• Nenhum resultado encontrado

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS DE PUBLICAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

- 1 -

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Periódico científico oficial da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a Revista Perspectivas Médicas tem como objetivo a apresentação de trabalhos de qualidade na área experimental básica e das áreas de saúde. Os trabalhos poderão ser originais, revisões, comunicações curtas, relatos de caso, cartas ao editor e outras. Os trabalhos devem ser encaminhados ao Corpo Editorial preferencialmente na forma eletrônica no item submissão, após conferir todas as normas editoriais através do endereço:

http://www.fmj.br/revista_online.asp

ou para o endereço abaixo com cópia em CD: Corpo Editorial da Revista Perspectivas Médicas - Rua Francisco Telles, 250, Bairro Vila Arens, Jundiaí, São Paulo, CEP: 13202-550.

Tel.: (11) 4587-1095.

Princípios Gerais:

As normas deverão ser obedecidas com rigor para que o trabalho seja encaminhado para avaliação com vistas à sua publicação. Os trabalhos devem ser inéditos, com aprovação em Comitê de Ética em pesquisa oficial da Instituição, ainda não publicados de forma completa em outro veículo de divulgação científica. Deve enquadrar-se em uma das diferentes seções, a saber:

Artigos Originais: investigação experimental básica ou clínica, contendo título (100 caracteres ou 20 palavras no máximo) e palavras-chave (ambos em português e inglês), autor(es) - máximo de seis, principal titulação e Departamento, resumo (até 250 palavras), abstract, introdução e objetivos, material e métodos, resultados, discussão e conclusões, agradecimentos e referências bibliográficas.

Revisões (máximo de 3000 palavras): artigo que sumariza o conhecimento atual em determinado campo e período, devendo incluir título e palavras-chave (ambos em português e inglês), autor(es) e titulação, resumo, abstract, introdução e objetivos, materiais e métodos, resultado da pesquisa, discussão e conclusões, agradecimentos e referências bibliográficas.

Comunicações Curtas (máximo de 2000 palavras): artigos práticos, curtos e objetivos incluindo aspectos pessoais, devendo seguir a estrutura de um artigo original.

Relatos de Caso (máximo de 2000 palavras): relato de um caso ou de uma série de casos, com justificada razão para publicação como raridade, aspectos inusitados, evolução atípica e/ou nova terapêutica, devendo seguir a estrutura de um artigo original.

(2)

- 2 -

Cartas ao Editor (máximo de uma lauda): perguntas, respostas, comentários e opiniões a respeito de outros artigos publicados.

Outras: destinada a ideias e inovações, terapêutica, normas e rotinas e atualizações, devendo seguir a estrutura de uma comunicação curta.

Forma de apresentação dos artigos:

Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens 2,0 cm, em fonte arial 12 e espaço duplo. Todas as páginas devem ser numeradas, em caso da forma impressa, na borda superior direita a partir da identificação. Deve-se observar:

-Título em português e inglês com no máximo 100 caracteres, contando os espaços e símbolos.

-Nome do autor(es) no máximo de 6 e excepcionalmente até 10 para trabalhos originais de grande monta.

-Data, nome dos autores e respectivas assinaturas, quando da forma impressa. - Seção para a qual o trabalho deverá ser avaliado e área do conhecimento.

-Palavras-chave e Key words, usando os descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e o Medical Subject Headings ( M e S H ) a c e s s á v e i s p e l o s e n d e r e ç o s :

http://www.bireme.org.br, http://decs.bvs.br ou www.nlm.nih.gov.

-Nome do autor (es) identificado(s) com asterisco e logo abaixo a(s) titulação(ões) (Exemplo: Professor Doutor entre outros) e local(is) de realização do trabalho (Exemplo: Laboratório, Departamento, Instituto entre outros).

-Artigo ainda não publicado.

-Relatar conflitos de interesse através do texto seguinte: Conflito de interesse; sim ou não e enviar carta ao e-mail: perspectivasmedicas@fmj.br declarando:

Os autores do artigo, assinados abaixo (assinatura eletrônica), intitulado (título completo), declaram não ter nenhum potencial conflito de interesse em relação ao presente artigo, submetido à revista Perspectivas Médicas. Além disso, todos concordam com o conteúdo em questão.

- Endereço completo para correspondência, incluindo telefone e e-mail. -Fonte de Financiamento.

A partir da primeira página, numerá-las em seqüência no canto superior direito (em caso de submissão na forma impressa) seguindo a estrutura, a saber:

-Resumo em português e Abstract em inglês contendo no máximo 250 palavras, fazendo referência à essência do assunto.

-Introdução e objetivos, material e métodos, resultados, discussão e conclusões, seguidos de agradecimentos e suporte financeiro e referências bibliográficas. Todas as referências citadas no corpo do texto deverão ser numeradas, entre parênteses e sobrescritas, por ordem de aparecimento no texto.

(3)

- 3 -

-Tabelas, Figuras e Quadros

As tabelas, figuras e quadros devem montadas em Power Point versão compatível ao Office 2003 em um arquivo único e ser anexado durante a submissão em seu devido lugar e com a respectiva legenda no corpo do texto no final dos resultados, sendo que as mesmas devem ser planejadas para serem apresentadas com tamanho aproximado de 13 cm de largura por 13 cm de altura podendo variar de acordo com o formato do plate. O título ou legenda em caso de figuras (formato jpg) deverão ser colocados sob as figuras e juntos das mesmas no mesmo arquivo, ou como já citado, no corpo do texto no final dos resultados, além da identificação com a figura (numero arábico), também deverá constar na legenda da figura o valor da sua ampliação direta (Exemplo: 100x) ou na forma de barra micrométrica. Os títulos das tabelas, gráficos e quadros devem ficar sobre os mesmos, devendo seguir processo semelhante ao das figuras, exemplificado abaixo.

Tabela 1: Comparação das médias e variâncias do consumo de proteínas e gorduras em gestantes diabéticas.

-Referências Bibliográficas

As referências devem ser numeradas e apresentadas seguindo a ordem de inclusão no texto, segundo o estilo vancouver (http://www.icmje.org). É imprescindível ao enviar seu artigo conferir estas normas, sendo sujeito ao não aceite de artigos sem a devida revisão. As abreviações das revistas devem estar em conformidade com o index medicus/medline (list of journals indexed in índex medicus) ou pelo site http://www.nlm.nih.gov/. É sugerido utilizar revistas indexadas. Todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula, sem espaço e sobreescritas no corpo do texto e se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (exemplo: 5-8). É sugerido que as citações de livros, resumos e home page, devam ser evitadas, e juntas não devem ultrapassar a 10% do total das referências. Os editores sugerem também a citação de artigos publicados na revista Perspectivas Médicas.

Exemplos Periódicos:

- Até seis autores

1.Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.

- Mais de seis

1.Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.

Programas e Órgãos:

1.Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance . Hypertension. 2002;40(5):679-86.

(4)

- 4 -

Livros:

1.Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4ª ed. St. Louis: Mosby; 2002.

Capítulo de Livro:

1.Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editores. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

Tese

1.Tannouri AJR, Silveira, P G. Campanha de prevenção do AVC: doença carotídea extracerebral na população da grande Florianópolis. [categoria]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Medicina, Departamento de Clínica Médica; 2005.

Internet:

1.Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [periódico na Internet]. 2002 Jun [acesso em 2002 Aug 12];102(6):[aproximadamente 3 p.]. Disponível em:

http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawat ch.htm

Julgamento dos Artigos:

A avaliação pelos pares (peer review) será realizada em todos os trabalhos submetidos à revista Perspectivas Médicas (Perspect. Med.), tendo que atender às normas para publicação, assim como ao escopo e política editorial. Os trabalhos serão avaliados sob anonimato durante todo o processo de julgamento, cada trabalho será avaliado por dois árbitros da área para análise do mérito científico e da contribuição do estudo, em caso de dúvidas, o editor poderá solicitar a colaboração de um terceiro profissional, expert na área, que conste ou não conste do corpo de revisores. Somente serão encaminhados aos revisores os artigos que estejam rigorosamente de acordo com as normas e elementos básicos à publicação. O aceite será feito na originalidade e contribuição científica para a área. Os assessores farão sugestões gerais sobre o trabalho e decidirão se o mesmo deve ser: aprovado, aprovado com correções menores, aprovado com correções maiores ou recusado. O artigo com correções passará por novo processo de avaliação. Os pareceres serão encaminhados ao editor-chefe ou co-editor, o qual encaminhará resposta aos autores, via eletrônica com o aceite ou correções sugeridas para reformulação e prazo de entrega. Em caso de trabalhos recusados, os autores receberão os pareceres e o referido julgamento. Qualquer caso omisso será resolvido pelos editores, sempre norteados pelos comentários dos assessores. Após a aprovação do trabalho os autores receberão uma carta de aceite do artigo para publicação, sendo este em formato padrão sem custo nenhum aos autores.

(5)

- 5 -

Direitos Autorais

A revista terá todos os direitos, inclusive de tradução em todos os países signatários da Convenção Internacional sobre Direitos Autorais. A reprodução total ou parcial em outros periódicos deverá mencionar a fonte e dependerá da autorização prévia da revista, sendo proibida para fins comerciais.

DECLARAÇÃO

Enviar ao e-mail:

perspectivasmedicas@fmj.br a declaração prévia atrelada à possível publicação:

“Declaramos para fins de publicação na revista Perspectivas Médicas, que o presente artigo (Título) não foi e não será publicado em outro veículo de divulgação científica até o final da apreciação pelo Corpo Editorial. Igualmente, declaramos que todas as informações apresentadas no presente artigo estão de acordo com a opinião de todos os autores”. Todos os autores deverão assinar e datar.

Referências

Documentos relacionados

1º Descredenciar equipes de Saúde Bucal - eSB com ausência de registro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - SCNES no prazo máximo

- Resumo: Incluir resumo de no máximo 250 palavras para artigos regulares e não mais de 100 palavras para comunicações breves ou notas de campo.. No caso de manuscritos cujo

As Resenhas devem seguir os itens: título em inglês e em português ou espanhol, sintético e restrito ao conteúdo, mas contendo informação suficiente para catalogação, não

Não fazer mudanças e enviar para outra revista Algumas sugestões melhoram o manuscrito. Os novos revisores tendem a apontar diversos dos

Os autores desenvolvem neste trabalho o estudo em 40 indivíduos (distribuídos em sexo, idade, profissão, peso e altura), submetidos a técnicas neurocirúrgicas de hérnia discal

1 Resumos de monografias: deve conter: título em português e inglês; resumo em português e inglês; palavras-chave em português e inglês (mínimo: três;

de leituras: a leitura informativa, “feita com vistas à coleta de dados ou informações que serão utilizados em trabalhos para responder a questões

Constitui tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, conforme o Código Penal: “Promover ou facilitar a entrada, no território nacional, de alguém que