• Nenhum resultado encontrado

NEWSLETTER COMISSÃO DE COMBATE À PROCURADORIA ILÍCITA REUNIÕES DA INTERDELEGAÇÕES. Delegação de Vila Franca de Xira da Ordem dos Advogados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWSLETTER COMISSÃO DE COMBATE À PROCURADORIA ILÍCITA REUNIÕES DA INTERDELEGAÇÕES. Delegação de Vila Franca de Xira da Ordem dos Advogados"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A Comissão de Combate à Procuradoria Ilícita é constituída pelas Colegas Dra. Patrícia Ferreira Monteiro e Dra. Sílvia Varão e recebeu cerca de uma centena de denúncias.

Esta comissão realizou sessões de esclarecimento e reuniões com os chefes das principais repartições públicas do concelho tendo em vista sensibilizar os profissionais para

o problema. Continua também a ouvir testemunhas em estreita colaboração com o Conselho Distrital de Lisboa no âmbito de processo de Procuradoria Ilícita.

Ocorreram 4 reuniões entre as Delegações pertencentes ao Conselho Distrital de Lisboa: em Lisboa, Mafra, Oeiras e Almada onde se discutiram e debateram temas relacionados com a profissão.

Delegação de Vila Franca de Xira

da Ordem dos Advogados

01-01-2014

Edição 3, Janeiro 2013/Janeiro

2014

NEWSLETTER

AGRADECIMENTOS

A Delegação agradece desde já todos os Colegas que têm vindo a colaborar com a mesma a vários níveis.

Aqui segue um agradecimento especial às Colegas Carla MS Miranda e Ana Severino que se

disponibilizaram prontamente a colaborar connosco na elaboração desta Newsletter.

C

OMISSÃO DE

C

OMBATE À

P

ROCURADORIA

I

LÍCITA

(2)

Num contexto de crise social e económica, que afecta milhares de portugueses e abala a sociedade, o Dia da Consulta Jurídica Gratuita também se traduz num apoio efetivo fundamental aos Cidadãos mais carenciados.

No inquérito realizado junto dos consulentes que em 2012 recorreram ao Dia da Consulta Jurídica Gratuita, o papel fundamental dos Advogados e Advogados Estagiários foi assim aplaudido: 98% dos consulentes consideram ter ficado esclarecidos com as informações

prestadas no âmbito da iniciativa e 100% dos consulentes referiram que a iniciativa deveria de ser repetida.

Constatou-se quase o dobro das consultas jurídicas em relação à edição do ano passado. Esta é uma ação de proximidade ao cidadão e com uma forte componente de responsabilidade social. O sucesso desta move-nos para continuarmos com este tipo de iniciativas.

A Delegação estabeleceu um protocolo com a Dikaion Unipessoal, Lda. a fim de serem vendidos livros jurídicos aos Advogados com um desconto de 10% sobre o preço de venda ao público. Os livros encontram-se disponíveis na Delegação.

Até ao presente as consultas jurídicas na Junta de Freguesia da Póvoa, têm sido pautadas pela mais estrita colaboração entre a Delegação e a Junta de Freguesia em causa. ESTA É UMA AÇÃO DE PROXIMIDADE AO

CIDADÃO E COM UMA FORTE COMPONENTE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

7

ª

E

DIÇÃO DO

D

IA DA

C

ONSULTA

J

URÍDICA

G

RATUITA

P

ROTOCOLO ENTRE

D

IKAION

U

NIPESSOAL

, L

DA

P

ROTOCOLO

G

ABINETES DE

C

ONSULTA

J

URÍDICA A

F

UNCIONAR

J

UNTO DAS

J

UNTAS DE

F

REGUESIA

ATÉ AO PRESENTE AS CONSULTAS JURÍDICAS NA JUNTA DE FREGUESIA DA PÓVOA, TÊM SIDO PAUTADAS PELA MAIS ESTRITA COLABORAÇÃO ENTRE A DELEGAÇÃO E A

(3)

Por continuarmos a acreditar que a formação contínua é essencial para o bom desempenho da profissão, a Delegação organizou várias ações de formação gratuitas, muitas delas em estreita colaboração com magistrados e ex-magistrados da Comarca.

Em média foi organizada uma ação de formação por mês e todas com o apoio do Conselho Distrital de Lisboa e algumas delas em parceria com a Delegação de Alenquer da Ordem dos Advogados.

Através deste estudo, a XII Delegação da Ordem dos Advogados de Vila Franca de Xira pretende ficar a conhecer melhor a opinião dos advogados da Comarca relativamente ao seu trabalho efetuado, e também comparar os resultados deste questionário com o aplicado pela anterior Delegação, em 2009.

Através das respostas dos Advogados desta Comarca ao questionário entregue, e da análise

dos dados resultantes deste, a Delegação pretende ficar a conhecer melhor as aspirações e necessidades dos seus pares com o objetivo de melhorar as suas competências e atribuições.

Após análise dos resultados, os mesmos foram publicados no site da Delegação e enviado a todos os Colegas.

No âmbito do Programa Delegação Solidária, a Delegação organizou uma Feira do Livro e o produto da venda dos livros foi doado aos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira.

Esta iniciativa foi aberta a toda a sociedade civil e contou com cerca de 300 livros doados.

A Feira do Livro esteve patente no Salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira de 1 a 15 de Dezembro.

F

ORMAÇÃO

C

ONTÍNUA

I

NQUÉRITO POR

Q

UESTIONÁRIO AOS

A

DVOGADOS DA

C

OMARCA

(4)

A Delegação de Vila Franca de Xira da Ordem dos Advogados realizou um jantar de homenagem aos solicitadores, magistrados, advogados e funcionários judiciais com mais de 30 anos de exercício. Mais de uma centena de pessoas respondeu ao apelo e provou que a união de todos faz a força da justiça na comarca. Ao todo foram homenageadas 35 personalidades que estão no ativo e outras que dedicaram grande parte das suas vidas à causa judicial.

O Palácio do Sobralinho tornou-se assim pequeno para receber todos os convidados.

O escultor de renome internacional João Duarte teve a amabilidade de oferecer à Delegação uma escultura para assinalar o evento. O que muito nos honrou, e que se encontra disponível na sede da Delegação.

Na senda daquilo que já vem sendo a tradição na Comarca de Vila Franca de Xira, a 19 de Dezembro 2013 decorreu o Jantar de Natal da Comarca.

Este ano foram os Srs. Magistrados Judiciais a tomar a iniciativa de organizarem o Jantar de Natal da Comarca e a Delegação de Vila Franca de Xira da Ordem dos Advogados foi convidada a aderir, o que muito nos honrou.

Para os mais distraídos, relembramos que a sala dos Advogados do Tribunal Judicial encontra-se equipada com um computador, impressora e digitalizadora já desde o triénio passado.

J

ANTAR DE

H

OMENAGEM COM

C

ONCERTO

(5)

Relembramos ainda que existe o site e a página oficial dofacebook da Delegação que se encontram à distância de umclicke atualizados diariamente. No nosso site existe um endereço de correio eletrónico onde os colegas podem enviar as vossas sugestões e/ou reclamações.

Como sabem, as comunicações da Delegação têm sido feitas por correio eletrónico seguido de contato telefónico da nossa funcionária.

O triénio está a terminar. É tempo de eleições. São conhecidas 2 listas concorrentes, a Lista A composta por Paulo José Rocha (Presidente), Andreia Figueiredo (vogal), Lurdes Apolinário (vogal), Ana Severino (vogal) e Alfredo Pereira (vogal); a Lista B composta por Zilda Pinto Lourenço (Presidente), Amélia Leal (vogal), Anabela Barata Gomes (vogal), Ana Cristina Almeida (vogal), José Amaral Rodrigues (vogal).

Cabe aqui deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que colaboraram, a vários níveis, com esta Delegação, e uma palavra especial para o Dr. Pinto de Paiva – o responsável por me ter incutido o gosto pelos assuntos e trabalho das Delegações e ainda para os Colegas Paulo José Rocha e Andreia Figueiredo que me acompanharam ao longo destes 3 anos. São dois colegas da minha inteira confiança que sem os quais a Delegação não conseguiria atingir os objetivos que se propôs alcançar.

Ainda uma palavra de apreço e gratidão às Colegas Patrícia Ferreira Monteiro e Sílvia Varão pelo incansável trabalho desenvolvido na Comissão de Combate à Procuradoria Ilícita.

Finalmente uma palavra de apreço e reconhecimento à nossa funcionária - Sandra Marques – pela preciosa e incansável ajuda que prestou, sempre com dedicação e profissionalismo que já a caracteriza.

No cumprimento do dever legal e de salutar alternância nos cargos, não poderei acompanhar os Colegas Paulo José Rocha e Andreia Figueiredo nesta candidatura, ficando a promessa de colaborar sempre que necessário caso seja este o projeto democraticamente eleito.

Aos colegas, pede-se que se aproximem cada vez mais da Delegação para que esta possa cumprir um dos seus principais objetivos: apoiar os advogados inscritos pela comarca e representá-los junto de quaisquer entidades, na real e efetiva defesa dos seus interesses.

(6)

Nunca se esqueçam que a Delegação é a “Casa do Advogado”: é a vossa casa. E nós só cá estamos para vos receber e apoiar o melhor que sabemos e podemos.

Foi, e será sempre, um enorme privilégio servir-vos.

Um abraço do vosso Colega,

CARLA MS MIRANDA ANA SEVERINO

(COLABORADORA DA DELEGAÇÃO) (COLABORADORA DA DELEGAÇÃO)

FILIPE ANDRÉ VALENTE (PRESIDENTE DA DELEGAÇÃO)

Referências

Documentos relacionados

Isso ocorreu pela redução nos preços do Brent (30,1%), que não foi compensado pela desvalorização do real.. ANÁLISE DE EMPRESAS

No extraordinário, o Município de São Paulo defende a conformação da taxa instituída com o Diploma Maior, arguindo a existência de repercussão geral da matéria. Segundo narra, o

Parece-nos por isso interessante aprofundar esta questão, tanto mais que dispomos, desde há quatro anos, de um espaço que permite, nomeadamente: (i) a conservação estéril de

Para evitar danos, tire as louças e talheres o mais cedo possível da lava-louças antes que o programa termine.. No fim

Com efeito, um dos objetivos da política de desenvolvimento urbano previsto no artigo 182 da Constituição Federal 21 , são as funções sociais da cidade, que se realizam

O problema seguinte que pode elevarar é esse cliente que o C pôde conectar sua estação de trabalho à rede de provedor de serviços e adquire um aluguel de DHCP para o endereço IP de

a) Constelações Boreais: São visíveis apenas no hemisfério Norte, com as constelação da Lira, Ursa Maior e Menor. b) Constelações Zodiacais: São visíveis da linha do

• São tipicamente realizados após um intervalo de tempo significativo entre o seu início e a conclusão do turno anterior, e/ou protelados para turnos posteriores