• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal Iporanga março de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal Iporanga março de 2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal Iporanga – março de 2016

1

O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,36% (204% do CDI) em março. No acumulado de 2016, o fundo obteve um rendimento de 5,08% (156% do CDI).

Brasil

O mês de março trouxe mais lenha para a fogueira do quadro político brasileiro com as divulgações das escutas telefônicas do ex-presidente Lula, trazendo consigo a perspectiva de impeachment de Dilma Rousseff. A resposta do PT veio com a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil, que levantou a hipótese de obstrução de justiça (dado o foro privilegiado concedido aos ministros de Estado) e desencadeou fortes reações por parte da oposição e da população. A posse de Lula foi posteriormente cassada pela STF e o governo decidiu partir para a ofensiva ao declarar guerra contra um suposto golpe à democracia.

A possibilidade da formação de uma coalizão capaz de reverter esse quadro não é concreta. O maior partido de oposição, o PSDB, está dividido após o inesperado fim das prévias para a prefeitura de São Paulo, quando Andrea Matarazzo (apoiado por Serra e Aécio) desistiu do pleito e ainda se desfiliou do partido, deixando o caminho livre para João Dória, candidato de Alckmin. Já o PMDB decidiu sair da base governista e acena com uma coalizão com parte do PSDB ao chamar Serra para formar uma equipe de governo.

O mês de março apresentou propostas e ações no âmbito fiscal. O ministro da Fazenda Nelson Barbosa anunciou um plano de ajuste de gastos públicos chamado de Regime Especial de Contingenciamento. O programa será posto em prática quando a taxa de crescimento do PIB estiver abaixo de 1% com o objetivo de preservar os gastos em investimentos, saúde, educação, máquina pública, entre outros. O governo sinalizou que enviará ao Congresso um projeto de lei que autoriza um déficit primário de até BRL 96,6 bilhões em 2016 (1,55% do PIB) e uma proposta para autorizar o BCB a fazer uso de depósitos remunerados para liquidar excessos de moeda na economia (o que na prática poderia reduzir, de forma contábil, a dívida bruta do governo para o patamar de 50% do PIB). Por fim, em outra tentativa de angariar apoio, a União autorizou o alongamento e um período de carência para o pagamento das dívidas dos estados, o que significa dar mais espaço fiscal para gastos públicos no âmbito estadual.

(2)

Carta Mensal Iporanga – março de 2016

2

A atuação do BCB no mercado de câmbio durante o mês trouxe dúvidas quanto ao objetivo da autoridade monetária. O Relatório Trimestral de Inflação veio a confirmar que não há cortes de juros no horizonte do colegiado ao afirmar que “essas condições não permitem trabalhar com a hipótese de flexibilização monetária”. Apesar de sutil o relatório analisou a política fiscal do governo, afirmando que atualmente ela é expansionista e dificulta o processo de retorno da inflação à meta.

O setor externo, de acordo com a nota do BCB, continua registrando melhora no saldo de transações correntes e apresentou uma reversão do movimento de queda dos investimentos diretos no país. A Nota de Política Monetária segue a tendência de desaceleração nas concessões de crédito e piora na inadimplência, enquanto a Nota de Política Fiscal marcou um déficit primário de BRL 23 bilhões em fevereiro (pior resultado para o mês desde o início da série em 2001) e uma dívida bruta que contabiliza 67,6% do PIB.

A inflação oficial de fevereiro desacelerou para 0,90% no mês, acumulando 10,36% em 12 meses (0,35 pp abaixo do verificando em janeiro) – a maior contribuição para o arrefecimento dos preços foi a queda de 2,16% na conta de energia elétrica, ao passo que o valor das mensalidades dos cursos regulares (fevereiro é o mês de reajuste de contrato) foi o maior impacto inflacionário. A última publicação da Pesquisa Mensal de Emprego (IBGE) registrou uma taxa de desocupação de 8,2% em fevereiro (contra 5,8% em fevereiro de 2015) e um rendimento médio 7,5% abaixo do verificado no ano passado. Os dados de emprego oficiais serão publicados pela Pnad Contínua, que marcou 9,5% na taxa de desocupação no trimestre terminado em janeiro (contra 6,8% verificado no mesmo período de 2015) e queda de 2,5% na renda média real na mesma comparação. O agravamento do mercado de trabalho é visível nos números do CAGED de fevereiro que marcou fechamento de mais de 105 mil postos de trabalho, o pior da série histórica para o mês.

Estados Unidos

A reunião do FOMC de março terminou com a esperada manutenção da taxa de juros no intervalo de 0,25% - 0,50%. Os discursos dos membros do FED têm pendido para

(3)

Carta Mensal Iporanga – março de 2016

3

o viés dovish, conforme Janet Yellen indicou ao afirmar que “the pace of rate increase is now expected to be somewhat slower”.

O índice de inflação cheio voltou para a zona deflacionária mensal em fevereiro com queda de 0,2% e apresentou alta de 1,0% na comparação anual. As adições de postos de trabalho capturadas pelo Nonfarm Payrolls marcaram a criação de 242 mil vagas. Indicado pelo FED como condição para o aquecimento do consumo, não houve aumentos nos gastos pessoais acima dos ganhos salariais resultando em um aumento na taxa de poupança pessoal, que marcou 5,4% (máxima de quatro anos).

A terceira estimativa do PIB de 2015 foi positiva, saindo de uma taxa anualizada de 1,0% para crescimento de 1,4% com contribuição positiva do consumo doméstico. O setor de serviços gerou preocupação ao entrar em território contracionista no mês passado, mas a prévia da Markit para março voltou para a expansão e marcou 51 pontos.

Europa

Após a decepcionante reunião do ECB de dezembro, Mario Draghi anunciou novas medidas de afrouxamento monetário. A taxa de juros caiu para 0%, a taxa de depósito caiu para -0,4% e houve aumento no montante de compras de ativos para EUR 80 bilhões. Apesar de uma reação inicial positiva, o euro se valorizou após Draghi indicar na conferência de imprensa que não haveria mais cortes de juros.

O tema do Brexit virou o centro das atenções no Reino Unido. Os favoráveis à permanência indicam que a saída será prejudicial para a economia nacional e até instituições que não tornaram o voto público se mostram contrárias à saída do bloco (o BoE coloca o Brexit como o maior risco para a economia britânica). Assim mesmo, as pesquisas de opinião mostram uma tendência positiva para os que preferem a saída do bloco.

A questão geopolítica na Europa apresentou novos capítulos. Um atentado terrorista do estado islâmico em Bruxelas deixou mais de 30 mortos enquanto a Grécia recebeu o aval para deportar refugiados de volta para a Turquia.

(4)

Carta Mensal Iporanga – março de 2016

4

China

O anúncio do 13º Plano Quinquenal (2016-2020) foi cercado de expectativa a respeito de medidas mais concretas sobre a mudança do modelo de crescimento chinês. Dentre os anúncios do plano destacam-se: (i) meta de PIB anual de 6,5%; (ii) meta de inflação de 3%; (iii) aumento nos gastos fiscais; e (iv) criação de um fundo de suporte ao emprego. Apesar da extensa lista de medidas, o plano foi recebido de maneira fria pelos agentes.

Os dados econômicos do mês de março foram, mais uma vez, fracos. Os índices de atividade se mantiveram nos mesmos patamares enquanto a balança comercial registrou mais uma forte queda, com retração de 25,4% das exportações e de 13,8% das importações. De positivo houve a desaceleração na queda do saldo de reservas internacionais após forte fuga de capitais da China no início do ano.

México

A reunião de política monetária de março do Banxico terminou com a manutenção da taxa de juros em 3,75% e a pontuação de que houve quebra da tendência de desvalorização do MXN após a alta de juros decidida em reunião extraordinária em fevereiro. Não obstante, o MXN se valorizou quase 4% contra o USD durante março e a volta de uma desvalorização esbarra no repasse cambial para inflação, risco no qual o banco não deseja incorrer.

Os dados econômicos de março colocam o México em uma posição mais saudável em relação às outras economias emergentes. Os dados de atividade continuando se expandindo (indicador de janeiro foi de alta anual de 2,3%), o aumento do déficit comercial causado pela queda dos preços do petróleo e por um aumento das importações (sinaliza para uma demanda doméstica resiliente) e o mercado de trabalho se mantendo estável com contínua criação de empregos dão mostras dessa posição.

(5)

Carta Mensal Iporanga – março de 2016

5

Canadá

O Bank of Canada (BoC) manteve a taxa de juros em 0,5% em sua reunião de política monetária de março, indicando que esperaria a divulgação do orçamento de 2016 para incluir os novos dados nas expectativas do comitê.

O orçamento de 2016 ratificou a promessa feita na campanha eleitoral por Justin Trudeau de que haveria aumento nos gastos fiscais em benefícios sociais e infraestrutura (necessário devido ao desaquecimento enfrentado pela economia canadense no 2S15): o plano tem previsão de déficits fiscais contínuos até 2020 e um aumento de CAD 113 bilhões da dívida total até 2021. Surpreendentemente, o dado do PIB de janeiro veio bem acima do esperado, com crescimento mensal de 0,6%.

Um dos maiores riscos para a economia do Canadá é o nível de endividamento das famílias, que está no máximo histórico com taxa “dívida/renda recebida” em alarmantes 165,4% no final de 2015. O próprio BoC indica o potencial risco que uma desaceleração econômica posa para a estabilidade financeira.

(6)

Carta Mensal Iporanga – março de 2016

6

Posições

Câmbio

Aumentamos a posição vendida em USDMXN. Fechamos a posição comprada em USDGBP. Abrimos uma posição comprada em USDCAD.

Juros

Abrimos uma posição vendida em UST10Y. Fechamos as posições: (i) aplicada no DI Abr16 e tomada em DI Jan21 e (ii) pequena posição aplicada no cupom cambial.

Bolsa

Abrimos posição comprada em IBOV via estrutura de opções acreditando que o movimento de alta deve ocorrer de forma rápida e com volatilidade. Mantivemos a nossa posição comprada em seguradoras e empresas de celulose, e vendida em consumo discricionário, shoppings e geradoras de energia elétrica. Na parte micro de bolsa, mantivemos nossa posição comprada em International Meal Company e fechamos a posição vendida em Banco do Brasil. Fechamos a posição em opção de compra de IBOV a 48 mil pontos. Fechamos a posição comprada em S&P 500.

Referências

Documentos relacionados

§ Forma de avaliação e apresentação das informações na fase de preenchimento - os instrumentos avaliativos devem conter mais de uma forma de avaliação do software

Nesse estudo, foi testada a persistência do DNA num objeto de um indivíduo (proprietário), quando este era posteriormente manuseado por outro individuo de forma moderada

[r]

9º, inciso III PINARELLO CONSULTORIA E SERVICOS FINANCEIROS LTDA PINARELLO CAPITAL Rua Carvalho Azevedo, 10 – apto. 9º, inciso III PRIME MONEY CONSULTORIA EM CAMBIO, COMERCIAL E

É nessa direção que se evidenciam diferentes exercícios de problematização em/sobre Educação Matemática: alguns buscam problematizar os saberes essenciais à profissionalização

Vários estudos apontam que o uso de baculovírus é uma ferramenta biotecnológica e importantíssima, que não infectam células humanas e são utilizadas como sistema de

H2: A relação entre o traço de personalidade do consumidor de orientação para a inovação e a propensão do consumidor para colaborar em processos de desenvolvimento de novos

Seus planos são metodicamente armados para que resultem na limpeza de Gotham, mesmo com meios não muito ortodoxos.. Enquanto seu arqui inimigo não quer nada mais além