• Nenhum resultado encontrado

Editorial - I ENCONTRO INTERNACIONAL ONLINE DE PSICOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editorial - I ENCONTRO INTERNACIONAL ONLINE DE PSICOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO SALGADO REVISTA ENCONTROS CIENTÍFICOS UNIVS

V.2, N.1. 2020

EDIÇÃO ESPECIAL - I ENCONTRO INTERNACIONAL ONLINE DE PSICOLOGIA DA UNIVS

EDITORIAL

I ENCONTRO INTERNACIONAL ONLINE DE PSICOLOGIA

Antoniel dos Santos Gomes Filho1 | Isabela Bezerra Ribeiro2 (Organizadores)

Caro/a leitor/a,

A Revista Encontros Científicos UniVS é um periódico científico semestral que tem como objetivo contribuir para a divulgação da ciência no nordeste brasileiro, em especial, no Estado do Ceará, através da apresentação e veiculação dos resultados de investigações teóricas e práticas nas diversas áreas do conhecimento.

O periódico encontra-se disponível para colaboração de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as e possui um conselho científico multidisciplinar composto por professores e pesquisadores das mais diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

A Revista Encontros Científicos UniVS (REC-UniVS) aceita submissão de trabalhos científicos em português, espanhol e inglês e o publica na língua que foi submetido. O periódico possui as seguintes seções: Editorial, Artigos Completos, Resumos Expandidos e Comunicação Breve. As submissões acontecem em fluxo contínuo, não há prazo para submissão, por isso, os trabalhos aprovados serão publicados no Volume e Número imediato ao tempo da comunicação de aprovação.

Os novos contextos a partir da pandemia por COVID-19

Poderíamos até o momento em que finalizamos esse editorial adjetivar o ano de 2020 como sendo no mínimo “movimentado”. A pandemia mundial por COVID-19 movimentou o mundo, as pessoas e as instituições, inclusive as educacionais. Em algum nível, individual ou coletivo, nos seres humanos nos movimentamos por conta de um outro ser vivo, um novo vírus. Alguns se isolaram, outros tiveram que manter suas atividades profissionais presenciais e/ou remotas, estudantes e professores adaptaram e/ou construíram novos processos de ensino-aprendizagem. Nesse ínterim a ciência também se movimentou, congressos, fóruns e outras reuniões científicas foram sendo (re)criados e movimentados nesse novo momento, através das mídias e plataformas digitais. É nesse contexto que apresentamos o I Encontro Internacional Online de Psicologia desenvolvido pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

(2)

Revista Encontros Científicos UniVS | Edição Especial - I Encontro Internacional Online de Psicologia da UniVS |

I Encontro Internacional Online de Psicologia

O I Encontro Internacional Online de Psicologia aconteceu em 12 de junho de 2020, sob a adaptação dos outros eventos que ocorreriam durante o semestre na modalidade presencial. Pensando na proteção dos alunos e profissionais da UNIVS o evento foi realizado pelo canal do Youtube do Centro Universitário Vale do Salgado.

Acredita-se que no momento em que a sociedade se adapta ao isolamento é necessário falar ainda mais sobre saúde mental, sobre as implicações sociais que a pandemia escancarou, como também falar de mecanismos culturais que ajudam a aliviar as tensões causadas.

O evento ocorreu nos períodos da manhã, tarde e noite. Teve como convidados profissionais da psicologia, antropologia, literatura, discentes apresentando trabalhos e artigos produzidos nos grupos de estudo da UniVS, os quais enriqueceram os diversos debates ao longo do dia. O evento tomou espaço internacional pela presença de palestrantes e inscritos de países como Canadá, Portugal e Moçambique.

A construção de um espaço de debate dialético entre profissionais faz parte do cotidiano da Psicologia. Para além, compreender como a linguagem através da propagação de temas, e o conhecimento aprendido com estes faz a população formular hipóteses sobre novos fatos, polêmicos e desconhecidos, faz parte de um debate sobre representações sociais tão comum a psicologia social e comunitária. Essas representações geralmente são construídas e perpetuadas com e pela comunicação entre os sujeitos, participativos de uma comunidade. Para tanto, estuda-se os fenômenos sociais a partir de uma relação em comunidade e através dessa linguagem social. Podemos notar em estudos tanto internacionais como em Moscovicci (Representações Sociais), como em estudos nacionais com Wagner e Lane (psicologia comunitária).

A pandemia e o isolamento social trouxeram esse elemento novo para nossa comunicação, um novo coronavírus (COVID-19), e junto a ele a construção social do conhecimento sobre o contágio, o adoecimento, as formas de tratamento, as comorbidades, e como a saúde mental foi afetada por essas condições. A programação do evento refletiu um debate plural sobre algumas repercussões da pandemia no nosso convívio:

A abertura do Encontro foi realizada pelo Diteror da UniVS, Prof. Wilson Santos e pelo coordenador do curso de Psicologia, Prof. Lielton Maia. Seguidos da mesa-redonda sobre: A leitura como promotora da saúde mental em época de isolamento social, com os debatedores Profa. Sandra Mary Duarte, Dra. Mirella Maria Veras e o Prof. Antonio Elder Monteiro Sales. O segundo debate da manhã teve como tema: Diálogos sobre a violência Doméstica na Pandemia, com as debatedoras M.e. Thamires Pereira Alves e M.e. Isabela Bezerra Ribeiro.

(3)

No período da tarde, o tema da vez foi: Narrativa, memória e esquecimento: desafios para uma escuta sensível e ação transformadora, com os debatedores: Dr. Aluísio Ferreira de Lima e Me. Kecya Nayane Lucena Brasil. Seguidos da apresentação dos artigos produzidos no Grupo de Pesquisa em Psicologia Social (GPPS).

A noite tivemos a mesa-redonda sobre: Feminismo Negro no Brasil, que teve como palestrante a Dra. Fernanda Thomaz, sob coordenação do M.e. Antoniel dos Santos Gomes Filho. O encerramento se deu com a exibição de vídeos em forma de músicas, poesias e resenha de literatura, enviadas pelos alunos e convidados inscritos no evento, a proposta faz parte do IV Encontro de Leitores, idealizado pela Profa. Sandra Mary Duarte.

O I Encontro Internacional Online de Psicologia da UniVS, como evento científico, e seguindo o padrão dos demais eventos do curso de psicologia, também se propôs como incentivo à produção acadêmica, com o lançamento do edital para publicação de artigos nesta edição especial da Revista Encontros Científicos UniVS.

Um pouco sobre a Edição Especial da Revista Encontros Científicos UniVS

A edição especial da Revista Encontros Científicos UniVS conta com 12 artigos completos e 3 Resumos Expandidos, totalizando 15 comunicações científicas. Diversos são as temáticas apresentadas na edição. O estudo de Coêlho, Rodrigues e Leite Jr. apresenta um debate sobre o projeto de extensão TRANSEMPREGO que teve como objetivo oferecer orientação de carreira para a população travesti e transexual (homens e mulheres trans) da região do Cariri. Ribeiro, Carneiro e Fernandes apresentam um estudo cuja temática vem sendo discutida na contemporaneidade brasileira, a violência sexual contra as mulheres.

Fernandes et al. com base na fenomenologia apresenta um longo debate sobre a contracultura nos anos 1960 nos Estados Unidos. Araújo e Ribeiro tomam como tema o brincar como agente principal do desenvolvimento infantil. As representações sobre sexualidade na velhice e/ou terceira idade é alvo dos estudos de Santos e Ribeiro. Outra fase da vida, a adolescência é alvo dos estudos de Silva, Holanda e Ribeiro.

Os movimentos sociais dos anos de 1960 são o foco dos estudos de Silva et al.; o grupo de autores apresenta aos leitores as ressonâncias da contracultura norte-americana. Lima et al. apresenta um tema delicado, o suicídio entre idosos. A subjetividade na adolescência é estudada por Idelfonso et al.; os autores mostram que a adolescência é uma fase do desenvolvimento para o desenvolvimento do indivíduo e suas potencialidades.

(4)

Revista Encontros Científicos UniVS | Edição Especial - I Encontro Internacional Online de Psicologia da UniVS |

Menezes et al., apresenta aos leitores/as um debate sobre situações de assédio sexual contra as mulheres no ambiente de trabalho a partir drama sul coreano “Something in the Rain”. Os relacionamentos amorosos e suas distorções cognitivas são analisadas por Bezerra e Silva. Os autores destacam que no que tange as distorções cognitivas os participantes do estudo são de fato acometidas pelos pensamentos negativos sobre si que as distorções como: E se?, Previsão do futuro, Afirmação do tipo “deveria”, Ampliação/Minimização e Raciocínio emocional estão relacionadas com as relações abusivas.

Silva, Marciel e Gonçalves, apresentam o tema da saúde mental dos profissionais de saúde em tempos de COVID-19. Vale ressaltar que esse é um debate salutar no momento em que vivemos. Sousa e Braga, também apresentam um estudo sobre os impactos do novo coronavírus; os autores através de um relato de experiência tratam do acolhimento em tempos de pandemia. Por fim, Bruno e Alves, trazem como temática a saúde metal de profissionais que atuam em hospitais infantis; destacam que a necessidade de construção de políticas públicas para prevenção e tratamento de possíveis quadros clínicos psicopatológicos.

Esperamos, com edição especial da Revista Encontros Científicos UniVS que reúne os trabalhos do I Encontro Internacional Online de Psicologia da UniVS, contribuir para o desenvolvimento da ciência, bem como sua produção e divulgação.

Caro leitor(a), desejamos uma boa leitura dos artigos, e que estes sejam fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Aguardamos o seu trabalho nas próximas edições regulares da Revista Encontros Científicos UNIVS!

(5)

*Nota dos Organizadores da Edição Especial - I Encontro Internacional Online de Psicologia

Os organizadores desta Edição da Revista Encontros Científicos UniVS destacam que os conteúdos intelectuais contidos nos manuscritos são de responsabilidade dos/as autores/as que o assinam. Cabendo a organização e comissão científica sua leitura e organização técnica.

1Coordenador da Comissão Científica do I Encontro Internacional Online de

Psicologia da UniVS. Editor-chefe da Revista Encontros Científicos UniVS. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Discente de

Licenciatura em Sociologia (FAVENI). E-mail:

antoniel.historiacomparada@gmail.com

2Coordenadora da Comissão Científica do I Encontro Internacional Online de

Psicologia da UniVS. Doutoranda e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no curso de psicologia do Centro Universitário Vale do

Referências

Documentos relacionados

CLÁUSULA 21 – ALTERAÇÕES DO CONTRATO DE TRABALHO: Ficam proibidas as alterações nas condições de trabalho, inclusive no local de trabalho, durante o aviso prévio dado

Nos parâmetros de sobrevivência, crescimento (comprimento total, peso, ganho de peso, taxa de crescimento específico e taxa de crescimento diário) e metamorfose

b) O texto apresenta a ideia de que muitos filhos adolescentes geram preocupações para os pais, mas acaba revelando que os pais também podem gerar preocupações para os filhos. c)

5.1. As listas dos candidatos aos exames de admissão serão publicadas com uma antecedência de, pelo menos, duas semanas em relação ao 1º dia da realização das provas. As

William Barret para a Sociedade Britânica para o Avanço das Ciências sobre. transferência de

que à época já havia mentes luminares que entendiam que a punição pela punição não seria capaz de resolver o problema do menor. As Convenções e Fóruns internacionais

Tendo isso em vista, este estudo exploratório tem como objetivo identificar os domínios esquemáticos e tipos de violência sofrida entre mulheres em situação de violência que

Por isso, ao trazer à tona, em suas investigações, a violência cultural como referencial legitimador da violência, tanto direta quanto estrutural, Galtung inaugura uma via