• Nenhum resultado encontrado

CONHECENDO E CONCEITUANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECENDO E CONCEITUANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONHECENDO E CONCEITUANDO SISTEMAS DE

INFORMAÇÃO

Franco Vieira Sampaio1

Atualmente a informática está cada vez mais inserida no dia a dia das empresas, porém, no início armazenavam-se os dados em folhas, através de apontamentos e folha de caixa, com o passar do tempo as empresas foram crescendo e a capacidade de processamento destes dados através dos seres humanos foram ficando cada vez mais difíceis. O avanço da tecnologia possibilitou que as empresas guardassem suas informações em meios computadorizados, facilitando o armazenamento e agilizando o processamento (SAMPAIO, 2009).

Mais do que nunca, a informação e seus respectivos sistemas desempenham funções fundamentais nas organizações, representando-se como recurso estratégico para projetar e gerir organizações de forma competitiva e inteligente (MAGALHÃES e SAMPAIO, 2013).

A sociedade da informação não é um modismo. Representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia, havendo quem a considere um novo paradigma técnico-econômico (TAKAHASHI, 2000).

Para dar conotação estratégica à informação, a organização comumente passa por um ciclo evolutivo na forma de estágios, tais como: iniciação; contagio; controle; integração; administração de dados; e maturidade (REZENDE, 2008).

Informática ou Tecnologia da Informação (TI) pode ser conceituada como recursos tecnológicos e computacionais para guarda, geração e uso da informação e do conhecimento. Está fundamentada nos seguintes componentes: hardware e software e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunições; gestão de dados e informações (REZENDE, 2008). Já para Laudon e Laudon (2010) a tecnologia de informação é todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. Isso inclui não apenas computadores, discos, assistentes digitais pessoais (PDA) e até mesmo smartphones, se usados para fins organizacionais, mas também softwares, como os sistemas

1 Mestrando em Administração. Professor da Universidade da Região da Campanha. E-mail: prof@francosampaio.com

(2)

operacionais, pacotes de escritório (Office e LibreOffice) e milhares de programas computacionais que podem ser encontrados em uma grande empresa.

O setor de tecnologia da informação está relacionado dentro das organizações às atividades de inovação, segurança, suporte técnico, manutenção, implantação, serviços digitais e produtos, sendo um conjunto para geração, aplicação e uso da informação (MAGALHÃES e SAMPAIO, 2013).

Sistemas de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização (O’BRIEN, 2004).

Algumas áreas são importantes para a gestão das tecnologias da informação nas empresas, tais como: administração, sistemas de informação, gestão do conhecimento, inovação e tecnologia, interface homem-máquina e ergonomia, banco de dados, segurança da informação, sistemas integrados e comércio eletrônico, rede de computadores, engenharia de software (SAMPAIO, 2009).

Já segundo Sommerville (2007), as empresas e organizações do mundo inteiro utilizam softwares de computador para os mais variados fins, que proporcionam na maioria das vezes agilidade e confiabilidade nos processos das empresas que, segundo Rezende (2005), estão inseridos desde o nível operacional até o nível de tomada de decisões passando antes pelo nível gerencial.

Segundo Bezerra (2004), um sistema de computador é composto por duas partes, o hardware que é a parte física do computador e o software que é a parte lógica. Para Sommerville (2007) software é abstrato e intangível, não sendo somente um programa de computador, mas também toda a documentação e configurações de hardware necessárias para que ele funcione. Mattos (2005) afirma que hardware é a parte palpável do computador, citando como exemplos de hardware a impressora, as memórias, o monitor de vídeo, os cabos, a eletricidade entre outros.

Segundo a definição de Capron e Johnson (2004) um computador é formado por três componentes principais: hardware, software e pessoas. O equipamento de um computador denomina-se hardware. Um conjunto de instruções denominado software diz ao computador o que fazer. As pessoas, entretanto, são o componente mais importante de um computador. Elas é que usam o poder do computador para algum propósito. Os softwares também são chamados de programas. Já para Laudon e Laudon

(3)

(2010) os computadores são os equipamentos que armazenam e processam a informação, os programas de computador ou softwares são os conjuntos de instruções operacionais que dirigem e controlam o processamento por computador e o software consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware de um sistema de informação.

Conforme Capron e Johnson (2004) um programa é um conjunto de instruções passo a passo que orientam o computador a fazer as tarefas necessárias e produzir os resultados desejados. Um programador de computador é um indivíduo que desenvolve programas. Os usuários são indivíduos que adquirem e utilizam o software de computador. Nos negócios, esses usuários freqüentemente são chamados de usuários finais, porque estão no fim da "linha", utilizando de fato as capacidades do computador.

Para funcionar, de acordo com Capron e Johnson (2004), um computador necessita de quatro tipos principais de manipulação de dados: entrada, processamento, saída e armazenamento. Para Laudon e Laudon (2010) tecnologia de armazenagem de dados são os softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem.

Laudon e Laudon (2010) afirmam que a tecnologia de comunicações e de redes, composta por dispositivos físicos e softwares, interliga os diversos equipamentos de computação e transfere dados de uma localização física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser conectados em rede para compartilhar voz, dados, imagens, som e até vídeo.

Tanenbaum (2007) afirma que redes de computadores são vários computadores ligados entre si, utilizando um meio de comunicação para alguma finalidade. Já Laudon e Laudon (2010) dizem que uma rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos, tais como uma impressora.

A maior rede do mundo, e também a mais usada, é a Internet. É uma 'rede de redes' global que usa padrões universais para conectar milhões de diferentes redes em mais de 200 países ao redor do mundo (LAUDON e LAUDON, 2010).

Laudon e Laudon (2010) explicam que a internet criou uma plataforma de tecnologia 'universal' sobre a qual se constroem novos produtos, serviços, estratégias e modelos de negócio. Essa mesma plataforma tecnológica também tem usos internos, fornecendo conectividade para unir diferentes sistemas e redes dentro de uma empresa.

(4)

O'Brien (2004) afirma que uma intranet é uma rede dentro de uma organização que utiliza tecnologias de internet. Conforme Laudon e Laudon (2010) as redes corporativas internas baseadas na tecnologia da Internet são chamadas de intranets.

As extranets são conexões de rede para interconectar a intranet de uma empresa com as intranets de seus clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio (O'BRIEN, 2004).ParaLaudon e Laudon (2010) as intranets particulares que permitem o acesso de usuários autorizados fora da organização são chamadas de extranets; as empresas usam tais redes para coordenar suas atividades com outras empresas e, assim, fazer compras, colaborar em projetos e executar outras atividades interorganizacionais.

Segundo Rezende (2005), as funções empresariais e os sistemas se complementam, portanto a empresa é um sistema. Sistemas são conjuntos de partes que se integram entre si para atingir um determinado objetivo, em informática é uma conjuntura formada pelo software, hardware e os recursos humanos. Laudon e Laudon (2010) definem sistema de informação (SI) como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de auxiliar os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

Para Laudon e Laudon (2010) os sistemas de informação são formados pelas dimensões organizacional, humana e tecnológica (Figura 1).

(5)

Fonte: Laudon e Laudon (2010).

Já segundo Mattos (2005) dois elementos constituem um sistema, uma coleção de objetos e uma relação lógica entre eles, fazendo com que se comportem como um organismo. Para Laudon e Laudon (2010) os sistemas de informação contêm informações sobre pessoas, locais e itens significativos para a organização ou para o ambiente que a cerca.

Segundo Oliveira (1997), dado é um elemento identificado em sua forma bruta, que sozinho não tem nenhum significado, já informação é um dado trabalhado que leva a compreensão de um fato ou determinada situação. Na definição de Laudon e Laudon (2010) informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados, ao contrário, são sequências de fatos ainda não analisados, representativos de eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-entendê-los.

Segundo o exemplo de Laudon e Laudon (2010): as caixas dos supermercados registram milhões de dados, tais como códigos de barras que descrevem cada produto. Esses dados podem ser somados e analisados, a fim de fornecer informações significativas, como o número total de detergentes vendidos em determinada loja, as marcas que são vendidas mais rapidamente ou a quantidade total gasta naquela loja ou ainda vendas por região (Figura 2).

Figura 2: Exemplo de dados, informações e processamento

(6)

Para Mattos (2005), um sistema de informação é um sistema especializado na comunicação e processamento de dados ou informações, sendo constituído por módulos de comunicação, memórias, processadores e controle, todos interligados através de uma rede comum. E para funcionar um sistema de informação não precisa ter computadores. De acordo com Laudon e Laudon (2010) três atividades são importantes em um sistema de informação nas organizações (Figura 3):

a) entrada: captura ou coleta de dados brutos de dentro da organizações ou de

seu ambiente externo;

b) processamento: converte esses dados brutos em uma forma mais

significativa;

c) saída: transfere as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às

atividades nas quais elas serão empregadas.

Ainda para Laudon e Laudon (2010) os sistemas de informação também requerem um feedback, que é uma resposta à ação adotada a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada.

O computador é uma máquina que pode ser programada para aceitar dados (entrada), transformá-los em informação (saída) útil e armazená-los (em um dispositivo de armazenamento secundário) para proteção ou reutilização. O processamento da entrada para a saída é conduzido pelo software, mas realizado pelo hardware (CAPRON e JOHNSON, 2004).

Oliveira (1997) afirma que sistema de informações é um processo de transformação de dados em informações onde possibilite a empresa a operar e decidir.

Para Rezende (2005), o sistema usando ou não recursos de tecnologia que transforma dados em informações pode ser considerado genericamente de sistema de informação, sendo, portanto, um conjunto de partes que geram informações.

(7)

Fonte: Laudon e Laudon (2010).

Segundo Rezende (2005), a classificação dos sistemas de informações pode ser: operacional, gerencial e estratégico. Os sistemas de informações operacionais atuam no processamento das operações ou transações do cotidiano da empresa, auxiliam na execução das tarefas operacionais. Os sistemas de informações gerenciais atuam no processamento de um grupo de dados gerados pelas operações da empresa, transformando em informações agrupadas para gestão da empresa. Os sistemas de informações estratégicos atuam no suporte a decisão, onde processam as informações do nível operacional e as transações do nível gerencial transformando em informações estratégicas, auxiliando no processo de tomada de decisão.

Para entender os sistemas de informação, é preciso compreender o tipo de problemas que eles devem resolver, os elementos de sua arquitetura, o projeto e os processos organizacionais que levam a essas soluções (LAUDON e LAUDON, 2010).

Segundo Laudon e Laudon (2010) durante e depois da implantação de um sistema de informação, o resultado precisa ser continuamente medido, e os solucionadores de problemas devem procurar saber em que medida a solução está funcionando. Desse modo, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, as soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo com base na experiência. Na Figura 4 podemos ver as fases para a solução de problemas.

(8)

Fonte: Laudon e Laudon (2010).

A Tabela 1 apresenta as dimensões de problemas organizacionais.

Tabela 1: Dimensões de problemas organizacionais

Dimensão Descrição

Dimensões organizacionais

Processos organizacionais ultrapassados Atitudes e cultura pouco colaborativas Conflitos políticos

Ambiente organizacional turbulento ou em mutação Complexidade da tarefa Recursos inadequados

Dimensões tecnológicas

Hardware antigo ou insuficiente Software ultrapassado

Capacidade inadequada do banco de dados Capacidade insuficiente de telecomunicações

Incompatibilidade dos velhos sistemas com as novas tecnologias Mudança tecnológica acelerada

Dimensões humanas

Falta de treinamento dos funcionários Dificuldades para avaliar o desempenho Exigências regulatórias e legais

Ambiente de trabalho

Falta de participação dos funcionários e de apoio a eles Administração indecisa

Administração deficiente

(9)

REFERÊNCIAS

BEZERRA, I.D. Hardware sem mistérios. Terra, 2004.

CAPRON, H.L; JOHNSON, J.A. Introdução a informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informações gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MAGALHÃES, Joseni C. O. B; SAMPAIO, Franco V. Mapeando a ti verde em

empresas de cidades da fronteira com Uruguai. Trabalho de Conclusão de Curso.

Santana do Livramento: Universidade da Região da Campanha, 2013.

MATTOS, A.C.M. Sistemas de informação: uma visão executiva. Saraiva, 2005. O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da

internet. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2004. 431p.

OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas

operacionais. 4a Edição, Atlas, 1997.

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática:

guia prático para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 167p.

REZENDE, Denis Alcides. Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático

para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. 3. ed. São

Paulo: Atlas, 2008. 133p.

REZENDE, D.A. Sistemas de informações organizacionais. Atlas, 2005.

SAMPAIO, Franco V. Tecnologias e sistemas de informação em uma escola de

informática. Monografia. Departamento de Ciência da Computação da Universidade

Federal de Lavras, 2009.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8a Edição, Pearson Prentice Hall, 2007. TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde.Brasília. Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 195p.

Referências

Documentos relacionados

Organizando a vacinação : subsídios para as equipes locais : campanha nacional de vacinação para eliminação da rubéola no Brasil, 2008 / Ministério da Saúde, Secretaria

Introdução ao Marketing Joaquim Antunes Clarinda Almeida Sistemas de Informação para a Gestão Jorge Santos Sistemas Informação. para a

Em meu Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação, elaborei as tabelas de digitações combinadas apresentadas abaixo, que combinam as digitações barroca,

Uma das tecnologias por nós identificada consiste nos Sistemas de Automatização de Processos de Negócio (Workflow) que, ao permitir uma melhor recolha, processamento e

Área: TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, área de conhecimento em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação Tese: Modelo de desenvolvimento de arquitecturas de sistemas

De forma geral, o OMP se apresenta como uma ferramenta viável para au- tomatizar as atividades de uma editora, que publica livros alinhados ou não ao acesso aberto, apresentando

Como se pode ver, a MEF é constituída, em primeiro lugar, por uma lista de classes de 1.º nível. Cada classe é constituída por um conjunto de elementos de informação:

™ A grande maioria dos Sistemas de Informação começa de forma manual, para desenvolver o processo e depois ser informatizado;. Sistemas