• Nenhum resultado encontrado

Teste_1_FQ7.docx

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teste_1_FQ7.docx"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1.

1.  Apesar de, em geral, as galáxias do Grupo Local se afastarem umas das outras, os  Apesar de, em geral, as galáxias do Grupo Local se afastarem umas das outras, os cientistas sabem que as duas maiores

cientistas sabem que as duas maiores – – Andrómeda e Via Láctea Andrómeda e Via Láctea – – se estão a aproximar à se estão a aproximar à velocidade de 90 quilómetros por segundo. A colisão está prevista para daqui a cerca de velocidade de 90 quilómetros por segundo. A colisão está prevista para daqui a cerca de quatro milhões de anos.

quatro milhões de anos. 1.1

1.1 Seleciona a Seleciona a afirmação afirmação correta.correta. (A)

(A) As galáxias são coAs galáxias são conjuntos de planetas njuntos de planetas que se movem que se movem em torno das em torno das estrelas.estrelas. (B)

(B) As galáxias sãAs galáxias são agrupamo agrupamentos de estentos de estrelas, gases e relas, gases e poeiras.poeiras. (C)

(C) As galáxias são estrAs galáxias são estruturas celestes que uturas celestes que não são visíveis a não são visíveis a partir da Terra.partir da Terra. (D)

(D) As galáxias As galáxias são tosão todas iguadas iguais.is. 1.2

1.2  Completa as caixas em branco com os elementos da chave, de modo a obteres a  Completa as caixas em branco com os elementos da chave, de modo a obteres a sequência correta por ordem crescente de

sequência correta por ordem crescente de tamanho.tamanho. Grupo Local

Grupo Local

– 

– 

Via Via LácteaLáctea

– 

– 

Sistema Sistema SolarSolar

– 

– 

Enxame Enxame de de estrelasestrelas

2.

2. Estima-se que no Universo existam ceEstima-se que no Universo existam cerca de 50 milhões de galáxias.rca de 50 milhões de galáxias. Considera as figuras 1, 2 e 3, onde e

Considera as figuras 1, 2 e 3, onde estão representadas algumas galáxiastão representadas algumas galáxias.s. Figura

Figura 1 1 Figura Figura 2 2 Figura Figura 33

2.1

2.1 Classifica, quanto à Classifica, quanto à forma, as três gaforma, as três galáxias representadas.láxias representadas. Figura

Figura 1: 1: _______________ _______________ Figura Figura 2: 2: _______________ _______________ Figura Figura 3:3:  ________

 ______________________ 2.2

2.2  Considera as opções, de A a D, indicadas nas figuras. Seleciona aquela que  Considera as opções, de A a D, indicadas nas figuras. Seleciona aquela que corresponde à posição aproximada do Sol

corresponde à posição aproximada do Sol na nossa galáxia.na nossa galáxia.  ________  ______________________________________________________________________________________________________________________________________________ Terra Terra  __________  __________ ____________________ ____________________ ____________________ UniversoUniverso NOME

NOME _ _____________________________________________________________________________________________________ TurmaTurma  __________  __________ NúmeroNúmero _________ _________

Teste 1

Teste 1

Duração: 45 a 50 min

Duração: 45 a 50 min

B

B

(2)

3. Observa as imagens seguintes, A, B e C, onde estão representados alguns dos instrumentos de observação que permitiram ao Homem aprofundar o seu conhecimento acerca do Universo.

A B C

3.1 Identifica os instrumentos representados. A.  ____________________ B.  ____________________ C.  ____________________ 3.2 Qual a principal vantagem do instrumento A relativamente aos restantes?

 ___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________

4.Até meados do século XVII, a perspetiva que existia do Universo baseava-se no modelo apresentado por Ptolomeu nos tempos da Grécia Antiga. Porém, Galileu, a partir das suas observações e com base nas ideias de Nicolau Copérnico, apresentou uma nova visão do Universo.

4.1 Qual o nome do modelo apresentado por Galileu?

 ___________________________________________________________________________ 4.2 Indica a principal diferença entre os dois modelos referidos no texto.

 __________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________

4.3Na primeira metade do século XX, o astrónomo Edwin Hubble descobriu que as galáxias se afastam umas das outras. Na sequência dessa descoberta, foi formulada uma teoria que descreve a origem do Universo.

4.3.1 Seleciona a opção que completa corretamente a frase seguinte. O nome da teoria atualmente aceite para a origem do Universo é…

(A) Big Bang. (B) Big Crunch. (C) Big Ben. (D) Big Ten.

4.3.2 Explica esta teoria por palavras tuas.

(3)

 Adaptado de www.dn.pt (12 de agosto de 2018) 5.1 Classifica as afirmações seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) A Parker Solar Probe tem como objetivo principal estudar a gravidade de Vénus. (B) O «astro-rei» referido no texto é o Sol.

(C) Durante sete anos a Parker Solar Probe  irá efetuar observações importantes para os cientistas.

(D) São os astronautas que seguem a bordo da Parker Solar Probe que vão transmitir para a Terra as observações efetuadas.

(E) A NASA é uma missão espacial norte-americana e a sua congénere europeia é a ISS.

(F) Na sua maior aproximação ao Sol, a distância a que a Parker Solar Probe se encontrará da Terra será de cerca de uma unidade astronómica.

5.2 Para além do planeta referido na notícia, a Parker Solar Probe  terá de passar pela órbita de um outro antes da sua aproximação ao Sol. Qual o nome deste outro planeta?

6.  De entre os seguintes elementos, seleciona todos aqueles que são constituintes do Sistema Solar.

 Planetas  Constelações  Sol  Via Láctea

 Ursa Maior  Meteoros  Estrela Polar  Satélites naturais

 Asteroides  Cometas  Estrela Sírio   Grande Nuvem de Magalhães

7.  Preenche os espaços em branco de modo a obteres afirmações verdadeiras acerca do Sistema Solar.

Os planetas exteriores, que são gasosos, são ___________, ___________, ___________ e  __________. Os planetas interiores, ou rochosos, estão separados dos outros planetas

por uma cintura de __________.

Com a exceção de __________ e Urano, os planetas efetuam o seu movimento de  __________ no mesmo sentido do da Terra. Por outro lado, todos os planetas efetuam o seu movimento de __________ em torno do Sol no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

NASA lançou com sucesso a sondaParker […]

(…) Com o tamanho de um pequeno carro, a Parker Solar Probe  tem uma esperança de vida de sete anos. (…) A sonda vai «navegar» pela atmosfera do Sol aproveitando a «janela de oportunidade» dada pela gravidade de Vénus, o segundo planeta mais próximo do «astro-rei». De acordo com a NASA, o aparelho vai aproximar-se da superfície do Sol como nunca antes uma sonda o fez, permitindo obter as observações mais próximas de uma estrela. (…)

(4)

8. Considera a tabela seguinte, com algumas características dos planetas do Sistema Solar (os valores apresentados correspondem a dias e anos terrestres).

Planeta Raio (em km) Período de translação

Período de rotação

Júpiter 71 492 11,86 anos 9,9 horas

Saturno 60 268 29,46 anos 10,7 horas Neptuno 24 760 164,79 anos 16,1 horas

Urano 25 559 84,01 anos 17,2 horas

Terra 6378 365,25 dias 23,9 horas

Marte 3378 686,98 dias 24,6 horas

Mercúrio 2439 87,97 dias 58,6 dias

Vénus 6050 224,70 dias 243,0 dias

8.1  Completa os espaços de modo a obteres a sequência correta da posição dos planetas.

 _________ →  Vénus →  Terra → _________ →  _________ →  _________ →  _________ →  _________

8.2 Relaciona o período de translação dos planetas com a respetiva posição no Sistema Solar.

 ___________________________________________________________________________  _______

 ___________________________________________________________________________  _______

8.3 Completa corretamente as frases seguintes.

O período de tempo que a Terra demora a completar uma volta em torno do seu próprio eixo chama-se __________. O planeta com o __________ período de rotação é Júpiter.

Alguns planetas apresentam características semelhantes. Os planetas __________ e  __________ são muitos semelhantes no que diz respeito ao tamanho e à duração do

dia.

O planeta que apresenta maior período de translação é __________. Desde o ano 2000, o número de planetas que ainda não completaram uma volta em torno do Sol é  __________.

Um ano no planeta __________ dura menos tempo do que um dia nesse planeta. Este planeta e __________ são os únicos do Sistema solar que não possuem satélites naturais.

9. A Terra é o único planeta do Universo onde se sabe existir vida. Para a existência de vida na Terra contribuíram algumas condições especiais, como a existência de água líquida e de atmosfera.

Seleciona a opção que completa corretamente cada uma das seguintes frases. 9.1 A atmosfera terrestre contribui para a existência de vida na Terra, porque…

(5)

(B) é responsável pela ocorrência dos dias e das noites para os seres vivos descansarem.

(C) a sua composição permite o aquecimento global do planeta. (D) filtra algumas radiações ultravioletas nocivas para os seres vivos.

9.2 O fator que não contribui para a ocorrência de água no estado líquido na Terra é… (A) a temperatura moderada.

(B) a existência de atmosfera. (C) a proximidade da Lua.

(D) a distância a que a Terra se encontra do Sol. FIM

Questão 1.1 1.2 2.1 2.2 3.1 3.2 4.1 4.2 4.3.1 4.3.2

Cotação 3 5 7,5 3 7,5 3 3 4 3 4

Questão 5.1 5.2 6. 7. 8.1 8.2 8.3 9.1 9.2

Referências

Documentos relacionados

Concretamente, uma sessão de Constelação Familiar consiste em um encontro que varia de poucas horas a alguns dias, durante o qual um grupo se reúne e, neste, os clientes, um por

As linguagens artísticas possibilitam representar determinada ideia ou sen- timento sem escrever e, para isso, são utilizados frequentemente os códigos não verbais, embora os

Use o lema do bombeamento para mostrar que, se uma linguagem L cont´em uma palavra de comprimento maior ou igual a n e ´e aceita por um autˆomato finito determin´ıstico com n

 Clematis – sonhador pensando no futuro, falta de praticidade e concretização. Util para pessoas sonolentas, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram

(Ufg) Para medir a área de uma fazenda de forma triangular, um agrimensor, utilizando um sistema de localização por satélite, encontrou como vértices desse triângulo os pontos

Um dos principais objetivos desta metodologia de aprendizagem é possibilitar o contacto dos estudantes com os conteúdos a aprender, antes dos momentos de sala de aula,

Porque o cimento e concreto geopolimérico têm duas propriedades muito importantes: primeiro porque é resistente ao fogo e não explode como o cimento Portland, é um material

E) O sistema social é uma interação dinâmica entre indivíduos (inseridos ou não em organizações formais) cujo comportamento é constrangido, não apenas por