• Nenhum resultado encontrado

O aluno deverá imprimir o caderno de exercícios e resolver na mesma folha. ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O PRAZO DE ENTREGA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O aluno deverá imprimir o caderno de exercícios e resolver na mesma folha. ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O PRAZO DE ENTREGA."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Colégio Mallet Soares

Avaliação: Recuperação paralela do 1 ano- 212

Professor(a): WELLYNGTON B MOURÃO

Aluno(a):___________________________________________________ NOTA Nº:_________ Turma:______________________ Data:_____________ Introdução

O aluno deverá imprimir o caderno de exercícios e resolver na mesma folha.

ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O PRAZO DE ENTREGA.

Questão 1 -

A separação de misturas é uma das principais operações realizadas em pequena escala em laboratórios, e em grande escala em indústrias nos diversos setores. Para separar de maneira eficiente as misturas

querosene e água (1), álcool e água (2) e hidróxido de sódio e água (3), os procedimentos corretos, na ordem 1, 2, 3, são:

A) decantação, destilação e destilação.

B) filtração, sifonação e precipitação.

C) decantação, destilação e filtração.

D) destilação, decantação e decantação.

E) destilação, sifonação e filtração.

Questão 2 -

A prática hospitalar demanda a coleta de amostras sanguíneas para a realização de exames complementares. Quando uma amostra de sangue é centrifugada, o objetivo é:

A) vaporizar componentes voláteis.

B) acelerar a filtração para remoção de sólidos insolúveis.

C) remover sólidos solúveis.

D) fazer flutuar as partículas insolúveis.

E) acelerar a decantação.

Questão 3 -

Considere as seguintes misturas I. areia e água,

II. etanol e água, III. água e sal, IV. gasolina.

As quatro misturas foram submetidas a uma filtração em funil com papel e, em seguida, o líquido filtrado foi aquecido até sua total evaporação. Uma das misturas apresentou resíduo sólido após a filtração enquanto que outra apresentou resíduo sólido após a evaporação. Essas misturas são, respectivamente,

A) I e II

B) I e III.

C) I e IV.

(2)

Questão 4 -

Sobre os procedimentos químicos da destilação de uma solução aquosa de sal de cozinha e suas aplicações

Assinale a alternativa correta.

A) O sal de cozinha entra em ebulição ao mesmo tempo da água e é colhido no erlenmeyer.

B) O condensador possui a função de diminuir a temperatura dos vapores produzidos pelo aquecimento e, assim, liquefazer a água.

C) A temperatura de ebulição do sal de cozinha é menor que a temperatura de ebulição da água.

D) A eficiência do método de destilação é pequena para separar o sal da água.

Questão 5 -

Para executar a separação dos componentes da mistura contendo ferro, sal e areia, devem ser realizadas as seguintes operações:

A) apenas cristalização fracionada.

B) somente destilação fracionada.

C) aquecimento da mistura e destilação fracionada

D) aquecimento da mistura, dissolução em água e separação magnética.

E) separação magnética, dissolução em água, filtração e destilação.

Questão 6 -

Algumas substâncias utilizadas no nosso cotidiano são obtidas por métodos de separação e purificação de substâncias e nos proporcionam benefícios, tais como: a preparação do cafezinho, a obtenção do sal comum e na construção civil para separação de areia grossa da areia fina. Que métodos,

respectivamente, nestes exemplos?

A) Filtração, evaporação e peneiração.

B) Destilação, filtração e decantação.

C) Filtração, flotação e decantação.

D) Liquefação fracionada, destilação e flotação.

E) Aquecimento, evaporação e levigação.

(3)

Questão 7 -

A Bacia de Campos, na região norte do estado do Rio de Janeiro, é a bacia petrolífera que mais produz na margem continental brasileira, respondendo atualmente por mais de 80% da produção nacional de petróleo. A operação que permite a obtenção tanto da gasolina quanto do querosene do petróleo cru é a:

A) Decantação

B) Destilação

C) Filtração

D) Catação

E) Extração com água

Questão 8 -

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro deste ano, a Emescam sediou o V Congresso de Ciências da Saúde, concomitante à IV Mostra de Ciências da Saúde, na qual os alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Serviço Social apresentaram, de forma multidisciplinar e multiprofissional, as habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso, além dos trabalhos de pesquisa que realizam sob orientação dos professores.

Um dos stands do curso de Farmácia, no campo da Biotecnologia, apresentou, na prática, o processo de conversão de sacarose em etanol. Em sua última etapa, o processo de obtenção do etanol, em escala de laboratório, requer o uso de uma vidraria indispensável, denominada condensador. Essa etapa consiste de:

A) um processo químico. B) uma filtração. C) uma decantação. D) uma precipitação. E) uma destilação. Questão 9 -

Os componentes de uma mistura podem ser separados de acordo com suas propriedades físicas e técnicas que fazem parte de uma variedade de processos físicos de análise imediata.

Assim, para a separação dos componentes da mistura de areia com serragem de madeira, a melhor técnica é a

A) catação da serragem com pinças especiais.

B) decantação da areia após a adição de óleo seguida de filtração.

C) centrifugação que separa os grãos de areia da serragem de madeira.

D) incineração da mistura e a separação posterior das cinzas por centrifugação.

E) flotação após adição de água, porque a serragem de madeira é menos densa que a água.

Questão 10 -

O garimpo é uma forma rudimentar de mineração que foi muito utilizada em diversas regiões do Brasil. Nos garimpos de aluvião, a extração do ouro é feita por meio de uma bateia. O ouro, mais denso, fica no fundo da bateia e a areia, mais leve, é arrastada pela água corrente. Um dos problemas ambientais da atividade garimpeira é a utilização de um metal pesado para a formação da amálgama com o ouro. A atmosfera local é contaminada com vapores desse metal, assim como o solo, os rios, os peixes, os animais e o homem. O processo de separação do ouro da areia recebe o nome de

A) decantação.

B) evaporação.

C) flotação.

D) levigação.

(4)

Questão 11 -

A água potável consumida pela população de Teresina é captada do Rio Parnaíba e tratada nas estações de tratamento de água da AGESPISA, denominadas ETA I, ETA II, ETA III e ETA IV, produzindo um volume mensal médio de 6 bilhões de metros cúbicos de água tratada. Uma das etapas do tratamento da água consiste na aglutinação de partículas, as quais, por possuírem dimensões reduzidas e baixa densidade, apresentam dificuldade de sedimentação. Esta etapa é denominada:

A) Aeração. B) Decantação. C) Floculação. D) Sifonação. E) Precipitação. Questão 12 -

Sobre a matéria, suas características e seu comportamento, assinale o que for correto.

1) Misturas homogêneas são monofásicas e chamadas de soluções.

2) A água é classificada como substância simples e tem seu ponto de ebulição dependente da altitude.

4) Uma mistura de dois compostos, que em condições ambiente são gases e encontram-se na forma pura, será sempre homogênea.

8) Nas misturas heterogêneas sólido-líquido, as fases podem ser separadas por processos como decantação, centrifugação e filtração.

16) Oxigênio (O2) e Ozônio (O3) são gases classificados como substâncias compostas.

Soma: Questão 13 -

A maioria das plantas absorve mais eficientemente os elementos (N-P-K-Ca) dos quais necessita para o seu crescimento, quando o pH do solo se encontra em torno de 6,5. Em áreas agricultáveis próximas a centros urbanos com intenso tráfego, no qual os veículos automotores utilizam combustíveis fósseis, constata-se que há um decréscimo na produção agrícola por hectare plantado. Analisando o texto, é correto afirmar como uma das possíveis causas para o decréscimo na produção agrícola

A) adição ao solo de solução de ácido clorídrico diluído, produzida pela chuva ácida, muito comum em regiões onde não trafegam aviões e que sejam muito distantes de rios, lagos e mares.

B) chuva ácida comum em regiões próximas a centros urbanos, onde veículos automotores que utilizam combustíveis fósseis trafegam intensamente, contribui para elevar o pH do solo para valores próximos de 12, no qual as plantas absorvem melhor os nutrientes.

C) chuva ácida que se precipita nessas regiões contribui para a diminuição do pH do solo, e, em consequência, o processo de absorção dos nutrientes pelas plantas fica prejudicado,

ocasionando decréscimo de produção.

D) efeito estufa comum, apenas, nessas regiões de tráfego intenso de veículos eleva a temperatura da área plantada, volatilizando os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas,

transformando-os em gases tóxicos.

E) chuva ácida comum nessas regiões é absorvida, integralmente, pelos rios e lagos próximos às áreas plantadas; em consequência, as raízes das plantas, ao entrarem em contato com a água dos rios e lagos, são completamente destruídas.

(5)

Questão 14 -

A água de um rio contém diversos tipos de poluentes que a tornam imprópria para o consumo humano. Para torná-la potável, é necessário submetê-la a processos químicos próprios de uma estação de tratamento de água. Uma das etapas do tratamento de água é a floculação, que se fundamenta na formação do hidróxido de alumínio, um precipitado gelatinoso, que adsorve, em sua superfície, as impurezas existentes na água. Num tanque de floculação, adiciona-se à água do rio, que foi captada, o sulfato de alumínio, que é um dos reagentes usados para esse fim. Com relação à etapa de floculação, é correto afirmar que

A) para facilitar a formação do hidróxido de alumínio, deve-se adicionar ao tanque de floculação uma substância que acidifique o meio.

B) o sulfato de alumínio é usado como reagente floculante, porque o SO4 2–

, ao se hidrolisar, origina o ácido sulfúrico, que é um excelente coagulante.

C) as substâncias alcalinas adicionadas ao tanque de floculação facilitam a formação do hidróxido de alumínio, que é o agente floculante.

D) a adição de carbonato de sódio ao tanque de floculação impede a formação dos flocos, pois esse sal em meio aquoso acidifica o meio.

E) a hidrólise do sulfato de alumínio produz, no tanque de floculação, um meio fortemente alcalino, com valor de pH acima de 10.

Questão 15 -

A água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos e, por isso, é imprescindível racioná-la. Embora, o planeta seja formado por três quartos dessa substância, a quantidade de água potável

corresponde, apenas, a 2% de toda a água do planeta. A partir dessas considerações, é correto afirmar:

A) O aumento do efeito estufa favorece a condensação da água, o que resulta em inundações e enchentes.

B) A água potável é uma mistura homogênea que apresenta substâncias dissolvidas.

C) A água do mar, por conter cloreto de sódio dissolvido, NaCl(aq), apresenta pH < 7, sendo, por isso, imprópria para o consumo humano.

D) As águas existentes na superfície terrestre não apresentam condutividade elétrica porque não contêm eletrólitos.

Questão 16 -

O “biogás”, formado na degradação anaeróbica de resíduos orgânicos em lixões e tanques sépticos, tem sido utilizado como fonte alternativa de energia. O principal constituinte combustível no “biogás” é:

A) Ozônio B) Metano C) Gás carbônico D) Ureia E) Amônia Questão 17 -

A falta de manejo adequado no sistema de esgotamento sanitário de Correntina, no oeste baiano, está comprometendo a eficácia do processo de tratamento de efluentes. O esgoto é jogado no rio Correntina cerca de 2,0 km acima de um balneário. O sistema de tratamento dispõe de uma lagoa de decantação e outra de estabilização, em que os raios ultravioleta matam a maior parte de bactérias. Após esses estágios, a água, 70% livre de micro-organismos, é jogada ao rio, quando o sistema é bem manejado.

Uma análise dos aspectos de tratamento de água de esgotos de Correntina permite afirmar:

A) A decantação é um processo químico empregado no tratamento de água para separar líquidos de ponto de ebulição diferente.

B) A água da lagoa de estabilização livre de 70% de micro-organismos possui grande demanda por oxigênio.

(6)

amônia, NH3(aq), na água produzida pela oxidação de íons nitrato, NO3 –

(aq).

D) Os raios ultravioleta da radiação solar oxidam átomos de oxigênio a íon óxido, O2−(aq), responsáveis pela destruição de micro-organismos.

E) O tratamento de efluentes pelo manejo adequado do sistema de esgotamento inclui processos físicos e bioquímicos.

Questão 18 -

Não há até agora elementos que permitam concluir que a extração petrolífera tenha influência nas mudanças climáticas. Em geral, o petróleo ocupa os espaços porosos de rochas denominadas reservatórios. Devido à segregação gravitacional, eventualmente formam-se nos reservatórios capas de gás (acima dos intervalos com petróleo) e aquíferos (zonas portadoras de água de formação localizadas abaixo desses intervalos). Em alguns casos, a extração do óleo se dá por mecanismos naturais, primários, quando os volumes produzidos são repostos, por exemplo, por expansão da capa de gás e aquífero. Em outros casos, obtêm-se melhores resultados injetando-se artificialmente gás, água ou outros fluidos (gás carbônico, vapor-d’água, solventes, etc) com o emprego de métodos de recuperação denominados secundários ou terciários.

(BACOCCOLI, 2009, p. 9). Os dados apresentados no texto, indicam que não há contribuição da extração de petróleo para o

aquecimento global e, consequentemente, para as mudanças climáticas na Terra, porém sabe-se que a utilização do petróleo e de seus derivados pode ocasionar

A) elevação dos teores de H2S(g) na atmosfera, o que acarreta o aumento de problemas respiratórios na população mundial.

B) diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre, elevando os índices de mortalidade de organismos aeróbios.

C) diminuição da quantidade de matéria orgânica presente no solo, resultado do descarte de resíduos advindos da sua utilização.

D) aumento da densidade de organismos anaeróbios, resultante da redução dos níveis de CO2 atmosféricos.

E) intensificação do efeito estufa responsável pela elevação da temperatura média da superfície terrestre.

Questão 19 -

Fogos de artifícios são utilizados em festividades como festas de São João e de Ano Novo. As belas cores observadas no céu devem-se às transições dos elétrons nos níveis de energia (camadas eletrônicas) dos átomos de alguns elementos usados na confecção dos fogos. A cor amarela é obtida quando se usam compostos de sódio, a cor vermelha com estrôncio, a cor púrpura com potássio e a cor branco-prateada com magnésio.

De acordo com o texto, os elementos responsáveis pela cor vermelha, púrpura e branco-prateada apresentam, respectivamente, os símbolos químicos

A) Es, P e Mg. B) Es, K e Mg. C) Es, P e Mn. D) Sr, K e Mg. E) Sr, P e Mn. Questão 20 -

Cloro, bromo e iodo são elementos químicos classificados como halogênios. Logo, eles

A) localizam-se no mesmo grupo (ou família) da tabela periódica.

B) estão no mesmo período da tabela periódica.

C) possuem o mesmo número atômico.

D) apresentam mesma eletronegatividade.

(7)

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá