes do corpo que servem para sentir Dois dos cinco órgãos dos sentidos (ou sensoriais)

(29)

29

1 ponto Órgãos

Têm a ver com os sentidos; sentidos Partes da cabeça; partes do corpo

Adquirimos conhecimento através deles (P) Meios para receber informações (P)

Para a comunicação (P) 0 pontos

Órgãos para ver e ouvir Necessários para os humanos Necessitamos dos dois (P)

Temos dois olhos e duas (orelhas ou ouvidos)

10. Ar – Água 2 pontos

- Ideia do seu carácter essencial para a vida necessários para viver

1 ponto

- Referência de que são importantes mas não de que são imprescindíveis importantes para a vida

importantes para as espécies - Parcialmente correcta

meios físicos; têm oxigénio e hidrogénio e neles respiram os seres vivos - Outras

dois dos quatro elementos tradicionais são fluidos; são necessários

0 pontos

Os dois têm hidrogénio Para respirar e para beber

Sem eles não estaríamos muito bem

11. Computador – Livro 2 pontos

- Referência à característica fundamental que é ser suporte de informação (contêm ou transmitem) informação; contêm dados

- Referência à sua dupla utilidade de aprendizagem e de ócio para educar e entreter

1 ponto

- Limitação a uma das suas utilizações ou ideia muito vaga instrumentos do estudante

ferramentas de aprendizagem e cultura para consultar; para formar a nossa cultura modos de transmitir

0 pontos

Computador para trabalhar e livro para ler Os dois ensinam a ler

(30)

30

12. Poema – Estátua 2 pontos

Obras de arte

Criações artísticas; expressões artísticas 1 ponto

formas de expressão; arte

obras que servem para enriquecermos criações próprias do homem

os dois querem transmitir algo 0 pontos

romântico

poema para ler e estátua para observar (ver) formas distintas de elogiar ou criticar

olhando uma estátua podemos inspirarmo-nos para escrever um poema 13. Mosca – Árvore

2 pontos São seres vivos Têm vida Organismos São formas de vida Ambos se reproduzem 1 ponto

- Cita alguma função vital comum aos dois os dois movem-se e crescem

crescem; respiram necessitam alimentar-se 0 pontos

Podem ser encontrados no campo Não são animais

Insecto e planta

Criados pela (natureza, Deus); parte da natureza

14. Ovo – Semente 2 pontos

- Expressões referentes à origem da vida ou de novos seres os dois são a origem de um ser vivo

principio de um novo ser geram formas de vida embriões

reproduzem o objecto de que precedem 1 ponto

- Referência vaga à vida ou de que são a origem de algo principio de algo

os dois produzem algo formas de reprodução perpetuam a espécie seres vivos

(31)

31

0 pontos

Elementos da natureza

Ovo para comer e semente para plantar Podem-se comer

Ambos têm ocultado o seu fruto

15. Vapor – Nevoeiro 2 pontos

Evaporação de água

Formas de água; diferentes estados de água Condensação; água condensada

Humidade na forma gasosa; formas de humidade 1 ponto

Não deixam ver bem São húmidos

Humidade

Gasosos; formas gasosas (P)

Resultado de combinações ambientais Neblina; bruma

0 pontos

Fumo; parecem-se com o fumo; são parecidos São elementos esfumados

Componentes da água São densos; são brancos

Produzidos pela (natureza ou ambiente) (P) 16. Amigo – Inimigo

2 pontos

- Tudo aquilo que expresse relação de implicação entre as pessoas pessoas com as quais mantemos uma relação e nos afectam de algum modo apreciações acerca dos demais

pessoas que influenciam a nossa vida

pessoas acerca das quais temos sentimentos fortes 1 ponto

Classificação das pessoas

Formas de (julgar, perceber, classificar ou caracterizar) as pessoas Sentimentos que temos por alguém

Relacionamo-nos com ambos; temos relações com ambos Pessoas pelas quais sentimos algo

Pessoas às quais reagimos

Pessoas que reagem à nossa conduta 0 pontos

Pessoas; indivíduos; humanos (P)

Pessoas que conhecemos; pessoas que conhecemos bem; todos temos dos dois Pode ser qualquer um

São opostos

17. Hibernação – Migração 2 pontos

Modos como os animais se adaptam ao meio ambiente Actividades básicas sazonais de alguns animais

(32)

32

Condutas instintivas dos animais; condutas animais automáticas Estados que alguns animais atravessam sazonalmente

Acções dos animais pelas alterações meteorológicas

Actividades animais para sobreviver ao (Inverno, mudança climática ou tempo frio) Partes do ciclo vital dos animais

Reacções animais por mudança da temperatura Formas dos animais combaterem o frio

Formas dos animais escaparem ao Inverno 1 ponto

- Ideia vaga ou incompleta condutas dos animais durante o Inverno

acções dos animais para sobreviver; formas de protecção mudanças por necessidade

costume durante o Inverno

actividades sazonais; realizam-se no Inverno; forma de passar o Inverno tem a ver com a mudança de clima

estados transitórios, passo para outro momento - Respostas parcialmente erradas atitudes em determinadas épocas do ano 0 pontos

Congelar uma pessoa

Ocorre numas épocas do ano Relacionados com a natureza

São necessários para resolver um problema (P) Partes da vida; estilos de vida

As pessoas ou os ursos fazem-no

Lugar para onde vão os animais no Inverno Os ursos hibernam e os pássaros emigram

18. Prémio – Castigo 2 pontos

- Ideias de formas de controlo ou influência da conduta reforços sociais; formas de reforçar um determinado comportamento sistemas de aprendizagem

meios de socialização

consequência de uma acção que serve de motivação para alguém formas de julgar uma acção

reforços da conduta

demonstração da atitude face a uma conduta pouco habitual para modificar condutas

1 ponto

- Assinala um fim concreto ou pouco definido consequências de uma acção (P)

forma (modo) de actuar perante algo (P) reforços (P)

obtemo-los com o comportamento; respostas a comportamentos (ou condutas) compensações; formas de compensar pelos actos

formas de aprender o que está ou não bem feito ensinar; ajudar alguém a fazer as coisas bem

usa-se para deixar as pessoas num estado emocional concreto o que recebemos quando fazemos as coisas bem ou mal para expressar a nossa atitude ou sentimentos

0 pontos

Algo que nos dão; algo que damos Os pais usam-nos com os filhos Beneficiar alguém

(33)

33

Condutas; acções

Actos que significam coisas opostas

19. Trabalho – Jogo 2 pontos

Actividades humanas básicas; actividades necessárias à pessoa Actividades valorizadas pela sociedade

As duas requerem esforço para serem bem sucedidas Aspectos importantes na vida de uma pessoa

Necessárias para um equilíbrio 1 ponto

Actividades

Acções que fazemos (P)

Coisas que fazemos ao longo do dia (P)

Podemos obter (entretenimento ou benefícios) de ambas Necessitamos energia para as fazer

Mantêm-nos ocupados Realizam-se ao longo do dia Modos de passar o tempo Actividades físicas ou mentais 0 pontos

Realizamo-las com outras pessoas; implicam interacção social (P) São necessidades; Necessidades da vida (P)

Evitam que se caia em depressão (P) Mantêm-nos afastados dos problemas Divertimento

Considerar que o trabalho é um jogo

Duas opções que as pessoas têm de enfrentar O trabalho é uma necessidade e o jogo um gosto

"

Cotação

Os elementos 1 a 5 pontuam-se com 0 ou 1 ponto e os elementos 6 a 19 com 0, 1 ou 2 pontos. Se o sujeito acerta os elementos 6 e 7, atribui-se 1 ponto a todos os anteriores (1 a 5). Senão realiza-se a aplicação inversa, dando-se 1 ponto aos elementos da sequência inversa que ficam por aplicar (uma vez que o sujeito acerte 2 consecutivos).

Para pontuar as respostas compara-se com os critérios dados anteriormente e com as normas gerais da pontuação. Os exemplos incluídos não são uma lista exaustiva das respostas possíveis mas sim uma representação das respostas obtidas na amostra normativa. Alguns dos exemplos com 2 pontos são um pouco pobres, mas reúnem os critérios suficientes para se cotar com a pontuação máxima.

As respostas pouco claras ou ambíguas requerem que se coloque uma nova questão (P). Provavelmente alguns sujeitos darão respostas pouco habituais que não estão nos exemplos anteriores. Nesse caso devemos optar por seguir os critérios gerais de cotação.

2 pontos: uma resposta de 2 pontos expressa uma classificação geral, uma característica universal ou um conceito que engloba as duas palavras (por ex. o “piano e o tambor são instrumentos musicais”; “um poema e uma estátua são obras de arte”).

1 ponto: uma resposta de 1 ponto expressa uma característica específica ou uma determinada função que é comum a ambos os conceitos (por ex. “o olho e o ouvido são órgãos”). Também se dá 1 ponto às classificações gerais menos pertinentes, mas igualmente correctas (por ex. “poema e estátua são formas de expressão”).

0 pontos: uma resposta de 0 pontos expressa características específicas de cada palavra, generalizações incorrectas ou não pertinentes, diferenças entre as duas palavras ou respostas claramente erradas.

(34)

34

O grau de abstracção da resposta pode determinar consideravelmente a sua pontuação. A uma classificação geral concedem-se 2 pontos, enquanto uma resposta que implique nomear uma ou mais características comuns aos dois conceitos, pontua-se apenas com 1 ponto. Por exemplo, dizer que “o piano e o tambor são instrumentos musicais” (classificação geral) obteria mais pontuação do que dizer que tanto “o piano como o tambor fazem música” (característica específica compartilhada).

Igualmente, responder que “o ar e a água são necessários para viver”, recebe maior pontuação do que dizer que “são meios físicos”; embora a categoria "necessários para viver" seja menos geral que "meios físicos", é a mais abstracta.

Para algumas pessoas será difícil fazer a conexão entre as duas palavras e optarão por responder em relação a cada uma em separado (por ex. “o piano toca-se com teclas e o tambor com baquetas”). Embora as duas afirmações sejam correctas, atribui-se 0 pontos porque exprimem as diferenças entre as palavras e não as semelhanças.

(35)

35

CUBOS - CC

¨

Duração:

30 seg. nos elementos 1 a 4; 60 seg. elementos 5 a 9 e 120 seg. elementos 10 a 14

B

Início

Elemento 5. Se o sujeito realiza correctamente os desenhos 5 e 6, atribui-se a pontuação máxima a todos os anteriores (1 a 4).

0

Retorno

Com 0 ou 1 nos elementos 5 ou 6, aplicar elementos 1 a 4 pela ordem descendente até obter 2 respostas certas consecutivas. Se obteve 2 pontos no elemento 5, inclui-se este elemento na contagem para os dois acertos consecutivos. Atribui-se a pontuação máxima aos elementos da sequência inversa que não foram aplicados.

1

Terminar

Após 3 insucessos consecutivos (0 pontos). Só se consideram errados os elementos 1 a 6 após a falha dos 2 ensaios.

Instruções de Aplicação

Nos elementos 1 a 5 o sujeito deve reproduzir os desenhos que o examinador construiu. Mostram-se com a mesma orientação com que aparecem desenhados quer no manual quer no caderno de anotações sempre na perspectiva do examinador.

Uma vez dadas as instruções, o examinador coloca o desenho a uma distância de cerca de 18 cm da borda da mesa do lado mais próximo do sujeito, com o objectivo que veja apenas a face superior do modelo construído e não as laterais. Se o sujeito é dextro coloca-se o desenho um pouco desviado para a esquerda e se é esquerdino descia-se para a direita. Neste teste é muito importante que tanto o desenho como o caderno de elementos se encontrem perpendiculares ao corpo do sujeito.

Quando se colocam os cubos diante do sujeito, o examinador deverá assegurar-se que as faces superiores dos cubos são variadas; por exemplo, num desenho com quatro cubos, só um deles deverá ter a face branca/encarnada para cima, e se o desenho é de 9 cubos, somente 3 dos cubos podem estar com esta face para cima.

O cronómetro é destravado assim que se termina a leitura das instruções e é travado quando o sujeito afirma ter terminado a sua construção. Podemos conceder alguns segundos mais apenas para manter o interesse e a motivação, mas não se pontua o que foi feito no tempo adicional. É importante registar o tempo exacto que leva a realização dos desenhos 7 a 14, pois dele dependem as bonificações dadas posteriormente.

Aplica-se o segundo ensaio nos elementos 5 e 6 se o desenho feito pelo sujeito é incorrecto ou se excedeu o tempo limite. Não se permitem segundos ensaios nos elementos 7 a 14.

Considera-se incorrecta a realização de um desenho com uma rotação superior a 30 graus e só se pede ao sujeito para fazer uma correcção uma única vez ao longo de toda a prova. Dizer: «Olhe, coloca-se assim (mostrando-lhe a posição correcta)».

Se o sujeito comete um erro de rotação no primeiro ensaio dos desenhos 5 ou 6, mostra-se-lhe a posição correcta e depois baralham-se os cubos para lhe pedir que construa de novo. Anota-se o ensaio como erro e continua-se para o segundo ensaio. Depois do segundo ensaio no elemento 5 ou 6, aplica-se o elemento 4, independentemente do resultado deste. Continua-aplica-se a aplicação até que aplica-se cumpra o critério de término.

Referências

Documentos relacionados

Este búrguer é um mix fantástico de todos os sabores mexicanos, feito de feijão preto, não muito picante, mas estás à vontade para pedir a versão extra picante, irás ganhar

Por exemplo, ao se locomover até um local para cumprir um objetivo do jogo, seja para capturar um Pokémon ou batalhar em um ginásio, o jogador utiliza o espaço

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo

Alternativamente à convocação para comparecer perante o órgão ou entidade para a assinatura da Ata de Registro de Preços, a Administração poderá encaminhá-la

Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a certidão correspondente através do sítio oficial, ou na hipótese de se encontrar vencida no referido sistema, o licitante será

Caso a licitante qualificada como microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada desista ou não se manifeste no prazo estabelecido, serão convocadas

O processo adotado foi o resultado de uma crescente participação dos engenheiros da MMA na pesquisa: no lnlclo, simples compradores de processo; após,

Para acompanhar o certa- me, embarcou ontem, para [Recife, o proí. Colombo Ar- .«.guy, vice-presidente da Campanha. Na capital per- nambucaná já se encontra o fundador