• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. S.E.R. Empresa Júnior de Educação Física & Lazer. PROJETO DA GINCANA SOU MAIS JUVENTUDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. S.E.R. Empresa Júnior de Educação Física & Lazer. PROJETO DA GINCANA SOU MAIS JUVENTUDE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.

S.E.R. Empresa Júnior de Educação Física & Lazer.

PROJETO DA GINCANA

SOU MAIS JUVENTUDE

Ouro Preto 2013

(2)

2

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

 Caroline Bertarelli Bibbó – Presidente - UFOP - Ouro Preto MG carolinebbibbo@gmail.com

 Marcone Rodrigues da Silva – Vice-Presidente - UFOP - Ouro Preto MG enocram.rodrigues@hotmail.com

 Heitor Nunes de Sena – Diretor Geral - UFOP - Ouro Preto MG heitornunes10@hotmail.com

Rua Arthur Vitorino Coelho, nº 181, apto 402. Bauxita, Ouro Preto, MG. CEP: 35400-000. E-mail: serempresajr@gmail.com

(3)

3

ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO ... 4 2 - JUSTIFICATIVA ... 7 3 – OBJETIVO ... 7 4 – METODOLOGIA ... 8 4.1 – Gincana ... 8

4.1.1 – Atividades da Gincana (Anexo1) ... 8

4.2 - Público alvo ... 8

4.3 – Das inscrições ... 8

4.4 – Formações das equipes ... 9

(4)

4

1 – INTRODUÇÃO

Nos últimos trinta anos a juventude tem sido um dos atores centrais em diferentes ondas de mobilização coletiva no que se refere a formas de ação inteiramente compostas de jovens, assim como à participação de pessoas jovens em mobilizações que envolvam variadas faixas etárias (MELUCCI, 1997).

Considerando os apontamentos de Melucci, (1997), podemos entender que vivemos em uma sociedade que concebe a si mesma como construída pela ação humana, e por isso, é construída por meio de investimentos pessoais1, sociais, culturais e materiais.

A tarefa não é somente da ordem da dominação da natureza e da transformação de matéria prima em mercadoria, mas sim do desenvolvimento da capacidade reflexiva do eu de produzir informação, comunicação, sociabilidade, com um aumento progressivo na intervenção do sistema na sua própria ação e na maneira de percebê-la e representá-la (MELUCCI, 1997).

A partir das afirmações feitas por Melucci, 1997, consideramos que estabelecer uma capacidade de integração interpessoal e interespacial, estim ula a consciência do ato de integrar e interagir tornando-se fundamental para a concretização da ação tanto do jovem no ambiente quanto do jovem inserido em comunidade.

Falar de jovem em Ouro Preto rapidamente remete as atenções para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Isso porque a UFOP foi instituída como Fundação de Direito Público em 1969, e desde então interfere na rotina da cidade Ouro Preto e das demais cidades que acolhem os campi, Mariana e João Monlevade.

O cenário jovem universitário da UFOP possibilita a vivência de atividades culturais, acadêmico-científicas, de lazer em suas mais variadas manifestações, e de diversas naturezas, porém, em sua maioria, objetivando a satisfação da pessoa individualmente. Há ainda uma carência de atividades que promovam a interação entre as diferenças sociais, ideológicas e comportamentais de modo que esses fatores não interfiram nas relações interpessoais.

Um meio de aproximar as pessoas sem que elas rejeitem as diferenças, ou ainda, que reconheçam essas diferenças como elemento natural e fundamental para

(5)

5 a convivência, o crescimento e o êxito pessoal e coletivo, é proporcionando e estimulando situações em que somente a união das diferenças fará possível o alcance do sucesso.

Para isso, é preciso que os jovens estejam cientes dos valores que convergem para esse entendimento, como a sociabilidade, a solidariedade, a cooperação, o respeito, e o sentido da verdadeira democracia.

Percebe-se que a ausência de julgamento das diferenças pode ser estabelecida em ambientes de descontração e prazer, em que as pessoas estejam movidas pelo mesmo objetivo. Assim, vemos no âmbito do lazer uma possibilidade de exercitar os valores, o pensamento crítico e a efetivação desse pensamento, além de promover a integração interespacial, uma vez que o ambiente interfere nas ações.

O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária, ou sua livre capacidade criadora, após livrar -se das obrigações profissionais, familiares e sociais. (DUMAZERDIER, 1979, citado por ÂNGELO, 2007).

De acordo com Dumazerdier (1980, citado por ALLEN, 2010), a vivência do lazer pode ser classificada de acordo com os interesses dominantes na atividade. Assim, classifica-os como: conteúdos físico-esportivos, manuais, artísticos, intelectuais e sociais, acrescentados pelos turísticos (CAMARGO, 1992 citado por ALLEN, 2010).

Faz-se importante ressaltar que a distinção destes conteúdos só pode ser estabelecida em termos de predominância, uma vez que eles se encontram interligados, ou seja, numa vivência de interesse físico-esportiva, também é possível ter uma convivência social paralelamente, porém esta surge como consequência da primeira escolha.

Atualmente, as atividades físicas e esportivas são uma das possibilidades de lazer mais difundidas, abrangendo desde a participação em atividades físicas até a assistência de jogos (ISAYAMA, 2007 citado por ALLEN, 2010).

Dessa forma, vemos a Gincana como uma atividade oportuna para contribuir e estabelecer novos vínculos entre acadêmicos de diferentes áreas e, porque não dizer, entre acadêmicos e comunidade.

(6)

6 A partir do momento que esse laço entre acadêmicos das diferentes áreas estiver fortalecido e os preconceitos forem amenizados, será possível também estreitar os laços com a comunidade local, ainda distanciada da Universidade.

Por isso, adotar-se-á como intervenção uma prática que possa integrar um momento de lazer dos jovens acadêmicos junto à comunidade, com a realização de uma Gincana com conteúdos físico-esportivos, manuais, artísticos, intelectuais e sociais, acrescentados pelos turístico-culturais.

(7)

7

2 - JUSTIFICATIVA

Considerando-se a falta de relação sociocultural acadêmico/acadêmico e ainda acadêmico/comunidade, faz-se necessário desenvolver ações que aproximem e/ou estreitem a relação desses sujeitos, e um dos meios encontrados para isso é a possibilidade de praticar atividades de lazer que favoreçam a integração, em um período no qual não existem outros tipos de eventos na cidade e nem da Universidade favorecendo a adesão dos acadêmicos.

3 – OBJETIVO

Objetiva-se a aproximação e integração entre os acadêmicos de diferentes áreas da Universidade Federal de Ouro Preto, bem como um estreitamento de laços dos universitários com a comunidade ouropretana.

(8)

8

4 – METODOLOGIA

4.1 – Gincana

A Gincana Sou Mais Juventude será realizada na cidade de Ouro Preto envolvendo todos os polos da UFOP, tendo como local a Concha Acústica da Universidade Federal de Ouro Preto ou o Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP), e será realizada no dia 24 de agosto de 2013, ainda com horário a definir.

Serão propostas atividades diversas a serem realizadas tanto na sede quanto em seu entorno, tanto no dia quanto uma semana antes, com disponibilização prévia das atividades.

Espera-se um número de até 500 pessoas, que serão organizadas proporcionalmente em 8 (oito) equipes.

4.1.1 – Atividades da Gincana (Anexo1)

4.2 - Público alvo

O público alvo da Gincana será composto por acadêmicos da Universidade Federal de Ouro Preto, contemplando também moradores da cidade de Ouro Preto, MG.

4.3 – Das inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 01 de junho a 05 de julho de 2013, por meio do preenchimento de ficha própria, distribuída pela equipe de comunicação do evento. Não serão cobrados valores de inscrição.

(9)

9

4.4 – Formações das equipes

As equipes serão compostas por acadêmicos da Universidade de Ouro Preto. Serão feitas oito equipes e distribuídas por cores (amarelo, azul, verde limão, vermelha, branca, preta, cinza e laranja).

4.5 - Quanto à vestimenta

Será solicitado a todos os participantes uma semana antes do dia do evento, que providenciem roupas adequadas para a realização das atividades, tais como: blusas leves, bermudas, calças de malha; calçados confortáveis e fechados de preferência tênis, protetor solar, capas de chuva.

A coordenação disponibilizará a todos os participantes e blusa com logotipo do evento.

(10)

10

9 - REFERÊNCIAS

ALLEN, Stela Márcia. Espaços e equipamentos públicos de esporte e lazer em Praia

Grande/SP, observações iniciais acerca da democratização. Disponível em internet.

http://www.praiagrande.sp.gov.br. Acesso em 16 abr. 2013.

ÂNGELO, Fernanda Dias. Consensos do lazer diante um paradigma histórico

cultural. Revista Urutágua – revista acadêmica multidisciplinar , nº 13 - ago/ set./ out./

nov. 2007. Disponível em internet. http://www.urutagua.uem.br/013/13angelo.htm. Acesso em 16 abr. 2013.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Young. Estocolmo: v. 4, nº 2, 1996, p. 3-14.

Referências

Documentos relacionados

Uma barra de agitação, constituída por um magnete envolto numa fina película de vidro revestido por um filme em PDMS, como é ilustrado na figura 1.2, é colocada na amostra

Em relação às ferramentas AvaliaODE e MelhoriaODE, os pontos positivos que merecem destaque são: (i) estão integradas ao ambiente de desenvolvimento de software ODE, compartilhando

Liver resection, as well as biliary drainage, is commonly employed and represents the ideal procedure in the treatment of intrahepatic lithiasis because it can remove the

Com a elevação do preço da matéria-prima, os industriais endividados, não renovaram os canaviais e optaram pela produção de açúcar, com preços mais atraentes, além

III – PUBLICAÇÃO DO EDITAL E LEILOEIRO: O edital, com fotos e a descrição detalhada do imóvel a ser apregoado, será publicado na rede mundial de

Pelo curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para obtenção do título de Graduado em Educação Física Licenciatura será realizado

A Coligação Cívica sobre a Industria Extractiva (CCIE) recebeu com natural interesse a noticia anunciando a decisão da mineradora britânica Gemfields, de indemnizar ou

DISPOSITIVO IMUNOENZIMÁTICO PARA DETERMINAÇÃO QUALITATIVA DE ANTICORPOS DE CLASSE IgG AO VÍRUS HERPES SIMPLEX (TIPOS 1 E 2) NO SORO HUMANO... ESQUEMA DO PROCEDIMENTO