• Nenhum resultado encontrado

QUADRO IV PROGRAMA DE PROVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUADRO IV PROGRAMA DE PROVAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

QUADRO IV – PROGRAMA DE PROVAS

Programa de provas de Português e Matemática para os estágios de Nível Técnico.

Língua Portuguesa: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua; estrutura fonética; sintaxe de concordância; pontuação; leitura e interpretação de texto; ortografia e conhecimento linguístico geral.

Matemática: Sistema numérico decimal números fracionários; Equação primeiro grau; razão e proporção; porcentagem, juros simples e montante; conjunto números reais.

Programa de provas de Português e Matemática para os estágios de Nível Superior.

Português: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua; estrutura fonética; sintaxe de concordância; pontuação; leitura e interpretação de texto; ortografia e conhecimento linguístico geral.

Matemática: Sistema numérico decimal números fracionários; Equação primeiro grau; razão e proporção; porcentagem, juros simples e montante; conjunto números reais.

Programa de provas de Informática para os estagiários

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1 - Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: 1.1 Ambiente Microsoft Office. 2 - Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3 - Sistemas operacionais: família Windows. 4 - Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet.

(2)

Página 2 de 8 Programa de provas específicas para os estágios de Técnico em

Contabilidade

CONTABILIDADE GERAL

a) Patrimônio e Variações Patrimoniais

Conceituação, ativos, passivos, patrimônio líquido, aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio, representação gráfica do patrimôni o, equação básica da contabilidade. Atos e fatos contábeis (permutativos, modificativos e mistos), formação, subscrição e integralização de capital, registros de mutações patrimoniais e apuração do resultado (receitas e despesas).

b) Plano de contas e procedimentos de escrituração

Conceito, classificação (patrimoniais, resultado e compensação) e natureza das contas (devedoras e credoras).

Método das partidas dobradas, mecanismos de débito e crédito, teoria das origens e aplicação de recursos, lançamento ( elementos essenciais, fórmulas), regime de caixa x regime competência, balancete de verificação, livros utilizados na escrituração.

c) Registro de operações

Registros das transações das sociedades empresárias, tais como: transações de

compras e vendas, transações de mercadorias, fretes e seguros, apuração do custo das mercadorias, produtos e serviços vendidos (inventário periódico e inventário permanente), receitas, despesas, apuração e destinação do resultado, aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos bancários, duplicatas descontadas, receitas e despesas financeiras, folha de pagamento, estoques, ativo imobilizado, ativos biológicos e ativos intangíveis, métodos de depreciação, de amortização e de exaustão, vendas de ativos diversos (ganhos e perdas), constituição de provisões e demais operações necessárias à atividade das sociedades empresárias.

d) Avaliação de Ativos e Passivos

A avaliação dos ativos e passivos: Custo histórico. Custo Corrente. Valor realizável. Valor presente. Valor justo.

Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. Método da equivalência patrimonial. e) Provisões, Ativos e Passivos Contingentes

Conceito, critérios de avaliação de contingências, contingências ativas, contingências passivas.

f) Balanço Patrimonial

Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, critérios de classificação e avaliação, Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante, Patrimônio Líquido.

g) Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente

Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

(3)

Página 3 de 8 h) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados

Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elab oração e seus elementos.

i) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

j) Demonstração dos Fluxos de Caixa

Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Método direto e indireto, Fluxo operacional, de investimento e de financiamento.

k) Demonstração do Valor Adicionado

Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

l) Notas explicativas

Aspectos conceituais, finalidades, normatização e conteúdos. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

a) Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação contabilidade aplicada ao setor público, campo de aplicação e unidade contábil.

b) Patrimônio e Sistemas Contábeis patrimônio público, classificação do patrimônio público sob o enfoque contábil, sistema contábil, estrutura do sistema contábil.

c) Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil escopo de evidenciação. d)Transações No Setor Público

- natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público, variações patrimoniais, transações que envolvem valores de terceiros.

LEGISLAÇÃO APLICADA A CONTABILIDADE PÚBLICA a ) Lei 4.320/64

b ) LC 101/00 c ) LC 131/03 d ) Lei 8.666/93

(4)

Página 4 de 8 Programa de provas específicas para os estágios de Técnico em Informática.

Interface enfocando a Internet: Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Noções de Operação e Suporte de sistemas de microinformática e suas aplicações em ambiente corporativo: Estrutura e organização. Configuração e operação. Arquiteturas e aplicações. Conceitos de Tecnologia da Informação: Conceitos de hardware e software. Componentes de hardware. Processamento de dados. Software básico e software de aplicação. Sistema operacional e seus utilitários. Sistemas operacionais: Conceitos. Sistemas operacionais de estações de trabalho. Microsoft Windows XP e Microsoft Windows 7. Noções de instalação, configuração, administração, operação e manutenção. Internet e Intranet: Conceito e arquitetura. Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet, ferramentas e aplicativos de navegação, correio eletrônico, conceitos de protocolos, utilização dos recursos World Wide Web, organização de informação para uso na Internet, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia, acesso à distância a computadores; Conceitos básicos de segurança, proteção, controles, riscos, ameaças, vulnerabilidades, criptografia e certificação digital. Inglês Técnico.

Programa de provas específicas para os estágios de Analista de Recursos Humanos.

1. Levantamento e análise de necessidades da empresa na área de RH.

2. Atividades para implantação e/ou desenvolvimento de plano de carreira, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de benefícios, segurança do trabalho, etc. técnicas de treinamento, motivação dos funcionários e aumento da produtividade.

3. Planejamento orçamentário e estatístico de recursos humanos. 4. Descrição de cargos e estudo de remuneração.

5. Mapeamentos de processos, descrições e avaliações de cargos.

6. Administração, treinamento, medições, elaboração e acompanhamento de indicadores.

7. Recrutamento e seleção.

8. Pesquisa de clima organizacional.

(5)

Página 5 de 8 Programa de provas específicas para os estágios de Analista de Sistemas. Tecnologia da informação: Conceitos e gestão, classificação dos sistemas, gestão dos recursos da informação. Gerenciamento de projetos: Características dos projetos, gerenciamento de projetos, ciclo de vida dos projetos, grupos de processo e áreas de gerenciamento de projetos. Engenharia de software: Processo de software, modelos de processo, engenharia de requisitos, modelagem de análise, projeto, testes de software.

Análise essencial de sistemas: Modelagem funcional, modelagem de dados, análise de eventos, modelo ambiental, modelo comportamental. Algoritmos e estruturas de dados: Paradigmas de projeto de algoritmo, estruturadas de dados, ordenação, pesquisa em memória primária e secundária. Linguagem de programação PHP: Conhecimento básico sobre a linguagem; Banco de dados: Gerenciamento de banco de dados, arquitetura de sistemas de bancos de dados, modelo entidade-relacionamento, modelo relacional, introdução aos bancos de dados relacionais, SQL, integridade, visões, projeto de banco de dados, normalização, recuperação, concorrência, segurança, otimização. Noções de Sistemas Operacionais: Linux; Fundamentos de redes de computadores. Acessibilidade na Web : Conceitos básicos. Conceitos básicos de segurança, proteção, controles, riscos, ameaças, vulnerabilidades, criptografia e certificação digital. Inglês Técnico.

Programa de provas específicas para os estágios de Arquivologia

Lei nº. 8.159/1991. Lei nº. 12.527/2011. Resoluções Conarq nº. 5, 6 e 7. Gestão de documentos. Elaboração de planos de classificação e tabela de temporalidade. Avaliação de documentos. Transferência e recolhimento. Eliminação. Arquivos Correntes, intermediários e permanentes. Princípios arquivísticos.

Programa de provas específicas para os estágios de Biblioteconomia

ALVES, A.; BARBOSA, R. R. Influências e barreiras ao compartilhamento da informação: uma perspectiva teórica. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 2, p. 115-128, 2010. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ci/v39n2/10.pdf>. Acesso em: 22 maio 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

BECKER, C. R. F. Bibliotecas geridas como organizações: os benefícios para a sociedade da informação. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2009. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem01/COLE_ 2203.pdf >. Acesso em: 22 maio 2012.

(6)

Página 6 de 8 GASQUE, K. C. G. D.; CUNHA, M. V. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, v. 22, n. 2, 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=355 >. Acesso em: 22 de maio de 2012. Programa de provas específicas para os estágios de Ciências Contábeis. CONTABILIDADE GERAL

a)Patrimônio e Variações Patrimoniais

-Conceituação, ativos, passivos,patrimônio líquido, aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio, representação gráfica do patrimônio, equação básica da contabilidade. Atos e fatos contábeis (permutativos, modificativos e mistos), formação, subscrição e integralização de capital, registros de mutações patrimoniais e apuração do resultado (receitas e despesas).

b)Plano de contas e procedimentos de escrituração

–Conceito, classificação (patrimoniais, resultado e compensação) e natureza das contas (devedoras e credoras).

Método das partidas dobradas, mecanismos de débito e crédito, teoria das origens e aplicação de recursos, lançamento (elementos essenciais, fórmulas), regime de caixa x regime competência, balancete de verificação, livros utilizados na escrituração.

c) Registro de operações

–Registros das transações das sociedades empresárias, tais como: transações de compras e vendas, transações de mercadorias, fretes e seguros, apuração do custo das mercadorias, produtos e serviços vendidos (inventário periódico e inventário permanent e), receitas, despesas, apuração e destinação do resultado, aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos bancários, duplicatas descontadas, receitas e despesas financeiras, folha de pagamento, estoques, ativo imobilizado, ativos biológicos e ativos intangíveis, métodos de depreciação, de amortização e de exaustão, vendas de ativos diversos (ganhos e perdas), constituição de provisões e demais operações necessárias à atividade das sociedades empresárias.

d) Avaliação de Ativos e Passivos

– A avaliação dos ativos e passivos: Custo histórico. Custo Corrente. Valor realizável. Valor presente. Valor justo. Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. Método da equivalência patrimonial.

e)Combinação de Negócios

– Cisão, Fusão, Incorporação, Extinção, reconhecimento e mensuração de ativo identificável adquirido, de passivo assumido e de participação de não controlador na adquirida, ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) e compra vantajosa. f) Consolidação das Demonstrações Contábeis

–Conceito, fundamentos e procedimentos de consolidação, tais como, eliminação de resultados não realizados das transações intragrupo, eliminação der ativos e passivos decorrentes de transação intragrupo e identificação da participação dos não controladores no patrimônio e resultado, consolidação proporcional de investimento em empreendimento controlado em conjunto ( Joint venture).

g) Conversão das Demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira

– Técnicas e taxas de conversão, Itens monetários e não monetários, ganhos e perdas. h) Provisões, Ativos e Passivos Contingentes

–Conceito, critérios de avaliação de contingências, contingências ativas, contingências passivas.

i) Balanço Patrimonial

–Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, critérios de classificação e avaliação, Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante, Patrimônio Líquido.

(7)

Página 7 de 8 – Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

k) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados

– Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

l) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

–Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

m) Demonstração dos Fluxos de Caixa

– Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Método direto e indireto, Fluxo operacional, de investimento e de financiamento.

n) Demonstração do Valor Adicionado

– Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.

o) Notas explicativas

–Aspectos conceituais, finalidades, normatização e conteúdos. LEGISLAÇÃO APLICADA A CONTABILIDADE PÚBLICA a ) Lei 4.320/64

b ) LC 101/00 c ) LC 131/03 d ) Lei 8.666/93

Programa de provas específicas para os estágios de Direito. Direito Constitucional; Direito Administrativo; Leis 5.905/73, Lei 7.498/86, Lei da ACP, Direito Tributário, Lei 6.830/80,

Código Cível e de Processo Civil; Código Penal e Processo Penal.

Programa de provas específicas para os estágios de Enfermagem. Biossegurança;

Assistência de enfermagem ao paciente crítico e/ou terminal; Avaliação das funções vitais;

O conforto e a higiene pessoal;

Administração de medicamentos: vias, cálculos de dosagem de medicamentos e cuidados gerais.

Atendimento as necessidades de manutenção da integridade corporal: feridas e curativos.

(8)

Página 8 de 8 História da metodologia do Cuidado em Enfermagem

Concepções da relação enfermeiro – paciente Ética

O método em enfermagem

Classificação Internacional das práticas de Enfermagem (CIPE) /

Classificação das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC) Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem

Bibliografia:

FIGUEREDO, N. M. A. de. Práticas de Enfermagem: fundamentos, conceitos, situações e exercícios.São Paulo: Difusão.

_____________________. Administração de Medicamentos: revisando uma prática de enfermagem.São Paulo: Difusão, 2003

GELCKE, F. L. e PRADO, M L de. Fundamentos de Enfermagem.

Programa de provas específicas para os estágios de Jornalismo.

Redação jornalística: Técnicas de Jornalismo (como fazer um release, uma nota e um texto jornalístico), Linguagem Jornalística, Objetividade Jornalística; Edição de Texto Jornalístico. Assessoria de Comunicação: Conceitos e forma de atuação.

Informática: Conhecimentos em informática (Word, Power Point e noções de Corel Draw).

Referências

Documentos relacionados

Rampa: inclinação máxima aceitável em trecho de via cujo comprimento (expresso em metros) não exceda a referida inclinação (expressa em porcentagem). Refúgio ou Ilha

descreveu o processo de formação da placa bacteriana e resposta gengival. Definiu fatores mediadores do acúmulo de placa nas superfícies das coroas, alem de possibilitar

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

“Até 1902, o Dr. Blitz publicou umas notas acerca de sua Ordem Martinista modificada, através das quais informava que ia fazer de sua seção americana uma

tratamentos utilizando gomas associadas a enzima pectinase interferiram no pH e na viscosidade dos néctares, e que foram eficientes na estabilização do néctar de

Devido ao grande interesse por um reagente específico anti-IL6, que fosse produzido e eventualmente comercializado no país, hibridomas secretores de anticorpos

A mPRIME Ontology tem sua relevância e conseqüente contribuição pautada na construção de uma ontologia no domínio dos riscos de projetos de software para dar suporte

Capítulo 6: Cobranças reversas 173 O tipo de cobrança reversa determina se uma regra definida para o investimento ou uma regra de débito padrão é correspondida a