• Nenhum resultado encontrado

O que são as Essências Florais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que são as Essências Florais"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

TERAPIA FLORAL

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM COSMETOLOGIA E ESTÉTICA

UNIDADE DE APRENDIZAGEM: TERAPIA FLORA, AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA PROF.ª: DANIELLA KOCH DE CARVALHO

(2)

O que são as Essências Florais

As essências florais são extratos líquidos, ingeridos por via oral, usado para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente.

A aplicação das essências florais foram desenvolvidas pela primeira vez por um médico Inglês, o Dr. Edward Bach, na década de 1930.

Os florais não agem devido a composição química do líquido e sim pelas energias vitais provenientes da planta.

As essências florais atuam através dos campos de energia humana, os quais influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

Atualmente já se conhecem vários sistemas florais entre eles: os

californianos, os australianos, os do deserto, os de Minas, ....

(3)

História dos Florais de Bach

Edward Bach (1886 – 1936), nascido em Moseley, sempre foi uma criança intuitiva, independente e com grande amor pela natureza.

Em 1912 ele se qualificou na University College Hospital em Londres, onde em 1913, se tornou médico graduado em Acidentados.

Ele acreditava que a personalidade e as atitudes das pessoas tinham efeitos sobre seu estado de saúde. Insatisfeito com a medicina ortodoxa e acreditando que o tratamento eficaz deve atingir as causas das doenças e não seus sintomas, decide seguir sua carreira para a Imunologia e se torna Bacteriologista Assistente na UCH em 1915.

De 1919 a 1922 Bach trabalhou como patologista e bacteriologista no

London Homeopathic Hospital,

(4)

De 1919 a 1922 Bach trabalhou como patologista e bacteriologista no London Homeopathic Hospital, onde passou a conhecer as obras do fundador da homeopatia e a surpreendente importância que este havia dado à personalidade no estabelecimento das doenças há 150 anos atrás – Samuel Hahnemann.

Neste pensamento e com os seus conhecimentos da medicina ortodoxa, Bach desenvolve 7 vacinais orais baseadas em bactérias com efeitos extraordinários para o estado geral de saúde dos pacientes.

Em busca de um método de cura mais simples e mais puro e com a

compreensão de que as pessoas se encaixavam em vários grupos distintos

e que cada grupo reagiria à doença de forma particular, através de duas

plantas, Mimulus e Impatiens, ele realiza um preparo de forma semelhante

ao que havia feito com as vacinas orais, obtendo resultados satisfatórios

imediatos. Mais tarde adiciona em seu trabalho a planta Clematis.

(5)

Na primavera de 1930, Dr. Bach muda-se para o País de Gales em busca de outros florais da natureza.

Numa manhã, caminhando num campo orvalhado, ele pensou que cada gota de orvalho, atingida pelo sol, adquirisse as propriedades curativas da planta sobre a qual estavam.

Passa, então, a preparar os florais expondo a planta em água pura e sol.

Posteriormente aprimora a técnica levando-as no calor artificial.

Em 1934, muda-se para Mount Vernon, em Oxfordshire, uma pequena

casa de campo, e continua o tratamento de seus pacientes e a sua

busca por outros florais.

(6)

Quando desenvolvidos os 38 florais de Bach, juntamente com o Rescue, ele teve certeza que não eram necessários outros florais.

No final de novembro de 1936, ele morreu dormindo, feliz por haver completado sua missão.

Sua casa em Mount Vernon, hoje Bach Centre Mount Vernon, se tornou um local envolvido com o ensino, consultas e com a preparação das tinturas-mães.

As tradições e os princípios de pureza e simplicidade são

completamente mantidos.

(7)

Filosofia do Dr. Bach

Para o Dr. Bach cada um de nós tem uma missão divina neste mundo e nossas almas usam nossas mentes e corpos como instrumentos para a realização desta missão de modo que, quando os três, alma, mente e corpo trabalham em sintonia o resultado é a Saúde Perfeita.

A doença é o resultado de algo muito mais profundo. É o resultado do conflito que surge quando a personalidade se recusa a obedecer aos ditames da alma, e ocorre a desarmonia entre o Eu Superior e a Personalidade Inferior que é como nós conhecemos.

Sempre que cometemos um erro ele reage sobre nós trazendo-nos infelicidade, desconforto ou sofrimento de acordo com o erro cometido. Seu objetivo é nos ensinar, nós mostrar o efeito prejudicial da nossa ação ou pensamento errado.

Assim ao tratarmos nossos medos, nossas inquietações, nossas preocupações, não apenas nos libertamos de nossas doenças como nos tornamos felizes.

(8)

Efeitos sutis das essências Florais de Bach

Segundo Bach, a ação dos remédios florais é elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para o Eu espiritual. Cada flor é uma chave para trabalhar um processo de transformação. O floral resgata a memória da perfeição dentro de nós.

Os efeitos sutis do uso dos florais podem ser comparados ao efeito de descascar uma cebola em camadas, ou seja, as camadas correspondentes às dificuldades emocionais, sobrepostas aos problemas reais, sendo retiradas, possibilitam maior conscientização e visão do núcleo do problema. Assim, a essência não trata só a superfície, mas ajuda a simplificar nossa visão de vida trabalhando de forma sutil e de maneira gentil.

Para tanto, há de se respeitar o ritmo e a escolha de cada pessoa, pois

o efeito só ocorrerá quando você estiver preparado ou permitir que

aconteça a mudança.

(9)

Quando a pessoa não melhora é importante avaliar a combinação, a freqüência em que se está tomando o floral, a preparação (ou a farmácia) e a resistência ao tratamento. Às vezes a resposta é mais lenta do que a esperada.

Já nos casos em que ocorrem efeitos desagradáveis como gripes, reações alérgicas, coceiras, dores pelo corpo, enjôo, diarréia, dentre outros, há de se destacar que não são efeitos colaterais, mas sim, reações exteriorizadas decorrentes de seus conflitos. Neste momento é bom lembrar do Rescue Remedy.

Quando a pessoa se liberta das emoções negativas, sua mente e seu

corpo voltam a se integrar com a natureza e a força vital flui livremente,

fazendo com que o organismo se torne o agente da própria cura.

(10)

Preparação e uso

O preparo do floral deve ser realizado com um frasco estéril, de vidro âmbar de 30ml, água mineral (água viva), no máximo 30% de conservante (Brandy ou conhaque) e com as gotas das essências-mãe (concentrada) desejadas.

Em indicações para crianças e gestantes devem ser utilizados percentuais mínimos (5%) de conservante devido o teor alcoólico. Para os casos de tratamento de dependentes de álcool os florais devem ser pingados em chás quentes ou usar sem conservante alcoólico (vinagre de maça)

Deve-se priorizar as essências e utilizar no máximo 6 essências para cada frasco.

Indica-se tomar 4 a 6 gotas do preparado, 4 x ao dia. A duração de um vidro de 30 ml é de aproximadamente 20 dias.

Os florais ainda podem ser usados externamente em banhos colocando 2 gotas de qualquer essência ou 4 gotas do Rescue Remedy do vidro concentrado na banheira, diluídos em soro fisiológico para fazer compressa e inalações ou em spray para borrifar na pele, em ambientes, plantas, etc. Existem também os chamados Rescue Cream Original que são cremes preparados e recomendados pelo Bach Centre para usos externos.

(11)

Dr. Bach dividiu os 38 florais em sete grupos representativos do que chamou de conflitos fundamentais:

1º) PARA OS QUE SENTEM MEDO:

Mimulus - medo das coisas conhecidas e timidez. Para quando se tem medo das coisas do mundo, medos conhecidos, da doença, da dor, dos acidentes, da escuridão, de estar só.

Pessoas que se retraem na vida, tornando-se tímidos, reservados, introvertidos. Mimulus ajuda o indivíduo a se ver livre de seus medos e ansiedades de origem conhecida. Ajuda-o a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.

Aspen - medos e preocupações de origem desconhecidas, presságios e pressentimentos indefinidos. Para os medos e ansiedades indefinidos e desconhecidos, que não tem nem explicação, nem razão de ser. Medo do desdobramento – medo de dormir e não acordar mais.

(12)

Rock Rose - terror e pânico. É aplicado nos casos de emergência para os quais parece não haver nenhuma esperança.

Útil em acidentes e enfermidades que surgem repentinamente ou nos momentos em que a pessoa está muito aterrorizada, ou em estado grave que cause inquietação nos que estão ao seu redor.

Para pessoas que trabalham em UTI, bombeiros,... Rock Rose ajuda a pessoa a enfrentar a situação momentânea de crise com coragem e força.

Cherry Plum – medo de perder o controle físico, mental e emocional. Para pessoas que tem medo de perder a razão. Para aqueles que sofrem por seus sentimentos de conflito e que seus pensamentos lhe fazem perder a cabeça. Pessoa que não confia no próprio controle (TPM, impulso para comer). Súbitas explosões emocionais (a flor da pele).

Red Chestnut - medo ou preocupações que aconteça algo de ruim com os seres queridos. Com freqüência não se preocupam consigo mesmas, mas chegam a sofrer muito pelas pessoas que amam, antecipando as desgraças que podem ocorrer-lhes. A excessiva preocupação com o outro e medo, desprotege e passa a ansiedade para o outro.

(13)

2º) PARA OS QUE SOFREM DE INDECISÃO:

Cerato - decide, mas duvida de sua decisão, busca conselho e confirmação dos outros. Para pessoas que não tem confiança em si mesmo para tomar as próprias decisões. São pessoas que sabem o que querem e necessitam, e, embora tenham muita sabedoria interior, elas buscam constantemente conselho e confirmação das outras pessoas. Cerato vai ajudar a pessoa a desenvolver uma forte convicção interior, segurança, liberdade de escolha e de pensamento.

Scleranthus - indecisão entre duas situações. Para pessoas que são incapazes de se decidir entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra. São geralmente quietos, e carregam sozinhos a sua dificuldade. São pessoas que apresentam flutuações de humor. Pode ser usado para labirintite, enjôo de viagens, ciclos menstruais, TPM, disfunção hormonal. É a essência de definição de um quadro clínico, quando ocorre grande oscilação de sintomas agudos e crônicos, para ajudar o corpo a tomar uma decisão, porque são geralmente pessoas inseguras.

(14)

Gentian - desânimo, após uma causa conhecida, perdeu a fé. Para pessoas que desanimam facilmente.

Essas pessoas podem fazer progressos satisfatório no que diz respeito as enfermidades e aos negócios da vida cotidiana, mas diante do menor imprevisto ou entrave, começam a vacilar e logo desanimam. Depressão como conseqüência do estresse. A pessoa está deprimida e sabe o porque.

Gorse - falta de esperança e desistiu de lutar. Para

casos em que há grande desesperança. Para a pessoa que perdeu toda a fé em que se possa fazer algo por ela.

- Eu desisto - Paciente tentou vários tratamentos e nada

deu resultado. Quando só resta morrer, se entregam, não

tem mais ânimo para fazer as coisas. Gorse ajuda a

pessoa a sentir-se de forma mais leve, sustentada pro

otimismo, fé e esperança.

(15)

Hornbeam – preguiça da Segunda-feira de manhã, insegurança na sua energia de realização do trabalho, mas tem energia para o prazer. A pessoa que necessita de hornbean apresenta fadiga mental e física cuja origem está principalmente no plano mental. A pessoa acorda exausta e com dificuldade de encara mais um dia pela frente, mas quando entra no ritmo do trabalho o cansaço vai embora. Gato Garfield – “Que tudo venha a mim”. Hornbeam ajuda a pessoa a desenvolver vitalidade e envolvimento pela vida.

Wild Oat - incerteza sobre qual direção seguir na vida propósito. Apropriada para aqueles que tem ambições de realizar algo importante na vida. Sua dificuldade consiste em determinar a que ocupação desejam se entregar, pois embora suas ambições sejam fortes, não tem vocação que os atraia acima das demais. Isso pode trazer-lhe perda de tempo e insatisfação. Sua insegurança é devido a sua falta de propósito na vida. Vestibular/ Faculdade/ Linha de Especialização/ Quantos filhos/ Área da Empresa/ Aposentadoria. Insatisfeito na vida –

“Qual o propósito que a vida tem?”

(16)

3º) PARA FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE:

Clematis – sonhador pensando no futuro, falta de praticidade e concretização. Util para pessoas sonolentas, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Para as pessoas paradas, que não estão felizes na situação em que se acham, e que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando esperanças de que cheguem dias melhores, quando seus ideais torna-se-ão realidade. Pessoa no mundo da lua, sonhadora, idealista, desligados – tem dificuldade de serem práticos. Esbarram em tudo.

Honeysuckle - vive no passado ou pensando no passado.

Para pessoas que vivem lembrando-se de uma época de grande felicidade, ou de um amigo morto. Não acreditam que possam ter felicidade como a que um dia tiveram. Vivem só olhando para trás. Pessoa presa ao passado bom. Sente melancolia por não estar no passado. Adoram guardar objetos antigos, adoram fazer histórias de família. São pessoas tristes e depressivas.

(17)

Wild Rose - resignação e apatia. Para pessoas que, aparentemente, sem razão suficiente, se conformam com tudo o que acontece à sua volta, e se limitam a passar pela Vida, aceitando-a como ela é. Não participam da vida, perderam a alegria e força da vida. Nada mais interessa.

Olive - falta de energia vital. Apropriada para os que muito sofreram, mental ou fisicamente, e que se encontram tão exaustos e esgotados que sentem faltar-lhes as forças para fazerem o que quer que seja. Para eles, a Vida cotidiana implica em grande esforço, e não lhes proporciona prazer”.

White Chestnut - pensamentos indesejáveis, preocupantes, fixos, tormento mental. Para pessoas que não conseguem evitar pensamentos, idéias que não gostariam que entrasse em suas mentes. Os pensamentos e preocupações não os abandonam ou se desfazem por alguns momentos, retornam em seguida. Pensamentos persistentes e não desejados e discussões mentais dão voltas e voltas como um disco enroscado, perturbando assim a mente e levando a depressão.

(18)

Chestnut Bud - dificuldade em aprender com os erros do passado, repetindo as mesmas situações. Para aqueles que não tiram todo o proveito da observação e da experiência, e que levam mais tempo que os outros para aprender as lições da Vida Cotidiana. Embora uma experiência basta para alguns, essas pessoas necessitam de mais, às vezes de várias experiências antes de aprender a lição. Não consegue assimilar o que é ensinado.

Mustard - tristeza profunda sem causa conhecidas, cíclica.

Para pessoas que estão sujeitas a períodos de melancolia, e até de desespero, como se pairasse sobre elas uma nuvem gélida e sombria, encobrindo a Luz e a Alegria da Vida. Essas crises podem não ter nenhuma razão ou explicação aparente.

Para a depressão repentina que vem do nada e que vai de repente, da mesma maneira que apareceu, sem nenhuma razão aparente.

(19)

4º) PARA SOLIDÃO:

Water Violet - reservado, sério, fechado nos seus sentimentos, gosta de solidão. Para pessoas que, na saúde ou na doença, preferem ficar sozinhos. Silenciosas, que andam sem fazer ruído, que falam pouco e com suavidade. São independentes, capazes e seguras de si. Não compartilham com o outro o seu conhecimento de Vida. Tendência de artroses ou doenças pela rigidez de conduta, artrose ou artrite nas mãos. São pessoas que escondem o que sentem para não incomodar.

Impatiens – impaciente. Para pessoas que são rápidos de pensamento e ação e querem que tudo se faça sem hesitação, nem atraso. Quando estão doentes, ficam ansiosos para se restabelecerem rapidamente. É difícil terem paciência com pessoas lentas, pois isso lhes parece errado e uma perda de tempo; assim, se esforçarão para fazer as coisas em seu próprio ritmo. É adequado para as pessoas que se irritam facilmente.

(20)

Heather - gosta de ser o centro das atenções, sofre pela solidão, dificuldade de ser compreendido. Para pessoas que estão constantemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais. O aspecto abelha de Heather é aquele lado envolvente, deixa o outro zonzo com a sua linguagem. Ele tem o domínio da palavra sobre o outro. A pessoa envolvida pelo heather fica zonza e perde o raciocínio, fica confusa e cansada.

5º) PARA OS QUE SENTEM SENSIBILIDADE A INFLUENCIAS E OPINIÕES

Agrimony - tormento interior Escondido atrás de um rosto sorridente. Para pessoas animadas, de bom humor, que gostam de paz e que se desagradam com discussões ou brigas. Essas pessoas, ainda que tenham problemas e inquietações, escondem aflições por trás de seu bom humor e brincadeiras. Com freqüência usam álcool ou drogas para se estimularem e continuarem suportando suas atribuições com ânimo. AGRIMONY é a essência que nos coloca frente a frente com o que somos, do confronto entre o nosso Estar e o nosso Ser, tira as nossas máscaras e faz com que assumamos o que estamos sentindo.

(21)

Centaury - vontade, personalidade ou corpo fraco, submissão, permitem a dominação. Para pessoas silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais.

Super valorizam a própria força na ânsia de agradar. A parte mais afetada é o sentimento. São os que mais sofrem pelo seu afeto.

Centaury é para pessoas que encontram dificuldade em dizer não.

São normalmente tímidas, quietas e mesmo passivas, com pouca força de vontade.

Walnut - dificuldade frente à mudanças e influencias externas do presente e do passado. Para pessoas que tem ideais e ambições bem definidas na Vida e que estão concretizando, mas em alguns momentos são tentados a se afastar diante do entusiasmo e opiniões dos demais. É uma essência que abre a Visão Interior, que ajuda a nossa mente a Ver Claramente sem as influências, dando direção e usando todo o seu potencial. Vai ajudar fases em que queremos recomeçar relacionamentos, quando o modo antigo não serve mais. Processos de mudança, mudança de escolas, cidades, fases de casamento, divórcio, aposentadoria, de emprego. Mudanças hormonais – nascimento, puberdade, menopausa, adolescência.

(22)

Holly - ódio, inveja, ciúmes, vingativo, revoltado. Para pessoas que se sentem, atacados por pensamentos como inveja, ciúme, vingança. Para os diferentes tipos de desgosto que se pode sofrer. As pessoas Holly podem ser de temperamento ruim, desumano ou mesmo cruel chegando a ser violentas em certas ocasiões. As pessoas Holly tiveram freqüentemente falta de amor na infância e, como conseqüência, fecharam o seu coração. Holly é um ótimo remédio para crianças que sentem ciúmes de seus irmãos.

6º) PARA O DESESPERO OU DESÂNIMO

Larch - falta de confiança na sua capacidade. Para aqueles que não se consideram tão capacitados quanto quem os rodeia, que esperam pelo fracasso, sentindo que nunca farão nada bem, e que, por isso, não se arriscam, nem se esforçam o suficiente para obter êxito. Pessoas que se retiram da situação por medo de errar ou acertar. Na realidade são pessoas que secretamente sabem que possuem capacidade, mas se recusam a reconhecer, evitando assim o risco de falhar. Consequentemente elas podem se tornar desanimadas e deprimidas.

(23)

Pine - auto-reprovação por seus atos, culpa. Para os que culpam a si mesmos. Até mesmo quando algo lhes sai bem, pensam que poderiam tê-lo feito melhor e nunca estão satisfeitos com o próprio esforço. Trabalham demais e sofrem muito com os erros que atribuem a si mesmos. Às vezes, os erros se devem aos outros, mas se sentem responsáveis por eles. Seu complexo de culpa e seu sentimento de vergonha não estão necessariamente, baseados em alguma coisa errada que tenham feito, mas destroem a possibilidade de viver.

Elm - sobrecarregado por excesso de obrigações que a vida lhe impõe. Para pessoas que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a Vocação de sua Vida que esperam fazer algo importante e com freqüência em benefício da humanidade. Para pessoas sobrecarregadas pelas responsabilidades, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados. A essência Elm ajuda as pessoas a terem limites em suas atividades e nas responsabilidades que assumem.

(24)

Sweet Chestnut -desespero mental externo, não entende o porque de seu sofrimento. Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece absolutamente insuportável. Quando a mente e o corpo se sentem no limite de suas força e nada mais podem fazer. Para o desespero mental agonizante, descrita pelo Dr. Bach como o desespero sem esperança daqueles que sentem que atingiram o limite da sua tolerância. Não enxerga uma saída para sua situação desesperadora.

Star of Bethlehem - inconsolável e efeitos posteriores a choques e traumas. Para aqueles que estão muito angustiados.

Choque de uma notícia grave, perda de ente querido, medo que se segue a um acidente. Sempre após um choque deve ocorrer uma mudança em nossa vida, de algum ponto que necessita de mutação.

Crab Apple - auto reprova por sua aparência, sentimentos de impureza. Para aqueles que sentem como se estivessem algo não muito limpo em si. Sensação de Inadequação. Manias – começa a arrumar as coisas. È indicado para pessoas que sentem vergonha do seu corpo ou que estão incomodadas por apresentarem sintomas físicos desagradáveis, como problemas de pele ou erupções.

(25)

Willow - ressentimento, mágoa, negativismo, pode se sentir a vítima. Para aqueles que sofreram uma adversidade ou uma desgraça, e que acham muito difícil aceitá-la sem lamentações ou ressentimentos, pois julgam a vida mais pelas vitórias.

Sempre estão resmungando, de mau humor, irritadas, e gostam de espalhar a tristeza. Apenas se interessam pelas outras pessoas quando querem se lamentar ou criticar. Seu sofrimento é o maior do mundo. Podemos ter “dias Willow” – nos quais acordamos de pé esquerdo, mas humorados e atraímos o azar e más situações em nosso caminho.

Oak - lutador, mas não respeita seus limites, se sobrecarrega de obrigações que pega para si. As pessoas são normalmente corajosas e fortes, elas precisam de Oak, quando sua força interna desvanece e a fadiga se apodera de seu corpo. Elas são pessoas que sempre procuram fazer mais do que o normal, que trabalham em excesso. Pessoas imprescindíveis “Lutam sem parar”. Não percebe os limites que o corpo físico necessita. OAK se sobrecarrega fazendo o trabalho pelos outros e acaba descarregando no corpo físico.

(26)

7º) PARA OS CONTRALADORES,

Chicory - possessividade, ciúmes, apego, faz muito pelo outro, mas cobra do outro. Para aqueles que pensam muito nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente dos outros. Querem que aqueles dos quais cuidam permaneçam perto deles. Dr. Bach indicava para ajudar as pessoas que sofrem por sua personalidade muito possessiva. A pessoa chicory negativa faz os favores materiais para os outros, mas depois cobra que os outros fiquem grudados nela.

Vervain - eufórico, quer convencer aos outros do que acredita. Para aqueles que tem princípios ou idéias fixas, com certeza de serem os donos da verdade e, por isso, raras vezes mudam. Tais pessoas desejam fervorosamente converter todos os que lhe rodeiam pelo seu modo de vida. Tem 1000 idéias, mas pouca realização. São pessoas que podem sofrer da falta de sono devido à sua mente ativa e à incapacidade ou falta de vontade de relaxar.

(27)

Vine - dominador, impõe sua vontade, autoritário, crueldade com ele e com o outro. Para as pessoas muito capazes, seguras da própria competência. Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazerem as coisas a sua maneira, porque estão convencidos do que é certo.

Sentimento frio, insensíveis difícil de tocar o outro, cruéis consigo mesmos e com os demais. Embora não tentam converter as outras pessoas, as dominam com seus desejos e opiniões, exigindo e esperando uma obediência absoluta.

Beech - intolerância, crítico, só vê o negativo do outro. Para aqueles que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo que os rodeia. Pessoas com mente rígida, fechada, moralista, crítica, intolerante, exigente. São pessoas que estão constantemente criticando, são intolerantes aos erros dos demais, tem forte senso de superioridade, julgam as pessoas, são arrogantes e facilmente irritáveis com as maneiras ou hábitos dos demais. Dificuldade de expressar seu sentimento, dificuldade de tocá-lo, porque acha que se for afetivo pode ser um ato de fraqueza.

(28)

Rock Water - auto exigência exagerada, perfeccionismo, quer ser o modelo para os outros, auto cobrança. Para aqueles que são muito austeros em seu modo de viver, privam a si mesmos de muitas alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso poderia interferir no seu trabalho. Esperam servir de “exemplo” que atraia as outras pessoas que podem seguir as suas idéias e, conseqüentemente, se tornam melhores.

Só existe crescimento se existir punição. Ele se sacrifica para que os outros os tenham-no como exemplo. Perfeccionista.

Rescue Remedy

É indicado para resgatar a harmonia dos nossos sistemas. É utilizada após um choque, dor, perda ou em qualquer situação que nos tira do eixo. Traz a consciência de volta ao nosso corpo físico. É composto por cinco essências florais. São elas:

Star of Betlehem: para o choque emocional, para o trauma e entorpecimento;

Rock Rose: terror e pânico;

Impatiens: tensão mental e física;

Cherry Plum: para maior controle das situações, ver com mais clareza;

Clematis: para a tendência a desmaios e sensações de estar longe.

(29)

REFERÊNCIAS:

MONARI, Carmem. Participando da vida com os florais de Bach. SP: Roca, 1995.

BACH, Edward. Os remédios florais do Dr. Bach: incluindo cura-te a ti mesmo, uma explicação sobre a causa real e a cura das doenças. São Paulo: Pensamento, 1997. 96 p.

KAMINSKI , Patricia & KATZ , Richard . Repertório das Essências Florais. SP: TRIOM, 1998

SILVA, Claudia B. A Cura através das Flores. In: Ervas e Plantas que Curam. N.º 3. São Paulo: Escala. Pg. 8 – 34.

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Cada parte desse retângulo será repre- sentada pela fração um meio ou um sobre dois, ou seja, vamos dividir a barra pela metade.. No problema anterior, ao retirar da barra de

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Os transistores BJT possuem baixo ganho, portanto necessitam de alta corrente de base para serem chaveados, uma das formas de minimizar o problema é utilizar a configuração

Baixo crescimento das economias emergentes (Procura pré-crise) Experiência física não é substituída pela experiência virtual (Oferta limitada) Experiência física é