• Nenhum resultado encontrado

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS setembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS setembro"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

1

1.º Período

DOMÍNIO PROGRAMA METAS

CONTEÚDOS OBJETIVOS DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial

O3.1 Escutar para aprender e

construir conhecimentos.

O3.1.2 Identificar informação essencial.

Leitura

e Escrita

Texto narrativo

Pesquisa e organização da

informação

Flexão nominal

Processo de escrita – texto

narrativo

LE3.5 Ler em voz alta palavras e

textos.

LE3.8 Organizar os conhecimentos

do texto.

LE3.11 Elaborar e aprofundar ideias

e conhecimentos.

LE3.12 Desenvolver o conhecimento

da ortografia.

LE3.14 Planificar a escrita de textos.

LE3.16 Escrever textos narrativos.

LE3.20 Rever textos escritos.

LE3.5.3 Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de

uma lista de palavras de um texto apresentadas quase

aleatoriamente.

LE3.8.1 Identificar, por expressões de sentido equivalente,

informações contidas explicitamente em textos narrativos, de cerca

de 300 palavras.

LE3.11.2 Procurar informação na internet para preencher esquemas

anteriormente elaborados ou para responder a questões elaboradas

em grupo.

LE3.12.2 Escrever corretamente no plural as formas verbais, os nomes

terminados em ão e os nomes ou adjetivos terminados em consoante.

LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as.

LE3.16.1 Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos

constituintes: quem, quando, onde, o quê, como.

LE3.20.1 Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas.

Educação

Literária

Leitura orientada: O senhor do

seu nariz e outras histórias -

Álvaro Magalhães

Texto oral e texto escrito

Poesia

EL3.21 Ler e ouvir ler textos

literários.

EL3.22 Compreender o essencial dos

textos escutados e lidos.

EL3.25 Dizer e escrever, em termos

pessoais e criativos.

EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da

tradição popular.

EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura.

EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a

questões sobre os textos.

EL3.25.4 Escrever pequenos poemas, recorrendo a poemas modelo.

Gramática

Nomes e adjetivos

Sinónimos e antónimos

G3.27 Conhecer propriedades das

palavras.

G3.29 Compreender formas de

organização do léxico.

G3.27.1 Identificar nomes e adjetivos.

G3.29.1 Identificar relações de significado entre palavras: sinónimos e

antónimos.

(2)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

2

DOMÍNIO PROGRAMA METAS

CONTEÚDOS OBJETIVOS DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial Apresentação oral O3.1 Escutar para aprender e construir conhecimentos. O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.3 Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. O3.1.2 Identificar informação essencial. O3.2.2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas. O3.3.2 Contar e descrever. O3.3.4 Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informação.

Leitura

e Escrita

Texto narrativo Translineação Processo de escrita - carta LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.9 Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. LE3.13 Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.19 Escrever textos diversos. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.3 Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. LE3.9.3 Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação. LE3.13.1 Identificar e utilizar o hífen. LE3.13.4 Fazer a translineação de palavras no final das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr e ss. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.19.1 Escrever cartas. LE3.20.1 Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas. LE3.20.3 Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação

Literária

Leitura orientada: Poemas da mentira e da verdade – Luísa Ducla Soares Intenção comunicativa EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.24 Ler em termos pessoais. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas. EL3.24.1 Ler, por iniciativa própria ou com orientação do professor, textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na Biblioteca Escolar.

Gramática

Monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo Sílaba tónica e átona Palavras agudas, graves e esdrúxulas Nome próprio e comum G3.26 Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português. G3.27 Conhecer propriedades das palavras. G3.26.1 Classificar palavras quanto ao número de sílabas. G3.26.2 Distinguir sílaba tónica da átona. G3.26.3 Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica. G3.27.1 Identificar nomes próprios e comuns.

(3)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

3

DOMÍNIO

PROGRAMA

METAS

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial Apresentação oral O3.1 Escutar para aprender e construir conhecimentos. O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.1.2 Identificar informação essencial. O3.2.1 Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados. O3.2.2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas.

Leitura

e Escrita

Texto narrativo Banda desenhada Enriquecimento vocabular Informação implícita e explícita; Inferências Sentidos explícitos e implícitos Relação semântica entre palavras Processo de escrita - notícia LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.6 Ler textos diversos. LE3.7 Apropriar-se de novos vocábulos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.10 Monitorizar a compreensão. LE3.12 Desenvolver o conhecimento da ortografia. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.17 Escrever textos informativos. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.3 Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. LE3.6.1 Ler pequenos textos narrativos e banda desenhada. LE3.7.1 Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo. LE3.8.1 Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, de cerca de 300 palavras. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.10.1 Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no dicionário. LE3.12.3 Escrever um texto, em situação de ditado, quase sem cometer erros. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.17.1 Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento do tópico com factos e pormenores, e a conclusão. LE3.20.3 Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação

Literária

Leitura orientada : Trinta por uma linha – António Torrado Organização e hierarquização da informação Mapas de ideias e esquemas Texto oral e escrito; Escrita EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. EL3.22.7 Propor títulos alternativos para textos. EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos. EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas

(4)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

4

DOMÍNIO

PROGRAMA

METAS

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

DESCRITORES

compositiva histórias ouvidas.

Gramática

Palavras variáveis e invariáveis Flexão nominal (número) Flexão nominal e adjetival (género) Sinónimos e antónimos G3.27 Conhecer propriedades das palavras. G3.29 Compreender formas de organização do léxico. G3.27.7 Distinguir palavras variáveis de invariáveis. G3.27.9 Formar o plural dos nomes terminados em -ão. G3.27.10 Formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em -ão. G3.29.1 Identificar relações de significado entre palavras: sinónimos e antónimos.

DOMÍNIO

PROGRAMA

METAS

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial Apresentação oral O3.1 Escutar para aprender e construir conhecimentos. O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.1.2 Identificar informação essencial. O3.2.1 Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados.

Leitura

e Escrita

Texto narrativo Sinais auxiliares de escrita; Sinais de pontuação: ponto de exclamação e dois pontos Processo de escrita - convite LE3.6 Ler textos diversos. LE3.13 Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.19 Escrever textos diversos. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.6.1 Ler pequenos textos narrativos. LE3.13.2 Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas. LE3.13.3 Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: ponto de exclamação; dois pontos (introdução do discurso direto). LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.15.1 Utilizar uma caligrafia legível. LE3.15.2 Usar vocabulário adequado. LE3.19.1 Escrever convites. LE3.20.1 Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas.

Educação

Literária

Texto oral e escrito EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.23.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.

EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

(5)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

5

2.º período

DOMÍNIO

CONTEÚDOS

PROGRAMA

OBJETIVOS

METAS

DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial O3.1 Escutar para aprender e construir conhecimentos. O3.1.2 Identificar informação essencial.

Leitura

e Escrita

Texto narrativo Informação implícita e explícita; Inferências Flexão adjetival Processo de escrita – texto informativo LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.12 Desenvolver o conhecimento da ortografia. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.17 Escrever textos informativos. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.4 Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por minuto. LE3.8.1 Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.8.4 Referir, em poucas palavras, o essencial do texto. LE3.12.2 Escrever corretamente no plural as formas verbais, os nomes terminados em -ão e os nomes ou adjetivos terminados em consoante. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.15.1 Utilizar uma caligrafia legível. LE3.15.2 Usar vocabulário adequado. LE3.15.3 Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos. LE3.17.1 Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento do tópico com factos e pormenores, e a conclusão. LE3.20.3 Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação

Literária

Leitura orientada: Contos para a infância – Guerra Junqueiro Organização e hierarquização da informação; Mapas de ideias; Esquemas Texto oral e escrito EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.22.3 Identificar, justificando, as personagens principais. EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos. EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.

Gramática

Pronomes pessoais (forma tónica); Conjugações verbais; Flexão nominal e adjetival (número e género); Flexão pronominal Tipos de frase: declarativa, interrogativa e exclamativa; Frase afirmativa e negativa G3.27 Conhecer propriedades das palavras. G3.28 Analisar e estruturar unidades sintáticas. G3.27.2 Identificar as três conjugações verbais. G3.27.3 Identificar pronomes pessoais (forma tónica). G3.27.9 Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em -ão. G3.27.10 Formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em -ão. G3.27.11 Flexionar pronomes pessoais (número, género e pessoa). G3.27.12 Conjugar os verbos regulares e verbos irregulares mais frequentes no presente do indicativo. G3.28.1 Identificar os seguintes tipos de frase: declarativa, interrogativa e exclamativa. G3.28.2 Distinguir frase afirmativa de negativa.

(6)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

6

DOMÍNIO

PROGRAMA

METAS

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial Apresentação oral O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.3 Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. O3.2.1 Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados. O3.2.2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas. O3.3.1 Adaptar o discurso às situações de comunicação. O3.3.2 Contar e descrever.

Leitura

e Escrita

Sons e fonemas; Sílabas Aprofundamento de temas e assuntos Informação implícita e explícita; Inferências Relação semântica entre palavras Pesquisa e organização da informação Processo de escrita - texto poético LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.7 Apropriar-se de novos vocábulos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.10 Monitorizar a compreensão. LE3.11 Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.1 Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola. LE3.5.2 Descodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e das trissilábicas de 7 ou mais letras. LE3.7.1 Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.10.1 Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no dicionário. LE3.11.2 Procurar informação na internet para preencher esquemas anteriormente elaborados ou para responder a questões elaboradas em grupo. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.15.2 Usar vocabulário adequado. LE3.20.3 Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação

Literária

Leitura orientada: As fadas verdes – Matilde Rosa Araújo Organização e hierarquização da informação; Mapas de ideias; Esquemas Texto oral e escrito EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.22.1 Reconhecer regularidades versificatórias (rima, sonoridades, cadência). EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.

Gramática

Conjugações verbais Radical, sufixo e prefixo Derivação – prefixação e sufixação Família de palavras G3.27 Conhecer propriedades das palavras G3.27.2 Identificar as três conjugações verbais. G3.27.12 Conjugar os verbos regulares e verbos irregulares mais frequentes no presente do indicativo. G3.27.13 Identificar radicais de palavras de uso mais frequente. G3.27.14 Identificar afixos de uso mais frequente. G3.27.15 Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos. G3.27.16 Reconhecer palavras que pertencem à mesma família.

(7)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

7

DOMÍNIO

PROGRAMA

METAS

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

DESCRITORES

Oralidade

Apresentação oral O3.3 Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. O3.3.1 Adaptar o discurso às situações de comunicação. O3.3.2 Contar e descrever.

Leitura

e Escrita

Texto narrativo e texto informativo Aprofundamento de temas e assuntos Informação implícita e explícita; Inferências Relações intratextuais: causa-efeito Relação semântica entre palavras Organização e hierarquização da informação; Mapas de ideias, conceitos; Esquemas Processo de escrita – banda desenhada LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.6 Ler textos diversos. LE3.7 Apropriar-se de novos vocábulos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.9 Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. LE3.10 Monitorizar a compreensão. LE3.11 Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. LE3.12 Desenvolver o conhecimento da ortografia. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.19 Escrever textos diversos. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.3 Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. LE3.6.1 Ler pequenos textos narrativos e informativos. LE3.7.1 Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.9.3 Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação. LE3.10.1 Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no dicionário. LE3.11.3 Exprimir de maneira apropriada uma opinião crítica a respeito de um texto e compará-lo com outros já lidos ou conhecidos. LE3.11.4 Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das personagens ou de outras informações que possam ser objeto de juízos de valor. LE3.12.3 Escrever um texto, em situação de ditado, quase sem cometer erros. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.15.1 Utilizar uma caligrafia legível. LE3.15.2 Usar vocabulário adequado. LE3.19.2 Escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada. LE3.20.3 Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação

Literária

Leitura orientada: Contos para a infância – Guerra Junqueiro Organização e hierarquização da informação Mapas de ideias e esquemas Texto oral e escrito EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.22.6 Propor alternativas distintas: alterar características das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou mudando o desenlace. EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos. EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.

Gramática

Determinantes possessivos e demonstrativos Advérbios de negação e afirmação G3.27 Conhecer propriedades das palavras. G3.27.4 Identificar os determinantes possessivos e os demonstrativos. G3.27.6 Identificar advérbios de negação e de afirmação.

(8)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

8

3.º período

DOMÍNIO PROGRAMA METAS

CONTEÚDOS OBJETIVOS DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial Apresentação oral O3.1 Escutar para aprender e construir conhecimentos. O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.3 Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. O3.1.1 Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas. O3.1.2 Identificar informação essencial. O3.2.1 Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados. O3.2.2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas. O3.3.3 Informar, explicar. O3.3.4 Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informação. O3.3.6 Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opiniões.

Leitura

e Escrita

Sons e fonema; Sílabas Informação implícita e explícita; Inferências Conceitos Sinais auxiliares de escrita: travessão; Sinais de pontuação: dois pontos LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.11 Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. LE3.13 Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. LE3.5.1 Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola. LE3.5.2 Descodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e das trissilábicas de 7 ou mais letras. LE3.8.1 Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.11.4 Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das personagens ou de outras informações que possam ser objeto de juízos de valor. LE3.13.2 Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto). LE3.13.3 Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: dois pontos (introdução do discurso direto).

Educação

Literária

Leitura orientada: Robertices –

Luísa Dacosta EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.25 Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.22.3 Identificar, justificando, as personagens principais. EL3.22.4 Fazer inferências (de tempo atmosférico, de estações do ano, de instrumento – objeto). EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos. EL3.25.2 Dramatizar textos (treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação).

(9)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

9

DOMÍNIO PROGRAMA METAS

CONTEÚDOS OBJETIVOS DESCRITORES

Oralidade

Informação essencial Apresentação oral; Formas de tratamento O3.1 Escutar para aprender e construir conhecimentos. O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.1.1 Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas. O3.1.2 Identificar informação essencial. O3.2.1 Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados. O3.2.2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas.

Leitura

e Escrita

Textos narrativos Produção de texto: correio eletrónico Produção do texto – texto dialogal LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.6 Ler textos diversos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.9 Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.18 Escrever textos dialogais. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.3 Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. LE3.6.1 Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos e notícias. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.8.3 Pôr em relação duas informações para inferir delas uma terceira. LE3.9.3 Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.15.3Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos. LE3.20.1Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas. LE3.20.2Verificar a adequação do vocabulário usado.

Educação

Literária

Leitura orientada: Contos de Perrault – Maria Aberta Menéres EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.25 Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.22.3 Identificar, justificando, as personagens principais. EL3.22.7 Propor títulos alternativos para textos. EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos. EL3.25.3 Escrever pequenos textos em prosa, mediante proposta do professor ou por iniciativa própria.

Gramática

Quantificador numeral G3.27 Conhecer propriedades das palavras. G3.27.5 Identificar o quantificador numeral. Discurso direto G3.28 Analisar e estruturar unidades sintáticas. G3.28.3 Identificar marcas do discurso direto no modo escrito.

(10)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

10

DOMÍNIO PROGRAMA METAS

CONTEÚDOS OBJETIVOS DESCRITORES

Oralidade

Apresentação oral O3.2 Produzir um discurso oral com correção. O3.2.1 Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados. O3.2.2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas.

Leitura e Escrita Textos narrativos Produção de texto - texto narrativo com diálogo LE3.5 Ler em voz alta palavras e textos. LE3.6 Ler textos diversos. LE3.7 Apropriar-se de novos vocábulos. LE3.8 Organizar os conhecimentos do texto. LE3.9 Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. LE3.14 Planificar a escrita de textos. LE3.15 Redigir corretamente. LE3.16 Escrever textos narrativos. LE3.20 Rever textos escritos. LE3.5.1 Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola. LE3.6.1 Ler pequenos textos narrativos. LE3.7.1 Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo. LE3.8.2 Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. LE3.8.4 Referir, em poucas palavras, o essencial do texto. LE3.9.3 Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação. LE3.14.1 Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. LE3.15.1 Utilizar uma caligrafia legível. LE3.15.2 Usar vocabulário adequado. LE3.15.3 Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos. LE3.16.1 Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como. LE3.16.2 Introduzir diálogos em textos narrativos. LE3.20.1 Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas. LE3.20.3 Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

(11)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede

3.º ANO DE ESCOLARIDADE

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

11

DOMÍNIO PROGRAMA METAS

CONTEÚDOS OBJETIVOS DESCRITORES

Educação Literária Leitura orientada «Minha rica lã» EL3.21 Ler e ouvir ler textos literários. EL3.22 Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. EL3.23 Ler para apreciar textos literários. EL3.21.1 Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. EL3.21.3 Ler em voz alta, após preparação da leitura. EL3.22.7 Propor títulos alternativos para textos. EL3.22.9 Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos. EL3.23.2 Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.

Referências

Documentos relacionados

Foram diagnosticadas nove doenças bióticas: vira cabeça do tomateiro (Tomato spotted wilt virus), oídio (Oidium sp.), murcha de fusário (Fusarium oxysporum), requeima

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que não o faria naquele lugar e momento. Essas “passagens de retenção” remetem ao ensino oral

Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação

 Beatriz dos Santos Júnior “B” Masculino  Thales Lourenço  Júnior “B” Feminino  Giovanna Accioly  Categoria “D” Feminino  Tatiana Lira 

A figura 11 representa a distribuição por município da proporção da quantidade de contratos do Pronaf, na safra 2014/2015, por estabelecimento, onde, conforme a escala

– O Portal de Periódicos Eletrônicos formado pela coleção de revistas científicas das áreas da assistência, pesquisa e serviços, cuja editoração eletrônica é

Nome da substância : Hidrocarbonetos, C9-C12, n-alcanos, isoalcanos, cíclicos, compostos aromáticos (2-25%).. 1.2 Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura

Prepare uma solução anestésica e transfira para seringas de 60 ml no campo estéril (o volume da solução anestésica utilizado dependerá do volume de tecido adiposo desejado e