• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM

15-07-2009

INFARMED

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão

Azitromicina

Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto

1. O que é Azitromicina Farmoz e para que é utilizada 2. Antes de utilizar Azitromicina Farmoz

3. Como utilizar Azitromicina Farmoz 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Azitromicina Farmoz 6. Outras informações

1. O QUE AZITROMICINA FARMOZ E PARA QUE É UTILIZADA

Azitromicina Farmoz é um antibiótico utilizado no tratamento de infecções localizadas em diversas partes do organismo provocadas por bactérias.

Azitromicina Farmoz, pó para solução para perfusão está indicada no tratamento de infecções graves ou quando o tratamento oral não pode ser utilizado. É utilizada para tratamento de pneumonias (infecções dos pulmões), incluindo infecções provocadas pela bactéria Legionella pneumophila e infecções pélvicas.

2. ANTES DE UTILIZAR AZITROMICINA FARMOZ

Não utilize Azitromicina Farmoz

Se tem alergia à substância activa (azitromicina) ou a qualquer outro componente de Azitromicina Farmoz.

Tome especial cuidado com Azitromicina Farmoz

Se surgirem sinais de reacção alérgica como sejam o aparecimento de manchas na pele, sensação de comichão e irritação; inchaço na pele, na laringe ou na língua, ou dificuldade em respirar. Neste caso deverá interromper o tratamento com Azitromicina Farmoz e contactar o médico

(2)

APROVADO EM

15-07-2009

INFARMED

Os medicamentos podem interagir entre si ou com outras substâncias não medicamentosas originando reacções inesperadas ou podendo, nalguns casos, provocar uma diminuição ou aumento do efeito esperado. Assim, deverá indicar ao médico todos os medicamentos que está a usar, ou costuma usar, especialmente os seguintes:

- Antiácidos (medicamentos para tratamento da acidez gástrica ou indigestão)

- Ergotamina ou Di-hidroergotamina (medicamentos para o tratamento da enxaqueca) - Digoxina (medicamento para o coração)

- Varfarina e outros anticoagulantes orais da mesma classe (medicamentos que evitam a formação de coágulos)

- Ciclosporina (medicamento utilizado em doentes transplantados) - Nelfinavir (medicamento para tratamento das infecções virais)

- Rifabutina (medicamento utilizado para o tratamento da tuberculose pulmonar e doenças provocadas por outras micobactérias)

- Terfenadina (medicamento para tratamento das alergias) - Zidovudina (antivírico)

Gravidez e aleitamento

Se está grávida (ou pensa poder estar) ou a amamentar, apenas poderá ser medicada com Azitromicina Farmoz via injectável se receitada por um médico que tenha conhecimento do seu estado.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não há qualquer indicação que possa sugerir um efeito da azitromicina na capacidade do doente para conduzir automóveis ou outras máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Azitromicina Farmoz

Azitromicina Farmoz contém sódio: 168,2 mg por dose. Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

3. COMO UTILIZAR AZITROMICINA FARMOZ

Utilizar Azitromicina Farmoz pó para solução para perfusão sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Posologia Usual

A tabela seguinte ilustra as doses mais vulgarmente utilizadas em doentes adultos para tratamento da pneumonia (infecção pulmonar) e de infecções pélvicas.

Infecção Dose Pneumonia 500 mg em dose única diária por perfusão

IV, durante pelo menos dois dias, seguindo-se a administração da formulação oral de azitromicina. O seu

(3)

APROVADO EM

15-07-2009

INFARMED

médico determinará qual a altura considerada adequada para passagem da perfusão IV para a formulação oral. Infecções Pélvicas 500 mg em dose única diária por perfusão

IV, durante um ou dois dias, seguindo-se a administração da formulação oral. O seu médico determinará qual a altura considerada adequada para passagem da perfusão IV para a formulação oral

Azitromicina Farmoz pó para solução para perfusão deve ser reconstituída e diluída de acordo com as instruções, sendo administrada em perfusão endovenosa durante um período não inferior a 60 minutos.

Fase 1

Este medicamento deve ser preparado em condições de grande assepsia. Adicionar 4,8 ml de água para injectáveis ao frasco de 10 ml utilizando uma seringa padronizada de 5 ml e agitando-se até que todo o fármaco esteja dissolvido.

Fase 2

Para obtenção de uma concentração final de 1,0 mg/ml

Transferir 5 ml da solução de azitromicina contida no frasco (resultante da fase 1) para 500 ml de um dos solventes abaixo descritos.

Para obtenção de uma concentração final de 2,0 mg/ml

Transferir 5 ml da solução de azitromicina contida no frasco (resultante da fase 1) para 250 ml de um dos solventes abaixo descritos.

Cloreto de Sódio 0,9% Cloreto de sódio 0,45% Dextrose a 5% em Água Solução de Lactato de Ringer

Dextrose a 5% em Cloreto de Sódio a 0,45% com 20 mEq KCl Dextrose a 5% em Solução de Lactato de Ringer

Dextrose a 5% em Cloreto de Sódio a 0,3% Dextrose a 5% em Cloreto de Sódio a 0,45%

Não devem ser adicionadas outras substâncias endovenosas à Azitromicina Farmoz, aditivos ou medicamentos, nem administrados simultaneamente por perfusão através da mesma linha intravenosa.

Grupos Especiais de Doentes

Azitromicina Farmoz não está recomenda para utilização em crianças e adolescentes em fase de crescimento.

(4)

APROVADO EM

15-07-2009

INFARMED

Não são necessárias alterações especiais da dose nos seguintes grupos de doentes: - Doentes idosos;

- Doentes com insuficiência renal ligeira a moderada; - Doentes com insuficiência hepática ligeira.

Modo e via de administração

Azitromicina Farmoz destina-se a ser administrado por perfusão intravenosa.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Azitromicina Farmoz pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários relacionam-se, a maior parte das vezes, com o tracto gastrointestinal, tais como: diarreias/fezes moles, náuseas, dispepsia (dificuldade na digestão), mal-estar abdominal (dores/cólicas), anorexia (falta de apetite), vómitos, obstipação, flatulência (gases), colite pseudomembranosa e casos raros de descoloração da língua e alterações no paladar.

À semelhança do que tem sido descrito com outros antibióticos da mesma classe de Azitromicina Farmoz, poderão ocorrer alterações da audição (habitualmente reversíveis ), tonturas/vertigens e convulsões.

Foram também descritos casos de trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue), cefaleias (dores de cabeça), sonolência, agressividade, nervosismo, agitação ansiedade, parestesias (sensação de formigueiro ou adormecimento nos membros), artralgias (dor nas articulações), hiperactividade, monilíase (“sapinhos”), vaginite (infecção vaginal), alterações da função hepática e renal, bem como reacções alérgicas, tendo sido descritas, embora raramente, reacções cutâneas graves (ver Precauções Especiais de Utilização).

Com a administração de azitromicina pela via intravenosa foi relatada inflamação/dor no local da perfusão

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR AZITROMICINA FARMOZ

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

(5)

APROVADO EM

15-07-2009

INFARMED

Não utilize Azitromicina Farmoz após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Azitromicina Farmoz - A substância activa é a azitromicina.

- Os outros componentes são: ácido cítrico e hidróxido de sódio 30%.

Qual o aspecto de Azitromicina Farmoz e conteúdo da embalagem

Cada embalagem contém 1 frasco para injectáveis de 10 ml contendo pó para solução para perfusão equivalente a 500 mg de azitromicina (sob a forma de di-hidrato).

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Farmoz - Sociedade Técnico Medicinal, S.A.

Rua da Tapada Grande, 2, Abrunheira

2710-089 Sintra

Telef: 21 041 41 24 Fax: 21 941 21 57

e-mail: farmoz@mail.telepac.pt

TECNIMEDE – Sociedade Técnico-Medicinal SA Quinta da Cerca - Caixaria

2565 - 187 Dois Portos Portugal

Referências

Documentos relacionados

A limpeza do pênis também é muito importante, porque esses animais em repouso sexual acumulam muito sujeira e carga bacteriana é muito grande, então é importante que lave, não

K - Antiga LT Rio Verde - Rondonópolis 1, que após o seccionamento da LT Rio Verde - Rondonópolis 2, em Barra do Peixe, em 2007, trocou de nome.. L - Antiga LT Rio Verde -

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico ou enfermeiro. Também

A vaga na viagem e o valor da parte terrestre só estão realmente garantidos, em dólar, após o pagamento da primeira parcela ou primeira etapa, da assinatura do contrato

- Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

- Metotrexato (um medicamento para quimioterapia usado em doses elevadas no tratamento do cancro) – se estiver a tomar uma dose elevada de metotrexato, o seu médico poderá parar

O diazepam não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos benzodiazepínicos (classe de medicamentos) ou a qualquer um dos produtos que

SOLICITAÇÃO DE TEMPO: Uma vez que um participante tenha demorado um período razoável de tempo para tomar uma ação, outro competidor pode pedir tempo e, caso o pedido