• Nenhum resultado encontrado

Questão 02 (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 02 (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Questão 01

(Pucrj 2015) Ao longo do século XIX, diversos países praticaram uma política de expansionismo imperialista que interferiu na trajetória histórica de sociedades em todos os continentes. Sobre esse processo, assinale a única alternativa correta.

a) O expansionismo, nesse momento, estava associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investimento.

b) A principal justificativa desse expansionismo foi a ideia de civilização, tendo os povos conquistados acolhido os conquistadores como seus salvadores frente a um destino de pobreza e miséria.

c) A relação econômica entre a metrópole e a colônia estava baseada na pratica do monopólio comercial que os primeiros exerciam sobre os segundos.

d) O controle das áreas coloniais nesse momento obedecia a uma lógica econômica e, por isso, não houve significativos deslocamentos de população entre as regiões metropolitanas e coloniais.

e) A resistência ao colonialismo no século XIX foi vitoriosa, pois as populações locais conseguiram articular alianças políticas e militares que impediram a vitória das potências industriais.

Questão 02

(FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.

b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

Questão 03

(TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

PROFESSOR (a): ELISÂNGELA SÉRIE: 3ª

NOME: TURMA:

TURNO: DATA: NOTA: ASSINATURA do aluno:

(2)

b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria. c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.

e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

Questão 04

(Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte. c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

Questão 05

Discorra sobre as principais características da Guerra Fria.

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Questão 06

(Cesgranrio) Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):

a) conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos. b) supremacia política e militar da Europa Ocidental.

(3)

d) liderança política mundial da China Comunista através de sua participação na ONU.

e) hegemonia econômica mundial das ex-nações imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.

Questão 07

(Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz." (Plano Marshall) .Esse plano: a) assegurava a penetração de capitais norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte oriental.

b) garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos.

c) pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias ocidentais.

d) era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra.

e) representava uma tomada da tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina.

Questão 08

A bipolarização das nações do globo, após a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista político e principalmente militar, deu origem ao fenômeno denominado:

a) Mercado Comum Europeu e Conselho de Assistência Econômica Mútua; b) Guerra Fria;

c) Detente;

d) Guerra de Posição;

e) Nova Política Econômica (NEP). Questão 09

O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

(4)

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

Questão 10

(Puccamp) "... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último..."

O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade, a) identifica as tensões internacionais durante a Revolução Russa.

b) ilustra as relações americano-soviéticas durante a Guerra Fria. c) caracteriza o panorama mundial durante a Guerra do Golfo Pérsico. d) revela o perigo da corrida armamentista durante a Revolução Chinesa.

e) explica os movimentos pacifistas no Leste Europeu durante a Guerra do Vietnã

Questão 11

O primeiro país socialista da história foi: a) Rússia b) URSS c) EUA d) China e) Cuba Questão 12

(FGV-SP) A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:

a) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

b) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.

c) Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático. d) Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.

e) Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais.

Questão 13

(PUCGO) As duas grandes marcas do século XX foram as guerras mundiais e o socialismo, ocasiões que geraram um terceiro grande fenômeno: a Guerra Fria, em que a moldura de uma ordem mundial bipolar se baseava na rivalidade entre os EUA e a União Soviética. Analise as proposições seguintes sobre as grandes transformações do século XX:

(5)

I - A partir de 1945, o mundo esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, o que levou o mundo a temer o deflagrar de uma guerra nuclear iminente.

II - No Plano Marshall encontra-se a origem da Guerra Fria. Esse Plano representou a resposta americana à crise europeia, por meio do financiamento americano da reconstrução da Europa.

III - O zênite da Guerra Fria aconteceu no momento em que duas graves crises colocaram à prova a resolução das duas superpotências e comprovaram o perigo de uma guerra total. Trata-se da crise de Berlim, em 1961, e a crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

IV - Por consequência do fim da Guerra Fria e da queda o muro de Berlim, o socialismo definitivamente

deixou de existir e de orientar a política de diversos países.

V - Pode-se concluir que, para o quadro histórico do final do século XX e início deste século, tanto o socialismo quanto o capitalismo conseguiram consolidar diretrizes para os graves problemas socioeconômicos e políticos que afligem a humanidade.

Após a análise das proposições, assinale a alternativa verdadeira: a ) Apenas o item III é correto.

b) Os itens II e III estão errados. c) Apenas o item V é correto. d) Os itens II e III estão corretos.

Questão 14

(FDV) “A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou North Atlantic

Treaty (NATO) foi criada em 1949, como um grande sistema de defesa multinacional, que reuniu as forças militares dos Estados Unidos, do Canadá e de vários países da Europa.”

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO,Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. TERRITÓRIO E SOCIEDADE no mundo globalizado. Geografia Geral e do

Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005, p.84.

Sobre a OTAN, assinale a única afirmativa CORRETA.

a) Criada no contexto da Guerra Fria, a OTAN tinha como principal objetivo garantir o sucesso do Plano Marshall na reconstrução dos países europeus

afetados pela Segunda Guerra Mundial.

b) Com o desmoronamento do bloco socialista no final dos anos 1980, a OTAN

perdeu sua razão de existência e encerrou suas atividades.

c) A Rússia finalmente rendeu-se ao projeto dos Estados Unidos para a instalação de elementos de um escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca. d) A OTAN tinha, na sua origem, um significado e um objetivo paralelos, no domínio político-militar aos do Plano Marshall no domínio político-econômico.

(6)

e) Com o aval da Rússia, a OTAN decidiu ampliar-se até os Bálcãs Ocidentais, a região mais instável da Europa, admitindo como novos membros da Organização a Ucrânia e a Geórgia.

Questão15

Disponível em: (com adaptações).

Os quadrinhos fazem uma crítica com relação ao período da Guerra Fria, quando a bipolaridade Estados Unidos X União Soviética; e capitalismo X socialismo foi predominante no cenário geopolítico internacional. Acerca desse momento histórico, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0. ( ) A Segunda Guerra Mundial trouxe a hegemonia do império americano no campo econômico, no militar e no político, uma vez que o dólar passou a ser a moeda universal e os Estados Unidos o grande credor do mundo ocidental.

1. ( ) Ao impedir o avanço do comunismo no mundo durante a Guerra Fria, os Estados Unidos atuaram sempre no sentido da frase expressa nos quadrinhos: “Eu serei o destemido americano defensor da liberdade e da democracia”.

2. ( ) O expansionismo dos Estados Unidos é anterior à Guerra Fria. A conquista de territórios na porção ocidental das iniciais treze colônias, após a independência da coroa britânica, é um exemplo desse fato.

3. ( ) A criação do estado de Israel amenizou os conflitos durante o período da Guerra Fria, uma vez que, finalmente, o povo judeu passou a ter o seu território, vendo o seu país constituído internacionalmente.

4. ( ) Após a queda do muro de Berlim, o mundo assiste ao final da Guerra Fria e, com ele, à paz entre os diferentes povos, o que, na atualidade, é um fato marcante.

Questão 16

(UFPR) Sobre a Guerra Fria, assinale a alternativa CORRETA.

a) A construção do Muro de Berlim ergueu o maior símbolo concreto da Guerra Fria. Foi construído por determinação das autoridades da Alemanha Ocidental para evitar a passagem e as fugas para o território da Alemanha Oriental, durante cerca de três décadas, ele simbolizou a cisão

entre as superpotências.

b) Durante a dominação das superpotências, todos os países mundiais obedeciam às diretrizes traçadas pelos estadunidenses e pelos soviéticos.

(7)

De um lado, os Estados Unidos propondo,por exemplo, uma ordem econômica baseada no neoliberalismo; de outro, a ex-União Soviética

pregando a economia planificada e centralizada.

c) Uma das imagens que a bipolaridade política reforçou foi a de que o mundo estava congelado do ponto de vista político-ideológico. Isso é verdadeiro, já que neste período nenhuma inovação ocorreu, seja no

capitalismo, seja no chamado socialismo.

d) O confronto entre as duas potências aconteceu em vários pontos do mundo com vários países recebendo armas nucleares e outros armamentos que disputavam, entre si, o controle territorial de vastas áreas, principalmente na África e Oceania.

e) O fenômeno da Guerra Fria é definido, pela ampla maioria dos estudiosos do assunto, como o período no qual duas superpotências buscavam controlar o mundo e expandir suas áreas de influência opondo dois sistemas – o capitalismo e o socialismo estatal -, ao mesmo tempo em que se reafirmava como as detentoras do poder mundial e impediam o surgimento de outras alternativas de poder.

Questão 17

(Cesgranrio) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como técnico. Um dos melhores exemplos dessa transformação é o:

a) desenvolvimento da política espacial, representada pela primeira viagem em torno da Terra por Gagarin.

b) desenvolvimento da indústria cinematográfica e das teorias em torno da fusão nuclear.

c) desenvolvimento da indústria automobilística e o incremento do sistema industrial privado.

d) crescimento do mercado interno, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo agrícola e aumento de salários.

e) crescimento da produção agrícola em função do fim da intervenção do Estado no setor e de técnicas administrativas americanas.

Questão 18

Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:

a) Estados Unidos e Japão. b) Inglaterra e União Soviética. c) União Soviética e Itália. d) Alemanha e França.

(8)

Referências

Documentos relacionados