• Nenhum resultado encontrado

Questão 1. A característica adaptativa que limita a distribuição geográfica desses organismos é a. Questão 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 1. A característica adaptativa que limita a distribuição geográfica desses organismos é a. Questão 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SE18 - Biologia

LBIO5B2 - Poríferos e Fisiologia comparada dos Enterozoários

Questão 1

Surgidos há 370 milhões de anos, os anfíbios apresentam inovações evolutivas que permitiram a eles tornarem-se os primeiros vertebrados a colonizar o ambiente terrestre, passando apenas parte da vida no meio aquático. Apesar disso, alguns aspectos fisiológicos limitam a sua distribuição; por exemplo, no Brasil existe uma diversidade menor de espécies na Região Sul.

A característica adaptativa que limita a distribuição geográfica desses organismos é a

a) presença de embriões protegidos por ovos. b) ocorrência de metamorfose na fase de girino. c) incapacidade de controle interno da temperatura. d) excreção de resíduos nitrogenados na forma de ureia. e) realização de trocas gasosas por pulmões e tegumento. f) não sei.

Questão 2

Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a

a) a reprodução por viviparidade. b) respiração pulmonar nos adultos. c) regulação térmica por endotermia.

d) cobertura corporal delgada e altamente permeável.

e) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos. f) não sei.

(2)

Questão 3

As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa

situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como o aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas

estruturas.

A função do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes é maximizar o(a)

a) comprimento do trato gastrointestinal para caber mais alimento.

b) área de contato com o conteúdo intestinal para absorção dos nutrientes.

c) liberação de calor via irrigação sanguínea para controle térmico do sistema digestório. d) secreção de enzimas digestivas para aumentar a degradação proteica no estômago. e) processo de digestão para diminuir o tempo de permanência do alimento no intestino. f) não sei.

Questão 4

(Enem 2ª aplicação 2010 ) As estrelas do mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atirá-las de novo à água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu número.

DONAVEL, D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar baseia-se no fato de elas possuírem

a) papilas respiratórias que facilitaram sua reprodução e respiração por mais tempo no ambiente. b) pés ambulacrários que facilitaram a reprodução e a locomoção do equinodermo pelo ambiente aquático.

c) espinhos na superfície do corpo que facilitaram sua proteção e reprodução, contribuindo para a sua sobrevivência.

d) um sistema de canais que contribuíram na distribuição de água pelo seu corpo e ajudaram bastante em sua reprodução.

e) alta capacidade regenerativa e reprodutiva, sendo cada parte seccionada capaz de dar origem a um novo indivíduo.

(3)

Questão 5

Na história evolutiva dos metazoários, o processo digestivo

a) é intracelular, com hidrólise enzimática de moléculas de grande tamanho, a partir dos equinodermas.

b) é extracelular, já nos poríferos, passando a completamente intracelular, a partir dos artrópodes.

c) é completamente extracelular nos vertebrados, o que os distingue dos demais grupos de animais.

d) passa de completamente intracelular a completamente extracelular, a partir dos nematelmintos.

e) passa de completamente extracelular a completamente intracelular, a partir dos anelídeos. f) não sei.

Questão 6

Para suprirem suas células com oxigênio e removerem o gás carbônico dos tecidos, os animais realizam trocas gasosas com o ambiente, processo denominado de respiração. Na tabela a seguir estão listados 4 grupos de animais e 4 tipos de respiração:

Grupo de animais T ipo de respiração

I - Poríferos A - Branquial II - Crustáceos B - Traqueal

III - Insetos C - Cutânea IV - Répteis D - Pulmonar

As relações corretas entre os grupos de animais mencionados à esquerda e os tipos de respiração mencionados à direita são:

a) IC; IIA; IIIB; IVD. b) IB; IIA; IIIC; IVD. c) IA; IIB; IIIC; IVD.

(4)

d) IC; IID; IIIA; IVB. e) não sei.

Questão 7

Possuem sistema nervoso, EXCETO:

a) Agnatos. b) Cnidários. c) Anelídeos. d) Poríferos. e) Moluscos. f) não sei. Questão 8

Foram feitas três afirmações com relação à evolução do sistema nervoso dos invertebrados. Julgue-as.

I - Verifica-se uma centralização e cefalização já nos Poríferos (Espongiários).

II - As medusas são os primeiros invertebrados a apresentarem centralização do sistema nervoso. III - Anelídeos e Artrópodes possuem sistema nervoso ganglionar em posição ventral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I e II b) II e III c) I e III d) II e) III f) não sei Questão 9

(5)

Relacione as descrições dos Sistemas Circulatórios com seus respectivos Filos animais: I - Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular.

II - Ausente. O alimento é distribuído pelo intestino muito ramificado.

III - Ausente. O alimento é distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática.

IV - Presente. Do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios. V - Presente. Do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico.

P = Artrópodes S = Nematelmintos Q = Anelídeos T = Platelmintos R = Moluscos U = Cnidários

Assinale a opção que contém as associações corretas:

a) I-P ; II-Q ; III-R ; IV-T ; V-U b) I-U ; II-T ; III-S ; IV-Q ; V-P c) I-P ; II-Q ; III-R ; IV-S ; V-T d) I-P ; II-Q ; III-R ; IV-U ; V-T e) I-U ; II-T ; III-R ; IV-Q ; V-S f) não sei

Questão 10

Os verdadeiros órgãos excretores são observados apenas nos filos animais que apresentam simetria bilateral.

A coluna 1, a seguir, apresenta cinco diferentes tipos de órgãos excretores; a coluna 2, quatro exemplos de animais invertebrados.

Associe adequadamente a coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1

1 - nefrídeo

(6)

3 - glândulas antenais 4 - superfície do corpo 5 - células-flama Coluna 2 ( ) gafanhoto ( ) sanguessuga ( ) planária ( ) caranguejo

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 2 - 1 - 5 - 3. b) 1 - 2 - 3 - 4. c) 5 - 3 - 1 - 4. d) 3 - 4 - 2 - 1. e) 4 - 5 - 2 - 1. f) não sei. Questão 11

Em insetos, a troca de gases com o ambiente é realizada pelo sistema __________. Em aves, __________ suprem essa função, em minhocas __________ e em crustáceos, __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) pulmonar – os pulmões – a cutícula – as brânquias b) branquial – as brânquias – os pulmões – os pulmões c) traqueal – os pulmões – as brânquias – os metanefrídeos d) traqueal – os pulmões – a superfície corporal – as brânquias e) branquial – os traqueídes – as brânquias – os pulmões f) não sei

(7)

Questão 12

O aparecimento do oxigênio na atmosfera da Terra provocou diversas alterações na vida terrestre, uma vez que diversos seres vivos não adaptados a esse novo ambiente morreram, enquanto outros desenvolveram estratégias para utilizar esse gás, de maneira eficiente. Com relação à respiração aeróbica, assinale a afirmação correta.

a) Em certos animais, a superfície do corpo pode funcionar como órgão de trocas gasosas, com difusão direta dos gases, sem necessidade de um sistema respiratório diferenciado, como é o caso dos moluscos.

b) Os insetos apresentam um sistema respiratório baseado em uma rede externa de canais (traqueias) que se comunicam diretamente com as células por meio de fluido circulante. c) Nos peixes, as brânquias se encontram protegidas por estruturas denominadas opérculos, formadas por uma grande quantidade de lamelas pouco vascularizadas, mas que, no seu conjunto, representam uma extensa área de contato com a água.

d) Os pulmões são as estruturas respiratórias presentes em anfíbios, répteis, aves e mamíferos, que independentemente de sua morfologia, proporcionam aumento da área superficial relacionada às trocas gasosas.

e) não sei.

Questão 13 Moscas, besouros e formigas formam CSI animal

Ao chegar a uma cena de crime, os peritos não se dirigem apenas ao cadáver – observam também insetos presentes. “Eles ajudam a elucidar questões relacionadas à morte violenta, maus-tratos e sequestros”, explica a perita Janyra da Costa. A prática ainda não é comum no Brasil, mas já virou regra nos EUA e na Europa. A formiga revela que a vítima sofreu maus-tratos antes da morte – pois sua presença indica más condições de higiene no local. É bastante útil em investigações de

sequestro, pois costuma estar presente em lugares confinados ou buracos onde insetos maiores não conseguem circular. As moscas são úteis nos casos em que o corpo já está em estágio avançado de decomposição. Os peritos capturam a mosca no local do crime, e analisam o sistema digestivo dela. A presença de certos elementos, como chumbo ou esperma, indica que a vítima foi baleada ou sofreu violência sexual. Quando a polícia invade um cativeiro, procura por mosquitos que se alimentam de sangue humano e por isso podem conter urna amostra do DNA do sequestrador. Estes também são usados quando há suspeita envolvendo drogas, pois revelam se a vítima consumiu cocaína, heroína ou anfetamina (Super Interessante, abril/2011).

Sobre a classe insecta assinale a alternativa correta.

a) Os insetos possuem sistema circulatório aberto e sua hemolinfa é rica em pigmentos como a hemoglobina ou a hemocianina – pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio.

b) Os insetos constituem um grupo de animais que apresenta grande diversidade biológica e ampla dispersão, no entanto as espécies que apresentam exoesqueleto quitinoso têm pequena

(8)

c) O corpo dos insetos é dividido em cefalotórax e abdome, possui duas antenas e oito patas locomotoras.

d) Insetos apresentam sistema respiratório traqueal, pelo qual os gases passam diretamente do meio externo para as células, através de uma rede de tubos.

e) Os túbulos de Malpighi constituem o aparelho excretor de insetos, estando intimamente associado ao sistema nervoso.

f) não sei.

Questão 14

O sistema circulatório no reino animal desempenha um importante papel no transporte de

substâncias. Com relação a este sistema, assinale a alternativa que contém apenas animais cujo sistema circulatório é do tipo fechado.

a) polvo, marisco, borboleta e abelhas.

b) água viva, esponjas, sanguessuga e lambari. c) minhocas, pinguim, leão e jacaré.

d) centopeia, aranhas, escorpiões e opiliões. e) camarão, lagosta, gatos e ursos.

f) não sei.

Questão 15

A respeito da excreção, assinale a alternativa correta.

a) Os metanefrídeos são as estruturas excretoras presentes em anelídeos e moluscos e retiram excretas da cavidade celomática e do sangue.

b) Em todos os artrópodes, os excretas são eliminados juntamente com as fezes.

c) Tanto em animais marinhos quanto em animais de água doce, o principal excreta nitrogenado é a amônia.

d) Estruturas responsáveis pela excreção estão presentes em todos os metazoários.

e) As células flama, presentes em platelmintos, retiram os excretas das células do corpo e lançam na cavidade digestiva para serem eliminados.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

[r]

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

Trail Longo e Curto. Para participar é indispensável estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das