• Nenhum resultado encontrado

Santos 2002 Artigo tratam controle meio ele

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Santos 2002 Artigo tratam controle meio ele"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Tratamento e controle da informação em meio eletrônico

Marcelo Nair dos Santos

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo Professor Auxiliar da Universidade Federal do Espírito Santo

Conselheiro do CRB-12 (ES)

Resumo.

A explosão da informação verificada em nossos dias e a necessidade de seu controle. Processamento e controle da informação disponibilizada em meio eletrônico com vistas à promoção de seu uso de forma racional e econômica. A descrição bibliográfica de meio eletrônico de acordo com a ISBD (ER) – International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources. Inclui exemplos ilustrativos.

Palavras-chave: catalogação descritiva de meio eletrônico.

CONTEÚDO 1 Introdução

2 Acesso à informação via meio eletrônico 3 Bases da descrição bibliográfica 4 Ponto de Acesso

5 Fontes informação prescritas 6 Descrição bibliográfica 7 Pista

8 Exemplos e modelos de ficha 9 Considerações finais

10 Terminologias recomendadas para meio eletrônico 11 Referências

1 INTRODUÇÃO

Nenhum outro meio sofreu (e sofre) tantas alterações nos últimos anos como os recursos de informática. Se dermos uma folheada no AACR2R (1998), verificaremos que a maior parte das emendas listadas está no capítulo 9 (arquivo de computador). Em 1997 a IFLA (International Federation of Library Associations) publicou o ISBD (ER) – International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources (Descrição Bibliográfica Internacional Padronizada – Meio Eletrônico) para substituir o ISBD (CF) – Arquivo de computador. Essa substituição mostrou-se necessária visto que arquivo de computador se limita à armazenagem física do meio eletrônico (disco magnético, disquete, CD-ROM etc). Mas além desses suportes, o meio eletrônico abrange a Internet, disco rígido e outros recursos on-line. Mas, por que catalogar um meio eletrônico? Como catalogar tais recursos?

Assim como o catálogo da biblioteca indica a presença de um item do acervo (seja livro, mapa, fita cassete, DVD, vídeo etc.), a Home Page, o site e outros recursos da Internet disponibilizados em meio eletrônico também podem e devem ser indicados no catálogo. Certamente não proponho descrever indiscriminadamente qualquer site disponível na WWW. Mesmo porque é isso é impossível. Entretanto, os mesmos critérios de seleção de material impresso, com as devidas adaptações, podem e devem ser adotados para o meio eletrônico com vantagem de que não necessitam de nota fiscal e recursos financeiros vultuosos e são constantemente atualizados. Basta ter acesso à Internet.

2 ACESSO À INFORMAÇÃO VIA MEIO ELETRÔNICO

2.1 UM POUCO DE HISTÓRIA

Collison (1971) relata uma história interessante. Recrutado para a Segunda Guerra Mundial, Rarish passou por uma experiência interessante. Sabendo que Rarish era bibliotecário, o comandante o

(2)

conduziu a uma das salas do quartel. Ali a situação era caótica: pilhas e pilhas de papéis, fotos e documentos desordenados espalhados por todos os cantos. O quartel era bastante grande e, obviamente, a documentação gerada também. Coube a Rarish o “simples” trabalho de colocar a bagunça em ordem. Ele iniciou o trabalho contando com o auxílio de dois mineiros, um ex-limpador de chaminés e um recruta transferido da Marinha. Após dois dias, o comandante, acompanhado por outros oficiais, realizou uma inspeção no local.

– Quero o documento... 05234591 Brown, A.D.! Rarish em questão de segundos apresentou-lhe o item. Pensando ser um rebate falso, disse-lhe:

Bem! 572835917 Cook, A.S. Desta vez ele foi mais rápido.

A eficiência de Rarish impressionou. Conseguiu licença para morar com sua família e sua eficiência foi reconhecida por todos os membros daquele quartel.

Até a Idade Média, boa parte do conhecimento disponível estava confinado a mosteiros religiosos. Privilégio e monopólio de poucos. Com a invenção da imprensa por Gutenberg (ca. 1452) teve início o fenômeno da explosão e a democratização da informação e do pensamento científico. Essa explosão da informação acentuou-se sobretudo em nossos dias com o desenvolvimento da informática e da Internet. Explosão é uma expressão dramática que de fato descreve o crescimento exponencial da informação e representa bem a questão. Além disso, algumas áreas do conhecimento, por suas características, necessitam de constante atualização visto que são áreas sujeitas ao fenômeno de obsolescência de suas produções científicas. Evidentemente, nem todas as instituições conseguem acompanhar o dinamismo de tais produções. É bom lembrar ainda que o livro não tem a mesma dinâmica dos meios eletrônicos, particularmente o meio cujo acesso é através da WWW.

2.3 DEFINIÇÕES ADOTADAS

Para este trabalho estabelecemos a expressão “arquivo de computador”, “recurso eletrônico” ou “meio eletrônico” para designar todo o item cujo conteúdo seja dados legíveis por computador ou qualquer outro equipamento afim e recursos obtidos por acesso remoto (por exemplo, a Internet). Veja também a seção Terminologias recomendadas para meio eletrônico .

- Meio eletrônico com acesso local: CD, DVD, discos ópticos, disquetes e meio eletrônico presente

em suporte físico portátil.

- Meio eletrônico com acesso remoto: Internet, disco rígido e outros recursos online.

3 BASES DA DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Para este trabalho adotamos as regras descritas na ISBD (ER) e no AACR2R (1998). A redação dos exemplos segue os padrões adotados na catalogação tradicional adotada no Brasil. Evidentemente cabe a cada centro documental a devida adaptação à sua realidade. Porém, a tendência é de que o fará. A ISBD(ER) dividiu a descrição bibliográfica em oito áreas:

- Área 1. Título e indicação de responsabilidade

- Área 2. Edição

- Área 3. Tipo e extensão do meio eletrônico.

- Área 4. Publicação, distribuição, etc.

- Área 5. Descrição física.

- Área 6. Série: A indicação de séries é transcrita entre parêntesis. Se houver duas ou mais séries,

cada uma deve ser transcrita entre parêntesis.

- Área 7. Notas: Nesta área são redigidas informações importantes não descritas em outra área da

(3)

-As áreas 6, 7 e 8 podem ser repetidas. Em certas circunstâncias a área 5 também pode ser repetida (Veja seção descrição física);

4 PONTO DE ACESSO

Com a chegada da informática, as definições relacionadas a entradas principal e secundárias serão revistas e podem até ser desconsideradas. Mas, além da importância que desempenham em sistema manual, seu estudo é de grande relevância no controle de identidade (conhecido como controle de autoridade). As agências bibliográficas nacionais e os centros documentais que atuam em rede precisam desse controle. Devem ser adotadas as regras gerais descritas no Capítulo 21-25 do AACR2 (1998) com as seguintes considerações:

4.1 ACESSO PRINCIPAL

Evidentemente, o ponto de acesso principal é feito pelo criador do meio eletrônico (seja arquivo, programa, etc.). Para arquivos cujo acesso é remoto (home page, periódicos online, base de dados online, Internet, etc.) a entrada pode ser feita por pessoa, entidade ou através do título conforme o caso (regra 21 do AACR.). Se o arquivo for resultado de parceria entre diversas pessoas onde não se determina uma autoria principal, estabeleça entrada pelo título. Veja também a seção Indicação de responsabilidade.

- Por nome e/ou entidade

ThinkTank [arquivo de computador] : the first idea processor / program by

David Winer with assistance from Jonathan Llewellyn. – Palo Alto, Calf. :

Living Videotext, c1983.

Acesso principal por Winer; Acesso secundário por Llewellyn.

- Por Título: estabeleça a entrada pelo título para itens desprovidos de autoria ou itens sob

responsabilidade de mais de três autores.

The Biblography writer [meio eletrônico]. – Version 3.4. – Follett, c1985.

Acesso principal pelo título; 4.2 ACESSO SECUNDÁRIO

Deve-se dar entradas secundárias para qualquer pessoa e/ou entidades envolvidas na criação, emissão e disponibilização do arquivo. Ao final inclua se necessário: títulos e série do item catalogado (Veja a seção Pista).

5 FONTES INFORMAÇÃO PRESCRITAS

De onde retirar as informações relacionadas a meio eletrônico? Em livro, quando precisamos encontrar autor, título etc. recorrermos à folha de rosto como fonte principal de informação. Outras informações podem ser localizadas em outras partes do livro (verso da folha de rosto, páginas preliminares, prefácio etc.). Assim como o livro, o meio eletrônico também tem a sua “folha de rosto” (fonte principal de informação). Retire a descrição bibliográfica do meio eletrônico das seguintes fontes de informação (preferencialmente nesta ordem):

- Título da tela de abertura;

- Menus, tela de apresentação e outras formas de apresentação interna do item;

- Rótulos presos ao meio eletrônico

(4)

- Caixa, embalagem ou invólucro do item

- Outras descrições publicadas do item

- Outras fontes

Cada área da descrição tem sua fonte de informação prescrita onde encontraremos os elementos necessários à descrição. Veja:

6 DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA

6.1 TÍTULOS E INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Mesmas regras aplicadas a livros. Para material não-publicado, redija um título entre colchetes se não houver um. Leve em conta os elementos mais relevantes apresentados, tais como: local, data e a própria imagem contida no item (ver Regra 1.1B7 do AACR2).

Corel Draw [meio eletrônico]

6.1.1 Título principal

Primeiro elemento da descrição após o ponto de acesso principal. Se houver muitos títulos na mesma fonte de informação, escolha como título principal de um item aquele que está tipograficamente em destaque. Registre ou esclareça os demais títulos em NOTA. O título principal pode. SEMPRE indique a fonte do título na área de NOTA:

- Ser termos que identifique o tipo de trabalho ou o seu conteúdo artístico ou intelectual

Graphics [meio eletrônico]

- Ser nome de pessoas ou corporações quando a fonte de informação prescrita não tiver nenhum

título.

Dian Fossey [meio eletrônico]

- Consistir ou englobar um grupo de letras iniciais ou abreviaturas destacadas na fonte prescrita de

informação.

BASIC [meio eletrônico]

- Pode consistir de duas partes (cada qual pode ser considerada como título) ligadas por “ou”.

Space zone, or, The quest for Cleopatra [meio eletrônico]

- Pode incluir uma indicação de responsabilidade, nome de publicador ou detalhes relacionados a

outros elementos da transcrição.

Joe Lynn's payroll system [meio eletrônico]

Bruce Mitchell on dimensional analysis [meio eletrônico]

Adventure games of Derek Tyne [meio eletrônico]

- Pode ser o título de uma seção, suplemento, parte, etc., somente quando este título puder ser

dissociado do título principal do item. Neste caso o título comum é dado se relevante em SÉRIE. U.S. grain sales and shipments [meio eletrônico]

Em SÉRIE: (GSR agricultural surveys)

Área: Fontes de informação prescritas:

1. Título e indicação de responsabilidade Fonte interna; rótulos presos ao item; texto, embalagem, ou outro material adicional 2. Área de edição Fonte interna; rótulos presos ao item; texto, embalagem, ou outro material adicional 3. Dados específicos Qualquer fonte

4. Publicação, distribuição etc. Fonte interna; rótulos presos ao item; texto, embalagem, ou outro material adicional 5. Descrição física Qualquer fonte

6. Séries Fonte interna; rótulos presos ao item; texto, embalagem, ou outro material adicional

7. Nota(s) Qualquer fonte

(5)

6.1.2 DGM

Opcionalmente, o DGM é sempre dado imediatamente após o título principal e seu propósito é indicar, em termos gerais a classe do material ao qual o item faz parte. O DGM Arquivo de

computador é usado pelo AACR2 (1983) e pelo AACR2R (1998) e pela The National Library of

Canada para descrever um arquivo que tenha dados, programas ou ambos decodificados para serem lidos e manipulados por computador. A tendência para os próximos anos é que se adote a terminologia Recurso eletrônico ou meio eletrônico (em inglês Electronic resource) que já está incorporada ao ISBD (ER) – base para as regras do AACR.

Compton's multimedia encyclopedia [arquivo de computador] Ou,

Compton's multimedia encyclopedia [meio eletrônico]

- ADVERTÊNCIA: Utilize Arquivo de computador apenas quando não indicar acesso remoto.

6.1.3 Título equivalente

Quando na fonte prescrita de informação houver títulos em mais de um idioma, o título não escolhido como título principal será transcrito como título paralelo. Título original em outra língua diferente do título principal, que não ocorrer na fonte principal de informação pode ser dada em NOTA.

Beyond horizons [meio eletrônico] = Allende los horizontes

6.1.4 Outras informações sobre o título

Normalmente um subtítulo que ocorre junto a um título principal. Pode incluir outros elementos da descrição (autor, edição, etc.) quando, obviamente é parte integrante de outras informações sobre o título. Ex.

Black holes [meio eletrônico] : Sidney Owen's space games

A forma completa de um título principal abreviado é tratada como outras informações sobre o título se aparecer na fonte prescrita de informação. Ex.

SPSS [meio eletrônico] : statistical package for the social sciences

6.1.5 Indicação de responsabibilidade

Registre os nomes de pessoas e entidades responsáveis pela criação do conteúdo intelectual ou artístico do arquivo. Colaboradores, patrocinadores e outros que tenham contribuído de forma secundária são listados em NOTA.

Indicação de responsabilidade pode conter: escritores, programadores, pesquisadores, artistas gráficos, compositores, animadores, etc., cujo trabalho está incorporado ao item de forma direta (autor, do texto, editor, compilador, tradutor, ilustrador, compositor da música, projetista, etc.) ou indireta (autor do trabalho no qual o software está fundamentado).

Bitnet history [meio eletrônico] / Billy Baron

IFLANET [meio eletrônico] / International Federation of Library

Associations and Institutions

Alice's wonders [meio eletrônico] / adapted from Alice in Wonderland, by

Wilford Hagers

Unchurched Americans, April 1978 [meio eletrônico] / [sponsored by]

Coalition of Religious Groups in America ; conducted by Gallup Organization

Visual Igrejas97 [meio eletrônico] / desenvolvido por Jarminiane Alves

Batista (Jardim)

(6)

with Laurie Fenster

6.2 EDIÇÃO

Termos como edição, reedição, atualização ou versão são exemplos de indicação de edição. A edição dos materiais que acompanham o item é feita em nota. Considere o recurso como nova edição se houver mudanças significativas no conteúdo dos dados ou do programa.

CyberOffice for administrative personnel [meio eletrônico]. - Windows 95

ed.

Music Time[recurso eletrônico] / Desenvolvido por Passport ; traduzido por Novamente. – Ver. 2.0 para Windows. –

Se a indicação de edição ocorrer na área de título e indicação de responsabilidade ela não deve ser repetida em EDIÇÃO.

The compact version of Symphony [meio eletrônico] Não

Symphony [meio eletrônico]. - Compact version

6.3 DADOS ESPECÍFICOS: TIPO E EXTENSÃO DO MEIO ELETRÔNICO

A edição brasileiras do AACR2 (1983) não prevê o uso desta área. Esta Área é usada para descrever as características básicas de um meio eletrônico. A informação desta área é opcional para itens contidos em meio de armazenamento físico (cassete, disquetes, CD, DVD, etc.). Estas regras são importantes para meio eletrônico disponível por acesso remoto que envolve o uso de um terminal conectado eletronicamente a uma rede de computadores. Inclui:

- A designação do recurso; e

- A extensão ou tamanho do recurso entre parêntesis (opcional).

Se relevante, redija palavras como “Dado de computador”, "Programa aplicativo”, ou “Multimídia interativa”, “Serviço online de base de dados”, etc. O catalogador pode identificar um tipo específico de dados através da seleção/combinação de um dos termos relacionados na seção Terminologias recomendadas para meio eletrônico.

Romeo & Juliet [meio eletrônico] / producer: Chris Jennings ;

commissioning editors: Domenica de Rosa, Heather Morris. - Version 1.00c. –

Multimídia interativa eletrônica. - [Oxford] : Attica Cybernetic [etc.],

c1995.

- Opcionalmente inclua o tamanho do item entre parêntesis.

Dados de texto eletrônico (2 arquivos : 1.6 megabytes)

Dado eletrônico (1 arquivo : 1.2 GB) e Programa (1 arquivo : 2520

instruções)

6.4 PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.

As terminologias “publicação, produção ou distribuição”, usadas abaixo dizem respeito a todos os tipos de publicação, produção, distribuição, fabricação e lançamentos. Estas atividades diferem da produção física do item, apesar de ambas poderem ser executadas pela mesma pessoa ou corporação.

Living books framework. Volume 1 [meio eletrônico] / Living Books, a Random House/Broderbund Company. - Macintosh/Windows. – Multimídia interativa. - Novato (CA) : Broderbund, c 1994.

Para material não publicado e/ou cujo acesso é remoto não há necessidade de se indicar local e distribuidor, publicador etc. Indique apenas o ano. Aplicam-se aqui as mesmas regras descritas no capítulo 1 do AACR2 com as seguintes considerações:

(7)

6.4.1 Local de publicação, distribuição etc.

É o nome do local que está na fonte de informação prescrita com o nome do publicador, produtor ou distribuidor. Se não houver um dos três, dê o local do qual o item foi lançado ou distribuído. Havendo mais de um local, prefira o que estiver destacado tipograficamente ou aquele que for citado primeiramente. Se não houver destaque pode ser considerado o local mais importante para a agência catalogadora. Quando outro local subseqüente é omitido deve-se indicar a omissão através de “[etc.]"

Toronto [etc.]

6.4.2 Publicador, distribuidor, etc.

Quando se menciona mais de um publicador ou produtor na fonte prescrita de informação, use o que estiver em destaque ou o que for mencionado primeiro. Se não houver destaque pode ser considerado o publicador ou produtor mais importante para a agência catalogadora. Publicadores, produtores e/ou distribuidores subseqüentes quando omitidos devem ser indicados por “[etc.]”.

Chicago : American Association of Individual Investors [etc.]

Quando um publicador ou um produtor e um distribuidor aparecerem na fonte principal de informação devem ser indicado nesta área. Se o distribuidor ocorrer fora da fonte principal deve ser indicado em NOTA. Se apenas o distribuidor está mencionado, este deve ser descrito nesta área. Quando um publicador ou um produtor e um distribuidor ocorrerem em outros elementos descritos anteriormente (incluindo acesso principal), inclua uma breve frase que os identifiquem.

Chemical properties database [meio eletrônico] / National Chemical Data Board. - Malden (MA) : The Board

Social science citation index [meio eletrônico] / Institute for Scientific Information. - [Philadelphia] : The Institute

6.4.3 Data de publicação, distribuição, etc.

Mesmos procedimentos aplicáveis a livros.

St. Paul (Minn.) : Quanta Press, 1995.

No caso de serviços online ou Internet, uma NOTA (Notas relacionadas a recurso descrito) pode ser dada para indicar também o dia, mês e ano em que o recurso foi utilizado. Se a publicação ou produção for diferente da data de distribuição, cada data é dada após a indicação de função. Ex.

Seattle (Wash.) : Laser Learning Technologies, 1993 ; Hardwick (VT) : Optical Transfer [distributor], 1995

Uma data de copyright pode ser adicionada à data de publicação, produção ou distribuição quando o catalogador considerar relevante. Ex.

, 1995, c1993

Se houver muitas datas de copyright dadas para cada etapa da produção do item, não havendo data de publicação ou produção considere o a última data de copyright. Ex.

, c1995

- Comentário: A data de copyright é do programa escrito; outras datas de copyright mais recentes

são para o som e a documentação levantada.

- Opcionalmente, inclua a função exercida pelo publicador, produtor e/ou distribuidor entre

colchetes.

Chigaco : National Opinion Research Center [editor] : Roper Public Opinion Research Center [distribuidor]

(8)

- Advertência: Meio eletrônico disponível apenas por acesso remoto não recebe descrição física.

Quando um meio eletrônico estiver disponível em diferentes formatos (disco óptico, disquete etc.) o documentalista pode optar por um dos dois caminhos abaixo:

- Cada formato descrito em registros separadamente; ou,

1 disco óptico : son., color. ; 12 cm 3 disquetes : son., color. ; 9 cm 1 guia do usuário(225 p.) ; 23 cm

- Todos os formatos descritos num único registro.

1 disco óptico, 3 disquetes, 1 guia do usuário

Em se tratando de multimídia interativa disponibilizada em dois ou mais formatos, o ISBD sugere que ela deve ser descrita conforme a segunda alternativa, ou seja, cada formato ocupando um parágrafo separadamente.

1 disco óptico : son., color. ; 12 cm 1 video-disco : son., color. ; 30 cm 1 manual (25 p.) : ill. ; 26 cm

6.5.1 Total de unidades físicas (extensão do item)

O AACR2 (1983) emprega as seguintes terminologias: arquivo de dados, arquivo do programa-fonte e programa-objeto. O AACR2R (1998) acrescenta ainda cartucho de computador, cassete de computador, disco ou disco de computador, bobina de computador, cartão de computador, unidade de chip de computador, disco óptico laser de computador e disquete de computador. Entretanto a tendência é que se utilize a terminologia proposta pelo ISBD (ER) editado pela IFLA. Abaixo segue a lista:

1 cartucho 2 discos

1 disco óptico 4 Fitas cassete

A identificação do formato de disco óptico (CD-I, CD-ROM, Photo CD, DVD-ROM etc.), quando conhecida, é registrada entre parêntesis após a designação específica de material:

1 disco óptico (CD-ROM) 2 discos ópticos (Photo CD) 1 disco óptico (DVD)

6.5.2 Outros detalhes físicos

Normalmente, aqui se registra as características sonoras e características de cor se relevante. 1 disquete : son., p&b

6.5.3 Dimensões

Até o AACR2R (1988) a dimensão era dada em polegadas. The National Library of Canada, antecipando-se as mudanças do ISBD(ER) incorporou suas regras à sua catalogação descritiva. O ISBD (ER) recomenda o uso de “cm” (centímetros sem ponto). Evidentemente os padrões de alguns suportes estão consagrados. Cabe a entidade catalogadora determinar o uso de um ou outro. Segue abaixo a tabela de conversão e exemplos:

Conversão: 3 1/2 in. = 9 cm 12 in. = 30 cm 1 1/8 x 2 3/8 in. = 3 x 6 cm 3 7/8 x 2 1/2 in. = 10 x 7 cm 1 disco óptico ; 12 cm. 1 disquete ; 3½ pol. 3 discos óptico ; 4¾ pol.

1 disco de computador ; 14 cm + guia do usuário

5 disquetes ; 9 cm + 1 cassete sonoro (20mn. : analog. estéreo.)

(9)

6.5.4 Material adicional (opcional)

Precedido por espaço-mais-espaço: “ + “. Detalhe material adicional como instruído em 1.5E do AACR2 (1983). Veja exemplos acima. Se preferir registre-o em NOTA de material adicional.

6.6 SÉRIE

Mesmas regras aplicáveis a livros e descritas em no capítulo 1 do AACR2R. Um título comum a vários recursos eletrônicos pode ser considerado uma série.

- Redação: Coloque as informações sobre série entre parêntesis:

(As serpentes)

- Subsérie: Registre-a na forma em que aparecem na descrição:

(Super graphics. Series I ; 2)

- Outros títulos: Registre títulos equivalentes e subtítulos, se houver:

(Travaux de recherche en science sociale = Research monographs in the

social sciences)

(Pricing and buying. Module 5, Patterns : automobile prices)

- ISSN:

(Elsevier's interactive anatomy, ISSN 0929-2225)

- Numeração dentro de série/subsérie: registre a numeração na forma em que aparecem no item.

(Multimedia learning series ; vol. 2) (BTS research report ; 2)

- Esclarecimentos e omissões em série: Quando há ocorrência de série e subsérie, a numeração

daquela é omitida. Esclareça tal fato em Nota:

(Contrasts and similarities in siblings. Series A, Young brothers and sisters (12-21) ; no. 1)

Se preferir, registre ou esclareça uma indicação de série na Área de Nota. Numeração da série principal: no. 6.

6.7 NOTAS

Fonte de informação: qualquer fonte. Registre em notas informações não esclarecidas ou não indicadas no resto da descrição.

- Pontuação: inicie cada nota em um novo parágrafo. Finalize cada parágrafo com ponto ou

qualquer outra marca de pontuação final (fecha parêntesis, fecha colchete). Separe cada palavra introdutória do conteúdo principal da nota com dois pontos seguidos mas não precedidos por espaço. Se possível enfatize-a com negrito, itálico, sublinha, ou qualquer outra fonte que a enfatize.

Quando os dados a serem descritos forem obtidos através das áreas de título, indicação de responsabilidade, publicação, distribuição, etc., descrição física e/ou série, descreva-os na ordem em que aparecerem inclusive com suas pontuações, exceto, ponto-espaço-travessão-espaço que deverá ser substituído por ponto-espaço.

- Advertência: Se a informação for claramente apresentada, inicie a ÁREA DE NOTAS com as

notas de EXIGÊNCIAS DO SISTEMA e/ou FORMA DE ACESSO (obrigatória para acesso remoto).

6.7.1 Natureza ou forma

Gênero ou outra categoria intelectual a qual pertence o item. Jogo de aventura interativo.

Planilha eletrônica, com processador de texto e editor gráfico. 4 3/4 in. = 12 cm

5 1/4 in. = 14 cm 8 in. = 21 cm

1 disco ótico eletrônico (CD-ROM) : son., color. ; 12 cm +1 cassete sonoro

(10)

6.7.2 Língua

Apenas para itens cuja língua não pode ser determinada noutra parte da descrição. Em alemão.

6.7.3 Fonte de título principal

Devido as suas características esta nota é OBRIGATÓRIA em recurso eletrônico. Indique através desta NOTA a origem do título principal do item.

Título da tela. Título do rótulo.

Título fornecido pelo catalogador. Título da Home Page.

Título fornecido pelo criador do arquivo.

6.7.4 Variações no título

Registre as variações de título presente na fonte de informação ou em qualquer parte do item. Título do manual: Compu-math decimals.

Título na embalagem: Interactive cells. Também conhecido como: MAXLIK.

6.7.5 Títulos equivalentes e outras informações sobre o título:

Se for relevante, redija esta NOTA caso não os tenha registrado anteriormente.

Título equivalente (do título da tela): Les techniques de la prévision à court terme.

Títulos equivalentes do rótulo: Hurricanes = Huracanes.

6.7.6 Indicação de responsabilidade

Registre variações no nome de pessoas e entidades mencionadas na área de TÍTULO E INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE se for importante para a identificação. Se relevante, também redija nome de pessoas e entidades não mencionadas nessa área.

Animado por Gary Simski ; consulta fornecida por Micro Industries. Programador do sistema, Henry Letow ; Som, LF Acoustics.

6.7.7 Edição e histórico

Se relevante, redija notas relacionadas à edição e à história do item ou detalhes de pequenas mudanças ocorridas.

Originalmente apresentado como programa de TV. Dados de edição originários do rótulo.

Versão atualizada do programa de 1982. Primeiro programa distribuído em 1994.

6.7.8 Dados específicos: tipo e extensão do recurso

Registre características importantes do arquivo não mencionadas/esclarecidas na área de DADOS ESPECÍFICOS ou em outra parte da descrição.

O programa pode manipular mais de 16.000.000 de registros. Configuração dos caracteres ASCII.

6.7.9 Publicação, distribuição, etc.

Detalhe aqui informações não incluídas e/ou não esclarecidas na PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.

Somente distribuído pelo Laboratório.

Distribuição do manual do usuário por American Political Science Association, Washington, D.C.

(11)

6.7.10 Descrição física e exigências do sistema

- ADVERTÊNCIA: Se a informação estiver claramente indicada, inicie a ÁREA DE NOTAS com

as notas de EXIGÊNCIAS DO SISTEMA e/ou FORMA DE ACESSO.

6.7.10.1 Exigências do sistema

Em inglês: System requirements. Não há uma terminologia consagrada em português. A tradução para português é exigências do sistema ou especificações do sistema. Em termos de informática é conhecida como configuração mínima. Redija esta NOTA se a informação for claramente apresentada. Cada exigência, exceto a primeira, é precedida por ponto-e-vírgula seguido e não precedido por espaço

Exigências do sistema: IBM PC; 64 K; colour card; 2 disk drives. Configuração mínima: processador 386SX ou superior; 2M RAM (4M

recomendado); Windows 3.0 ou superior; disco rígido com 8M de espaço livre; placa de expansão VGA; monitor color.; mouse.

6.7.10.2 Forma de acesso

Sempre especifique o modo de acesso para itens disponibilizados apenas por acesso remoto ou online. Forma de acesso: Lexis system. Requer assinatura através de Mead Data Central, Inc.

Forma de acesso: World Wide Web. URL: http://www.un.org. Forma de acesso: Internet.

Forma de acesso: Rede de computador da universidade.

6.7.10.3 Descrição física

Redija esta nota para itens não descritos e/ou não esclarecidos anteriormente. Copia não-protegida.

Embalagem: 32 x 36 x 16 cm. Cassete sonoro em som estéreo

6.7.11 Nota de material adicional

Usada para indicar a existência e o tipo de material adicional relevante presente no item. Dê apenas os detalhes não mencionados anteriormente.

Acompanhado por uma série de 5 programas em PL;1, com subrotinas assembler.

Com manual de instruções.

6.7.12 Nota relativa à série

Redija esta nota para itens não descritos e/ou não esclarecidos anteriormente. Ver SÉRIE. Originalmente publicado na série: European Community study series.

6.7.13 Dissertações

Se o item for apresentado como parte integrante de solicitação para título acadêmico, redija esta nota iniciando com a palavra Dissertação seguido do grau de obtido, do nome da instituição ou faculdade para o qual a tese foi apresentada e do ano no qual o grau foi obtido.

Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

6.7.14 Público a que se destina

Faça uma breve nota para público a que se destina se esta informação está claramente indicada sobre o item.

Para crianças de 7-10 anos.

(12)

6.7.15 Referência a descrições publicadas

Não prevista para meio eletrônico.

6.7.16 Outros formatos disponíveis

Forneça detalhes de outros formatos presentes na biblioteca no qual o item está disponível. Disponível em microforma.

Também disponível em forma impressa.

6.7.17 Resumo

Esta nota juntamente com “Conteúdo” é importante para a descrição de material não-editado e/ou não-publicado.

Resumo: Apresenta o Instituto Butantã e as serpentes brasileiras.

6.7.18 Conteúdo

Liste as partes de um arquivo.

Conteúdo: Moby Dick – Last of the Mohicans – Huckleberry Finn – Scarlet

letter.

Conteúdo: 1. Vitória – 2. Viana – 3. Vila Velha – 4. Vila Valério. Contém informações sobre os 27 Estados e o Distrito Federal.

Inclui dados cinematográficos.

Inclui Dicionário Michaelis Português, Inglês, Espanhol.

6.7.19 Nota com números

Consiste em números associados ao item que não seja ISBNs ou ISSNs. Número adicional sobre a etiqueta: A-096.

"M1 527" – Embalagem. ICPSR estudo no. 0003.

6.7.20 Exemplar que está sendo descrito e acervo da biblioteca

6.7.20.1 Características particulares do exemplar de descrito.

Copiado em junho 1983.

A biblioteca não possui o disco 7 da obra.

6.7.20.2 Nota relacionada à descrição bibliográfica

Refere-se a notas sobre edição ou versão sobre a qual a descrição está baseada. Redija esta nota para recursos e fontes eletrônicas cujo acesso é remoto.

Descrição baseada sobre versão datada de: 8 out. de 1997 às 13:22:11. Descrição baseada sobre: Vol. 3, no. 3 (Mai./Jun. 1995)

Descrição baseada sobre a home page acessada em: 09/06/96.

6.7.20.3 Disponibilidade e restrições ao acesso/uso:

Pode incluir nota de lançamento ou distribuição limitada.

Acesso restrito somente a pessoas autorizadas. 250 exemplares lançados.

Software de domínio público.

6.7.21 Notas “Com”

Mesmas regras aplicáveis a outros itens. Feita quando duas ou mais obras independentes que estão fisicamente no mesmo item e não têm um título coletivo que as reúnam, ou seja, são “siamesas”. Registram-se as obras na ordem em que aparecem.

Com: Uncle Sam’s jigsaw – U.S. Constitution tutor – Scramble.

(13)

Fonte de informação: qualquer fonte. É comum encontrar ISBN ou ISSN em CD-ROM publicados por editoras como multimídia interativa. Nesse caso, registre o número normalizado de acordo com as regra 9.8 do AACR2 (1998).

ISBN 0-340-16427-1

7 PISTA

A pista é composta por duas partes: A primeira parte das entradas secundárias, numerada em algarismo arábico está reservada ao emprego de cabeçalho de assunto, tesauros e outras ferramentas de indexação (seja linguagem documentária ou linguagem natural controlada – para quem não dispõe de instrumentos de indexação).

- Assunto (s): numerados em algarismo arábico.

1. Arquivos (Registro). 2. Processador de texto. I. Llewellyn, Jonathan.

II. Título.

A segunda parte é empregada para indicar qualquer informação que possa ser usada pelo usuário como ponto de acesso ao registro descrito. Tal informação é chamada entrada ou ponto de acesso e numa linguagem atual exercem a mesma função de um campo de busca ou de um link.

- Nome, título e/ou série: indique nesta parte os nomes de pessoas e entidades que contribuíram

significativamente para a obra, títulos e série relevantes (numerados nessa ordem em algarismo romano);

1. Música. 2. Editor de música. I. Passport. II. Novamente.

- Analíticas: se for interessante estabeleça analíticas nos itens que apresentarem nota de conteúdo.

8 EXEMPLOS E MODELOS DE FICHA 8.1 EXEMPLOS EXTRAÍDOS DO ISBD (ER)

- Exemplo americano (Multimídia interativa em meio eletrônico com acesso local)

Living books framework. Volume 1 [Electronic resource] / Living Books, a Random House/Broderbund Company. - Macintosh/Windows. - Electronic interactive multimedia. - Novato (CA) : Broderbund, cop. 1994.

4 electronic optical discs (CD-ROM) : sd., col. ; 12 cm 2 sound cassettes (16, 23 min.)

System requirements for Macintosh: 4MB RAM; System 6.0.7 or higher; 256 col. monitor; CD-ROM drive. System requirements for Windows: IBM/Tandy or 100% compatible 386SX or higher with 4MB RAM; Windows 3.1; MS-DOS 3.3 or higher; Super VGA (640 x 486, 256 colours); Sound Blaster or Pro and 100% compatible sound cards; mouse; CD-ROM drive.

Title from container.

Copyright date from manual.

Additional accompanying material includes 8 paperback books, 1 manual, 4 user's guides, and 1 troubleshooting guide.

Summary: Designed to help teachers integrate Living books into the language arts curriculum.

Contents: Just grandma and me / Mercer Mayer. - The tortoise and the hare / Aesop. - Arthur's teacher trouble / Marc Brown. - The new kid on the block / Jack Prelutsky.

- Exemplo britânico (Multimídia interativa em meio eletrônico com acesso remoto)

Electronic Beowulf [Electronic resource]. - Electronic interactive multimedia. - [Great Britain?] : Electronic Beowulf Project, cop. 1995.

Mode of access: World Wide Web. URL: http://portico.bl.uk/access/electronic-beowulf.html. Title from title screen.

Digitised images developed by the British Library with Kevin Kiernan and Paul Szarmach. Summary: Introduction to the Electronic Beowulf Project including images of the manuscript.

- Exemplo canadense (Meio eletrônico com acesso local)

Lost treasures of the world [Electronic resource]. - Calgary : Follgard CD-Visions, cop. 1994. 1 electronic optical disc (CD-ROM) ; 12 cm + 1 guide. - (Adventure guest series)

System requirements: Macintosh; 68030 processor; 6MB RAM; System 7.01 or higher; 2MB hard disk; 8 bit col. monitor; CD-ROM drive.

Title from disc label. Host and guide: Stan Grist.

(14)

- Exemplo canadense (Meio eletrônico com acesso remoto)

Waking in Jerusalem [Electronic resource] / Sharon Katz. - Electronic data. - [Nepean, Ont.] : Interaccess Technology Corp., 1995.

Mode of access: World Wide Web. URL: http://digimark.net/iatech/books. Title from title screen.

For ages 3-7.

- Exemplo espanhol (Meio eletrônico com acesso local)

Francisco de Goya [Recurso electrónico] : grabador y litógrafo : obra completa y estudio iconográfico = engraver and litographer : complete work and icon study / [director editorial, Luis González Robles ; textos, Juan Carrete, Jesus Vega ; iconografía, Javier Blas, Ascensión Ciruelos ; traducción, Alison Treasure]. - [Versión] 0.1. - Datos. - [Madrid] : CD Arte, [1995].

1 disco óptico electrónico (CD-ROM) : col. ; 4 3/4 pulgadas + 1 texto (73 p.)

Características del sistema: IBM PC o compatible 386/25 o superior; mínimo, 2 Mb de RAM; MS-DOS 5.0 o superior; Microsoft Windows 3.1; tarjeta gráfica SVGA.

Tít. tomado de la etiqueta del disco. Texto en español y traducción en inglés. DL M 12995-1995.

ISBN 84-89443-00-9

8.2 MODELOS DE DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Os modelos de fichas aqui apresentados seguem a redação adotada no Brasil. Cabe ao centro documental adaptar-se ao seu próprio sistema de computação.

8.2.1 Acesso principal por autor ou nome-título.

Esquema básico

Não registre Descrição física para meio eletrônico disponível em disco rígido ou acesso remoto.

Para itens criados de forma artesanal ou cuja finalidade primária não é a divulgação através de produtor ou de entidade publicadora, registre apenas a data de criação do arquivo de computador na área de publicação,

distribuição, etc.

Exemplo ilustrado de CD-ROM (multimídia interativa):

Área de dados específicos opcional para dados eletrônicos armazenados em meio físico; Notas: de exigências do sistema, de fonte de título principal e de resumo.

Class.

Cutter

Entrada principal.

Título principal [DGM] = Título paralelo : outras informações sobre título / primeira indicação de responsabilidade ;

indicações de responsabilidade subseqüentes. – Área de Edição. – Dados específicos. - Local : Editor, Ano.

Total de unidades físicas : outros detalhes físicos ; dimensões. - (Área de série).

Nota (s).

Número normalizado.

1. Secundárias de assunto. I. Secundárias de autor, título e série.

(15)

Home Page:

Área de dados específicos obrigatória para sites da WWW; Ausência de características físicas;

Notas: de forma de acesso, de fonte de título principal, de indicação de responsabilidade, de conteúdo e de descrição bibliográfica (exemplar que está sendo descrito).

Home Page:

Área de dados específicos obrigatória para sites da WWW; Ausência de características físicas;

Notas: de forma de acesso, fonte de título principal, de edição/histórico, de publicação, distribuição etc. e de descrição bibliográfica (exemplar que está sendo descrito).

Disquete 5 ¼ polegadas (Programa de computador) Área de edição: indicação de versão;

Descrição física: material adicional;

Notas: de exigências do sistema, fonte de título principal, de conteúdo.

Instituto Butantan.

O Butantan e as serpentes do Brasil [arquivo de computador]. – Multimídia interativa. – São Paulo : O Instituto : Itautec, 1996.

1 disco óptico (CD-ROM) : son., color. ; 12 cm.

Exigências do sistema: PC 486 DX2-66; com 4 MB de memória; Placa de som compatível com Windows 3.1 ou Windows 95; Leitor de CD-ROM; Windows 3.1 ou posterior.

Título da Tela.

Resumo: Descreve as principais serpentes do ecossistema brasileiro explorando suas características e aspectos ecológicos.

1. Serpentes – Brasil. 2. Instituto Butantan. I. Itautec. II. Título.

Class.

Cutter

Biblioteca Nacional (Brasil)

Fundação Biblioteca Nacional [recurso eletrônico]. – Serviço online de base de dados bibliográficas. - Rio de Janeiro : A Biblioteca, [2002]

Forma de acesso: http://www.bn.br. Título da Home Page.

Créditos: WebMaster, Adriana Olinto Ballesté ; Webdesign, Clarice Nisenbaum ... [et al.]

Inclui informações sobre órgãos e setores ligados à Biblioteca.

Descrição baseada sobre versão datada de: 14 mar. 2002. 1. Biblioteca Nacional (Brasil) I. Ballesté, Adriana Olinto. II. Título.

Class.

Cutter

Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e Bibliotecas.

IFLANET [meio eletrônico] / International Federation of Library Associations and Institutions. – Serviço online de documentos eletrônicos. – [S.l.] : IFLA, 2001.

Forma de acesso: Internet: www.ifla.org. Título da Home Page.

Última revisão: 18 dez. 2001.

Hospedada por Institut de l'Information Scientifique et Technique (INIST), França.

Descrição baseada sobre versão datada de: 14 mar. 2002.

1. Ciências da Informação – Associações, federações, etc. I. Título

(16)

Número normalizado: ISBN.

8.2.2 Acesso principal pelo título

Esquema básico

Não registre Descrição física para meio eletrônico disponível em disco rígido ou acesso remoto.

Para itens criados de forma artesanal ou cuja finalidade primária não é a divulgação através de produtor ou de entidade publicadora, registre apenas a data de criação do arquivo de computador na área de publicação,

distribuição, etc.

Exemplo ilustrado de disquete 3 ½ polegadas (programa de computador): Indicação de responsabilidade apresentada apenas no material adicional; Área de série: indicação de versão;

Notas: de fonte de título principal, de edição/histórico.

CD-ROM (base de dados):

Notas: de exigências do sistema, de fonte do título principal, de indicação e responsabilidade, de material adicional.

QD.

453.2

.R56

Rinehart, Frank P.

Balancin equations and stoichiometry [arquivo de

computador] / written by Frank P. Rinehart. – Student version. – Programa aplicativo. – Somerset, N.J. : Wiley, c1984.

1 disquete : son., color., alta capacidade ; 5 ¼ pol. + 1 v. (11 p. ; 21 cm.). – (The Chemistry tutor ; 1)

Exigências do sistema: Apple Iie ou II+; DOS 3.3; recomenda-se monitor colorido.

Título da tela.

Conteúdo parcial: 2. Balancing equations – 3. Simple stoichiometry – 4. Limiting reagents.

ISBN 0-471-80274-3 1. Equações. I. Título.

Class.

Cutter

Título principal [DGM] = Título paralelo : outras informações sobre título / primeira indicação de responsabilidade ; indicações de responsabilidade subseqüentes. – Área de Edição. – Dados específicos. - Local : Editor, Data. Total de unidades físicas : outros detalhes físicos ; dimensões. - (Área de série)

Número normalizado.

1. Secundárias de assunto. I. Secundárias de autor, título e série.

78

MUS

Music Time [recurso eletrônico] / Desenvolvido por Passport ; traduzido por Novamente. – Ver. 2.0 para Windows. – Programa aplicativo. – Belo Horizonte : Novamente, c1994.

3 disquetes : color. ; 9 cm + 1 guia do usuário. Título da tela.

Versão brasileira.

(17)

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Hoje, empresas, organizações, governos etc. estão vivendo a mesma situação do comandante de Rarish. Com efeito o computador trouxe novos conceitos para nosso cotidiano, mas, substituiu montanhas de papel por montanhas de discos e disquetes, e isso sem considerar as informações contidas nos incontáveis sites disponíveis na WEB. Em outras palavras, a Internet acentuou este problema: o valor do conteúdo da informação. Cada vez há mais joio e menos trigo. Quanto tempo e dinheiro se perdem na busca de uma informação!

Assim o papel do profissional da informação é ser o estrategista da informação principalmente no âmbito empresarial, onde tal insumo pode ser usado para gerar mudanças econômicas, políticas e sociais. Nesse contexto o tratamento, o controle e o uso da informação disponibilizada por meio eletrônico exigem uma atenção especial por parte do documentalista. O profissional que souber usar esses recursos poderá promover a sua utilização de maneira racional e econômica, pois, “tempo é dinheiro”. Parafraseando as ainda atuais leis de Ranganathan:

- Os meios eletrônicos são para ser usados;

- Para cada usuário seu meio eletrônico;

- Para cada meio eletrônico o seu usuário;

- Poupe o tempo de seu usuário;

- A biblioteca é um organismo em movimento

10 TERMINOLOGIAS RECOMENDADAS PARA MEIO ELETRÔNICO

O objetivo deste apêndice é padronizar as terminologias a serem adotadas na descrição: do DGM, da Área de dados específicos e da Área de descrição física. Serve também como subsídios àqueles que pretendem se aprofundar no estudo de recurso eletrônico. Algumas modificações foram feitas com a intenção de guiar sua consulta. Essa seção é a tradução/adaptação do apêndice publicado no ISBD (ER) (INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS, 1995-2000). Evidentemente a tradução levou em conta as particularidades da língua portuguesa. O apêndice original divide a lista em duas partes: Designações de recurso com a palavra eletrônico e sem a palavra eletrônico. Considerando que tal fato não é relevante, nesta tradução não usamos a palavra eletrônico. Se necessário, acrescente a palavra “eletrônico(a)” se tal informação não estiver explícita em alguma parte da descrição bibliográfica. Ex. Linguagem de programação eletrônica, Jornal eletrônico, etc. Sugerimos que as terminologias a serem adotadas no cotidiano do centro de documentação sejam discutidas com especialistas na área.

Usado no DGM

Z1215

.B66

Books in print plus [arquivo de computador]. – Dado e programa de computador. – New York : Bowker, [19--]

1 disco óptico laser : 4 ¾ pol.

Exigências do sistema: IBM PC AT, XT, ou compatível; CD-ROM player e drive; 640K; DOS 3.10.

Título da tela.

Parte do programa por Online Computer Systems.

Acompanhado por: User’s guide. Rev. ed. 1 v. (folhas avulsas) : il. ; 22 cm.

ISBN 0-85352-2334-5.

(18)

Designação geral de material:

Recurso eletrônico ou meio eletrônico

Termos sugeridos para a Área de dados específicos

Dados e programa(s)

Editorial: Tipos específicos de dados e programas podem ser identificados através da combinação dos termos encontrados na lista acima. Os termos que se seguem podem ser usados em conjunto com os termos acima ou sozinhos como designações de recurso.

Multimídia interativa

Serviço Online (ex., quadro de avisos, listas/grupos de discussão, sites da World Wide Web)

Termos sugeridos para a designação específica de material

- Cartucho(s) - Discos(s) - Disco óptico(s) - Fita(s) cassete - Bobina(s) Resumen

La explosión informativa presente en la actualidad y su control. Procesamiento y control de la información disponible in medio electrónico para la promoción de su uso con racionalidad e economía. La descripción bibliográfica de medio electrónico en conformidad con la ISBD (ER) – International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources. Incluye ejemplos ilustrativos.

11 REFERÊNCIAS

CABECEIRAS, James. The multimedia library: materials selection and use. 3. ed. San Diego: Academic Press, 1991. 316 p.

COLLISON, Robert L. Indices e indexação. São Paulo: Polígono, 1971.

CHAPTER 8: Audiovisual materials. In: MANITOBA EDUCATION AND TRAINING. Cataloging and Processing.: A Resource for School Library Personnel. Disponível em:< http://www.edu.gov.mb.ca /metks4/docs/support/catalogue/ index.html>. Acesso em 6 fev. 2001.

CHAPTER 9: Computer Files. In: THE NATIONAL LIBRARY OF CANADA. AACR 2R: Rule Interpretations. Disponível em: < Em 27/12/00 http://www.nlc-bnc.ca/catalog/aacr/ech-09.htm#CHAPTER 9>. Acesso em 27 dez. 2000. GORMAN, Michael; WINKLER, Paul W. (Coord.). Código de catalogação anglo-americano. 2. ed. São Paulo : FEBAB, 1983. 2 v.

______. Anglo-American Cataloguing Rules. 2. ed. Rev. Otawa : Canadian Library Association. 677 p.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. ISBD(ER): International Standard Bibliographic Description for Electronic Resources, 1995-2000. Disponível em: < www.ifla.org>. Acesso em 21 dez. 2000.

FOTHERGILL, Richard; BUTCHAR, Ian. Materiales no librarios en las bibliotecas: guía práctica. 3. ed. original. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1992. 375 p.

MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à catalogação. Brasília: B. de Lemos, 1995. 123 p.

NEDER, Maria Lucia Cavalli. Comunicação e materiais didáticos em EAD. Cuiabá: UFMT, 2001. PEROTA, Maria Luiza Loures Rocha (Org.). Multimeios : seleção, aquisição, processamento, armazenagem, empréstimo. 3. ed. Vitória : FCAA, 1993. 183 p.

VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. Brasília: B. de Lemos, 1995. PRINCENTON UNIVERSITY LIBRARY’S CATALOGING DOCUMENTATION. Cataloging Computer Files. Disponível em: < http://infoshare1.princeton.edu/katmandu/comp/comtoc.html>. Acesso em 22 fev. 2001.

WEIHS, Jean. Nonbook materials : the organization of integrated collections. 3. ed. Otawa : Canadian Library Dados Dados fonte Dados de imagem Dados numéricos Dados de censo Dados de pesquisa Dados representativos Dados de mapa Dados sonoros Dados de texto

Base de dados bibliográfica Documento(s) (ex. cartas, artigos) Jornal(is)

Noticiário(s)

Programa(s)

Programa(s) aplicativo Programa(s) CAD

Programa(s) de base de dados Editor eletrônico Jogo(s) Planilha(s) eletrônica Processador(es) de texto Programa(s) de sistema Sistema operacional Linguagem de programação Programa(s) de restauração Programa(s) de utilidade

(19)

WYNAR, Bohdan S. Introduction to cataloging and classification. 5th ed. Littleton: Libraries Unlimited, 1976. 417 p.

Referências

Documentos relacionados

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

As doses administradas aos animais e o modelo experimental escolhido para realizar as determinações do efeito analgésico, assim como os tempos de provas utilizados, levaram a

O Estado burguês não quer e não pode eliminar a miséria habitacional pois “o Estado nada mais é que a totalidade do poder organizado das classes possuidoras, dos proprietários

Como em cada manhã cabem 05 aulas de 45 minutos significa que o professor terá uma manhã cheia de aulas com Hora Atividade (cinco aulas) e mais duas aulas de 45 minutos que podem

As referências devem seguir os padrões indicados para artigo de acordo com 6.10.5.2, acrescidos do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio

16.1- Curió Goiana clássico com repetição (preto): Será classificado com repetição o curió que, durante sua apresentação der no mínimo 02 (duas) cantadas com repetição

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

Sem nunca perder de vista as dificuldades his- tóricas salientadas por Scruton, Zakaria responde à questão através da apologia do liberalismo constitucional (não confundir com