• Nenhum resultado encontrado

Atividade de Recuperação 3º trimestre Disciplina: Língua Portuguesa Entrega: até o dia 20/11/2020 na plataforma Microsoft Teams

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade de Recuperação 3º trimestre Disciplina: Língua Portuguesa Entrega: até o dia 20/11/2020 na plataforma Microsoft Teams"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional Sesc Cidadania

E

EnnssiinnooFFuunnddaammeennttaallAAnnoossFFiinnaaiis s

Goiânia, ____/____/2020.

6º ano

Turma: _____

nº ___

Nome do(a) Aluno(a): ____________________________________________________________

Professores: Cida, Clarice e Irineu

Atividade de Recuperação 3º trimestre – Disciplina: Língua Portuguesa

Entrega: até o dia 20/11/2020 na plataforma Microsoft Teams

Objetivos de Gramática: 2.1 a 2.3; 12.1 a 12.5 Objetivos de Literatura: 2.1 ao 2.5; 3.5; 4.6; 5.1

Objetivos de Produção de Texto: 3.1 e 3.2; 14.1 a 14.3;15.1 e 15.2; 16.1 a 16.3

3. (Objs.: 2.5; 5.1) Dos móveis que conversam sobre um menino, passando pela voz de um anjo e pelo vendedor de sustos do título, o livro "Vendedor de sustos" faz saltar das páginas a poesia do cotidiano. Quem narra a história “Coisas de menino” é um

a) narrador onisciente porque conhece todos os sentimentos, pensamentos e sensações dos personagens.

b) narrador onisciente porque conhece todos os sentimentos, pensamentos e sensações dos personagens.

c) narrador observador porque apenas narra aquilo que observa. d) narrador personagem porque ele faz parte da história.

e) narrador em segunda pessoa porque faz com que o leitor participe da história como personagem também.

4. (Objs.: 2.1; 2.2; 2.5; 3.5; 4.6; 5.1) No conto "Atrás do arco-íris", que faz parte do livro "Vendedor de sustos", o pote de ouro queria realizar seu sonho, mas tinha medo de perder sua fortuna. Na vida real, a expressão PERDER A FORTUNA pode ter outro sentido que não seja o de perder dinheiro, riquezas materiais. A alternativa em que a expressão destacada está corretamente substituída por seu sentido conotativo é:

a) O pote de ouro queria realizar seu sonho, mas tinha medo de perder sua vida confortável.

b) Espera que o(a) aluno(a) se recorde do enredo do livro literário e do estudo da denotação e da conotação.

c) O pote de ouro queria realizar seu sonho, mas tinha medo de perder o caminho de volta para casa. d) O pote de ouro queria realizar seu sonho, mas tinha medo de perder seus amigos.

e) O pote de ouro queria realizar seu sonho, mas tinha medo de perder o medo de arriscar.

5. (Objs.: 2.1; 2.2; 2.5; 4.6; 5.1) No livro "Pânico na escola", violência, brutalidade, tráfico, desumanidade, desigualdade social são palavras muito presentes nas cenas, mas a palavra racismo é a que, talvez, mais esteja representada na história. Esse preconceito, que é estrutural em nossa sociedade, é exposto em diversos momentos e por diferentes personagens. Assim, relacione a fala ao personagem:

(1) "Tira a mão de mim, negro!"

(2) "Se morresse uma meia dúzia de crioulinhos dessa escola, não ia fazer a menor diferença."

(3) "Mas aonde pode chegar um negro como você? Só mesmo no lugar aonde já chegou o negro como eu..."

(4) "Negro e pobre como você é (...) Teu destino é a limpeza pública ou a cadeia..." ( ) Tavares

( ) Major Rosas ( ) Xerife ( ) Máicol

Marque a alternativa com a sequência correta: a) 1, 3, 4, 2

b) 4, 2, 1, 3 c) 4, 3, 1, 2 d) 1, 2, 4, 3

(2)

6. (Objs.: 2.1 ao 2.5; 4.6) No livro "Pânico na escola", Milton é o garoto mais forte e mais velho da turma de Edu, ele é repetente e gosta muito de malhar. Na hora do intervalo, ele provoca Edu para jogar futebol com a seguinte fala: "(...) Não vai jogar bola? Tu é negro, tem que jogar bola!"

Logo depois, Tavares, o professor de Educação Física, desfaz o ajuntamento dos meninos, leva Edu para longe da quadra e reafirma a fala de Milton: "(...) Você é negro, moleque. Negro tem que jogar bola!" De acordo com o enredo do livro e com o nosso estudo nas aulas on-line, explique por que podemos dizer que as falas dos dois personagens se tratam de racismo estrutural.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7. (Objs.: 2.3; 2.4; 3.5; 4.6; 5.1) Leia atentamente o trecho abaixo, em seguida, escreva o nome do

personagem que falava ao megafone e explique o que tinha acabado de acontecer.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 8. (Objs.: 2.1 ao 2.5; 4.6; 5.1) Reescreva a fala do personagem no discurso indireto, colocando o nome dele na narração. Você pode fazer uma introdução informando o que tinha acabado de acontecer.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 9. (Objs.: 2.3 e 2.4; 4.6) As frases a seguir estão escritas no discurso indireto. Faça a mudança do

discurso indireto para o direto.

a) Vic afirmou que ajudaria a acalmar os alunos menores.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(3)

b) Edu explicou que tinha ouvido a conversa dos professores no intervalo.

_____________________________________________________________________________________ c) Milton confirmou que estava medo.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ d) A professora Clarinha perguntou se poderia sair antes dos alunos.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ e) A diretora falou que naquela escola nenhum aluno sairia ferido.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Leia a tira, de Angeli, e responda às questões de Gramática.

10. (Objs.: 2.1 a 2.3) - A mãe de Ozzy deixa por escrito uma série de recomendações ao filho. Por essas recomendações, deduza: como Ozzy é?

_____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ ___________

11. (Objs.: 2.1 e 12.3) - Observe o enunciado do 2º quadrinho: “Fui trabalhar, mas deixo algumas tarefas e quero que você as

cumpra.” Que palavra está subentendida antes da forma verbal “FUI”?

_____________________________________________________ _____________________________________________________ 12. (Obj.:2.3) - Releia o quadrinho. O pronome oblíquo “AS” retoma um substantivo mencionado anteriormente. Qual é ele?

(4)

13. (Objs.: 2.1 a 2.3) - Observe o emprego dos pronomes demonstrativos nos quadrinhos retirados da tira anterior. Ao empregar as expressões “ESSA bermuda imunda”, “ESSA camiseta fedida” e “ESSE tênis velho e fedorento”, o que a mãe tem em mente sobre a roupa que o filho estará vestindo nesse dia?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

14. (Objs.: 12.3 e 12.4)Em relação aos quadrinhos acima. Por que a mãe emprega os demonstrativos

ESSA e ESSE no 1º quadrinho e AQUELA no 2º quadrinho?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Releia a tira:

15. (Obj.: 2.1) - A partir do 3º quadrinho é feito uma enumeração de ações que têm relação de sentido com uma palavra ou uma ideia expressa anteriormente. Marque a alternativa que apresenta essa palavra ou ideia.

a) As gavetas de cacarecos que precisam ser limpadas.

b) Os papéis de bala jogados debaixo do sofá que precisam ser retirados. c) Ozzy não pode se esquecer de tomar toda a sopa.

d) Tarefas que Ozzy tem de cumprir.

(5)

16. (Objs.: 12.3 e 12.4) - Releia o quadrinho ao lado.

Na expressão “MEU FILHO”, que sentido a palavra MEU acrescenta à palavra FILHO? E a que classe gramatical as palavras MEU e FILHO pertencem? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________

_______________________________________________________ ___________________________________________________

17. Os jornais impressos dividem os assuntos por tópicos, que são chamados de? a) Livros b) Biblioteca c) Cadernos d) Pastas e) Capas 18. A manchete de jornal é?

a) A notícia de maior destaque da edição. b) O assunto menos importante da edição. c) O fato menos lido de uma edição.

d) A notícia de menor relevância da edição. e) Qualquer notícia da primeira página. 19. Os jornais impressos têm por objetivo? a) Informar os leitores sobre fatos do cotidiano. b) Entreter os leitores com assuntos sem importância. c) Criticar somente os feitos dos políticos.

d) Elogiar exclusivamente os leitores e) Anunciar produtos ou serviços.

20. Um em 4 alunos do 2º ano não escreve palavra de 3 sílabas

Resultado do Saeb, que o MEC divulgou ontem, aponta que 27,5% estão em níveis 1,2 e 3 de aprendizagem em uma escala até 8

O Estado de S. Paulo5 Nov 2020Júlia MarquesTIAGO QUEIROZ/ESTADÃO-8/8/2019

Diferenças. Números apontam desigualdade entre alunos de zonas rurais e urbanas e entre regiões do País; nas capitais, a média supera as do interior

Um em cada quatro alunos do 2.º ano do ensino fundamental (7 anos) não sabe escrever de forma correta uma palavra de três sílabas a partir de um ditado. Esse e outros dados fazem parte dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A avaliação, feita de modo amostral no ano passado com 5,6 milhões de estudantes, apontou que 27,5% estão nos níveis 1, 2 e 3 de desempenho (em uma escala de 1 a 8) ou abaixo até do nível 1. O

(6)

escrever palavras trissílabas ou localizam informações explícitas no final de um texto muito curto – e 55% estão nos níveis de 5 a 8 (de maior desempenho em leitura e escrita).

Só 5% chegaram ao nível 8, o mais avançado, em que o aluno é capaz de inferir informações em textos longos. Os resultados foram divulgados por níveis de proficiência, mas não foram indicados quais patamares são considerados adequados.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de 2017 que detalha o que os alunos devem aprender em cada etapa, define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental – antes, a expectativa era de alfabetização até o 3.º ano do fundamental.

O Estado de S. Paulo5 Nov 2020Júlia MarquesTIAGO QUEIROZ/ESTADÃO-8/8/2019

A notícia é um gênero textual cujo o objetivo é informar aos leitores sobre fatos, acontecimentos importantes do dia a dia da cidade, estado e do mundo. Qual o assunto da notícia "Um em 4 alunos do 2º ano não escreve palavra de 3 sílabas"?

a) BNCC, documento de 2017 que detalha o que os alunos devem aprender em cada etapa. b) O SAEB é uma avaliação do Ministério da Educação que divulga pesquisas sobre a educação.

c) Sobre a quantidade de alunos do Ensino Fundamenta não sabem escrever palavras com mais de quatro sílabas.

d) Alunos do Ensino Fundamental que não querem estudar e por isso não aprendem a escrever. e) Os alunos do Ensino Fundamental que estudam na cidade não aprendem a escrever.

21. Qual das alternativas abaixo é verdadeira?

a) 27,5% dos estudantes estão nos níveis mais elevados de educação. b) 17,8% dos alunos estão no nível 4 da pesquisa.

c) 5% dos alunos estão nos níveis 1, 2 e 3. d) 55% dos alunos estão nos níveis 3 e 4.

e) 100% dos estudantes não escrevem palavras de três sílabas.

22. As chamadas de jornal também fazem parte da primeira página e se caracteriza por? a) Trazer informações adicionais a notícia ou reportagem.

b) Ser a própria notícia, com mais informações. c) Ser a própria reportagem, com mais personagens.

d) Ser um texto curto que resume a os fatos ou acontecimentos. e) Ser um texto longo com muitos fatos ou acontecimentos.

Referências

Documentos relacionados

Cayo Levisa é parte do arquipélago de “Los Colorados”, que inclui Cayo Paraíso que cercam a costa norte do município de La Palma na província mais ocidental da ilha, de “Rio

No ensino híbrido, você possui professores mediadores de aprendizagem nos ambientes digital e presencial.. • PROFESSOR PRESENCIAL Profa

AO REALIZAR AS ATIVIDADES, NÃO SE PREOCUPE SE AINDA NÃO CONSEGUE LER E ESCREVER SOZINHO(A), POIS VOCÊ CONTARÁ COM O APOIO DA PROFESSORA NAS VIDEOAULAS NO YOUTUBE,

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

Apresentamos, neste artigo, um breve percurso da teoria à prática, para mostrar como a discursividade do corpo feminino foi construída na composição imagética

Orientar as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que atuam no território de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena do Araguaia (DSEI ARA) para

Biblioteca Digital Curt Nimuendajú - Coleção Nicolai www.etnolinguistica.org.. s:inibutan:i, úni ca