• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA SÃO JOSÉ DO CEDRO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA SÃO JOSÉ DO CEDRO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM

FAMÍLIA ACOLHEDORA – SÃO JOSÉ DO CEDRO.

O Município de São José do Cedro/SC, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, no uso de suas atribuições e com fundamento na Lei 4.594, de 28 de março de 2017, vem TORNAR PÚBLICO o processo de inscrição e seleção de famílias para formação de cadastro reserva no Serviço de Acolhimento, modalidade Família Acolhedora.

1 – OBJETIVO:

1.1 Selecionar nos termos do presente edital, famílias do município de São José do Cedro/SC, interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, destinada a formação de cadastro reserva para o acolhimento de crianças e/ou adolescentes de ambos os sexos, afastadas do convívio familiar por determinação judicial por situação de risco pessoal e social, sob medida protetiva, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei no 8.069/90.

2 – FAMÍLIA ACOLHEDORA:

2.1. Acolhe em sua casa, por um determinado período, criança/adolescente que vem sofrendo algum tipo de violação de seus direitos. É um acolhimento provisório, respeitando o seu direito a convivência em ambiente familiar, conforme previsto no art. 19, do ECA. Serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem, mediante medida protetiva, em residência de famílias acolhedoras.

3 – DA INSCRIÇÃO:

3.1. Período: 01 de Setembro de 2018 a 01 de Novembro de 2018, podendo ser prorrogado por igual período.

(2)

3.3. Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação do Município de São José do Cedro/SC, Rua São Germano, nº95, Centro. TEL.: (49) 3643-6313.

3.4 A inscrição é isenta de custos para os candidatos ao cadastro reserva para acolhimento na modalidade de Família Acolhedora.

3.5. Requisitos para o cadastro de Famílias interessadas:

3.5.1. O(s) responsável(s) deve ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;

3.5.2. Obter a concordância de todos os membros da família, independentemente da idade;

3.5.3. Ter disponibilidade de tempo, demonstrar interesse em oferecer proteção e afeto as crianças e adolescentes;

3.5.4. Ser(em) residente(s) no município de São José do Cedro há no mínimo 02 (dois) anos.

3.5.5. Apresentarem idoneidade moral, boas condições de saúde física e mental e estarem interessadas em ter sob sua responsabilidade crianças e adolescentes, devendo zelar pelo seu bem-estar;

3.5.6. Não apresentarem problemas psiquiátricos ou de dependência de substâncias psicoativas;

3.5.7. Possuírem disponibilidade para participar do processo de habilitação e capacitação das atividades do serviço;

3.5.8. Não estarem inscritas no Cadastro Nacional de Adoção e não manifestarem interesse por adoção da criança e do adolescente participante do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras; (Declaração conforme modelo fornecido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora)

3.5.9. Apresentar parecer psicossocial favorável, expedido pela equipe interdisciplinar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

3.6. Documentação necessária:

I – Ficha de Cadastro (Modelo fornecido pelo Serviço Família Acolhedora); II – Se casados, apresentar certidão de casamento;

(3)

IV – Certidão negativa de antecedentes criminais de todos os membros da família maiores de 18 anos;

V – Comprovante de residência (conta de luz ou água e/ou contrato de locação do imóvel);

VI – Copia de Identidade e CPF dos responsáveis;

VII – Comprovante de atividade remunerada de pelo menos um membro da família; VIII – Declaração de que não está inscrito no Cadastro Nacional de Adoção e que não possui interesse em adotar a criança ou adolescente do Serviço de Família Acolhedora (Modelo fornecido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora)

4 – DAS RESPONSABILIDADES:

4.1. Caberá ao Município de São José do Cedro por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

4.1.1. Realizar o processo de inscrição, seleção, capacitação e acompanhamento das famílias interessadas para formação de cadastro de reserva.

4.1.2. Realizar o acompanhamento das crianças/adolescentes e suas famílias nos seguintes aspectos:

I - Preparar e acompanhar as crianças e os adolescentes no processo de transição entre a família de origem ou família substituta e a Família Acolhedora;

II - Inserir as famílias, conforme o caso, em programas da rede de proteção e nas demais Secretarias afins e em recursos da comunidade, com vistas à reintegração familiar;

III - Acompanhar a família de origem a partir do retorno das crianças ou dos adolescentes, durante o período necessário à readaptação.

4.1.3. Repassar para a Família Acolhedora o subsídio financeiro, destinado ao suprimento das necessidades básicas dos acolhidos, conforme art. 9º, §1 e §2, da Lei n° 4.594, de 28 de março de 2017 e art.34, §4º, do ECA.

4.2 Caberá à Família Acolhedora:

4.2.1 Executar o serviço de acolhimento em sua residência;

4.2.2. Todos os direitos e responsabilidades legais reservados ao guardião, obrigando-se à prestação de assistência material, moral e educacional à criança e

(4)

ao adolescente, conferindo ao seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais, nos termos no artigo 33 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

4.2.3. Participar do processo de acompanhamento e capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

4.2.4. Prestar informações sobre a situação da criança e do adolescente acolhido à equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

4.2.5. Contribuir na preparação da criança ou adolescente para retorno à família de origem ou extensa, e na impossibilidade, a colocação em família substituta, sempre sob orientação da equipe técnica.

5 – DO RECEBIMENTO DOS SUBSÍDIOS PREVISTOS NESSE EDITAL:

5.1. O início dos trabalhos previstos nesse edital está condicionado à seleção das famílias, que terá sua execução, conforme previsto no respectivo documento.

5.2. Os valores previstos no subitem 4.1.3 somente serão repassados após encaminhamento de crianças/adolescentes para acolhimento em família selecionada e capacitada, respeitando-se as datas previstas em instrumento jurídico específico para estabelecimento da parceria e proporcional ao tempo que permanecerem no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

6 – DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

6.1. A seleção será realizada pela equipe técnica do Serviço Família Acolhedora no período de 30 dias após fechamento das inscrições, observadas as seguintes etapas:

6.1.1 Primeira Etapa – Preenchimento da Ficha de Cadastro do Serviço e reunião com todas as famílias inscritas para confirmação do interesse em ser inserido no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

6.1.2. Segunda Etapa – Avaliação Documental: Avaliação dos documentos apresentados pelas famílias, para fins de verificação da procedência e os critérios estabelecidos nesse edital. Caso a(s) família(s) participante(s) não apresentem os documentos em consonância com o exigido, será desclassificada.

6.1.3 Terceira Etapa – Capacitação inicial com as famílias inscritas, com análise dos perfis, identificação, fragilidades e potencialidades a serem trabalhados.

(5)

6.1.4. Quarta Etapa – Avaliação Técnica (psicossocial): Avaliação para verificação se as famílias inscritas preenchem os requisitos necessários à função. Nesta etapa as famílias deverão passar por um estudo psicossocial, que será realizado através de entrevistas individuais e coletivas, dinâmicas de grupo, visitas domiciliares e outras ferramentas que se fizerem necessárias.

6.1.5. Quinta Etapa - Divulgação da relação das famílias selecionadas para formação do cadastro reserva.

6.1.6. Sexta etapa – Elaboração e preenchimento do Termo de Adesão.

6.2. A classificação para uma etapa subsequente é vinculada obrigatoriamente a classificação na etapa anterior. Válido para todas as etapas. A aprovação em todas as etapas não assegura ao pretendente o acolhimento imediato, e sim a habilitação, a qual o tornará apto para efetivar o acolhimento segundo disponibilidade e necessidade do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

6.3 Não haverá ordem de classificação para as famílias aprovadas. A colocação da criança ou adolescente dependerá do perfil mais adequado de ambos.

6.4. A família acolhedora poderá acolher mais de uma criança ou adolescente, desde que não no mesmo período, salvo grupo de irmãos, conforme avaliação e aprovação da equipe técnica, como estabelece a lei pertinente.

6.5. O chamamento das famílias acolhedoras será vinculado à disponibilidade financeira do Fundo Municipal de Assistência Social de São José do Cedro/SC.

7 – DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento das presentes instruções e a aceitação das condições de seleção tais como se acham estabelecidas neste

Edital e nas normas legais pertinentes que regulamentam o processo seletivo das

(6)

7.2. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades nos documentos apresentadas, que a qualquer tempo forem verificadas, acarretará a nulidade da inscrição, com todas as suas consequências de ordem administrativa, civil ou criminal.

7.3. Quaisquer alterações, atualizações ou acréscimos sofridos por este edital, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito, ou até a data da circunstância que será mencionada será devidamente publicado.

7.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Técnica de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, ante a supervisão do Secretário responsável da pasta.

São José do Cedro, 07 de Agosto de 2018.

__________________________ António Plinio de Castro Silva,

Prefeito Municipal.

__________________________ Alexandre Vogt,

Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

No entanto este ácido gordo não é tão determinante para a obtenção de posturas com ovos viáveis de qualidade, como indicam os resultados obtidos quanto às taxas de viabilidade

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice