• Nenhum resultado encontrado

Adubação nitrogenada em milho no Paraná. III. Influência da recuperação do solo com adubação verde de inverno nas respostas à adubação nitrogenada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Adubação nitrogenada em milho no Paraná. III. Influência da recuperação do solo com adubação verde de inverno nas respostas à adubação nitrogenada"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO NO PARANÃ.

III. INFLUÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DO SOLO COM ADUBAÇÃO VRDE DE INVERNO

NAS RE'OSTAS À ADUBAÇÃO NITROGENADA O. MUZILLI, E.L. OLIVEIRA, A.C. GERAGE2 e M.T. TORNERO3

RESUMO - Estudou-se a influência da adubação verde de inverno com tremoço (Lupinus albus L) nas respostas ao nitrogônio por quatro cultivares de milho (Zea inays L.), semeadas em duas densidades. O tremoço foi semeado no outono, em plantio direto sobre resíduos de milho, sendo roçado e incorpo-rado por ocasião do florescimento. Um mês depois, procedeu-se à gradagem e semeadura do milho. Rendimentos de grãos foram comparados com outros obtidos no mesmo ensaio, em safra anterior, quando o solo estava degradado por uso intensivo. A adubação verde foi boa alternativa para recupera-ção da capacidade produtiva do solo e contribuiu para reduzir gastos com fertilizante nitrogenado. Tal alternativa aumentou em cerca de 26% os rendimentos de milho. A cultivar Cateto Prolífico não res-pondeu à adubação nitrogenada, mas reagiu favoravelmente à adubação verde de inverno. As cultiva-res AG-162, C-501 e Piranão evidenciaram acentuada cultiva-resposta à adubação nitrogenada, mas a prática de adubação verde de inverno supriu a sua demanda em nitrogênio. -

Termos para indexação: tremoço, Lupinus albus L, Zea inays L, cultivares, densidade de semeadura

NITROGEN FERTILIZATION FOR MAIZE IN THE STATE OF PARANÁ. III. INFLUENCE OF WINTER GREEN MANURE ON THE RESPONSES

TO NITROGEN FERTILIZATION

ABSTRACT - The influence of winter green manure with lupine (Lupinus. albus LA on the response of four maize (Zea mays L.) cuItivars planted at two plant populations to crescent leveIs o! N was studied. Tha lupine was planted at the fali, by direct drilling over maize residuesand was incorporated at fiowering perlod. One month after, the area was disked and the maize sowed. Grain yieids were related to others obtained in tha sarne trial, at previous harvest, when the mil wasdegenerated by intensive use. The winter green manure was a good alternative for soU recuperation and contributed to reduce the nitrogen fertilize; needs. This aiternative increased 26% of niaize yields. The variety Cateto Prol Ifico showed a

10w efficiency of response to nitrogen fertiluzation, but gave a good response to the green manure

practice. The cultivars AG-162. C-601 and Piranão showed high response to nitrogen fertilization, but the green manure practice was sufficient to suppiy his nitrogen needs.

Index terms: lupine, Lupinus albus L., Zea mays L., varieties, density of sowing

INTRODUÇÃO

A adubação verde possivelmente seja tão antiga quanto a própria agricultura. No Brasil, essa práti-ca já esteve muito mais iinplementada do que nos dias atuais; com o advento da adubação mineral, do uso intensivo do solo e do alto custo da terra, tendeu a desaparecer. Porém devido ao próprio uso intensivo do solo, sem maiores preocupações de preservação da natureza e localização das áreas agrí-colas, observa-se hoje no Paraná um declínio acen-tuado da produtividade das terras; está-se eviden-ciando cada vez mais a importância da inclusão da

Aceito para publicação em 6 de outubro de 1982. Trabalho apresentado no XIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, Florianópolis, SC,julho de 1982. Eng?- Àgr?, M.Sc., lnst. Agron. do Paraná (IAPAR), Caixa Postal 1331 • CEP 86100- Londrina, PR. Bióloga, M.Sc., Biometria e Proces. de Dados- IAPAR.

adubação orgânica no sistema agrícola do Paraná, como prática de proteção e recuperação do solo e como fator de redução nos gastos com fertilizan-tes minerais, principalmente os nitrogenados que são derivados do petróleo e constituem ônus muito pesado para o País (Muzilli et al. 1980).

Corrêa (1939) enfatizou a importância do tre-moço para melhoramento e recuperação das terras, destacando a sua importância corno adubo verde para a melhoria das propriedades físicas e químicas do solo e seu valor como fonte de matéria orgâni-ca e nitrogênio, além de apresentar orientaçôes sobre o manejo da cultura e a prática de sua utili-zação como adubo verde de inverno no Rio Gran-de do Sul.

Muzilli (1978) relatou resultados mostrando que a incorporação de adubos verdes de inverno, em solos de campo nativo do sul do Paraná, antes do cultivo do milho, era capaz de proporcionar Pesq. agropec. bras., Brasftia, 18(1):23-27,jan. 1983.

(2)

24 O. MUZILLI et ai.

efeitos equivalentes aos de 80 kg/ha de nitrogênio fornecido corno adubo mineral.

0 objetivo deste estudo foi evidenciar a possibi-lidade da adubação verde de inverno com tremoço- -branco (Lupinus albus L.) como alternativa para recuperação da capacidade produtiva de solo de-gradado pelo uso intensivo, e reduçãq dos gastos com fertilizante nitrogenado na cultura do milho. Procurou-se também evidenciar a capacidade de di- ferentes cultivares de milho para usar com eficiên ; cia os benefícios esperados dessa prática.

MATERIAL E MÉTODOS

O ensaio foi realizado em campo experimental do IAPAR-Fundação Instituto Agronômico do Paraná, em Londrina (norte do Paraná), numa área de Latossolo Roxo distrófico submetida ao uso intensivo por vários anos, o que levou à degradação da produtividade.

Na primeira safra (1976177), houve adequada ocor-rência e distribuição das chuvas, enquanto que as duas safras subseqüentes (1977178 e 1978179) caracterizaram--se pela ocorrência de estiagens e má distribuição das chuvas.

Na safra de 1979180, optou-se pela prática de aduba-ção verde de inverno. Em abril de 1979, foi semeado tre-moço-branco (Lupinus albus L.) sobre os restos culturais de milho da safra anterior. A operação foi realizada sem preparo prévio do solo (plantio direto), devido à falta de umidade na ocasião, usando-se 'uma semeadeira tipo Ro-tacaster (sistema de enxadas rotativas), após ter sido usa-do na área herbicida dessecante pulverizausa-do (paraquat). O tremoço foi semeado à distância de 50cm entre fileiras, com 5 a 7 plantas/metro linear, num gasto aproximado de 70 kg de sementes por hectare.

Em agosto de 1979, quando a leguminosa atingiu a fase de pleno florescimento, procedeu-se ao corte da mas-sa verde por meio de roçadeira mecânica, seguindo-se a sua incorporação ao solo por meio de nação com arado de três discos (tração mecânica). Cerca de 30 dias depois, às vésperas da semeadura do milho, foram realizadas duas gradagens, implantando-se o ensaio nessas condições.

O delineamento experimental, os tratamentos testa-dos e os critérios de avaliação testa-dos resultatesta-dos são os mes-mos descritos em trabalho anterior desta série.

Compararam-se os resultados obtidos na safra de 1979180, com aqueles obtidos na safra de 1976177. já que ambas se caracterizaram pela ocorrência normal de chuvas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Adubação verde e adição de nutrientes ao solo

A quantidade de massa verde incorporada ao so-Pesq.agropec.bras.,Brasilia, 18(1):23-27,jan. 1983.

lo pela adubação verde, foi da ordem de 27,5 t/ha, contendo 12,04% de matéria seca. A análise dessa matéria seca acusou 3,37% de N, 0,34% de P 2 05, 2,71% de K 2 0, 0,73% de CaO e 0,42% de MgO. Nessas condições, a quantidade de massa secá in-corporada forneceu ao solo 3.311 kg/ha de mate-rial orgânico, contendo 111,6 kg de N, 11,2kg de P205, 89,7kg de K 2 0, 24,2kg de CaO e 13,9kg de MgO. Admitindo-se que, do total de nitrogênio oriundo da adubação verde, apenas 75% fossem assimiláveis em relação ao fornecido pela adubação mineral, a adubação verde teria colocado à disposi-ção do milho cerca de 84 kg de N/ha.

À exceção do nitrogênio, cuja maior parte foi fixada do ar por simbiose, os demais nutrientes fo-ram absorvidos do próprio solo pelo tremoço; por-tanto, as quantidades incorporadas não devem ser consideradas como adição de nutriente ao solo.

Entretanto, pelos conhecidos efeitos de recicla-gem e mobilização ds nutrientes de formas pouco assimiláveis para formas mais disponíveis às cultu-ras, associadas aos demais benefícios proporciona-dos pela adubação verde na melhoria da produti-vidade do solo, a prática constitui um excelente complemento da adubação mineral emáreascomll-mitações por fertilidade, conforme Muziil et ai. (1980).

Rendimentos de milho nas diferentes condições de uso do solo

Na Tabela 1, são mostrados os resultados da análise de variáncia dos rendimentos das diferen-tes cultivares de milho, nas duas condições de uso do solo.

Para nenhuma das situações, houve efeito signi-ficativo decorrente das vâriações de densidade de semeadura.

A partir das equações de regressão entre as do-ses de nitrogênio aplicadas e os rendimentos de mi-lho obtidos, forim elaborados os gráficos mostrados na Fig. 1.

Solo degradado pelo uso intensivo

A cultivar Cateto Prolífico não evidenciou res-posta à adubação nitrogenada. Esse aspecto carac-teriza a baixa eficiência de resposta dessa cultivar ao emprego do insumo, nas condições do presen-te ensaio.

(3)

At

•1

i

a

'1 e

'o

R

1

1

1

o E

'a

o e II

i

i

'9

UBAÇÃC 15 —

o

'a

o

15 E o O

a

15 2 o o 4'. 15

o

9 3

o

a

o

'o

'5 0 l5 'O

o

1

CN o O o lts C

E.

o.

o

o.

'3

-j O NITROGEN) e cc C e e Cc e e cc e e À. 'a e e .c C e e Cc E

8

— 'a o 9'; 2 C4 —1515 o o • 45 C IS 1. LDA EM MILHO NO PÁ] 4,0 eecee e c CCccCC • 8 8 E cccc. cc ccc e. e cccc cc $ 1 18$ 1 1 1 • co e e e Ccl IC c e cc ole e e cccccccc - ('1 - 6Í ° .s ! o a a e

e

'O 'O z z

Pesq. agropec. bras t.ANÁ o e CD e) e1r- o,' OtCO o o- ai' - cor-o N NO Co aÇ fl,t' N Q'a 'a. o, e 2 'a o e, d - 0 r,l 00

e

'O 4, o '8 o. 'e 'O - e ,Brasilia, 11 25 '5 O a 1•. c o, 4, u * 'a 15 o a 1. c co O O O a 1 c o, c O c O (1):23-27,Jan. 1983.

(4)

Coleto prolitico Pira ao

- 50000 plantas/lia 3 50 000 pIa niasA. 0-- .O 70000 planta. /ha 0...0 70.000planta./ba

30 60 90 120 150 0 30 60 90 120 150 9] 0 aO = O E e t c E e

O MUZILLI et al.

SOLO RECUPERADO COM ADUOAÇZO VERDE

9 9-

1 *

- : -

26

SOLO DEGRADADO POR USO INTENSIVO

9-. 9, 6 .2

1

Capelo proitfico 3

-I

- 50.00OpIaltoe/l,o o---o 70000pIw*ae1ht

o

E O 30 60 90 120 150 e Plros6o

••

50000 plontat/ho O---- 70000 planta. /ho

60 90 IS) o e e AG-162 C-501 —4 50000 plantas/las plantou 90 O-- - O 70 plontaa/M planta./ 90

01 i 1

01

1

O 30 60 90 IS) 150 O 30 60 90 120 5 nasce

os

N(kwlio)

AO- 562 C-ZO1

3

-1

•— 50000 plalltosflto 31 e 5O000planta./ha o---o 70000 plantai/ho .5. o--a—o T0000pIontae/h,

01

O 30 60 90 520 150 O 50 60 90 '20

Date. O. II (kgdbo)

FIG. 1.

Respostas à adubação nitrogenada de quatro cultivares de milho, semeadas em duas densidades, em condições

de solo degradado por uso intensivo e após recuperaç5o com adubação verde no inverno.

A cultivar Piranão mostrou resposta linear à

adubação nitrogenada, enquanto que para os

hí-bridos duplos AG-162 e C-501 o efeito foi

quadrá-ticà nas duas densidades de semeadura.

O híbrido duplo AG-162 caracterizou-se como

2

cultivar mais exigente e de maior eficiência de

resposta à adubação nitrogenada.

Embora os efeitos de densidade não tenham

si-do estatisticamente significativos, o híbrisi-do duplo

C-501 foi a cultivar que melhor relacionou a

in-fluência dessa variável com a prática de adubação

nitrogenada, o que não foi verificado com a

culti-var Piranão, que tendeu a ser menos produtiva

quando se aumentou a densidade populacional,

independente d0 fornecimento de nitrogênio.

Solo

recuperado com adubação verde

Todas as cultivares reagiram favoravelmente à

prática de adubação verde no inverno,

evidencian-do sensível melhoria de rendimento nessas

condi-ções. Somente a adoção dessa prática permitiu

Pesq. agropec. bras., Brasilia, 18(1):23-27,jan. 1983.

obter índices médios de aumento da ordem de

26% em relação aos obtidos nas condições de solo

degradado (Tabela 1).

A cultivar Cateto Prolífico, apesar de não ter

reagido à adubação nitrogenada, respondeu

favo-ravelmente à adubação verde e ao aumento da

den-sidade de semeadura nessas condições.

O híbrido duplo AG-162 apresentou ligeira

resposta positiva à adubação nitrogenada, na

po-pulação de 50-000 plantas por hectare. Esse

aspec-to evidencia que, em se tratando de cultivar de

ele-vada exigência em nitrogênio, apenas a prática de

adubação verde poderá não ser suficiente para

prir o nitrogênio demandado.

Para as cultivares Piranão e C-501,os efeitos da

adubação nitrogenada forani nulos ou negativos,

caracterizando um provável desequilíbrio

provoca-do pelo aumento provoca-do nitrogênio no solo.

Em todos os casos, a prática de adubação verde

com tremoço-branco no inverno mostrou-se alter-

(5)

ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO NO PARANÁ 27

nativa de alta eficiência para melhorar a produtivi-dade do soio degradado pelo uso intensivo e con-tribuir para a economia de fertilizantes nitrogena-dos na cultura do milho.

CONCLUSÕES

1, A adubação verde de inverno com tremoço--branco (Lupinus

albus

L.) é alternativa recomen-dada para recuperar a capacidade produtiva de solo degradado pelo uso intensivo e reduzir os gas-tos com fertilizante nitrogenado na cultura do mi-lho; aumentou em cerca de 26% a produtividade quando a ocorrência de chuvas foi normal duran-te a safra.

2. A cultivar Cateto Prolífico caracterizou-se por baixa eficiência de resposta à adubação nitro-geriada, mas capaz de reagir favoravelmente à prá-tica da adubação verde de inverno,

3. As cultivares AG-162, C-501 e Piranão evi-denciaram acentuada resposta à adubação nitro-genada, mas a prática de adubação verde de in- verno permitiu suprir essa demanda em nitrogê-nio.

REFERÊNCIAS

CORRËA, O. Adubos verdes; o tremoço (Lupinus sp) e sua aplicação no melhoramento das terras. Porto Ale-gre. Secr. de Estado dos Negócios da Agric., Ind. e Com., 1939. SOp. (Boletim, 26).

MUZILLI, O. O manejo da fertilidade dp solo: a prática de adubação verde. In: FUNDAÇAO INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ, Londrina, PR. Manual agropecuário para oParani, 1978. Londrina, 1978. v.2,p.57-8.

MUZILLI, O.; VIEIRA, M.J. & PARRA, M.S. Adubação verde. In: FUNDAÇÃO INSTITUTO AGRONÓMI-CO DO PARANÁ, Londrina, PR. Manual agropecui-rio paraoraraná, 1980A.ondrina, 1980. v.3, p.77-97.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, o serviço pode ser entendido como atividades desenvolvidas por pessoas por meio de processos com entrega de valor ao cliente (LOVELOCK; WIRTZ; HEMZO, 2012). Em vista

Esta proposta de pesquisa se baseia primeiramente na análise e avaliação dos problemas causados pela exposição aos níveis elevados de ruído ao longo de vias

Da amostra de pele de cada animal, foram obtidos dois fragmentos, por secção transversal à incisão cirúrgica, com o cuidado de preservar margem de 1 cm de cada lado da

mínimo estritamente necessário, considerando a redução de pessoas que terão acesso aos estádios, bem como a possibilidade do desempenho de mais de uma função. Ficará a cargo

PARÁGRAFO TERCEIRO - Pra custeio e manutenção das despesas administrativas do CINCON/PB CENTRO INTERSINDICAL DE CONCILIAÇÃO TRABALIHISTA DO ESTADO DA PARAIBA- será

Em decorrência a atual pandemia, a tecnologia como um todo, tem sido o movi- mento a distância entre pessoas, bem como vídeo chamadas, ligações por internet, empresas

Esse conjunto de eventos e a reflexão histórica sobre esses diversos contextos os vis- lumbravam como espaços de experiência, produ- zindo um alargamento do espaço de alternativas

Esta dissertação analisa a atuação da Defensoria Pública de São Paulo, discutindo o papel dos defensores na consolidação de uma profissão que expandiu suas