• Nenhum resultado encontrado

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Wendell Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Unidade Parque Atheneu Professor (a): Wendell Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

1) Observe a Charge a seguir:

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas.

b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem.

c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil.

d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

2) “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.

(Disponível em: Mundo educação/ Globalização)

Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:

a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural.

b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.

c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política. d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta.

e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento. Professor (a): Wendell

Aluno (a):

Série: 3ª Data: ____/ ____/ 2017.

LISTA DE GEOGRAFIA

Unidade Parque Atheneu

Orientações:

- A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

- Caso seja respondida em folha de papel almaço deverá conter cabeçalho completo (Data, nome, disciplina, nome do professor e série).

(2)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

3) O Brasil ainda não havia entrado na guerra, porém houve grande influência na sua economia. De que forma a Guerra Fria influenciou na política brasileira?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4) (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

a) reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN. b) consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

c) conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. d) consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

e) consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

5) (TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais. b) polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.

c) polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

d) polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.

e) disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

6) (Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

7) Os blocos econômicos são a mais recente alternativa adotada pela maioria dos Estados do mundo para ampliar as suas respectivas relações econômicas. Tal aspecto vem contribuindo para a construção de uma nova forma de regionalização mundial. Assinale a alternativa que apresente a mais importante entre as causas para a formação dos blocos econômicos no mundo contemporâneo.

a) Surgimento do dinheiro.

b) Instalação da indústria avançada em nível global. c) Consolidação da Globalização.

d) Transformação do capitalismo financeiro em capitalismo industrial. e) Emergência de um espírito mundial de solidariedade.

(3)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

8) (UEMA) Observe no mapa os maiores deslocamentos da produção de commodities do globo.

Considerando esses deslocamentos, o oceano que assume, atualmente, o papel comercial das grandes rotas econômicas pelas dinâmicas que nele se aglutinam é:

a) o Atlântico, pela sua extensa área e intensa rota comercial, pelo crescimento das economias da Europa, da África e da América.

b) o Ártico, por fazer parte de acordos econômicos internacionais, alcançando a Federação Russa, a América e a Península Escandinava.

c) o Antártico, por constituir a base econômica no prolongamento meridional do oceano Atlântico, influenciando na América e na Ásia.

d) o Índico, por ser receptor dos rios mais importantes para a economia do globo, influenciada pela ocorrência das monções na Europa e na América.

e) o Pacífico, pelo crescimento das economias da Ásia, especialmente o Japão e a China, somando-se à economia dos Estados Unidos.

9) A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais objetivos da formação desses blocos?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

10) (UEA) Um informe publicado ontem pela Organização Mundial do Comércio (OMC) com avaliações de especialistas de todo o mundo alerta que as barreiras comerciais chinesas e a falta de uma política exportadora no Brasil colocaram o País em poucos anos “no degrau mais baixo” na cadeia de fornecimento de bens para a economia chinesa. De um lado, o Brasil se transformou em fornecedor de produtos sem qualquer valor agregado, enquanto passou a importar um volume cada vez maior de bens tecnológicos da China. O caso da soja é um exemplo. 95% das vendas brasileiras do produto para a China embarcaram sem qualquer tipo de processamento. As exportações de óleo de soja e de farinha não ocorreram. Isso por conta da estratégia da China de desenvolver sua própria indústria da soja, impondo tarifas de importação aos produtos de maior valor agregado na cadeia da soja.

a) A dependência brasileira na exportação de commodities e o protecionismo do governo chinês em seu setor industrial.

(4)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

b) O projeto brasileiro de exportação para países não americanos e a inexperiência chinesa nas trocas globais.

c) A deficiência da política de relações exteriores brasileira e a recusa chinesa em realizar comércio com o Brasil.

d) A proposta brasileira de não ser um país agroexportador de commodities e o avanço no diálogo com o governo chinês nas questões de comércio.

e) O sucesso brasileiro em dar vazão à sua produção de commodities e a política de desenvolvimento agrícola na China.

11) (CEFET-CE) A iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente George Bush em junho de 1990, se inseria na orientação reformista: a sua meta consistia na formação de uma zona de livre comércio em todo o continente americano, com a exclusão de Cuba. Essa zona de integração econômica é chamada de:

a) Mercado Comum do Sul (Mercosul). b) União Europeia.

c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). d) Zona da Bacia do Pacífico.

e) Novos Países Industrializados (NPIs).

12) (ENEM – 2010) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que

a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. b) possuem base tecnológica mais elevada.

c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.

d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

13) Trata-se de um país que faz parte dos chamados BRICS e que sofreu com uma profunda crise ao longo dos anos 1990, superando as suas dificuldades econômicas a partir das exportações de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo. Apesar de não ser uma nação desenvolvida, é respeitada e temida por muitos países em razão de seu poderio militar.

O país ao qual o texto faz referência é:

a) Brasil. b) Rússia. c) Índia. d) China. e) África do Sul.

14) (UERJ) Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente,

(5)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

a) afirmação da multipolaridade. b) proliferação de armas atômicas. c) hegemonia econômica dos EUA. d) diversificação dos fluxos de capitais. e) reafirmação da bipolaridade.

15) “A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros”.

Com base na conceituação acima apresentada, assinale a alternativa que não apresenta um bloco econômico. (MARQUE A FALSA)

a) União Europeia b) Mercosul c) BRICS

d) Comunidade Andina

e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

16) (MACKENZIE 2012) “O conceito, que deu origem a um grupo, foi criado pelo economista Jim O’Neill, do banco Goldman Sachs, em um estudo de 2001 que previa que as quatro economias emergentes teriam um PIB superior ao do G6 até 2050. As projeções, sob o título de Dreaming with the BRICs (em tradução livre, “Sonhando com os Brics” – bric significa tijolo em inglês), foram recebidas com ceticismo por muitos, mas, nos anos seguintes, os números começaram a exceder em muito o “sonho” das projeções.”

http://economia.uol.com.br O grupo ganhou recentemente um “S” que se refere:

a) ao Senegal b) ao Sudão do Norte c) à África do Sul d) às Seicheles e) ao Sri Lanka Boa semana!!!

Referências

Documentos relacionados

- Ensino Superior completo em Ciências Contábeis, Direito, Administração ou áreas afins - Necessário possuir sólida experiência na área. - Domínio de ERP e do programa Rubi/Ronda

A primeira a ser estudada é a hipossuficiência econômica. Diversas vezes, há uma dependência econômica do trabalhador em relação ao seu tomador. 170) relata que o empregado

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Para tanto, esta, busca divulgar o conhecimento científico e tecnológico para a população, além de estimular os jovens para os estudos da Ciência e da Tecnologia, associados

Análises posteriores utilizando comparações múltiplas Teste de Duncan, mostraram que os grupos que receberam choque nas patas durante o treinamento (CCHO) e foram reexpostos