• Nenhum resultado encontrado

Manual Instalador e Utilizador Caldeira de Gaseificação a Lenha OFA WOOD GP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Instalador e Utilizador Caldeira de Gaseificação a Lenha OFA WOOD GP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

1. 2. 3.

3.1. CARREGAMENTO E ACENDIMENTO DA CALDEIRA 3.2. LIMPEZA DA CALDEIRA

3.3. LIGAÇÃO DA CALDEIRA À CHAMINÉ

3.4. ALIMENTAÇÃO ELÉCTRICA DA CALDEIRA 3.5. INSTALAÇÃO, MONTAGEM E SETUP 3.6. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA 3.7. NOÇÕES IMPORTANTES DE INSTALAÇÃO 3.8. MANUTENÇÃO E INSPECÇÃO

3.9. LENHA COMBUSTÍVEL

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E DIMENSÕES DA CALDEIRA OFA WOOD GP 5. CONTROLADOR DIGITAL PID

6. REGULADOR DE TIRAGEM 7. RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 8. ESQUEMAS DE PRINCÍPIO INTRODUÇÃO

DESCRIÇÃO GERAL DA CALDEIRA DE GASEIFICAÇÃO A LENHA OFA WOOD GP COMPONENTES FORNECIDOS COM A CALDEIRA

FUNCIONAMENTO DA CALDEIRA 3 3 3 4 4 4 4 5 5 5 5 6 6 6 8 9 9 10 ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

ÍNDICE

(3)

INTRODUÇÃO

Caro consumidor,

Este manual técnico foi concebido com o propósito de familiarizar o utilizador com o produto e as condições correctas de utilização e manutenção do mesmo.

O cumprimento com estas condições é do interesse do utilizador e indispensável para a salvaguarda da garantia.

1. Descrição geral da caldeira de gaseificação a lenha OFA WOOD GP

A caldeira, de moderno desenho e construção, é fabricada exclusivamente com materiais de elevada qualidade e soldada com a mais recente tecnologia para obter uma alargada longevidade. Este modelo foi testado e certificado de acordo com a norma europeia EN303-5 e EN 304, cumprindo todos os requisitos especiais para ligação a instalações de aquecimento. A câmara de combustão dispõe de elevada área de transferência de calor e reduzida perda de carga. O desenho especial e a utilização dos elementos cerâmicos promovem a alta eficiência e a reduzida concentração de gases de combustão nocivos. A limpeza da caldeira está facilitada ao máximo, através de dispositivos de acesso na câmara de combustão. As caldeiras ecológicas WOOD GP são concebidas para o aquecimento de instalações domésticas, bem como de médias instalações. Estão preparadas para queimar lenha ou outros produtos lenhosos contendo até 15% de humidade. Desta forma, qualquer elemento de madeira seca até 500mm de comprimento pode ser queimado.

A caldeira não está preparada para queimar serradura nem outros resíduos lenhosos, tais produtos poderão ser queimados juntamente com lenha convencional até 10% da quantidade total de lenha. O processo de combustão dá-se numa pirólise a alta temperatura em processo de gaseificação, levando a uma poupança substancial de combustível.

Todas as caldeiras vêem equipadas com serpentina de segurança térmica para protecção contra o sobreaquecimento.

2. Componentes fornecidos com a caldeira

No fornecimento da caldeira poderá encontrar: 1) Corpo da Caldeira e portas de acesso 2) Forras isoladas termicamente e kit de limpeza 3) Válvula de segurança de 2,5 bar

4) Quadro de comando da caldeira com controlador PID 5) Elementos cerâmicos refractários de alta temperatura 6) Válvula segurança térmica com sonda

(4)

3. Funcionamento da Caldeira

3.1 Carregamento e acendimento da caldeira-no acendimento da caldeira é natural o aparecimento de condensados que desapareceram sem inconveniente para o corpo da caldeira. Se a caldeira estiver a queimar lenha com demasiada humidade o rendimento da combustão reduz-se significativamente e o consumo de combustível aumenta, impedido o alcance da potência desejada, e encurtando o tempo de vida da caldeira e da chaminé.Alenha é introduzida na câmara superior da caldeira, é aconselhável que os pedaços de lenha não superem o comprimento da câmara e que sejam empilhados compactamente. A porta da câmara inferior, e todas as aberturas de inspecção deverão permanecer fechadas. Seleccionar o modo acendimento e, utilizando acendalhas, incendeie o fundo da câmara superior carregada da caldeira. Permaneça com a porta superior (com abertura de 50 mm) meia aberta para atiçar o fogo. Nesta posição, os gases são sugados para o interior da câmara através de uma abertura na parte superior da câmara de combustão. Após algum tempo (aprox. 10 min), em caso de chama estabilizada, deverá fechar a porta superior para a caldeira entrar em modo normal de funcionamento.

3.2 Limpeza da caldeira –A limpeza da caldeira deverá ser cuidadosamente efectuada em intervalos regulares de 3 a 5 dias, caso contrário, a acumulação de cinzas com condensados e resíduos encurtará significativamente o tempo de vida do equipamento e reduz a eficiência da combustão. Grandes quantidades de cinza acumulada impedem a carga correcta de combustível e danificam os elementos cerâmicos da câmara de combustão. A câmara inferior deve ser limpa uma vez por semana removendo os resíduos de cinza da parede dos elementos cerâmicos, utilizando para esse efeito o kit de limpeza fornecido. Os tubos de fumos deveram ser limpos mensalmente através do acesso para manutenção na parte posterior inferior da caldeira.

Pelo menos uma vez antes de cada temporada de aquecimento, deverá ser feita uma limpeza por parte de um técnico especializado. Para que melhore a performance da caldeira recomenda-se que a cada carga seja efectuada a limpeza das cinzas acumuladas nos tubos de fumos, recorrendo ao acesso existente.

3.3Ligação da caldeira à chaminé –Achaminé deve primeiramente satisfazer as exigências legais em vigor. A chaminé deverá proporcionar suficiente tiragem de fumos para satisfazer os caudais produzidos pela combustão. O funcionamento da chaminé tem implicações directas no rendimento da combustão, pelo que deverá cingir-se escrupulosamente ao dimensionamento elaborado. A tiragem da chaminé depende do seu diâmetro, cumprimento e rugosidade interior, é indispensável a utilização de uma chaminé individual para a caldeira. Em caso algum é permitido a redução do diâmetro de saída da caldeira na evacuação dos gases de combustão. No concerne às propriedades mecânicas da chaminé, esta deve ser completamente estanque no seu percurso de fumos de modo a evitar a fuga de gases, e de fácil acesso para limpeza do interior.Autilização de curvas no trajecto de fumos é desaconselhável.

(5)

Esquema 1

– Esquema recomendado de ligação à chaminé.

10 mm min 300 mm max 600 mm min 200 mm 1000 mm VISTA PLANTA VISTA LATERAL

3.4 Alimentação eléctrica da caldeira –Alimentação: 230 V / 50 Hz incluindo cabo e ficha. O posicionamento da caldeira deve assegurar o fácil acesso à alimentação. (ver diagrama de instalação) 3.5 Instalação,montagem esetup –Ainstalação e o setup da caldeira deve ser efectuada por um técnico

habilitado para o efeito. A caldeira deve ser assente sobre uma elevação mínima de 100 mm acima do pavimento. A sala da caldeira deve ser um local protegido da intempérie e bem ventilado. O acesso para limpeza e manutenção deve ser assegurado da forma mais fácil.Ainstalação deve ser efectuada de acordo com o esquema facilitado com a caldeira e não devem ser colocados ao seu lado objectos ou substâncias inflamáveis.

3.6 Equipamentosde segurança–Acaldeira está equipa com três sistemas independentes de segurança contra o sobreaquecimento. O primeiro dispositivo é uma serpentina de segurança para arrefecimento da parte superior da câmara de água da caldeira para utilizar com a válvula de segurança térmica com sonda. O segundo sistema está integrado no controlador que, ao atingir 95ºC, desliga o ventilador e emite um sinal sonoro de alarme. O terceiro dispositivo de segurança é o regulador de tiragem que regula a admissão de ar em função da temperatura atingida.

3.7 Noções importantes de instalação–Acaldeira deverá ser instalada em espaço próprio para o efeito, devidamente arejado de maneira a garantir o fornecimento de ar necessário à combustão. A caldeira não deverá ser instalada em salas habitacionais. O caudal a fornecer à caldeira deverá ser previsto em função da potência de combustão.Aentrada de ar para a zona técnica deverá ser protegida por rede anti intrusão. A= 6,02xQ onde: A– Área de abertura para entrada de ar

(6)

F G E D I O P O1O2 B controlador PID A C Sistema de limpeza manual Esquema 2

4. Especificações técnicas e dimensões da caldeira OFA WOOD GP

As caldeiras estão concebidas para funcionar com combustíveis sólidos – lenha, ou briquetes de lenha de classe B, baseado no processo de gaseificação do combustível com ventilação forçada. A câmara de combustão é construída em chapa de aço soldada.Acâmara de carga dispõe de fundo refractário com abertura para passagem dos gases à câmara inferior.Acâmara inferior completa a combustão dos gases.

Na parte frontal superior da caldeira encontra-se a porta de carga da caldeira, colocada directamente por cima da porta da câmara de combustão secundária. O corpo da caldeira está isolado por lã mineral revestido com painéis em chapa pintada.

No topo da caldeira está colocado o controlador PID.

3.8 Manutenção e inspecção–Todas as intervenções na caldeira deverão ser efectuadas de acordo com as instruções de Serviço e Manutenção, por técnicos habilitados ao serviço. Qualquer interferência com o normal funcionamento da caldeira inviabiliza a garantia. Está proibida a utilização de fluidos de ignição no acendimento da caldeira, e a remoção das cinzas deverá ser efectuada com recurso a contentores à prova de fogo. Durante o funcionamento da caldeira, esta deverá ser inspeccionada periodicamente por um técnico qualificado. Nenhuma alteração ao corpo ou instalação eléctrica da caldeira será autorizada. As portas de acesso á câmara de combustão deverão permanecer fechadas durante a utilização da caldeira.Aabertura das portas durante o funcionamento da caldeira incorre no risco de queimadura.

3.9 Lenha combustível –Recomenda-se a queima de lenha tão seca quanto possível, com um máximo de 15% de humidade relativa.Apotência máxima da caldeira obtém-se com lenha com um período de envelhecimento mínimo de dois anos.

A lenha verde tem baixo poder calorífico e faz uma combustão ineficiente e pobre, levando à produção de elevado teor de fumos e à redução significativa do tempo de vida útil da caldeira e da chaminé. Neste caso a potência da caldeira pode ser reduzida até 50% dos valores normais, implicando o dobro do consumo de combustível.

(7)

Tabela 1 Características Técnicas

Potência Nominal

Modelo

Peso

Dimensões da abertura de carga

kW mm kg 25 490 x 260 2.5 460 40 490 x 260 2.5 510 GP 40 1360 1440 bar 1030 Pressão de exercício 1030 ø150 /1075 Saída fumos (D) mm/mm Retorno-Fria (F) R1 ½" 1 70 R1 ½" 1 70 Ida-Quente (E) R1 ½" 1120 R1 ½" 1200 GP 25 Consumo lenha W Comprimento máx. lenha mm

Volume da câmara de combustão L 140 170

Altura (A) mm Largura (B) mm 750 750 Comprimento (C) mm in/mm in/mm Consumo eléctrico 80 80 % Eficiência >90 >90 °C Temperatura fumos <180 <180 kg/h 5.9 10.1 500 500 Alimentação eléctrica Campo de funcionamento L Volume de água 68 75 230V / 50Hz 65-90°C ø150 /1150

Serpentina de segurança (I) Esgoto (G)

Acesso de limpeza (O) Entrada de ar (P)

Isolamento da porta refractários + lã de rocha

Isolamento do corpo lã de rocha

(8)

Esquema 3

Controlador PID

Fusível

3,15 A Alimentação220V 50Hz Ventilador CirculadorAQS CirculadorAQ ProtecçãoTérmica Sensor

de Fumos

Termostato

Termoacum. TermostatoCaldeira

ca sta nh o am ar elo -v er de pr et o Condensador Ventilador

5. Controlador digital PID

A caldeira é fornecida com um sistema de controlo intuitivo, ligações eléctricas facilitadas e equipamentos de segurança. O controlador integrado PID com display digital gere todo o processo de combustão optimizado de modo eficiente e ecológico. O controlador está preparado para gerir um circuito de aquecimento e um de água quente sanitária. (Ver manual de utilizador do controlador)

(9)

7. Recomendações importantes

7.1 O teor de humidade da lenha não poderá ultrapassar os 15%

7.2 Aformação de condensados na câmara de combustão pode originar-se em caso de retornos abaixo dos 65ºC. Esta formação reduz drasticamente o tempo de vida útil da caldeira. Para evitar esta ocorrência deverá ser instalada uma válvula de zona ( ou um segundo circulador), de modo a fazer o by-pass entre a ida e retorno para evitar a entrada na caldeira de retornos a baixa temperatura. A temperatura ideal de funcionamento da caldeira situa-se entre os 80 a 90ºC. Em opção pode utilizar-se um depósito de inércia ligado á caldeira.

7.3 Não é aconselhável a utilização da caldeira a menos de 50% da sua potência nominal. 7.4 O funcionamento ideal para baixas emissões contaminantes efectua-se á potência nominal.

7.5 É recomendada a utilização de depósito de inércia. Neste caso o dimensionamento do depósito é de 15 litros por kW de potência instalada no mínimo, idealmente 30 litros por kW instalados.

7.6 O instalador deverá dar as devidas instruções de utilização ao utilizador.

6. Regulador de tiragem

Desmontar a alavanca e o parafuso para enroscar o regulador na caldeira. Ajuste:

Aquecer a caldeira até 80ºC. A válvula deve ser ajustada numa posição que coincida a leitura com o registado no termómetro da caldeira. Para instalação vertical, utilizar as marcações vermelhas na válvula.

Ajustar a fixação da corrente á porta de ar. Quando atingir os 95ºC a porta deverá estar fechada (3 mm de afastamento).

(10)

Esquema de montagem com recurso a depósito de inércia

válvula segurança aquecimento esgoto vaso expansão

baínha para sensor filtro bomba válvula misturadora purgador termostato 55°C bomba válvula misturadora termostática válvula filtro depósito inércia

Esquema de montagem com recurso a válvula misturadora termostática

termostato 55°C

bomba esgoto

baínha para sensor

vaso de expansão filtro bomba filtro válvula válvula misturadora purgador válvula misturadora termostática aquecimento válvula segurança

8. Esquemas de Princípio

Esquema 4 Esquema 5 GP GP

(11)
(12)

OFA Climatização

Rua Heliodoro Salgado, nº 370, Apartado 75 4786-909 Trofa, Portugal

Telef +351 252 409 900 Fax: +351 252 416 553 www.ofaclimatizacao.com

O incumprimento das instruções pode

levar a danos ou perigo para o utilizador.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction