• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

6

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce)/Unesp - campus de São José do Rio Preto torna público que, no período de 04/01 a 10/02/2021, estarão abertas as inscrições para o exame de seleção para candidatos a aluno regular nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG ECA), para ingresso no 1º semestre de 2021, nos termos deste Edital.

I – DO NÚMERO DE VAGAS

1. Mestrado: 16 2. Doutorado: 12

O programa de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos disporá as vagas para mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa das respectivas áreas de concentração, conforme tabela a seguir.

ÁREAS Linhas de pesquisa Docentes Mestrado Doutorado

Engenharia de alimentos Engenharia de processos para a indústria de alimentos

Gustavo Nakamura Alves Vieira Javier Telis Romero João Cláudio Thoméo Maria Aparecida Mauro

Vânia Regina Nicoletti

6 6 Ciência e tecnologia de alimentos Microbiologia e bioprocessos

João Cláudio Thoméo Mauricio Boscolo Vanildo Luiz Del Bianchi

3 1

Química e tecnologia de

produtos alimentícios

Ana Carolina Conti e Silva Andrea Carla da Silva Barretto

Ellen Silva Lago Vanzela Mauricio Boscolo Natália Soares Janzantti

7 5

(2)

6

II – DAS INSCRIÇÕES

1. Período de inscrição: de 04/01 a 10/02/2021

2. INSCRIÇÃO ON LINE no site:

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=4&tipo=REGULAR 2.1. Para candidatos ao mestrado não é necessária indicação de orientador no formulário online. 2.2. O candidato ao doutorado deverá, necessariamente, indicar um orientador com quem deverá ter mantido um contato prévio, no requerimento de inscrição.

3. Realizar o upload dos arquivos em PDF dos documentos listados no item 3.1 no HYPERLINK https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.login.action SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO através do Acompanhamento da Inscrição utilizando o número de inscrição recebido por e-mail.

3.1 Para os candidatos ao mestrado:

3.1.1. Requerimento de inscrição, devidamente preenchido com o número da inscrição online, indicando a área de concentração e a linha de pesquisa.

3.1.2. Cópias do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão e do histórico escolar, mesmo que incompleto para os formandos, da graduação.

3.1.3. Cópia da cédula de identidade – RG (não será aceita a CNH) ou cópia do passaporte ou RNE para estrangeiros.

3.1.4. Cópia do certificado de reservista. 3.1.5. Cópia do título de eleitor.

3.1.6. Cópia do CPF.

3.1.7. Comprovante de proficiência em idioma Inglês se dará pela apresentação de certificado de proficiência ou equivalente emitido por instituição capacitada (TOEIC - Test of English for International Communication - www.vunesp.com.br; TEAP-Test of English for Academic and Professional Purposes -www.teseprime.org; TOEFL-Test of English as a Foreign Language, IELTS-International English Language Testing System; CPE-Certificate of Proficiency in English) a critério do conselho do programa, com pelo menos 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento, no ato de inscrição. OBS. Este comprovante poderá ser apresentado no ato da inscrição ou em até 90 dias da data de

ingresso no curso. Não serão aceitos certificados de conclusão de cursos de idiomas. 3.1.8. Curriculum vitae (plataforma Lattes do CNPq), documentado.

3.1.8.1. Serão avaliadas apenas as atividades desenvolvidas nos últimos 5 anos (a partir de 2016). 3.1.8.2. Todos os trabalhos publicados deverão ser apresentados na íntegra.

(3)

6

3.1.8.3. As publicações de trabalhos em eventos científicos deverão ser documentadas com cópia do resumo/trabalho apresentado. O certificado de apresentação, se houver, também deverá ser apresentado.

3.1.8.4. Os comprovantes de atividades didáticas deverão indicar período e carga horária correspondentes às disciplinas ministradas.

OBS. Os documentos comprobatórios deverão ser apresentados na mesma ordem e numeração do

currículo Lattes (Não serão aceitos certificados fora de ordem ou não identificados).

3.1.9. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição de R$ 73,00 (setenta e três reais) realizado por depósito ou DOC em nome de:

UNESP – CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CNPJ Nº 48.031.918/0011-04

BANCO DO BRASIL S.A. – 001 AGÊNCIA Nº 6920 – 5

CONTA Nº 130.084 -9

OBS.: apresentar a cópia do comprovante de depósito juntamente com a documentação.

3.2 Para os candidatos ao doutorado e ao doutorado direto:

3.2.1. Requerimento de inscrição, devidamente preenchido com o número da inscrição online, indicando a área de concentração e a linha de pesquisa.

3.2.2. Cópias do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão e do histórico escolar, mesmo que incompleto para os formandos, da graduação e do mestrado.

3.2.3. Cópia da cédula de identidade – RG (não será aceita a CNH) ou cópia do passaporte ou RNE para estrangeiros.

3.2.4. Cópia do certificado de reservista. 3.2.5. Cópia do título de eleitor.

3.2.6. Cópia do CPF.

3.2.7. Proficiência em língua inglesa:

3.2.7.1. Para o doutorado direto, comprovante de proficiência em língua inglesa se dará pela apresentação de certificado de proficiência ou equivalente emitido por instituição capacitada (TOEIC - Test of English for International Communication - www.vunesp.com.br; TEAP-Test of English for Academic and Professional Purposes -www.teseprime.org; TOEFL-Test of English as a Foreign Language, IELTS-International English Language Testing System; CPE -Certificate of Proficiency in English) a critério do conselho do programa, com pelo menos 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento, no ato de inscrição.

OBS. Este comprovante poderá ser apresentado no ato da inscrição ou em até 90 dias da data de

(4)

6

3.2.7.2. Para o doutorado, comprovante de proficiência em língua inglesa aproveitado do mestrado, ou providenciar comprovante como descrito no item 3.2.7.1.

3.2.8. Curriculum vitae (plataforma Lattes do CNPq), documentado.

3.2.8.1. Serão avaliadas apenas as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos (a partir de 2016).

3.2.8.2. Todos os trabalhos publicados deverão ser apresentados na íntegra.

3.2.8.3. As publicações de trabalhos em eventos científicos deverão ser documentadas com cópia do resumo/trabalho apresentado. O certificado de apresentação, se houver, também deverá ser apresentado.

3.2.8.4. Os comprovantes de atividades didáticas deverão indicar período e carga horária correspondentes às disciplinas ministradas.

OBS. Os documentos comprobatórios deverão ser apresentados na mesma ordem e numeração do

Currículo Lattes (não serão aceitos certificados fora de ordem ou não identificados).

3.2.9. Projeto de Pesquisa: o projeto de pesquisa deve ser redigido em páginas tamanho A4, espaço duplo com no máximo 15 páginas, contendo: título, resumo, introdução e justificativa, objetivos, metodologia, cronograma de execução e referências. IMPORTANTE: o candidato ao doutorado ou doutorado direto deverá ter a anuência de um orientador do PPG ECA para o projeto de pesquisa proposto.

3.2.10. Para candidatos ao doutorado: comprovante de publicação, aceite ou submissão de artigo científico (apresentar artigo na íntegra), como primeiro autor, em periódico classificado pela CAPES como A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 ou B4.

3.2.11. Para candidatos ao doutorado direto: comprovante de realização de iniciação científica, desenvolvida com bolsa de estudos concedida por agência de fomento oficial por, no mínimo, um ano e comprovante de publicação, aceite de artigo científico (apresentar artigo na íntegra), como primeiro autor, em periódico classificado pela CAPES como A1, A2, A3 e A4.

3.2.12. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição de R$ 73,00 (setenta e três reais) realizado através de depósito ou DOC em nome de:

UNESP – CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CNPJ Nº 48.031.918/0011-04

BANCO DO BRASIL S.A. – 001 AGÊNCIA Nº 6920 – 5

CONTA Nº 130.084 -9

OBS.: apresentar a cópia do comprovante de depósito juntamente com a documentação.

III – DA SELEÇÃO DE CANDIDATOS E DAS PROVAS 1. Período de inscrição: de 04/01 a 10/02/2021.

(5)

6

2. Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas: 19/02/2021.

3. Período da seleção: 22/02 a 25/02/2021.

4. Critérios para a seleção de candidatos:

4.1. Arguição oral online, com obrigatoriedade de manutenção da câmara ligada e focalizada no candidato, sobre o currículo e sobre conhecimentos específicos com base nos tópicos do Programa estabelecido no item 6 (mestrado) (eliminatória e classificatória - nota mínima 5,0).

4.2. Análise dos documentos exigidos no edital para o mestrado (item 3.1) e para o doutorado e doutorado direto (item 3.2) (eliminatória e classificatória).

4.3. Arguição oral e defesa do projeto de pesquisa online (doutorado e doutorado direto), com obrigatoriedade de manutenção da câmara ligada e focalizada no candidato. Os candidatos deverão fazer uma apresentação oral de 15 minutos e defender o projeto proposto frente uma banca examinadora (eliminatória e classificatória).

4.4 As arguições (mestrado, doutorado e doutorado direto) serão realizadas pela plataforma Google Meet, sendo o link da reunião enviado por email imediatamente antes da arguição, a qual será gravada. No início da arguição o candidato deverá apresentar documento com foto.

5. Calendário de provas Para candidatos de Mestrado:

Divulgação online da ordem e horário da arguição oral Para candidatos de Doutorado e Doutorado direto:

Divulgação online da ordem e horário para apresentação e defesa do projeto de pesquisa e arguição oral

19/02/2021

Para candidatos de Mestrado:

Arguição oral online sobre conhecimentos específicos Para candidatos de Doutorado e Doutorado direto:

Apresentação e defesa do projeto de pesquisa e arguição oral online

Início em 22/02/2021 a partir das 9h

Resultado final Até 25/02/2021

Prazo para interposição de recursos Até 26/02/2021

Divulgação da análise dos recursos Até 02/03/2021

Matrícula e envio do Termo de compromisso assinado pelo aluno e pelo

orientador 03 a 05/03/2021

(6)

6

OBS: As informações para as inscrições bem como a divulgação dos resultados serão disponibilizadas no endereço https://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/engenharia-e-ciencia-de-alimentos/

6. Áreas de concentração, programa e bibliografia

6.1. Área de concentração: ENGENHARIA DE ALIMENTOS 6.1.1. Linhas de pesquisa:

Engenharia de processos para a indústria de alimentos Propriedades físicas de materiais de origem biológica 6.1.2. Número de vagas: mestrado: 06; doutorado: 06

6.1.3. Programa

Fenômenos de transporte: Conceitos fundamentais de transporte de quantidade de movimento, calor e massa. Conceitos de condução e convecção de calor. Conceitos de difusão e convecção de massa.

Operações unitárias: Conceitos fundamentais de operações unitárias para a indústria alimentícia: bombeamento, trocadores de calor, pasteurização, esterilização, congelamento, desidratação e evaporação.

6.1.4. Bibliografia:

FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, C. W.; MAUS, L.; ANDERSEN, L. B. Princípios das Operações Unitárias. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982.

FOX, R. W.; MCDONALD, A. T. Introdução à mecânica dos fluidos 7. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2010.

INCROPERA, F. P.; DEWITT, D. P. Fundamentos de transferência de calor e de massa. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003

MEIRELES, M. A. A.; PEREIRA, C.G. Fundamentos de Engenharia de Alimentos. São Paulo: Atheneu, 2013.

TADINI, C. C.; TELIS, V. R. N.; MEIRELLES, A. J. A.; PESSOA FILHO, P. A. Operações Unitárias para a Indústria de Alimentos, vol. 1/2, Rio de Janeiro: LTC Editora, 2015/2016.

CREMASCO, M. A. Fundamentos de transferência de massa, 3a Ed., Edgard Blücher, 2016.

6.2. Área de concentração: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 6.2.1. Linhas de pesquisa:

Microbiologia e bioprocessos

Química e tecnologia de produtos alimentícios 6.2.2. Número de vagas: mestrado: 10; doutorado: 06 6.2.3. Programa

(7)

6

Química de alimentos: Carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas: estrutura química, propriedades e transformações durante processamento.

Bioquímica de alimentos: Cinética de reações enzimáticas; principais alterações enzimáticas em alimentos; aplicação de enzimas no processamento de alimentos.

Microbiologia de alimentos: Microbiologia geral; microrganismos envolvidos no processamento e deterioração de alimentos.

Tecnologia de alimentos: Princípios de conservação de alimentos; processamento de alimentos de origem animal e vegetal.

6.2.4. Bibliografia

DAMODARAN, S.; PARKIN, K. L.; FENNEMA. O. R. Química de alimentos de Fennema. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FELLOWS, P. J. Tecnologia do Processamento de Alimentos – Princípios e Prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos Alimentos. São Paulo: Atheneu, 2008. HELDMAN, D. R.; HARTEL, R. W. Principles of Food Processing. New York: Chapman & Hall,

1997.

HUI, Y. H. Food Biochemistry and Food Processing. Ames: Blackwell, 2006. JAY, J. M. Microbiologia de Alimentos. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

IV - DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Efetuada a inscrição, o candidato deverá acompanhar no site https://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/engenharia-e-ciencia-de-alimentos/ o andamento da sua inscrição. Somente poderá participar do exame de seleção o candidato cuja inscrição foi deferida. 2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação tácita do exame de seleção, tal como se acha estabelecido neste edital e na legislação pertinente.

3. Não haverá isenção ou devolução do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4. O eventual contato prévio com professor do corpo docente não garante vaga como aluno regular do programa nem define uma relação de orientação reconhecida legalmente.

V - INFORMAÇÕES POSTERIORES AO PROCESSO SELETIVO

1. A matrícula é semestral e obrigatória realizada online. No primeiro semestre ocorrerá de 03 a 05/03/2021. 2. Todos os candidatos aprovados (Mestrado e Doutorado) deverão enviar por e-mail para a Seção Técnica de Pós-Graduação (pos.ibilce@unesp.br) o Termo de compromisso do orientador digitalizado assinado

(8)

6

pelo aluno e por um dos orientadores relacionados na tabela do inciso I deste edital. Formulário disponível em: http://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/engenharia-e-ciencia-de-alimentos/modelos-de-documentos/

IMPORTANTE: a matrícula só será homologada com a apresentação deste documento. 3. Início do semestre letivo: 08/03/2021.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Seção Técnica de Pós-Graduação

UNESP/IBILCE – Campus de São de José do Rio Preto Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth

CEP 15054-000 - São José do Rio Preto, SP Telefone: (17) 3221-2444

Referências

Documentos relacionados

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Deverá ser impresso, para cada cliente, sua conta e o saldo atual (após o processamento das movimentações).. Criar um programa que calcule quantos litros de

O processo do convênio com todos os seus apensos relativos à prestação de contas, de valor superior a 1.000 (mil) UFERMS, depois de elaborado o relatório

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Unesp, São José do Rio Preto..

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

À remoção de cadáveres são aplicáveis as regras consignadas no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 411/98 de 30 de Dezembro, bem como as alterações previstas no artigo 5.º