• Nenhum resultado encontrado

AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Ministério do Trabalho Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho Matéria: Informática Professor: Kátia Quadros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA DEMONSTRATIVA. Concurso: Ministério do Trabalho Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho Matéria: Informática Professor: Kátia Quadros"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos

AULA DEMONSTRATIVA

1. APRESENTAÇÃO ... 2

2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL ... 13

3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS ... 25

4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS ... 31

Concurso: Ministério do Trabalho

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho

Matéria: Informática

(2)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS 1. Apresentação

Olá aluno do Concurseiro 24 horas

Meu nome é Kátia Quadros e sou formada em Processamento de Dados, tenho especialização em Desenvolvimento Web. Trabalho com desenvolvimento e ministro aulas desde o ano de 1998.

Sou professora de informática e arquivologia para concursos públicos desde 2008. Trabalho em cursinhos presenciais em Curitiba e também em cursinhos on line. Hoje é nossa primeira aula de informática rumo ao concurso AFT.

Em 2009, penúltimo concurso, realizado pela banca ESAF, não tínhamos informática no edital. Mas em 2013, último concurso, realizado pela banca CESPE, informática se fazia presente.

Como estamos acostumados, o edital de informática é bastante extenso. Muitas vezes as versões não são especificadas, fazendo com que tenhamos que estudar várias delas para que possamos alcançar êxito na prova.

Além disso, informática é cheia de detalhes. Atalhos, localização de funcionalidades, funções e conceitos. Devemos nos preparar para todo tipo de cobrança. ESAF é detalhista. CESPE é uma caixinha de surpresas. Sim... Digo isso no sentido que nunca sabemos se a prova será fácil ou muito difícil. Vamos nos preparar para correr uma maratona, mas CESPE pode cobrar apenas 20 km, como foi na prova passada. Estava fácil para quem estudou um pouco. Mas não é sempre assim! Quem estuda sabe! Vide provas da PF, por exemplo.

No último concurso foram 15 questões de informática. Um número considerável, visto que hoje em dia uma questão coloca o candidato à frente de muitos outros. Como estudar informática diante de tantos conceitos, atalhos, funcionalidades, enfim, diante de um edital tão extenso? Estudando as bancas, o que elas cobram. A proposta deste curso é prepara-lo para a prova de informática do concurso para AFT seja ele elaborado pela banca CESPE ou ESAF. Vamos estudar a teoria e resolver questões ao final de cada aula.

Eu aconselho estudar com o material e o computador. E na hora de resolver os exercícios, esqueça o computador. Use apenas a sua memória. Ela é sua aliada na prova. Se houver dúvidas, claro use o computador para saná-las.

Vejamos o edital do último concurso, em 2013, realizado pela banca CESPE: NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).

(3)

3 Redes de computadores.

3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.

3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares).

3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.

3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais.

4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança.

E vamos ao cronograma, segundo o edital:

Aula 1 Data: 21/04/2014

Planilhas - (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

Estudaremos Calc, Excel 2007, 2010 e 2013, versões cobradas em provas recentes. Começaremos hoje, nesta aula demonstrativa, este estudo.

Aula 2 Data: 28/04/2014

Edição de textos - (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

Estudaremos Writer, Word 2007, 2010 e 2013, versões cobradas em provas recentes.

Aula 3 Data: 05/05/2014

Apresentações - (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

Estudaremos Impress, PowerPoint 2007, 2010 e 2013, versões cobradas em provas recentes.

Aula 4 Data: 21/05/2014

Segurança da Informação. Procedimentos de segurança.

(4)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Aula 5 Data: 26/05/2014

Redes de computadores.

Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de

Internet e intranet.

Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla

Firefox, Google Chrome e similares).

Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla

Thunderbird).

Sítios de busca e pesquisa na Internet.

Grupos de discussão.

Redes sociais.

Estudaremos os conceitos cobrados em provas acerca da internet e intranet. Os navegadores, correio eletrônico, busca na web que é bastante cobrada pela banca CESPE.

Aula 6 Data: 02/06/2014

Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).

Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Estudaremos conceitos acerca do SO Linux, assim como comandos. E estudaremos as versões do SO Windows cobrados em prova.

Aula 7 Data: 06/06/2014

BIZU

Pontos mais relevantes de todo o edital.

Este será o cronograma que iremos seguir!

Lembro que cada aula será seguida de questões comentadas referentes ao assunto estudado, essenciais para complementar seu estudo.

A aula de hoje é uma demonstração, por esse motivo, teremos uma aula breve e com poucas questões comentadas. Na aula 1 continuaremos o estudo acerca das Planilhas Eletrônicas.

Antes de partirmos diretamente para a aula, convido você, caro aluno a analisar a prova do concurso passado, ano de 2013, banca CESPE:

(5)

Com referência ao Word 2010 e à figura acima, que contém uma janela desse software com parte de um texto em processo de edição, julgue os itens que se seguem.

Questão n.1

Ao se selecionar uma palavra do texto em edição e clicar o botão essa palavra será negritada. Se, em seguida, o botão for clicado, essa palavra será sublinhada e a formatação em negrito será mantida. Se, a seguir, o botão for clicado novamente, o sublinhado será retirado dessa palavra, mas ela manterá a formatação em negrito.

Comentário: Simples cobrança acerca de formatação de texto. Estes são botões de efeito de texto que você pode observar na imagem que a própria banca disponibiliza. Após selecionar o texto, clicando uma vez no botão temos o efeito, e na segunda vez, o efeito é retirado.

Botão Negrito. Atalho: CTRL + N. Botão Sublinhado. Atalho: CTRL + S. Gabarito: Certo

(6)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS Caso a palavra Relato, na primeira linha, seja selecionada e, em seguida, o botão

seja clicado, essa palavra será recuada para a direita, deixando um espaço em branco entre ela e a margem esquerda da página.

Comentário: Este não é o botão de recuo, mas o botão refazer. O botão para recuo são estes: .

Botão Refazer. Atalho: CTRL + R. Botão Diminuir e Aumentar Recuo. Gabarito: Errado

Questão n.3

Para se aumentar o tamanho da fonte da palavra estágio, localizada no primeiro parágrafo, é suficiente aplicar um duplo clique entre duas letras dessa palavra e clicar em .

Comentário: O duplo clique seleciona a palavra e o botão em questão aumenta o tamanho da fonte.

Botão Aumentar fonte. Atalho: CTRL + >. Gabarito: Certo

Questão n.4

Se o primeiro parágrafo for selecionado e, em seguida, for clicado o botão , todo esse parágrafo será apagado.

Comentário: Este é o botão limpar formatação. O texto fica com a formatação padrão do Word: Fonte: Calibri (Corpo) tamanho 11.

(7)

Com relação à figura acima, que mostra uma janela do Windows 7, julgue os itens a seguir.

Questão n.5

Ao se clicar sobre o ícone e, em seguida, clicar o botão , o arquivo Relato será removido da pasta Exemplos e inserido na pasta MTE.

Comentário: Este é o Windows Explorer do Windows 7. Ao se clicar no botão este voltará para o local (pasta ou unidade) selecionado anteriormente.

Gabarito: Errado Questão n.6

Ao se clicar com o botão esquerdo do mouse em um local vazio abaixo do ícone , será apresentada uma lista de opções, entre elas uma que permite criar uma nova pasta dentro da pasta Exemplos.

Comentário: Pegadinha! O examinador fala em botão esquerdo. A lista de opções é acessada através do botão direito do mouse.

(8)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Com relação ao Excel 2010 e à figura acima, que mostra uma janela desse software com dados de uma planilha em processo de edição, julgue os próximos itens.

Questão n.7

Para se calcular as somas do salário e da gratificação de João, de José e de Maria, inserindo os resultados, respectivamente, nas células D2, D3 e D4, é suficiente realizar a seguinte sequência de ações: clicar a célula D2, digitar =B2+C2 e, em seguida, teclar ENTER ; posicionar o ponteiro do mouse sobre o canto inferior direito da célula D2; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; arrastar o mouse até que seu ponteiro esteja posicionado no canto inferior direito da célula D4; finalmente, soltar o botão esquerdo do mouse.

Comentário: Bem... Questão de MUITA ATENÇÃO... O único erro nesta questão é que após digitar a função na célula D2 e teclar ENTER, a célula selecionada passa a ser a D3, de modo que não é possível executar o próximo passo da questão.

Gabarito: Errado Questão n.8

Ao se selecionar as células C2, C3 e C4 e clicar o botão , aparecerá, na célula C5, o número 1.000.

Comentário: Outro detalhe: Ao se selecionar as células C2, C3 e C4 e clicar o botão , aparecerá, na célula C5, o número 1000. Isso mesmo, sem o ponto. Para que o ponto apareça é necessário formatar a célula através do separador de milhar.

(9)

Gabarito: Anulada.

Questão n.9

Para se selecionar o conjunto formado pelas células A2, A3 e A4, é suficiente realizar a seguinte sequência de ações: clicar a célula A2, manter pressionada a tecla SHIFT e clicar a célula A4.

Comentário: Exato. A tecla Shift faz com que a sequência toda seja selecionada. Gabarito: Certo.

Com relação ao Google Chrome e à figura acima, que mostra uma janela desse navegador com uma página da Web sendo exibida, julgue os itens subsequentes.

Questão n.10

Para se acessar a página de correio eletrônico Gmail, é suficiente aplicar um clique duplo no botão .

Comentário: Este é o botão Personalizar e controlar o Google Chrome. Através dele acessamos o seguinte menu:

(10)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Gabarito: Errado Questão n.11

Na página mostrada, as pop-ups não estão bloqueadas.

Comentário: Estão bloqueadas. Basta observar o símbolo na barra de endereços.

Gabarito: Errado Questão n.12

O botão funciona de forma similar ao botão ; entretanto a lista de links gerada pelo segundo botão não é ordenada pelo número de acessos, como ocorre na lista de links gerada pelo primeiro botão.

Comentário: Estou com sorte leva o usuário direto ao primeiro link que o google mostraria como opções na lista de links da pesquisa.

(11)

A respeito do BrOffice Writer e da figura acima, que mostra uma janela desse software com um texto em processo de edição, julgue os

itens a seguir.

Questão n.13

O botão pode ser usado para se aplicar, a um trecho de texto, a formatação de outro trecho. Para isso, deve-se selecionar o texto cuja formatação se deseja copiar, clicar nesse botão e, em seguida, selecionar com o mouse o texto ao qual se deseja aplicar a formatação.

Comentário: A ferramenta pincel copia a formatação tanto no Word como no Writer.

Gabarito: Certo Questão n.14

Para se aplicar negrito à palavra Relato, na primeira linha, é suficiente selecionar essa palavra, pressionar e manter pressionada a tecla e, em seguida, pressionar a tecla .

Comentário: Seguindo todos os passos propostos, percebemos que sim, a palavra fica em negrito. Mesmo assim foi anulada.

(12)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Gabarito: Anulada

Acerca do PowerPoint 2010 e da figura acima, que mostra uma janela desse software com uma apresentação em processo de preparação, julgue o item seguinte.

(13)

Questão n.15

Para se iniciar a apresentação dos eslaides a partir do eslaide atual, é suficiente clicar o botão .

Comentário: Sim, este é o botão para iniciar slides a partir do atual. Atalho: SHIFT + F5.

Gabarito: Certo

Bem, esta foi a prova e para o padrão CESPE não estava difícil. Mas se você sentiu dificuldades, saiba que ao final do nosso curso elas serão todas sanadas.

Abaixo, deixo meu endereço no facebook para qualquer contato, sugestões, críticas ou dúvidas. Estou à disposição!

Facebook: https://www.facebook.com/profkatiaquadros

Bons estudos!

2. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL Excel 2010

Segundo a Microsoft, o Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas) para analisar dados e tomar decisões Especificamente, você pode usar o Excel para acompanhar dados, criar modelos de análise de dados, criar fórmulas para fazer cálculos desses dados, organizar dinamicamente os dados de várias maneiras e apresentá-los em diversos tipos de gráficos profissionais.

Conhecendo as Características do MS-Excel Planilha Eletrônica

(14)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS Pastas de trabalho abertas: Limitado pela memória disponível e pelos recursos do sistema (o padrão é 3 folhas).

Intervalo de zoom: 10 por cento a 400 por cento. Extensão: .xlsx

Nesta aula inaugural, vamos focar nas principais funções do Excel cobradas em provas de concurso. Durante o curso, estudaremos outros conceitos acerca do Excel como as Guias, por exemplo, ou outros recursos, como Alça de Preenchimento. O tema escolhido para a aula inaugural foi devido a grande incidência de questões acerca das funções do Excel. Você precisa saber todas elas.

A UTILIZAÇÃO DE FÓRMULAS

Inserindo Fórmulas para fazer Cálculos

A planilha do Excel reconhece um cálculo ou fórmula quando se inicializa a célula com o sinal de igual (=). Além do sinal de = uma fórmula também pode ser precedida por: + (mais) ou - (menos).

Assim, é possível, por exemplo, somar em uma célula C3, o valor de uma célula A3 mais o valor de uma célula B3, como também, pode-se, multiplicar, dividir, subtrair ou inserir outras fórmulas.

Digite um valor na célula A3 e outro na célula B3, e na célula C3 digite = .

Selecione a célula A3, digite o sinal de +, selecione a célula B3 e pressione ENTER.

Temos o resultado na célula e a função utilizada na Barra de fórmulas. Observe!

(15)

=A3:B3 -> Nesse caso o sinal “:” indica que o excel deverá utilizar as células A3 até B3.

=A3;C3 -> Nesse caso o sinal “;” indica que o excel deverá utilizar as células A3 e

B3.

Ou, use o botão Auto Soma após selecionar os valores desejados.

Operadores

Os operadores especificam o tipo de cálculo que você deseja efetuar nos elementos de uma fórmula. Há uma ordem padrão na qual os cálculos ocorrem, mas você pode alterar essa ordem utilizando parênteses.

É importante ressaltar que o Excel trabalha com os parênteses, quando se pretende fazer vários cálculos em uma mesma célula, a fim de priorizar aqueles que devem ser realizados primeiramente.

(16)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Então, se para uma célula D5, deseja-se calcular:

1. a soma de B1 com C3

2. multiplicado pelo valor da célula F5 e, por último divido por 3

é preciso montar a seguinte fórmula, na célula D5:

=(B1+C3)*F5/3 ou =((B1+C3)*F5)/3

Prioridade dos Operadores 1.ª prioridade - %

2.ª prioridade - ^ 3.ª prioridade - * e / 4.ª prioridade - + e -

Operadores de igual prioridade são executados da esquerda para a direita.

Referências

Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células numa planilha e indica ao Microsoft Excel onde pode fazer a procura de valores ou dados que pretende utilizar numa fórmula. Com as referências, podem-se utilizar dados contidos em diferentes partes de uma planilha, numa fórmula ou pode-se utilizar o valor de uma célula em várias fórmulas. Também se pode fazer referência a outras planilhas na mesma pasta de trabalho e para outras pastas de trabalho. As referências a células de outras pastas de trabalho são denominadas vínculos.

(17)

Dois Pontos (:) Utilizado para fazer referência de um intervalo de endereço de células em uma função.

Ponto e vírgula (;) Serve para separar argumentos de uma função. =Soma(A1:A5;C3)

Referência à outra planilha: No exemplo a seguir, a função de planilha MÉDIA calcula o valor médio do intervalo B1:B10 na planilha denominada Marketing na mesma pasta de trabalho.

Muito importante!

Observe que o nome da planilha e um ponto de exclamação (!) precedem a referência de intervalo.

Temos a função, no exemplo a função média, depois, entre parênteses temos o nome da planilha, o ponto de exclamação e por último o intervalo de células.

Referência para outra pasta de trabalho: =[pasta1]plan2!A1

(18)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Onde =[pasta1] refere-se ao nome do arquivo Plan2! Refere-se a planilha e

A1 refere-se à célula.

FUNÇÔES

Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

Principais Funções Soma =SOMA(arg1;arg2;...;arg30) Exemplos: =soma(a1:a5) =soma(a1:a5;5) =soma(a3;5;c1:c20)

Esta função soma dois ou mais números. Note, nos exemplos, que a referência “:” significa até e a referência “;” significa e. E que podemos usar ambos os sinais na mesma função.

Média

=MÉDIA(arg1;arg2;...;arg30)

Preste atenção ao conceito:

A função Média soma os argumentos e divide pelo número de argumento.

(19)

=média(a1:a5) =média(a1:a5;6) =média(a3;2;c1:c10)

A média, nesse exemplo, será a soma de a1, a2, a3, a4 e a5 dividido por 5.

Máximo

=MÁXIMO(arg1;arg2;...arg30)

Exemplos:

=máximo(c1:c10) =máximo(c1:c10;3)

Mostra o Maior valor no intervalo

Mínimo

=MÍNIMO(arg1;arg2;...arg30)

Exemplos:

=mínimo(c1:c10) =mínimo(c1:c10;3)

Mostra o Menor valor no intervalo

Raiz

=RAIZ(argumento)

Retorna a raiz quadrada de um número positivo passado como argumento.

(20)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS Exemplos: =raiz(c1) =raiz(9) INT =INT(a2) =INT(c4*b4)

Usamos para arredondar um número com casas decimais para o inteiro, descartando as casas decimais.

Cont.se

=CONT.SE(intervalo;condição)

Exemplos:

=cont.se(c3:c8;”>=2”) =cont.se(c3:c8;a2)

Realiza a contagem de todas as células de um intervalo que satisfazem uma determinada condição.

Perceba que no exemplo queremos que o Excel conte o número de células que contenham o valor referido em C4 (condição), ou seja, o valor 5. As células que o Excel deve procurar e contar esse valor são as células C3 até C8 (intervalo). Nesse caso temos o resultado 2.

(21)

Cont.núm

=CONT.NÚM(intervalo)

No exemplo, de C3 até C8 temos apenas 4 números.

O Excel não entende data como número. Conta quantas células contêm números. Cont.valores =CONT.VALORES(intervalo)

Conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.

Somase

=SOMASE(intervalo;condição)

Exemplo:

=somase(c1:c10;”>=5”)

Nesse caso, o excel realizará a soma apenas das células no intervalo C1 até C10 que contenham valores iguais ou

Realiza a soma de todos os valores de um intervalo que satisfazem uma determinada condição.

(22)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS maiores que 5. Outros

números são ignorados.

Podemos ter a função SOMASE com a seguinte sintaxe: SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])

Veja o exemplo, nesta questão:

Uma planilha do Microsoft Excel apresenta os valores a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o resultado gerado pela fórmula =SOMASE(A1:A5; “>15”;B1:B5). a) 0 b) 21 c) 32 d) 72 e) 95

Veja o resultado diretamente em uma planilha do Excel:

Agora vamos entender este resultado! =SOMASE(A1:A5; “>15”;B1:B5)

(23)

A função Somase, neste caso em que tenho o intervalo da soma definido, irá fazer com que o Excel selecione o intervalo indicado: A1:A5, obedeça a condição que é: >15, mas some os valores que constam nas células correspondentes: B1:B5.

Então o Excel irá somar os valores 5, 7 e 9, pois esses valores estão no intervalo B1:B5 e correspondem aos valores 23, 32 e 17 que estão no intervalo A1:A5 e que obedecem a condição: ser >5.

SE

Retorna valores diferentes dependendo do resultado de uma expressão.

É usada para testar condições, ou seja, se a condição especificada equivaler à verdadeira e a outra se equivaler a falsa.

=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Você deve pensar na função “SE” como uma pergunta que só pode ter duas respostas. A primeira resposta será sempre SIM e a segunda sempre NÃO. Essa maneira de pensar resolve qualquer questão que envolva essa função.

Então o “SE” funciona como todos os “SEs” da nossa vida: SE chover não vou à praia, SE eu tiver dinheiro vou à festa, SE eu tiver média final igual ou maior que 7,0 sou aprovado no colégio. Sim, SE você estudar com certeza vai passar no concurso! É lógica pura!

No exemplo abaixo temos um boletim escolar, onde o aluno que tiver nota igual ou maior a 7,0 será aprovado, senão será reprovado.

(24)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Vamos entender:

=SE -> aqui tenho a função

A função SE é uma pergunta com duas possíveis respostas: SIM ou Não:

F7>=7 -> Aqui tenho a pergunta: F7 é igual ou maior a 7?

Então vou lá na célula F7 e olho seu conteúdo. Percebo que ela contém a média 8,0. Logo, 8,0 é maior que 7; então eu respondo a pergunta que fiz acima com SIM.

Quando respondo SIM à pergunta (condição), o Excel mostra a resposta especificada na função que está logo após o “;”, neste caso a palavra “Aprovado”.

Quando respondo NÃO à pergunta, o Excel mostra a segunda resposta especificada na função, após o “;”, neste caso a palavra “Reprovado”.

Então, professora, quer dizer que sobre a célula F9 que contém o valor 3,8 (coitado desse aluno), o Excel mostrará a segunda resposta? Exatamente! Ele foi Reprovado.

Sugiro prestar atenção e estudar muito a função “SE”, pois é amplamente cobrada em provas!

(25)

Ainda vamos continuar estudando outras funções do Excel nas próximas aulas. Não, ainda não acabou! Ainda temos funções importantes como Se aninhado, funções aninhadas, funções de data, dentre outras.

Agora vamos resolver questões! Hoje resolveremos 10 questões e nas próximas aulas teremos a média de 30 questões por aula.

Bons estudos!

3. Questões com comentários 1) (ESAF/2010 – SMF/RJ) No Excel,

a) sinal de percentagem (%) e vírgula(,) são operadores lógicos. b) sinal de maior que (>) é operador de transformação.

c) sinal de percentagem (%) e acento circunflexo(^) são operadores aritméticos. d) dois pontos (:) é operador aritmético.

e) sinal de igual a (=) é operador de concatenação

Comentários: Percentagem %, circunflexo(^) são operadores aritméticos Vírgula(,) é utilizada apenas para separar casas decimais.

Maior que (>),igual a (=) são operadores de comparação.

Dois pontos (:) é utilizado para fazer referência de um intervalo de endereço de células em uma função.

Gabarito: C

2) (ESAF/2004 - AUDITOR FISCAL/CE) No editor de planilhas eletrônicas Excel, considerando-se uma planilha inicialmente vazia, preenche-se as células A1 com o valor 5, A2 com o valor 15 e A3 com o valor 25. Após esta tarefa, preenche-se a célula B3 com a seguinte fórmula:

=SOMA(A1:A3) e, finalmente, retorna- se à célula A1 e preenche-se com a seguinte fórmula:

=SOMA(A1:B3). Ao se teclar <Enter>

a) a célula A1 estará preenchida com o valor 90. b) a célula A1 estará preenchida com o valor 85. c) a célula A1 estará preenchida com o valor 80. d) a célula A1 estará preenchida com o sinal ####.

(26)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS e) O Excel emitirá uma mensagem de erro informando a tentativa de criar uma referência circular.

Comentários: O Excel abre uma janela com mensagem de referência circular.

O sinal ##### é exibido em uma célula quando o valor contido nesta é maior que a largura da célula. Basta aumentar a largura da mesma e o problema será solucionado.

Gabarito: E.

Com base na figura acima, que ilustra uma planilha em edição no Excel, a partir da qual foi gerado o gráfico mostrado, julgue os itens que se seguem.

3) (CESPE/ 2013 – TRT/10ª) É possível calcular a média aritmética dos valores contidos nas células B2, B3, B4 e B5 a partir da fórmula = Média(B2:B5).

Comentário: Não usamos o autosoma nesta função. O correto seria apenas = Média(B2:B5).

(27)

Considerando a figura acima, que ilustra parte de uma janela do Excel 2010 em execução em um computador com sistema operacional Windows 7, julgue os itens subsecutivos.

4) (CESPE/ 2012 – PC/AL) Considere que o número 200 seja inserido na célula A1 e o número 100 seja inserido na célula A2. Nessa situação, para que o resultado do produto do conteúdo das células A1 e A2 conste da célula B1, é correto que o conteúdo da célula B1 tenha a seguinte sintaxe: =A2*A1.

Comentário: Exatamente. O produto é a multiplicação, e o símbolo * representa a multiplicação entre valores.

Gabarito: Certo

5) (CESPE/ 2012 – Agente de Polícia Federal) Em uma planilha Excel, para somar os valores contidos nas células de B2 até B16 e colocar o resultado na célula B17, é suficiente que o usuário digite, na célula B17, a fórmula =SOMA(B2:B16) e tecle ENTER.

Comentários: Questão simples cobrando função soma e intervalo de células. Para somar você pode utilizar a função do enunciado ou o botão autosoma .

Estudando além da questão: Agora me diz se está certo eu somar esse mesmo intervalo dessa forma: =SOMA(B2:B15;16) e teclar ENTER. Está certo? Sim, está. Nesse caso : significa até, ou seja B2 até B15 e o ; significa e. Ou seja B2 até B15 e também B16, obtendo o mesmo resultado.

(28)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS 6) (CESPE/ 2012 – PC/AL) Caso, na figura abaixo, em que é ilustrada uma planilha do aplicativo Excel, seja digitada, na célula marcada (B9), a fórmula B2+B3+B4+B5+B6+B7, será possível obter a quantidade total de veículos listados.

Comentários: Questão de atenção! Faltou o sinal de = iniciando a fórmula, sem ele não conseguimos obter o resultado. Lembrando que ao invés de usar o sinal de =, a fórmula pode também começar com o sinal de +.

Gabarito: Errado.

Janela II

7) (CESPE/2013 – MIN) Na situação da planilha mostrada na janela II, considere que a célula D2 deva apresentar a média aritmética dos valores que se encontram

(29)

nas células B2 e C2. Nesse caso, é suficiente que o usuário clique na célula D2, digite nessa célula a expressão =média(B2:C2) e, em seguida, tecle ENTER.

Comentários: Sim, a fórmula está correta. Basta digitá-la e teclar enter e teremos a média das células B2 e C2.

Gabarito: Certo.

A figura acima ilustra uma planilha em edição no Microsoft Excel 2007 (MSExcel 2007), que apresenta valores hipotéticos de seis processos. Nessa planilha, o total e a média aritmética dos valores dos seis processos serão inseridos nas células C8 e C9, respectivamente. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

8) (CESPE/2010 –MPU) O valor da média aritmética dos seis processos pode ser obtido com o seguinte procedimento: clicar a célula C9 e, em seguida, digitar a fórmula =MÉDIA(C2;C7).

Comentários: Para obter a média desse intervalo deve-se utilizar o separador : que significa até e não o ; que significa e: =MÉDIA(C2:C7).

(30)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

9) (CESPE/2011 –TRE/ES) Para se calcular a média aritmética dos números contidos nas células B2, B3 e B4, inserindo-se o resultado na célula B5, é suficiente clicar a célula B5, digitar =B2+B3+B4/3 e, em seguida, teclar ENTER.

Comentários: Preste ATENÇÃO!!! Faltaram os parênteses! Apenas isso... Pura matemática básica: =(B2+B3+B4)/3  Agora sim temos a média aritmética. Ou ainda podemos usar a fórmula: =média(B2:B4)

Gabarito: Errado

10) (CESPE/2012 –ANCINE) No Microsoft Excel 2007, o acionamento do botão , depois de se ter selecionado uma sequência de células contendo números, todas dispostas em uma mesma coluna de uma planilha, produzirá como resultado a soma desses números.

Comentários: Exato. Esse botão vem sendo amplamente cobrado e a função dele é somar números dispostos nas células, em linha ou coluna.

(31)

4. Questões sem comentários 1) (ESAF/2010 – SMF/RJ) No Excel,

a) sinal de percentagem (%) e vírgula(,) são operadores lógicos.

b) sinal de maior que (>) é operador de transformação.

c) sinal de percentagem (%) e acento circunflexo(^) são operadores aritméticos.

d) dois pontos (:) é operador aritmético.

e) sinal de igual a (=) é operador de concatenação

2) (ESAF/2004 - AUDITOR FISCAL/CE) No editor de planilhas eletrônicas Excel, considerando-se uma planilha inicialmente vazia, preenche-se as células A1 com o valor 5, A2 com o valor 15 e A3 com o valor 25. Após esta tarefa, preenche-se a célula B3 com a seguinte fórmula:

=SOMA(A1:A3) e, finalmente, retorna- se à célula A1 e preenche-se com a seguinte fórmula:

=SOMA(A1:B3). Ao se teclar <Enter>

a) a célula A1 estará preenchida com o valor 90.

b) a célula A1 estará preenchida com o valor 85.

c) a célula A1 estará preenchida com o valor 80.

d) a célula A1 estará preenchida com o sinal ####.

e) O Excel emitirá uma mensagem de erro informando a tentativa de criar uma referência circular.

Com base na figura acima, que ilustra uma planilha em edição no Excel, a partir da qual foi gerado o gráfico mostrado, julgue os itens que se seguem.

3) (CESPE/ 2013 – TRT/10ª) É possível calcular a média aritmética dos valores contidos nas células B2, B3, B4 e B5 a partir da fórmula = Média(B2:B5).

(32)

MTE – AUDITOR FISCAL DO TRABALHO INFORMÁTICA Prof. KÁTIA QUADROS

Considerando a figura acima, que ilustra parte de uma janela do Excel 2010 em execução em um computador com sistema operacional Windows 7, julgue os itens subsecutivos.

4) (CESPE/ 2012 – PC/AL) Considere que o número 200 seja inserido na célula A1 e o número 100 seja inserido na célula A2. Nessa situação, para que o resultado do produto do conteúdo das células A1 e A2 conste da célula B1, é correto que o conteúdo da célula B1 tenha a seguinte sintaxe: =A2*A1.

5) (CESPE/ 2012 – Agente de Polícia Federal) Em uma planilha Excel, para somar os valores contidos nas células de B2 até B16 e colocar o resultado na célula B17, é suficiente que o usuário digite, na célula B17, a fórmula =SOMA(B2:B16) e tecle ENTER.

6) (CESPE/ 2012 – PC/AL) Caso, na figura abaixo, em que é ilustrada uma planilha do aplicativo Excel, seja digitada, na célula marcada (B9), a fórmula B2+B3+B4+B5+B6+B7, será possível obter a quantidade total de veículos listados.

Janela II

7) (CESPE/2013 – MIN) Na situação da planilha mostrada na janela II,

(33)

apresentar a média aritmética dos valores que se encontram nas células B2 e C2. Nesse caso, é suficiente que o usuário clique na célula D2, digite nessa célula a expressão =média(B2:C2) e, em seguida, tecle ENTER.

A figura acima ilustra uma planilha em edição no Microsoft Excel 2007 (MSExcel 2007), que apresenta valores hipotéticos de seis processos. Nessa planilha, o total e a média aritmética dos valores dos seis processos serão inseridos nas células C8 e C9, respectivamente. Com base nessas

informações, julgue os itens subsequentes.

8) (CESPE/2010 –MPU) O valor da média aritmética dos seis processos pode ser obtido com o seguinte procedimento: clicar a célula C9 e, em seguida, digitar a fórmula =MÉDIA(C2;C7).

9) (CESPE/2011 –TRE/ES) Para se calcular a média aritmética dos números contidos nas células B2, B3 e B4, inserindo-se o resultado na célula B5, é suficiente clicar a célula B5, digitar =B2+B3+B4/3 e, em seguida, teclar ENTER.

10) (CESPE/2012 –ANCINE) No Microsoft Excel 2007, o acionamento do botão , depois de se ter selecionado uma sequência de células contendo números, todas dispostas em uma mesma coluna de uma planilha, produzirá como resultado a soma desses números.

GABARITO

1 – C 2 – E 3 – ERRADO 4 – CERTO 5 – CERTO

Referências

Documentos relacionados

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

aplicação e gestão dos recursos públicos aplicação e gestão dos recursos públicos por parte das entidades integrantes da administração pública direta e indireta

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Annita ® somente deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando se o médico avaliar que os benefícios justificam o risco potencial para o lactente (criança que está

Os parâmetros analisados neste projeto foram o peso da estrutura e a dimensão da fundação rasa para cada sistema estrutural; concreto armado e aço.. Essas análises nos dão um

Buscamos soluções que nos apoiem no monitoramento de dados sobre o uso da água em tempo real, visando aumentar a acurácia no cálculo do balanço hídrico em um ambiente que não

Abrindo a Revista, na seção de artigos, temos as pertinentes reflexões de Adriana Maria Avila e Edival Sebastião Teixeira, que trazem para o debate o texto: