• Nenhum resultado encontrado

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD

_____________________________________________________________________

EDITAL DE ABERTURA PROGRAD Nº 08 DE 07 DE JUNHO DE 2017

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA DA UFGD- 2017-1

A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelas Portarias da Magnífica Reitora da UFGD nos 538/2015 de 12/06/2015 e 789/2015 de 02/09/2015, torna pública a abertura de inscrições para candidatos(as) ao preenchimento de 01 (um) vaga, para bolsistas no PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA, com validade para o ingresso, exclusivamente, no segundo semestre do ano letivo de 2017.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O candidato deverá conhecer este edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para se inscrever no Programa. A efetivação da inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2 A seleção será orientada pela Secretaria Acadêmica (SECAC/CAAC), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFGD (PROGRAD/UFGD).

1.3 A concessão da bolsa não cria vínculo empregatício de qualquer natureza entre o acadêmico selecionado e qualquer uma das instituições envolvidas.

1.4 A participação do acadêmico não caracteriza transferência de vínculo entre/para as universidades constantes do Programa.

2.

DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

DATA ATIVIDADE LOCAL HORÁRIO

09 de Junho de 2017 a 07 de julho de 2017

Período de inscrições

Secretaria Acadêmica da UFGD, situada a Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso – Dourados/MS

Das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h 11 de julho de 2017 Divulgação das inscrições não homologadas

Pela Internet, no sítio eletrônico da UFGD

http://www.ufgd.edu.br/prograd/editais/mobilidade-academica A partir das 13h

12 de julho de 2017

Recurso contra inscrições não homologadas

Protocolo Central da UFGD, situado a Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso – Dourados/MS

Das 7h às 11h e das 13h às 17h 13 de julho de 2017 Resposta aos recursos

Pela Internet, no sítio eletrônico da UFGD

http://www.ufgd.edu.br/prograd/editais/mobilidade-academica A partir das 13h

14 de julho de 2017

Divulgação dos candidatos selecionados

Pela Internet, no sítio eletrônico da UFGD

(2)

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD

_____________________________________________________________________

3. DO QUANTITATIVO E DO VALOR DA BOLSA

3.1 Serão disponibilizas 01 (um) vaga para bolsistas no PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA.

3.2 As referidas bolsas de intercâmbio acadêmico serão concedidas pelo Banco Santander, por meio de convênio, para os acadêmicos dos cursos de graduação da UFGD, no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), a ser pago em cinco parcelas de R$ 600,00 (seiscentos reais), destinados a custeios pessoais ao longo de todo o semestre letivo.

3.3 O valor da bolsa será pago diretamente a cada beneficiário mediante lançamento de crédito na conta corrente de titularidade do contemplado preferencialmente no Banco Santander.

3.3.1 Não será aceito conta conjunta nem de terceiros. 4. DOS REQUISITOS

4.1 Para concorrer a uma das bolsas de Mobilidade ANDIFES/SANTANDER, o acadêmico deverá atender os seguintes requisitos:

a) estar regularmente matriculado, e frequentando, um dos cursos de graduação da UFGD; b) ter cursado no mínimo um ano letivo;

c) não possuir reprovação no 1º e 2º semestres letivos do curso e, no máximo, até 1 (uma) reprovação nos demais períodos no histórico escolar;

d) efetuar a análise das disciplinas a serem cursadas na IFES de destino, juntamente com as equivalências na UFGD, sob a orientação da Coordenadoria do curso de graduação (Anexo II); e

4.2 As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, participantes do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica estão disponíveis em www.andifes.org.br .

4.3 Não será aceito discente que já tenha participado deste programa de Mobilidade Acadêmica.

5. DA INSCRIÇÃO E DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS

5.1 As inscrições serão realizadas na Secretaria Acadêmica (SECAC) no período de 09 de junho de 2017 a 07 de julho de 2017, no horário das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h.

5.2 Os estudantes poderão fazer uma única inscrição, indicando uma Instituição de destino. 5.3 Os documentos exigidos para a inscrição são os seguintes:

a) requerimento de inscrição, conforme formulário apresentado no Anexo I;

b) carta de motivação, expondo os motivos do interesse em participar do programa;

c) carta de apresentação emitida pela Coordenação de Curso encaminhando o aluno para a Instituição na qual será realizado o intercâmbio

d) plano de estudos, contendo o quadro de equivalência de disciplinas, conforme modelo apresentado no Anexo II, acompanhado das ementas e programas das disciplinas que pretende cursar;

e) cópia dos documentos pessoais (RG e CPF); e f) histórico acadêmico atualizado.

(3)

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD

_____________________________________________________________________

6.1 As inscrições não homologadas serão divulgadas em 11 de julho de 2017, no endereço eletrônico http://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/prograd/mobilidade-academica.

6.2 Serão indeferidas a inscrições que:

a) não atender os requisitos expressos neste edital; e/ou

b) apresentar a documentação exigida de forma incompleta e/ou incorreta. 6.3 O candidato que tiver sua inscrição indeferida poderá interpor recurso.

6.4 O recurso deverá ser entregue no Protocolo Central da UFGD no dia 12 de julho de 2017, das 7h às 11h e das 13h às 17h (Rua João Rosa Góes, 1.761- Vila Progresso – Dourados/MS).

6.5 A resposta aos recursos será divulgada no dia 13 de julho de 2017 no sítio eletrônico da UFGD http://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/prograd/mobilidade-academica.

7. DA SELEÇÃO

7.1 Será selecionado o candidato que apresentar o maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico. 7.2 Havendo o empate será selecionado, em ordem sucessiva:

a) o candidato que tenha o maior número de períodos cursados;

b) ainda persistindo o empate, a classificação será definida por ordem de sorteio.

7.3 A efetivação da mobilidade do acadêmico selecionado pela UFGD para bolsas de mobilidade ANDIFES/SANTANDER dar-se-á mediante a declaração de aceite da Instituição acolhedora.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Devido a greve dos docentes em 2015, que causou diferença nos calendários das universidades federais, a bolsa será repassada ao discente de acordo com o calendário da universidade de destino.

8.2 Os alunos selecionados deverão assumir gastos com transporte, alojamento, seguros de saúde e de vida, refeições, moradia e demais despesas.

8.3 Nos casos em que algum estudante selecionado desistir de participar do Programa ou não obtiver aceite da instituição de destino, será substituído pelo estudante pré-qualificado subsequente na classificação final. 8.4 Os estudantes inscritos deverão acompanhar, no sítio eletrônico da UFGD ( http://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/prograd/mobilidade-academica), a divulgação dos resultados por meio de editais da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFGD.

8.5 Após o término de sua participação no Programa, o estudante deverá matricular-se para o semestre letivo imediatamente posterior, bem como acompanhar o aproveitamento de disciplinas cursadas no período de mobilidade.

8.6 O presente edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

8.7 Os casos omissos serão analisados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Dourados/MS, 07 de junho 2017.

Profª. Paula Pinheiro Padovese Peixoto Pró-Reitora de Ensino de Graduação

(4)

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD

_____________________________________________________________________

ANEXO I

EDITAL PROGRAD Nº 08 DE 07 DE JUNHO DE 2017

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO1

________________________________________________________________________, Nome do(a) requerente

aluno(a) do Curso de ___________________________________, Matrícula__________________, CPF ___________________ RG ___________________, residente à _______________________ ______________________________________, Nº ___________, Bairro____________________, Cidade__________________ Estado _______, CEP _____________, Fone___________________, E-mail _________________________________________________________________________, Conta corrente nº _________________ Agência _______________ Banco ___________________ ,

vem requerer inscrição para concessão de bolsas aos alunos em atendimento ao Convênio que entre si celebram a ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e o Banco Santander Brasil S/A para apoiar o Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil e ao Edital PROGRAD 01/2017.

Nestes termos, pede deferimento.

Dourados, _____ de _________________de 2017.

____________________________________________________________ Assinatura do(a) requerente

1

ANEXAR A ESTE REQUERIMENTO

- Carta de motivação, expondo os motivos do interesse em participar do programa;

- Cópia da Carta de Apresentação emitida pela Coordenação de Curso encaminhando o aluno para a Instituição na qual será realizado o intercâmbio;

- Plano de Estudos, contendo o quadro de equivalência de disciplinas, conforme modelo apresentado no Anexo II, acompanhado das ementas e programas das disciplinas que pretende cursar;

- Xerox dos documentos pessoais (RG, CPF); - Histórico Acadêmico atualizado.

(5)

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD

_____________________________________________________________________

ANEXO II

EDITAL PROGRAD Nº 01 DE 07 DE JUNHO DE 2017

PLANO DE ESTUDOS APROVADO PELO COORDENADOR DE CURSO 1. Plano de Estudos Final aprovado pelo Coordenador

(IFES Receptora) Disciplina UFGD Código da

disciplina

Disciplina Carga

Horária

Disciplina Carga

Horária

2. Análise do Plano de Estudos apresentado pelo estudante: Deliberação do Coordenador de:

( ) Deferido ( ) Indeferido

Data: _____/_____/______ _________________________________________ Assinatura e Carimbo do Coordenador de Curso

Data: _____/_____/______ _________________________________________ Assinatura do estudante

Referências

Documentos relacionados

Sem prejuízo dos prazos e penalidades previstas no artigo 477 da CLT para o pagamento dos valores líquidos devidos em decorrência de rescisão contratual, as homologações das mesmas,

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível superior do curso de Administração,

Nesse sentido, através de um estudo de caso comparativo entre os processos interacionais na ONG MAE e na Midiograf com uma abordagem qualitativa, a intenção é compreender como se dão

LUMIGAN ® RC deve ser utilizado com cautela em pacientes com inflamação intraocular aguda (como por exemplo, uveíte – inflamação dentro do olho), pois a

(dado 520) F- Então, eu me lembro que eu, quando eu mim para cá, eu falei: "Ah, tomara que a senhora pague logo aqui para gente voltar correndo para lá, que eu quero voltar lá

uma microbacia com diferentes níveis de perturbação localizada no Parque Natural Municipal do Curió de Paracambi, RJ.. Em que: C: clímax; SI: secundária inicial; ST:

Uterveria is placed in synonymy under Cynophalla and Cynophalla amplissima (Lam.) Iltis & Cornejo is proposed as a new combination.. Key words: Capparaceae, Cynophalla,

Constituição de 1988; A Evolução da Matéria Militar no Brasil; A Matéria Militar na Constituição de 1988; Os Princípios Constitucionais Militares; Princípio da Hierarquia e