• Nenhum resultado encontrado

Instruções para Uso da Opção de Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instruções para Uso da Opção de Responsabilidade Social Empresarial (RSE)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instruções para Uso da Opção de

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

O simulador industrial SIND permite a habilitação da opção Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para que o coordenador explore aspectos relacionados ao comprometimento social e ambiental das empresas. É imprescindível que o uso desta opção seja feito apenas por coordenadores que

tenham experiência nesta área, pois os cases de RSE deverão ser criados e julgados por ele. Os cases

são situações que envolvam atividades de responsabilidade social ou ambiental que as empresas deverão realizar. Estes cases são relacionados a ações e projetos de responsabilidade social que as empresas deverão propor para seus skateholders (empregados, meio ambiente, fornecedores, consumidores, comunidade e sociedade). Exemplos destes cases são apresentados neste documento (e que também estão como como matérias-modelo da Bernard, quando da edição das gazetas), mas o coordenador pode criar os seus próprios cases. Cada case exigirá que as empresas façam sugestões de como lidar com uma situação-problema de ordem social ou ambiental. As sugestões podem ser entregues de forma impressa e /ou apresentadas. O coordenador, ou algum especialista por ele indicado, deve fazer avaliações das sugestões dadas, atribuindo uma “nota” para cada sugestão. Esta nota fará parte da simulação por meio de um indicador de RSE. Quanto mais bem pontuada a empresa estiver neste indicador, melhor ela será vista pelos consumidores e, por consequência, ela terá maior demanda por seus produtos (considerando que os demais fatores que afetam a demanda permaneçam constantes). Este aumento de demanda será tanto maior, quanto mais comprometidos os consumidores estiverem com questões sociais e ambientais. Este comprometimento é determinado pelo coordenador da simulação. A dinâmica do uso da opção de RSE é dada a seguir:

1 – Habilitar a RSE (opção Simulação / Gerenciar, botão Editar). Uma vez habilitada esta opção, o apêndice de RSE estará disponível para os participantes na opção Ajuda / Material apoio). O coordenador pode consultar todos os apêndices (habilitados ou não) na opção Ajuda / Material do coordenador.

2 – Definir o percentual de demanda que será afetado pela RSE das empresas (opção Simulação / Decisões do coordenador). Este percentual será informado na Gazeta para que as empresas saibam o grau de comprometimento dos consumidores com responsabilidade social e ambiental.

3 – Criar atividade de RSE e informar na Gazeta para que as empresas a realizem no período (modelos de atividades estão disponíveis em matérias-modelo do tipo RSE, quando da edição da Gazeta). Se a atividade envolver algum gasto por parte das empresas, este valor deve ser lançado como Despesas diversas (opção Simulação / Decisões das empresas).

4 – Definir o índice de RSE de cada empresa em função da qualidade da atividade realizada por elas (opção Simulação / Decisões do coordenador). Este índice é medido em número de estrelas. Uma estrela indica empresa sem preocupação nesta área e cinco estrelas representa empresa altamente comprometida. Duas, três e quatro estrelas indicam empresas em diferentes níveis de comprometimento. É importante lembrar que este índice deve considerar a qualidade de diferentes atividades de RSE durante a simulação. Assim, a mudança neste índice deve refletir não apenas a qualidade da atividade realizada no período, mas de todos os períodos. 5 – Divulgar o resultado da RSE. Quando o período for processado o simulador dará um peso

(2)

Matéria-Modelo 1 (Gazeta) - Responsabilidade social para os empregados

Uma empresa socialmente responsável deve realizar ações também para o seu público interno, ou seja, seus empregados. Estas ações não se referem a respeitar os direitos dos trabalhadores já definidos em lei e em acordos coletivos sindicais, pois isto não está no escopo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Para se tornar socialmente responsável junto a seu público interno a empresa deve investir, entre outros, no desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados, melhorar as condições de trabalho e buscar um melhor relacionamento com seus empregados, como, por exemplo, respeitando as diferenças culturais e a minorias. Em reunião com o Conselho de Administração (CA), a diretoria da empresa recebeu como incumbência realizar ações de RSE junto a seus empregados. O objetivo destas ações é se aproximar dos empregados, proporcionando uma maior motivação ao trabalho e criando o endomarketing social, ou seja, transferir a boa imagem que a empresa tem, junto a seus empregados, para o ambiente externo. Assim, ela terá uma melhor imagem, tanto no mercado de mão-de-obra (possibilitando a contratação de empregados mais produtivos), quanto consumidor (recebendo prioridade daqueles que são socialmente responsáveis). A diretoria da empresa terá até a data de __ / __ / ____ para apresentar ao CA as propostas de ações a serem realizadas e os gastos financeiros envolvidos.

Exemplos de ações de RSE para conhecimento do coordenador: Ações que as empresas podem

adotar (considerar apenas ações que não são obrigatórias por lei):

1 – Ações vinculadas a decisões na simulação: participação nos lucros, treinamento, contratação e

demissão. As empresas devem explicitar como estas decisões podem tornar-se socialmente responsáveis. Por exemplo, participação nos lucros elaborada com regimentos definidos (ex. distribuição igualitárias ou por produtividade), como o treinamento será realizado (ex. parte para cursos oferecidos pela empresa e parte à escolha dos empregados, tais como certificações e MBA), quais serão as políticas de contratação (ex. cotas raciais, de sexos e para deficientes) e de demissão (ex. estabelecendo critérios para executá-las e auxiliando na recolocação dos demitidos).

2 – Ações que não envolvam desembolsos na simulação: Trabalho infantil e inclusão social. No caso

do trabalho infantil, a empresa pode disseminar por diversos meios que não utiliza trabalho infantil (menores de 14 anos) e que só contrata fornecedores que explicitamente se comprometam com esta restrição. Já para a inclusão social, a empresa pode explicitar que sua responsabilidade social não se limita ao momento da contração, mas também nas promoções e no relacionamento interno, respeitando as diversidades.

3 – Ações que envolvam desembolsos na simulação: Estas ações requerem que o coordenador lance

os gastos como “Despesas diversas” (ex. Criar espaços para facilitar a mobilidade de cadeirantes). Se os gastos forem para vários períodos, deve ser feito um levantamento de seu total e lançar em apenas um período para fins de simplificação. (ex. Instalar creche para os filhos dos empregados)

(3)

Matéria-Modelo 2 (Gazeta) - Responsabilidade social para o meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente deve ser uma das prioridades das empresas socialmente responsáveis. A realização de ações que evitem ou reduzam significativamente o impacto ambiental é fundamental para que a empresa cresça de forma ambientalmente sustentável, reduzindo ao máximo a poluição gerada por suas operações. Ações que a empresa pode realizar são relacionadas à logística de fornecedores, processo de fabricação e utilização de seus produtos. Em reunião com o Conselho de Administração (CA), a diretoria da empresa recebeu como incumbência realizar ações e projetos visando à compensação ambiental pelo uso de recursos naturais e pelo impacto causado por suas atividades. Ações e projetos sociais melhoram a imagem da empresa junto aos consumidores ambientalmente responsáveis. Estes consumidores dão prioridade à compra de produtos de empresas que eles percebam como responsáveis nesta área. A diretoria da empresa terá até a data de __ / __ / ____ para apresentar ao CA as propostas de ações e projetos a serem realizados e os gastos financeiros envolvidos, caso necessário. O limite de verba disponível é de $ 100.000, podendo ser gasto em um único período, ou provisionado para ser gasto ao longo dos períodos de realização das ações e/ou projetos. O CA alerta que não é necessário gastar toda a verba (ela impacta nos resultados econômico-financeiros da empresa), pois existem ações e projetos que necessitam pouco ou praticamente nenhum recurso. Assim, a diretoria deve exercitar sua criatividade para propor ações e projetos que tenham impactos significativos e que necessitem de menos recursos possíveis.

Exemplos de ações de RSE para conhecimento do coordenador: Ações que as empresas podem

adotar (considerar apenas ações que não são obrigatórias por lei):

1 – Ações vinculadas a decisões na simulação: Propaganda. As empresas devem explicitar que parte

do valor investido em propaganda é para se comunicar com os seus consumidores focando em questões de responsabilidade ambiental. Por exemplo, propaganda que apresente o produto fabricado pela empresa como afetando pouco o meio ambiente, seja no uso das matérias-primas, processo de fabricação, logística ou quando de sua utilização (por exemplo, se for um produto eletroeletrônico, que tenha o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel de eficiência energética do tipo A).

2 – Ações que não envolvam desembolsos na simulação: Campanhas e programas educativos de

conscientização ambiental junto aos públicos que a empresa já se relaciona, tais como empregados, fornecedores e consumidores (ações não vinculadas aos gastos com propaganda).

3 – Ações que envolvam desembolsos na simulação: Estas ações requerem que o coordenador lance

os gastos como “Despesas diversas” (ex. certificação ISO 14.001 visando à redução da poluição e dos impactos ao meio ambiente ou a aquisição de tecnologias que reduzam a necessidade de energia ou água no processo produtivo, dois dos principais agentes que impactam o meio ambiente). Se os gastos forem para vários períodos, deve ser feito um levantamento de seu total e lançar em apenas um período para fins de simplificação. (ex. logística reversa para recolhimento dos produtos fabricados pela empresa e que não são mais utilizados, evitando que os consumidores os joguem no lixo). Por ser uma indústria, a empresa simulada está mais sujeita a impactar o meio ambiente, especialmente quando da fabricação dos produtos. Assim, existem inúmeras iniciativas que a empresa pode sugerir

(4)

Matéria-Modelo 3 (Gazeta) - Responsabilidade social na cadeia de produção e

consumo

Empresas socialmente responsável devem se preocupar não apenas com suas ações, mas também com o que seus fornecedores e consumidores podem e estão fazendo nesta área. Ações que a empresa pode realizar junto a fornecedores são incentivos para que eles se comprometam a adotar uma postura socialmente responsável e selecioná-los mediante certos padrões de conduta. Junto os seus consumidores a empresa pode utilizar, por exemplo, diversos tipos de comunicação que tenha cunho de responsabilidade social. Em reunião com o Conselho de Administração (CA), a diretoria da empresa recebeu como incumbência, realizar ações de responsabilidade social junto a seus fornecedores e consumidores. Estas ações melhoram a imagem da empresa junto aos consumidores socialmente responsáveis. Estes consumidores dão prioridade à compra de produtos de empresas que eles percebam como responsáveis nesta área. A diretoria da empresa terá até a data de __ / __ / ____ para apresentar ao CA as propostas de ações a serem realizadas e os gastos financeiros envolvidos, caso necessário.

Exemplos de ações de RSE para conhecimento do coordenador: Ações que as empresas podem

adotar (considerar apenas ações que não são obrigatórias por lei):

1 – Ações vinculadas a decisões na simulação: Compra de matérias-primas: Explicitar que a empresa

compra apenas de fornecedores que tenham certificação ISO 14.001 e que não utilizam trabalho infantil. Propaganda: Explicitar que parte do valor investido em propaganda seja para comunicar com os seus consumidores, focando em questões de responsabilidade socioambiental, ou apoio a eventuais culturais.

2 – Ações que não envolvam desembolsos na simulação: A empresa pode priorizar transportadoras

para distribuir seus produtos que tenham frota de caminhões mais novos e que tenham um programa de conscientização no trânsito para seus motoristas. Para consumidores, a empresa pode utilizar a embalagem do produto com instruções para o seu uso adequado e avisos (ex. explicitar normas da ABNT seguidas pelo produto), bem como dar suporte antes, durante e após o consumo.

3 – Ações que envolvam desembolsos na simulação: As ações de responsabilidade social junto à

cadeia de produção e consumo não necessariamente requerem que a empresa gaste recursos adicionais na simulação. Apenas os gastos já vinculados às decisões de compra de matéria-prima e propaganda. Entretanto, se a empresa apresentar ações que requeiram gastos, o coordenador deve lança-los como “Despesas diversas”. Se os gastos forem para vários períodos, deve ser feito um levantamento de seu total e lançar em apenas um período para fins de simplificação.

(5)

Matéria-Modelo 4 (Gazeta) - Responsabilidade social junto à comunidade e à

sociedade

A empresa não deve realizar ações de RSE apenas para seus empregados e na sua cadeia de produção e consumo (fornecedores e consumidores). Em um contexto mais amplo, ela se relaciona com outros

skateholders, tais como a comunidade que a cerca e a sociedade. Ações que a empresa pode realizar

para estes públicos são a promoção do desenvolvimento econômico e social da comunidade que a cerca, a divulgação de seu Balanço Social e ações voltadas para a cidadania. Em reunião com o Conselho de Administração (CA), a diretoria da empresa recebeu como incumbência realizar ações e projetos para melhorar seu relacionamento com a comunidade e a sociedade em geral. Ações e projetos sociais melhoram a imagem da empresa junto aos consumidores socialmente responsáveis. Estes consumidores dão prioridade à compra de produtos de empresas que eles percebam como responsáveis nesta área. A diretoria da empresa terá até a data de __ / __ / ____ para apresentar ao CA as propostas de ações e projetos a serem realizados e os gastos financeiros envolvidos, caso necessário.

Exemplos de ações de RSE para conhecimento do coordenador: Ações que as empresas podem

adotar (considerar apenas ações que não são obrigatórias por lei):

1 – Ações vinculadas a decisões na simulação: Ações de responsabilidade social junto à comunidade

e à sociedade não têm decisões diretamente associadas na simulação.

2 – Ações que não envolvam desembolsos na simulação: Dentre as diversas ações junto à

comunidade destaca-se o apoio ou participação ativa em projetos sociais promovidos por organizações comunitárias ou ONGs. No âmbito da sociedade a empresa deve elaborar o seu Balanço Social, informando à sociedade todas as ações por ela realizadas sobre responsabilidade social. Participação em associações empresariais também pode ser uma forma responsabilidade social, quando são elaboradas propostas de interesse público e de caráter social, incluindo questões ambientais. A empresa pode também se engajar em temas como participação popular e combate à corrupção, tanto no setor privado, quanto governamental.

3 – Ações que envolvam desembolsos na simulação: Caso a empresa apresente ações que requeiram

gastos, o coordenador deve lança-los como “Despesas diversas” (ex. patrocínio de projetos sociais na sociedade). Se os gastos forem para vários períodos, deve ser feito um levantamento de seu total e lançar em apenas um período para fins de simplificação (ex. realizar treinamento, educação e alfabetização para pessoas carentes da comunidade).

Referências

Documentos relacionados

Nevertheless, 80 % or 100 % of voltage (that will define the power) are suitable to be used to thermally activate the spring, as it gives about 30 to 60 seconds of

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2018 Número XVII Páginas 166-191 Trabalho 08 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

Para poder preencher essas lacunas, o maior projeto do GAA, é criar um Portal, representado na figura 2, que junta num único espaço toda a informação necessária ao

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

A nossa atuação, neste sentido, ocorreu em dois momentos que se complementam no processo de evolução da equipa: Acompanhamento dos treinos e jogos da equipa, Acompanhamento do

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais

Como o trabalho de um treinador não se foca apenas na sua equipa, mas também em perceber as táticas adversárias, a aplicação, com pequenas diferenças na inserção dos dados,