• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Geral do III Torneio de Futebol da SMC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Geral do III Torneio de Futebol da SMC"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Regulamento Geral do III Torneio de Futebol da SMC - 2016

DAS FINALIDADES

Artigo 1º - O III Torneio de Futebol Society da SMC é uma competição amadora, organizada

pela Sociedade Mineira de Cardiologia (SBC/MG) e obedecendo aos dispostos neste regulamento e legislação vigente. O Torneio tem por finalidade promover a pratica esportiva, a integração dos cardiologistas e a congregação de pessoas que buscam uma forma saudável de lazer e recreação.

DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

Artigo 2º - A abertura oficial do torneio dar-se-á no dia 02 de julho de 2016, sábado, às 8

horas, e todos os jogos do torneio serão realizados nesse mesmo dia.

Parágrafo 1º - A tabela geral do campeonato e os horários dos jogos serão enviados pela SBC/MG, por e-mail, aos participantes inscritos, após a confirmação das equipes.

Parágrafo 2º - Os jogos serão realizados em Centro Esportivo em Belo Horizonte, a ser comunicado até 01 de junho de 2016.

DAS EQUIPES PARTICIPANTES:

Artigo 3º - As equipes participantes serão formadas por atletas, sob normas regulamentares

abaixo descritas.

Inscrições das Equipes:

Artigo 4º - As inscrições das equipes deverão ser feitas até o dia 30 de maio de 2016,

preenchendo corretamente a ficha de inscrição do ANEXO 01.

Parágrafo Único – Não serão cobradas taxas de inscrição ou participação das equipes e atletas.

Inscrições dos Atletas:

Artigo 5º – Cada equipe deve ser composta por 07 (sete) atletas, sendo 6 (seis) jogadores na

linha e 1 (um) goleiro.

Parágrafo 1º - Cada equipe deverá inscrever no mínimo 08 (oito) atletas e no máximo 10 (dez) atletas. Desses, pelo menos 04 (quatro) deverão ser cardiologistas, associados da SBC/MG. Os demais atletas poderão ser médicos de outras especialidades, profissionais de nível superior da área da saúde, estudantes de medicina ou estudantes de área da saúde.

Artigo 6º - Os atletas só poderão participar em uma única equipe. Após a data de inscrição os

(2)

de uma equipe, o atleta será desclassificado da competição, e as equipes pelas quais ele jogou, perderão os pontos dos jogos.

Artigo 7º - Cada equipe deverá apresentar um capitão que assumirá a responsabilidade pelo

time e também pelo desenvolvimento do seu uniforme. A SMC fornecerá à todos os atletas de todas as equipes, coletes para futebol, tipo treinamento, numerados visando facilitar a identificação dos atletas de cada equipe.

Artigo 8º - As equipes participantes serão, a partir da inscrição na competição, totalmente

responsáveis pela integridade física de seus atletas e, caberá a elas providenciar material de primeiros socorros.

Das Partidas:

Artigo 9º - As partidas serão regidas conforme regras oficiais da Confederação Brasileira de

Futebol 7, com exceção do tempo dos jogos e dispositivos em contrário neste Regulamento.

Parágrafo 1º - Na fase classificatória os jogos das Chaves “A” e “B” serão disputados em 02 (dois) tempos de 10 (dez) minutos cada, com intervalo de 5 (cinco) minutos entre eles.

Parágrafo 2º - A partida só poderá ser realizada, quando cada equipe tiver no mínimo 4 (quatro) atletas em campo, sendo que desses, 3 (três) deverão ser cardiologistas. Será obrigatória a identificação dos atletas, antes de cada partida, através de documento de identificação com foto (original).

Parágrafo 3º - o número mínimo de cardiologistas que sempre deverá permanecer, simultaneamente, em campo será de 03 (três) atletas.

Artigo 10º - Somente o árbitro, no local, ou a SBC/MG poderá adiar a realização de alguma

partida.

Artigo 11º - Haverá uma tolerância máxima de 10 (dez) minutos após horário marcado na

tabela para o início da primeira partida. A equipe que não se apresentar em condições de jogo em até 10 (dez) minutos será considerada perdedora por WO.

Parágrafo 1º - Essa tolerância ocorrerá somente para a primeira partida, pois a partir da segunda partida, as equipes ficarão obrigadas a se apresentar com 5 (cinco) minutos de antecedência do horário marcado, devidamente uniformizadas. Caso essa regra não seja cumprida será mantido o WO.

Parágrafo 2º - Para a equipe que abandonar o campo de jogo por qualquer motivo será considerado um WO.

Parágrafo 3º – O placar de WO será considerado pelo maior placar sofrido pela equipe provocadora, sendo que o saldo de gols não será computado para artilharia.

Parágrafo 4º - Nas semifinais e finais, o tempo total de jogo será de 30 (trinta) minutos, dividido em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos com intervalo entre eles de 5 (cinco) minutos.

(3)

DA FORMA DA DISPUTA:

Artigo 12º - O III Torneio de Futebol Society da SMC será realizado em 3 (três) fases.

Parágrafo 1º - A primeira fase será a Classificatória: será disputada por até 08 (oito) equipes, distribuídas em 02 (duas) chaves, sendo a Chave “A” com 04 (quatro) equipes e a Chave “B” com 04 (quatro) equipes, jogando entre si dentro das chaves, classificando para a semifinal as 02 (duas) equipes primeiras colocadas de cada chave.

Parágrafo 2º - Na segunda fase serão disputadas a semifinal e final. O cruzamento se dará entre o primeiro colocado de uma chave e o segundo da outra. Em caso de empate os vencedores serão conhecidos através de 03 (três) cobranças de pênaltis e alternadamente, se necessário for, até que seja conhecido o vencedor. Cada pênalti deverá ser cobrado por um jogador distinto.

Parágrafo 3º - Na rodada final, haverá a disputa do terceiro lugar entre os perdedores da semifinal e o primeiro lugar entre os vencedores da semifinal. Em caso de empate os vencedores serão conhecidos através de 03 (três) cobranças de pênaltis e alternadamente, se necessário for, até que seja conhecido o vencedor. Cada pênalti deverá ser cobrado por um jogador distinto.

Parágrafo 4º – O critério para classificação em caso de empate será de acordo com o Artigo 13º desse regulamento.

Artigo 13º - Critérios de classificação para duas ou mais equipes ou para classificação do

índice técnico:

- Maior número de pontos - Maior número de vitórias - Saldo de gols

- Maior número de gols marcados - Confronto direto

- Sorteio

Parágrafo Único - A vitória somará 03 (três) pontos, empate 01 (um) ponto e derrota 0 (zero) ponto. Critério de desempate de índice técnico: em caso de número de jogos diferentes, o critério será o melhor aproveitamento percentual do total de pontos disputados.

PREMIAÇÃO:

Artigo 14º - Ficam instituídos os seguintes prêmios:

CONQUISTA PREMIAÇÃO

CONQUISTA PREMIAÇÃO

CAMPEÃO Troféu, Medalhas e Jantar de Confraternização

VICE CAMPEÃO Troféu e Medalhas TERCEIRO LUGAR Troféu e Medalhas ARTILHEIRO Troféu DEFESA MENOS VAZADA* Troféu

(4)

* Será considerada a defesa menos vazada, a equipe semifinalista, que ao final do torneio, tiver sofrido o menor número de gols ao longo de todo o campeonato. Em caso de número de partidas diferentes, será utilizado o percentual de gols por partida.

Parágrafo 1º - O critério para desempate na premiação de artilharia será: o atleta que estiver na equipe com a melhor classificação final. Caso haja empate dentro da mesma equipe, o com maior idade receberá a premiação.

Parágrafo 2º - O Jantar de Confraternização será oferecido a todos os atletas da equipe campeã que efetivamente jogaram o torneio. Caberá a cada atleta um cupom de jantar pessoal, intransferível, com direito a uma acompanhante, a ser utilizado durante os meses de julho ou agosto de 2016. Maiores informações sobre o cupom do jantar estarão disponíveis no dia da competição.

Parágrafo 3º - A entrega das premiações ocorrerá na Cerimônia de Encerramento do 26º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, no dia 09 de julho de 2016, 12 horas, no Minascentro, Belo Horizonte / Minas Gerais.

DAS PENALIDADES E PUNIÇÕES:

Artigo 15º - Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte

de atletas ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:

QUANTIDADE CARTÕES DISCIPLINARES SUSPENSÃO

02 AMARELOS 01 JOGO

01 VERMELHO 01 JOGO

Parágrafo 1º - Na reincidência as penalidades serão dobradas.

Parágrafo 2º - Um cartão não anula os outros cartões. Ex.: um atleta que receber na mesma partida o 2º amarelo e 1º vermelho, sendo todos da 1ª série, cumprirá 2 (dois) jogos.

Parágrafo 3º - As punições serão feitas de acordo com os relatórios dos oficiais de arbitragem e delegados, legais ou nomeados, e enquadrado nos Artigos Disciplinares contidos no Código Disciplinar da Confederação de Futebol 7 Society do Brasil. Os casos omissos a esse regulamento serão julgados através da comissão disciplinar.

Parágrafo 4º - Todas as pessoas devidamente registradas são passíveis de punição, estando ou não dentro de campo, basta estar dentro da praça esportiva para se tornar passível de punição a qualquer momento, sendo que em caso de agressão física ou briga, o provocador(es) ou agressor(es) da equipe estará(ão) automaticamente eliminado(s) do torneio, sem recurso junto à parte organizadora.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

Artigo 16º - À equipe inscrita caberá a responsabilidade dos exames e assistência médica a

(5)

Artigo 17º - A organizadora não se responsabilizará por acidentes ocorridos com

participantes do III Torneio de Futebol Society da SMC, ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois das partidas.

Artigo 18º - As arbitragens estarão a cargo de árbitro habilitado e devidamente identificado.

Artigo 19º - Toda equipe tem o direito de recurso contra irregularidades observadas durante a

realização do III Torneio de Futebol Society da SMC.

Parágrafo 1º - Somente o representante da equipe poderá interpor recurso junto à organizadora.

Parágrafo 2º - Todos os recursos deverão ser apresentados por escrito, até 30 (trinta) minutos após a realização da partida. Os recursos serão julgados por uma Junta Disciplinar Desportiva, compostas por diretores da SBC/MG.

Parágrafo 3º - A SBC/MG publicará as punições impostas aos atletas envolvidos em relatórios dos oficiais de arbitragem.

Artigo 20º - À SBC/MG cabe o direito de exigir toda a documentação necessária para a

defesa da equipe dentro de um prazo estipulado. Caso o reclamante não entregue esta documentação, será declarado improcedente.

Artigo 21º - As decisões da SBC/MG serão irrevogáveis, não cabendo recurso a nenhum

outro órgão esportivo ou de justiça comum.

Artigo 22º - No dia do campeonato, toda comunicação com as equipes será feita através de

comunicados, numerados (Notas Oficiais) e serão afixados nos quadros de avisos do Centro Esportivo escolhido, não cabendo às equipes alegação/recurso por desconhecimento de comunicados.

Artigo 23º - As interpretações e casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela

SBC/MG, respeitando as leis que regem a modalidade. Não serão aceitas reclamações verbais no local de jogo e as mesmas deverão ser feitas por escrito, junto à Organizadora.

Artigo 24º - Todos os participantes serão considerados conhecedores do regulamento, regras

e leis oficiais do Futebol Society.

Artigo 25º - Todas as equipes deverão preencher a ficha de inscrição de equipe (ANEXO 01),

que é parte integrante deste regulamento.

Artigo 26º - Todas as equipes deverão preencher a pré-súmula (ANEXO 02) de equipe a cada

jogo que a equipe participar.

Belo Horizonte 18 de janeiro de 2016.

(6)

DETALHES DAS REGRAS DE FUTEBOL SOCIETY

01 - TIRO E ARREMESSO DE META: Deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos, ou

por qualquer jogador da equipe favorecida pelo mesmo, com o uso dos pés. Tendo 05 (cinco) segundos para ser colocada a bola em jogo. Ultrapassando esse tempo limite, será lateral para a equipe contrária, na direção da intersecção das linhas frontal e lateral da área de meta do mesmo, além de ser falta pessoal do atleta infrator.

02 - DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme, terá 05 (cinco) segundos para

repassar a bola com as mãos para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direta do seu goleiro dentro da área de meta adversária; Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com os pés para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direta do seu goleiro dentro da área de meta adversária. O goleiro não poderá fazer nenhum lançamento dentro de sua própria área, tanto com os pés ou com as mãos, direto para o atleta de sua equipe dentro da área de meta adversária;

03 - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá devolver para o goleiro quantas vezes for

necessário, mas o mesmo não poderá recebê-la com as mãos, a não ser que seja uma devolução de cabeça (que não seja forçada) e involuntária.

04 - LATERAL E ESCANTEIO: Deverão ser cobrados com as mãos, poderá ser cobrado

para o goleiro desde que o mesmo não o receba com as mãos, e terá 05 (cinco) segundos para a cobrança do mesmo, ultrapassando este limite será revertido para a equipe adversária e falta pessoal do atleta infrator.

05 - TIRO LIVRE: Qualquer falta no Futebol 7 é tiro livre direto, que poderá ser cobrado em

02 (dois) lances até na 05ª (quinta) falta, passando a ser shoot out após a 06ª (sexta) falta coletiva

06 - FALTAS COLETIVAS, DISCIPLINARES E PESSOAIS: Cada equipe poderá

cometer por período 05 (cinco) faltas coletivas com direito a barreira, a partir da 06a (sexta) falta técnica será cobrado um Shoot Out na linha de saída da equipe infratora, ficando os demais atletas atrás da linha de saída da equipe favorecida, equivalente a 10 metros de distância da bola, podendo invadir a marcação após a bola ser movimentada pelo atleta da equipe favorecida, que terá 05 (cinco) segundos para colocar a bola em jogo, ultrapassando este tempo a cobrança passará a ser lateral para a equipe contraria. As faltas disciplinares serão coletivas e individuais até a 05a (quinta) falta, depois passará a ser apenas individual. As faltas pessoais serão apenas individuais. Todo atleta só poderá cometer 04 (quatro) faltas pessoais, sendo que na 05a (quinta) falta o mesmo deverá ser substituído, observando as possíveis punições dos cartões disciplinares, e não poderá retornar na partida ora disputada.

07 - CARTÕES DISCIPLINARES: O atleta que for advertido com Cartão Amarelo terá que

ficar fora da partida por 02 (dois) minutos cronometrados, sendo substituído imediatamente por outro atleta da equipe infratora. O atleta que for advertido com o Cartão Vermelho deverá deixar o jogo pela zona de substituição, ficando a equipe penalizada com menos um atleta até 02 (dois) minutos cronometrados, retornando outro atleta, quando a bola estiver fora de jogo e com posse da equipe infratora.

08 - APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será caracterizado quando o atleta utilizar os pés de

forma deslizante com participação de outro atleta e será considerada infração técnica e deverá ser punido com cartão disciplinar.

(7)

09 - SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não precisará parar o jogo para fazer a substituição e

deverá ser feita na linha demarcatória de substituição.

10 - MÃO NA BOLA: Se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de MÃO NA

BOLA intencionalmente, o atleta deverá ser punido com um cartão disciplinar, porém se o arbitro paralisar a partida para marcar uma infração de BOLA NA MÃO, este não será advertido com cartão disciplinar, somente será marcada uma falta técnica.

11 - UNIFORMES DE ATLETAS: O atleta deverá estar bem uniformizado, com a camisa

dentro do calção, meiões levantados e uso constante da caneleira. Todo o uniforme é de responsabilidade do atleta e de sua equipe inscrita.

12 - SHOOT OUT: Quando da cobrança do Shoot Out, a bola deverá ser colocada na linha

de saída do campo de defesa da equipe infratora e todos os atletas, exceto o cobrador e o goleiro da equipe infratora, deverão estar a uma distancia de 10 metros, ou seja, deverão estar na linha de saída no campo de defesa da equipe beneficiada com a cobrança do Shoot Out. Após a autorização de cobrança pelo árbitro, o atleta favorecido da cobrança terá 05 (cinco) segundos para colocar a bola em jogo e todos os atletas em jogo poderão correr em direção a bola e tentar tirar a mesma de posse do atleta que irá cobrar o Shoot Out, ultrapassando o tempo de limite, será lateral em favor da equipe contraria.

(8)

ANEXO 01

FICHA DE INSCRIÇÃO DE EQUIPE

FAVOR PREENCHER E ENVIAR PARA A SBC/MG: cardiologia@smc.org.br

NOME DA EQUIPE:

NOME CAPITÃO:

NOME COMPLETO DO ATLETA Carteira

Identidade Profissão / Especialid. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10)

Eu e todos os outros participantes aqui inscritos assumimos conhecer e aceitar o Regulamento Geral do III Torneio de Futebol da SMC (2016), as regras e leis oficiais do Futebol Society.

A equipe assume a responsabilidade pela integridade física de seus atletas (antes, durante e depois das partidas) e pelo desenvolvimento do seu uniforme.

Local:

Data:

(9)

ANEXO 02

PRÉ SÚMULA

(FAVOR PREENCHER E LEVAR EM TODOS OS JOGOS)

NOME DA EQUIPE:

NOME CAPITÃO: No Camisa:

NOME COMPLETO DO ATLETA Cart. Identid. Profissão No Camisa

Local:

Data:

Referências

Documentos relacionados

A significância dos efeitos genéticos aditivos e dos efeitos da interação, envolvendo os qua- tro testes de progênies foi avaliada pela análise de LTR, que foi significativa para

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Durante este estágio, tive também a oportunidade de frequentar o serviço de urgência,. onde me foi possível observar a abordagem do doente pediátrico, as patologias

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Competente poderá, na vigência do registro, solicitar a redução dos preços registrados, garantida a prévia defesa do beneficiário do registro, e de conformidade com

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,