• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO SICTEC 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO SICTEC 2016"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO SICTEC 2016

Submissão dos Trabalhos:

1) Todo os trabalhos submetidos devem possuir pelo menos um Professor Orientador;

2) Serão aceitos tanto, projetos de pesquisa como projetos de extensão;

3) O apresentador do trabalho deverá obrigatoriamente se inscrever no evento, sendo desconsiderados os trabalhos propostos por alunos não inscritos. É obrigatória a presença do apresentador no local da exposição (pôster/apresentação oral) durante o horário estabelecido pela Comissão Organizadora.

Da Comissão Avaliadora e dos Trabalhos Aprovados:

1) Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Científica, em relação ao conteúdo metodológico e a formatação;

2) Os trabalhos que apresentarem irregularidades no tocante à metodologia serão recusados sem análise do mérito;

3) A lista com os trabalhos aprovados será informada no site do evento.

Modalidades de Trabalho:

1) Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo expandido ou artigo (conforme instruções abaixo).

2) O resumo deverá conter no mínimo 2 folhas e no máximo 5 folhas e servirá como material para a apresentação no formato pôster/apresentação oral;

3) O artigo deverá conter no mínimo 8 folhas e no máximo 15 folhas e também servirá como material para a apresentação oral ou pôster. 3) Cada resumo e cada artigo deverá conter a apresentação dos autores e a Instituição;

(2)

Causa do aquecimento global: um

problema real

Fernanda Nascimento

Faculdades Ponta Grossa Discente do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ggggg@gmail.com

M. Sc. Daiane Garabeli Trojan

Faculdades Ponta Grossa Docente do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

RESUMO

O texto deve iniciar na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 14 linhas OU 250 palavras, digitado em um único parágrafo. Abaixo devem aparecer as Palavras-chave (cinco no máximo, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: Abstract e Keywords.

Palavras-chave: mudança climática; desenvolvimento

sustentável; tecnologia.

INTRODUÇÃO

Devem ser evitadas divagações, situando o tema no tempo e no espaço. Apresentar o problema abordado e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

(3)

REVISÃO DE LITERATURA

As citações devem obedecer ao sistema autor-data e estar de acordo com as normas da ABNT. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com as normas internacionais. Quando o autor citado estiver no corpo do texto, a grafia deve ser em minúsculo. Quando estiver entre parênteses, a grafia deve ser em maiúsculo. Para citar obras escritas por dois autores no corpo do texto, deve-se citar Autor 1 e Autor 2 (Ano). Quando a citação de dois autores estiver entre parênteses, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula (AUTOR; AUTOR, Ano). Não se deve utilizar o caractere &. Para citar obras escritas por três ou mais autores, mencionar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al (AUTOR et al, Ano).

Citações diretas de até 03 linhas acompanham o corpo do texto e se destacam com dupla aspa. Caso o texto original já contenha aspas, estas devem ser substituídas por aspa simples. Exemplos:

a) Autor (Ano, p. 10) afirma que “é importante a utilização das citações corretamente”.

b) "Citar trechos de ‘outros autores’ sem referenciá-los, pode ser caracterizado plágio” (AUTOR; AUTOR, Ano, p. 20). Para as citações com mais 03 linhas, estas devem ser transcritas em parágrafo distinto. Deve-se utilizar um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, terminando na margem direita. Deve ser utilizada fonte tamanho 10 e sem as aspas. Deve haver uma linha em branco antes e depois da citação (AUTOR, Ano, p. 150).

MATERIAL E MÉTODOS

Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados devem ser apresentados de forma breve e concisa. O objetivo da discussão é interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, mas não devem ser repetidas em detalhes.

TABELAS E FIGURAS (fotografias/gráficos/desenhos)

Deve ser numerado em algarismos arábicos, apresentar título e fonte na parte inferior, centralizado, fonte Arial, tamanho 10, bem como ser referenciados no corpo do texto. Caso existam fotos ou figuras que demandem alta resolução, estas devem ser enviadas em arquivo separado em formato jpg e com a indicação da posição no texto. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre texto objeto e entre fonte-texto. Tabelas e quadros devem estar centralizados. Os itens das tabelas e quadros devem ser escritos utilizando fonte Arial, tamanho 10. O espaçamento entre os itens deve ser simples. Todas as ilustrações devem obrigatoriamente conter legenda e fonte. Caso os dados da ilustração sejam inéditos e provenientes uma pesquisa de campo realizada pelos próprios autores do artigo, essa especificação deve constar na fonte, juntamente com o ano da pesquisa de campo. Nesse caso a fonte deve ser: Pesquisa de campo (Ano). Caso a ilustração não retrate uma pesquisa de campo, mas ainda assim, seja inédita e pertencente aos autores do próprio artigo, isso também ser especificado, seguido pelo ano do estudo. Na fonte deve constar: Autoria própria (Ano)

CONCLUSÕES

Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo.

(5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e trabalhos não publicados não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em notas de rodapé. Em obras escritas por mais de três autores, estas devem ser referenciadas pelo último sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, seguindo os padrões da norma NBR 6023 da ABNT. Para as referências bibliográficas, deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, prevendo 12 pontos (ou uma linha) depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências Bibliográficas.

(6)

Instruções de Layout

Título: O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do

artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto. Devem ser digitados com a fonte Arial 22, em negrito, alinhamento à esquerda, com a primeira letra da sentença em maiúscula e espaçamento1,5. Sugere-se que o título não exceda 15 palavras.

O titulo por ser o primeiro indexador bibliográfico, reveste-se de grande importância já que deve informar com clareza e de forma resumida o objeto da pesquisa. Fica estabelecido aqui a relação estreita do titulo com o objetivo deste trabalho.

É recomendado por diversas revistas técnica, que se evite informações de locais e quantidades, assim como expressões inúteis, citando: estudo de, analise de, avaliação de. Os parâmetros utilizados na pesquisa devem estar claro na metodologia e não necessariamente no título da obra. Ressalta-se aqui, que este paragrafo trata-se de conselhos e não de regras. As exceções devem ser trabalhadas com o orientador ou até mesmo com a banca avaliadora, antes da confecção do trabalho final.

Nomes: Os nomes dos autores devem ser digitados abaixo do título em língua

estrangeira, separados por dois espaços 1,5, por extenso, sendo que somente a primeira letra de cada nome deve ser maiúscula, com a fonte Arial 12, negrito, alinhados à direita. Quanto à ordem do nome dos autores, primeiramente deve constar o nome do aluno (1º autor) e abaixo o nome do professor orientador com sua respectiva titulação.

(7)

O nome(s) do(s) autor(es) devem ser acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo (nível de graduação, filiação institucional, cidade e e-mail (só do 1ºautor)) deve ser inserido logo abaixo do nome, em Arial 10, espaçamento simples, alinhado à direita, sem negrito.

Resumo na língua do texto: Elemento obrigatório deve ser digitado em fonte

Arial 10, alinhamento justificado em espaçamento simples, não ultrapassando 250 palavras. Apenas a palavra RESUMO deve ser escrito em Arial 12, negrito e em caixa alta, separada no texto do resumo por um espaço (um enter) em 1,5.

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método e as considerações finais. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito na terceira pessoa do singular, na forma de parágrafo único, com recuo de 4 cm da margem.

Palavras-chave na língua do texto: Elemento obrigatório, as palavras-chave

devem estar separadas do resumo por um espaço simples, antecedidas da expressão “Palavras-chave:” em negrito, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto, com no mínimo três e máximo de cinco palavras-chave, onde as palavras devem ser digitadas em Arial 10. Recomenda-se que as palavras-chave não estejam presentes no título. O item Palavras-chave: deve ser digitado em fonte Arial 10, negrito.

Resumo em língua estrangeira: Elemento obrigatório, versão do resumo na

língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês

Résumé, por exemplo). Obedece a mesma formatação do resumo na língua do

(8)

Palavras-chave em língua estrangeira: Elemento obrigatório, versão das

palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês

Mots-clés, por exemplo). Obedece a mesma formatação das

palavras-chave na língua do texto.

ELEMENTOS TEXTUAIS: É o texto propriamente dito, nessa etapa é

apresentado o assunto e o corpo do trabalho.

INTRODUÇÃO: A introdução é a parte inicial do trabalho, onde deve constar

um texto sem citações bibliográficas, escrita pelos autores, na terceira pessoa do singular. Esse texto é a premissa que os autores devem expressar as suas ideias e não opiniões alheias. Recomenda-se que o conteúdo da introdução seja escrito em fonte Arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5. O texto deve estar separado do título por um espaço 1,5. Neste item, os cientistas redigem um texto de maneira clara, concisa, coerente e lógica, em no máximo duas laudas, os seus conhecimentos sobre o objeto da pesquisa.

OBJETIVOS: O conteúdo deve ser digitado em fonte Arial 12, alinhamento

justificado, espaçamento 1,5. O texto deve estar separado do título da seção por um espaço 1,5. Neste item deve ficar claro o propósito do trabalho. Deve-se ficar claro aos autores, que eles não têm a obrigatoriedade de expressar a totalidade e esgotar o assunto, mas devem deixar claro qual é o momento, ou realidade a ser retratada com esse estudo. No entanto deve-se esclarecer as intenções dos autores com este trabalho, para não gerar margem à duvidas ou especulações.

MATERIAL E MÉTODOS: O conteúdo do material e métodos deve ser digitado

em fonte arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5. O texto deve estar separado do título MATERIAL E MÉTODOS por um espaço 1,5.

Neste item a pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como foi realizada a pesquisa?".

(9)

"Trata-se de explicitar aqui se se trata de pesquisa empírica, com trabalho de campo ou de laboratório, de pesquisa teórica ou de pesquisa histórica ou se de um trabalho que combinará, e até que ponto, as várias formas de pesquisa. Diretamente relacionados com o tipo de pesquisa serão os métodos e técnicas a serem adotados." (SEVERINO, 1996, p. 130).

O pesquisador deverá esboçar a trajetória que seguirá ao longo de sua atividade de pesquisa. Para tanto deverá destacar: 1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação; 2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados; 3) os testes previamente realizados da técnica de coleta de dados.

Ao contrário do que geralmente se pensa dados não são necessariamente expressos em números e processados estatisticamente. O tipo de dados coletados durante a pesquisa depende do tipo de estudo realizado. Eles tanto podem ser o resultado de: pesquisa experimental; pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; entrevista; questionários e formulários; observação sistemática e estudo de caso (PÁDUA, 1998, p. 132).

RESULTADOS E DISCUSSÕES: Elemento obrigatório onde o título RESULTADOS E DISCUSSÕES deve estar alinhado à esquerda sem

parágrafo, precedido do número 3. Devem ser digitados em fonte arial 12, maiúsculo em negrito. Estes dois itens devem estar separados apenas por um espaço.

O autor deve apresentar e discutir resultados obtidos em sua pesquisa, confrontando com os autores citados na Introdução. O conteúdo do Resultado e discussão deve ser digitado em fonte arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5. O texto deve estar separado do título RESULTADOS E

DISCUSSÕES por um espaço 1,5. Neste item podem ser inseridos de acordo

com a necessidade tabelas, quadros e figuras, sendo que os mesmos devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se refere. As normas de citações para esses elementos serão abordadas em tópico pertinente neste manual.

(10)

CONCLUSÃO: Elemento obrigatório onde o título CONCLUSÃO deve estar

alinhado à esquerda sem parágrafo, precedido do número 5. Devem ser digitados em fonte arial 12, maiúsculo em negrito. Estes dois itens devem estar separados apenas por um espaço. O conteúdo da Conclusão deve ser digitado em fonte arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5. O texto deve estar separado do título CONCLUSÃO por um espaço 1,5.

REFERÊNCIAS: Constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente

citados no texto, que permite a identificação no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. As referências devem ser digitadas em fonte Arial 12, espaçamento simples, alinhadas à esquerda. O sistema de ordenação das referências utilizado é o alfabético, onde as referências devem ser reunidas no final do artigo em uma única ordem alfabética. As referências devem obedecer às normas da ABNT. No caso de referências de mesma autoria em anos diferentes, deve-se ordenar por ordem cronológica.

Referências

Documentos relacionados

Um dos casos da pouca participação na orientação dos filhos regista-se na ausência da família, perspetiva que pode estar na origem de vários problemas que

Por URGÊNCIA devemos considerar o tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema;. Por TENDÊNCIA do fenômeno devemos

Juntou documentos (fls. 112), o requerido Facebook Serviços On-line do Brasil Ltda apresentou resposta em forma de contestação (fls. Discorreu sobre a necessidade de

a) “Ao fundo da nossa rua, depois de todas as casas, depois de todas as árvores, depois do campo de ervas altas e do ribeiro de água gelada, há um muro”.. Depois, transforma as

Em relação ao pai adolescente, as questões de dependência com os próprios pais e imaturidade para assumir este novo papel são fatores adicionais que também podem contribuir para

A comitiva de Leiria foi constituída pelo director, Vítor Pereira, treinador Renato Fernandes e Paulo Santos, massagista Fernando Carreira, a Psicóloga do Desporto Monia Costa e

Participaram da triagem 98 mulheres, no período de junho a dezembro de 2005, sendo incluídas neste grupo as 64 primeiras que preencheram o critério de inclusão: diagnóstico cirúrgico

I ncluir as iniciais dos autores com o mesmo apelido em todas as citações do texto, mesmo que o ano da publicação seja