• Nenhum resultado encontrado

TABLOIDE OP Frades continuam hospitalizados. 2. Mosteiro dominicano recebe visita da presidente da Federação. ANO XXI 21 de fevereiro de 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TABLOIDE OP Frades continuam hospitalizados. 2. Mosteiro dominicano recebe visita da presidente da Federação. ANO XXI 21 de fevereiro de 2019"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

TABLOIDE OP 681

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL ANO XXI – 21 de fevereiro de 2019

tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br

1.

Frades continuam hospitalizados

Os freis Casemiro Witasiak e Fernando de Brito continuam hospitalizados em Goiânia. Casemiro, na UTI do Hospital Samaritano, desde o último dia11. Seu estado de saúde, conforme o boletim médico da manhã de hoje é “regular, com nível de consciência confuso “.

Já Fernando, que teve sua internação no Hospital São Francisco, há 4 dias e, também conforme boletim médico da manhã de hoje, “a crise da tosse se agravou no período da noite e de madrugada”. Fará outros exames ainda hoje.

2.

Mosteiro dominicano recebe visita da presidente da Federação

Desde o último domingo, permanecendo por uma semana, estão convivendo com as Irmãs dominicanas do Mosteiro Cristo Rei, em São Roque, as monjas Alejandra del Sagrado Coração de Jesus e Maggie del Sagrado Coração de Jesus, respectivamente presidente e secretária da Federação de Mosteiros dominicanos Nossa Senhora do Rosário, entidade da qual a comunidade das monjas dominicanas do Brasil, recentemente passou a integrar. Essa entidade, cuja sede é em Lima, Peru, é composta atualmente de 92 religiosas, distribuídas em 8 mosteiros; 6 no Peru, 1 na Bolívia e, agora, 1 no Brasil.

A inclusão do Mosteiro brasileiro a essa federação é fruto de um longo processo vivido, ao longo dos últimos anos. Irmã Lucila Duran, atual priora em São Roque, recentemente foi eleita membro do Conselho dessa Federação, por um mandato de seis anos.

Acompanhou as religiosas peruanas, nos dois primeiros dias da visita ao Mosteiro, o frade dominicano e ex provincial do Peru, Juan José Salaverry, assistente dessa Federação, nomeado pelo Vaticano.

(2)

2

TABLOIDE OP

681

Frei José Fernandes, se reuniu com Frei Juan, na noite da última terça feira, no Convento dominicano das Perdizes e, com Frei José Almy – delegado do provincial junto às monjas do Brasil – esteve no Mosteiro em São Roque, na quarta feira, ocasião que se reuniram com Alejandra e Maggie e, logo após, com toda a comunidade das monjas. De acordo com o provincial, “esses encontros objetivaram aprofundar o sentido, as implicações e as esperanças advindas desse novo passo dado por essas irmãs dominicanas”.

3.

CIDALC-Cone Sul retomará encontros de estudantes

Na caminhada dos frades dominicanos estudantes dos países do cone sul existe uma tradição de encontros periódicos de troca de experiências, estudo temático e entrosamento entre frades, além geografia e além entidade dominicana. Por diversas razões essa prática não estava acontecendo há algum tempo.

Estando reunidos recentemente, por ocasião da Assembleia da CIDALC, os provinciais da Argentina e Brasil e os vigários provinciais do Chile e do Paraguai e Uruguai decidiram retomar os encontros de estudantes, acreditando ser de relevante importância e, para isso, acordaram que o próximo Encontro será no início de julho de 2020, com participação dos estudantes de teologia dessas 4 entidades, os respectivos formadores e regentes de estudo. Pela Província brasileira, Frei André Boccato, na condição de regente de estudos, fará parte da equipe responsável por essa atividade.

4.

Provincial visita estudantado

Frei José Fernandes realizou uma visita fraterna ao Convento Nossa Senhora Aparecida nos dias 11 e 12 de fevereiro. Durante a convivência, o provincial presidiu a Eucaristia, no dia 11, celebrando a abertura do ano acadêmico. Além dos frades, participaram da celebração, algumas vizinhas que se mostram felizes e disponíveis para contribuir com as relações entre os frades e a comunidade local.

(3)

3

TABLOIDE OP

681

O convento de Belo Horizonte conta com vinte frades, dos quais sete cursam os estudos de filosofia e sete os estudos de teologia na Faculdade dos Jesuítas – FAJE. As aulas iniciaram no último dia 4. Na primeira tarde da visita, Frei José Fernandes conversou com os estudantes ouvindo sobre as primeiras impressões em relação à Faculdade e ao Convento. Os estudantes fizeram uma boa avaliação da instituição de ensino e observações sobre ajustes na estrutura do convento. Além desse encontro, o provincial manteve conversa individual com os frades de votos solenes, além de uma visita ao Escritório de Contabilidade da Província.

5.

Coordenação Dominicana se reúne

A coordenação da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil reuniu-se, em Goiânia, no último dia 9.

Com a participação de toda a equipe, os participantes, após fazerem uma análise da atual conjuntura, revisaram as atividades previstas por cada uma das sete bandeiras estabelecidas para o triênio 2018-2020.

O destaque fica por conta de algumas iniciativas relacionadas à celebração dos 30 anos de vida dessa Comissão, que terá seu Encontro anual entre os dias 1° e 3 de novembro próximo.

6.

Frei André Tavares assume novas tarefas

Recém-chegado de Paris, onde permaneceu por três anos e meio, fazendo o seu doutorado em teologia, Frei André acaba de assumir dupla missão junto ao processo de formação com os jovens estudantes: vice regente de estudos e moderador do Centro de Estudos Institucionais da Província – CEI.

(4)

4

TABLOIDE OP

681

7.

Frei Claudemir assume missão em São Paulo

Na missa dominical do último dia 3, na Igreja da Sagrada Família, em São Paulo, Frei Claudemir Rodrigues da Silva foi apresentado à comunidade paroquial por Dom José Roberto Palau, bispo auxiliar da Região Ipiranga, na condição de novo pároco daquela Paróquia.

O bispo deu as boas-vindas ao novo pároco e a Frei Luis Carlos que, juntamente com Frei André Boccato, será vigário paroquial daquela comunidade.

Frei Ronivalder Biancão, representando o provincial que estava em viagem fora do Brasil, dirigiu-se especialmente a Frei Claudemir e à comunidade paroquial, com uma mensagem de incentivo e votos de que sejam felizes, reafirmando o compromisso da Ordem Dominicana, através daquela Comunidade conventual, de cuidar dessa parcela do Povo de Deus, confiada aos frades há várias décadas.

8.

Três outros frades estão com apresentações marcadas

Frei Edvaldo Antônio dos Santos, ex provincial e atual pároco na Paróquia São Judas Tadeu, tem sua apresentação na condição de novo pároco junto à comunidade da Paróquia São Sebastião, em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, prevista para as 18 horas do dia 23 de março e Frei Edmilson, que deixou recentemente o pastoreio dessa Paróquia, será apresentado, também como pároco, junto à comunidade paroquial de Santo Antônio, em Curitiba, no próximo dia 2, às 16 horas.

Já, Frei Paulo Cantanheide, atual prior conventual em Goiânia, celebrará sua apresentação, igualmente com a missão de pároco junto à Paróquia São Judas Tadeu, às 19 h do dia 24 de março.

9.

Província dá novo destino ao Prédio Vergueiro

Dando cumprimento à decisão do último Capítulo provincial dos frades dominicanos do Brasil, deliberação essa expressa através do número 112 das Atas Capitulares, os frades – através do Instituto Impulsionador da Instrução – assinaram, no mês de janeiro último um contrato de comodato com a Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF e o Centro de Estudos Brasil Popular – CEBP – com prazo de validade de 10 anos.

(5)

5

TABLOIDE OP

681

O contrato que prevê o uso do prédio, até poucos anos, utilizado pela Escola Dominicana de Teologia – EDT – e das duas casas anexas visa atividades educacionais e culturais, especialmente com juventudes pobres das periferias da região metropolitana de São Paulo, promovidas e coordenadas pelo Levante Popular da Juventude. Algumas atividades já iniciaram.

Essa deliberação, aprovada pelo Conselho da Província, é resultado de uma série de reuniões e estudos de possibilidades, ao longo do ano passado. Participaram dos diálogos e negociações, em nome da Província, os seguintes frades: José Fernandes, Márcio Couto, João Xerri e Cristiano.

O provincial – que participa de um chamado “Conselho Superior”, responsável pela efetivação do Projeto Político-pedagógico a ser, aos poucos, implementado naquele espaço – ressalta que, “com o novo uso daquele espaço, continuam garantidas à Comunidade Cristo Operário, todas as dependências, até então utilizadas por ela, o mesmo acontecendo com o Movimento Juvenil Dominicano – MJD”. Ele ainda acrescenta: “sinto-me bastante encorajado com a perspectiva desse novo projeto, especialmente junto à juventude, sobretudo tendo em vista que se trata de um investimento junto a uma parcela da população empobrecida da grande São Paulo, que se encontra – segundo levantamento apresentado pelo Levante Popular da Juventude – totalmente carente de possibilidades de formação cultural, educacional e profissional, numa visão transformadora da sociedade”.

10.

Mais uma jovem do MJD se interessa pela região norte do Brasil

No dia 19 de janeiro, agentes da Comissão Pastoral da Terra de Xinguara, e membros da Família Dominicana visitaram o Acampamento Frei Henri de Roziers, localizado no município de Curionópolis, PA.

O local abriga uma capela onde foram depositadas as cinzas de Frei Henri, conforme seu desejo manifestado em vida: “...Eu sonho que quando eu esteja morto, seja enterrado no meio deles, no ‘meu acampamento’, e que as crianças possam dizer: Este é o túmulo daquele Frei Henri que lutava conosco pelo nosso direito à terra”, frase essa inscrita na parede da capela.

“Os camponeses e moradores locais relembraram com muito carinho e partilharam conosco alguns momentos vividos com Frei Henri ao longo de sua trajetória e sua memória continua viva na luta diária dos trabalhadores”, relata Leidiane Harue, jovem advogada, residente em Curitiba e membro do Movimento Juvenil Dominicano – MJD e da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, que visitou a região sul do Pará, por duas semanas, em janeiro último.

(6)

6

TABLOIDE OP

681

11.

Sínodo é tema de estudos de frades

Os frades da Comunidade Frei Tito, de Aragominas, de acordo com Frei Marcos Belei, “dentro da dinâmica de dedicar tempo ao estudo comunitário, aprofundaram na manhã do último dia 19, o documento preparatório ao Sínodo da Amazônia, que se realizará em outubro de 2019. O título do documento é ‘Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral’. O Sínodo está sendo vivenciado em toda a Amazônia e em particular na nossa região, a Norte, com muita esperança e expectativa de um maior comprometimento com uma evangelização que priorize a população esquecida e marginalizada, o cuidado integral com a Criação – Casa Comum – e abertura para se conferir ministérios para as mulheres e leigos”.

12.

Biblioteca volta para Perdizes

Frei Márcio Couto, diretor da Biblioteca Padre Lebret informa que “terminou ontem, a transferência dessa biblioteca. Está retornando, do Vergueiro para o Convento Santo Alberto Magno, à Rua Atibaia, 420, Perdizes, na cidade de São Paulo”. Ainda de acordo com o frade, “calcula-se que a biblioteca possua mais de dois mil títulos de periódicos, 120.000 volumes em livros, jornais e folhetos. Há 40.000 títulos já classificados e que podem ser acessados pelo sistema PHL

http://dominicanos.phlnet.com.br. Livros de duas outras bibliotecas – Belo Horizonte

e Sagrada Família – também podem ser consultados no mesmo sistema. A Biblioteca Padre Lebret conta com uma bibliotecária, Joseane (tel. 38 64 08 44, ramal 202; e-mail: joseanest@hotmail.com”.

(7)

7

TABLOIDE OP

681

13.

Família Dominicana presente em Encontro Nacional da Rede de

Comissões de Justiça e Paz

Inicia amanhã e vai até o próximo domingo, o 15º Encontro Nacional da Rede de Comissões diocesanas e Congregações religiosas, em Brasília, DF. Com a previsão de umas 85 pessoas, o evento partirá de uma análise da conjuntura atual, identificando inclusive as reais forças vivias da sociedade civil e da Igreja Católica e traçarão alguns eixos de atuação missionária, na perspectiva da profecia.

Esse Encontro é promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB e pela Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB. Frei José Fernandes que, por enquanto, é membro dessas duas entidades, participa do Encontro. A Família Dominicana estará representada também por Irmã Tina, ex promotora geral de Justiça e Paz dessa família religiosa e atualmente missionária no interior do Acre.

14.

Festejam seus aniversários em março os seguintes frades

03 - fr. Bruno Palma

05 - fr. André Luiz Boccato de Almeida 18 - fr. Luiz Carlos da Silva

21 - fr. Pedro Paulo de Oliveira Lisboa 22 - fr. Helton Barbosa Damiani

29 - fr. Xavier Plassat

15.

Provincial divulga a previsão de sua agenda para o próximo mês

➢ 01 a 08: Goiânia, GO. ➢ 09 e 10: São Paulo, SP. ➢ 11: São Roque, SP. ➢ 12: São Paulo, SP. ➢ 13 a 15: Uberaba, MG. ➢ 16 e 17: Goiânia, GO. ➢ 18 a 31: Roma.

Referências

Documentos relacionados

O desafio é ampliado pela necessidade de compreensão do significado jurídico de convívio entre empreendimentos privados e públicos, uma vez que o texto legal

Para comparação com os resultados numéricos de resistência e rigidez das ligações, foram confeccionados corpos de prova com madeira de Eucalipto urograndis (feitos em

O fato é que existe uma complexidade na avalição do real comportamento dinâmico de estruturas e equipamentos e ainda há necessidade de integrar outros

    O paradoxo dos gêmeos Início Fim Virada tempo Gêmeo 1 Gêmeo 2

Perrault, Grimm e Miranda são versões em que se pode ouvir essa voz de comando do discurso pedagógico explícito através do discurso da Mãe, do discurso do Lobo e do discurso

AGU, AJUFE, AMPCON, ANPR, ATRICON, BB, BCB, CADE, CAIXA, CGU, CJF, CNPG, COAF, CONACI, MDIC, MPCRS, MPF, MPRJ, MPSP, PGFN, REDE NACIONAL DE CONTROLE, RFB,

 Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação

Os dados referentes aos aperfeiçoandos regularmente matriculados serão encaminhados ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e os mesmos serão considerados aptos