• Nenhum resultado encontrado

Características gerais d a m a d e i r a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Características gerais d a m a d e i r a"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

E S T U D O A N A T Ô M I C O D O L E N H O

DA F A M I L I A B O M B A C A C E A E D A A M É R I C A

Pierre D é t i e n n e ( * * ) A r t h u r A. Loureiro ( * ) Paulette Jacquet ( * * )

Resumo

Neste trabalho os autores apresentam o estudo dos caracteres anatômicos de 40 espé-cies da família Bombacaceae da América. Para cada uma, são apresentadas descrições do gêne-ro, características gerais, descrições anatômicas, comentários gerais sobre os gêneros, relação en-tre a densidade e coeficiente de flexibilidade das fibras, relação entre comprimento das fi-bras e espessura das paredes, uma tabela de renciação entre os gêneros, um quadro de dife-renciação entre: o tipo de parènquima, pontua-ções radiovasculares, filotaxia e tipo de semen-tes dos gêneros estudados. Atlas com 45 micro-fotografias ilustram o trabalho.

I N T R O D U Ç Ã O

O p r e s e n t e t r a b a l h o consiste n o es-t u d o a n a es-t ô m i c o de 4 0 espécies da f a m í l i a Bombacaceae, o r i u n d a s de 12 países, c o m o i n t u i t o de c o n t r i b u i r para o r e c o n h e c i -m e n t o d o seu l e n h o , v i s t o que t o d a s são e c o n o m i c a m e n t e i m p o r t a n t e . E u m a f a m í l i a de d i s t r i b u i ç ã o p a n t r o p i c a l c o m grande p o t e n c i a l e c o n ô m i c o . N o B r a s i l , as Bombacaceas são b e m representadas, s o b r e t u d o na A m a z ô n i a em c u j a região Ducke & B l a c k ( 1 9 5 4 ) , m e n c i o n a r a m cerca de 13 gêneros e o n d e algumas de suas espécies, c o m o a " S a m a ú m a " (Ceiba pentandra), a t i n g e m d i m e n s õ e s e n o r m e s , chegando a alcançar de 4 0 - 5 0 m e t r o s de altura p o r 1,5 a 2 m e t r o s de d i â m e t r o

( D A P ) . S e g u n d o o inve . t á r i o f l o r e s t a l -p i l ô t o de 1 3 7 . 0 0 0 hectares de m a t a ao longo da Estrada M a n a u s - I t a c o a t i a r a , rea-lizado p e l o I n s t i t u t o N a c i o n a l de Pesqui-sas da A m a z ó n i a sob r e s p o n s a b i l i d a d e de

R o d r i g u e s ( 1 9 6 7 ) , declara q u e u m a das essências mais f r e q u e n t e s na região é o " C a r d e i r o " ( S c l e r o n e m a m i c r a n t h u m ) . Sua o c o r r ê n c i a m é d i a p o r hectare para ár-vores de d i â m e t r o acima de 2 5 c m f o i de 3 , 4 árvores e 4 , 2 m 2 de m a d e i r a , e n q u a n -t o que para as de d i â m e -t r o s u p e r i o r a 4 5 c m , e n c o n t r o u u m a m é d i a de 0,7 ár-vores e 1 , 6 m 3 de m a d e i r a p o r hectare. A l e n c a r e t al. ( 1 9 7 2 ) , a f i r m a m que n o in-v e n t á r i o realizado na f l o r e s t a de t e r r a fir-m e I e II ( D i s t r i t o A g r o p e c u á r i o da Sufra-m a ) , S c l e r o n e Sufra-m a Sufra-m i c r a n t h u Sufra-m o c o r r e c o Sufra-m 7 , 3 0 m 3 / h a - 6 , 6 8 m3

/ h a e 6 , 4 2 m 3 / h a -5 , 8 7 m 3 / h a r e s p e c t i v a m e n t e c o m e sem casca, c u j a f r e q ü ê n c i a é de 1 8 e 15 árvo-res p o r hectare. É u m a espécie de grandes possibilidades c o m e r c i a i s até h o j e não de-v i d a m e n t e u t i l i z a d a , apresentando-se m o d e r a d a m e n t e pesada. Por suas q u a l i d a des, p o d e ser u m a sucedânea para o " C e d r o " ( C e d r e l a o d o r a t a ) . Diversas p r o p r i e dades da m a d e i r a de algumas espécies f o -r a m citadas p -r i n c i p a l m e n t e p o -r R e c o -r d & Hess ( 1 9 4 9 ) , q u e ressaltaram o e m p r e g o das m a d e i r a s de S c l e r o n e m a m i c r a n t h u m , A g u i a r i a excelsa e C a t o s t e m m a sclero-p h y l l u m sclero-para c o n s t r u ç ã o em geral, indús-t r i a de m ó v e i s e Ceiba p e n indús-t a n d r a para fa-b r i c a ç ã o de fa-b a r c o s ; L o u r e i r o & Silva

( 1 9 6 8 ) , c i t a m q u e as espécies de O c h r o m a p y r a m i d a l e , S c l e r o n e m a m i c r a n t h u m , S. p r a e c o x , P s e u d o b o m b a x m u n g u b a são i n -dicadas para a c o n f e c ç ã o de d i a f r a g m a de m i c r o f o n e s , b r i n q u e d o s , i s o l a m e n t o s tér-m i c o s , f ô r tér-m a s de c h á p e u , tér-m ó v e i s , const r u ç ã o c i v i l e n a v a l , c e l u l o s e e p a p e l . D i

-( * ) Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia — Manaus-Brasil.

( * * ) Centre Technique Forestier Tropical — Nogent-Sur-Marne-França.

(2)

z e m ainda que certos gêneros, c o m o Ceiba e B o m b a x , p r o d u z e m o " c a a p o c " , o u -t r o s -tais c o m o Adansonia, Bombacopsis,

D u r i o e Pachira, f o r n e c e m sementes c o -mestíveis. Paula ( 1 9 7 5 a - 1 9 7 5 b ) , basea-d o nos seus estubasea-dos basea-diz ainbasea-da que as ma-deiras de Catostemma milanezii e C. al-buquerquei, são m o d e r a d a m e n t e m o l e s , a p r e s e n t a n d o fibras m u i t o espessas ricas e m celulose e p o b r e e m lignina. Essas ca-racterísticas i n d i c a m a v i a b i l i d a d e de u m e s t u d o c o m vista à p r o d u ç ã o de p o l p a pa-ra p a p e l .

Nossas pesquisas f o r a m realizadas n o L a b o r a t ó r i o do C e n t r e T e c h n i q u e Fo-restier T r o p i c a l ( N o g e n t - S u r - M a r n e ) na França, em c o l a b o r a ç ã o c o m pesquisado-res locais.

M É T O D O S

Os c o r p o s de p r o v a para o e s t u d o a n a t ô m i c o f o r a m p r o v e n i e n t e s d o c e r n e , afastado o mais possível da m e d u l a . O a l b u r n o não f o i observado d e v i d o à au-sência eventual de c o n t e ú d o m i n e r a l , n o r m a l n o cerne.

As lâminas f o r a m f e i t a s , segundo a t é c n i c a usual e c o l o r i d a s c o m v e r d e - i o d o e m n ú m e r o de 2 o u 3 amostras de cada gênero. T o d a s as observações f o r a m rea-lizadas d i r e t a m e n t e sobre p e q u e n o s c u b o s de m a d e i r a ( c o r p o de p r o v a ) de 1 x 1 x 1 x c m e m m i c r o s c ó p i o e p i s c ó p i c o c o m f a t o r e s de a u m e n t o de 2 0 x a 7 0 0 x . Para u m a

melhor observação os c u b o s f o r a m i m e r g i -dos na água sanitária ( 1 8 ? Chi) d u r a n t e 2 0 m i n u t o s , após imersão de 3 0 m i n u -tos e m água f e r v e n d o para e l i m i n a ç ã o de resina e de t o d o s os c o n t e ú d o s orgânicos das células.

Para a maceração e m e n s u r a ç ã o dos e l e m e n t o s vasculares e f i b r o s o s , f o r a m u t i l i z a d a s pequenas lascas de madeiras da p a r t e mais i n t e r n a d o c o r p o de p r o v a , q u e f o r a m colocadas em c o n t a t o c o m a m i s t u ra de F r a n k l i n c o m á c i d o e água o x i g e n a -da e c o r a n t e reativo de M a n g i n .

Os a u m e n t o s das m i c r o f o t o g r a f i a s

são r e s p e c t i v a m e n t e 2 5 x para o transver-sal, 5 0 x para o tangencial e 6 0 x para o radial.

D E S C R I Ç Ã O D O S G Ê N E R O S

Bombacopsis P i t t i e r ( E s t a m p a 1)

A p e s a r d o p e q u e n o n ú m e r o a m o s t r a s estudadas para cada espécie, pa-rece-nos q u e o e s t u d o a n a t ô m i c o do le-n h o v e m r e f o r ç a r o que diz R o b y le-n s , A.

( 1 9 6 3 ) , d i v i d i n d o em dois subgêneros.

A ) Primeiro G r u p o : Subgênero Bombacopsis

Material E s t u d a d o : B.

macro-calyx A . R o b y n s : Brasil (Am) I N P A X - 4 9 6 0 ( H e r b 3 6 0 3 1 ) , B. nervosa A . R o b y n s : Brasil ( A m ) I N P A X - 2 3 0 8 .

( H e r b 1 6 8 2 0 ) , G u i a n a Francesa C T F T 2 7 6 2 8 , S u r i n a m e - CTFT 4 5 0 9 .

Características gerais da madeira

Madeira m o d e r a d a m e n t e pesada ( 0 , 6 5 — 0 , 7 5 g / c m 3 ) ; esbranquiçada a bege; a l b u r n o não destacado d o cerne; grã d i r e i t a ; t e x t u r a grosseira. Apesar de c o n t e r sílica e m geral é f á c i l de ser tra-b a l h a d a .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros b e m visíveis a o l h o n u , difu-sos, s o l i t á r i o s e m ú l t i p l o s de 2 — 3, ra-ros 1 — 3 p o r m m 2 , m é d i o s a grandes

1 4 0 — 2 2 0 m i c r ô m e t r o s ; c o m p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vasculares 5 0 0 - 7 0 0 mi-c r ô m e t r o s ; plami-cas de p e r f u r a ç õ e s sim-ples; p o n t u a ç õ e s intervasculares grandes de 9 — 12 m i c r ô m e t r o s . T i l o s raros ou ausentes.

(3)
(4)

vasicên-t r i c ô escasso. Séries de células esvasicên-travasicên-tifica- estratifica-das c o m 8 e l e m e n t o s e m geral v a r i a n d o de 6 — 10. Sílica a b u n d a n t e e m grandes c o r -púsculos.

Raios n ã o e s t r a t i f i c a d o s (salvo al-guns p e q u e n o s ) , p o u c o n u m e r o s o s 4 — 6 p o r m m , de 2 — 4 ( 5 - 6 ) células de largu-ra, a l t o s de 2—4 (5) andares de células se-riadas d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a heterogênea (células h o r i z o n t a i s m o d e r a d a m e n t e alongadas n o c e n t r o , m e n o s a l o n -gadas o u quadradas nas e x t r e m i d a d e s e células e n v o l v e n t e s ) . Pontuações radiovas-culares às vezes maiores e mais alongadas q u e as intervasculares. C o r p ú s c u l o s de sí-lica raros o u ausentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s s i m p l e s , m u i -t o longas 2 6 0 0 — 3 2 0 0 m i c r ô m e -t r o s , lar-gas 3 3 — 3 5 m i c r ô m e t r o s c o m paredes m u i t o espessas ( 2 p = 2 6 — 3 0 m i c r ô m e -t r o s ) e, p o r c o n s e g u i n -t e , u m c o e f i c i e n -t e de f l e x i b i l i d a d e f r a c o de 12 - 2 4 .

Camadas de c r e s c i m e n t o m a l d e f i -nidas p o r zonas fibrosas u m p o u c o mais escuras o n d e o p a r ê n q u i m a aparece menos a b u n d a n t e e talvez f o r m a n d o u m a f i -níssima l i n h a c o n t í n u a n o f i m d o anel de c r e s c i m e n t o .

B) Segundo G r u p o : Subgênero Aculeatae

Material Estudado: B. quinata D u -g a n d : Venezuela C T F T 1 7 0 8 0 , C T F T 2 3 1 5 6 , Panamá C T F T 5 7 2 9 , C T F T 2 5 1 9 8 , C T F T 2 5 2 0 1 , C T F T 2 7 4 7 0 .

Características Gerais da Madeira

Madeira t e n r a e leve ( 0 , 4 0 — 0 , 5 0 g/cm**); c e r n e m a r r o m b e m destacado d o a l b u r n o bege; grã d i r e i c a ; t e x t u r a m u i -t o grosseira. Diz-se q u e a q u a l i d a d e dessa madeira é m e l h o r q u a n d o as toras são imergidas em água c o r r e n t e . Fácil d e t r a b a l h a r .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros b e m visíveis a o l h o n u , difu-sos, s o l i t á r i o s e m ú l t i p l o s de 2 - 3 (4), raros 1 - 2 p o r m m 2 , grandes 2 0 0 - 300 m i c r ô m e t r o s ; c o m p r i m e n t o dos elemen-tos vasculares de 4 0 0 — 5 0 0 micrômetros; placas de p e r f u r a ç õ e s s i m p l e s ; pontua-ções intervasculares grandes de 1 2 - 1 5 m i c r ô m e t r o s . T i l o s f r e q ü e n t e s .

P a r ê n q u i m a d i s t i n t o s o m e n t e sob lente, subagregado e m finíssimas linhas alternadas i r r e g u l a r m e n t e p o r 2 a 4 filas tangenciais de fibras e v a s i c ê n t r i c o muito escasso. Séries de células estratificadas c o m 4 e l e m e n t o s em geral. Cristais solitá-rios, de 2 , 4 , às vezes mais.

Raios não e s t r a t i f i c a d o s , raros 3-5 (6) p o r m m de 3—5 (7) células de largu-r a , a l t o s de 2—4, às vezes 6 — 7 andalargu-res de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de es-t r u es-t u r a hees-terogênea (células horizones-tais n o c e n t r o , quadradas nas extremidades e células envolventes mais o u menos qua-dradas). Pontuações radiovasculares às ve-zes maiores e mais alongadas que as inter-vasculares. Cristais, raros o u ausentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, va-r i a n d o de 1 7 0 0 — 2 0 0 0 m i c va-r ô m e t va-r o s de c o m p r i m e n t o , m u i t o largas 3 5 - 4 5 mi-c r ô m e t r o s mi-c o m paredes delgadas (2p = 9 — 1 2 m i c r ô m e t r o s ) . C o e f i c i e n t e de fle-x i b i l i d a d e f o r t e de 7 0 - 8 0 .

Camadas de c r e s c i m e n t o não per-c e p t í v e i s .

C a t o s t e m a B e n t h a m ( E s t a m p a 2)

M a t e r i a l e s t u d a d o

(5)
(6)

Características Gerais da M a d e i r a

M a d e i r a m o d e r a d a m e n t e pesada C. c o m m u n e ( 0 , 6 0 — 0 , 7 0 g / c m 3 ) ; m o d e r a -d a m e n t e pesa-da a pesa-da, C. fragrans ( 0 , 7 0 - 0 , 8 0 g / c m 3 ) e pesada (acima de 0 , 8 0 g / c m 3 ) para C. albuquerquei e C. sclerophyllum. Cerne c a s t a n h o de t o n a -lidade amarelada (C. c o m m u n e e C . fragrans) a c a s t a n h o de t o n a l i d a d e v e r m e -lha (C. albuquerquei), d i s t i n t o , t o d a v i a não b e m d e m a r c a d o d o a l b u r n o amarela-d o s u j o ; g r ã amarela-d i r e i t a ; t e x t u r a m u i t o gros-seira; aspecto l u s t r o s o . Fácil de t r a b a l h a r , p o d e n d o receber b o m a c a b a m e n t o .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , d i f u s o s , s o l i t á r i o s e m ú l t i p l o s de 2 3 , p o u c o n u m e r o s o s 2 5 p o r m m 2 , grandes 1 7 0 -2 5 0 m i c r ô m e t r o s ; c o m p r i m e n t o dos elem e n t o s vasculares de 3 5 0 — 4 5 0 elem i c r ô -m e t r o s ; placas de p e r f u r a ç õ e s s i -m p l e s ; p o n t u a ç õ e s radiovasculares médias a grandes 9 - 1 2 m i c r ô m e t r o s . T i l o s raros o u ausentes.

P a r ê n q u i m a b e m visível a o l h o n u , e m faixas largas de 3 — 8 células (a ú l t i m a f a i x a da c a m a d a de c r e s c i m e n t o é mais f i -na, de 2 — 4 células de l a r g u r a ) , paratra-queal v a s i c ê n t r i c o e a l i f o r m e c h e g a n d o a f o r m a r c u r t a s a longas c o n f l u ê n c i a s . Sé-ries de células estratificadas c o m 4 ele-m e n t o s eele-m geral. Cristais s o l i t á r i o s , o u de 2 - 4.

Raios b e m visíveis, não e s t r a t i f i c a -d o s , raros 2 — 3 p o r m m , -de 3 - 8 (10) células de largura ( p e q u e n o s raios de

1 — 2 células de largura r e l a t i v a m e n t e n u m e r o s o s ) , altas de 3 - 12 (15) anda-res de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a heterogênea (células h o r i z o n t a i s n o c e n t r o , m e n o s alongadas o u quadradas nas e x t r e m i d a d e s e células e n v o l v e n t e s ) . Pontuações radiovasculares às vezes m a i o -res e m a i s alongadas q u e as intervascula-res. Cristais raros o u ausentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, lon-gas, v a r i a n d o de 1 9 5 0 - 2 4 0 0 (2600) m i c r ô m e t r o s , largas 2 4 — 3 2 micrômetros c o m paredes m u i t o espessas ( 2 p - 20—27 m i c r ô m e t r o s ) , p o r tal m o t i v o apresenta u m c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e fraco de 9 - 2 0 .

Camadas de c r e s c i m e n t o mal defi-nidas p o r faixas de p a r ê n q u i m a mais finas e c o n t í n u a s .

Presença f r e q ü e n t e de grandes ca-nais t r a u m á t i c o s em linhas tangenciais. Cavanillesia R u i z e t Pavon ( E s t a m p a 3)

Material estudado

C. arbórea K. S c h u m : B r a s i l , CTFT 1 4 1 9 1 . C. hylogeiton U l b r : Peru (Jansen 12). C. platanifolia H . B . K . P a n a m á , CTFT 1 4 0 7 6 .

Características Gerais d a Madeira

M a d e i r a e x t r e m a m e n t e leve (0,10 -0 , 2 -0 g / c m 3 ) ; cerne bege o u d e tonalidade u m p o u c o rosada, i n d i s t i n t o o u pouco d i s t i n t o d o a l b u r n o e s b r a n q u i ç a d o ; grã e m geral d i r e i t a ; t e x t u r a m u i t o grosseira. M u i t o f r á g i l , não d u r á v e l . A t é o momen-t o sem a p l i c a ç ã o c o m e r c i a l .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , difusos, so-l i t á r i o s e m ú so-l t i p so-l o s de 2 - 3 , m u i t o raros

1 - 2 p o r m m 2 e grandes 2 0 0 - 280

m i c r ô m e t r o s ; c o m p r i m e n t o dos elemen-t o s vasculares 4 5 0 - 5 0 0 micrômeelemen-tros; placas de p e r f u r a ç õ e s s i m p l e s ; pontua-ções intervasculares grandes, de 10 — 12 m i c r ô m e t r o s . T i l o s raros o u ausentes.

(7)
(8)

Raios b e m visíveis, não estratifica-dos, raros 2 - 3 p o r m m , de 3 - 8 ( 1 0 ) células de largura, altos 3 — 8 andares de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a heterogênea (células h o r i z o n t a i s n o c e n t r o , quadradas nas e x t r e m i d a d e s e células e n v o l v e n t e s ) . Pontuações radio-vasculares às vezes maiores e mais alonga-das que as intervasculares. Cristais às vezes presentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, l o n -gas de 1 8 0 0 — 2 0 0 0 m i c r ô m e t r o s , m u i t o largas 3 5 — 4 0 m i c r ô m e t r o s , paredes del-gadas 1 2 — 1 4 m i c r ô m e t r o s . C o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e de 6 0 - 70.

Camadas de c r e s c i m e n t o não d e f i n i -das.

Ceiba M i l l e r ( E s t a m p a 4)

Material estudado

C. pentandra G a e r t n : Brasil ( A m . ) I N P A X - 1 9 0 9 , Brasil (Pa.) C T F T 2 7 7 3 6 , S u r i n a m e C T F T 4 4 3 1 , C T F T 7 1 0 9 , Equa-d o r C T F T 2 1 9 9 6 , V e n e z u e l a C T F T 2 3 1 5 5 . C. samauma S c h u m : Peru C T F T

1 6 2 2 2 , C T F T 1 6 2 3 8 . C. trichistandra B a k h : E q u a d o r C T F T 2 3 4 7 3 .

Características Gerais da Madeira

M a d e i r a leve a m u i t o leve ( 0 , 2 5 -0 , 5 -0 g / c m 3 ) ; c e r n e e s b r a n q u i ç a d o c o m u m a p e q u e n a t o n a l i d a d e rosada o u castan h o c i castan z a i castan d i s t i castan t o d o a l b u r castan o ; grã d i r e i -t a ; -t e x -t u r a m u i -t o grosseira. Fácil de - traba-lhar, u t i l i z a d a para caixas, b r i n q u e d o s , barris de p o u c a d u r a ç ã o , c a i x o t e s de e m b a l a g e m , etc...

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , d i f u s o s , so-l i t á r i o s e m ú so-l t i p so-l o s de 2 — 3 , raros 1 — 2 p o r m m 2 , r a r a m e n t e até 5, grandes 2 0 0 — 3 0 0 m i c r ô m e t r o s , c o m p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vasculares de 4 0 0 — 5 0 0 m i c r ô m e t r o s ; placas de p e r f u r a ç õ e s

simples; p o n t u a ç õ e s intervasculares de 9 -12 m i c r ô m e t r o s (C. pentandra, C. trichis-tandra) e 16 — 17 m i c r ô m e t r o s ( C. sa-m a u sa-m a ) .

P a r ê n q u i m a p o u c o p e r c e p t í v e l sob lente, subagregado em finíssimas linhas al-ternadas, regular o u i r r e g u l a r m e n t e por 1 o u 2 filas tangenciais de fibras e apotra-queal v a s i c ê n t r i c o escasso, às vezes em li-nhas t e r m i n a i s de 1 — 3 células de largura. Séries de células estratificadas c o m 4 ele-m e n t o s . Cristais presentes.

Raios b e m visíveis, não estratifica-dos, raros 2 — 4 , às vezes 5 p o r m m , de 4 - 8 (10) células de largura, altos,

ge-r a l m e n t e 2 — 5 andage-res de células sege-ria- seria-das d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a hetero-gênea (células h o r i z o n t a i s n o c e n t r o , qua-dradas o u u m p o u c o eretas nas extremi-dades e algumas grandes células envolven-tes. Pontuações radiovasculares às vezes maiores e mais alongadas que as intervas-culares. Cristais raros.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, lon-gas de 1 5 0 0 — 2 0 0 0 m i c r ô m e t r o s (C. pentandra e C. trichispentandra) e de 2100 -2 3 0 0 m i c r ô m e t r o s (C. samauma), largas de 3 2 — 4 0 m i c r ô m e t r o s , às vezes até 50 m i c r ô m e t r o s (C. pentandra), c o m paredes m u i t o delgadas 7 — 10 m i c r ô m e t r o s (C. pentandra e C. trichistandra) e 12 - 13

m i c r ô m e t r o s (C. samauma). Coeficiente de f l e x i b i l i d a d e e n t r e 6 5 — 9 0 (C. pen-tandra e C. trichispen-tandra) e 5 8 - 63 (C. samauma).

Camadas de c r e s c i m e n t o indistin-tas, salvo q u a n d o aparece esporadicamen-te u m a l i n h a t e r m i n a l de p a r ê n q u i m a .

Chorisia K u n t h ( E s t a m p a 5)

Material estudado

C. insiynis H . B . K . : A r g e n t i n a CTFT 4 8 2 5 , Peru C T F T 1 1 3 2 7 . C. integrifolia u l b r . Peru C T F T 1 6 9 5 5 , C T F T 1 6 9 6 1 .

(9)
(10)
(11)

cerne c a s t a n h o rosado, m u i t o c l a r o ( C . insignis) o u c i n z a (C. integrifolia), i n d i s t i n -to do a l b u r n o ; grã d i r e i t a o u n ã o ; t e x t u r a muito grosseira. Fácil de t r a b a l h a r , c o n t u do é m u i t o susceptível ao ataque d e f u n -gos.

Descrição A n a t ô m i c a

Poros b e m visíveis a o l h o n u , solitá-rios e m ú l t i p l o s de 2 - 3 , raros de 1 p o r m m 2 e m u i t o grandes 2 5 0 — 3 0 0 m i c r ô -metros; c o m p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vas-culares de 4 0 0 — 5 0 0 i m i c r ô m e t r o s ; pla-cas de perfurações s i m p l e s ; p o n t u a ç õ e s intervasculares grandes de 11 — 15 m i c r ô -metros. T i l o s presentes.

P a r ê n q u i m a a b u n d a n t e , p o r é m p o u -co p e r c e p t í v e l , subagregado em finíssimas

linhas alternadas mais o u menos p o r 1 —2 filas tangenciais de f i b r a s , p a r a t r a q u e a l vasicêntrico escasso e em linhas t e r m i n a i s . Séries de células estratificadas c o m 2 — 4 elementos. Cristais raros.

Raios b e m visíveis, não estratifica-dos, p o u c o n u m e r o s o s 3 — 5 p o r m m , de 3 - 4 (6) células de largura, a l t o s de 2 — 6 (8) andares de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de estruturas heterogênea (células h o r i z o n t a i s no c e n t r o , q u a d r a d a s nas e x t r e m i d a d e s e células e n v o l v e n t e s ) . Pontuações radiovasculares às vezes m a i o -res e mais alongadas que as intervascula-res. Cristais raros.

Fibras de p o n t u a ç õ e s s i m p l e s , l o n -gas de ( 1 7 0 0 ) 2 0 0 0 - 2 2 0 0 m i c r ô m e t r o s , largas de 3 2 - 4 0 m i c r ô m e t r o s ; paredes delgadas ( 2 p -"=8—13 m i c r ô m e t r o s ) , p o r tal m o t i v o u m c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e f o r t e de 6 0 - 8 0 .

Presença esporádica de grandes ca-nais t r a u m á t i c o s em linhas tangenciais.

Camadas de c r e s c i m e n t o d i s t i n t a s m a c r o s c o p i c a m e n t e p o r zonas fibrosas es-curas e m i c r o s c o p i c a m e n t e p o r u m a linha de p a r ê n q u i m a .

Eriotheca S c h o t t et E n d l i c h e r ( E s t a m p a 6)

Material estudado

E. crassa A . R o b y n s : G u y a n a Fran-cesa C T F T 1 6 0 8 9 , C T F T 1 6 7 6 6 , C T F T 1 6 7 7 3 , C T F T 1 6 7 8 1 . E. globosa A . Ro-b y n s : G u y a n a Francesa C T F T 1 4 7 1 8 , C T F T 1 6 3 67

, Peru C T F T 1 4 4 5 2 . E. lon-gipedicellata A . R o b y n s : Brasil ( A m . ) I N P A X - 6 7 6 2 . E. ruizii A . R o b y n s : Peru C T F T 1 7 5 0 2 , C T F T 2 3 4 7 5 . E. surina-mensis A . R o b y n s : S u r i n a m e C T F T 4 4 8 2 , G u y a n a Francesa C T F T 8 0 5 7

Características Gerais da Madeira

Madeira leve ( 0 , 4 0 - 0 , 5 0 g / c m 3 ) ; c a s t a n h o - c l a r o de t o n a l i d a d e u m p o u c o rosada ( E . globosa, E. ruizii e E.

surina-mesis, c a s t a n h o de aspecto alaranjado c o m u m falso cerne mais escuro levemen-te rajado e mais pesada ( 0 , 5 0 — 0 , 7 0 g / c m 3 ) para as espécies E. crassa e E. longi-pedicellata; grã d i r e i t a ; t e x t u r a grosseira.

Fácil de t r a b a l h a r .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros b e m visíveis a o l h o n u , d i f u -sos, solitários e m ú l t i p l o s de 2 - 3 (4), raros 1 - 3 p o r m m ^ , grandes 180 - 3 0 0 m i c r ô m e t r o s ; c o m p r i m e n t o dos elementos vasculares de 4 0 0 6 0 0 ( 8 0 0 ) m i c r ô -m e t r o s ; placas de perfurações si-mples, p o n t u a ç õ e s intervasculares grandes 9 — 13 m i c r ô m e t r o s . T i l o s presentes, p o u c o s a n u m e r o s o s .

P a r ê n q u i m a b e m visível sob lente só q u a n d o a secção é m o l h a d a , subagrega-d o em finíssimas linhas alternasubagrega-das p o r 1 , r a r a m e n t e 2 filas tangenciais de fibras e paratraqueal v a s i c ê n t r i c o m u i t o escasso. Séries de células estratificadas c o m 4 ele-m e n t o s eele-m geral, p o r é ele-m 6 — 8 na espé-cie E. crassa. Cristais raros.

(12)
(13)

no c e n t r o e células quadradas nas e x t r e -midades). Pontuações radiovasculares às vezes maiores e u m p o u c o mais alongadas que as intervasculares. Cristais observados só na espécie E. ruizii..

Fibras de p o n t u a ç õ e s s i m p l e s , l o n -gas de 1 6 0 0 - 2 3 0 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 27 — 4 1 m i c r ô m e t r o s , c o m paredes médias ( 2 p = 1 5 — 2 5 m i c r ô m e t r o s ) . Coe-ficiente de f l e x i b i l i d a d e v a r i a n d o de 2 6

(E. longipedicellata) até mais de 4 0 ( E . ruizii e E. surinamensis). Presença de al-gumas fibras septadas na espécie E. ruizii.

Camadas de c r e s c i m e n t o i n d i s t i n -tas, às vezes d i s t i n t a s em E. globosa. Presença esporádica de grandes canais t r a u -máticos em linhas tangenciais.

Gyranthera Pittier ( E s t a m p a 7) Material Estudado

G . caribensis P i t t : Venezuela C T F T 2 3 1 5 8

Características Gerais da Madeira

Madeira leve ( 0 , 4 0 - 0 , 4 5 g / c m3

) ; cerne c r e m e i n d i s t i n t o d o a l b u r n o ; grã direita; t e x t u r a grosseira. Fácil de traba-lhar, é u m a madeira sólida e m relação à sua densidade f r a c a , mas é m u i t o suscep-tível ao ataque p o r f u n g o s .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , d i f u s o s , so-litários e m ú l t i p l o s de 2 — 4 , raros de 1 — 2 p o r m m 2 e grandes 2 0 0 2 2 0 m i c r ô -m e t r o s ; c o -m p r i -m e n t o dos e l e -m e n t o s vas-culares de 4 0 0 - 5 0 0 m i c r ô m e t r o s ; pla-cas de perfurações s i m p l e s ; p o n t u a ç õ e s intervasculares 9 m i c r ô m e t r o s . T i l o s p o u c o presentes.

P a r ê n q u i m a p o u c o d i s t i n t o , visível s o m e n t e sob lente, subagrega^o ° m f i n í s -simas linhas alternadas r e g u l a r m e n t e p o r 3 — 4 filas tangenciais de fibras e paratraqueal v a s i c ê n t r i c o escasso. Séries de c é l u -las estratificadas c o m 4 e l e m e n t o s . Cris-tais raros.

Raios não e s t r a t i f i c a d o s , raros ( 2 — 3 p o r m m ) , de 4 — 7 células de lar-gura, altos de 3 — 7 andares de células se-riadas d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a hete-rogênea (células h o r i z o n t a i s no c e n t r o , quadradas nas e x t r e m i d a d e s e células en-volventes). Pontuações radiovasculares às vezes maiores e mais alongadas que as in-tervasculares. Cristais presentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, l o n -gas de 1 6 0 0 — 1 7 0 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 4 2 — 4 4 m i c r ô m e t r o s c o m paredes m u i t o delgadas ( 2 p = 9 m i c r ô m e t r o s ) . C o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e 8 0 .

Camadas d e c r e s c i m e n t o indistintas. Huberodendron D u c k e ( E s t a m p a 8) Material Estudado

H. swietenioides D u c k e : Peru C T F T 1 6 8 4 4 , C T F T 2 7 5 3 5 , E q u a d o r C T F T 2 2 0 5 8 .

Características Gerais da Madeira

Madeira m o d e r a d a m e n t e pesada ( 0 , 6 5 — 0 , 7 5 g / c m3

) ; cerne c r e m e indis-t i n indis-t o d o a l b u r n o ; grã d i r e i indis-t a ; indis-t e x indis-t u r a mé-dia. Fácil de t r a b a l h a r , p o d e n d o receber b o m a c a b a m e n t o .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , difusos, so-l i t á r i o s e m ú so-l t i p so-l o s de 2 — 3 (4), raros ( 1 — 2 p o r mrri2) e m é d i o s (mais o u me-nos de 2 0 0 m i c r ô m e t r o s ) ; c o m p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vasculares de 4 0 0 - 5 0 0 m i c r ô m e t r o s ; placas de perfurações sim-ples; p o n t u a ç õ e s intervasculares v a r i a n d o de 8 — 10 m i c r ô m e t r o s . T i l o s às vezes presentes.

P a r ê n q u i m a d i s t i n t o sob lente, sub-agregado em finíssimas linhas alternadas p o r 2 — 4 filas tangenciais de fibras, dis-posição de preferência escalariforme c o m os raios e paratraqueal v a s i c ê n t r i c o escas-so. Séries de células estratificadas c o m 4 e l e m e n t o s . Cristais s o l i t á r i o s , abundantes.

(14)
(15)
(16)

cé-lulas de largura, altos de 2 - 6 andares de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de estru-t u r a heestru-terogênea (células h o r i z o n estru-t a i s n o c e n t r o , quadradas nas e x t r e m i d a d e s e cé-lulas e n v o l v e n t e s ) . Pontuações radiovascu-lares raras, observam-se p r i n c i p a l m e n t e p o n t u a ç õ e s m u i t o grandes e alongadas e n t r e as células dos raios e e n t r e as d o pa-r ê n q u i m a . Cpa-ristais ppa-resentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s s i m p l e s , l o n -gas de 1 7 0 0 - 1 9 0 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 2 4 — 2 6 m i c r ô m e t r o s , c o m paredes delgadas ( 2 p = 9 — 12 m i c r ô m e t r o s ) . Coe-f i c i e n t e de Coe-f l e x i b i l i d a d e m é d i o , de 5 0 - 6 0 .

Camadas de c r e s c i m e n t o apenas v i -síveis pela d i f e r e n ç a de e s p a ç a m e n t o en-t r e as pequenas linhas de p a r ê n q u i m a . Matisia H u m b o l t et B o n p l a n d ( E s t a m p a 9) Material Estudado

M . bicolor D u c k e : Peru C T F T 2 7 5 6 2 . M . cordata H. et B.: Peru C T F T 1 7 4 8 9 .

Características Gerais da Madeira

Madeira leve ( 0 , 4 5 - 0 , 5 0 g / c m3

) ; cerne c r e m e , i n d i s t i n t o d o a l b u r n o ; g r ã d i r e i t a ; t e x t u r a m é d i a . Fácil de t r a b a l h a r , c o n t u d o susceptível ao a t a q u e p o r f u n -gos.

Descrição A n a t ô m i c a

Poros b e m visíveis a o l h o n u , d i f u -sos, s o l i t á r i o s e m ú l t i p l o s de 2 - 4 ( 6 ) , p o u c o n u m e r o s o s 2 - 4 p o r m m 2 , m é d i o s a grandes 1 8 0 2 4 0 m i c r ô m e t r o s ; c o m -p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vasculares d e 7 0 0 — 8 5 0 m i c r ô m e t r o s ; placas de p e r f u -rações s i m p l e s ; p o n t u a ç õ e s intervasculares m u i t o pequenas e n t r e 3 — 4 m i c r ô m e t r o s . P a r ê n q u i m a visível apenas sob l e n t e subagregado e m finíssimas linhas al-ternadas i r r e g u l a r m e n t e p o r 1 - 3 filas tangenciais de f i b r a s e p a r a t r a q u e a l vasi-c ê n t r i vasi-c o esvasi-casso. Séries de vasi-células não es-t r a es-t i f i c a d a s c o m 6 - 1 0 e l e m e n es-t o s . Cris-tais f r e q u e n t e s , s o l i t á r i o s e ΰs vezes em sé-ries.

Raios não e s t r a t i f i c a d o s , de dois p o s : p e q u e n o s , n u m e r o s o s 1 — 2 seriada e os o u t r o s largos de 3 — 5 (6) células» largura e altos de 3 - 10 andares de céb las seriadas d o p a r ê n q u i m a , no total con 1 0 — 1 4 raios sobre a secção tangencial. E s t r u t u r a h e t e r o g ê n e a : 1 - seriadocc# p o s t o de células h o r i z o n t a i s pouco alon-gadas, células quadradas e eretas; multo seriados c o m células h o r i z o n t a i s no w

t r o , q u a d r a d a s nas e x t r e m i d a d e s e células e n v o l v e n t e s . Pontuações radiovasculara

idênticas às intervasculares. Cristais fre-q ü e n t e s .

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, Ion gas de 1 9 0 0 - 2 4 0 0 m i c r ô m e t r o s , larga de 3 5 — 4 0 m i c r ô m e t r o s , c o m parede médias ( 2 p = 1 4 — 16 m i c r ô m e t r o s ) . Ce* f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e mais ou mena 6 0 .

Camadas de c r e s c i m e n t o ausenta o u m u i t o p o u c o visíveis.

O c h r o m a S w a r t z ( E s t a m p a 10) Material Estudado

O . pyramidale U r b . : Brasil (Am.l I N P A X - 2 0 2 2 , G u a t e m a l a C T F T 15187, E q u a d o r C T F T 8 5 8 0 e C T F T 2 2 0 7 0 .

Características Gerais da Madeira

Madeira m u i t o leve ( 0 , 1 0 - 0,22 g / c m3

) ; cerne i n d i s t i n t o d o alburno, es-b r a n q u i ç a d o de t o n a l i d a d e apenas rosa-d a ; g r ã rosa-d i r e i t a ; t e x t u r a grosseira. Fácil de t r a b a l h a r , m u i t o r e p u t a d a e utilizada para fabricações de b r i n q u e d o s , isolantes t é r m i c o s o u f ô n i c o s e o u t r o s usos espe-ciais.

Descrição A n a t ô m i c a

(17)
(18)

tangencial (55x); C ) Corte radial (60x)

(19)

9 - 1 2 m i c r ô m e t r o s . T í l o s raros o u au-sentes.

P a r ê n q u i m a m u i t o a b u n d a n t e , mas não visível m e s m o sob l e n t e em v i r t u d e das paredes das fibras serem m u i t o del-gadas. S o b m i c r o s c ó p i o ele aparece d o tipo subagregado, células isoladas e e m finíssimas e c u r t a s linhas associadas às fibras, e, t a m b é m , p a r a t r a q u e a l vasi-cêntrico escasso. Séries de células não o u muito m a l estratificadas c o m 4 e l e m e n -tos. Cristais não f o r a m observados.

Raios não e s t r a t i f i c a d o s , p o u c o numerosos 3 — 4 p o r m m , largos de 3 - 5 (7) células de e s t r u t u r a heterogênea (células h o r i z o n t a i s e n t r e c o r t a d a s p o r f i -las de célu-las quadradas o u u m p o u c o ere-tas q u e alguns autores c o n s i d e r a m c o m o células l a t e r i c u l i f o r m e s n o c e n t r o quadra-das o u eretas nas e x t r e m i d a d e s e células envolventes). Pontuações radiovasculares às vezes m a i o r e s e mais alongadas q u e as intervascu lares.

Fibras de p o n t u a ç õ e s s i m p l e s , l o n -gas d e 1 5 0 0 — 2 2 0 0 m i c r ô m e t r o s , m u i t o largas (40) — 5 0 a 5 8 m i c r ô m e t r o s c o m paredes m u i t o delgadas ( 2 p = 5 — 1 0 m i -c r ς m e t r u s ) . C o e f i -c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e m u i t o f o r t e de 7 7 — 9 0 .

Camadas de c r e s c i m e n t o i n d i s t i n t a s . Pachira S a i n t H i l a i r e ( E s t a m p a 11)

Material Estudado

P. aquática A u b l e t : Brasil ( A m . ) I N P A X - 1 1 8 0 ( H e r b 1 0 4 0 9 ) , G u y a n a Francesa C T F T 8 6 5 7 , S u r i n a m e C T F T 4 6 7 4 . P. insignis Sav. Brasil ( A m . ) I N P A X - 3 7 7 4 ( H e r b 1 7 1 9 8 ) , V e n e z u e l a C T F T 2 3 1 2 7 .

Características Gerais da Madeira

M a d e i r a leve a m u i t o leve ( 0 , 3 5 — 0,55 g / c m ^ ) ; cerne e s b r a n q u i ç a d o o u creme, i n d i s t i n t o d o a l b u r n o ; grã e m geral d i reita; t e x t u r a grosseira. Oferece c e r t a d i f i -c u l d a d e de t r a b a l h a r e m v i r t u d e da presença de sílica.

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , d i f u s o s , so-l i t á r i o s e m ú so-l t i p so-l o s de 2 - 3 ( 4 ) , reso-lativa- relativa-m e n t e n u relativa-m e r o s o s para essa f a relativa-m í l i a 5 — 1 5 p o r m m ' , m é d i o s a grandes 1 5 0 — 2 2 0 m i c r ô m e t r o s . C o m p r i m e n t o dos e l e m e n tos vasculares v a r i a n d o de 4 0 0 — 6 5 0 m i -c r ô m e t r o s ; pla-cas de p e r f u r a ç õ e s s i m p l e s ; p o n t u a ç õ e s radiovasculares de 9 — 12 m i -c r ô m e t r o s . T i l o s raros o u ausentes, p o r é m n u m e r o s o s n u m a das amostras.

P a r ê n q u i m a visível sob e l e n t e , sub-agregado e m f i n í s s i m a s linhas alternadas r e g u l a r m e n t e p o r 1 (2) filas tangenciais de fibras e, t a m b é m , p a r a t r a q u e a l vasicêntri-c o esvasicêntri-casso. Séries de vasicêntri-células estratifivasicêntri-cadas c o m 4 - 8 e l e m e n t o s . S í l i c a a b u n d a n t e sob a f o r m a d e grandes c o r p ú s c u l o s .

Raios n ã o e s t r a t i f i c a d o s de 5 — 6 p o r m m , largos de 2 - 5 (7) células, altos 2 - 6 (8 - 1 0 ) andares de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a heterogênea (células h o r i z o n t a i s em geral p o u c o alongadas n o c e n t r o , quadradas nas e x t r e m i -dades e c é l u l a s e n v o l v e n t e s ) . Pontuações radiovasculares às vezes maiores e mais alongadas q u e as i n t e r v a s c u lares. Cristais só f o r a m observados n u ma a m o s t r a de P.

insignis.

Fibras d e p o n t u a ç õ e s s i m p l e s , l o n -gas de 1 8 0 0 — 2 5 5 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 2 6 — 3 5 m i c r ô m e t r o s de paredes médias ( 2 p = 1 5 — 2 2 m i c r ô m e t r o s ) . C o e f i -c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e v a r i a n d o de (20) 3 0 - 5 0 .

Camadas de c r e s c i m e n t o i n d i s t i n t a s . Pseudobombax D u g a n d ( E s t a m p a 12) Material Estudado

P. ellipticum D u g a n d : G u a t e m a l a C T F T 1 7 5 6 6 , P. m a r g i n a t u m A . R o b y n s : B o l í v i a C T F T 1 1 2 1 8 . P. munguba D u -g a n d : Brasil ( A m . ) I N P A X - 4 1 5 2 , Peru C T F T 8 1 7 5 . P. septenatum D u g a n d : Co-l ô m b i a C T F T 1 1 3 1 4 .

Características Gerais da Madeira

(20)
(21)
(22)

g / c m 3 ) , em geral 0 , 4 0 g / c r n ^ (P. e l l i p t i -c u m ) ; esbranquiçada de t o n a l i d a d e às ve-zes u m p o u c o rosada; a l b u r n o i n d i s t i n t o ; grã em geral d i r e i t a ; , t e x t u r a grosseira.

Fácil de t r a b a l h a r .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros b e m visíveis a o l h o n u , d i f u -sos, s o l i t á r i o s e m ú l t i p l o s de 2 — 3 , de

1 — 2 p o r m m 2 (de 3 - 10 na espécie P. m u n g u b a ) , m é d i o s a grandes 1 5 0 — 2 8 0 m i c r ô m e t r o s . C o m p r i m e n t o dos element o s vasculares de ( 3 0 0 ) 4 0 0 5 5 0 m i -c r ô m e t r o s ; pla-cas de p e r f u r a ç õ e s sim-ples; p o n t u a ç õ e s intervasculares de 10 — 14 m i c r ô m e t r o s .

P a r ê n q u i m a visível sob l e n t e , sub-agregado em finíssimas linhas alternadas i r r e g u l a r m e n t e c o m as f i b r a s e m faixas t e r m i n a i s (P. e l l i p t i c u m , P. m a r g i n a t u m e P. s e p t e n a t u m ) e, t a m b é m , paratraqueal v a s i c ê n t r i c o escasso. Séries de células estratificadas c o m 4 e l e m e n t o s e m geral. Cristais só f o r a m observados na espécie P. e l l i p t i c u m .

Raios i r r e g u l a r m e n t e d i s t r i b u í d o s , e m geral os menores apresentam estrati-ficados p r i n c i p a l m e n t e na espécie P. sep-t e n a sep-t u m , raros 4— 6 p o r m m , alsep-tos de

1 — 4 o u 5 andares de células seriadas (até 7 - 8 na espécie P. m u n g u b a ) , largu-ra 3 — 4 (5) células de e s t r u t u r a heterogê-nea (células h o r i z o n t a i s n o c e n t r o , quadradas o u u m p o u c o eretas nas e x t r e m i d a -des e células envolventes). Pontuações ra-diovasculares às vezes maiores e mais alongadas que as intervascu lares. Cristais raros o u ausentes.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, l o n -gas de 1 8 0 0 — 2 6 0 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 2 5 — 4 0 m i c r ô m e t r o s de paredes delgadas ( 2 p = 9 — 13 m i c r ô m e t r o s ) . C o e f i -c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e v a r i a n d o de 54 — 7 2 .

Camadas de c r e s c i m e n t o demarca-das p o r faixas de p a r ê n q u i m a nas espé-cies P. e l l i p t i c u m , P. m a r g i n a t u m e P.

septenatum e, i n d i s t i n t a s na espécie P. munguba.

Quararibea A u b l e t ( E s t a m p a 13) Material Estudado

Q. asterolepis P i t t : Honduras CTFT 5 8 3 0 , CL aff. guianensis A u b l . : Brasil C T F T 5 7 9 0 . a ochrocalyx V i s h : Brasil ( A m . ) I N P A X - 2 9 5 5 e I N P A X-4115 (herb. 2 8 1 2 2 ) .

Características Gerais d a Madeira

Madeira m o d e r a d a m e n t e pesada ( 0 , 6 0 - 0 , 7 0 g / c m * * ) ; esbranquiçada de t o n a l i d a d e a m a r e l a d a ; a l b u r n o indistinto; grã d i r e i t a ; t e x t u r a m é d i a ; superfície lus-trosa. Fácil de t r a b a l h a r , recebendo bom a c a b a m e n t o .

Descrição A n a t ô m i c a

Poros não visíveis a o l h o n ú , difu-sos, solitários e m ú l t i p l o s de 2 — 3 (4), p o u c o n u m e r o s o s 5 — 8 p o r m m 2 , peque nos a m é d i o s 9 0 — 1 4 0 micrômetros. C o m p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vasculares de 5 0 0 — 6 0 0 m i c r ô m e t r o s ; placas de per-furações simples; p o n t u a ç õ e s intervascu-lares m u i t o pequenas, 2 - 3 micrômetros. T i l o s não f o r a m observados.

P a r ê n q u i m a visível s o m e n t e sob len-t e , subagregado em finíssimas linhas allen-ter- alter-nadas p o r 1 — 2 filas tangenciais de fibras, a p a r e n t e m e n t e e s c a l a r i f o r m e c o m os raios, r a r a m e n t e em linhas terminais, e, t a m b é m , p a r a t r a q u e a l v a s i c ê n t r i c o escas-so. Séries de células b e m destacadas, po-r é m mal d e f i n i d a s na sua estpo-ratificação c o m 4 — 6 e l e m e n t o s . F o r a m observados pequenos c o r p ú s c u l o s de sílica na espécie Q. guianensis e cristais nas demais.

(23)
(24)

me-nos q u a d r a d a s ) . P o n t u a ç õ e s radiovascula-res d o m e s m o t i p o das intervascularadiovascula-res. Cristais presentes, às vezes a b u n d a n t e s .

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, l o n -gas de 1 6 0 0 — 2 0 0 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 2 8 - 3 4 m i c r ô m e t r o s de paredes médias ( 2 p = 1 1 — 1 6 m i c r ô m e t r o s ) . C o e f i -c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e de 5 0 — 6 3 .

Camadas de c r e s c i m e n t o i n d i s t i n t a s . R h o d o g n a p h a l o p s i s A . R o b y n s ( E s t a m p a 14)

M a t e r i a l E s t u d a d o

R. b r e v i p e s A . R o b y n s : Brasil ( A m . ) I N P A X - 1 1 0 1 ( H e r b . 1 0 0 5 9 ) . R. d u c k e i A . R o b y n s : Brasil ( A m . ) I N P A X - 2 4 4 ( H e r b . 1 6 7 4 ) . R. faroensis A . R o b y n s : Brasil ( A m . ) I N P A X - 2 5 2 ( H e r b . 1 6 9 6 ) . R. m i n o r A . R o b y n s : Brasil ( A m . ) I N P A X - 2 9 8 8 ( H e r b . 1 5 1 2 9 ) .

C a r a c t e r í s t i c a s Gerais d a M a d e i r a

M a d e i r a m o d e r a d a m e n t e pesada ( 0 , 5 5 — 0 , 7 2 g / c m3

) ; c a s t a n h o c l a r a , al-b u r n o p o u c o d i s t i n t o , p o r é m mais c l a r o ; grã d i r e i t a ; t e x t u r a m é d i a a grosseira. Apesar de c o n t e r sílica é f á c i l de ser tra-balhada.

Descrição A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n ú , d i f u s o s , sol i t á r i o s e m ú sol t i p sol o s de 2 — 4 , r e sol a t i v a m e n -te n u m e r o s o s para essa f a m í l i a 4 - 9 p o r m m 2 , m é d i o s a grandes 1 4 0 2 0 0 m i c r ô -m e t r o s . C o -m p r i -m e n t o dos e l e -m e n t o s vas-culares de 4 0 0 - 5 0 0 m i c r ô m e t r o s ; placas de p e r f u r a ç õ e s s i m p l e s ; p o n t u a ç õ e s inter-vasculares de 9 — 12 m i c r ô m e t r o s .

P a r ê n q u i m a visível s o m e n t e sob len-te subagregado e m f i n í s s i m a s linhas allen-ter- alter-nadas p o r 1 r a r a m e n t e 2 filas tangenciais de fibras e, t a m b é m , p a r a t r a q u e a l vasi-c ê n t r i vasi-c o m u i t o esvasi-casso. Séries de vasi-células estratificadas c o m 4 — 8 e l e m e n t o s . Sílica a b u n d a n t e de m é d i o s a grandes c o r p ú s c u -los.

Raios e s t r a t i f i c a d o s o u n ã o , e m ge-ral de 1—2 seriados (às vezes n u m e r o s o s )

e s t r a t i f i c a d o s , os de 3 - 5 seriados são ir-regulares. Na espécie R. m i n o r são de 1-2 (3) seriados e quase t o d o s estratificados, r e l a t i v a m e n t e n u m e r o s o s 6—9 p o r mm, os m u l t i s s e r i a d o s p o d e m ser m u i t o altos até 10 células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de es-t r u es-t u r a hees-terogênea (células horizones-tais n o c e n t r o , m e n o s alongadas o u quadradas nas e x t r e m i d a d e s e células envolventes mais o u m e n o s p e r c e p t í v e i s ) . Pontuações radiovasculares às vezes maiores e mais alongadas que as intervasculares. Presença de c o r p ú s c u l o s de sílica.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, lon-gas de 1 8 0 0 — 2 1 0 0 m i c r ô m e t r o s , larlon-gas de 2 5 a 3 0 m i c r ô m e t r o s de paredes espes-sas ( 2 p - 2 2 a 2 6 m i c r ô m e t r o s ) . Coeficien-t e de f l e x i b i l i d a d e f r a c o de 12 — 20.

Camadas de c r e s c i m e n t o às vezes visíveis p o r u m a t e x t u r a mais estreita no

l i m i t e dos anéis de c r e s c i m e n t o .

S c l e r o n e m a B e n t h a m ( E s t a m p a 15)

M a t e r i a l e s t u d a d o

S. m i c r a n t h u m D u c k e : Brasil (Am.) I N P A X - 3 8 6 4 ( H e r b . 2 1 1 6 6 ) , CTFT 1 1 2 6 2 . S. p r a e c o x D u c k e : Brasil (Am.) I N P A X - 6 3 8 ( H e r b . 5 5 9 9 ) .

Características Gerais da M a d e i r a

M a d e i r a m o d e r a d a m e n t e pesada ( 0 , 6 0 — 0 , 7 0 g / c m3

) ; cerne castanho bem d i s t i n t o d o a l b u r n o e s b r a n q u i ç a d o de to-n a l i d a d e a c i to-n z e to-n t a d a o u amarelada; grã em geral d i r e i t a ; t e x t u r a grosseira. Fácil de t r a b a l h a r , r e c e b e n d o b o m acabamento.

D e s c r i ç ã o A n a t ô m i c a

Poros visíveis a o l h o n u , difusos, so l i t á r i o s e m ú l t i p l o s de 2 — 3 , pouco nu-merosos 4 - 6 p o r m m2

e grandes 1 8 0

(25)
(26)
(27)

-8 m i c r ô m e t r o s . T i l o s e m geral n u m e r o s o s . P a r ê n q u i m a visível a o l h o n u , apre-sentando t o d o s os t i p o s : v a s i c ê n t r i c o es-caíso, a l i f o r m e , a n a s t o m o s a d o e m curtas lelongas linhas o u faixas ligando os p o r o s , geralmente apresenta u m a l i n h a o u f a i x a terminal, m a s , às vezes, p o u c o o u não dis-tinta e n t r e às outras. Séries de células es-tratificadas c o m 4 e l e m e n t o s . Cristais não foram observados.

Raios não e s t r a t i f i c a d o s , p o u c o n u -merosos 4 - 6 p o r m m , m u i t o largos (4 — 10 células), de 3 - 10 andares de células seriadas d o p a r ê n q u i m a , de e s t r u t u r a he-terogênea (células h o r i z o n t a i s n o c e n t r o , menos alongadas o u quadradas nas e x t r e midades e células envolventes). P o n t u a -ções radiovasculares às vezes maiores e mais alongadas que as intervasculares. Conteúdos m i n e r a i s não f o r a m observa-dos.

Fibras de p o n t u a ç õ e s simples, l o n -gas de 1 9 0 0 - 2 1 0 0 m i c r ô m e t r o s , lar-gas de 27 2 9 m i c r ô m e t r o s de paredes d e l -gadas ( 2 p = 1 0 — 1 2 m i c r ô m e t r o s ) . Coe-ficiente de f l e x i b i l i d a d e r e l a t i v a m e n t e forte (57 - 6 2 ) .

Camadas de c r e s c i m e n t o demarca-das p o r linhas o u faixas de p a r ê n q u i m a mais longas e mais regulares q u e as o u -tras.

Presença ocasional d e grandes ca-nais t r a u m á t i c o s e m linhas tangenciais.

Comentários Gerais

O presente t r a b a l h o n ã o é u m estudo c o m p l e t o da f a m í l i a das B o m b a -caceae da A m é r i c a , mas u m a t e n t a t i v a de elucidar r e c o n h e c i m e n t o s através d o estudo da a n a t o m i a d o l e n h o dos p r i n c i -pais gêneros, e n t r e eles, alguns já consa-grados n o c o m é r c i o e o u t r o s c o m possi-bilidades c o m e r c i a i s .

A f a m í l i a , segundo A u b r é v i l l e ( 1 9 7 5 ) , t e m n o c o n t i n e n t e a m e r i c a n o 2 2 gêneros ( 1 5 9 espécies) agrupados e m 5 t r i b o s : H A M P E A E (Cavanillesia, H a m p e a * e Scleronema); M A T I S I E A E ( B e m o u i l l a * H u b e r o d e n d r o n , Matisia, O c h r o m a , Pati-n o a * Pragmatheca* Quararibea e Septo-t h e c a i ; C A T O S T E M M A T E A E (Aguia-ria e C a t o s t e m m a ) ; A D A N S O N I E A (Bombacopsis, Eriotheca, Pachira, Pseu-d o b o m b a x e RhoPseu-dognaphalopsis) e C E I B E A E (Ceiba, Chorisia e Neobuchia*). S e g u n d o os autores o gênero G y r a n thera é c o l o c a d o nas C E I B E A E o u nas

A D A N S O N I E A E

E s t u d a m o s a n a t o m i c a m e n t e 4 0 es-pécies, as quais r e p r e s e n t a m u m n ú m e r o r e l a t i v a m e n t e b a i x o e m relação a q u a n t i -dade d e espécies existentes n o c o n t i n e n t e , mas é s u f i c i e n t e para ter u m a avaliação se-gura da e s t r u t u r a a n a t ô m i c a de cada gêne-r o .

1) Variação das Características Anatô-micas na F a m í l i a

Vasos. Na m a i o r i a dos gêneros são g e r a l m e n t e raros a m u i t o raros d e 0 , b -4 p o r m m 2 , o c a s i o n a l m e n t e até 5 — 6 , salvo e m Pachira, Quararibea, Rhodogna phalopsis e Scleronema o n d e são c o m u -m e n t e de 5 — 1 0 p o r -m -m 2 . O d i â -m e t r o tangencial é grande, a m é d i a g e r a l m e n t e é c o m p r e e n d i d a e n t r e 1 8 0 3 0 0 m i c r ô -m e t r o s , apenas o gênero Quararibea

parece ter u m a m a n i f e s t a ç ã o de p o r o s pe-q u e n o s d e 9 0 - 1 4 0 e m m é d i a . As placas de p e r f u r a ç õ e s dos e l e m e n t o s de vasos são simples, m u i t o p o u c o inclinadas, quase h o r i z o n t a i s . A s p o n t u a ç õ e s intervasculares são alternas, de médias a grandes, e n -t r e 9 - 1 4 m i c r ô m e -t r o s , p o d e n d o a-tingir 1 5 — 1 7 m i c r ô m e t r o s nos gêneros Ceiba (C. samauma) e Chorisia (C. integrifolia)

( * ) O; 7 gêneros com um asterisco não foram estudados neste trabalho, são mono ou pau-ciespecificos. relativamente pouco importantes, por exemplo, Bernouilla flammea Oüv, ár.

(28)

o u e n t r e 6 — 8 m i c r ô m e t r o s no gênero Scleronema. D o i s gêneros d i s t i n g u e m - s e pelas" p o n t u a ç õ e s e x t r e m a m e n t e pequenas de 2 — 4 m i c r ô m e t r o s : Matisia e Quarari-bea. O c o m p r i m e n t o dos e l e m e n t o s vas-culares é p o u c o variável, e m geral longos, e n t r e 4 0 0 — 6 0 0 m i c r ô m e t r o s . Os gêneros Matisia, Bombacopsis (Subg. B o m b a c o p -sis) e O c h r o m a a p r e s e n t a m e l e m e n t o s de vasos mais l o n g o s e n t r e 6 0 0 8 5 0 m i c r ô m e t r o s , t o d a v i a os de O c h r o m a são m é -dios, mas a p r e s e n t a m apêndices m u i t o longos.

Parênquima axial. Pela sua d i s p o s i -ç ã o , pode-se r e u n i r os gêneros e s t u d a d o s e m 2 grupos e 2 s u b - g r u p o s : o p r i m e i r o c o m p a r ê n q u i m a axial e m linhas e faixas tangenciais e p a r a t r a q u e a l a l i f o r m e , m u i -tas vezes c o n f l u e n t e (Catostema e Sclero-nema). O s e g u n d o g r u p o c o m p a r ê n q u i m a subagregado. Nesse g r u p o pode-se reco-nhecer alguns c o m f i n í s s i m a s linhas alternadas r e g u l a r m e n t e p o r 2 4 filas t a n genciais de f i b r a s ( H u b e r o d e n d r o n e G y -ranthera) e os o u t r o s c o m f i n í s s i m a s li-nhas alternas p o r 1 - 2 filas tangenciais de f i b r a s .

O n ú m e r o das células p a r e n q u i m a -tosas p o r série parece f i x o d e n t r o dos gê-neros ( o u dos s u b g é n e r o s ) : Matisia varia e n t r e 6 — 1 0 células, Bombacopsis, sub-g é n e r o Bombacopsis, 6 — 8 células, Pa-chira, Quararibea e Rhodognaphalopsis, 4 — 8 células, Eriotheca c o m p r e d o m i -nância de 4 , às vezes 6 — 8 e os o u t r o s gê-neros c o m 4 células, às vezes 2. A estra-t i f i c a ç ã o das séries de p a r ê n q u i m a é geral-m e n t e p e r f e i t a e b e geral-m v i s í v e l , salvo nos gêneros Matisia, O c h r o m a e Quararibea. Cristais mais o u m e n o s n u m e r o s o s f o r a m observados e m t o d o s os gêneros, e x c e t o Bombacopsis subg. Bombacopsis, Ochro-ma, Pachira, Rhodognaphalopsis e Scle-ronema. C o n c r e ç õ e s silicosas presentes em todas as a m o s t r a s dos gêneros B o m -bacopsis subg. Bom-bacopsis, Pachira e

Rhodognaphalopsis.

Raios. G e r a l m e n t e são m u i t o tos e não e s t r a t i f i c a d o s , e x c e t o e m

al-guns gêneros o u espécies o n d e são na m a i o r i a e s t r e i t o s (1 - 3 seriados) e de 1 andar de a l t u r a ( R h o d o g n a p h a l o p s i s em geral mais o u m e n o s n o gênero Eriotheca e, às vezes na espécie B o m b a c o p s i s quina-ta). E n t r e os raios m u l t i s s e r i a d o s , pode-se observar u m a q u a n t i d a d e relativamente g r a n d e de raios b a i x o s unisseriados nos gêneros Catostema, S c l e r o n e m a , Matisia, e m u i t o n u m e r o s o s e m Quararibea, Ceiba, Cavanillesia e Chorisia; nos o u t r o s gene ros os raios b a i x o s são raros. E m todos os gêneros, os raios são p o u c o numerosos en-t r e 2 — 9, de 2 — 3 p o r m m linear nos gê-neros Catostema, Cavanillesia, (Ceiba), (Chorisia), G y r a n t h e r a , Quararibea e 6 -9 p o r m m nos gêneros Eriotheca e

R h o d o g n a p h a l o p s i s , f a z e n d o exceção o gênero Matisia, o n d e pode-se observar cer-ca de 1 2 raios p o r m m . Os raios de todos os gêneros são h e t e r o g ê n e o s , do tipo K R I B S I I I . S a l i e n t a m o s que os raios do g ê n e r o O c h r o m a são c o n s t i t u idos de célu-las q u a d r a d a s às vezes c o m tendência a eretas, s e p a r a n d o os raios fusionados, o c o r r e n d o t a m b é m células horizontais consideradas p o r alguns autores como s e n d o células l a t e r i c u l i f o r m e s , contudo s o m o s de o p i n i ã o que essas células são do t i p o e n v o l v e n t e e n ã o t i p i c a m e n t e laten-c u l i f o r m e laten-c o m o se observa n o gênero Du-rio o u na f a m í l i a das T i l i a c e a e . A segunda observação é r e f e r e n t e aos gêneros

(29)

gêneros sem sílica n o p a r ê n q u i m a p o d e m ter raros cristais, mas n e n h u m f o i obsérva-telo nos gêneros O c h r o m a e Scleronema.

Fibras. São de p o n t u a ç õ e s simples e não septadas, salvo na espécie Bomba-copsis quinata é, às vezes n o gênero Erio-theca ( E . ruizii). O c o m p r i m e n t o varia de médio a g r a n d e (em geral e n t r e 1 6 0 0 — 2500 m i e r ô m e t r o s ) , mas as espécies d o gênero Bombacopsis subg. Bombacopsis fazem e x c e ç ã o p o r a p r e s e n t a r e m fibras muito longas ( 2 6 0 0 3 2 0 0 m i e r ô m e tros). As larguras v a r i a m de 2 5 — 4 5 m i -erômetros, mas n o gênero O c h r o m a são geralmente largas c o m mais de 50 m i e r ô metros. A espessura das paredes e o c o e f i -ciente de f l e x i b i l i d a d e são m u i t o variáveis nessa f a m í l i a : a espessura das duas pare-des é m e n o s de 8 m i e r ô m e t r o s (Ochroma e Ceiba) a 3 0 m i e r ô m e t r o s (Bombacopsis) e c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e v a r i a n d o de menos de 2 0 (Bombacopsis, Catostema e Rhodognaphalopsis) a mais de 8 0 ( O c h r o -ma). C o m estas duas características, os gê-neros e s t u d a d o s p o d e m ser d i v i d i d o s gros-seiramente e m dois g r u p o s : o p r i m e i r o com paredes espessas (duas paredes supe-riores a 15 m i e r ô m e t r o s ) e c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e f r a c o i n f e r i o r a 5 0 (gênero Bombacopsis subg. Bombacopsis, Catos-tema, Eriotheca, Pachira e Rhodognaphalopsis) e o segundo c o m t o d o s os o u -tros gêneros q u e t ê m fibras de paredes delgadas e c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e su-perior a 5 0 .

A seguir d a m o s a relação e n t r e a densidade e c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e das fibras e, a relação e n t r e o c o m p r i -m e n t o das f i b r a s e espessura das paredes dos gêneros estudados, r e s p e c t i v a m e n t e . (Fig. 1 e 2)

n e m a Q u a n d o são m u i t o grandes e n u merosos, c a u s a m p r e j u í z o s p r i n c i p a l m e n -te às i n d ú s t r i a s d u r a n t e a l a m i n a ç ã o das toras.

2) A n a t o m i a d o Lenho e Sistemática

A a n a t o m i a d o l e n h o t e m poucas características de descrição em relação c o m a B o t â n i c a S i s t e m á t i c a e não p o d e ser t ã o precisa q u a n t o ela, n o e n t a n t o , p e r m i t e fazer observações c o n f i r m a n d o o mais f r e q ü e n t e e, às vezes, c r i t i c a n d o as conclusões dos b o t â n i c o s .

R e c o r d a m o s a classificação da f a m í lia p o r o r d e m de e v o l u ç ã o c o m o H u t c h i n -son ( 1 9 6 7 ) :

A ) Folhas simples - D U R O N I E A E (não americanas) c o m Neesia, Papuoden-d r o n , D u r i o , C a m p n o s t e m o n , Coelostegia, Boschia, Kostermansia e Cullenia.

- H A M P E A E c o m Hampea, Sclero-nema e Cavanillesia

- M A T I S I E A E c o m Quararibea, O c h r o m a , Matisia, Patinoa, Bernouilla, Septhotheca, Phragmotheca e Huberoden-d r o n .

B) F o l h a s c o m p o s t a s o u u n i f o l i o l a -das

- C A T O S T E M M A T E A E c o m Aguiaria e C a t o s t e m m a

- A D A N S O N I E A E c o m Bombax ( a f r i c a n o e asiático) Pseudobombax, Erio-theca, Adansonia ( A f r i c a n o ) , Bombacop-sis, Rhodognaphalon ( A f r i c a n o ) , Rhodog-naphalopsis, Pachira e G y r a n t h e r a

- C E I B E A E c o m Ceiba, Chorisia e Neobuchia

2 . 1) Os Gêneros

Canais Traumáticos — São de f a t o bolsas cheias de resina p r e t a , r a r a m e n t e branca q u e aparecem c o m o canais, às vezes, m u i t o grandes, a l i n h a d o s tangen-c i a l m e n t e s o b r e a seção transversal. Esses canais se e n c o n t r a m f r e q ü e n t e m e n t e nos gêneros C a t o s t e m m a , Eriotheca e

(30)

le-U O

T

B — Bombacopeis

C — Catostemma

T — Cavanillesia

U — Ceiba

O

O V — Chorisia

E — Eriotheca

H — Huberodendron

G — Gyranthera

V

B G

M — M a t i s i a

° u

u

O — Ochroma

u

B

B

P — Pachira

x

B

X — Pseudobombax

B B

Q — Quararibea

X V

U

R — Rhodognaphalopsis

T

U

S — Scleronema

U s

x 9 s

M U H M V

X H X H Q

F

t

P P E

E B P

B R

C C C

R

R

c

B B C

R C C

C

9 0 DEN

Fig. 1 — Relaηγo entre a densidade e coeficiente de flexibilidade das fibras

(31)

30. 2 PAR.

2 5 .

2 0 .

15.

I O .

U

B

c

E C

R E £

C C

R E

Q

p

M

M

U

s

Q B S

H H S

H X B

V B U nB

U U

°

u

o

o

-LL

B

B

C O M P R . 1

2 0 0 0 3 0 0 0

(32)

n h o nâ*o apresenta d i f e r e n ç a s s u f i c i e n t e s para separá-los. A o c o n t r á r i o , a separa-ção da espécie Bombacopsis quinata (es-pécie ú n i c a d o Bombacopsis subg. Acu-leatae) c o n c o r d a b e m c o m a a n a t o m i a d o l e n h o . Essa espécie é m u i t o d i f e r e n t e das o u t r a s de Bombacopsis subg. Bombacop-sis e apresenta m a i s a f i n i d a d e c o m o gêne-r o Egêne-riotheca (ségêne-ries de p a gêne-r ê n q u i m a de 4 células c o n t e n d o cristais e não s í l i c a , f i -bras septadas r e l a t i v a m e n t e curtas de paredes delgadas, e l e m e n t o s vasculares c u r -t o s ao c o n -t r á r i o de Bombacopsis subg. Bombacopsis q u e t e m séries de p a r ê n q u i -m a de (6) - 8 células c o n t e n d o sílica e não cristais, f i b r a s não septadas, longas de paredes m u i t o espessas e e l e m e n t o s vasculares mais longos).

S e m p r e e m relação c o m o gênero Bombacopsis, H u t c h i n s o n ( 1 9 6 7 ) não c o n s i d e r o u Rhodognaphalon e Rhodog-naphalopsis c o m o gêneros d i s t i n t o s de Bombacopsis, p o r q u e estão separados s o m e n t e p o r c a r a c t e r í s t i c a s d o p ó l e n . Pe-la a n a t o m i a d o l e n h o , o gênero Rhodog-naphalopsis é m u i t o p r ó x i m o das espécies de Bombacopsis subg. B o m b a c o p -sis, as d i f e r e n ç a s são os e l e m e n t o s vasculares mais c u r t o s ( 4 0 0 — 5 0 0 m i c r ô m e -t r o s c o n -t r a 5 0 0 - 7 0 0 m i c r ς m e -t r o s ) , as fibras t a m b é m mais c u r t a s ( 1 8 0 0 - 2 1 0 0

m i c r ς m e t r o s c o n t r a 2 5 0 0 - 3 2 0 0 micrς-m e t r o s ) e os p o r o s u micrς-m p o u c o micrς-mais nu-merosos. O gênero Rhodognaphalon, pela sua espécie R. brevicuspe R o b e r t , relacio-na-se c o m o Bombacopsis subg. Bomba-copsis p e l o c o m p r i m e n t o dos elementos vasculares ( 5 5 0 - 6 5 0 m i c r ς m e t r o s ) edas f i b r a s ( 2 5 0 0 — 2 9 0 0 m i c r ς m e t r o s ) , mas diferencia-se pela espessura das paredes das f i b r a s ( c o e f i c i e n t e de f l e x i b i l i d a d e de 6 0 — 70) e pela ausência de sílica no p a r ê n q u i m a . U m a o u t r a espécie, Rhodog-naphalon schumannianum A. Robyns, t e m t a m b é m as paredes das fibras delga-das e ausência de sílica n o parênquima, mas os seus e l e m e n t o s vasculares são mais c u r t o s ( 5 0 0 — 5 3 0 m i c r ς m e t r o s ) e as fi-bras são i g u a l m e n t e m a i s c u r t a s (cercade 2 0 0 0 m i c r ς m e t r o s ) . V e r tabela I.

A s s i m a a n a t o m i a d o l e n h o aceita m u i t o b e m a divisão d e A . R o b y n s do gé-n e r o Bombacopsis e m três gêgé-neros separa-d o s : Bombacopsis sensu stricto, Rhosepara-dog- Rhodog-naphalon e Rhodognaphalopsis, mas faz n o t a r q u e , Bombacopsis quinata, a única espécie de Bombacopsis sub. Aculeataeé mais p r ó x i m a d o g ê n e r o a f r i c a n o Rhodog-naphalon d o que das o u t r a s espécies ame-ricanas d o g ê n e r o Bombacopsis. Abaixo f o r n e c e m o s o e s q u e m a das afinidades bo-tânicas d a d o p o r R o b y n s ( 1 9 6 3 ) :

Pachira 4 • Bombacopsis 4 • Rhodognaphalon 4 •Rhodognaphalopsis

T e r i a , pela a n a t o m i a d o l e n h o , a f o r m a s e g u i n t e :

Bombacopsis Bombacopsis

Pachira

(33)

T A B E L A 1 - Relação de d i f e r e n c i a ç ã o entre os gêneros a b a i x o d i s c r i m i n a d o s

* C o m p r i m e n t o

dos vasos

Séries de p a r ê n q u i m a

C o n t e i parên Sílica

idos de :juima

Cristais

# C o m p r i m e n t o

das fibras

Espessu ra duas paredes

Coeficiente f l e x i b i l i d a d e

B o m b a c o p s i s

Sub.— Gên. B o m b a c o o s i s 5 0 0 - 7 0 0 (6) 8 - ( 1 0 )

+

2 6 0 0 - 3 2 0 0 2 6 - 3 0 1 3 - 2 4

B o m o a c o p s i s

Sub. — Gên. Aculeatae 4 0 0 - 4 9 0 4

+

1 7 0 0 - 2 0 0 0 9 - 1 2 7 0 - 8 0

R h o d o g n a p h a l o p s i s 4 2 0 - 5 0 0 <4) 6 - 8

+

1 8 0 0 - 2 1 0 0 2 0 - 2 6 1 4 - 2 0

R h o d o g n a p h a l o n

brevicuspe 5 5 0 - 6 5 0 6 - 8

+

2 4 0 0 - 2 9 0 0 9 - 1 5 6 0 - 7 0

R h o d o g n a p h a l o n

s c h u m a n n i a n u m 5 0 0 - 5 3 0 4 - 6 (8)

+

1 9 0 0 - 2 1 0 0 8 - 1 2 6 4 - 7 4

(34)

é possível agrupar c o m o u t r o gênero estu-d a estu-d o e sua posição estu-d o gênero Eriotheca é a m e l h o r . T o d a v i a sua madeira t e m de 6 — 8 células de p a r ê n q u i m a p o r séries o que indica u m a p e q u e n a d i f e r e n ç a e m relação às o u t r a s espécies de Eriotheca es-t u d a d a s que apresenes-tam g e r a l m e n es-t e 4 cé-lulas p o r séries c o m u m a p e r c e n t a g e m fra-ca de 6 - 8 células.

2.2) Divisão por Tribos

- H A M P E A E . Os gêneros Cavanilie-sia e Scleronema são m u i t o d i f e r e n t e s pela a n a t o m i a , o p r i m e i r o sendo d o t i p o das Ceibeae e o segundo d o t i p o das Catostemmateae, c o m o p a r ê n q u i m a

dis-p o s t o em linhas e faixas.

- M A T I S I E A E . Essa t r i b o t e m 2 gêneros m u i t o d i f e r e n t e s dos o u t r o s : Ma-tisia e Quararibea, a p r i n c i p a l d i f e r e n ç a é o t a m a n h o das p o n t u a ç õ e s intervascula-res de 2 — 4 c o n t r a 8 - 1 2 m i c r ô m e t r o s nos gêneros O c h r o m a e H u b e r o d e n d r o n . O gênero O c h r o m a é u m p o u c o d i f e r e n t e dos o u t r o s gêneros da f a m í l i a , t o d a v i a pe-la a n a t o m i a d o l e n h o ele se a p r o x i m a mais das (Ceibeae que o gênero Matisia d o t i p o das Matisieae. A m e s m a observação p o d e ser f e i t a para o gênero Huberoden-d r o n , mais p r ó x i m o Huberoden-de Gyranthera classi-f i c a d o nas Adansonieae.

- C A T O S T E M M A T E A E . M e t c a l f e e C h a l k ( 1 9 5 0 ) , descreveram o p a r ê n q u i -ma d o gênero Aguiaria s e m e l h a n t e ao d o gênero C a t o s t e m m a S e g u n d o R e c o r d & Hess ( 1 9 4 9 ) , a densidade de Aguiaria é cerca de 1,14 g / c m 3 , prova s u p l e m e n t a r que esse gθrero não e s t u d a d o a q u i deve ser classificado c o m o C a t o s t e m m a , cuja madeira p o d e a t i n g i r u m a densidade de 0 , 9 0 g / c m 3 o u mais.

- A D A N S O N I E A E . A e s t r u t u r a d o l e n h o dos gêneros estudados nessa t r i b o é m u i t o h o m o g ê n e a . Essa observação está de a c o r d o c o m as idéias dos b o t â n i c o s que classificaram c o m o B o m b a x sensu lato t o d o s os B o m b a x , Pseudobombax, Eriotheca, Bombacopsis, Pachira, R h o d o

-gnaphalopsis e Rhodognaphalon antes que R o b y n s ( 1 9 6 3 ) os dividisse através de pequenas características c o m o a estru-t u r a dos grãos de p ó l e n . Só o gênero Gyranthera é que n u n c a f o i classificado n o gênero B o m b a x p o r apresentar estru-tura a n a t ô m i c a u m p o u c o d i f e r e n t e .

— C E I B E A E . Os dois gêneros estu-dados, Ceiba e Chorisia, são m u i t o pare-cidos pela e s t r u t u r a d o l e n h o , por isso é m u i t o d i f í c i l e m e s m o impossível de se-pará-los através da a n a t o m i a d o lenho. Ver q u a d r o I.

2.3) Identificação dos Gêneros

Nessa f a m í l i a , em que as madeiras são de e s t r u t u r a h o m o g ê n e a , é difícil de separar a m a i o r p a r t e dos gêneros. Ma-c r o s Ma-c o p i Ma-c a m e n t e os gêneros Catostemma e Scleronema são i d e n t i f i c a d o s pelo pa-r ê n q u i m a e m linhas, faixas e vasicθntpa-rico a l i f o r m e , mas n u n c a subagregado. 0 gêne-ro Quararibea, apresenta raios m u i t o lar-gos e os p o r o s r e l a t i v a m e n t e pequenos e o gênero Matisia c o m os seus raios de dois t i p o s sobre a secção transversal. De fato, pode-se separar os gêneros c o m mais cer-teza c o m a u x í l i o de u m microscópio. A chave que f o i necemos a b a i x o não é cer

-t a m e n -t e i n f a l í v e l , p o i s -t e r í a m o s de es-tu- estu-dar m u i t a s espécies para caracterizar ca-da g ê n e r o , mas esperamos que ela seja eficaz para o r e c o n h e c i m e n t o dos géne-ros estudados.

1 - Pontuações m u i t o pequenas, menores

q u e 5 m i c r ô m e t r o s 2 — P o n t u a ç õ e s maiores de 5

micrôme-t r o s 3 2 - Poros mais de 1 5 0 •micrômetros de

d i â m e t r o . Raios de d o i s t i p o s distin-tos, os m u i t o largos 3—6 seriados, cerca de 1 0 - 1 3 p o r m m . . MATISIA — Poros de 9 0 - 1 4 0 m i c r ô m e t r o s de

d i â m e t r o . Raios largos de 5 - 1 0 célu-las, cerca de 2 - 4 p o r m m . QUARA-RIBEA 3 - P a r ê n q u i m a em linhas, faixas e

Imagem

Fig. 1 — Relaηγo entre a densidade e coeficiente de flexibilidade das fibras
Fig. 2 — Relaηγo entre o comprimento das fibras e espessura das paredes

Referências

Documentos relacionados

Portanto, o presente trabalho objetivou o de- senvolvimento de um modelo agrometeorológico, ba- seado no modelo de JENSEN (1968) modificado, para estimar a produtividade

Neste artigo busca-se caracterizar o espectro epistemológico e legal constitutivo da Disciplina Acadêmica (envolvendo Pesquisa e Ensino) denominada “Elementos Jurídicos da

EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGOS DA LEIS TOCANTINENSES NS. REAJUSTE DE SUBSÍDIOS DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS. IRREDUTIBILIDADE DE

Destas, 7 casos foram justificados por afastamento por tratamento de saúde, 1 caso a chefia justificou devido ao prazo, 2 casos a chefia justificou solicitando

2- Cartão de Crédito via PAG SEGURO (para pagamento parcelado taxas do PAG SEGURO serão acrescidas) Assim que recebermos sua ficha de inscrição e verificarmos que o

Foram observados, nitidamente, anéis de crescimento bem definidos e mais estreitos, com uma transição brusca do lenho inicial para o lenho final, nos espécimes provenientes de

Não se pode mais duvidar da decadência do mundo contemporâneo que foi apontada pelo mesmo Campbell já no livro citado que saiu pela primeira vez em 1949.. Porém, ainda segundo ele,

¥ Opcionalmente, também é possível incorporar um kit rápido de montagem/desmontagem do secador (kit “Plug-in” código KTP009) que permite instalar e desinstalar o secador de mãos