• Nenhum resultado encontrado

Tornando Realidade a Rede do Futuro. Soluções Completas para o setor de Energias Renováveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tornando Realidade a Rede do Futuro. Soluções Completas para o setor de Energias Renováveis"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Soluções

Completas para

o setor de

Energias

Renováveis

Tornando Realidade

a Rede do Futuro

(2)

Global relacionada com a luta contra a mudança climática, a redução de emissões de CO2 e a dependência dos combustíveis fósseis.

As companhias elétricas e muitas outras empresas como, por exemplo, empresas do setor de engenharia ou construção, estão focando na construção, instalação e operação de infraestruturas de energias renováveis, devido à crescente importância que as Instituições públicas de todo o mundo tem dado a estas energias.

Contudo, a origem de algumas fontes renováveis, como por exemplo o vento, a água e o sol, apresentam grandes desafios operacionais, devido a fatores como a incerteza de sua disponibilidade localizações dispersas, regulação elétrica e controle, conectividade de rede, custos de operação e outros similares. Estes novos desafios requerem importantes desenvolvimentos tecnológicos nas áreas do controle, proteção, medida e comunicações de forma que as fontes de energia renovável sejam capazes de competir com as fontes tradicionais de energia como o carvão, o petróleo ou o gás natural.

O grupo ZIV, como principal provedor do setor industrial elétrico, está imerso nos processos e mudanças que afetam ao mercado das energias renováveis, através de sua participação em fóruns, desenvolvendo e integrando os equipamentos solicitados nestas novas aplicações.

renováveis em diferentes campos: 1. Equipamentos de Subestação de

Proteção e Controle para parques solares e parques eólicos.

2. Sistemas de Telemedida inteligente para plantas fotovoltaicas.

3. PLC de Alta Tensão e sistemas para Teleproteção de subestação, destinados tanto a plantas solares quanto a parques eólicos.

4. Switches Ethernet especificamente desenhados para redes de fibra ótica, routers 3G para interconexão de plantas remotas com centros de controle, modems PLC e GPRS, assim como sincronizadores GPS. 5. Integração de equipamentos

eletrônicos “legacy” solicitados em parques eólicos e plantas fotovoltaicas.

O grupo ZIV proporciona soluções elétricas e de comunicações completas para todas as aplicações da indústria de energias renováveis. Os clientes da ZIV são, principalmente, as companhias elétricas, integradores especializados em energias renováveis e as principais companhias energéticas.

Este catálogo mostra algumas das soluções ZIV aplicadas em diferentes sistemas de geração de energias renováveis, assim como os equipamentos e os sistemas disponíveis para estas aplicações.

O grupo ZIV proporciona

soluções elétricas e de

comunicações completas

para todas as aplicações

da indústria de energias

renováveis. Os clientes da

ZIV são, principalmente,

as companhias elétricas,

integradores especializados

em energias renováveis e

as principais companhias

energéticas.

(3)

A ZIV tem sido selecionada como provedor de soluções de comunicação para um conjunto de parques eólicos localizados muito próximos entre si. O canal de comunicação de alta capacidade é utilizado para diferentes serviços.

Em um dos parques eólicos está instalado um console de controle centralizado que permite ao funcionário o acesso ao serviço SCADA de todos os parques. Adicionalmente, o projeto pretende resolver os problemas de cobertura GPRS nos distintos parques eólicos. A maior parte das regiões nas quais costumam ser construídos os parques apresentam um nível de cobertura GPRS insuficiente para que modems e routers sem fio funcionem corretamente. Neste caso particular, alguns dos parques eólicos tem nível de sinal suficiente para usar modems GPRS, que permitem o acesso remoto a relés de proteção e contadores.

Finalmente, dentro do projeto se requer, também, uma série de serviços secundários como VoIP, de forma que sejam implementados sobre a mesma rede Gigabit Ethernet para conectar os parques eólicos entre sí, utilizando a infraestrutura de cabos de fibra ótica monomodo existente. Esta rede Ethernet tem sido implementada utilizando switches Ethernet uSysCom, SWT,equipados com portas de fibra de cobre. Trata-se de switches industriais robustos, desenhados especialmente para o mercado elétrico.

Estes equipamentos tem sido homologados em aplicações de campo de várias companhias elétricas européias e americanas, tanto em subestações (clássicas e IEC 61850) como em centros de transformação. A rede consiste em diferentes anéis unidos por um nodo central, garantindo assim a redundância da arquitetura e dos equipamentos em caso de falha.

Já a rede Ethernet se configura de acordo aos diferentes serviços solicitados. São dedicados diferentes VLANs para os serviços mais importantes (SCADA, proteção, e medida). Cada console SCADA tem seu próprio caminho privado desde o parque principal ao SCADA de cada parque. Para resolver o problema de cobertura GPRS instala-se um modem Ethernet SIP em um dos parques com disponibilidade de cobertura GPRS, e o sinal sem fio de entrada é transportado através da rede Ethernet aos diferentes relés e medidores dos diferentes parques eólicos. Outro equipamento SIP se utiliza como conversor Serie-Ethernet sem interface sem fio, de forma que os medidores e passarelas equipadas com portas série podem se conectar à rede Ethernet.

Em resumo, somente é necessária uma única rede Ethernet para transportar todos os serviços presentes e futuros, utilizando um mínimo número de fibras de forma segura e redundante.

Desenvolvimento de uma Rede Gigabit Ethernet Network

entre Parques Eólicos baseado em Fibra Ótica OPGW

Soluções Completas para o setor de Energias Renováveis

Já a rede ethernet se

configura de acordo

aos distintos serviços

solicitados.São dedicados

diferentes VLANs para os

serviços mais importantes

(SCADA, proteção e

medida). Cada console

SCADA tem seu próprio

caminho privado desde o

parque eólico principal ao

SCADA de cada parque.

(4)

A ZIV oferece uma ampla gama de produtos de networking para redes Ethernet em plantas eólicas e solares. A topologia mais utilizada consiste em um conjunto de anéis de fibra ótica monomodo ou multimodo, de 100Mbps de banda larga, conectando assim os switches instalados nas turbinas. O controlador PLC da turbina está conectado a seu switch através de uma conexão 10/100BaseT ou série. Os switches ZIV estão disponíveis em formato trilho DIN ou rack de 19”, com até 40 portas 10/100baseT ou 100 BaseFX, 4 portas SFP Gigabit, fonte de alimentação redundante e 4 portas PoE. Também, está disponível um switch especialmente desenhado para as turbinas dos moinhos, equipados completamente com as interfaces de fibra ótica habitualmente utilizados neste campo, portas 10/100BaseT e funcionalidade de segurança especial para estas aplicações. A ZIV oferece ambos tipos de switches para parques eólicos, switches para as turbinas de vento e switches para o ponto central dos anéis LAN.

A ZIV também dispõe de equipamentos de comunicações adicionais, necessários nos parques eólicos, como por exemplo conversores série a IP, routers 3G, modems Ethernet GPRS, sincronizadores GPS, terminal servers, modems GPRS de duplo SIM para SCADA, comunicações por linha de potência, etc.

O modem GPRS de duplo SIM é utilizado por algumas elétricas para todas as plantas renováveis conectadas à sua rede. Utilizando este modem, a elétrica pode enviar um sinal de controle para ativar um comando. Devido à importância desta função, um modem de duplo SIM é utilizado para prover redundância. Caso o primeiro provedor de telefonia móvel esteja indisponível por alguma razão, o modem automaticamente conecta a um segundo provedor.

(5)

Soluções Completas para o setor de Energias Renováveis

O alto grau de

flexibilidade dos

equipamentos de

teleproteção da ZIV

permite a transmissão

de até 8 comandos

de teleproteção

independentes sobre

canais digitais e 4

comandos sobre canais

analógicos.

A ZIV tem atuado no mercado das energias renováveis desde os primórdios, fornecendo equipamentos de teleproteção para um grande número de instalações.

A interconexão para qualquer tipo de planta de cogeração, incluindo aquelas baseadas em energias renováveis (eólica, solar, biomassa e outras) está regulada na maioria de seus aspectos econômicos e técnicos pela legislação local. Em geral, e algumas vezes dependendo do nível de energia gerada, se requer o uso de terminais de teleproteção para assegurar a desconexão da planta em condições de falha.

Esta prática evita o fornecimento direto de energia desde a cogeração à rede, evita o fechamento reiterado da planta em condições de falha ou falta de sincronismo e assegura a desconexão automática ou manual da subestação quando for necessário. A teleproteção da ZIV garante comunicações confiáveis entre os relés de proteção que supervisionam a interconexão entre a planta de cogeração e a subestação da companhia elétrica.

Habitualmente, os terminais de teleproteção ZIV são utilizados para a transmissão de comandos desde a subestação (modo teleproteção), para assegurar a desconexão da cogeração e para evitar a reconexão da planta em condições de falha ou falta de sincronismo.

A teleproteção também se utiliza como corte principal de supervisão, transmitindo sua posição desde a planta à subestação (modo tele-sinalização). O alto grau de flexibilidade dos equipamentos de teleproteção da ZIV permite a transmissão de até 8 comandos de teleproteção independentes sobre canais digitais e 4 comandos sobre canais analógicos, estando disponíveis interfaces elétricos a 64 kbps como, por exemplo, recomendações G.703, V.35, V.11 ou X.21, a 2 Mbps para recomendação G.703, ou interfaces óticos a 64 kbps para fibra ótica em canais digitais e interfaces elétricos a 4 fios para canais analógicos.

As duas linhas de comunicação incluídas permitem a implementação de configurações de backup para recuperação diante de falhas do canal, ou dispor de 2 linhas de comunicações independentes para 3 configurações terminais, onde é útil receber comandos de teleproteção desde os dois extremos independentemente, ou enviar a informação de sinalização a ambos os extremos ao mesmo tempo. Já a configuração com duas linhas independentes também permite que os comandos viajem entre os extremos da linha, assim como a implementação de topologia em anéis.

Terminais de Teleproteção em Plantas de

Cogeração de Energia para a Interconexão

de Redes Elétricas

(6)

instalação requer equipamentos de comunicações e medida muito robustos para garantir um alto grau de disponibilidade. A ZIV tem acumulado uma grande base como referencia de plantas de energia fotovoltaica, eólica e mini plantas de águas, utilizando equipamentos e sistemas ZIV de forma satisfatória.

A ZIV tem desenvolvido uma solução de telemedida avançada para plantas solares. Esta solução consta de medidores digitais com um modem PLC integrado (um por painel solar) conectado por PLC a um concentrador de medida (um por centro de transformação). Os concentradores estão conectados a um anel Ethernet de fibra ótica, implementado com switches industriais ZIV e com um roteador 3G que permite conectividade remota com a planta. O seguinte esquema descreve o sistema.

fontes de energia renováveis como a água, o vento e o sol tem características comuns que dificultam a leitura das medidas de dados. A dispersão geográfica ou a localização remota complicam a aquisição dos dados requeridos com fins operacionais (faturamento de medidas).

As novas tecnologias de informação e comunicação se converteram em um aliado muito potente para sobrepor as dificuldades de acessibilidade das localizações remotas. A ZIV tem desenhado soluções de medida de dados remotos adaptados às distintas topologias através de diferentes meios de comunicação PSTN,GSM, ETHERNET, FO, etc..).

A ZIV tem acumulado

uma grande base como

referencia de plantas

de energia fotovoltaica,

eólica e mini-plantas

de águas, utilizando

equipamentos e

sistemas ZIV de forma

satisfatória.

(7)

O forte compromisso da ZIV com o desenvolvimento de energias verdes se reflete no número de projetos de energia nos campos eólico, solar e plantas hidroelétricas de pequena escala. Atualmente, a ZIV está comprometida com distintos parceiros no desenho e construção de parques eólicos, plantas solares e desenvolvimento de plantas hidrográficas nos rios.

O objetivo da ZIV é complementar e adaptar-se aos requerimentos das companhias elétricas, engenharias, integradores, construtores, e clientes industriais, dependendo das características e particularidades de cada projeto, oferecendo ao mesmo tempo a melhor solução no aspecto elétrico, civil e de comunicações do projeto. Junto com os próprios serviços de engenharia, a ZIV tem a capacidade de converter-se em gestor de projetos para a definição e colocando juntos a engenharia elétrica, civil e de comunicações.

Na ZIV nos esforçamos em nos tornar os melhores em suporte de projetos de Proteção, Controle, Medida e Comunicações.

O objetivo da ZIV é proporcionar aos usuários soluções personalizada eficientes.

· Soluções para automatização/melhora de instalações elétricas, tanto para elétricas como para sistemas de energia industriais.

· Soluções como o melhor custo / qualidade / beneficio, integrando alta tecnologia nos produtos de comunicações, como multiplexores SDH/ PDH, rádio ou linha de potencia.

Na ZIV também proporcionamos consultoria nas áreas de Proteção, Controle, Medida e Comunicações, direcionando estes serviços com esforço, dedicação e experiência, independentemente do tamanho do projeto e procurando a melhor solução em cada caso. A oferta da ZIV compreende desde estudos especializados a projetos completos Turn Key.

A ZIV tem participado em mais de 200 projetos de parques eólicos, 200 projetos de subestações para instalações elétricas na Espanha, mais de 150 projetos para elétricas a nível internacional e várias subestações para plantas de cimento, plantas de tratamento de água, aço, papel, etc.

Soluções Completas para o setor de Energias Renováveis

Projetos de Automatização e

Comunicações Turn Key

A ZIV tem participado

em mais de 200

projetos de parques

eólicos, 200 proyectos

de subestações para

instalações elétricas

na Espanha, e em

mais de 150 projetos

para elétricas a nível

internacional e várias

subestações para

plantas em cimento,

plantas de tratamento de

águas, aço, papel, etc.

(8)

http://www.ziv.es

Madrid:

Parque Tecnológico de Leganés C/ Diego Marín Aguilera 14 28918 Leganés, Madrid T: +34 91 352 70 56 F: +34 91 352 63 04 Barcelona: C/ Antonio Machado, 78 Edificio Australia 08840 Viladecans, Barcelona T: +34 93 349 07 00 F: +34 93 349 22 58 Sevilla: Av. de la Aeronáutica nº 10 (Edificio Helios) Planta 7ª, módulo 4 41020 - Sevilla

T: +34 954 461 360 F: +34 954 462 484

Las Palmas:

Fernando Guanarteme 16. Ofic. 1º A 35007 Las Palmas de Gran Canaria T: +34 94 452 20 03

F: +1 847 299 6581

Brasil:

Av. Padre Natuzzi, 200

CEP 24.360-180, São Francisco, Niterói, Rio de Janeiro

T: +55 21 36 02 8511 F: +55 21 36 02 8511 Cingapura: 10 Anson Road #25-07 International Plaza. Singapore 079903 T: +65 6410 9625 F: +65 6410 9631 Rússia:

Krimsky Val, d.3 str. 2, office 514 119049 Moscow

T: +7 495 642 63 12

A ZIV se esforça constantemente na melhoria de seus produtos e serviços. Conseqüentemente, a informação técnica que contêm este documento está sujeita a mudanças sem aviso prévio.

Para outros países, por favor consulte em nossa página web o nome do nosso distribuidor mais próximo

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do presente estudo foi avaliar se há diferença no número de linfonodos e em determi- nados parâmetros histopatológicos em peça cirúrgica de pacientes com câncer

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...