• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 1ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. Analise a descrição dos modelos atômicos apresentada a seguir. Apenas um modelo apresenta discordância do conceito dado pelo cientista. Identifique esse modelo e indique o que está errado em relação à sua apresentação.

1. O Modelo atômico de Dalton: Dalton descrevia a matéria a partir de algumas hipóteses: tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; os átomos são indivisíveis e indestrutíveis, e existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza. 2. O Modelo de Thomson: o átomo era uma esfera de

eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a ideia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível.

3. Modelo atômico de Rutherford: o átomo ocuparia um volume esférico e possuía um núcleo, o qual possuía a maior parte da massa do átomo, bem como teria uma carga positiva. A região externa ao núcleo estaria ocupada pelos elétrons em movimento em torno deste núcleo.

4. Modelo atômico de Bohr: os elétrons giram em torno do núcleo de forma circular e com diferentes níveis de energia, chamados por Bohr de orbital atômico (OA). Nestes OA, os elétrons apresentariam energias constantes. Os elétrons saltam para orbitais de mais alta energia, retornando ao seu estado fundamental, após a devolução da energia recebida, emitindo um fóton de luz equivalente.

5. Modelo atômico “moderno”: O modelo atômico atual é um modelo matemático-probabilístico embasado, fundamentalmente, nos princípios da Incerteza de Heisenberg e no da Dualidade partícula-onda de Louis de Broglie. Além disto, Erwin Schröndinger (1887 - 1961) a partir destes dois princípios criou o conceito de Orbital (regiões de probabilidade).

02. O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partículas sai do cátodo, passa através de um orifício no ânodo e sofre a influência das placas metálicas A e B.

De acordo com esse esquema, em que condições o feixe das partículas se aproxima da placa A?

03. Em 1911, Rutherford e colaboradores realizaram o experimento mostrado na figura abaixo:

i – a maioria das partículas , sem sofrer algum desvio, atravessaram livremente a lâmina, produzindo cintilações na chapa fluorescente. ii – ocasionalmente, porém, algumas partículas  eram desviadas de sua trajetória, ao atravessarem a lâmina, produzindo cintilações em pontos afastados da região de incidência da grande maioria das demais partículas .

iii – muito raramente, algumas partículas  eram refletidas ao incidir sobre a lâmina de ouro.

CARVALHO, Geraldo Camargo de. Química moderna. São Paulo: Scipione, 1997 p. 15. (Adaptado).

Sabendo que as partículas  são carregadas positivamente e de acordo com o contexto e as informações apresentadas na figura:

a) comente como as observações colhidas no experimento contribuíram para Rutherford propor o seu modelo atômico.

b) comente a falha do modelo de Rutherford, segundo a física clássica, e como Bohr aprimorou esse modelo.

(2)

04. A primitiva noção de átomo surge na Grécia antiga, a partir de Demócrito, Leucipo e Epicuro; avança até o século XX enriquecida com outras ideias que ajudaram a desenhar o modelo atômico atual. Na Coluna I, a seguir, estão listadas algumas contribuições para que se chegasse ao modelo atual de átomo e na Coluna II, os nomes de seus autores.

Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando cada contribuição a seu autor.

Coluna I

1. Descoberta do elétron

2. Descoberta do núcleo e da eletrosfera 3. Descoberta dos níveis de energia dos átomos 4. Princípio da incerteza

5. Regra da máxima multiplicidade Coluna II ( ) Rutherford ( ) Thomson ( ) Hund ( ) Bohr ( ) Heisenberg

05. Com base nas teorias atômicas de Dalton e Bohr, responda às questões apresentadas a seguir.

a) A teoria atômica de John Dalton foi publicada em 1804. Duas ideias importantes expressas nessa teoria estão listadas a seguir. De que maneira o atual entendimento da teoria atômica difere de cada uma dessas duas ideias?

a. Toda a matéria é composta de partículas minúsculas e indivísiveis, chamadas átomos.

b. Átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos.

b) Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr propôs uma teoria para explicar o espectro de emissão do hidrogênio. Essa teoria postulava que: · o elétron no átomo de hidrogênio girava em torno do núcleo em órbitas fixas.

· cada órbita representava um estado fixo de energia.

· órbitas mais próximas do núcleo tinham menor energia que as órbitas mais afastadas.

De modo geral, como a atual compreensão da estrutura eletrônica dos átomos difere daquela proposta por Bohr para o átomo de hidrogênio?

06. O carbono é um elemento químico sólido à temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas, entre as quais, grafite e diamante. Esse elemento é o pilar básico da química orgânica, fazendo parte de todos os seres vivos. As principais propriedades dos dois alótropos mencionados no texto estão organizadas na tabela abaixo. Use-a, juntamente com a figurUse-a, para responder aos itens subsequentes.

pressões altas em exceto Infusível, K 4600 : fusão de Ponto dos translúci Cristais opacos Cristais cm g 3,5 a igual Densidade cm g 2,2 a igual Densidade Mohs de escala na dureza Máxima eficiência alta de seco te Lubrifican Isolante de eletricida de condutor Bom Diamante Grafite 3 – 3 – 

a) Explique por que grafite e diamante se comportam de forma diferente em relação ao fenômeno de fusão.

b) Explique o fato de um deles ser isolante e o outro, um bom condutor de eletricidade.

(3)

07. Em um laboratório de química, um estudante separou em frascos semelhantes três solventes que utilizaria em seu experimento. Entretanto, esqueceu de rotular esses frascos no momento da coleta e, posteriormente, não tinha certeza a respeito do componente de cada um deles. Mas, conhecendo a densidade de cada um dos líquidos, para sanar sua dúvida, efetuou o seguinte experimento. Adicionou 3 mL de cada solvente em tubos de ensaios separados e posteriormente adicionou 1 mL de água. A análise dos resultados permitiu a identificação inequívoca dos componentes presentes em cada frasco. Os resultados observados para cada tubo de ensaio e a tabela com as respectivas densidades dos líquidos estão mostrados na figura e na tabela abaixo:

5 , 1 HCCl 7 , 0 Gasolina 8 , 0 OH CH CH 0 , 1 O H ) (g.m L C º 25 a Densidade Líquido 3 2 3 2 1 

A partir das informações acima, responda ao que se pede.

a) Determine as substâncias presentes em cada um dos tubos, justificando em seguida o motivo de sua escolha.

b) Comente a validade da seguinte afirmativa: “Todos os líquidos indicados na tabela acima são exemplos de substâncias puras”.

08. O gráfico a seguir representa a curva de aquecimento de uma substância à pressão constante de 1 atm.

Pede-se.

a) Quais são os estados físicos dessa substância indicados pelas letras A, C e E?

b) Explique o fenômeno que ocorre na região indicada pela letra D.

c) Qual é o ponto de ebulição dessa substância em ºC?

d) Qual é o intervalo de temperatura em ºC, no qual estará o ponto de fusão dessa substância?

09. Utilizando-se dos conhecimentos da Química, analise as situações cotidianas descritas, a seguir, e responda às proposições.

I. “Um automóvel em movimento” II. “Uma parede sendo pintada com cal”

III. “Uma pessoa preparando um refresco artificial a partir do pó” a) Identifique um fenômeno químico ou um fenômeno físico em cada uma das situações.

b) Identifique uma situação em que ocorre um fenômeno reversível e outra em que ocorre um irreversível. Justifique a sua resposta.

(4)

10. Depois das 19 horas, os convidados começaram a chegar. Dina os recepcionava no bar, onde havia dois baldes: um deles com gelo e o outro com gelo seco. Dina bradava aos quatro cantos: “Isso faz a festa tornar-se

mais química, já que esses sólidos serão usados para resfriar as bebidas!”

Para cada bebida, Estrondosa escolhia o sólido mais apropriado. Curiosamente alguém pediu duas doses iguais de uísque, uma com gelo e outra com gelo seco, mas colocou os copos em uma mesa e não consumiu as bebidas. Passado um certo tempo, um colega de faculdade resolveu verificar se Dina ainda era a “sabichona” de antigamente, e foi logo perguntando:

a) “Esses sólidos, quando colocados nas bebidas, sofrem transformações. Que nomes são dados para essas duas transformações? E por que essas transformações fazem com que as bebidas se resfriem?”

b) “Dina, veja essas figuras e pense naqueles dois copos de uísque que nosso amigo não bebeu. Qual copo, da situação inicial, corresponde ao copo d da situação final? Em algum dos copos, a concentração final de álcool ficou diferente da concentração inicial? Por quê?”

Obs: considerar a figura para responder ao tem b.

11. A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico. Este espaço é constituído por dois elementos distintos: a paisagem e a sociedade. Explique-os: a) Paisagem ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Sociedade ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 12. Explique: a) Espaço absoluto b) Espaço relativo ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 13. Explique a teoria do Determinismo geográfico.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 14. A teoria determinista de Ratzel foi a base de políticas importantes da Europa no século XIX, como por exemplo, o neocolonialismo. Explique a relação. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 15. Segundo Karl Marx o ser humano é o único ser capaz de realizar o trabalho por possuir dois elementos específicos. Explique-os:

a) Capacidades naturais ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Capacidades sociais ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 16. Defina trabalho e explique como através do trabalho o ser humano modifica o espaço habitado e modifica a si mesmo.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 17. Defina MODO DE PRODUÇÃO e explique os elementos que o compõe: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 18. Explique o fundamento do modo de produção capitalista conhecido como ECONOMIA DE MERCADO.

(5)

19. Considerando que a sociedade capitalista é dividida em classes, explique: a) Burguesia ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Proletariado ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 20. Explique o que a propriedade dos meios de produção.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

Os rendimentos e gastos financeiros para todos os instrumentos financeiros, excepto aqueles classificados como mantidos para negociação ou todas outras variações do justo valor

5.4 Para candidatos ao doutorado, na análise do projeto de pesquisa, a nota classificatória será de 0 a 10 (dez), que será avaliada segundo critérios estabelecidos neste edital

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos

Esse trabalho trata da atuação da Mestra Joana no Grupo de maracatu de baque virado Baque Mulher na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife/PE só com

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos

Entre medicina e ciência, a Ayurveda é sobretudo uma arte de viver, uma filosofia de vida baseada no equilíbrio e no bem-estar do corpo através do espírito. Já rica numa gama de

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a