• Nenhum resultado encontrado

4. APRECIAÇÃO QUALITATIVA DA EXECUÇÃO DO PIC URBAN II AMADORA (DAMAIA- BURACA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4. APRECIAÇÃO QUALITATIVA DA EXECUÇÃO DO PIC URBAN II AMADORA (DAMAIA- BURACA)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

4.

A

PRECIAÇÃO QUALITATIVA DA EXECUÇÃO DO

PIC

URBAN

II

A

MADORA

(D

AMAIA

-B

URACA

)

No presente capítulo será abordada uma pequena avaliação qualitativa dos projectos já concluídos, ou ainda em curso, procurando salientar as principais mais-valias que criaram não só em termos físicos como também para as pessoas e, eventualmente, as transformações que originaram na sua perspectiva de vida. Para além da apreciação qualitativa ao desempenho de alguns projectos, numa segunda parte abordar-se-á o envolvimento dos parceiros e a evolução do relacionamento com a Administração local.

4.1.

A

PRECIAÇÃO QUALITATIVA DE ALGUNS PROJECTOS DO

PIC

URBAN

II

A

MADORA

(D

AMAIA

-B

URACA

)

O Programa de iniciativa Comunitária URBAN II Amadora (Damaia-Buraca) possui quatro objectivos estratégicos:

a) requalificar o ambiente urbano e valorizar o espaço público, criando condições para que seja um palco seguro onde se valorizem as relações sociais e intergeracionais, dotando toda a zona de uma estrutura verde que requalifique o ambiente existente e promova uma nova imagem; b) integrar a população de origem africana, através da criação de condições facilitadoras de acesso

ao mercado de emprego, de manutenção no sistema educativo, garantido condições para a valorização e prática da sua cultura;

c) revitalizar o ambiente social, através de acções que contribuam para a construção de um tecido social mais sólido e solidário, capaz de integrar e apoiar os grupos populacionais mais marginalizados e desfavorecidos;

d) valorizar o contexto sócio-educativo da população juvenil, dotando-a de condições físicas e de um conjunto alargado de actividades lúdico-pedagógicas que diminuam as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar, condicionando e tentando inverter a prevalência de percursos desviantes e as marginalidades.

No que respeita aos projectos de requalificação urbana, que contribuem para a concretização do primeiro objectivo estratégico, salientam-se – Jardim Central da Buraca (Jardim dos Aromas) e Jardim 25 de Abril.

(2)

Figura 10 – Enquadramento do Jardim Central da Buraca na sua Envolvente Bairro da

Cova da Moura Jardim Central da Buraca

Bairro da Cova da Moura

Bairro da

Cova da Moura Jardim Central da BuracaJardim Central da Buraca

O Jardim Central da Buraca (Jardim dos Aromas), composto por diferentes espaços dirigidos aos vários grupos etários, localiza-se numa área de contacto entre a Buraca e o Bairro da Cova da Moura, num espaço anteriormente desocupado e propício a actividades marginais.

A localização geográfica deste Jardim confere-lhe um papel integrador de grande importância, pelos diferentes espaços e equipamentos que interliga:

9 Cova da Moura / Buraca – a criação de um espaço de qualidade numa área de vizinhança entre dois bairros com características sócio-urbanísticas distintas, para além de contribuir para a requalificação urbana poderá também potenciar a aproximação entre diferentes comunidades a partir da partilha de espaços comuns;

9 Centro da 3ª Idade / Parque Infantil / Escola Básica Alice Vieira – estes três equipamentos dirigem-se dois estratos etários distintos – idosos e infância. A existência de espaços que proporcionem o convívio entre grupos da população com experiência, e experiências, distintas, fomentam uma partilha de saberes e o respeito pelas diferenças.

A estes equipamentos juntam-se ainda, na periferia imediata, uma piscina, uma igreja e um mercado, o que reforça as características de centralidade desta área e, consequentemente, do potencial de convívio entre diferentes comunidades.

(3)

Figura 11 – Enquadramento do Jardim 25 de Abril na envolvente Bairro da Cova da Moura Jardim 25 de Abril Bairro da Cova da Moura Bairro da Cova da Moura Jardim 25 de Abril Jardim 25 de Abril

O Jardim 25 de Abril localiza-se junto à antiga estação da Damaia, repartindo-se por duas áreas – uma no antigo largo da estação e outra junto a um dos acessos à estação de Santa Cruz.

A criação deste Jardim para além de recuperar espaços desqualificados e de fazer o remate urbano, incrementa a área de espaços verdes tratados e introduz novos locais para o convívio inter-geracional e inter-comunitário.

Relativamente aos restantes objectivos estratégicos, apresentam-se de seguida um conjunto de projectos que os cobrem quase totalmente de forma transversal, respeitando ao apoio/dinamização social. Conforme os indicadores quantitativos deixam entender, a maior parte dos objectivos estabelecidos para o Programa estão suficientemente cobertos pelos projectos já desenvolvidos.

O projecto “Mães Adolescentes”, desenvolvido por duas associações locais – Associação Cultural Moinho da Juventude e Associação de Solidariedade Social Vencer Casal Popular da Damaia -, visa garantir o acompanhamento psicossocial de grávidas e mães adolescentes da Zona URBAN II. O projecto desenvolve-se em duas fases:

a) Motivação e Contacto, na qual se realizam acções de formação com temáticas ligadas à gravidez, maternidade na adolescência, cuidados materno-infantis, …;

b) Contrato Familiar, este projecto de vida resulta de um acompanhamento social regular, que tem por objectivo encaminhar as mães para prosseguimento de estudos, estágio, formação profissional ou/e integração em contexto de trabalho. A Câmara Municipal da Amadora criou um

(4)

incentivo financeiro para o empregador, mas que apenas será concedido após a criação efectiva do posto de trabalho.

A figura seguinte reflecte o sucesso deste projecto pelo número de jovens (re)integradas no sistema de ensino/formação e no mercado de trabalho. Estas alterações no quadro de vida das jovens envolvidas implicam uma nova perspectiva de vida, sendo de salientar as três jovens mulheres que conseguiram um contrato de trabalho.

Figura 12 – Balanço do projecto “Mães Adolescentes”

O projecto “Pareceria com os Agentes Locais para o Emprego e Formação” foi desenvolvido por duas instituições locais – Moinho da Juventude (Curso de Assistentes Familiares e Apoio à Comunidade e Curso de Formação para Mediadores Sócio-Culturais) e Associação de Solidariedade Vencer Casal Popular da Damaia (Curso de Formação de Formadores)

Estas acções de formação, para além de dotarem os formandos com novas capacidades para integrarem o mercado de trabalho, confere o 9º ano de escolaridade àqueles que não o possuem.

O projecto “Escola Intercultural e das Profissões” visa conferir formação habilitante e facilitadora da inserção no mercado de trabalho, como por exemplo: Manutenção de Espaços Verdes e Equipamentos Urbanos, Operador de Armazém, Repositor e Ajudante de Distribuição, Cabeleireiro, …

A definição das áreas de formação e duração das acções ajusta-se às características do público-alvo e às necessidades do mercado. A adequação desta oferta resulta, essencialmente, da articulação entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

(5)

principais necessidades como posteriormente no momento de integração dos formandos em situação de trabalho. Registe-se ainda a colocação de alguns formandos em empresas como a FNAC ou o ACSantos.

Figura 13 – Razões para a exclusão do mercado de trabalho

O gráfico da figura anterior representa as principais razões que os formandos apontavam para a sua situação de “exclusão”, sendo que os Homens as situam ao nível do seu próprio comportamento e de problemas de saúde ao passo que as Mulheres avançam com razões verdadeiramente estruturais:

• Legalização; • Fraco apoio familiar; • Baixa escolaridade.

Em face destas razões, a (re)integração de uma única mulher no percurso formativo ou profissional tem uma grande repercussão não só em termos individuais, como familiares, como da própria comunidade onde se integra.

(6)

Figura 14 – Formação-emprego – nacionalidades (cursos entre 2003 e 2006)

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

Os destinatários das acções de formação-emprego integradas no PIC URBAN II Amadora (Damaia-Buraca) são maioritariamente portugueses (66,3%), ao contrário do que por vezes se supõe, sendo a segunda nacionalidade mais representada a cabo-verdiana, reflexo do peso desta comunidade no Bairro da Cova da Moura.

Figura 15 – Escolaridade dos formandos (acções 2003/2006)

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

Quanto ao nível de escolaridade dos formandos a maior parte possui entre o sexto e o nono ano, com uma maior representatividade das mulheres. Nos níveis mais elevados dá-se uma inversão desta situação, passando os homens a deter uma representatividade ligeiramente superior.

(7)

Quadro 18 – Perfis à partida e à chegada dos formandos abrangidos por acções de formação

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

As acções de formação/qualificação desenvolvidas no PIC URBAN II Amadora (Damaia-Buraca) têm desempenhado um papel fundamental na melhoria do perfil dos formandos, colocando a sua escolaridade no 9º ano quando à chegada a sua qualificação se situava maioritariamente no final do 1º ciclo.

De entre os vários projectos em curso saliente-se o “Net-Rodas”, composto por Unidades Móveis equipadas com Biblioteca e com acesso à Internet. Numa comunidade carenciada, o alargamento e a aproximação da oferta cultural é fundamental para a redução dos riscos da exclusão.

Nos locais onde estas Unidades Móveis aparcam são realizadas acções de animação do espaço público, que pretendem estimular o convívio entre gerações e entre culturas.

As carrinhas circulam todos os dias e definem os seus pontos de paragem em articulação com os parceiros, que cobrem a totalidade da Zona URBAN II – Associação Amigos da Damaia; ATL da Junta de Freguesia da Buraca, de S. Gerardo e “Sol de Abril”; EBI Alice Vieira; Associação, Clube Desportivo Alto da Cova da Moura, …

Por último, destaque-se a requalificação do “Polidesportivo da Cova da Moura” que permitiu transformar um ringue em mau estado num local adequado à prática desportiva, com iluminação, balneários, vedação, pavimento e todo o equipamento.

Esta intervenção reveste-se de uma grande importância, dada a proximidade a um Bairro com uma forte incidência de população jovem, prevendo-se que venha a ser utilizado regularmente por cerca de 1.560 jovens.

(8)

Figura 16 – Enquadramento geográfico do Polidesportivo da Cova da Moura

Polidesportivo Polidesportivo Cova da Moura

Cova da Moura

Principais aspectos a salientar dos projectos já concluídos ou em curso, sendo que alguns não resultam da análise realizada mas da experiência da CCDR-LVT no acompanhamento do Programa:

• Importante trabalho de parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e as associações locais; • Difusão da imagem do Programa URBAN II;

• Acções de formação e de empregabilidade bem dirigidas e com resultados práticos, abrangendo faixas da população em risco ou em situação de exclusão;

• Importância da existência de uma liderança e de uma equipa local da Câmara Municipal da Amadora;

• Transferência de conhecimento e de experiência para outros Programas em curso ou em preparação;

• Trabalho importante ao nível da população escolar, com acções de apoio a decorrer nas Escolas da Zona de URBAN II.

(9)

4.2.

A

PRECIAÇÃO QUALITATIVA DO ENVOLVIMENTO DOS PARCEIROS

O Programa de Iniciativa Comunitária URBAN II Amadora (Damaia-Buraca) desenvolve-se numa área fortemente marcada pela dimensão étnica e onde as associações locais detém um papel fundamental no trabalho com a população.

Fruto da desconfiança que marca as relações entre a Administração Pública e as associações locais, os trabalhos do Programa iniciaram-se sob um clima de alguma conflitualidade. Reconhecendo as fragilidades do primeiro Programa de Acção apresentado, a Câmara Municipal da Amadora reformula a sua proposta e abre verdadeiramente o PIC URBAN II Amadora às associações locais, envolvendo-as na programação e na concretização de alguns projectos, devidamente enquadrados numa estratégia global.

Ao fim de quatro anos de execução do Programa o relacionamento inter-institucional registou importantes melhorias, que tem permitido a concretização de acções verdadeiramente inovadoras. Desta pareceria resultam algumas experiências que no futuro a Câmara Municipal da Amadora e as próprias associações podem vir a replicar em situações similares.

O contacto Câmara Municipal – Associações Locais, também foi importante para estas últimas pela aprendizagem ao nível da gestão de projectos, incutindo uma cultura de rigor na utilização de financiamentos públicos.

Referências

Documentos relacionados

Os objetivos específicos são: discutir a construção do trabalho do psicanalista no campo da política socioassistencial; propor uma formalização teórico-prática para este trabalho

(B) Se alguém, vier com perguntas que você não sabe, responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.. (C) Se alguém vier, com perguntas que você

ü The germination tests must be conducted at constant temperature 30ºC for 28 days; ü The addition of gibberellic acid and alternating temperature were ineffective for seed

LISTA DE FIGURAS Figura 01 – Mapa hidrográfico da bacia do Rio Preto20 Figura 02 – Unaí: município da RIDE29 Figura 03 – Eficiência no uso da água para irrigação36 Figura 04

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Se expone el régimen jurídico europeo que afecta a los medicamentos huérfanos, las políticas públicas emprendidas en España para, dentro del marco comunitario,