• Nenhum resultado encontrado

A FEIRA PATRIMONIO.PT MILLENNIUM BCP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FEIRA PATRIMONIO.PT MILLENNIUM BCP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A FEIRA PATRIMONIO.PT

MILLENNIUM BCP

A Feira patrimonio.pt Millennium bcp é um evento pioneiro que pretende promover o sector do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo factor de atracção turística, gerador de receitas e fomentador do empre-go. Esta iniciativa decorre directamente da plataforma online de informação com edição de conteúdos audiovisuais e escritos próprios sobre Património Cultural, a patrimonio.pt.

A Feira do Património é promovida pela Spira – empresa pioneira na estruturação de oferta patrimonial em Portugal – e segue o modelo de eventos congéneres de países vizinhos: Espanha, França, Itália, Alemanha, entre outros, que contam já com alguns anos de existência.

Apostando primeiramente na congregação dos agentes do sector – instituições públicas, fundações, empresas, ateliers de arquitectura/design, alojamentos temá-ticos, operadores turístemá-ticos, projectos de base territorial, empresas de conservação e restauro e de reabilitação urbana, universidades e centros de formação espe-cializada, entre outras entidades – a Feira é também um evento direccionado ao público em geral e a todos os que se interessam pelas matérias relacionadas com o património cultural.

INTERNACIONALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO

Este ano na sua terceira edição, a Feira do Património desloca-se ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 2015, com o tema “Internacionalização do Património”. O foco na internacionalização do sector tem como objectivo contribuir para gerar novas oportunidades aos agentes cultu-rais, sejam instituições governamentais, empresas, entidades educativas, associa-ções sem fins lucrativos, entre outras.

A Feira conta este ano pela primeira vez com a presença de um país convidado – os Emirados Árabes Unidos – resultado das diligências efectuadas com o apoio da AICEP. Tal como aconteceu na edição de 2014, será atribuído o Prémio de Interna-cionalização a três das entidades presentes – este prémio oferece o valor de ins-crição na Bienal AR&PA a decorrer em Novembro de 2016. Resultado das parcerias estabelecidas com a organização dos eventos congéneres em Espanha e França, a Feira do Património passará, a partir de 2015, a ser um evento ibérico, articulando a realização com a Bienal AR&PA que decorre em Valladolid, Espanha.

(2)

PARCEIROS

A viabilidade do evento assenta no estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas – contando com o sponsoring da Fundação Millennium bcp e do Turismo de Portugal, a Feira reúne igualmente o apoio de instituições de âmbito re-gional que possibilitam a itinerância da realização da Feira. Este ano, destacamos a Direcção Regional de Cultura do Centro, o Turismo do Centro, bem como a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A programação cultural paralela incluiu uma variedade de iniciativas que têm como objectivo demonstrar como o património cultural tem um valor lúdico e pedagógi-co forte – ateliers, workshops, actuações, degustações, demonstrações de técni-cas tradicionais ao vivo, apresentações, conferências, visitas à cidade de Coimbra guiadas por crianças e jovens naturais do concelho, eventos nocturnos, entre outras iniciativas. Livre acesso mediante a apresentação do bilhete da Feira.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Destacando o potencial do património cultural em processos lúdico-pedagógicos, a Feira do Património terá um espaço inteiramente dedicado aos mais novos com actividades a decorrer em contínuo. O espaço será dinamizado pela marca Mundo Património da Spira, com destaque para actividades inspiradas no património da Região Centro e, em especial, da cidade de Coimbra. Haverá, ainda, espaço para a aplicação de projectos inovadores neste campo por parte de outros agentes do sector, assim como um atelier de escrita árabe por um conceituado calígrafo dos Emirados Árabes Unidos. Livre acesso mediante a apresentação do bilhete da Feira.

COMUNIDADE LOCAL

O projecto da Feira do Património procura ter uma especial incidência na comuni-dade local. Em parceria com o município de Coimbra, a organização da Feira per-correu as escolas do concelho com um atelier sobre património o que dará origem a um dos momentos de programação da Feira. Houve ainda a oportunidade para desenvolver um trabalho com os seniores de Coimbra, em parceria com a Apose-nior, resultando num momento de programação nocturna da Feira. Livre acesso mediante a apresentação do bilhete da Feira.

SEMINÁRIOS

O Seminário Internacional que decorre durante a Feira é subordinado ao tema da edição deste ano – Internacionalização do Património – e pretende dar conta das possibilidades para as estratégias de internacionalização de recursos e know-how, bem como evidenciar o potencial de internacionalização do sector do património de Portugal. Para além do Seminário Internacional, ocorre durante a Feira uma série de iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo especializados: as Heritage Talks – com o apoio da ADDICT e do Microcrédito bcp, as HT são o palco para novos projectos e iniciativas dentro da área do património – as Tourism Talks Pro – um seminário de meio dia dirigido a profissionais do sector do turismo – as Conserva-tion & RehabilitaConserva-tion Talks – um seminário de meio dia dirigido a profissionais da conservação e restauro e da reabilitação urbana.

(3)

· ADDICT

· Aldeias do Xisto

· Aldeias Históricas de Portugal · AOF - Augusto de Oliveira Ferreira

· Associação Cultural A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria

· Associação Portuguesa de Casas Antigas · Associação Portuguesa dos Jardins Históricos

· Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico

· APTCE · Bienal AR&PA

· Câmara Municipal de Coimbra · Câmara Municipal do Fundão · Câmara Municipal da Guarda · Câmara Municipal de Ovar

· CEARTE - Centro de Formação Profissional do Artesanato

· Comboios de Portugal

· Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

· Consórcio CCC

· DCTP - Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

· DISPLAX, S.A. - Edigma

· Direcção Geral do Património Cultural · Direcção Regional de Cultura do Alentejo · Direcção Regional de Cultura do Centro · Direcção Regional de Cultura do Norte · Direcção Regional de Cultura do Algarve · Egocomunicación

· Emirados Árabes Unidos

· Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

· EVoCH

· FCo. - fullservice company in multimedia · Foto Engenho

· Fundação Millennium bcp

· Fundação Ricardo Espírito Santo Silva · Fundação INATEL

EXPOSITORES

A FEIRA DO PATRIMÓNIO CONTA COM A PRESENÇA

DOS SEGUINTES EXPOSITORES:

· GECoRPA - Grémio do Património · iClio S.A.

· Ideias com História

· In Situ - Conservação de Bens Culturais, Lda.

· Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

· Instituto Politécnico de Tomar · IVNU - Project Solutions Lda.

· Laboratório Hércules - Universidade de Évora

· LUPA - Luís Pavão Lda.

· Monumenta - Conservação e Restauro do Património · MPT - Mobilidade e Planeamento do Território · Município de Albergaria-a-velha · Município de Belmonte · Município de Mangualde · Município de Montemor-o-Novo · Município de Sever do Vouga · Município de Tomar

· Município de Vila Viçosa · Município de Viseu

· Museu Diocesano de Santarém · Museu Marítimo de Ílhavo · Museu Municipal de Loulé · OCUBO | Monumental Projections · Parques de Sintra - Monte da Lua · Realizasom - Produção Áudio, Lda.

· Realsteady

· STB - Reabilitação do Património Edificado, Lda.

· Spira - revitalização patrimonial · Teixeira Duarte

· Turismo dos Açores

· UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

· Universidade de Coimbra

· VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa Rota do Românico

(4)

SEXTA-FEIRA . 9 OUT

11H00 11H00 - 13H00 14H00 - 18H00 14H30 - 20H00 15h00 - 18h30 17h00 19H30 20H00 21H30 22H30

PROGRAMAÇÃO

Zona Expositiva - 11h00 às 20h00 | Programação Nocturna - 19h30 às 23h00

Animação Pedagógica Programação Cultural

As actividades referidas na programação estão diferenciadas pelas seguintes cores: Seminários, Conferências, Debates

Aproxima-te! Miúdos no Património POR Mundo Património | LOCAL Caso do Paço TODO O DIA

EM PERMANÊNCIA

MOSTEIRO DE SANTA

CLARA-A-VELHA,

COIMBRA

9, 10 E 11 DE OUTUBRO

Exposição: Cadernos de Memórias - diários de viagem POR Eduardo Salavisa | LOCAL Sala de Exposições Temporárias Exposição Preview: O Mestre Alfaiate e o Alquimista POR Cristina Rodrigues | LOCAL Sala de Exposições Temporárias Mostra de Filmes: O Povo que ainda canta

POR A Música Portuguesa a Gostar dela Própria LOCAL Sala de Exposições Temporárias Mostra de Filmes

POR Binaural | LOCAL Sala de Exposições Temporárias Mostra de Vídeos: Filmografia Michel Giacometti

POR Tradisom | LOCAL Sala de Exposições Temporárias Videowall Aproximar

POR Spira e Associação Mundo Património | LOCAL Casa do Paço

Cerimónia Inaugural LOCAL Mosteiro Atelier de Caligrafia

POR Emirados Árabes Unidos | LOCAL Casa do Paço Atelier de Caligrafia

POR Emirados Árabes Unidos | LOCAL Casa do Paço

Innovation Point

LOCAL Casa do Lago

Tourism Talks Pro

POWEREDBY Turismo de Portugal | LOCAL Auditório Programação Cultural

LOCAL Tenda VideoMapping

POR OCUBO | LOCAL Mosteiro Vídeos Aproximar + NINHUS LOCAL Mosteiro

Concerto

PORCapella Sanctae Crucis | LOCAL Mosteiro VideoMapping

(5)

SÁBADO . 10 OUT

09h00 - 18h30 11H00 - 20H00 11H00 - 13H00 11H30 14H00 - 19H00 14H30 14H30 15H00 - 18H00 16H30 17h00 19H00 19H30 - 20H00 21H30 22H30 23H00 Seminário Internacional LOCAL Mosteiro Innovation Point

LOCAL Casa do Lago

Campeonato de jogos de tabuleiro POR Pythagoras | LOCAL Casa do Paço

Roteiros Aproxime-se! Miúdos no Património, na Cidade

POR Mundo Património & Aposenior | PONTODEENCONTRO entrada do Museu Machado de Castro Atelier de Caligrafia

POR Emirados Árabes Unidos | LOCAL Casa do Paço Lançamento do jogo À Descoberta de Coimbra POR Ideias com História | LOCAL Casa do Paço

Roteiros Aproxime-se! Miúdos no Património, na Cidade

POR Mundo Património & Aposénior | PONTODEENCONTRO na entrada principal do Jardim Botânico Jogo À Descoberta de Coimbra

POR Ideias com História | LOCAL Casa do Paço

Roteiros Aproxime-se! Miúdos no Património, na Cidade

POR Mundo Património & Aposénior | PONTODEENCONTRO Quinta das Lágrimas Programação Cultural

LOCAL Tenda

Concerto: Gaiteiros de Coimbra

POR A Música Portuguesa a Gostar dela Própria | LOCAL Tenda VideoMapping

POR OCUBO | LOCALMosteiro Concerto

POR Orquestra Clássica do Centro | LOCAL Mosteiro VideoMapping

POR OCUBO | LOCALMosteiro Heritage Party

LOCAL Galeria

Aproxima-te! Miúdos no Património . Mesa para Todos

. Rosas para a Rainha Santa Isabel . Água vai, água vem

. T-shirt Património

POR Mundo Património | LOCAL Casa do Paço TODO O DIA

Zona Expositiva - 11h00 às 20h00 | Programação Nocturna - 19h30 às 23h00

Animação Pedagógica Programação Cultural

As actividades referidas na programação estão diferenciadas pelas seguintes cores: Seminários, Conferências, Debates

(6)

DOMINGO . 11 OUT

10H00-13H00 11H00-20H00 11H00 - 13H00 11H30 - 12H30 11H30 14H00 - 18H00 14H00 - 19H00 14H30 - 18h30 14H30 - 17H30 14H30 16H30 17H00 18H00 18H30

Conservation & Rehabilitation Talks

POWEREDBY GECORPA | LOCAL Auditório

Innovation Point

LOCAL Casa do Lago

Jogo À Descoberta de Coimbra

POR Ideias com História | LOCAL Casa do Paço Workshop: Um Jardim Dentro de Casa

POR Associação Portuguesa de Jardins Históricos | PONTODEENCONTRO bilheteira Roteiros Aproxime-se! Miúdos no Património, na Cidade

POR Mundo Património & Aposénior | PONTODEENCONTRO na bilhética do Mosteiro Campeonato de jogos de tabuleiro

POR Pythagoras | LOCAL Casa do Paço Atelier de Caligrafia

POR Emirados Árabes Unidos | LOCAL Casa do Paço

Heritage Talks

POWEREDBY ADDICT e Microcrédito bcp | LOCAL Auditório Workshop: O Desenho de Viagem no Nosso Quotidiano POR Eduardo Salavisa | PONTODEENCONTRO bilheteira Roteiros Aproxime-se! Miúdos no Património, na Cidade

POR Mundo Património & Aposénior | PONTODEENCONTRO na entrada principal do Jardim Botânico Roteiros Aproxime-se! Miúdos no Património, na Cidade

POR Mundo Património & Aposénior | PONTODEENCONTRA na entrada do Museu Machado de Castro Programação Cultural

LOCAL Tenda

Cerimónia de Entrega do Prémio Internacionalização LOCAL Mosteiro

Concerto: Amanhecer Fado de Coimbra POR Grupo Fados do Amanhecer | LOCAL Tenda Aproxima-te! Miúdos no Património . Mesa para Todos

. Ao toque das sinetas e campainhas . Inscrições e Impressões

. Água vai, água vem . T-shirt Património

POR Mundo Património | LOCAL Casa do Paço TODO O DIA

PROGRAMAÇÃO

Zona Expositiva - 11h00 às 20h00 | Programação Nocturna - 19h30 às 23h00

Animação Pedagógica Programação Cultural

As actividades referidos na programação estão diferenciadas pelas seguintes cores: Seminários, Conferências, Debates

(7)

WC ELEVADOR ESTACIONAMENTO HORTA MONÁSTICA SENTIDOS DE CIRCULAÇÃO CAFETARIA BILHETEIRA RIO MONDEGO TENDA

EXPOSITORES | PROGRAMAÇÃO CULTURAL CAFETARIA

AUDITÓRIO

HERITAGE TALKS | TOURISM TALKS PRO CONSERVATION & REHABILITATION TALKS

MOSTEIRO SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMAÇÃO CULTURAL CASA DO PAÇO ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA CASA DO LAGO INNOVATION POINT CENTRO INTERPRETATIVO PROGRAMAÇÃO CULTURAL LOJA CHITA | CAFETARIA

(8)

Com o apoio institucional:

Parceiro premium:

Co-organização: Um projecto:

Parceiro estratégico

de programação: Parceiros estratégicos: Parceiros internacionais: Parceiro sectorial:

Em colaboração com:

Media Partners: Parceiros de Comunicação:

Referências

Documentos relacionados

caingua in Nova Alvorada do Sul municipality, Brazil, expands its distribution to approximately 115 km (linear distance) northward (previously northernmost record was between

Valor: R$ 60 e 160 (open bar), à venda no Haus Bar, nas lojas Avesso e Redley e online através do site

As medidas do crescimento micelial na presença de corantes e avaliação da formação do halo de degradação foram realizados em placa de Petri (90 mm de

13h00 SIMPÓSIO: TRATAMENTO DE DOENÇAS ALÉRGICAS - DÚVIDAS. Moderadora: Rosa Cristina Oliveira Gaia Duarte (AL) Secretária: Fernanda Gaia Duarte Fiúza de

A disponibilidade de dados de qualidade de águas pluviais que são lançadas no riacho estudado forneceu a possibilidade de comparação entre as concentrações de poluentes

Nous travaillons pour offrir la meilleure expérience gastronomique possible, ainsi il est obligatoire que ce menu soit servi pour la table complète. Plats partagés ont un supplément

BELO HORIZONTE GILMAR BARBOSA CAIRES 01 BELO HORIZONTE JOSÉ FLORES E. BARROS

As atividades elaboradas continham um conjunto de exercícios formados por questões retiradas de provas de concursos, que visavam motivar os alunos a fazerem