• Nenhum resultado encontrado

2º 3 º ciclos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º 3 º ciclos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2º|3 º ciclos – 2018|19

Segunda-feira, 13 de maio 2019 OS PASTORINHOS

INTRODUÇÃO

Quem são os santos mais jovens da Igreja Católica sem terem sido mártires? Jacinta Marto e Francisco Marto.

Nascidos em Aljustrel, pequeno lugar da Paróquia de Fátima, no início do século XX, os irmãos Francisco e Jacinta e a sua prima Lúcia crescem num ambiente familiar modesto, numa terra agreste, pacata e isolada. Não sabiam ler nem escrever, e pouco saberiam da geografia, da história e do pensamento do mundo que se encontrava para lá da sua serra. Receberam uma educação cristã muito simples, como seria de esperar no ambiente serrano em que viviam.

TEXTO

Aos sete anos a LÚCIA começou a pastorear o rebanho da família. Algum tempo depois, são os primos que pedem para a acompanhar, guardando também o rebanho dos seus pais. Os três passavam grande parte do seu tempo na serra com as ovelhas, distraídos na alegria da sua infância.

A Lúcia era uma criança desperta para o amor de Deus. Ainda com seis anos, ao receber pela primeira vez o Corpo de Cristo, não hesita em fazer a sua prece: «Senhor, fazei-me santa, guardai o meu coração sempre puro, para ti só» (M 72). O desejo íntimo de ser totalmente envolvida pelo abraço de Deus será o traço contínuo do caminho que percorrerá.

O FRANCISCO, pelo olhar contemplativo com que alimentava o silêncio interior, tocava a natureza como quem toca a criação e se deixa banhar pela beleza do Criador. A paz que daí bebia, transmitia-a aos seus companheiros, para os quais era sinal de concórdia, mesmo na ofensa e na desavença. Deixava-se encantar com o nascer e o pôr-do-sol, que era a sua "candeia" preferida, a candeia «de Nosso Senhor» (M 137).

A JACINTA preferia a "candeia de Nossa Senhora", a lua, que não fazia doer a vista. A pequena acompanhava de perto a prima Lúcia, por quem tinha um grande carinho. Apreciava as flores que a serra lhe oferecia, colhendo nelas toda a alegria da primavera. Gostava de escutar o eco da sua voz no fundo dos vales, que lhe devolviam cada ave-maria que ela os convidava a rezar. Abraçava os

cordeiros, chamava-os pelo nome e caminhava no meio deles com um ao colo, «para fazer como Nosso Senhor» (M 44).

REFLEXÃO

A oração, embora simples, já fazia parte das suas vidas antes de verem Nossa Senhora. E, assim, a Lúcia, o Francisco e a Jacinta cresciam em sabedoria, em estatura e em graça. Como estás tu a crescer? ORAÇÃO

Avé Maria

(2)

Terça-feira, 14 de maio 2019 INTRODUÇÃO

Vamos continuar a recordar e a conhecer a vida simples de S. Francisco Marto e Santa Jacinta Marto. Hoje vamos visitar a sua casa pequena mas onde vivia uma família unida, cheia de amor e onde havia espaço para Deus.

Ver e escutar. VÍDEO

https://youtu.be/2gZizXGUjgM (parar o vídeo aos 4m50)

REFLEXÃO (Conversa com a turma sobre a vida destas duas crianças)

ORAÇÃO

Jacinta e Francisco, Pastorinhos de Fátima, queremos aprender convosco o caminho que nos leva a uma vida de verdadeira união com Jesus.

Ensina-nos Jacinta, a amar os outros com todo o nosso coração, a reconhecer neles o Amor de Deus e a dar a vida para que nenhum se perca. Ensina-nos a desejar tão intensamente como tu a conversão dos pecadores, a começar por cada um de nós.

Ensina-nos, Francisco, o teu enorme amor, fiel e silencioso, por Jesus. Faz-nos desejar cada vez mais a sua companhia na oração e identificar-nos com a dor do seu Coração ferido pela ingratidão dos homens.

Pastorinhos de Fátima, pela vossa mão queremos entrar cada vez mais no coração de Maria, nosso refúgio, que nos há-de conduzir até Deus.

Ámen

RECORDAR À TURMA

Amanhã, sendo quarta–feira, todas as famílias estão convidadas a rezar o terço na capela do colégio às 17h30.

(3)

Quarta-feira, 15 de maio 2019 MARIA AUXILIADORA

INTRODUÇÃO

Maria foi a Mãe e Mestra de todas as obras de D. Bosco e a sua companheira inseparável. Na vida de D. Bosco, o amor a Nossa Senhora acompanhou-o desde menino até à morte. Neste dia contemplamos Maria na vida de D. Bosco.

TEXTO

Mãe Margarida, na manhã em que D. Bosco recebeu a batina de futuro padre, ao entrar no seminário, deu-lhe este conselho: "Se chegares um dia a ser padre, proclama sem cessar a devoção a Nossa Senhora". D. Bosco assim fez até ao seu último suspiro. Três dias antes de morrer, quase às portas da morte, balbuciou ainda aos salesianos: "No púlpito e nas conversas insistam sobre a devoção a Nossa Senhora e sobre a comunhão frequente".

Igualmente, diante do quadro de Maria Auxiliadora, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, D. Bosco, já muito velhinho, entre lágrimas, disse: «Foi Ela que tudo fez».

Aos seus rapazes, dizia: «Confiai sempre em Maria. Ela é vossa Mãe do céu e vos abençoa sempre que invocada e vos auxilia em todas as dificuldades. Confiai em Maria e vereis o que são milagres.»

Ao fundar o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com Madre Mazzarello, a sua intenção era que este Instituto fosse um monumento vivo da gratidão de D. Bosco a Maria Auxiliadora.

REFLEXÃO

Como Maria, sê auxílio para os outros, em particular com aqueles mais necessitados. Sê um apoio para quem se sente mais triste, mais sozinho. E para que isto possa ser possível, não tenhas medo de rezar a Nossa Senhora, de A ter presente na tua vida.

ORAÇÃO

Avé Maria…. Nossa Senhora Auxiliadora … Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

RECORDAR À TURMA

Na próxima sexta-feira, às 14h30, os alunos do MJS (do 5º ao 6º anos) terão encontro, separando os ADS do CLUBE BOSCO.

(4)

Quinta-feira, 16 de maio 2019 TESTEMUNHO DA MARIA

INTRODUÇÃO

Bom dia! Hoje iremos escutar o testemunho de uma colega vossa que estudou nos Salesianos do Estoril. Vamos ver o que ela nos tem a dizer sobre a sua relação com Jesus, ou seja, de que forma ela responde, neste momento, ao chamamento de Deus.

VÍDEO - Testemunho da Maria https://youtu.be/V1-GnK1R-Ec

REFLEXÃO

 A Maria tem Jesus como o seu melhor amigo.

 Para ela, viver sempre com Jesus fá-la sentir-se verdadeiramente feliz.  O seu testemunho convida-te a teres Jesus como melhor amigo.  E tu, aceitas o convite?

ORAÇÃO

Deus, nosso Pai,

ao enviares o Teu Filho Jesus, quiseste vir ao nosso encontro.

Queremos agradecer-Te, hoje, por continuares a chamar, no barco da Igreja, pescadores para o alto mar, para a missão de chegar a todos.

Concede-nos, pela graça do Batismo, o dom da escuta da Tua voz e da resposta generosa. Desejamos abrir-nos ao “sonho maior”: discernir a vocação que nos torna servidores da alegria do Evangelho. Dá-nos a coragem de arriscar, como a jovem Maria, para sermos portadores da Tua promessa. Ámen.

Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo Todos - Como era no princípio agora e sempre. Ámen.

(5)

Sexta-feira, 17 de maio 2019 CONSAGRAÇÃO A MARIA

INTRODUÇÃO

Bom dia. Todos os Papas têm uma relação muito especial com Fátima.

Hoje vamos saber um pequeno segredo sobre o Papa Francisco, que aconteceu no dia da sua eleição como Papa.

TEXTO

O Papa Francisco aprendeu da sua avó a devoção a Nossa Senhora, que é venerada na Argentina com o nome de Nossa Senhora de Lujan.

No dia da sua eleição como Papa, disse a D. José, bispo de Lisboa:

- Peço-te que em Fátima ofereças esta minha missão como Papa a Nossa Senhora.

No dia 13 de outubro de 2013, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi a Roma e, diante dela, o Papa Francisco rezou uma oração em que se ofereceu a Nossa Senhora. Durante a sua visita ao Brasil, falando aos fiéis no Santuário de Nossa Senhora, perguntou:

- Acaso uma boa mãe se esquece dos seus filhos?

Todos responderam a uma só voz que não. Ele continuou:

- Nossa Senhora não se esquece de nós, ama-nos e cuida de nós!

(Pedrosa Ferreira, 70 dias com o Papa Francisco) REFLEXÃO

Papa Francisco tem um grande carinho e respeito por Nossa Senhora. Ela sempre o acompanhou na sua vida, desde pequenino.

ORAÇÃO

Peçamos a Nossa Senhora que esteja sempre na nossa vida assim como com o Papa Francisco. Avé Maria

Pai Nosso …. Em nome do Pai…

Referências

Documentos relacionados

Nos últimos 30 dias, quantas vezes você ajudou, lembrou ou insistiu com (Nome) para ele(a) se ocupar com alguma coisa, não ficar à toa, usar o seu tempo para fazer alguma coisa,

(b) Produção e intercâmbio de material didático (slides, filmes, fotografias e modelos físicos) sobre os temas de interesse (Geologia e Geomorfologia Costeira e

Nos termos da regra geral de escolha do procedimento (prevista no artigo 18.º do Decreto-Lei 18/08 de 29 de Janeiro alterado e republicado pelo Decreto-Lei 278/09 de 2 de Outubro

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

Foram avaliadas três concentrações de terra diatomácea e carvão ativado como material para purificação do hidrolisado de amido de mandioca.. As alíquotas de hidrolisado foram

A introdução vírus chikungunya no Brasil, com eventual expansão para o estado de São Paulo, torna premente a necessidade de elaboração de estratégias para seu enfrentamento,

Ora, é nítida a abusividade presente no marketing utilizado para a comercialização dos produtos em questão diante de todos os recursos publicitários lançados a

A implantação do Programa 5’S foi realizada em uma oficina de chapeação localizada na cidade de Descanso. O empreendimento conta com o auxílio de 5 funcionários, dentre eles