• Nenhum resultado encontrado

Mensagem do Governador do Distrito 4570 Guilherme Santos Barbosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mensagem do Governador do Distrito 4570 Guilherme Santos Barbosa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.rotarycopacabana.com PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL John Germ

GOVERNADOR DO DISTRITO 4570 Guilherme Santos Barbosa

CONSELHO DIRETOR 2016-17

PRESIDENTE

Claudino Brasil da Nóbrega CONSELHEIROS DA PRESIDÊNCIA Alberto Cumplido de Sant’ana Antenor Gomes Barros Leal Filho Cleofas Paes de Santiago Pedro Loureiro Durão VICE-PRESIDENTES

Cleonice Barros de Macedo Datum

– ADMINISTRAÇÃO

Claudio Mauricio Zyngier

– DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

José Wilhami Fernandes de Oliveira

– IMAGEM PÚBLICA

Fernando Alves Vieira

– SERVIÇOS HUMANITÁRIOS

Eduardo Mayr

– FUNDAÇÃO ROTÁRIA

SECRETÁRIA

Olindina Maria Cavalcanti Régis TESOUREIRA

Nina Clara Benchimol PROTOCOLO

Nissim Cohen Hallale COMPANHEIRISMO Isac Hadid

PRESIDENTE ELEITA 2017-2018 Olindina Maria Cavalcanti Régis PAST-PRESIDENT 2015-16

Claudio Mauricio Zyngier

ANO LXV – BOLETIM SEMANAL Nº 16 – COPACABANA – 24 DE OUTUBRO DE 2016

HOJE:

VISITA OFICIAL DO CASAL GOVERNADOR

GUILHERME SANTOS BARBOSA E MONICA

Mensagem do Governador do Distrito 4570

Guilherme Santos Barbosa

Em sua mensagem, o nosso Presidente de RI 2016-2017, John Germ nos presenteia com a seguinte informação: “Toda semana, nos trinta e quatro mil Clubes, os

ro-tarianos se reúnem para conversar, trocar idéias e se divertir. Mas, acima de tudo, nós nos unimos com um objetivo principal: SERVIR À HUMANIDADE.”

Eis o lema de nosso período: ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE.

Para cumprirmos esse belo lema, temos que responder a nós mesmos a seguinte questão: O que poderemos fazer para continuar a cumprir nosso principal objetivo em ROTARY?

Por sermos rotarianos, quase sempre encontramos portas abertas para realizarmos nossos projetos. E como podemos fazer isso?

• Fazendo doações à Fundação Rotária para que possa continuar desenvolvendo pro-jetos comunitários de prestação de serviços, que buscam aliviar as carências mais graves em nossas comunidades;

• Apoiando a profissionalização, desenvolvendo programas para jovens;

• Oferecendo oportunidades educacionais e de intercâmbios no exterior para estudan-tes, professores e outros profissionais;

• Apoiando e doando para o programa PÓLIO PLUS, permitindo que o ROTARY, con-tinue a tarefa que realiza desde 1985: lutar por um mundo livre da Pólio e, que, para isso já doou U$ 500 milhões de dólares e muitas horas de trabalho voluntário; • Apoiando a continuidade do programa que oferece a maior fonte de recursos privados

a patrocinar bolsas de estudos, tendo, a cada ano, cerca de 1.000 estudantes univer-sitários estudando no exterior;

• Conhecendo e apoiando as ações dos Centros Rotary de Estudos Internacionais na área da Paz e Resolução de Conflitos, criados em sete universidades renomadas; e • Integrando os Clubes de ROTARY que estão engajados, internacionalmente, lutando

contra o analfabetismo e reduzindo o nível de reprovação escolar.

Essas ações são impossíveis de serem realizadas sem o engajamento de todos os rotarianos. E os rotarianos só podem realizá-las por meio de seus Clubes. O ROTARY não existe sem seus Clubes, daí a importância dos Clubes do Distrito 4570 se tornarem fortes, unidos, conhecedores dos projetos de Rotary International, arregaçar as mangas e partir para a ação.

Se continuarmos a trabalhar imbuídos do verdadeiro espírito do ROTARY, estaremos deixando gravados, eternamente, algo que enobrecerá a Humanidade.

(2)

Como transcorreu a reunião passada

17 de outubro de 2016

Presidente

CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA

Protocolo

NISSIM COHEN HALLALE

Secretário

OLINDINA MARIA CAVALCANTI REGIS

Companheirismo

ISAC HADID

Saudação Inicial

Pontualmente às 20h30min, o Presidente CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA declarou aberta a décima terceira reunião ordinária do atual período rotário solicitando uma salva de palmas à Bandeira Brasileira, assim como às demais bandeiras presentes em nossa panóplia. Antes de autorizar o início as reunião, lembrou que hoje se celebra o aniversario de FREDERIC CHOPIN

Protocolo

foi acolhido por uma carinhosa salva de palmas. À direita do Presidente, o Companheiro JOÃO TRIGO, do ROTARY CLUB DE DUQUE DE CAXIAS-NILO PAÇANHA e ao seu lado a Companheira ADELQUIANNE RODRIGUES, do ROTARY CLUB DE RIO BRANCO – NOVAS GERAÇÕES. À esquerda do Presidente, a Companheira DULCE GRUNEWALD LOPES DE OLIVEIRA, nossa ASSOCIADA HONORÁRIA, do ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO, e ao seu lado o Companheiro Ex-presidente 2010/11 EDUARDO MAYR.

Além dos já citados visitantes, o Protocolo registrou a pre-sença da convidada da Companheira DORZILA, Sra. VIVIANA TAVARES.

Secretaria

O Presidente CLAUDINO convidou a Companheira OLIN-DINA CAVALCANTI REGIS para as informações sobre a agenda do Clube.

• Quarta Feira dia 19 de outubro – Palestra do Companheiro ARLINDO SILVA no ROTARY CLUB DA LAGOA, sobre o tema: “A Questão Estratégica de Infraestrutura e Logística Frente ao Desenvolvimento Socioeconômico”.

• Sábado dia 22 de outubro – Seminário Distrital de Desen-volvimento do Quadro Social e da Imagem Pública. Às 9h, na Casa de Festas Garden Party, na Estr. do Cafundó, 2612. • Segunda feira 24 de outubro – Visita oficial do Casal Gover-nador 2016/17 GUILHERME DOS SANTOS BARBOSA e MONICA. Ás 18h, início da visita marcado pelo encontro com o Presidente e o Secretário, e a seguir reunião com o CONSELHO DIRETOR do ROTARY CLUB DE COPACA-BANA. Para as 20h30 está programado o jantar festivo.

Momento Rotário

O Presidente CLAUDINO convida o Companheiro JOSE OCTAVIO para apresentar o Momento Rotário. O Companhei-ro selecionou para a décima quinta reunião o tema “CLUBES DESBRAVADORES”, começando por mencionar que baseou seu comentário em Interessante matéria recentemente na revista ROTARY BRASIL de agosto de 2016 págs. 40-44. “No Brasil, somos 54.6 mil companheiros distribuídos por 2.4 mil cidades. Do atual quadro associativo 24% são mulheres. Mas apenas em 23% dos municípios brasileiros há Clubes em ope-ração. Parece pouco, apesar de 35 a 40 clubes serem criados anualmente. No entanto, por conta de problemas financeiros e da perda de associados a taxa de retenção é de 87.9%. Nesse conjunto de sobreviventes estão incluídos os chamados Clubes Desbravadores.”

“Mas, afinal, o que são os Clubes Desbravadores? São os primeiros clubes formados em uma cidade, e cuja sobrevida depende muito da maneira como os seus associados foram Concluída a abertura da reunião, o Presidente CLAUDINO

convocou o Companheiro NISSIM COHEN HALLALE para as apresentações de praxe. Ocupando a tribuna ARMANDO GUIMARÃES DE ALMEIDA FILHO, o Protocolo declarou que hoje estávamos iniciando a décima quinta reunião do ano rotário 2016/17, tendo como Presidente do ROTARY INTER-NATIONAL o Companheiro JOHN GERM, do ROTARY CLUB DE CHATTANOOGA, D.6780, nos EUA, e GOVERNADOR DO D.4570 o Companheiro GUILHERME SANTOS BARBOSA, do ROTARY CLUB DA TIJUCA, e cujo lema é – “ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE”.

A seguir anunciou que a reunião estava dedicada a uma apresentação do Companheiro JOÃO GOMES. No centro da mesa, destacou o Presidente CLAUDINO que, como de habito,

(3)

No tocante às dicas culturais, foi pródigo, tendo reco-mendado os seguintes filmes: “O Homem que viu o infinito”; “Silêncio do Céu”; “Esperando acordada”; “Lembrando de um amor eterno”; “Belas famílias”; “A passageira”; “O último tango” e “Koblic” (documentário). Peças – recomendou as seguintes: “Pão com ovo”, no Shopping da Gávea e, no SESC Copacabana, “Amor em dois atos”, que são duas peças conexas seguidas de “O Encerramento do Amor” e “O Começo do A”.

Comunicações

JOSÉ OCTAVIO – Comentou a respeito do sucesso

alcan-çado pela CAMINHADA CULTURAL organizada pela equipe do ROTARACT CORCOVADO, tendo à frente seu Presidente GUSTAVO DE MORAIS. Logo de saída os participantes rece-beram uma camiseta com a indicação do evento e dos clubes patrocinadores, um copo d’água e mais uma barra de cereais. Da Praça XV o grupo seguiu até a Praça Mauá, onde começou a visita ao MUSEU DO AMANHÃ, cujo conteúdo e imponência a todos impactaram positivamente. Além dos Rotaractianos, par-ticiparam Companheiros dos ROTARY CLUBS DE IPANEMA, PETROPOLIS, BOTAFOGO e COPACABANA.

orientados sobre os objetivos e ideais de ROTARY e, por eles, motivados. Estudo feito em cinco deles revelou alguns fatos bastante significativos e que nos levaram inclusive a refletir sobre o futuro do Rotary. Afinal o que eles têm de tão especial e o que têm em comum?”

“O primeiro fato que chama a atenção diz respeito ao número de associadas e ao de participantes jovens. Ambos em percentagens acima da média nacional. A seguir o estudo revela que os cinco clubes estudados foram criados a partir de setembro de 2003. O quadro associativo não é grande, de 15 a 35 companheiros, com idade média entre 37 e 51 anos; estão localizados em pequenas cidades do interior, principalmente em São Paulo, onde a presença de comunidades japonesa e italiana parece ter sido importante fator de agregação e todos, sem exceção, têm um projeto bem definido e focado nas neces-sidades de suas comunidades.”

“Em minha opinião”, destaca José Octavio, “trata-se de exemplos que apontam com clareza vetores de crescimento do Rotary – que me arrisco a enumerar; (a) a crescente mobiliza-ção de mulheres e de associados jovens; (b) a adomobiliza-ção de projetos focados numa saudável relação custo/benefício e (c) um forte companheirismo capaz de envolver família e os jovens.”

Companheirismo e Cultura

O Companheiro ISAC HADID deu início à sessão falando da generosa doação de whisky efetuada pelo companheiro EDUARDO MAYR, que sugeriu, em face da qualidade do mesmo, o seu leilão, em beneficio da FUNDAÇÃO ROTARY. Acrescentou que, como de hábito, não faz pedido da bebida, mas que toda e qualquer doação será muito bem vinda.

Renovou o registro dos poucos aniversariantes do mês: (02) BELTIS, mulher do BORGERTH, (07) ZÉLIA, mulher do PEDRO DURÃO e o nosso associado honorário (12) ROBERTO ARACRI.

CLEONICE – Trouxe boas noticias da recuperação do

Companheiro MANOEL ZAUBERMAN, já fora da UTI, e em-bora ainda hospitalizado atende, ele mesmo, o telefone.

EFRAHIN – Comenta nota divulgada sobre a suposta

adoção pelas autoridades do trânsito de equipamentos com características surpreendentes de fiscalização. Disse que tudo não passa de invencionice, infelizmente muito comum hoje em dia nas redes sociais.

(4)

CLAUDINO – O Presidente CLAUDINO chama a atenção

para a presença entre nós do Companheiro SERGIO COSTA E SILVA, curador do bem sucedido projeto MÚSICA NO MUSEU. A seguir faz dois comentários: O primeiro foi sobre a visita que ele e o GOVERNADOR GUILHERME SANTOS BARBOSA, antes da chegada à sede do Clube, farão no próximo dia 24 ao local do Marco Rotário do ROTARY CLUB DE COPACABANA. O segundo aborda as doações à FUNDAÇÃO ROTÁRIA. Afirmou: “Neste ano, nossa querida Fundação Rotária está fazendo cem anos. Ao longo de todos esses anos ela acumulou um notável patrimônio de cerca de um bilhão de dólares, e tudo isto com as contribuições “formiguinhas, tais como a sua e a minha”. Ela é considerada pelos especialistas como uma fundação modelo, já que mais de 90% dos valores arrecadados das contribuições voluntárias dos companheiros rotarianos se transfere aos projetos implementados, quando qualquer valor acima de 75% já é considerado como altruísmo eficiente. No presente exercício tem uma despesa projetada de 276 mi-lhões de dólares, sendo 226 mimi-lhões em programas e o saldo dividido entre operações e despesas dos mesmos, inclusive para levantamento de fundos. Numa analise comparativa com outras fundações da filantropia mundial, tais com a Blumberg (patrimônio de 4,24 bilhões de dólares), Ford (patrimônio de 11,2 bilhões de dólares) ou Gates (patrimônio de 42,3 bilhões de dólares), observa-se que a nossa está longe de ser uma fundação mamute. Acredito mesmo que este não é nosso objetivo. Assim, temos que otimizar a aplicação de nossos recursos em projetos que apresentem nota de excelência na relação custo-benefício.”

“Exemplificando, imaginemos que determinado clube rotário deseje ajudar uma escola localizada numa periferia de grande cidade ou no interior longínquo e que disponha de uma quantidade limitada de recursos; se ele escolher pagar por uni-forme para as crianças, estatisticamente isso surtirá efeito na sua educação; no entanto se o clube colaborar num programa de combate a infecções intestinais causadas por parasitas poderá reduzir em 25% a abstenção dos estudantes, e assim contribuir muito mais para a educação. A cada dia que uma criança passa na escola livre de vermes, que a fariam ficar em casa, representa um benefício muito de maior.”

“Já raciocinando em dimensões de RI observamos o se-guinte: A cada ano, 7,6% das mortes por doenças no mundo são causadas por câncer; um total de 8,2 milhões de vitimas. O investimento no combate a essa doença é de 217 bilhões de dólares. Já a malária tem um impacto menor: ela é responsável por 3,3 % dos óbitos por doença, ou seja, um pouco menos do que a metade das mortes por câncer. Se a luta contra a malária recebesse proporcionalmente os mesmos recursos que a bata-lha contra o câncer, seriam cerca de 100 bilhões por ano, mas a verdade é que apenas 1,6 bilhão de dólares são gastos com a malária por ano. Isto acontece porque somente os países pobres sofrem com a malária. Nesse sentido,, programas contra a ma-lária podem beneficiar mais gente e ser mais eficientes do que o dinheiro investido contra o câncer. A relação custo-benefício é nitidamente favorável aos projetos que visem o combate contra a malária. Nós citamos a malária apenas como um exemplo. É uma chamada para reflexão.”

“No âmbito do nosso Clube, precisamos avidamente de pro-jetos. Projeto com uma relação custo-benefício positiva e alta. Estamos aqui, neste momento conclamando os companheiros a apresentarem projetos. Neste ano e acreditamos que nos próximos, podemos focar nossos esforços na área educacional, pois ela atende os pré-requisitos apontados.”

“Dentro desse espírito, precisamos da colaboração de todos para levar este desafio adiante. O Distrito tem meta de contri-buição para a Fundação Rotária este ano. São 100 dólares per capita. Com este valor e com a concordância de todos, podemos movimentar as pontuações dentre aqueles que têm mais ou menos reservas de pontos de modo a fazer um “upgrade” do Clube de dar mais uma safira ou fazer mais um companheiro Paul Harris. Este é o segundo desafio.”

Jantar

Às 09h o Presidente CLAUDINO NOBREGA deu início ao serviço do jantar.

Palestra

O Presidente CLAUDINO convida o Companheiro JOÃO TRIGO para falar da sua Proposta de Projeto Interclubes.

O Companheiro TRIGO explica que será nos moldes do GREE, e não nos moldes dos Grupos de Companheirismo; que se trata também de um Projeto de Imagem Pública, o principal, e será um projeto sustentável. O foco é a criação do GRUPO DE ROTARIANOS INTERCLUBES DE CARROS ANTIGOS.

(5)

ROTARY CLUB DE COPACABANA– www.rotarycopacabana.com – /rotarycopacabana

Fundado em 30 de junho de 1949 e admitido em Rotary International em 26 de outubro de 1949 CNPJ 30.048.219/0001-21

Reuniões Plenárias: Segundas-feiras – 20h30min – Copacabana Praia Hotel

Rua Francisco Otaviano, 38 – Andar 1 – Restaurante – E-mail: rotarycopacabana@gmail.com

Redação: José Octávio Knaack Campos – Revisão: Past President Eduardo Mayr – Editoração: Sergio Richiden

REVISTA BRASIL ROTÁRIO:

LEIA E APRESENTE UM AMIGO

Através da Revista Brasil Rotário poderemos mostrar para a comunidade que

o Rotary se interessa. Façamos dela um instrumento de divulgação de nossos projetos.

O projeto se destina a todos os Rotarianos ou Rotaractianos, seus descendentes ou ascendentes, em especial àqueles que possuam carros com mais de trinta anos de uso. Acrescenta que apenas para os não rotarianos valerá a exigência de possuir um carro com aquelas condições de uso.

A seguir dá informações sobre critérios de filiação e da for-ma como cada veículo de um participante será identificado. Fala que a EGD 2015/16 IVONE SACCHETTO será a madrinha do Clube. Por fim, chama a atenção da assembleia para o Primeiro Encontro do GRUPO DE ROTARIANOS INTERCLUBES DE CARROS ANTIGOS. Será entre os dias 5 e 6 de novembro das 9h às 18h no CLUBE CAMPONESES DE PORTUGAL, locali-zado na Estrada São Mateus, 25 em Duque de Caxias.

A titulo de ilustração cita exemplos de carros antigos, sendo ele mesmo possuidor de Mercedes Benz 300 D 1980, considera-do uma relíquia e que agora estuda a restauração de uma Rural Willis, colocando-se à disposição para perguntas.

Homenagem

Antes de encerrar a reunião o Presidente CLAUDINO pas-sou a palavra ao Companheiro SILVIO PINHO, que lembrou que nesta semana celebra-se o dia do médico, lembrando que dentro do quadro associativo do Clube há um grupo grande composto de médicos ilustres. Para homenageá-los escolheu o nome do Companheiro HELIO COPELMAN, saudado por uma calorosa salva de palmas.

Encerramento

Às 21h30min o Presidente CLAUDINO, após solicitar uma saudação à bandeira nacional, deu por encerrada a reunião.

ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO

Mês do Desenvolvimento

Econômico e Comunitário

02 - Beltis, esposa de Marco Aurélio Borgerth 07 - Elias Esquenazi

09 - Zélia, esposa de Pedro Durão 12 - Roberto Aracri, associado honorário

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que os aludidos indícios são relativos, ou seja, podem ser afastados, diante da análise do caso concreto, desde que fique evidenciado erro escusável ou

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Trong các phƣơng pháp đƣợc sử dụng hiện nay (AAS, AES, UV-VIS, ICP-MS….) thì phƣơng pháp ICP-MS là một phƣơng pháp ƣu việt vì có thể xác định đồng thời

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Utilização do Filtro de Kalman para Previsão de Valores Esperados de Contagens de Crimes Contra o Patrimônio.. Orientador: Professor Raul