• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

4

4ªªPPRROOMMOOTTOORRIIAADDEEJJUUSSTTIIÇÇAADDAACCOOMMAARRCCAADDEEPPAATTRROOCCÍÍNNIIOO--MMGG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO BOLSISTA PÓS-GRADUANDO

Nº. 001/2015

DAS CLÁUSULAS GERAIS

CLÁUSULA I – A 4ª Promotoria de Justiça de Patrocínio-MG, com sede na Avenida João Alves do Nascimento, nº. 1508, Sala 302, Fórum local, Centro, nesta cidade, por meio do Promotor de Justiça infra-assinado, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo para seleção de 01 (um) estagiário bolsista de pós-graduação, na área de Direito, nos termos da Lei nº. 11.788/2008 e da Resolução PGJ nº. 42/2015; com prazo de validade de 01 (um) ano a contar da data da publicação do presente edital;

CLÁUSULA II – Poderão concorrer ao processo seletivo os acadêmicos graduados em Direito que estejam cursando pós-graduação, lato ou stricto sensu, em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação, com frequência regular e cujo conteúdo do projeto pedagógico esteja relacionado às atividades de estágio (Direito Penal e Direito Processual Penal).

PARÁGRAFO ÚNICO – Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas de estágio.

CLÁUSULA III – O período de estágio não excederá 2 (dois) anos, consecutivos ou alternados, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – O estágio será encerrado após a defesa de trabalho de conclusão de curso para estudantes de pós-graduação.

PARÁGRAFO SEGUNDO – A jornada de estágio será, em regra, para estudantes pós-graduandos, de 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no período vespertino, preferencialmente.

(2)

2

DAS FUNÇÕES DO ESTAGIÁRIO

CLÁUSULA IV – São funções do estagiário de Direito: I - pesquisar conteúdo doutrinário ou jurisprudencial e estatísticas, necessários ou convenientes ao respectivo exercício funcional; II - acompanhar diligências de investigação, quando solicitado; III - controlar a movimentação dos processos judiciais, acompanhando a realização dos respectivos atos e termos; IV - prestar atendimento ao público, nos limites da orientação que venha a receber; V - desempenhar outras atividades que lhe forem delegadas, compatíveis com sua condição acadêmica.

PARÁGRAFO ÚNICO: É vedado ao estagiário de Direito o exercício de atividades concomitantes em outro ramo do Ministério Público, na advocacia, pública ou privada, ou o estágio nessas áreas, bem como o desempenho de função ou estágio no Poder Judiciário, na Polícia Civil ou na Polícia Federal.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DOCUMENTOS EXIGIDOS

CLÁUSULA V – O candidato ao estágio será submetido a processo de seleção pública, mediante prévia convocação por edital, composto por pelo menos uma prova escrita, sem a identificação do candidato, aprovando-se aqueles que obtiverem a nota mínima estipulada, com classificação da maior para a menor nota.

CLÁUSULA VI – O edital terá eficácia para preenchimento das vagas estabelecidas e das que vierem a surgir durante o período de validade da seleção.

CLÁUSULA VII – Cabe ao membro do Ministério Público, solicitante da vaga, dar ampla publicidade ao exame de seleção, além de se responsabilizar pela elaboração, aplicação e correção das provas e pelos resultados do exame para posterior divulgação.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - O edital de seleção pública deve ser enviado à Diretoria de Estágios e Convênios Acadêmicos, com um prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis antes da realização da prova, para que se proceda à publicação no portal do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A publicação do edital no sítio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais deve ser feita em até 5 (cinco) dias úteis antes da data da realização da prova de seleção.

(3)

3

PARÁGRAFO TERCEIRO - O edital, a correção das provas e os resultados do exame serão divulgados no portal do Ministério Público do Estado de Minas Gerais pela Diretoria de Estágios e Convênios Acadêmicos.

CLÁUSULA VIII – A nomeação do estagiário dar-se-á mediante preenchimento de formulário eletrônico específico e posterior encaminhamento à Diretoria de Estágios e Convênios Acadêmicos dos seguintes documentos:

I – termo de compromisso de estágio; II – plano de estágio;

III – documento atualizado que comprove regularidade escolar, emitido pela instituição de ensino, com indicação do ano ou período do curso, bem como as disciplinas ministradas;

IV – certidão de conclusão de grau, para estagiários pós-graduandos; V – declaração pessoal de disponibilidade de horário, opção de turno e de inexistência de antecedentes criminais, disponibilizada no portal do Ministério Público do Estado de Minas Gerais;

VI – cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF e Carteira de Identidade);

VII – cópia de comprovante de endereço;

VIII – número da conta corrente ou universitária do Banco do Brasil; IX – prova de seleção devidamente corrigida; e,

X – exame médico admissional.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – A ausência de quaisquer documentos relacionados na NESTA CLÁUSULA impede a nomeação do estagiário.

PARÁGRAFO SEGUNDO – A documentação necessária à nomeação deverá ser entregue à Diretoria de Estágios e Convênios Acadêmicos em até 10 (dez) dias antes do início das atividades de estágio.

(4)

4

PARÁGRAFO TERCEIRO - A nomeação será formalizada por publicação feita pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional no portal do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

DA NOMEAÇÃO E POSSE DO ESTAGIÁRIO

CLÁUSULA IX – O candidato aprovado no processo seletivo será nomeado para o exercício das funções junto à 4ª Promotoria de Justiça de Patrocínio-MG, obedecida à ordem de classificação, cuja vacância ocorrerá a partir do dia 21/10/2015;

CLÁUSULA X – A posse e o exercício do estagiário deverão ter início nos dias 01, 11 e 21 de cada mês e serão efetivados perante o respectivo órgão de execução, constando, em livro próprio, o Termo de Compromisso de regular desempenho da função.

CLÁUSULA XI – A nomeação, a posse e o exercício das funções de estagiário têm previsão de início no dia 21 de outubro de 2015.

CLÁUSULA XII – Os documentos especificados na CLÁUSULA VIII deverão ser entregues à 4ª Promotoria de Justiça de Patrocínio até o dia 02 de outubro de 2015, a fim de viabilizar a exigência contida na Cláusula VIII, Parágrafo Segundo.

DAS HIPÓTESES DE DESLIGAMENTO DO ESTÁGIO CLÁUSULA XIII: O estagiário será desligado do estágio:

I – automaticamente, ao término do prazo de validade do termo de compromisso de estágio;

II – pela defesa de trabalho de conclusão de curso para estudantes de pós-graduação;

III – por interrupção do curso na instituição de ensino; IV – a pedido do estagiário;

V – por abandono, caracterizado por ausência não justificada de 8 (oito) dias consecutivos ou de 15 (quinze) dias intercalados no período de 1 (um) mês;

VI – por baixo rendimento nos relatórios de atividades ou avaliações a que for submetido;

(5)

5

VII – por descumprimento, pelo estagiário, de qualquer cláusula do termo de compromisso de estágio;

VIII - por conduta incompatível com a exigida pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais;

IX – por reprovação, em qualquer época do período do estágio, em mais de 50% (cinquenta por cento) dos créditos disciplinares semestrais em que o estagiário se encontrar matriculado;

X – na hipótese de troca ou transferência de curso ou instituição de ensino, salvo se esta também for conveniada com a Procuradoria-Geral de Justiça;

XI – em virtude de registro indevido, com dolo, de ponto eletrônico;

XII – por interesse e conveniência do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

PARÁGRAFO ÚNICO: A Diretoria de Estágios e Convênios Acadêmicos expedirá, ao término do estágio, certificado ou certidão de conclusão, desde que reconhecida a assiduidade e o desempenho do estagiário.

DAS INSCRIÇÕES E DA PROVA ESCRITA DE SELEÇÃO

CLÁUSULA XIV – Os alunos interessados deverão solicitar o pedido de inscrição junto à 4º Promotoria de Justiça de Patrocínio-MG, situada na Avenida João Alves do Nascimento, nº. 1508, Sala nº. 302, Fórum local, Centro, nesta cidade,telefone 3832-6236, apresentando, no ato da inscrição, cópia de RG e CPF, além de declaração assinada pelo candidato, contendo seu nome, endereço, e-mail e telefone, no período de 03 a 07 de agosto de 2015, no horário de 13:00 às 18:00 horas.

CLÁUSULA XV – A prova de seleção escrita conterá 03 (três) questões discursivas, abrangendo Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Teoria Geral do Processo, além da Lei nº. 8.625/1993, Lei nº. 9.099/1995, Lei 10.826/2003, Lei nº. 11.340/2006 e Lei nº. 11.343/2006, a ser realizada no dia 10 de agosto de 2015, às 08:30 horas, segunda-feira, no Salão do Tribunal do Júri, interior do Fórum Local, que está situado na Av. João Alves do Nascimento, nº. 1508, centro, nesta cidade, devendo os candidatos comparecer ao local com trinta minutos de antecedência, no mínimo.

(6)

6

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Na data da prova discursiva, os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Não será permitida nenhuma espécie de consulta, sob pena de exclusão sumária do processo seletivo, nem o uso de aparelhos celulares ou aparelhos eletrônicos de qualquer natureza.

PARÁGRAFO SEGUNDO: O resultado do processo seletivo em apreço será divulgado em até 05 (cinco) dias, contados a partir da data da aplicação das provas. O prazo para os recursos será de 03 (três) dias úteis, contados a partir da publicação do resultado oficial, cuja análise ocorrerá, preferencialmente, no mesmo interregno.

DO VALOR DA BOLSA DE ESTÁGIO

CLÁUSULA XVI – O valor mensal da bolsa de estágio será de R$ 965,00 (novecentos e sessenta e cinco reais).

PARÁGRAFO ÚNICO – O estagiário receberá, além da bolsa mensal, o valor de R$ 5,30 (cinco reais e trinta centavos) por dia de atividade, referente ao auxílio-transporte.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

CLÁUSULA XVII – O presente edital será afixado nas dependências da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Patrocínio-MG, situada na Avenida João Alves do Nascimento, nº. 1508, Sala 302, centro, e no saguão do Fórum Local, nesta cidade.

Patrocínio, 01 de julho de 2015.

Aloísio Cunha Soares Júnior Promotor de Justiça

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

O correu associação do estresse com os problemas de saúde, sendo que aqueles que apresentaram maior nível de estresse, se comparados aos que não apresentaram,

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de