• Nenhum resultado encontrado

AULA 01 ESPECÍFICA CPMG CIÊNCIAS DA NATUREZA PROF. EDUARDO TEMA: BIOQUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA 01 ESPECÍFICA CPMG CIÊNCIAS DA NATUREZA PROF. EDUARDO TEMA: BIOQUÍMICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AULA 01 – ESPECÍFICA CPMG – CIÊNCIAS DA NATUREZA – PROF. EDUARDO TEMA: BIOQUÍMICA

1. A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.

I. A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.

II. Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.

III. A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.

IV. O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.

Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS. a) I e III

b) II e IV c) I, II e III d) I, II e IV e) I, III e IV

2. A água é a substância mais abundante nos seres vivos, constituindo cerca de 75% a 85% da massa corporal de um organismo. A molécula de água (H2O) é constituída por um átomo de oxigênio unido por meio de ligações

covalentes a dois átomos de hidrogênio, formando um ângulo de 104,5°. o que a toma polarizada. Esta

polarização confere à água propriedades físico-químicas essenciais à vida. Sobre a água e sua importância para a manutenção da vida na Terra, são apresentadas as seguintes proposições:

I. Nas plantas, o deslocamento da seiva mineral, desde as raízes, onde ela é absorvida do solo, até as folhas, onde ocorre a transpiração, está relacionada às propriedades de adesão e coesão da água.

II. A maioria dos seres vivos só pode viver em uma estreita faixa de temperatura, fora da qual ocorrem problemas metabólicos e até a morte. Podemos citar o alto calor específico o elevado calor latente de vaporização e o elevado calor latente de fusão da água como alguns dos fatores importantes para a estabilidade da

temperatura dos seres vivos.

III. A água participa das reações químicas no organismo vivo, sendo que em algumas delas entra como reagente na síntese por desidratação e, em outras, como produto reações de hidrólise.

(2)

a) III, apenas. b) I e III, apenas. c) Il e III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.

3. Preste atenção nos seguintes dados fornecidos pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente):

- Em 25 anos, metade da população mundial pode enfrentar problemas em obter água suficiente para consumo e irrigação.

- Um terço do mundo é composto por áreas em que o consumo de água supera a oferta.

Não à toa as Nações Unidas declararam 2003 o Ano Internacional da Água Doce. Nas últimas décadas, a escassez de água passou da esfera acadêmica para a cotidiana.

(05/06/2003 disponível em: <www.folha.com.br>) Esses dados mostram que existe uma grande preocupação mundial com os recursos hídricos potáveis. Com respeito à água doce e suas fontes de obtenção é(são) CORRETA(S) a(s) proposição(ões):

01) A obtenção de água doce potável, a partir da dessalinização da água do mar, é um processo rápido e econômico.

02) A preservação das matas ciliares e das matas do fundo dos vales é medida importante para a manutenção da qualidade da água dos rios.

04) Os lençóis freáticos, devido à sua profundidade, não são alcançados por contaminantes lançados no solo. 08) Rios e lagos constituem-se na principal fonte de água doce para consumo das populações humanas. 16) A distribuição de água doce no mundo é muito homogênea.

32) Muitos rios, de grandes cidades brasileiras, poderiam estar sendo usados como fonte de captação de água potável. Isto, no entanto, não ocorre, devido ao lançamento direto de esgoto e lixo doméstico nesses rios. 64) No Brasil, graças à fiscalização rigorosa e à observância das leis ambientais, não existem problemas de

contaminação dos rios por efluentes originados de indústrias têxteis, de papel e de produtos químicos.

4. Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.

A doença associada a esse hábito é a a) obesidade.

b) osteoporose. c) diabetes tipo II. d) hipertensão arterial. e) hipercolesterolemia.

5. Leia o texto a seguir.

As três décadas de estudos sobre os alimentos, o metabolismo humano e a fisiologia do esporte mostram que as dietas radicais não funcionam. Na busca do corpo saudável e esbelto, a melhor dieta é a do bom senso. Uma das dietas mundialmente conhecidas proíbe o consumo de leite e derivados e limita muito o consumo de proteínas. Essas restrições levam à carência de minerais, especialmente o cálcio e ferro.

(VEJA, São Paulo, mar. 2007, n. 11, p. 62. [Adaptado]).

Um indivíduo adulto que adotou essa dieta por um período prolongado pode apresentar a) hemorragia e escorbuto.

b) cegueira noturna e xeroftalmia. c) beribéri e pelagra.

d) bócio endêmico e cãibras. e) osteoporose e anemia.

(3)

a) duas hexoses: b) dois dissacarídeos:

c) um polissacarídeo de reserva e um estrutural:

7. O amido, um carboidrato presente em grande quantidade na farinha, é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, ocorrendo principalmente nas raízes, frutos e sementes. Nos mamíferos, a reserva de carboidratos que corresponde ao amido

a) são os lipídeos, acumulados no tecido adiposo. b) são os triglicérides, abundantes no plasma sanguíneo. c) é o glicogênio, encontrado no fígado e nos músculos.

d) é a glicose, armazenada no citoplasma das células pancreáticas. e) é o ATP, que é a principal fonte de energia de todas as células.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê.

Nos primeiros dias após o nascimento, o leite materno é chamado de colostro. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo.

A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana.

A tabela apresenta as diferenças entre o colostro e o leite maduro, entre o leite de mães de bebês a pré-termo e de bebês a termo e entre o leite materno e o leite de vaca.

Leite Materno

Nutriente Colostro (3 – 5 dias) Leite maduro (26 – 29 dias) Leite de Vaca a termo(1) a pré-termo(2) a termo(1) a pré-termo(2)

Calorias (kcal dL) 48 58 62 7,0 69

Lipídios (g dL) 1,8 3,0 3,0 4,1 3,7

Proteína (g dL) 1,9 2,1 1,3 1,4 3,3

Lactose (g dL) 5,1 5,0 6,5 6,0 4,8

(1)

Bebê a termo: gestação de 39 a 40 semanas.

(2)

Bebê a pré-termo: gestação de 37 a 38 semanas.

<http://tinyurl.com/z2xs272> Acesso em: 01.09.2016. Adaptado. 8. De acordo com o texto e a tabela, pode-se afirmar que

a) um bebê a termo de 27 dias, ao ser amamentado, ingere 7,0 g dL de lactose. b) a lactoalbumina, a principal proteína do leite de vaca, é de fácil digestão para o bebê.

c) o leite de vaca, por ter mais proteína que o colostro e que o leite maduro, é mais adequado para a criança. d) o leite maduro consumido pelo bebê a pré-termo contém mais lactose que o leite de vaca e menos proteína

que o colostro.

e) o colostro apresenta mais lipídios, menos proteína e menos lactose do que o leite maduro, independentemente dos dias de vida do bebê.

9. “Jonas, residente da cidade de São Paulo/SP, 51 anos, pai de dois filhos, advogado, 88 kg, 1,75cm de altura e fumante”.

Ao calcular, o IMC de Jonas, um médico diagnosticou que ele estava na faixa de pré-obeso.

a) Com base no seu perfil, quais mudanças de hábito você indicaria para que Jonas possa alcançar uma qualidade de vida melhor?

(4)

10. “O consumo de fibras alimentares, sobretudo fibras solúveis, diminui os níveis de colesterol plasmático. Elas ligam-se a sais biliares, aumentando a sua excreção. Os sais biliares perdidos nas fezes são repostos a partir do colesterol, o que diminui o teor de colesterol circulante. Além disso, a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais produz ácidos graxos de cadeia curta que parecem inibir a síntese de colesterol no fígado.” (Adaptado de Anita Marzzoco e Bayardo B. Torres, Bioquímica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, p. 249.) a) Por que pode ser benéfico o consumo de um alimento que contribua para a redução do colesterol circulante? Além da ingestão de fibras, de que outra maneira pode-se reduzir o colesterol circulante?

b) Qual a função dos sais biliares na digestão dos alimentos?

11. A gordura em excesso é um fator de alerta em relação às condições de saúde dos indivíduos. Profissionais que atuam na área de Fisioterapia Dermato-funcional têm demonstrado a eficácia no tratamento de gordura

localizada pela aplicação de ultrassom em células adiposas do tecido subcutâneo. Essa técnica permite o rompimento das membranas das células de gordura.

Em relação ao contexto acima, cite:

a) duas funções do tecido adiposo em nosso corpo; b) dois tipos de lipídios contidos no organismo humano.

12. Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores. O Hoje, 15 out 2011 (adaptado). Para suprir o deficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em a) vitaminas A e E.

b) frutose e sacarose. c) aminoácidos naturais. d) aminoácidos essenciais. e) ácidos graxos saturados.

13. Sobre as proteínas e sua formação, é correto afirmar que

a) leite, ovos e pão são reconhecidos como alimentos ricos em proteínas.

b) as ligações peptídicas, que formam as proteínas, ocorrem entre os grupos carboxila de aminoácidos diferentes.

c) são formadas pela união de vários aminoácidos por meio de ligações glicosídicas. d) não apresentam função energética.

e) apresentam função plástica, também conhecida como função construtora.

14. Proteínas são moléculas grandes com muitas funções metabólicas e estruturais. Associe os diferentes tipos de proteínas (coluna da esquerda) às respectivas funções nos organismos (coluna da direita).

1. Anticorpos 2. Hemoglobina 3. Amilase salivar 4. Colágeno ( ) Proteína catalisadora ( ) Proteína estrutural ( ) Proteína de defesa ( ) Proteína transportadora

A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é: a) 1 – 4 – 2 – 3

b) 3 – 2 – 4 – 1 c) 3 – 4 – 1 – 2

(5)

d) 4 – 2 – 1 – 3 e) 4 – 3 – 2 – 1

15. Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.

Esta reação química ocorre no interior da célula durante a a) formação dos nucleotídeos.

b) tradução do RNA mensageiro. c) formação dos triglicerídeos. d) transcrição do DNA.

e) síntese dos polissacarídeos.

16. Rosto vermelho depois de beber pode sinalizar risco de câncer.

Manifestação está ligada à deficiência enzimática no metabolismo do álcool. (...) Essa resposta do fluxo sanguíneo, que pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada, principalmente, por uma deficiência herdada numa enzima chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático – japonês, chineses ou coreanos. Mesmo meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação.

Adaptado de: http://q1.globo.com./Noticias?Ciencia/0,,MUL1057722-5603,00-ROSTO+VERMELHO+DEPOIS+DE+BEBER+PODE+SINALIZAR+RISCO+DE+CANCER.html.Acesso em:

17.04.2015. Assinale a alternativa que NÂO caracteriza a ação das enzimas.

a) Aumentam a velocidade das reações químicas.

b) Não se misturam aos produtos formados, isto é, não são consumidas na reação. c) Aumentam a energia de ativação das reações químicas.

d) São produzidas de acordo com a informação contida no DNA. e) Atuam como catalisadores orgânicos nas reações.

17. Na indústria têxtil, é uma prática comum aplicar goma aos tecidos no início da produção, para torná-los mais resistentes. Esse produto, entretanto, precisa ser removido posteriormente, no processo de desengomagem. Nesse processo, os produtos têxteis são mergulhados em um banho aquoso com uma enzima do grupo das amilases.

(6)

Os gráficos nas figuras 1 e 2 representam a eficiência da atividade dessa enzima em diferentes valores de temperatura e pH.

Com base nas informações apresentadas, está correto afirmar que, para se obter a máxima eficiência da ação da enzima no processo industrial citado no texto, seria necessário manter o banho aquoso de desengomagem a a) 50 C e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre proteínas.

b) 50 C e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos. c) 50 C e pH básico, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos. d) 70 C e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos. e) 70 C e pH básico, sendo que a enzima age especificamente sobre proteínas.

 DICA: O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS? ESSE ASSUNTO ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NOS VESTIBULARES E VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA! POR EXEMPLO, VAMOS DEFINIR O QUE SÃO OS FAMOSOS BCAA’S?

Referências

Documentos relacionados

Acondroplasia FGFR3 Análise da mutação c.1138G&gt;A/C no gene FGFR3 Sequenciamento Sanger Sangue EDTA ou Sangue em papel de filtro (Para saliva cobrar o valor do

Association of mannose-binding lectin gene polymorphism with antiphospholipid syndrome, cardiovascular disease and chronic damage in patients with systemic

A figura acima ilustra o modelo para pequenos sinais, ope- rando na faixa de médias freqüências, de um circuito transistorizado na configuração emissor comum... As linhas horizontais

Da exigibilidade ou não da presença dos requisitos da prevalência e da superioridade para a admissibilidade de ação civil pública para a tutela reparatória de danos a

• A operação Hole3 foi criada em um esboço que pode ser usado como caminho para o próximo padrão.. No navegador, expanda a operação Hole3 para expor a

O certificado da Nossa Senhora de Fátima foi entregue, no dia 2 de dezembro, pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ezequiel do Valle, durante uma reunião comemo- rativa, da

Uma decisão acertada aqui representa um passo muito importante em direção ao sucesso pela seguinte razão: se você tem um bom produto, para o qual existe uma boa demanda, todo

Fazendo-se um paralelo à critica de projetos residenciais em São Paulo, Diane Ghia- rardo (2002), apresenta em seu livro criticas a projetos de usos diversos e a relação com o