• Nenhum resultado encontrado

Segunda Guerra Mundial ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segunda Guerra Mundial ( )"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Segunda Guerra Mundial (1939-45)

1) A Segunda Guerra Mundial foi, metaforicamente, um prolongamento da Primeira, pois diversos motivos que detonaram as guerras eram os mesmos.

A Segunda Guerra foi importante para a história do século XX, pois deu o tom que o século teria - beligerante (bélico).

2) Fatores preponderantes a Guerra: A) Imperialismo e nacionalismos

B) Escalada dos fascismos pela Europa C) Efeitos da Crise de 1929

D) Consolidação e expansão do modelo socialista soviético

E) Medo pelas populações dos avanços das extremas direita e esquerda F) Desejo dos EUA e do Japão em conquistarem regiões do Pacífico G) Corrida armamentista

3) Escalada dos fascismos

A) 1932: Revolução portuguesa, que consolida o Salazarismo no país

B) 1936-39: Guerra civil espanhola, que consolidou o Franquismo no país e ficou conhecida como "Laboratório químico de Hitler"

C) 1937: A Itália conquista a Albânia

D) 1938: Alemanha convoca a Conferência de Munique e invade a Tchecoslováquia E) 1938: Alemanha conquista a Áustria

F) 1939: Alemanha e a União Soviética assinam o Pacto de Não Agressão e a Alemanha invade a Polônia. A invasão à Polônia foi o estopim à Segunda Guerra Mundial

4) Fases da Guerra:

A) 1939-42: expansão do Eixo B) 1942-43: contenção do Eixo C) 1944-45: derrota do Eixo

Imperialismo não foi resolvido depois da Primeira Guerra. As feridas continuaram abertas. Os nacionalismos continuaram de pé. Além disso, os tratados impostos aos perdedores foram preponderantes a guerra. Alemanha foi muito prejudicada pelo Tratado de

Versalhes. Eles (os perdedores) perderam territórios, que viram nascer novos países na Europa Oriental ("Leste Europeu"). Não houve nenhum critério para divisão dos territórios, não se respeitou as etnias existentes. Por isso, muitos países eram compostos por

diversas etnias. A divisão foi feita por interesses econômicos.

Corrida armamentista: mesma estrutura que ocorreu antes da Primeira Guerra. O embrionário dos fascismos é antigo. Por exemplo, o embrião do nazismo vem do século XIX, com o pan-germanismo. Os fascismos no poder e suas escaladas ocorreram de maneira rápida. Quanto maior o avanço dos fascismos maior era o medo das populações, bem como era com o socialismo soviético.

1932: estoura uma revolução em Portugal. Ela coloca Salazar no poder, que era

claramente fascista, apesar de nunca ter admitido. Governo dele, o chamado Salazarismo, é uma adaptação do fascismo italiano em Portugal.

Portugal elegeu um governo de tendência socialista, então a direita não aceitou e financia Salazar. Então ele sobe ao poder por um golpe. A esquerda não aceita isso, então começa uma revolução, que tem como vencedor a extrema direita. Foi uma ditadura que durou 40

(2)

anos. Veio até os anos 70. Toda ditadura gera atraso (comportamental, cultural, econômico). Por isso, Portugal ficou numa crise imensa.

Em 36 estoura a revolução espanhola, também conhecida como Guerra Civil Espanhola. Na Espanha, como em Portugal, um governo socialista sobe ao poder, mas a extrema direita não aceita e dá um golpe, com General Franco subindo ao poder. A extrema-esquerda, que havia vencido de forma lícita, entra em conflito e causa uma revolução. A Alemanha luta ao lado de Franco, testando todo seu armamento novo na Guerra Civil Espanhola. Alguns milhões de espanhóis foram mortos. Na hora que a Guerra Civil

Espanhola estoura, as potências vêem o tanto que eles tinham deixado o nazismo crescer. Essas potências que, deixaram o nazismo crescer para fazer frente ao Socialismo, tiveram que se unir com a URSS para acabar com o nazismo.

A Guerra Civil Espanhola foi gravíssima porque contou com apoio da Alemanha e da Itália. Os movimentos étnicos (dentro da Espanha) durante a guerra foram relativamente fortes. De um lado os franquistas (os neofascistas - extrema-direita) e do outro lado todos os que eram contra Franco (esquerda e também alguns de direita; ou seja, maioria de esquerda). O grupo contra Franco foi apoiado pelos soviéticos. Saíram pessoas do mundo inteiro para lutarem a favor dos socialistas. Por isso, os que foram contra Franco ficaram conhecidos como Brigadas Internacionais. Ou seja, a Guerra Civil Espanhola foi basicamente uma mini Segunda Guerra Mundial.

Os socialistas se utilizaram muito de guerrilhas. É basicamente a formação de uma tropa clandestina, sem dinheiro, e que por isso rouba muito.

Os franquistas ganharam a guerra.

A conquista da Albânia pela Itália em 1937 representa uma entrada na região balcânica, uma saída para a Ásia.

Renânia-> região que engloba Alemanha e República Tcheca

Conferência de Munique -> Alemanha fez um pedido formal para ter de volta a Renânia. E se não a tivesse, ela invadiria a Tchecoslováquia.

Mesmo com o acordo com os outros países, ele invade a Tchecoslováquia no mesmo ano (1938). Nesse mesmo ano Hitler invade a Áustria (foi considerada uma anexação). Uma parte das tropas austríacas apoiava o nazismo e outra parte da tropas era contra. Foi considerada uma anexação porque tropas austríacas favoráveis a Hitler ajudaram os alemães a entrarem.

Gdańsk -> cidade polonesa com um sistema portuário que era muito importante para a Europa. Como ambos temiam a si, URSS e Alemanha entram em acordo que nenhum dos dois invadiriam a Polônia. E que, numa guerra, a Polônia seria dividida ao meio para os dois. É o chamado pacto de Não Agressão (pacto nazi-soviético). Foi firmado em 1939. Incorformado por não ter Gdańsk, Hitler invade a Polônia. Foi o estopim para a Segunda Guerra Mundial. Assim como foi o assassinato de Francisco Ferdinando para a Primeira Guerra.

1 de setembro de 1939 -> data da invasão à Polônia.

Eixo -> é estabelecido em 1940; Eixo Berlim, Roma, Tóquio; ou seja, Alemanha, Itália e Japão.

Japão está nisso porque queria o Pacífico e temia o avanço norte-americano. A Monarquia japonesa era muito autoritária, era próxima da concepção fascista.

Eles firmaram o compromisso de combater o avanço do socialismo soviético (pacto anti komintern).

Aliados que compõem a aliança contrária ao Eixo não se formam antes da guerra. Se fortalecem ao longo da guerra. Tinha uma rivalidade econômica clássica entre Inglaterra e Alemanha. Inglaterra e EUA eram aliados históricos. URSS era inimiga da Alemanha.

(3)

Inglaterra e Rússia estavam juntas contra a Alemanha (aproximação pragmática). Os dois países tinham um inimigo em comum. Os EUA só entram na aliança só no final de 1941. Os aliados tinham apoio de muitos países do mundo, direta ou indiretamente.

Segunda Guerra Mundial está dividida, à grosso modo, em 2 fases: na Europa (Inglaterra e URSS x Alemanha e Itália) e no oriente (USA x Japão). Apesar disso, uma quantidade imensa de soldados norte-americanos foram à Europa e ajudaram de forma decisiva na vitória dos Aliados. Muitos indianos lutaram ao lado da Inglaterra (devido ao fato da Índia à época ser protetorado da Inglaterra). Japão invade a China e a domina.

Guerra relâmpago -> expansão do eixo; Alemanha utiliza-se dessa estratégia nas duas guerras. É a tomada de lugares ao mesmo tempo e sem precedentes, sem conhecimento dessa estratégia. Levou os alemães a dominarem muita coisa rapidamente. É uma faca de dois gumes, pois tem de disponibilizar tudo (tropas, armas, munição) em todos territórios tomados. Dá espaço para contra-ataques. Alemanha achava que ganharia a guerra em 2 anos. Não venceu nesse prazo e levou um contra-ataque mortal.

Até 1942, os alemães dominaram tudo até até Moscou. Lituânia, Letônia e Estônia são reconquistadas pela URSS em 1940, num pretexto de frear o avanço nazista. Só a Inglaterra que ela não dominou. Na França, uma parte do exército era francamente nazista, outra parte se autoproclamava livre (França colaboracionista) e uma pequena parcela que era o exército da Resistência (se auto-exilou em Londres).

Ao norte do rio Loire -> França invadida Ao sul do rio Loire -> França livre

Boa parte da França estava dividida, por isso ela não lutou ao lado dos aliados. Londres foi muito bombardeada até 1943, uma vez que lá residiam as tropas da Resistência.

Dezembro de 1941 -> ataque japonês a Pearl Harbor (base militar quase desativada) -> leva à entrada norte-americana na guerra; mandam tropas ao Pacífico (EUA x Japão); EUA também mandam tropas para a Europa.

Produção e venda de armas -> foi um cerne para o crescimento dos EUA; eles venderam para o mundo inteiro. Quando eles entram na Guerra, já tinha muito dinheiro investido nela. Alemanha era uma grande ameaça aos EUA (atrapalharia a chegada dos EUA ao topo do mundo como país; tinha muito mais dinheiro norte-americano investido nos Aliados que no Eixo; eram contrários ao nazismo).

Para dominação completa da Europa, faltava a Grécia e o resto da Rússia, em 1943. Os Aliados entendem que o próximo passo seria uma invasão à Grécia e posicionam quartéis generais escondidos por toda a Iugoslávia. Como ambos tinham serviços de espionagem de altíssima qualidade, Hitler descobre a estratégia dos Aliados, mas mesmo assim Mussolini invadiu. Hitler envia tropas para auxiliar na Grécia, mas de nada adiantou. Eixo perde a batalha na Grécia. Os Aliados estavam também posicionados no norte da África, daí invadiram a Sicília, que estava vulnerável (sem proteção) e por lá foram subindo. Essa batalha na Grécia atrasou a invasão de Hitler à Rússia, mais precisamente à Stalingrado. Essa invasão iria ser feita na primavera/outono, mas ocorreu no inverno, que é muito frio. Daí, os russos utilizaram a mesma estratégia que fizeram com Napoleão: enquanto as tropas alemãs avançavam, os russos recuavam e destruíam tudo no caminho. Os alemães avançavam cada vez mais pro nada, tinham poucos suprimentos, passavam frio, o que levou à morte e ao cansaço de grande parte das tropas alemãs. Quando

chegam a Stalingrado (centro econômico na Rússia), eles fazem o cerco, mas ele é furado pelos russos. Esse foi o primeiro grande freio à Alemanha, causando uma inversão na Guerra. E são os russos que vão retomar o leste europeu.

(4)

O amplo exército europeu, liderado pelos franceses, se prepararam para retomada do fronte ocidental. Depois de tomarem a Itália, faltava França, Holanda e Bélgica. 1943 -> Conferência de Teerã -> reuniu os 3 grandes (Inglaterra, URSS e EUA), para determinar a invasão da França. Famoso dia D foi programado nessa conferência. Maio de 45 -> os aliados tomam a Normandia (é considerado o dia D); foi em algumas horas; eles tomam Bélgica, Holanda e França em poucos dias. Por isso, só restava a rendição dos alemães.

Alemanha se rende. Só faltava o Japão.

O recuo dos japoneses foi acontecendo, como houve na Europa com os alemães. O Japão não se renderia facilmente, dizem os historiadores. Mas, mesmo assim, quaisquer tropas de elite norte-americanos ganhariam a guerra.

Roosevelt já tinha morrido, e Harry Truman era o presidente. Era mais afeito às armas que à diplomacia.

2 cidades que teriam céu aberto -> Hiroshima e Nagasaki. Foram as duas cidades que foram os alvos das bombas atômicas. Foi um teste. Foi também a primeira jogada para intimidar a URSS e começou, com isso, a Guerra Fria. Japão se rende e a guerra acaba. Como em qualquer guerra, os perdedores têm que pagar indenização e perder territórios. Alemanha saiu da guerra arrebentada. A economia alemã não tinha se recuperado, o nazismo tinha maqueado isso. Por isso, após a guerra, a Alemanha estava destruída. Nos anos subsequentes, tirando os EUA, os dois países que mais cresceram foram Japão e Alemanha.

Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Oriental. O dinheiro norte-americano ajudou na recuperação alemã. E fizeram do Japão um grande aliado no Oriente, via capital norte-americano. E é na guerra fria também que aparecem os Tigres Asiáticos.

A partir de 45 já podemos falar em Guerra Fria. É um período que vai de 1945 até 1989 (queda do muro de Berlim) ou 1991 (desintegração da URSS). Teve vida própria. 5- Reflexos da Segunda Guerra Mundial:

A) profunda crise econômica dos países europeus B) profunda crise econômica no Japão

C) consolidação dos Estados Unidos como a principal potência mundial D) ingresso definitivo da mulher no mercado de trabalho

E) propagação do pensamento racional e crescimento do ateísmo F) consolidação do pensamento feminista

G) expansão espacial e a chegada do homem à Lua H) consolidação e popularização do cinema

I) mudanças substanciais no cotidiano e no comportamento das pessoas J) guerra fria

L) crescimento e sofisticação da indústria bélica M) processo de descolonização da África e da Ásia N) crescimento da informática e da robótica, etc

Guerra fria -> conjunto de conflitos que aconteceram pelo mundo a partir da segunda metade do século XX em função dos embates ocorridos entre EUA e URSS.

É uma época, de quase meio século.

É marcada pela política de que ou seu país é capitalista ou é socialista. É um período com vida própria em todos os campos (social, econômico, político, etc).

(5)

Social democracia -> corrente do pensamento socialista; estado interventor, dono das coisas; se necessário abre espaço para propriedades privadas para crescimento do modelo; dá ao socialismo uma maior mobilidade; mas as propriedades privadas não podem exceder as propriedades governamentais.

A noção de democracia para o socialismo passa por atitudes, e não pelo voto.

Após a guerra, a juventude passou a questionar o porquê dessas duas guerras em tão pouco tempo, o sentido de tanto ódio e tantas mortes.

Houve uma tendência da juventude mundial em se aproximar das ideias socialistas, do ateísmo (se existisse Deus, nada disso teria acontecido). A juventude dos anos 50 passou a romper valores e tradições de sua sociedade, o que antes era fundamental foi sendo deixado de lado.

Existencialismo -> corrente filosófica; "o ser humano é sem desculpa"; Sartre foi um dos seus expoentes.

A tendência da ruptura veio como reflexo da Segunda Guerra.

Contra-cultura -> se opôs aos valores de antes; nova música, nova maneira de se vestir. Daí surge o Rock. Ele vem carregado de um movimento de rebeldia.

Movimento Hippie -> movimento contra a Guerra do Vietnã; nasceu da juventude norte-americana, como uma reação à Guerra do Vietnã. Eles só queriam viver uma vida imposta por sistema nenhum. Se espalhou muito pelo mundo. Foi um movimento que tentou espalhar um estilo de vida alternativo.

Woodstock -> símbolo de rebeldia dessa juventude

A partir da segunda metade da década de 70, começou a ter repressão sobre o movimento hippie. Como mecanismo de alienação, surgiu a discoteca. Ou seja, o movimento

conservador voltou a ter força.

Depois da guerra, a empresa de Hollywood cresce muito, pois tem um assunto pra se falar demais: a guerra. Enaltecia a vitória norte-americana e também se falava da questão judaica. Na década de 50 cresce o faroeste nos cinemas norte-americanos, em que contavam sua ida para o oeste norte-americano. Os índios e os mexicanos eram sempre os vilões, enquanto os norte-americanos eram os bonzinhos. Queriam mostrar uma superioridade norte-americana. Era uma ótima forma de entretenimento.

Surgem também os musicais, que normalmente eram acompanhados de bailados (bailarinos e corpo de baile).

Também surgiram os épicos, como o filme Cleópatra, que enalteciam também o homem branco. Cleópatra era negra na verdade, mas no cinema foi representada como branca (Elizabeth Taylor).

Nos anos 70 pros anos 80, surgem os efeitos especiais. A partir de ET, que é um marco. Qualquer coisa que saísse desse American Way of Life era ruim, na visão desses filmes hollywodianos.

Já na Europa, os filmes eram muito baratos e eram completamente focados em retratar a realidade.

Neorrealismo italiano -> mostra a miséria depois da guerra.

Cinema realista alemão -> mostra a miséria humana, os defeitos, as taras do ser humano Cinema francês -> mostra o intelectual sofrido.

Referências

Documentos relacionados

As investigações sobre a distribuição dos knickpoints e/ou knickzones, na bacia de drenagem, sobretudo abrangendo grandes áreas, são limitadas (Hayakawa & Oguchi, 2006), em

O conjunto de high-availability Synology integra dois RackStation RC18015xs+ como nós de computação duplos e várias unidades de expansão RXD1215sas como unidades de

O Synology high-availability cluster integra dois RackStation RC18015xs+ como nódulos de computação duplos, e múltiplas Unidades de Expansão como unidades de

Nota: Para obter mais informações sobre a edição dos privilégios de acesso de um grupo às pastas compartilhadas ou aplicativos, consulte "Permitir o acesso dos usuários ou

replicação/dispositivo para dispositivo: Copie facilmente os arquivos de e para as unidades USB conectadas ou qualquer compartilhamento de rede – incluindo os locais do

desempenho, ideal para pequenas e médias empresas e empresas distribuídas para proteção de dados avançada e compartilhamento de conteúdo remoto e

Os usuários corporativos apreciarão as características robustas de proteção de dados, como os Snapshots com VSS, o EMC Atmos Cloud Connector, a desduplicação de dados EMC Avamar,

Com tecnologia de armazenamento LenovoEMC™ e até 24TB de capacidade de armazenamento, incluindo uma opção sem disco rígido, os dispositivos px6-300d são melhores, mais rápidos