• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

NORMAS GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS

Instituto de Ciências Biomédicas

Universidade de São Paulo

(2)

I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO ICB/USP:

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída por 4 (quatro) membros: Coordenador do Programa, seu suplente e um docente, credenciados como orientadores plenos no Programa, além de membro representante discente do Programa; cada um desses membros terá um suplente.

II- PROCESSO SELETIVO

1. Para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado,

Doutorado Direto e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em

Ciências Morfofuncionais, os candidatos submeter-se-ão às seguintes avaliações:

1ª) Análise do Currículum vitae do candidato, sendo valorizados os

seguintes quesitos:

a) Publicação em revista indexada no ISI Web of Science; (1 ponto) b) Bolsas prévias de agências financiadoras (FAPESP, CNPq, CAPES); (1 ponto)

c) Apresentação de trabalho em congressos nacionais ou internacionais; (1 ponto)

d) Desempenho durante a graduação (candidatos a mestrado) / Desempenho durante o mestrado (candidatos a doutorado); (1 ponto, para candidatos sem reprovação);

e) Resultados preliminares para o desenvolvimento do projeto, caso o candidato os possua; (1 ponto);

2ª) Apresentação oral circunstanciada do trabalho experimental, a ser

realizada no tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 20 minutos, com posterior arguição sobre o modelo de estudo e metodologias empregadas para o desenvolvimento do projeto (10 pontos).

A nota de corte será: Mestrado: 7 pontos Doutorado: 10 pontos

Observação: Será emitido parecer circunstanciado por escrito pela CCP

quanto ao desempenho dos candidatos nas avaliações. Todas as provas são públicas.

2. O número de vagas para cada processo seletivo de ingresso no Programa será fixado pela CCP no edital correspondente.

3. A periodicidade do processo seletivo será: Semestral: Para Mestrado

(3)

4. A validade da aprovação no processo seletivo de ingresso, para efeito de matrícula junto ao Programa de Pós-Graduação, é de 90 dias corridos para a matrícula inicial no Mestrado ou Doutorado Direto.

5. Os documentos para inscrição no processo seletivo para os candidatos a Mestrado, Doutorado Direto ou Doutorado são os seguintes:

a) Requerimento do candidato, endereçado ao Coordenador do Programa, solicitando a inscrição (modelo disponível no site:

http://www.icb.usp.br/~anatomia/formprocesso.html);

b) Formulário de inscrição (modelo disponível no site

http://www.icb.usp.br/~anatomia/formprocesso.html);

c) Carta de Aceitação do Orientador credenciado no Programa, atestando experiência do candidato para a pesquisa, (modelo disponível no site

http://www.icb.usp.br/~anatomia/formprocesso.html);

d) 03 cópias do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido no decorrer do curso – modelo disponível na página WWW do programa;

e) 2 fotos (3x4) recentes; f) Cópia legível do:

- Diploma de Graduação, com a data da colação de grau;

- Histórico Escolar de Graduação, constando data da colação de grau; - Cédula de identidade (RG) - em nenhuma hipótese serão aceitos Carteiras de Órgãos ou de Conselhos de Classe;

- Título de eleitor; - CPF;

- Certidão de nascimento ou de casamento (quando for o caso);

- Comprovante de quitação do serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

- RNE (para os estrangeiros); g) Currículo lattes;

h) Estágio prévio na área de inserção do projeto;

i) Publicação (Para candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto): - Entrega de trabalho publicado previamente ou que tenha sido submetido até 3 meses antes da data de inscrição, dentro da atual área de atuação do candidato, em revista com Índice de Impacto ≥ 1,35, de acordo com ISI Web of Science.

j) Cópia do Histórico Escolar do Mestrado (candidatos ao Doutorado);

k) Certificado de conclusão de Mestrado (candidatos ao Doutorado); l) Exemplar da dissertação de Mestrado (candidatos ao Doutorado).

(4)

III. PRAZOS

- No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação é de trinta meses.

- No curso de Doutorado, para o portador do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de sessenta meses.

- No curso de Doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de setenta e dois meses.

IV. CRÉDITOS

1. O candidato ao título de Mestre deverá completar no mínimo 96 (noventa e seis) créditos, sendo:

- um mínimo de 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas;

- 64 (sessenta e quatro) créditos referentes ao preparo da Dissertação. 2. O candidato ao título de Doutor, sem obtenção prévia do título de Mestre (Doutorado Direto), deverá completar no mínimo 192 (cento e noventa e dois) créditos, sendo:

- um mínimo de 56 (cinquenta e seis) créditos em disciplinas; - 136 (cento e trinta e seis) créditos referentes ao preparo da Tese. 3. O candidato ao título de Doutor, portador do título de Mestre, deverá completar no mínimo 160 (cento e sessenta ) créditos, sendo:

- pelo menos 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;

- 136 (cento e trinta e seis) créditos referentes ao preparo da Tese.

4. Número máximo de créditos que podem ser atribuídos como créditos especiais respeitado o limite de 50% dos créditos obrigatórios.

Mestrado 16 créditos Doutorado Direto 28 créditos Doutorado c/Mestrado 12 créditos

V. LÍNGUA ESTRANGEIRA

A proficiência em língua inglesa constitui requisito obrigatório aos candidatos habilitados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e é valida durante 5 anos após a realização do exame. Os candidatos ao Mestrado e Doutorado deverão obrigatoriamente demonstrar proficiência, de acordo com os seguintes critérios:

1. Submetendo-se à prova de língua inglesa no Centro de Línguas da FFLCH, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (informações disponíveis no site: www.fflch.usp.br ).

(5)

2. Apresentando Certificado de Proficiência, emitido no máximo há 2 anos (em relação à data de matrícula no programa de pós-graduação), pelas seguintes instituições:

- UNIÃO CULTURAL, “Reading”, com desempenho de 50%;

- CULTURA INGLESA, teste feito para fins de inscrição no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com desempenho de 50 pontos;

ou ainda nas seguintes modalidades:

TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language - Internet - based Test) = 60 pontos;

TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institucional Test Program) = 500 pontos;

3. Candidatos a Doutorado e Doutorado Direto deverão realizar adicionalmente uma prova de inglês instrumental baseada na tradução de texto de artigo científico dentro de sua área de inserção, a qual será disponibilizada ao candidato pela CCP, em data oportuna, em até três meses após o seu ingresso.

4. Os candidatos habilitados ao ingresso no programa de pós-graduação que forem estrangeiros deverão demonstrar, além da proficiência em língua inglesa, proficiência em língua portuguesa.

5. Estarão automaticamente desligados do Programa, os alunos que não demonstrarem a proficiência suficiente no prazo de 06 meses, a contar da data da primeira matrícula na pós-graduação (para os alunos de Mestrado e Doutorado).

VI. DISCIPLINAS 1. Credenciamento:

As solicitações de credenciamento ou alteração de disciplinas serão analisadas pela CCP e devem conter: justificativa que denote importância e coerência com as linhas de pesquisa do programa, objetivos claros e bem definidos para a formação do estudante, ementa que demonstre conhecimento atual, bibliografia pertinente e atualizada e critérios de avaliação objetivos. Quando se tratar de disciplina obrigatória do programa, o professor responsável deverá ser credenciado como orientador pleno no Programa de Ciências Morfofuncionais.

(6)

2. Re-credenciamento:

No re-credenciamento da disciplina, além dos critérios anteriores, serão avaliados pela CCP a importância na formação do estudante, a atualização no contexto do programa, a regularidade de oferta e demanda de inscritos.

VII. CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS

Os critérios da CCP para cancelamento de turmas de disciplinas são: a) Desativação para criação de uma nova proposta;

b) Número insuficiente de alunos;

c) Impossibilidade de oferecimento da disciplina por problemas com o docente responsável, ou por eventuais problemas de infra-estrutura.

O prazo máximo relativo ao cancelamento de turmas pelo docente responsável é de 30 dias antes do início da disciplina, sendo que a CCP terá 7 dias para homologar essa decisão.

VIII. EXAME DE QUALIFICAÇÃO

1. O exame de Qualificação tem por objetivo avaliar a maturidade do aluno na sua área de investigação, sendo obrigatório para os candidatos ao título de Mestrado e de Doutorado.

2. Os prazos máximos para a inscrição no Exame de Qualificação são: 18 meses: a contar da data de ingresso no Mestrado 36 meses: a contar da data de ingresso no Doutorado

42 meses: a contar da data de ingresso no Doutorado Direto. 3. Para se inscrever no Exame de Qualificação o aluno deverá ter cumprido pelo menos 50% dos créditos exigidos em disciplinas, conforme ítem IV, e obedecer os seguintes critérios:

a) ter sido aprovado no exame de proficiência;

b) ter entregue o Relatório semestral de acompanhamento do Programa nas datas devidas;

c) recomenda-se enfaticamente que os alunos de Doutorado e Doutorado Direto comprovem ter, pelo menos, um artigo submetido ou aceito em periódico internacional indexado, com fator de impacto maior ou igual a 1,35, como primeiro-autor e dentro de sua atual área de atuação.

4. No ato da inscrição no Exame de Qualificação, o qual deverá ser feito com

1 (um) mês de antecedência dos prazos previstos para a realização das provas, o aluno deverá entregar na Secretaria de Pós-Graduação, os

seguintes documentos: a) Ficha do aluno;

(7)

c) Cópia do certificado de participação do Curso de Proteção Radiológica (para todos os alunos que utilizam radioisótopos em seus projetos);

d) Sugestão de banca indicada pelo orientador (formulário disponível no site: www.icb.usp.br/~anatomia).

e) Quatro exemplares do projeto de pesquisa (prévia de dissertação ou tese), contendo uma versão atualizada do trabalho de pesquisa na qual conste Introdução, Material e Métodos, Resultados Parciais, Discussão, Bibliografia e Planejamento Futuro.

f) Anuência do orientador (formulário disponível no site do Programa) 5. Quanto à Composição da Banca Examinadora do Exame de Qualificação, esta será composta por 3 membros titulares e no máximo 2 suplentes, indicados pelo orientador, conforme Formulário disponível no site: http://icb.usp.br/~svacadem/pos/formularios.html. A composição da Banca Examinadora deverá ser posteriormente homologada pela CCP.

6. O Exame de Qualificação para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, está dividido em duas partes:

a) Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa, o qual deverá durar no mínimo 30 e no máximo 50 minutos. Nesta apresentação deverão ser abordados os resultados obtidos até o momento, contextualizando-os com contextualizando-os da literatura vigente, além do planejamento futuro.

b) Arguição do trabalho pela Banca Examinadora. Esta avaliação deverá aferir preferencialmente: a familiaridade do aluno com o projeto desenvolvido, a capacidade de análise crítica quanto à justificativa, metodologia e resultados do projeto, bem como a profundidade da capacidade de discussão dos resultados obtidos.

Observações importantes:

- O não cumprimento do tempo estabelecido para a Apresentação do Seminário pode acarretar em reprovação automática, de acordo com a determinação da Banca Examinadora.

- O candidato reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, em prazo não superior a 180 dias contados a partir da data de realização do primeiro exame.

As provas são públicas e, ao final do exame, a banca emitirá um Relatório Final de Avaliação, em formulário próprio disponibilizado pela CCP, o qual será comunicado ao orientador.

(8)

IX. PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO

A partir da aprovação no Exame de Qualificação de Mestrado, e por sugestão da banca examinadora, o aluno poderá solicitar a mudança de nível com anuência do orientador. Além dos documentos solicitados para o Exame de Qualificação, o aluno deverá ser submetido aos mesmos critérios impostos para a seleção para Doutorado Direto, critérios estes elencados no Ítem II (PROCESSO SELETIVO).

X. DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO

Além do desligamento pelo Art. 54, o aluno poderá ser desligado pelo desempenho acadêmico e científico avaliado pelas exigências aqui estabelecidas.

O aluno será desligado do curso de pós-graduação por desempenho acadêmico e científico insatisfatório, após o parecer escrito e circunstanciado do orientador a respeito do andamento das atividades programadas do aluno, o qual deverá ser submetido à aprovação da CCP. Entende-se como “atividades programadas” aquelas estabelecidas no início do curso pelo orientador junto com o aluno, e com o aval da CCP.

Estas atividades programadas envolvem, além das disciplinas a serem cursadas, a elaboração de relatórios periódicos do andamento da pesquisa e de atividades desenvolvidas no período que devem ser submetidas à CCP.

O desempenho acadêmico e científico é considerado insatisfatório se o aluno não entregar o seu relatório nas datas estabelecidas pela CCP ou se o seu relatório não for aprovado 2 vezes consecutivamente.

A deliberação de desligamento do aluno pela CCP é encaminhada à CPG para homologação.

XI. ORIENTADORES E CO-ORIENTADORES

O credenciamento e re-credenciamento de orientadores para Mestrado e Doutorado no Programa de Ciências Morfofuncionais terá validade de 5 anos e será feito por meio de uma análise geral de desempenho a partir de critérios mínimos, mas não suficientes, aprovados pela CCP e descritos a seguir. Cabe à CCP a decisão final sobre as solicitações de credenciamento e re-credenciamento, com base em parecer detalhado de assessores internos e /ou externos.

Critérios mínimos para credenciamento de orientadores plenos

 Linha de Pesquisa definida;

 Condições laboratoriais adequadas para o desenvolvimento do trabalho incluindo participação direta ou indireta em projetos de pesquisa financiados;  Publicação regular na sua área de atuação em periódicos de circulação

internacional indexados pelo ISI, com Índice de Impacto ≥ 1,35 (no ano em que foi publicado), que demonstre competência na sua área de atuação (média mínima de 4 artigos/5 anos);

(9)

 Contribuição em disciplinas de pós-graduação e bancas de exames de qualificação, dissertações e teses;

 Orientação prévia de estudantes de iniciação científica ou de pós-graduação em nível de mestrado e/ou doutorado.

Critérios mínimos para credenciamento de orientador específico, incluindo docentes externos e professores visitantes

 Linha de pesquisa definida, de interesse do Programa e que seja inovadora;

 Produção científica expressiva e veiculada em periódicos internacionais indexados pelo ISI, que demonstre competência na sua área de atuação (referência mínima de 1 artigo/ano no período de 5 anos);

 Condições laboratoriais adequadas para o desenvolvimento do trabalho incluindo participação direta ou indireta em projetos de pesquisa financiados;  Para o credenciamento deverá fazer parte da análise o projeto de

pesquisa a ser desenvolvido pelo aluno;

 A inclusão de uma nova orientação fica vinculada à existência de publicação anterior, oriunda de orientações em andamento ou concluídas no Programa. O tempo de titulação também será considerado;

 Não será aceito o credenciamento no Programa de Ciências Morfofuncionais de técnicos(as) de nível de superior, estagiários(as) de pós-doutorado ou bolsistas do Programa de Jovens Pesquisadores da FAPESP.

Critérios mínimos para credenciamento de co-orientadores

 Credenciamento de Co-Orientadores só poderá ocorrer para alunos de Doutorado. A solicitação deverá estar acompanhada de uma justificativa circunstanciada do orientador, explicitando com clareza a inserção do co-orientador no projeto do aluno;

 Os critérios são os mesmos já descritos para credenciamento de orientadores plenos e específicos (no caso de orientadores externos);

 A solicitação de co-orientação deverá ser o mais precoce possível, não devendo exceder o prazo máximo de 50% do prazo total, a contar da data de matrícula do aluno no curso de Doutorado.

Critérios mínimos para recredenciamento de orientadores

Além dos critérios acima, ter:

 Contribuido em bancas de exames de qualificação, dissertações e teses;  Completado alguma orientação no período de cinco anos ou ter em

andamento a orientação de pelo menos um estudante. Ainda, será considerado o número de alunos por ele titulados no período e número de alunos egressos no período sem titulação (evasão).

 Artigos científicos bem como Comunicações em Congressos (publicadas e/ ou apresentadas em parceria com pós-graduandos);

(10)

 Participação como responsável ou co-responsável em disciplinas de pós-graduação que sejam regularmente oferecidas.

Observações importantes:

- O primeiro pedido de credenciamento, tanto para o mestrado como

para doutorado, deverá ser sempre específico; somente após a conclusão da primeira orientação o docente poderá solicitar seu credenciamento pleno.

- Credenciamento de orientadores externos à unidade serão

específicos, podendo a CCP autorizar o credenciamento pleno mediante justificativa circunstanciada.

XII. PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

1. Para depósito da Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado devem ser apresentados os seguintes documentos:

a) Declaração de anuência do Orientador;

b) Ficha do aluno, constando o número de créditos obrigatórios concluídos; c) As capas das teses e dissertações são padronizadas e devem ser obtidas na Biblioteca do ICB;

d) 08(oito) exemplares da Dissertação de Mestrado ou 12 (doze) exemplares da Tese de Doutorado, contendo a Ficha do Catálogo Bibliográfico emitida pela Biblioteca do ICB e Protocolo da Comissão de Ética em Pesquisa do ICB. Os exemplares deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do ICB, e poderá ser feito até o último dia útil anterior à data de encerramento do prazo para o depósito dos exemplares, caso o mesmo recaia em fins de semana, feriados e pontos facultativos oficialmente fixados pelo calendário e pela Instituição.

e) Preenchimento do Formulário da Comissão de Patrimônio Cultural da USP;

f) Resumo do objetivo do trabalho para fins de divulgação;

g) Requerimento dirigido ao Presidente da CPG com visto do Orientador incluindo sugestões de examinadores para composição da Comissão Julgadora;

h) Versão eletrônica da Dissertação ou Tese em pdf para sua inclusão no Banco Digital de Dissertações e Teses da USP;

i) Para os alunos de Mestrado recomenda-se enfaticamente a entrega de cópia de um trabalho submetido, não sendo necessariamente sobre a dissertação, em revista com Índice de Impacto ≥ 1,35, de acordo com ISI Web of Science.

Para os alunos de Doutorado recomenda-se enfaticamente a entrega de Cópia de um trabalho publicado, não sendo necessariamente sobre a tese, em revista com Índice de Impacto ≥ 1,35, de acordo com ISI Web of Science

(11)

XIII. NOMENCLATURA DE TÍTULO

O título concedido:

 Mestre em Ciências, Programa de Ciências Morfofuncionais  Doutor em Ciências, Programa de Ciências Morfofuncionais

XIV. OUTRAS NORMAS 1. Cursos Obrigatórios

Curso de Radioproteção: Todos os alunos que forem utilizar material radioativo em seus projetos deverão cursar a disciplina BMM5834 – Proteção Radiológica, oferecida pelo Departamento de Microbiologia do ICB/USP.

Curso de Treinamento no Uso de Animais de Experimentação: Curso oferecido semestralmente pela Comissão de Biotérios do ICB. OBS: sem a realização deste curso não será permitida a utilização do biotério.

Seminários Avançados do Programa de Ciências Morfofuncionais (BMA5815, BMA5816, BMA5891, BMA5894): Para os alunos de Mestrado, é obrigatória a participação em 2 semestres (1 ano); para os alunos de Doutorado, é obrigatória a participação em 4 semestres (2 anos). Os organizadores dos seminários são alternados à cada semestre. A frequência mínima nestes seminários é de 75%.

2. Protocolo do Comitê de Ética

Os alunos deverão submeter seus projetos para apreciação das Comissões de Ética em Experimentação Animal (CEEA) ou de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPSH) – ICB, mesmo que possua certificado emitido por outra Comissão de CEEA ou CEPSH de outra Unidade da USP ou Instituição.

O aluno deverá protocolar o projeto imediatamente e ter o certificado de ética, no máximo, até 90 dias após sua matrícula. Formulário e mais informações disponíveis no site: www.icb.usp.br/etica/

3. Relatório de Acompanhamento

Todos os alunos regularmente matriculados deverão entregar um relatório, de acordo com o modelo disponível na Secretaria de Pós-Graduação, nos seguintes períodos a contar da data de ingresso no programa:

Mestrado: semestralmente

Doutorado: anualmente

Este relatório deverá ser entregue a Secretaria de Pós-Graduação, para encaminhamento junto a parecerista interno ou externo ao Programa. O relatório deverá ter: ficha do aluno, cópia do protocolo da Comissão de Ética, carta do orientador com comentário sobre o trabalho e sobre o perfil do aluno e vir, obrigatoriamente, assinado pelo orientador dando ciência de seu conteúdo.

(12)

4. Obtenção de créditos

NOVO QUADRO DEMONSTRATIVO DOS LIMITES PARA ATRIBUIÇÃO DE CRÉDITOS POR ATIVIDADES PROGRAMADAS (Aplicação do Artigo 65 da

Resolução USP 5.473/09), APROVADO PELA CPG EM 18/08/11.

Níveis Limite de 50%

Mestrado 16 créditos

Doutorado Direto 28 créditos Doutorado c/Mestrado 12 créditos

I. CONGRESSOS E SIMILARES - Até no máximo 2 eventos por ano.

Tipo de participação Amplitude do Evento

Nacional Internacional Pôster (com registro em anais e similares) 1 (conjunto) (1º autor) 1 (conjunto) (1º autor)

Apresentação oral (com comprovante) 2 2

Participação a convite da organização (com comprovante)

1 (conjunto) 1 (conjunto) Prêmio obtido (com comprovante) *1 (conjunto) *1 (conjunto) Amplitude dos Eventos (Congressos e Similares)

 NACIONAL - promovidos por sociedades e federações científicas com abrangência nacional.

 INTERNACIONAL - promovidos por entidades científicas nacionais e internacionais com participação de, pelo menos 50%, de membros estrangeiros.

II. PUBLICAÇÕES

Máximo de atribuição Tipo de Publicação Indexado

1o Autor Co-Autor Trabalho Completo 6 créditos 2 créditos III. CAPÍTULOS EM LIVROS E MANUAIS

Tipos Máximo de atribuição

Livros, Capítulos em Livros e Manuais 2 créditos IV. PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - PAE

Quantidade de participações

Nível 1 semestre 2 ou mais semestres

Mestrado 6 créditos 0

Doutorado Direto 6 créditos 5 créditos Doutorado c/Mestrado 4 créditos 0

* A ser acrescido quando ocorrer premiação pela apresentação seja na forma de pôster ou oral.

CNR/CA/CC 31/08/2012

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

Shojaie preparou e caracterizou uma série de filmes de híbridos de acetato de celulose (AC) com sílica preparada in situ pelo método sol-gel, usando TEOS como

Quadro de métodos e técnicas utilizados nas pesquisas contemporâneas em Arquitetura e Urbanismo: heranças, concordâncias e diferenças com as Ciências Sociais, Processo Geral

críticas e sugestões possam ser analisadas pelo “grupão”. No entendimento da pesquisadora, é necessária uma maior discussão para correção e alinhamento das

[r]

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Ao considerar a notável melhoria nos resultados do Idepe alcançados pelas escolas de Ensino Médio após a implementação do Programa de Educação Integral,