• Nenhum resultado encontrado

Recebimento de obras e serviços de engenharia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recebimento de obras e serviços de engenharia"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Controladoria-Geral da União

Revista da CGU

Brasília, DF

Dezembro /2009

(2)

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO – CGU SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro

70070-905 - Brasília /DF cgu@cgu.gov.br

Jorge Hage Sobrinho

Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União

Luiz Navarro de Britto Filho

Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União

Valdir Agapito Teixeira

Secretário Federal de Controle Interno

Eliana Pinto

Ouvidora-Geral da União

Marcelo Neves da Rocha

Corregedor-Geral da União

Marcelo Stopanovski Ribeiro

Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas A Revista da CGU é editada pela Controladoria-Geral da União. Tiragem: 1.500 exemplares

Periodicidade: semestral Distribuição gratuita

Diagramação e arte: E Pissaia Editoração Eletrônica Ltda.

É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada a fonte.

O conteúdo e as opiniões dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não expressam, necessariamente, as opiniões da Controladoria-Geral da União.

Revista da CGU / Presidência da República, Controladoria-Geral da União. - Ano IV, n.º 7, Dezembro/2009. Brasília: CGU, 2009. 136 p. Coletânea de artigos.

1. Prevenção da corrupção. I. Controladoria-Geral da União. ISSN 1981- 674X

(3)

S

umário

Nota do editor ...5

Artigos

Recebimento de obras e serviços de engenharia ...8

Marcelo Neves

Falácias da corrupção e percepção da corrupção

no Programa Bolsa Família: o caso do Paraná ...18

Fabiano Mourão Vieira

Improbidade administrativa por enriquecimento ilícito:

o problema da inversão do ônus da prova ...39

Leonardo Valles Bento

Prescrição disciplinar: breves considerações

acerca da prescrição disciplinar à luz da lei nº 8.112/90 ...50

Salmon Carvalho de Souza

Gerência de empresas privadas por servidores

públicos federais: breves comentários sobre os

modelos brasileiro e norte-americano ...61

(4)

Visão geral das agências norte-americanas contra

a corrupção numa análise comparativa com a

Controladoria-Geral da União ...79

Alzira Ester Angeli

Reflexões sobre o combate à corrupção no Brasil e nos EUA ....96

Wagner Rosa da Silva

Legislação

Atos normativos ...108

Legislação em destaque ...112

Jurisprudência

Julgados recentes do TCU – Acórdãos ...124

Julgados recentes de Tribunais ...128

(5)

8 Revista da CGU 8 Revista da CGU

Recebimento de obras

e serviços de engenharia

Marcelo Neves, Bacharel em Direito pela UNIRIO, engenheiro de produção

pela UFRJ, pós-graduado em Administração Pública pela FGV, assessor jurídico da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

1. Introdução

Diz a sabedoria popular que sim-plicidade e beleza andam sempre de mãos dadas, o que pode ser atesta-do pela observação de uma mera gota de orvalho, ou, para guardar maior coerência temática, pela curva livre e sensual sempre presente nos trabalhos de Oscar Niemeyer.

Ocorre que na vida, assim como no estudo do Direito, defrontamo-nos amiúde com situações que com-portam complexidade, e destilam, pa-radoxalmente, a beleza do desafio da superação e do engrandecimento.

O estudo a ser apresentado neste trabalho aborda uma questão que toca dispositivos pouco tratados na Lei de Licitações e Contratos, mas de relativa complexidade, que, como buscaremos demonstrar, foi enfrtada com a alma sintonizada no en-sinamento de Rui Barbosa, para quem “o saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas, princi-palmente, nas ideias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvi-dos, mediante a transmutação, por que passam, no espírito que os assi-mila. Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas trans-formador reflexivo de aquisições digeridas”.1

Assim, no desenvolvimento diário do meu trabalho na área de Licitações e Contratos Administrativos, realiza-do com os pés fincarealiza-dos no conheci-mento e experiência granjeada ao longo de mais de quinze anos, elegi a fase do recebimento de obras e

1. Oração aos moços – fragmento do discurso proferido na Faculdade de Direito de São Paulo, 1920. Editado em livro, 1921.

Ocorre que na vida, assim

como no estudo do

Direito, defrontamo-nos

amiúde com situações

que comportam

complexidade, e destilam,

paradoxalmente, a beleza

do desafio da superação

(6)

9 Revista da CGU 9 Revista da CGU

serviços de engenharia como ponto de controle, e acabei por constatar que as respectivas cláusulas editalí-cias – regra geral, mera repetição do teor do art. 73 da Lei nº 8.666/93 – geravam dificuldade para o regular processamento do contrato e ocasio-navam até mesmo, muitas vezes, a inviabilidade de aplicação de sanções administrativas às empresas descum-pridoras dos prazos previstos para a realização dos objetos contratuais, principalmente ante a falta de uma circunstanciada previsão dessa etapa final da execução contratual.

Por ser a etapa do recebimento de obras e serviços de engenharia um momento crucial para o sucesso da contratação, as Cortes de Contas de todo o país vêm dando especial des-taque ao controle dessa fase, como bem representa a recentíssima deci-são, prolatada em 08.04.2009, sob a relatoria do Ministro Marcos Vinicios Vilaça, na qual o Colendo Tribunal de Contas da União, em análise da Tomada de Contas Anual do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, fez a seguinte determina-ção no Acórdão nº 657/2009 – TCU – Plenário, vejamos:

“9.3.4. apenas receba provisoria-mente as obras e os serviços con-tratados mediante termo circuns-tanciado, assinado pelas partes em até 15 dias da comunicação escrita do contratado, nos ter-mos do art. 73, inciso I, alínea “a”, da Lei de Licitações e Contratos;

9.3.5. receba definitivamente as obras e os serviços contratados mediante termo circunstanciado,

assinado pelas partes, somente após o decurso do prazo de ob-servação, ou vistoria que com-prove a adequação do objeto aos termos contratuais, nos termos do art. 73, inciso I, alínea “b”, do Estatuto Licitatório;”

2. Do recebimento provisório e definitivo

Pois bem, superada essa sumária apresentação do tema, devo lembrar que o artigo 73 da Lei nº 8666/93 torna clara a existência de duas fases bem distintas no recebimento, quais sejam o recebimento provisório e o definitivo de obras e serviços de en-genharia. Isso é o que podemos constatar pela redação do citado dis-positivo, vejamos:

“Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto será recebido: I – em se tratando de obras e serviços: a) pro-visoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, as-sinado pelas partes em até 15 (quin-ze) dias da comunicação escrita do contratado; b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pe-las partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que com-prove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o dis-posto no art. 69 desta Lei;”

De outro lado, o inciso III do arti-go 74 da mesma Lei de Licitações, ao facultar, em algumas circunstâncias, a realização do recebimento

(7)

provisó-10 Revista da CGU Revista da CGU

rio, já sinaliza para o Administrador a necessidade de avaliação do risco e da oportunidade da previsão ou não de maiores e melhores prescri-ções sobre o recebimento nos docu-mentos licitatórios, bem como apon-ta para a existência de obras e serviços de engenharia com tipo dual de recebimento.

Como podemos constatar pela leitura da Lei de Licitações e Contratos, para cobrir a etapa de re-cebimento de obras e serviços de engenharia foram dedicados, em verdade, três artigos que englobam apenas oito disposições2, o que

pa-rece ser muito pouco, quando, por exemplo, no Direito Comparado, o recente Código de Contratos Públicos do ordenamento jurídico português – Decreto-Lei nº 18/2008 – em vigor desde 29 de julho de 2008, estabe-lece mais de trinta disposições so-mente para o recebimento de obras (SECÇÃO IX – RECEPÇÃO PROVISÓRIA E DEFINITIVA: Artigo 394.º Vistoria; Artigo 395.º Auto de recepção pro-visória; Artigo 396.º Defeitos da obra; Artigo 397.º Garantia da obra; Artigo 398.º Recepção definitiva.)

3. Recebimento como ato simples ou complexo

A dualidade do recebimento de obras e serviços de engenharia está correlacionada diretamente à maior

2. Aí incluídos: as alíneas “a” e “b” do inciso I do art. 73; os parágrafos segundo, terceiro e quarto também do art. 73; o parágrafo único e o inciso III do art. 74; e, finalmente, o art. 76.

ou menor materialidade3 da avença,

ou seja, obras e serviços de valores até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), desde que não se componham de aparelhos, equipamentos e instala-ções sujeitas à verificação de funciona-mento e produtividade, correspondem a atos de recebimento simples, en-globando tão somente a etapa relativa ao recebimento definitivo.

De outro giro, a obra ou o serviço com preço acima do indigitado valor, ou mesmo abaixo, mas composta de aparelhos, equipamentos e instalações sujeitas à verificação de funcionamen-to e produtividade, consubstanciam um recebimento caracterizado como um ato complexo, isto é,

recebimen-to complexo, abarcando tanrecebimen-to as

fases de recebimento provisório como a do definitivo.

Consoante o escólio do memorá-vel professor Hely Lopes Meirelles, ato simples é o que resulta da mani-festação de vontade de um único órgão, unipessoal ou colegiado, ma-nifestação essa que no caso do rece-bimento simples, conforme teor da alínea ”b” do inciso I do artigo 73 da Lei de Licitações, é realizada por ser-vidor ou comissão designada pela autoridade competente. Já o ato complexo – resultante da conjuga-ção da manifestaconjuga-ção de vontade de mais de um órgão –, quando com-preendido na realidade de um rece-bimento complexo, espelha a vonta-de do fiscal do contrato conjugada com a do servidor ou comissão de-signada pela autoridade

competen-3. Traduz o montante de recursos financeiros alo-cados para a realização da obra ou para prestação do serviço de engenharia.

(8)

11 Revista da CGU Revista da CGU

te, na forma das alíneas “a” e “b” do inciso I do artigo 73 da Lei nº 8.666/93.

4. Do procedimento de recebimento

O fato é que, tanto para o recebi-mento simples (com dispensa do Recebimento Provisório) como para o complexo, o término das obras e dos serviços deve ser caracterizado pela comunicação escrita da contra-tada ao órgão, que deve ser feita dentro do prazo de execução contra-tual fixado no instrumento convoca-tório ou respectivos anexos (alínea “a” do inciso I do artigo 73 da Lei nº 8.666/93). Se a comunicação não vier a ser feita nesse prazo, a contra-tada incorre automaticamente em mora, sendo, pois, cabíveis as pena-lidades administrativas.

Após a comunicação de término dos serviços, a fiscalização deve rea-lizar a vistoria4 no local da obra ou

serviço e emitir: a) no caso de rece-bimento complexo, o Termo de

Recebimento Provisório em até

15 (quinze) dias da data da referida comunicação – assinado por ambas as partes contratantes – que pode vir a consignar ou não pendências em relação à execução do objeto; b) no recebimento simples, Recibo

(pará-4. Obviamente, caso seja constatado pela fiscali-zação nessa vistoria que a contratada não finalizou a execução do objeto, ou seja, existam parcelas da obra ainda não adimplidas, o Termo de Recebimento Provisório não será emitido, consid-erando-se, assim, a comunicação do término dos serviços como não realizada, reputando-se em mora a contratada, sendo cabível a aplicação das penalidades administrativas.

grafo único do artigo 74 da Lei nº 8.666/93) em até 40 dias da data da referida comunicação, lapso tempo-ral limite bastante razoável5 quero

crer, que poderá englobar um prazo para correção de eventuais pendên-cias pela contratada, na forma do que previsto pelo artigo 69 da Lei nº 8.666/93, com, obviamente, neces-sidade de realização de nova vistoria por parte da fiscalização para a veri-ficação da correção das pendências, sendo que no caso de não atendi-mento das ressalvas, a contratada incorre em mora a partir da data da segunda vistoria.

Se o Termo de Recebimento Provisório consignar pendências em relação à obra ou serviço, deve ser fixado pela fiscalização, no próprio Termo, prazo razoável para os repa-ros, correções, remoções, reconstru-ções ou substituireconstru-ções relativas ao objeto do contrato (art. 69 da Lei nº 8.666/93), limitado, em regra, a 30 (trinta) dias.

Concluídos os trabalhos pela con-tratada dentro do prazo fixado, deve ser emitida nova comunicação escri-ta à fiscalização para uma segunda vistoria.

Uma vez constatada a regulariza-ção das pendências apontadas, a fiscalização emite, então, comunica-do interno, em até 5 (cinco)6 dias

5. Esse prazo não foi previsto pela Lei nº 8.666/93, e é aqui sugerido com base na lógica do razoáv-el.

6. Esse prazo está calcado no art. 24 da Lei nº 9.784/99, que assim dispõe: “Art. 24. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autori-dade responsável pelo processo e dos admi

(9)

nistra-12 Revista da CGU

contados da comunicação da con-tratada, para que sejam efetivadas as providências com vistas ao recebi-mento definitivo. Caso as pendências não tenham sido sanadas, a contra-tada passa a incorrer em mora a par-tir da data da segunda vistoria.

A partir da comunicação interna do fiscal ou do Termo de Recebimento Provisório (na hipótese deste não consignar pendências), deve-se fixar no edital um período, que sugiro en-tre 10 (dez) e 30 (trinta) dias, confor-me a vultuosidade ou complexidade da obra, para observação7 do

funcio-namento dos equipamentos e insta-lações. Após esse prazo será conclu-ída a vistoria para fins de recebimento definitivo por servidor ou comissão designada previamente pela autoridade competente (alínea “b” do inciso I do artigo 73 da Lei nº 8.666/93). Se novas pendências fo-rem detectadas, deve ser concedido novo prazo para adequação, em re-gra de até 15 (quinze) dias, não im-portando em penalização da contra-tada.

Finalmente, verificado o sanea-mento de todas as pendências em vistoria final, realizada após uma úl-tima comunicação escrita da contra-tada, será emitido o Termo de Recebimento Definitivo da obra ou

dos que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de força maior.”

7. O Tribunal de Contas da União, por meio do Acórdão nº 2.875/2005 – 1ª Câmara – determinou ao Ministério da Fazenda que incluísse em todos os contratos referentes a obras, cláusula estabele-cendo os prazos de observação e de seu recebi-mento definitivo, conforme inciso IV do art. 55 da Lei nº 8.666/93.

serviço em até 10 (dez) dias conta-dos daquela comunicação, de modo que o período entre a emissão dos Termos de Recebimento Provisório e Definitivo não ultrapasse os 90 (no-venta) dias previstos pelo § 3º do artigo 73 da Lei nº 8.666/93, salvo excepcionalidades devidamente justifi-cadas e conforme previsão no edital.

5. Recebimento como etapa final da liquidação da

despesa

Somente após o recebimento de-finitivo deverá ser providenciado o pagamento do saldo existente em relação ao valor contratual e liberada a garantia (§ 4º do artigo 56 da Lei nº 8.666/93). A vigência dessa ga-rantia, portanto, no caso de utiliza-ção da modalidade seguro-garantia, deverá estender-se até o recebimen-to definitivo da obra.

6. Recebimento como cláusula contratual ou editalícia

Tudo o que foi até aqui abordado em relação ao recebimento de obras e serviços de engenharia, encontra-se consubstanciado em cláusulas editalícias padrão hoje empregadas no TRT/RJ, fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar da qual tive-mos a oportunidade de participar, que teve por escopo a padronização dos procedimentos de recebimento8

para torná-los mais seguros e

orde-8. Recebimento de obras – Processo nº TRT – SCI 009/06 do TRT/RJ.

(10)

13 Revista da CGU

nados. Essas cláusulas encontram-se previstas em dois modelos, que re-percutem o recebimento simples e complexo, vejamos:

RECEBIMENTO SIMPLES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE VALOR IGUAL OU INFERIOR A R$ 80.000,00, QUE NÃO SE COMPONHAM DE APARELHOS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES SUJEITOS À V E R I F I C A Ç Ã O D E F U N C I O N A M E N T O E PRODUTIVIDADE (ART. 74, III, LEI 8.666/93)

1.1 Medições

A CONTRATADA apresentará, na forma de Relatório, após o início efetivo da execução dos serviços, medição periódica dos serviços exe-cutados e dos materiais emprega-dos, para a Fiscalização da Contratante conferir, servindo o mesmo como fundamento da Nota Fiscal de cobrança, a ser emitida pela CONTRATADA a cada medi-ção. Serão efetuadas no máxi-mo... medições, já incluída a úl-tima que coincidirá com a emissão do RECIBO DO SERVIÇO.

Obs.: 1- As medições deverão

conter somente os materiais efetivamente empregados, ve-dado considerar materiais esto-cados no local para utilização futura;

2- A soma dos valores dos

paga-mentos das faturas emitidas até a última medição não poderá ser superior a 90% (noventa por cen-to) do valor global do contrato;

3- O saldo restante só poderá ser

liberado após a emissão do

RECIBO DEFINITIVO, consoante

subitem 1.2 a seguir, não poden-do seu valor ser inferior a 10% (dez por cento) do valor global do contrato.

1.2. Término e recebimento do serviço

a. Comunicação do término do serviço

Executado o serviço, estando o mesmo em condições de ser re-cebido, a CONTRATADA deverá comunicar à FISCALIZAÇÃO, por escrito e dentro do prazo contra-tual, a fim de que seja realizada VISTORIA para fins de Recebimento.

Obs.: A emissão da comunicação acima referida fora do prazo con-tratual caracterizará atraso, sujei-tando a Contratada às penalida-des cabíveis.

b. Recebimento

b.1 No prazo máximo de 10

(dez) dias contados após o

tér-mino do serviço, será efetuada VISTORIA pela FISCALIZAÇÃO, com vistas à emissão do RECIBO DEFINITIVO;

Obs.: Em caso de constatação

local da não finalização dos ser-viços e da existência de parcelas ainda não executadas/forneci-das, não será reconhecido efei-to à comunicação referida na alínea “a” (acima), o que impli-cará não recebimento do

(11)

servi-14 Revista da CGU

ço e na caracterização de atraso caso ultrapassado o prazo con-tratual.

b.2 Havendo indicações de

pen-dências, será concedido prazo, li-mitado a 20 (vinte) dias contados da VISTORIA, a fim de efetuarem-se as correções necessárias;

b.3 Sanadas as pendências, após

nova comunicação escrita da CONTRATADA, será efetuada VISTORIA FINAL e, verificada a perfeita adequação do serviço aos termos do presente Projeto Básico, será emitido o RECIBO DEFINITIVO, em até 10 (dez) dias após aquela comunicação. O não cumprimento do prazo a que se refere a alínea b.2 (acima) carac-terizará atraso.

NOTA: Após a emissão do

RECIBO DEFINITIVO, em conso-nância com as observações nos 2

e 3 do subitem 1.1 anterior, po-derá ser dado prosseguimento ao pagamento do saldo restante devido. RECEBIMENTO COMPLEXO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 1. 1. Medições A CONTRATADA apresentará, na forma de Relatório, após o iní-cio efetivo da execução dos viços, medição periódica dos ser-viços executados e dos materiais empregados, para a Fiscalização da Contratante conferir, servindo o mesmo como fundamento da

Nota Fiscal de cobrança, a ser emitida pela Contratada a cada medição. Serão efetuadas no

máximo.... medições, já

inclu-ída a última que coincidirá com a emissão do TERMO DE

RECEBIMENTO PROVISÓRIO (ver item 1.2.b).

Obs.: 1- As medições deverão

conter somente os materiais efe-tivamente empregados, vedado considerar materiais estocados no local para utilização futura;

2- A soma dos valores dos

paga-mentos das faturas emitidas até a última medição não poderá ser superior a 90% (noventa por cen-to) do valor global do contrato;

3- O saldo restante só poderá ser

liberado após a emissão do

TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO, consoante

subi-tem 1.2 a seguir, não podendo seu valor ser inferior a 10% (dez por cento) do valor global do contrato.

1.2 Término e recebimento do serviço

a. Comunicação do término do serviço

Executado o serviço, estando o mesmo em condições de ser re-cebido, a CONTRATADA deverá comunicar à FISCALIZAÇÃO, por escrito e dentro do prazo contra-tual, a fim de que seja realizada VISTORIA para fins de Recebimento Provisório.

Obs.: A emissão da comunicação acima referida fora do prazo

(12)

con-15 Revista da CGU

tratual caracterizará atraso, sujei-tando a Contratada às penalida-des cabíveis previstas em Contrato.

b. Recebimento provisório b.1 Constatada a condição de

conclusão do objeto através da VISTORIA, em até 15 (quinze) dias contados a partir do término do serviço, a FISCALIZAÇÃO emi-tirá o TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO, o qual deverá ser circunstanciado e assinado por ambas as partes.

Obs.: Em caso de constatação

local da não finalização dos servi-ços e da existência de parcelas ain-da não executaain-das/forneciain-das, não será reconhecido efeito à comuni-cação referida na alínea “a” (aci-ma), o que implicará não emissão do TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIODO SERVIÇOe na ca-racterização de atraso caso ultra-passado o prazo contratual.

b.2 Se porventura, durante a

VISTORIA para o RECEBIMENTO PROVISÓRIO, a Fiscalização consta-tar algum defeito ou incorreção no serviço prestado, fará constar, junto ao TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO DO SERVIÇO, lista de pendências concedendo-se prazo compatível, de até 30 (trinta) dias da data da emissão do Termo, para a Contratada, às suas expensas, reparar, corrigir, remover, recons-truir ou substituir, no total ou em parte, o objeto do Contrato, com vistas ao atendimento das exi-gências efetuadas.

b.3 Concluídos os trabalhos

rela-tivos às pendências listadas, a CONTRATADA efetuará, dentro do prazo fixado acima, por escri-to, comunicado à Fiscalização solicitando a realização de nova VISTORIA.

b.4 Constatada a conclusão das

pendências na nova VISTORIA, a FISCALIZAÇÃO emitirá comuni-cado interno, em até 5 (cinco) dias da comunicação da contra-tada, para que sejam efetuadas as providências com vistas ao RECEBIMENTO DEFINITIVO. OBS.: Se porventura, durante a NOVA VISTORIA, verificar-se que as pendências apontadas pela Fiscalização não foram sanadas, caracterizar-se-á atraso a partir daquela data.

c. Recebimento definitivo c.1 No prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da

emis-são do Termo de Recebimento Provisório (se não houver pen-dências) ou da comunicação da FISCALIZAÇÃO referida na alínea

“b.4” (acima), será observado o

funcionamento/produtividade dos equipamentos e/ou instala-ções e finalizada VISTORIA por servidor ou comissão designada pela Administração, com vistas à emissão do TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO;

c.2 Havendo indicação de novas

pendências, será concedido pra-zo, limitado a 15 (quinze) dias contados da VISTORIA, a fim de

(13)

16 Revista da CGU 16 Revista da CGU

efetuarem-se as correções neces-sárias;

c.3 Sanadas as pendências, após

nova comun icação escrita da CONTRATADA, será efetuada VISTORIA FINAL e após a verifi-cação da perfeita adequação do serviço aos termos do presente Projeto Básico, será emitido o TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO DO SERVIÇO, em até 10 (dez) dias da comunicação da contratada. O não cumprimento do prazo a que se refere a alínea

c.2 (acima) caracterizará atraso. NOTA: Após a emissão do TERMO

DE RECEBIMENTO DEFINITIVO DO SERVIÇO, em consonância com as observações nos 2 e 3 do subitem

1.1 anterior, poderá ser dado pros-seguimento ao pagamento do sal-do restante devisal-do.

Talvez a dificuldade maior de tra-tamento da fase do recebimento de obras e serviços de engenharia adve-nha do caráter das normas que lhe são correlatas na Lei nº 8.666/93, mormente as previstas pelos artigos 73 e 74, que, à exceção do parágra-fo 2º do art. 73, têm natureza irre-plicavelmente operacional, como bem leciona o preclaro professor Jessé Torres Pereira Júnior9.

Esse caráter operacional do pro-cedimento de recebimento aconse-lha aos órgãos públicos a adoção de providências a fim de bem reger essa importante etapa, que podem ser

9. In Comentários à Lei das Licitações e Contratações da Administração Pública, 7. ed. ver., atual. e ampl – Rio de Janeiro: Renovar, 2007, páginas 761/766.

feitas de dois modos, quais sejam: a) por meio do estabelecimento de uma regulamentação interna própria, na forma da previsão do art. 115 da Lei nº 8.666/93, como fez o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios –TJDF, através da edição da Portaria GPR nº 569/200610; b) consoante

bus-camos esquadrinhar neste trabalho, e face à previsão do inciso XVI do artigo 40 c/c o inciso IV do artigo 55, via pa-dronização minudente dessa fase no edital ou no contrato, a serem subsi-diados por disposições similares previs-tas em documento emitido pelo servi-dor/setor requisitante dos serviços, como parte integrante do Documento de Referência (Projeto Básico ou Termo de Referência).

10. Essa norma é a revogadora da Portaria GPR nº 946/2004, lembrada por Jorge Ulisses Jacoby Fernandes no livro Vade-Mécum de Licitações e Contratos, 3. ed., Belo Horizonte, Fórum, 2006, página 942.

Talvez a dificuldade

maior de tratamento da

fase do recebimento de

obras e serviços de

engenharia advenha do

caráter das normas que

lhe são correlatas na Lei

nº 8.666/93, mormente

as previstas pelos

artigos 73 e 74, que, à

exceção do parágrafo 2º

do art. 73, têm natureza

irreplicavelmente

operacional.

(14)

17 Revista da CGU Referências Bibliográficas

___. Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de ja-neiro de 2008. Código de Contratos

Públicos do ordenamento jurídico por-tuguês. Disponível em: <http://www.dre.

pt/pdf1sdip/2008/01/02000/0075300852. pdf>. Acesso em: 19 mai. 2009.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby.

Vade-Mécum de Licitações e Contratos. 3.

ed. Belo Horizonte:Fórum, 2006.

Lei de Licitações e Contratos Administrativos e legislação comple-mentar. Organização [dos textos e índices

por] J. U. Jacoby Fernandes. 9. ed. ampl., ver. e atual. Belo Horizonte: Fórum, 2008.

Licitações e contratos: orientações bá-sicas / Tribunal de Contas da União. 3. ed,

ver. atual. e ampl. Brasília: TCU, Secretaria de Controle Interno, 2006.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito

Administrativo Brasileiro. 28. ed. São

Paulo: Malheiros Editores, 2003.

Obras públicas: recomendações básicas

para a contratação e fiscalização de obras públicas / Tribunal de Contas da União. Brasília: TCU, SECOB, 2002.

PEREIRA Jr., Jessé Torres. Comentários à

Lei das Licitações e Contratações da Administração Pública. 7. ed. ver., atual.

e ampl. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

7. Conclusão

Por fim, gostaríamos de gizar que o recebimento de obras e serviços de engenharia, como vem assinalando in-clusive o Tribunal de Contas da União11,

é uma das etapas mais críticas da exe-cução contratual, sendo, pois, sempre

indicado que a Administração dos ór-gãos públicos exerçam um maior con-trole sobre essa matéria, quer proce-dendo à regulamentação própria, como fez o TJDF, quer engendrando cláusulas padrão a esse respeito nos editais ou contratos, como as que fo-ram aqui apresentadas.

11. São as seguintes as irregularidades já obser-vadas pelo Tribunal de Contas da União no recebi-mento de obras e serviços de engenharia, constantes do “Manual de Obras Públicas – Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Pùblicas – TCU”: – ausência de recebimento provisório da obra, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes, em desacordo com o dis-posto no artigo 73, inciso I, alínea a, da Lei nº 8.666/93; – ausência de recebimento definitivo da obra, por servidor ou comissão designada por autoridade competente, mediante termo circun-stanciado, assinado pelas partes, após prazo de observação ou vistoria que comprovasse a

aquação do objeto aos termos contratuais, em de-sacordo com o disposto no art. 73, inciso I, alínea b, da Lei nº 8.666/93; – descumprimento de dições descritas no edital de licitação e no con-trato para o recebimento da obra; – descumpri-mento de prazos de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, con-forme o caso, previstos no contrato e em seus termos aditivos, em desacordo com o disposto no inciso IV do art. 55 da Lei nº 8.666/93; – recebi-mento da obra com falhas visíveis de execução; – omissão da Administração, na hipótese de terem surgido defeitos construtivos durante o período de responsabilidade legal desta; – não realização de vistorias dos órgãos públicos competentes para a emissão do habite-se.

Referências

Documentos relacionados

Uma dose inicial mais baixa deve ser considerada para pacientes com insuficiência renal grave (vide “Posologia e modo de usar” e “Advertências e

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

O método de interpolação descrito por Valeriano (2002), utilizado para gerar o MDE2, apresentou bons resultados nas áreas com alta declividade devido à maior

ano, permitida uma recondução consecutiva e eleita com os respectivos suplentes por seus pares. A eleição do CCPGG será solicitada ao Departamento de Geografia e ao corpo

de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. Grupos taxonômicos da macro e mesofauna edáfica em área de caatinga. Perfil

E( ) Variação Ativa resultante de Execução Orçamentária. 18) Para classificar uma despesa quanto a sua natureza deve ser utilizado um conjunto de tabelas, onde

Os engenheiros trabalhando em sistemas distribuídos de tempo real crítico devem testar todos os aspectos da falha de rede, pois os servidores e as redes não compartilham o

trabalho, os índices utilizados para a análise de dados são: Participação de Capitais de Terceiros sobre Recursos Totais (PCTRT); Garantia de Capital Próprio ao