• Nenhum resultado encontrado

Para mais informações sobre a programação geral visitar maushabitos.com e sacoazul.maushabitos.com

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Para mais informações sobre a programação geral visitar maushabitos.com e sacoazul.maushabitos.com"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Programação Março 2016

A SALA

Residência AO MONTE 3

Ciclo de Performances e Exposição com António Lago e Susana Chiocca + Alexandre Osório, Ana Deus, Ana Ulisses, André Fonseca, António Melo, António Olaio, Cristina Mateus, Paulo Mendes, Pedro Tudela e Ramiro Guerreiro.

Sáb, 5, Sáb 12 e Sáb 19 de Março

Ciclo de Performances

5 a 23 de Março

Exposição pelo Colectivo A SALA

JOANA COUTO

na MUPI GALLERY

Qui, 17 Março - 21h30

Curadoria de Isabel Trabulo e Carmo Osul para a plataforma de emergentes Floating Islands.

Em exposição até 12.04.

JORGE LOURENÇO E LUÍSA ABREU APNEIA.3 Sab, 26 Março – 21h

Inauguração da Exposição Podium de

Jorge Lourenço e Luísa Abreu no Maus

Hábitos, que apresenta o resultado final da residência que fizerem no projeto Apneia: um projeto desenvolvido por Hugo Soares, João Gigante e Reis Valdrez, com direção de Carmo Osul.

Em exposição até 13.04.

ANDROGYNY

Performance de DUETO ENTOADO Qui, 10 Março – 22h

Apresentação da 1ª peça do novo duo performativo Dueto Entoado, que explora as caraterísticas femininas e masculinas da música e da dança, ao som de um violoncelo e de duas vozes à capela. (Filipe Moreira: Movimento e Voz; Joana Guerra: Violoncelo e Voz)

Informação detalhada sobre cada evento segue nas próximas páginas.

Para mais informações sobre a programação geral visitar maushabitos.com e

(2)

A SALA

Residência AO MONTE 3

Maus Hábitos

Ciclo de Performances e Exposição com António Lago e Susana Chiocca + Alexandre Osório, Ana Deus, Ana Ulisses, André Fonseca, António Melo, António Olaio, Cristina Mateus, Paulo Mendes, Pedro Tudela e Ramiro Guerreiro.

Programa

Sáb. 5.03 - Inauguração / Apresentação de Performances às 22h Sáb. 12.03 - Apresentação de Performances às 22h

Sáb. 19.03 - Apresentação de Performances às 22h

Qua. 23.03 - Conversa c/ o Colectivo e Encerramento da Exposição às 18h 5 a 23.03 – Exposição do Colectivo - Horário de abertura de 3ª a 6ª das 12h às 22h

A SALA, de António Lago e Susana Chiocca, desafiados pelo projeto de residências Ao Monte, organizam em Março um Ciclo de Performances intercalado com uma Exposição no

white cube do Maus Hábitos. Ao longo dos três sábados vão ter lugar 12 performances por artistas que estiveram ligados ao projeto que de 2006 a 2011 tanto marcou a produção performativa do Porto. Nos dias que intervalam o ciclo, e acompanhando a sua programação, pode ser visitada a exposição do colectivo no mesmo espaço.

A SALA, um espaço de apresentações mensais de performances na sala do apartamento partilhado por António Lago e Susana Chiocca, decorreu entre 2006 e 2011 no Porto, e surgiu da necessidade de dar lugar à experimentação e do desejo de compor um lugar dedicado à performance.

António Lago e Susana Chiocca retomam agora o que foi anteriormente esse espaço, contando com as participações de Alexandre Osório, Ana Deus, Ana Ulisses, André

Fonseca, António Melo, António Olaio, Cristina Mateus, Paulo Mendes, Pedro Tudela e Ramiro Guerreiro.

A SALA é o 3º colectivo convidado a integrar o projeto AO MONTE, de João Brojo, Felícia Teixeira, e coordenado por Carmo Osul, que consiste na realização de 7 livros de artista por grupos de artistas que marcaram e continuam a marcar o Porto nas últimas décadas.

+ info:

asalanabaixa.blogspot.pt

www.facebook.com/asala.noporto aomonte.maushabitos.com

(3)

JOANA COUTO

Objecto Matriz

Qui, 17 Março - 21h30 | Em exposição até 12.04.

Mupi Gallery – Maus Hábitos

Inauguração da exposição individual Objecto Matriz da artista Joana Couto na Mupi Gallery. Uma exposição com curadoria de Isabel Trabulo e Carmo Osul para a plataforma de emergentes Floating Islands, que decorre até 12.04.

Joana Couto propõe, através de uma radiografia a uma máquina de lavar roupa, um olhar sobre o que até então não tinha valor estético mas apenas funcional. A sobreposição de várias camadas de informação vem sugerir uma nova ordem de tridimensionalidade, num conjunto de 3 obras compostas por transferências e impressões a óleo sobre papel de jornal.

Joana Couto é uma artista emergente, que tem desenvolvido um trabalho muito interessante na área da impressão manual, das monotípicas e do transfere. Vinda das Belas Artes do Porto, Joana Couto destaca-se por um trabalho delicado de montagem e colagem, no qual constrói imagens através de sobreposições que se apresentam como muito mais do que o objecto por de traz da representação.

(4)

JORGE LOURENÇO E LUÍSA ABREU APNEIA.3

Sab, 26 Março – 21h | Em exposição até 13.04.

Inauguração da Exposição Podium de Jorge Lourenço e Luísa Abreu no Maus Hábitos, que apresenta o resultado final da residência que fizerem no projeto Apneia.

Apneia, um projeto de residências desenvolvido pelos artistas Hugo Soares, João Gigante

e Reis Valdrez, com direção de Carmo Osul, apresenta a sua 3ª residência para a qual foram convidados a participar Luísa Abreu e Jorge Lourenço (Opo).

A residência iniciou-se no mês passado, com uma Conversa Flash no dia 18 de Fev. no Maus Hábitos entre os artistas e programadores do projeto Apneia, e com a inauguração da Exposição Sprint a 19 de Fev. na Árvore, uma exposição rápida tipo prova de esforço para os artistas, que serve de introdução pública à residência. Os artistas iniciaram então o período de residência na Árvore, que termina agora com a Exposição Podium a 26 de Mar.

às 21h no Maus Hábitos. Para completar, na última semana da exposição, a dia 13 de Abr. às 18h, vai ter lugar a Conversa Final entre os artistas, programadores e teóricos

convidados, com o intuito de refletir a residência e as exposições a que esta deu lugar. Sobre os artistas que participam, Jorge Lourenço sugere uma aproximação do seu trabalho ao transcendente, questionando constantemente as suas próprias definições, enquanto se assume como alguém que trabalha no campo da pintura e que explora a usurpação dos atributos que lhe são inerentes.

Luísa Abreu explora a relação entre homem e objeto e as infindáveis variantes do

relaciona- mento que pode existir entre ambos, analisando a ação de acumular e colecionar para formular reflexões que extraem a pluralidade de objetos, conferindo-lhes um teor singular. + info: apneia.maushabitos.com cargocollective.com/luisaabreu jorge-lourenco.tumblr.com Imagens C

(5)

ANDROGYNY

Performance de DUETO ENTOADO Qui, 10 Março – 22h

Março assiste à apresentação da 1ª peça do novo duo performativo Dueto Entoado, intitulada ANDROGYNY, que explora as caraterísticas femininas e masculinas da música e da dança, ao som de um violoncelo e de duas vozes à capela.

Dueto Entoado é o som de duas vozes à capela, um diálogo musical, uma experiência sensitiva. O Duo é composto por Filipe Moreira (Dança e Voz) e Joana Guerra (Violoncelo e Voz) e apresenta-se assim pela primeira vez com este projeto, único e versátil: uma performance sobre o movimento e a liberdade da música que convida todos a escutar e a envolverem-se com a força do movimento, a elegância da música clássica e o exotismo da música experimental.

BIOS:

Filipe Moreira Natural do Porto, Filipe Moreira é ator, bailarino e performer. Filipe é licenciado em Coreografia pela Falmouth University (2012-2013, Reino Unido) e formado em Teatro pela Academia Contemporânea do Espetáculo (2005-2009). Estudou também Figurinos e em 2012 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde desenvolveu um período de pesquisa de meio ano em teatro de rua e teatro social, em São Paulo. Trabalha de forma independente e em colaboração com vários criadores/instituições nacionais e estrangeiras, tendo já atuado em diversos eventos e festivais de diferentes países. Procurando reunir várias áreas de expressão artística no seu trabalho – todas se fundem para determinado propósito, a criação de objetos artísticos de natureza híbrida onde o corpo, a voz e a manipulação constroem um universo único e multifacetado.

Joana Guerra após a formação clássica, decide rumar até paisagens musicais que reflitam a sua vontade de experimentação acústica e apropriação de outras referências sonoras. Integra o trio de livre improvisação Bande à Part que edita o seu disco de estreia pela Creative Sources em 2014, tendo sido aclamado pela crítica nacional e internacional, e faz parte do duo com o violinista Gil Dionísio. Participa em vários contextos artísticos (na dança/movimento com a coreógrafa Madalena Victorino, no cinema com João Botelho e outros documentaristas nas artes visuais) através da criação e interpretação musicais. É também cantautora num trabalho a solo, onde alia a canção à pesquisa sonora do violoncelo recorrendo a várias técnicas acústicas e a loops, tendo editado um álbum em 2013 e realizado uma tournée por Portugal, Espanha e França.

+ info:

cargocollective.com/filipemoreiraofficial joanaguerra.bandcamp.com

Referências

Documentos relacionados

MENSALIDADE: A MENSALIDADE COM DESCONTO será concedida durante todo o curso SOMENTE para pagamentos realizados até o dia 14 de cada mês diretamente na sede da Fundação

Básico das cidades de Altamira, Vitória do Xingu e localidades de Belo Monte e Belo Monte do Pontal (Condicionante 2.10 da LI) Apesar da Licença de Instalação prever

(Agência para a Competitividade e Inovação); de 1996 a 2010, gestor e diretor de projetos em PME, na área da GRH; desde 2009, docente da Escola Superior de Gestão do

ENEM Nome Candidato Curso - Campus - Turno Modalidade Inscrição

c) O resultado de entrevista individual realizada com o candidato. A identificação dos problemas do Agrupamento e as soluções propostas constituirão um elemento essencial na

Para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2015 e 2014, a Companhia não possuía evidências de ativos cujo valor recuperável fosse inferior aos montantes registrados

1º Colocado: HEXIS CIENTIFICA S/A, com o valor de R$ 193,60 (Cento e Noventa e Três Reais e Sessenta Centavos)... Item: 27 - FLUORETO, SOLUÇÃO SPADNS 2 LIVRE DE ARSENIO (compatível

Propor uma metodologia qualitativa de avaliação do risco de circulação do vírus da raiva mantido por morcegos hematófagos (variante 3) em populações de herbívoros de inte-