• Nenhum resultado encontrado

YTIT, 12 DE JANEIRO DE 1890

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "YTIT, 12 DE JANEIRO DE 1890"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATVIVO X I V

m^mmâwàé

IVXJlVÍIílFtO 5 1 0

Estado de S. Paiüo

YTIT, 12 DE JANEIRO DE 1890

Repiiblicrtrazileira

ASSIGNATURAS

Para a cidade, anno 10S000

« « fora « « « semestre anno semestre 50500

usooo

6J000 TYP. E REDACÇÃO-RCA DA PALMA. T o d o s os negócios concernen-tes á esta typographia devem ser dirigidos á redacção da

«IM-P R E N S A YTUANA».

COLL, A li O RA C AO

O 1889

Definitivamente temos chega-do ao anno de 1890; m a s certa-mente não nos pertence saber o que se reaiisará este anno, após os extraordinários acontecimen-tos sociaes—o 13 de Maio de 1888 e o 1 5 de N o v e m b r o de 1889.

Certamente a historia Universal ainda não constatou e m seus an-naes, que no universo, alguma nação, ainda m e s m o das mais ci-vilisadas, pudesse ter feito essas transformações >ociaes.—de abo-lição de escravidão e mudanças de formas de constituições—de instituições monarchicas para re-publicas, sem que para esse fim se tivesse derramado muito san-gue e sacrificado muitas vidas.

A civilisada e heróica França de 1789.5 1794,—que medonha carnificina teve de realisar para e m tão pouco tempo trocar a re-publica ensangüentada pelo impé-rio do primeiro Napoleão, o qual c o m seu gênio conquistador e m tantas cruéis batalhas fez os fran-cezes pagarem caro os desacatos que fizeram a religião catholi-ca !...

Ahi está por exemplo, a gran-de republica aos Estados-Unidos, Norte Americano que a 20 annos luetaram c o m sanguinolentas ba-talhas entre o Sul e o Norte por causa somente da abolição dos escravos do sul a união, de cu-jos destroços ainda não se acha o sul completamente refeito.

Assim é que a vetusta e

civili-sada Europa e toda a America da raça latina estarão- s u m m a m e n t e admiradas dos extraordinários . acontecimentos de i3 de Maio e

i5 de N o v e m b r o realisados e m 1888 e 1889 no Brazil.

São factos consumma~dos, que respeitamos ; m a s o povo que não soube apreciar a constituição a mais liberal, o povo que não comprehendeu a importância da sua soberania, para por meio del-ia realisar u m a legitima repiesen-tação nacio ai; será este povo digno de gosar da instituição d e m o -crática quando lhe falta o princi-pal, que é o amor civico ?

Testemunha ocular tenho sido das eleições desde 1840, e affirmo que não vi u m a só dellas, que eu possa dizer que os eleitores exer-cessem livres a soberania do vo-to, se apareceu aqui, eleitor, que pusesse e m pratica a soberania do seu voto, era elle taxado de

esqui-sito I...

O certo é, que a falta da legiti-m a representação nacional foi o que arrastou o paiz ao estado de indefferentismo e corrompeu a política governamental. A o s elei-tores directamente toca a respon-sabilidade de tudo que de ruim tem havido na política...

D e facto, se o eleitor tem de ser mero conduetor de chapas, affir--mantos que não haverá legitima representação, e tudo será feito pela dictadura.

O s positivistas sustentam que o povo e m mas&a representa as folhas seccas : que os ventos de norte toca-as para o sul, ç os do sul toca as para o norte ; e m u m a palavra, q u e m tiver cervejas e musicas fará do povo o que qui-zer.

Eis o que de facto temos visto nestes últimos tempos, nós que já vimos passar u m a geração e esta-m o s e esta-m esta-meados de outra. Ytú, Janeiro de 1890. + m* -• •» J» » •-»•*•- «t a. at• .

NOÍTGÍARIO

Fallecimento

Falleceu no dia 10 do corrente, nesta cidade, o respeitável cida-dão Ângelo Custodio de Moraes, na idade de 67 annos. O falleci-do pertenceo ao partifalleci-do liberal até a convenção de Ytú e d'ahi pai a cá militou sempre no partido republicano c o m muita firmeza. E m 1842 pegou e m armas, mar-chando c o m a columna liberal. Pobre, conseguiu c o m sua activi-dade ganhar muitos contos de reis,não deixando nada á sua viu-va, pois era muito caritativo e de muito b o m coração deixando per-didos mais de quarenta contos e m empréstimos e dádivas. Fez casar varias orphás concorrendo c o m toda a despeza e algum do-te. Libertou antes do i3 de Maio muitos escravos. Era u m h o m e m muito estimado pelo seu caracter e virtudes. Deu-se o seu sahimen-to hontem ás 8 horas. A' lamilia do finado apresenta a Imprensa seus sentidos pezames.

Tentativa de estupro

N o dia 9 do corrente foi preso, pelo digno delegado de policia ci-dadão Leão de Vasconcellos, o conhecido vagabundo João Bote-lho, no m o m e n t o e m que tentava violentar e m a menina de 10 an-nos de idade. A auetoridade abriu inquérito e continua nas deligen-cias da lei.

Parabéns ao digno delegado por mais esse serviço prestado á causa publica no exercício do car-go que desempenha c o m tanta ga-lhardia.

O rvdm. pad»e mestre Camillo Passalacqua, director do Collegio Gymnasio Paulista, transferio a viagem de recreio que tinha pro-jectado ao Rio da Prata.

Sabemos que dentro de pouco tempo s. rvdm. emprehenderá essa viagem c o m o fim de visitar todos os estabelecimentos de en-sino.

(2)

Separação da Igreja-do Estado

Eis a integra do decreto que re-gula a separação da igreja do Es-tado :

«Art. i°. E' prohibido á aucto-ndade Federal, assim c o m o aos Estados Federados, expedir leis, regulamentos, actos administrati-vos, estabelecendo ou vedando alguma religião, e crear differen-ças entre habitantes do pai/, ou nos serviços sustentados á custa do orçamento, por motivo de 'crença ou opiniões philosophk»as

ou religiosas.

tf Art. 2a. A todas as confissões

reliu:-. i,.s pertence igual faculdade pai d exercerem culto, regerem-se segundo a sua fé e não serem con-trariadas e m seus actos, quer par-ticulares, quer públicos, que inte-ressenvo exercido deste direito.

Art. S°. A liberdade aqui insii tuida abrange não só os indivíduos e seus actos individuaes,mas tam-b é m as egrejas, associações e ins-titutos e m que se acharem aggre-miados, cabendo a todos o pleno direito de se constituírem e vive-rem collectivamente, segundo seu credo, sua disciplina, sem inter-venção do poder publico.

Art. 40. Fica extincto o

padroa-do, c o m todas as suas intituições, recursos e prerogativas.

Art. 5". A todas as egrejas e confissões religiosas se reconhece personalidade jurídica para ad-quirirem bens e os administrarem sob os limites postos pelas leis concernentes á propriedade de mão-morta, mantendo se a cada u m a o domínio de seus haveres actuaes, b e m c o m o seus edifícios de culto.

Art. 6o. O governo federal

con-tinua a prover a congrua e susten-tação dos actuaes serventuários do culto catholico, e subvencio-nará por u m anno as cadeiras dos seminários, ficando livre a cada estado o arbítrio de manter os fu-turos ministros desse ou y. o outro culto sem contravenção do dis-posto nos artigos antecedentes.

Art. 7o. Revogadas as

disposi-ções e m contrario.»

Mortes

f. Foi encontrado morto, ha dias,

no pasto do curtidor o preto Ra-phael, que verificou-se ter falleci-do de u m a lesão cardíaca.

N o bêcco da Quitanda t a m b é m falleceu, e m u m dos quartos d'ali u m a mulher de n o m e Francisca, vulga Bul-dog, verificando-se que fora victima de u m a congestão. Consta que o governo vai

de-cretar a abolição de todos os tí-tulos e condecorações honorífi-cas,com excepção das ordens mi-litares.

IMPRENSA Y U J A N A

0 sr. d. Pedro de Alcântara

e sua laniilia

O Jornal do Commercio publica o seguinte lelegramma :

« P O R T O , 6 D E J A N E I R O .

«Jornal do Commercio, Rio de

Ja-neiro.

«Não podendo de prompto di-rigir-nos separadamente aos mui-tos amigos que. do Brazil, nos en-viaram a exj. são de sua sym-pathia,poro sião da irrepará-vel perda de nossa muito cara es-posa e mãi, por este meio lhes endereçamos nossos cordiaes agradecimentos.—/). Pedro de

Al-cantara.—Isabel, Condessa d'Eu.— Gaston de Orleáns.»

Auctoridades policiaes

F o r a m nomeadas as seguintes para o Salto d'Ytú : i . supplente do subdelegado o actual 2'. Paulo Pereira Mendes ; v. o cidadão Antônio da Silva Teixeira ; 3\ o cidadão Domingos Ferna des da Sliva.

Consta que sobe a 3oo:ooo§ o orçamento da repartição do re-censeamento eleitoral, e m via de de organisação.

Festa de S. Sebastião

Devido aos esforços e dedicação do cida-dão Joaquim Januário de Quadros, deverá ter lugar no dia 20-do corrente, na egreja deS. Rita, a benção da sagrada imagem de S. Sebastiilo.

Finda a benção terá lugar missas resadas. Para levar a etteito esta festa e a acquisi-çaoda imagem está aberta u m a subscripeão, e e de esperar que os devotos de tão mila-groso saneto não recusarão o seu obulo

O fim é justo e digno de auxílios.

O dr. Arthur César Guimarães, director da instrucçâo Publica deste Estado, consta a u m colle-ga que vai pedir demissão do car-go. _

Ordens honoríficas

Por decreto de 9 do corrente foram extinaas ás ordens honorí-ficas do ex-imperio c o m excepção das do Cruzeiro e Aviz que são destinadas aos militares.

Seguro contra fogo

O nosso amigo e actu 1 dele-gado de policia desta cidade o sr. Joaquim Lino Leão de Vasconcellos, acaba de ser n o m e -ado agente viajante da Associa-ção de Sguro M u t u o Contra Fogo "Progresso".

E ' u m a nomeação muito acer-tada e de muita vantagem para a Associação,!pois que o sr. Leão de Vasconcellos possue todos os quinhões necessários para b e m desempenhar o cargo que lhe foi confiado,

Nossos parabéns.

Fusão aaes

Consta ao lh >pular que tra-ta-se de levar > a fusão dos-nossos collegas / de Noticias e

Gazeta do Foto ) só jornal de

formato gran ! a chefia e di-recçãodonos: írade dr. Je-suino Cardoso.' ',anisará u m corpo de red completo e escolhido eu: to e moder-no serviço tel<- o. Diz-se no R>. pretendem

por e m liberd »ronel Costa Guimarães, iante do 20"

regimento de . visto ter-, se verificado n "

intervin-do no conflict" ie Dezem-bro ultimo.

Na Republica d caragnay hou-ve grandes fesl honra á Re-publica Brazileii izendo conti-nência as trop >vo pavilhão brazileiro, e dand 1 salvas os cor-pos de artilhe

Jornaesde L<sboa referem que o príncipe Pedro Augusto está doido, c o m delírio de perseguiçflo e que vai ser encarcerado e m u m hospital, de certo o de Heidelberg, na Alie anha.

Quintino Bocayuva teve ordem •de seguir para Montevidéo c o m

d. Henrique Moreno.

Acha-se entre nós o cidadão Eloy de Sampaio, representante do "Correio do P o v o " e irmão do cidadão dr. Sampaio Ferraz,

che'e de policia da capital fede» ral.

A "Muenza"

Segundo os últimos telcgram-mas, augmenta espantosamente a epidemia tanto nos Estados-Uni-dos c o m o na Europa.

A íerrivel doença grassa enor-memente na capital da Baviera.

As escolas e outros institutos fecharam suas portas.

O exercito fornece o maior nu-mero de victimas, notando-se maiores estragos onde ' existem tropas agglomeradas.

Era Paris cahiu atacado da epi-demia o illustre^engenheiro Fer-nando Lcsseps.

Noticias de Inglaterra dizem que na parte oeste d aquelle reino a influenza,tomou proporções con-sideráveis.

Consta á Gazeta de Noticias que, a exemplo do que faz o Chile, o sr. ministro do interior pretende no-mear u m a commissão de seis pro-fessores primários, para visitar as principaes escolas dos Estados-Unidos, Suissa, França e Suécia.

Consta mais que essa commis-são será dirigida pelo provecto educador dr. Menezes Vieira.^

(3)

IMPRENSA V r U A N \

Consórcio

Devia têr-se realisado, hontem na capital, o da " x m a . sra. d. Eugenia Leite do Amaral Couti-nho, prima do nosso collega T a n credo do Amaral, c o m o dr. W a s -h ngton de Aguiar, engen-heiro da Commissão Geographica e Geoló-gica deste hstado.

Consta que o governador de S. Paulo vai reformar por decreto a Escola Normal.

SECÇÁO LIVKK

.A. o publico

O abaixo assignado.

proprietá-rio do Restaurant^ito á rua do

Commercio, tendo sido, no dia 6

do andante, chamado á policia,

e m vista de u m a queixa de uni seu cx-empregcído,e c o m o muita gen-te ignora esse motivo fazendo mi! conjecturas á r .speito.passa a re-latar o facto, tal qual se deu.

Esse cxempregado, despedido ha 20 dias do m e u estabelecimen-' to, queixou-se ao sr. delegado de

policia de que eu lhe prometti pancadas e m lugar de seus venci-mentos.

M a n d o u então o sr. delega-o de poli ia, u m a praça afim de in-timar-me para que comparecesse á policia, e demorando-me para tá ir m a n d o u 2a e 3" vez

chamar-m e pela ordenança e c o chamar-m o ainda m e demorasse m a n d o u algumas praças para m e conduzirem de-baixo de vara. Saltei então u m m u r o do visinho.que aconselhan-do-me, a c o m p a n h o u - m e c o m 2 praças até a residência d o sr. de-legado. Este então expoz o moti-vo porque m a n d o u - m e chamar e retirei-me.

Faço está para que o publico, que ignora o facto,saiba-o perfei-tamente, para também não fazer sobre o m e u caracter e dignidade de todos conhecidos, u m a suopo-sição muito diversa daquella que é.

Ytú, 9 de Janeiro de 1890.

Jorge de Almeida Prado.

ífós abaixo assignados, summamentepo-nhorados pela gratidão de nosso dever sa-grado, agradecemos o b o m acolhimento e valioso apoio que dignamente nos foi dis-pensado, não só pela parte do digno cidadão delegado de policia, como t a m b é m das' pes-soas que se dignaram c o m suas finezas e m (.bsequiarem a Congada e m suas casas, ás quaes pedimos desculpas por alguma falta involuntária.

Outrosim oproveitamos a oceasião de de-clararmos ao publico que apequena Congada foi feita independente das festas do Natal. Joaquim José de Araújo, Paulino José do Nascimento, João Ferraz, Luiz Pereira, Ber-nnrdino Galvão Fontoura, U n o Pereira.

Declaração

0 abaixo assignado, herdeiro de José Be-nedictoda Rocha, por parte de sua mulher Thereza Joaquina da Cruz, protesta contra H venda que se pretende fazer do sitio

deno-minado B o m Retiro, ainda em commum, isto como sendo proprietário de u m a parte efesse sitio, nãoauthorisou a sua venda.

Lamenta que sua eogra ouvindo conse-lheiros que, só desejão o seu m a o estar, queira vender com prejuizo o único b e m que ainda possue. Sirva isto de aviso áquelles que pretend&o concorrer a arremataçao do rtiesmo sitio.

a Ytú, 9 de Janeiro de 1890.

A N T Ô N I O L E I T K NüNi 3.

EDÍTAES"""""

O cidadt> *au Baptista Pache-co Jo; ' , juiz supplente e m exercício pleno do puz de di-reito de Ytu etc.

Faz saber aos que o presente edital virem que no dia 28 de Ja-neiro próximo ás 11 1/2 hort«s da manhã, na poria da câmara m u -nicipal será vendido e m leilão as terras e sitio denominado B o m Retiro pertencente a herança de José Benédicto da Rocha, c o m o foi requende pela viuva do mes-m o d. Rita Joaquina Cruz, e isto no valor de D60J5000.

D a d o e passado nesta cidade de Ytú, 9 de Dezembro de 1889. E u José Jacintho Ribeiro es.ri-vão o escrevi.

João Baptista Pacheco lordão.

PAGAMENTO DF JROS

O procurador da , .jara

mu-nicipal desta cidade, .1 publico, q u e d o dia i5 do corrente e m diante, faz pagamento aos accio-nistas do abastecimento d'agua, dos juros vencidos no semestre findo, á 3i de Dezembro ptoxi-m o passado.

Ytú, 7 de Janeiro de 1890.

Frederico José de Moraes.

De ordem de Câmara faço pu-blico, que e m sessão de 8 do cor-rente foram sorteadas trinta aç-odes de abastecimento d'agua pa-ra amortização das trinta acções e seus juros. O sorteio do o se-guinte resultado : N . 5 8 — 1 6 2 — 1 7 1 — 1 7 4 — 2 1 7 — 22b — 2 3 3 — 2 Ó 2 — 2 5 5 — 2 7 8 — 279 — 2 9 5 — 3 5 a — 3 6 1 — 3 6 D — 377 — 3 8 2 — 3 8 5 — 4 0 2 — 4 0 3 — 4 2 1 — 4 3 7 — 4 0 8 — 4 5 7 — 4 Ó 8 — 469 — 481 — 4 8 6 — 0 9 7 — 6 0 0 . —

O s donos destas acções pode-rão procurar seo pagamento pe-rante a procuradoria da câmara do dia i5 do correite e m diante. Outro sim os juros destas ac-ções secam desde a publicação deste edital até que seos possui-dores procurem o dinheiro. E para que chegue ao conhecimen-to de conhecimen-todos os interessados man-dou publicar o presente edital.

Ytú, 9 de Janeiro de 1890. O secretario

Francisco Martins de Mello.

G a m a i íuiíicipal

Acla da 1 to extraordinária aos 18 de Dez- . de 1889.

Presidência . tenente coronel José Feliciai les.

Secretario >co Martins â» Mello.

Achando resentes ás dez horas da m s na sal* da Ga-mara ossrs. eliciano, Carlos Pereira, Joa Elias Galvão de Barros, F n Sasilio, Antônio hranklin <! !o. drs. Alvim e

Octaviano o sem partici-pação o vr Custodio L e m e e dr. Sou/ , havendo nu-mero legal ! » sr. presidente aberta a se- N ã o foi lida a acta antece:: te por ter sido ja approvada. ii l.do u m reque-rimento do o de Itahym re-clamando 1 .1 exagerada clas-sificação osto sobre assu-car, c o m o | tor de três mil arrobas, a o que é púbico e notório, qu ;s teve grandes

plantações,* desde que libertou seus escravos, limitando se a m o e r soqueiras, e que neste anno produziu mais que oitocentas ar-robbas.

N ã o chegou ao seu cohecimen-to a exageradissima classificação, a qual certamente reclamaria, p.">is que, e m todos os tempos foi sempre prompto nos pagamentos dos direitos e impostos munici-paes, e ajunta mais razões para abonar sua petição, sendo por maioria de votos indeferida c o m o seguinte despacho : A Câmara deixa de tomar e m consideração o requerimtnto pelo facto de nâo ter requerido e m tempo, e o sup-plicante játer pago a.quantia pela qual foi qualificado.

(Contin úa)

~ÃNNÜNCÍOS

Chalet àjvenda

Vende-se na vilta do Salto, u m chalet cons-truído a pouco, no largo da egreja, sendo de solida construcção, faltando somento forro e assoalho, para tratar-se com Fernando l>ias Ferraz.

(4)

1M RI IAMA

ATTENÇÃQ

U m m o ç o habilitado d( eja em-pregar secomoescri

da ou c o m o caixeiro de seccos e molhados, dando provas de sua conducta.

Informações nesta typograpnia.

po

B

B

o

o

Ul

Ul

o

2.P

^ 5 <!

( I O (D

po -P B

ia"

•; -•• - > v ' - ' .."

Piano

Precisa-se de u m para alugar. Informações nesta typographia.

£» °

GO »"

^ O CD

^ P> o •

S » O

CD - p j

CD £S3 t-b

CD P

CD 05 B

P

M » ^ ^

0 T CQ

SiítfW • wk /«.

A ' praça

O abaixo assignado, proprietário deste esta-belecimento, hoje refcrmado á capricho, convida á seu-; *mit!;os e freguezes á virem experimentar o que ha de b o m e barato n'este elegante restauram.

T e m u m a excellente adéga de b o m e con-fortáveis vinhos estrangeiros e nacionaes, assim c o m o cerveja de todas as qualidades.

Apromptam-se jantares para casamentos e baptisados, na força da vontade e desejo dos freguezes. Acceita-se e n c o m m e n d a s de pasteis de todas as qualidades, b e m c o m o tortas dé diversas naturezas. Promptificase as celebres e m -padas do 'braço douro' que tão amavelmente tem sido acceitas pelos illustres cavalheiros desta praça. T a m b é m tem, tanto de dia c o m o de noite, sor-vetes de superiores qualidades.

Garante-se serviço asseado, c o m prom-ptidão e modicidade nos preços

i

(?-€, €i ZC Cs t-ttfl Ot'!r71&a

O abaixo assignado participa a esta praça e c o m as que tem tran-sações que c m data de $' do cor-rente deo sociedade a seo empre-gado o sr. José de Oliveira Dias, passando a firma a ser sob a razão de Pedro MenviUe & Dias, e á C3rgo de q u e m fica o activo e passivo da extineta firma de Pe-dro Menville.

Ytú, 3 de Janeiro de 1890. Pedro Meuvil

(5)

 

ORIENTAÇÕES PARA O USO

Esta é uma cópia digital de um documento (ou parte dele) que pertence

a um dos acervos que fazem parte da Biblioteca Digital de Obras Raras e

Especiais da USP. Trata-se de uma referência a um documento original.

Neste sentido, procuramos manter a integridade e a autenticidade da

fonte, não realizando alterações no ambiente digital – com exceção de

ajustes de cor, contraste e definição.

1. Você apenas deve utilizar esta obra para fins não comerciais. Os

livros, textos e imagens que publicamos na Biblioteca Digital de Obras

Raras e Especiais da USP são de domínio público, no entanto, é proibido

o uso comercial das nossas imagens.

2. Atribuição. Quando utilizar este documento em outro contexto, você

deve dar crédito ao autor (ou autores), à Biblioteca Digital de Obras

Raras e Especiais da USP e ao acervo original, da forma como aparece na

ficha catalográfica (metadados) do repositório digital. Pedimos que você

não republique este conteúdo na rede mundial de computadores

(internet) sem a nossa expressa autorização.

3. Direitos do autor. No Brasil, os direitos do autor são regulados pela

Lei n.º 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Os direitos do autor estão

também respaldados na Convenção de Berna, de 1971. Sabemos das

dificuldades existentes para a verificação se uma obra realmente

encontra‐se em domínio público. Neste sentido, se você acreditar que

algum documento publicado na Biblioteca Digital de Obras Raras e

Especiais da USP esteja violando direitos autorais de tradução, versão,

exibição, reprodução ou quaisquer outros, solicitamos que nos informe

imediatamente (dtsibi@usp.br).

Referências

Documentos relacionados

• Uma alternativa para condições mutuamente exclusivas é mostrada a seguir.. 2) Elabore um algoritmo que dado um número inteiro qualquer, responda se ele é positivo, negativo

A Companhia reconhece como um ativo intangível resultante de um contrato de concessão de serviços, quando ela tem um direito de cobrar pelo uso da infraestrutura de tal concessão.

[r]

Deve-se ressaltar, entretanto, que as regiões metropolitanas brasileiras (RMs) evidenciam as mesmas tendências apontadas para o Brasil na literatura com relação às

Apesar das lesões musculoesqueléticas serem freqüentemente observadas no treinamento físico militar e, conseqüentemente, ocasionarem diversos prejuízos de afastamento e altos gastos

As caixilharias exteriores das portas do res do chão e do primeiro andar, do edifício principal, são de madeira, pintadas com tinta de esmalte, encontrando-se em

Para transferir o(s) bem(ns) arrematado(s), o arrematante deverá primeiramente retirar junto ao Cartório da Vara responsável a respectiva “Ordem de

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as