• Nenhum resultado encontrado

Anexo III - Realização das Provas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anexo III - Realização das Provas"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Anexo III - Realização das Provas

1. As provas serão realizadas, no próprio ITEGO em Artes Basileu França, situado à Avenida Universitária nº. 1750. Setor Universitário – Goiânia – Goiás.

2. Da Pontuação: As provas serão divididas em duas etapas, de acordo com os quadros abaixo:

2.1. Artes Visuais:

Curso Provas Pontos

Técnico em Artes Visuais/ Produção Artística Desenho e Pintura.

Habilidade específica

- Desenho de observação e colagem 100

2.2. Dança:

Curso Provas Pontos

Técnico em Dança/ Bailarino Clássico

Habilidade específica - Barra de Ballet clássico; - Centro de Ballet clássico; - Diagonal de Ballet clássico.

100

Técnico em Dança/ Bailarino Contemporâneo

Habilidade Específica:

- Performance durante a aula de dança contemporânea;

- Performance durante aula de Ballet Clássico;

- Apresentação de uma Coreografia Solo ou improvisação de dança contemporânea com duração máxima de 1min e 30 seg.

100

(2)

2.3. Música:

Curso Provas Pontos

Técnico em Instrumento Musical Técnico em Canto Popular e Erudito - Ditado Melódico; - Percepção Musical; - Teoria Musical. 40 Habilidade Específica - Performance Musical 60 Total de Pontos 100

2.3.1 O programa das provas de Música encontra-se nos anexos do presente edital.

2.4. Teatro:

Curso Prova Pontuação

Técnico em Arte

Dramática:

Prova Dissertativa de Conhecimento

• Construção de um texto dissertativo, versando sobre o trabalho interpretativo do ator e acerca dos conceitos da Arte Teatral, conforme os procedimentos da prova e a bibliografia indicada no anexo II deste edital.

40

Habilidade Específica: • Construção Cênica:

Construção cênica individual, tendo como base os pressupostos indicados no anexo II deste edital.

• Improvisação Teatral:

Desenvolvimento em dupla de um improviso teatral que explore as capacidades expressivas do candidato, a partir das indicações propostas pela banca avaliadora no momento da prova.

60

(3)

3. Dia, Hora e Duração das Provas:

3.1. Artes Visuais:

Provas Dia Horários Local

Teoria e

Habilidade Específica

01/02/2018

Início: 14h Término: 16h

Para os inscritos no turno Vespertino Salas: 5-A 01/02/2018 Início: 18h30 Término: 20h30

Para os inscritos no turno Noturno

3.2. Dança:

Curso Prova Dia Horários Local

Bailarino Clássico Habilidade Específica 02/02/2018 Início: 17h Término: 19h30 Sala 02-D Bailarino Contemporâneo Habilidade Específica 02/02/2018 Início: 19h Término: 21h30 Sala 01-D 3.3. Música:

Curso Dia Horários Local

Avaliação de Conceitos Teóricos, Solfejos / Ritmo e Ditado Melódico. 01/02/2018 Início: 18h40 Término: 21h40 Salas: 01,02,03,04,06,09,11,14 e 16 Avaliação de Perfomance Musical e Canto Popular / Erudito.

02/02/2018 Início: 18h40 Término: 21h40

(4)

3.3.1. As salas descritas acima estarão especificadas nos murais da escola, de acordo com cada instrumento, no dia da prova.

3.3.2. O Pianista correpetidor, caso seja necessário será de responsabilidade do candidato.

3.4. Teatro:

Curso Prova Dia Horário Local

Técnico em Arte Dramática: Dissertação 01/02/2018 Início: 19h Término: 21h40 Sala 03 Construção Cênica 02/02/2018 Início: 19h Término: 21h40 Sala 01

Improvisação Teatral Sala 01

3.4.1. As Provas de Habilidade Específica, do Curso Técnico em Arte Dramática serão desenvolvidas, de acordo com seguintes orientações:

Construção Cênica: individual e duração máxima de 03 (três) minutos;

Improvisação Teatral: em duplas ou grupos e duração máxima de 03 (três) minutos.

3.4.2. Para a realização da prova de Construção Cênica, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente uma cena teatral, conforme orientações abaixo.

4. Materiais necessários para realização das provas

4.1. Nas provas teóricas e dissertativas, o candidato deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta cor preta;

4.1.2. Para a Prova do Curso Técnico em Artes Visuais - O candidato deverá trazer para a prova de Habilidade Específica 02 folhas de cartolina na cor branca dobrada ao meio, um lápis para desenho (sugestão 4B), uma borracha, 01 apontador, vários lápis de cor 01 canetinha hidrocor, 01 tubo de cola bastão pequeno, 01 tesoura pequena para recortes em papel, 03 revistas usadas, 01 trapinho de tecido ou malha de algodão, 01 sacolinha de

(5)

plástico para lixo, 1 caneta esferográfica preta. O ITEGO em Artes Basileu França não fornecerá nenhum tipo de material para realização da prova.

4.1.3. Para a prova prática do Curso Técnico em Dança/Bailarino Contemporâneo - O candidato deverá trazer a música no celular e a coreografia já montada para a apresentação da Coreografia Solo, com duração máxima de 1 minuto e 30 segundos;

4.1.4. Para a prova do Técnico em Instrumento Musical - O ITEGO em Artes Basileu França disponibilizará os seguintes instrumentos: Piano, Teclado, Contrabaixo Acústico, Bateria, e Percussão Erudita. Os Candidatos que necessitarem de outro instrumento, além dos citados, deverão solicitá-lo no ato da inscrição, preenchendo o Formulário de Solicitação de Instrumento, disponível na secretaria da escola. Bocais e Palhetas não serão disponibilizados. 4.1.5. O referencial bibliográfico das provas do Curso Técnico em Arte Dramática encontra-se disponibilizada, no anexo do presente Edital.

I - ARTES VISUAIS – PRODUÇÃO ARTÍSTICA, DESENHO E PINTURA

Objetivo do Curso: Atender a demanda do mercado de trabalho para atuar e formar pessoal e profissional nas diversas técnicas da modalidade de desenho e de pintura da área de Artes Visuais, e preparar sua inserção no mercado como sujeito produtivo pela expressão e comunicação estética através da produção autoral.

Perfil Profissional: O egresso no curso de Habilitação Profissional Técnico – produção artística em desenho e pintura possibilita a inserção do aluno no mundo do trabalho em centros culturais, teatros, galerias, oficinas e ateliers, feiras, comércio varejista, indústrias de pequeno e grande porte, escolas públicas e particulares, programas de TV e cinema, dentre outras

possibilidades.

(6)

• Eventos de cunho artístico: exposições, salões, concursos, feiras, oficinas de arte, museus e galerias de arte;

• Ações de cunho pedagógico: monitorias em exposições, workshops, oficinas de arte, congressos, seminários e docência;

• Criação de material promocional publicitário artístico – agências de publicidade e propaganda, Ilustradores, Arte finalista;

• Eventos de promoção social: decoração e ambientação de locais e adereços para festas sociais, políticas, familiares e espetáculo (cenografia);

• Espaços alternativos de interação social, lazer e cultura; • Prestador de Serviço (autônomo);

• Professores de desenho e pintura.

Grade Curricular: O aluno aprenderá História da Arte, técnicas de pintura, desenho e gravura em diversos suportes, ilustração científica, ética, legislação e produção cultural, curadoria e montagem de exposição, dentre outras disciplinas.

REFERÊNCIAS - TÉCNICAS EM ARTES VISUAIS

✓ PARRAMONT, J.M Fundamentos do desenho Artístico. São Paulo: ed. Martins Fontes, 2ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2007.

✓ PEDROSA, Israel. Da Cor a cor inexistente. Rio de Janeiro, RJ. Léo Christiano Ltda. 3ª edição, 1982.

II – DANÇA

Objetivo do Curso:

Institucionalização formal da formação do Técnico em Dança – Ballet Clássico ou Dança Contemporânea, para que o artista possa exercer seus talentos referentes à dança e exercer plenamente sua profissão.

(7)

Perfil Profissional:

O Profissional Técnico de Nível Médio em Dança – Ballet Clássico ou Dança Contemporânea estará suficientemente preparado para exercer atividades relativas à Dança, na execução prática, no ensino, na pesquisa e na ação social, dialogando com os mais variados campos da área artística podendo formar seu próprio percurso, trabalhar como auxiliar para níveis iniciais em dança, atuar em equipes de dança, trabalhar nas empresas da área artísticas específicas como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes, enfim, desenvolver atividades de bailarino, nas esferas públicas e/ou privadas, que sua formação lhe permite.

Mercado de Trabalho:

FORMAÇÃO CENÁRIO DE ATUAÇÃO

Habilitação Profissional Técnica de Nível médio em Dança – Ballet

Clássico ou Dança Contemporânea

• Grupos Profissionais e Amadores de Dança, • Escolas e Academias específicas de Dança • Concertos, shows e similares;

• Eventos de promoção turística: congressos, seminários, feiras e similares;

• Formação de projetos na área de dança para empresas e indústrias: oficinas, seminários, formações de grupos, apresentações;

• Eventos de cunho social, festas, batizados, aniversários, casamentos, formaturas e similares; • Eventos de cunho artístico-cultural: vernissage,

lançamento de livros e similares;

• Criação de material promocional (jingles) e/ou artístico para TV, vídeo, CD-ROM, teatro, balé e cinema);

(8)

Grade Curricular:

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM DANÇA – DANÇA CONTEMPORÂNEA

Práxis da Dança Moderna, História da Dança, Terminologia da Dança Clássica, Anatomia Aplicada à Dança, Desenvolvimento de Metodologias em Dança Contemporânea, Ética, Legislação e Produção Cultural, Práxis Coreográfica Contemporânea, Técnica Clássica p/ Dança Contemporânea II, Eficiência Física, TCC Trabalho de Conclusão de Curso – Montagem de Espetáculo.

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM DANÇA - BALLET CLÁSSICO

Técnica do Ballet Clássico, Laboratório e Prática de Repertório Clássico, Eficiência Física, Práxis da Dança Moderna e Contemporânea para Ballet Clássico, Anatomia Aplicada à Dança, Laboratório de Música, História da Dança, Terminologia do Ballet Clássico, Laboratório de Interpretação e Iluminação, Desenvolvimento de Metodologia da Dança Clássica, Ética, Legislação e Produção Cultural, TCC Trabalho de Conclusão de Curso – Montagem de Espetáculo.

II - TÉCNICO EM ARTE DRAMÁTICA

PROVA DE HABILIDADE ESPECIFICA CONSTRUÇÃO CÊNICA

Procedimentos do candidato para realização da prova

• O candidato deverá apresentar uma proposta de construção individual de cena e de personagem;

• A construção cênica do candidato deve contemplar uma proposta de criação de ações físicas e de uso criativo do espaço cênico;

(9)

• A prova de construção cênica terá duração mínima de dois minutos e máxima de três minutos;

• Não será autorizado tempo extra na sala de prova para a preparação do candidato; • O candidato poderá utilizar figurinos e adereços, desde que estes não requeiram tempo de preparação na sala de prova;

• A prova será realizada perante uma banca avaliadora formada por professores da área de Teatro do ITEGO em Artes Basileu França e por convidados, se necessário for.

Critérios de avaliação

• Articulação e expressão criativa do texto dramático;

• Noções de construção de personagem, a partir da bibliografia indicada;

• Articulação e expressão criativa na execução dos movimentos expressivos corporais; • Articulação e expressão criativa na aplicação dos recursos vocais;

Articulação e expressão criativa na relação de objetos cênicos; • Noções de percepção do espaço cênico.

PROVA DE HABILIDADE ESPECIFICA IMPROVISAÇÃO TEATRAL

Procedimentos do candidato para realização da prova

• O candidato deverá apresentar em dupla ou grupos (a ser formado (a) pela banca), um improviso teatral que explore suas capacidades expressivas, a partir das indicações propostas pela banca avaliadora no momento da prova;

• O tema da improvisação será apresentado ao candidato pela banca avaliadora no momento de realização da prova;

• A improvisação deverá ter duração mínima de dois minutos e máxima de três minutos; • Não será autorizado tempo extra para a preparação do candidato na sala de prova;

(10)

• Para a realização da prova recomenda-se aos candidatos o uso de roupas adequadas a realização de atividades físicas; Exemplo: calça, de ginástica, legg e bermuda;

• Não será permitido o uso de roupas jeans, saia e vestido;

• Não será permitido o uso de elementos cênicos trazidos pelo candidato;

• A prova será realizada perante uma banca avaliadora formada por professores da área de Teatro do ITEGO em Artes Basileu França e por convidados, se necessário for.

Critérios de avaliação

• Articulação e expressão criativa da proposta apresentada pela banca; • Noções de construção de personagem;

• Articulação e expressão criativa na execução dos movimentos expressivos corporais; • Articulação e expressão criativa na aplicação dos recursos vocais;

Articulação e expressão criativa na relação de objetos cênicos; Noções de percepção do espaço cênico.

DISSERTAÇÃO Procedimentos

• Elaboração de um texto dissertativo (com introdução, desenvolvimento e conclusão), abordando o trabalho interpretativo do ator e acerca dos conceitos da Arte Teatral. Dessa maneira, o candidato terá que articular, de forma clara e coesa, os conceitos teatrais presentes na bibliografia indicada neste Anexo, com a exposição de seus argumentos.

• Para a realização da prova, o candidato deverá portar caneta esferográfica de tinta preta ou azul;

• Não será permitida consulta a dicionários ou textos bibliográficos de qualquer natureza;

• O tempo máximo para a realização da prova será de três horas;

A prova será corrigida por uma banca avaliadora formada por professores da área de Teatro do ITEGO em Artes Basileu França.

(11)

REFERÊNCIAS

✓ AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009, p. 03 a 15.

✓ BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009, p. 21 a 37.

✓ PEIXOTO, Fernando. O Que é Teatro. São Paulo, Brasiliense, 2003.

Objetivos do Curso:

Interferir de forma efetiva no processo cultural e artístico do Estado de Goiás, dotando os interessados na área de teatro de cultura teórica e prática para o mister da interpretação teatral (ator/atriz), objetivando a melhoria significativa de nossa cultura artística.

Perfil Profissional:

O Profissional Técnico em Arte Dramática estará apto a atuar em espetáculos cênicos como ator/atriz produzidos para palcos italianos e demais espaços possíveis de sediar representações dramáticas. Será capaz de criar, recriar, interpretar e modificar signos teatrais a partir de seu corpo, de sua voz e de seus movimentos, reconhecendo, classificando, analisando e adaptando a escritura dramática, de acordo com seus registros genéricos, históricos e político/sociais. Será capaz ainda, de interpretar personagens, propor, produzir, executar e divulgar o produto de seu trabalho e de preservar, defender e observar normas legais e códigos éticos profissional.

Mercado de trabalho:

• Montagens teatrais, espetáculos para curtas e longas temporadas; • Atuação em filmes de longa e curta metragem;

• Atuação em vídeos;

• Atuação em comerciais para televisão e rádio;

• Recitais poéticos, shows humorísticos, festivais de poesia falada;

(12)

• Formação de projetos na área de teatro para empresas e indústrias: oficinas, seminários, formação de grupos e apresentações;

• Eventos de cunho social, trabalhos cênicos educativos para escolas e empresas; • Eventos de cunho artístico-cultural: vernissage, lançamento de livros e similares.

III - MÚSICA

OBJETIVOS DOS CURSOS:

Oferecer, por meio do curso Técnico em Instrumento Musical, uma formação cultural e profissional voltada para a cidadania e condizentes com as demandas sociais e do mercado de trabalho.

PERFIL PROFISSIONAL:

O Profissional Técnico de Nível Médio em Música deverá estar preparado, não apenas para uma formação puramente técnica, como também para uma gestão autônoma e consciente de sua carreira, com uma formação que permita desenvolver plenamente todas as suas potencialidades e transitar entre as diferentes propostas artísticas profissionais.

Deve estar apto para explorar as técnicas modernas, transcender seu espaço, entender que a arte está sendo de alguma forma substituída pela visão de produto/espetáculo.

Encontrar espaços para a multiplicidade de situações que despertem a sua curiosidade, a criatividade, a sensibilização e o empreendedorismo na área musical.

Utilizar-se das tecnologias como meio para a busca da criatividade e da originalidade, fazendo uso de softwares de gravação, editoração de partituras, de captação e de produção sonora.

Estar apto ao exercício profissional e desenvolver habilidades e competências que possibilite a continuação em outros níveis de ensino ao interpretar obras musicais

(13)

constituindo-se de caráter técnico, ético e autônomo como músico em apresentações públicas de diversos portes como Solista e Camerista.

MERCADO DE TRABALHO:

Em pesquisas verificou-se que a cidade de Goiânia e o estado de Goiás dispõem de um mercado formal e regular (orquestras, bandas de música, corais, grupos regionais de choro, estúdio de gravação e similares) e um mercado informal (casas noturnas, shows, bailes etc.).

O contínuo desenvolvimento da cidade de Goiânia e sua ampliação sociocultural favorecem a existência de uma considerável demanda de profissionais da área de artes, tornando-se um polo centralizador de produção cultural do Estado.

• PROVA TEÓRICA

Todos os candidatos deverão também fazer a prova teórica: Teoria Musical:

✓ Compassos Simples e Compostos (UT e UC);

✓ Escalas Maiores e menores (formas primitiva, harmônica e melódica); ✓ Intervalos Simples e Compostos;

✓ Inversão de intervalos simples;

✓ Acordes de 3 sons e de 4 sons (7ª. da Dominante, 7ª. da Sensível e 7ª. Diminuta); ✓ Modulação;

✓ Transposição;

Percepção Musical ✓ Solfejo a 1ª Vista

✓ Leitura Rímica a 1ª Vista ✓ Ditado Melódico

(14)

PERFORMANCE

Canto Erudito ✓ 1 ária antiga de livre escolha; ✓ 1 peça brasileira de livre escolha; ✓ 1 leitura à primeira vista

Canto Popular

✓ 1 Samba de Noel Rosa, Cartola ou Ary Barroso ✓ Olhos nos olhos de Chico Buarque

✓ 1 leitura à primeira vista

Contrabaixo Elétrico

✓ Escalas maiores, menor primitiva, menor hamônica e menor melódica.

✓ Escala Pentatônica

✓ Escolher uma entre essas três peças: Wave, Blue bossa, O Morro não tem vez.

Clarineta

✓ 1 escala Maior com 5alterações; ✓ 1 escala Menor com 5 alterações; ✓ 1 leitura à primeira vista;

✓ 1 peça de livre escolha Bateria

✓ 1 leitura a primeira vista de caixa clara ✓ Ritmo: samba, baião e rock

Flauta doce

✓ Escalas maiores com arpejo

✓ 1 Mov. de Sonata Barroca a escolha do candidato ✓ 1 peça livre escolha

Flauta Transversal

✓ Escalas Maiores e menores com até 4 alterações ✓ 1 Estudo Op. 33 Koehler

✓ 1 Peça livre escolha

Guitarra

✓ Escalas maiores, menor primitiva, menor hamônica e menor melódica.

✓ Escala Pentatônica ✓ Uma peça livre escolha

✓ Peça de repertório blue bossa: melodia, harmonia e improvisação

Piano para Ballet Clássico

✓ 1 leitura à pereira vista; ✓ 1 Czerny;

✓ 23 peças fáceis de Bach;

✓ 1 escala Maior e Menor acima de 2 alterações e com arpejos

✓ 1 Peça de livre escolha Piano

Erudito

✓ 1 mov. de Sonata para Piano (livre escolha); ✓ 1 estudo de Cremer ou Czerny (Vol. III); ✓ 1 leitura a 1ª vista;

✓ 1 peça de livre escolha.

Percussão Erudita

✓ Leitura a primeira vista de xilofone ✓ 1 peça de caixa clara de livre

escolha

✓ 1 peça para tímpano de livre escolha

(15)

✓ Duas peças de estilos contrastantes

✓ Estudo do método: RUBANK ADVANCED VOL.1 Pág. 16

Teclado

✓ Escala de Si M e Lab Maior, movimento direto, contrário e arpejos, duas oitavas.

✓ Campo Harmônico de Si M e Lab M com inversões, uma oitava.

✓ Uma peça livre escolha cifrada (levar via para banca)

✓ 1 leitura a primeira vista que será dada no momento da prova

✓ Escolher um estudo do livro Blues Hanon entre os números 1 ao 10

Trompete

✓ 1 peça de livre escolha do repertorio próprio para trompete;

✓ 1 Escala maior de 1 a 5 alterações; ✓ 1 leitura a primeira vista.

✓ 1 Estudo do método para trompete Concone

Trompa

✓ Duas escalas maiores com suas respectivas relativas menores no modo harmônico em duas oitavas, à escolha da banca;

✓ Escala cromática dentro de três oitavas, à escolha do candidato;

✓ Um movimento de concerto solo escrito originalmente para trompa;

✓ Leitura a primeira vista que será dada pela banca no ato da prova

Trombone

✓ Todas as escalas Maiores e Menores ✓ 1 peça livre escolha;

✓ 1 leitura à primeira vista;

Tuba / Euphonium

✓ 1 Peça de livre escolha; ✓ 1 Leitura à primeira vista.

✓ Todas as escalas menores e maiores

Violão Erudito

✓ Uma peça original para violão; ✓ Uma peça livre escolha; ✓ Uma leitura à primeira vista;

✓ 3ª a 5ª formula de arpejo do livro: Técnica da mão direita (H.PINTO)

Violão Popular

✓ 1 peça de livre escolha ✓ 1 leitura a 1ª. vista

✓ Acordes maiores. Menores e de 7ª. da Dominante ✓ Escala de Sol Maior – 2 oitavas

Referências

Documentos relacionados

Art.7º. Considera-se Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito do Instituto de Educação Superior de Boituva, o órgão responsável pelo conjunto

Desta forma o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de dois protocolos de aquecimento, um realizado através de exercícios dinâmicos e um por meio de um jogo de

A teoria da perda de uma chance (perte dune chance) visa à responsabilização do agente causador não de um dano emergente, tampouco de lucros cessantes, mas de

MINUTA DE EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO OBJETIVANDO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS CONTRATADOS SOB O REGIME DE EMPREITADA POR PREÇOS UNITÁRIOS. artigo 8°,

A representação da resistência à drenagem da suspensão em função da densidade da folha (figura 7), mostra que a drenabilidade é menor para a suspensão das fibras de maior

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

Em cumprimento à legislação, a CETESB consultou o ICMBio sobre a implantação da LT 500 kV ARA-TAU, que determinou uma série de condicionantes, entre elas: “apresentar ao ICMBio,

As sementes foram avaliadas quanto ao peso de mil sementes, germinação e vigor (pri- meira contagem de germinação; emergência de plântulas; índice de velocidade de emergência;