• Nenhum resultado encontrado

A Liga Escolhas realizar-se-á com equipas mistas com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e será apadrinhada por um jogador a definir.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Liga Escolhas realizar-se-á com equipas mistas com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e será apadrinhada por um jogador a definir."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Regulamento

Liga Fundação Aragão Pinto Escolhas 2011-2012

PREÂMBULO

São diversas as definições de “desenvolvimento óptimo juvenil” entre os investigadores. Para Hamilton, por exemplo, o desenvolvimento positivo juvenil leva “os indivíduos a terem uma saudável, satisfatória e produtiva vida enquanto jovens e mais tarde como adultos, porque ganham competências para viverem, para se integrarem em actividades cívicas, para se envolverem correctamente com outros e para participarem em relações sociais e actividades culturais”. Há também quem diga que através do desenvolvimento positivo a “boa juventude” emerge, isto é, os jovens experimentaram mais efeitos positivos do que negativos, estão satisfeitos com a sua vida e com a forma como a viveram, reconhecem o que fazem bem e usam as suas forças e competências adquiridas para cumprir desejos e objectivos e para serem membros activos da comunidade.

A Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto IPSS, no âmbito do Programa Escolhas, criou a Liga Fundação Aragão Pinto Escolhas, de ora em diante designada por Liga Escolhas, que consistirá num Torneio de Futebol de 7 que envolverá 20 equipas de projectos locais da zona de Lisboa, financiados pelo Programa Escolhas.

A Liga Escolhas realizar-se-á com equipas mistas com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e será apadrinhada por um jogadora definir.

Para a Fundação Aragão Pinto, este torneio de futebol, mais do que uma iniciativa desportiva é uma forma de contribuir para a integração social dos jovens e de sensibilizá-los para o sucesso escolar, para o voluntariado e para a importância de um estilo de vida saudável onde a prática de desporto e a boa forma física são fundamentais.

(2)

1. Princípios Orientadores

A Liga Escolhas tem como princípios orientadores a promoção do sucesso escolar, o desenvolvimento integral e o empreendedorismo.

Sucesso escolar:

Em todos os períodos de avaliação escolar, o sucesso escolar dos participantes será acompanhado de perto pelos técnicos e monitores dos projectos locais, que reportarão ao respectivo responsável a evolução registada a este nível.

O responsável, por seu turno, deverá preencher o quadro que se encontra em anexo ao regulamento e enviar à organização, com indicação dos seguintes elementos:

- Nome de cada criança/jovem participante - Equipa a que pertence

- Nota atribuída por disciplina

- Existência ou não de infracções disciplinares

- Acções de serviço comunitário desenvolvidas nos três primeiros meses

As avaliações serão realizadas da seguinte forma:

Notas escolares ponderações:

1 valor = -2 pontos 2 valores = - 1 ponto Avaliação de (1 a 5) 3 valores = 1 ponto

4 valores = 2 pontos 5 valores = 3 pontos

(3)

Poderão surgir outras situações que remetem para um sistema de avaliação mais qualitativo e nestes casos utilizar-se-á uma escala diferente, mas que se faça corresponder aos critérios agora definidos;

Sucesso escolar = a ponderação das notas de cada aluno será efectuada tendo por base também a ponderação da infracção disciplinar (falta disciplinar/procedimento disciplinar), por períodos escolares coincidentes com as datas da liga. Se no último período de avaliação escolar as notas de todos os atletas não tiverem sido lançadas até à data da fase final, não será considerado esse momento de avaliação na ponderação. No caso de uma avaliação qualitativa, será utilizado um sistema equivalente ao agora definido.

Desenvolvimento integral:

Tendo em vista o desenvolvimento integral dos jovens deverá apostar-se na aquisição e transmissão de hábitos de higiene no decorrer dos jogos. Os campos de treino deverão possuir balneários, sendo que todos os atletas terão de tomar um duche após o treino e jogo, para além de que lhes serão transmitidos hábitos de higiene ao longo da Liga Escolhas.

Ao nível da aquisição de regras e valores, serão ainda transmitidas regras de como devem interagir e se relacionar dentro da equipa, com os diferentes grupos e técnicos, bem como valores fundamentais ao nível do conhecimento, a estima, o respeito, o diálogo, auto-disciplina,entreajuda, entre outros.

Empreendedorismo:

Os técnicos que acompanham as crianças e jovens participantes deverão desenvolver e promover com eles um conjunto de competências pessoais e sociais, que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar todos os recursos necessários tendo em vista o cumprimento dos princípios orientadores da Liga Escolhas, bem como saber como se devem apresentar (vestir, falar) quando se dirigirem a uma entidade (empresa, instituição) para solicitar o apoio para a criação do clube, entre outras.

Além disso, serão dados exemplos a estas crianças e jovens de como superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade, saber calcular riscos e enfrentar frustrações, além de ter autonomia para traçar objectivos e definir metas.

(4)

2. Regras de Participação

A Liga Escolhas envolve 20 projectos da zona de Lisboa financiados pelo Programa Escolhas, que estarão sujeitos às seguintes regras de participação:

a) Criação de 20 equipas mistas com 10 a 12 participantes cada, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos;

b) Todos os participantes deverão participar, através do apoio dos técnicos dos projectos locais, na criação de um clube/grupo desportivo, o que implica:

- A criação de um nome; - A criação de um logótipo;

- O desenvolvimento e produção de equipamento desportivo;

- A definição da equipa técnica, jogadores e responsáveis pelo clube/grupo, de acordo com o estabelecido no regulamento;

c) Aos projectos locais participantes compete assegurar os campos de treino, a alimentação dos participantes e as deslocações das equipas aos jogos.

3. Criação do Clube/Grupo Desportivo

Cada clube/grupo desportivo deverá ser constituído pelos seguintes departamentos:

- Direcção, que será responsável pela aquisição dos campo de treinos e por toda a coordenação do clube/grupo;

- Departamento Técnico, que será responsável pelos treinadores, pelos jogadores e sua selecção, competindo-lhe também garantir a sua presença e pontualidade;

- Departamento Financeiro, que será responsável pela tesouraria;

- Departamento de Comunicação e Marketing, que será responsável por obter apoios para a aquisição de equipamentos, patrocínios para o clube/equipa e associados e, entre outros, por conceber a imagem do clube/grupo;

- Departamento Social, que será responsável por garantir a realização dos trabalhos comunitários, bem como promover o sucesso escolar dos participantes.

Nota: Todos os responsáveis de cada departamento serão jovens dos projectos locais, do sexo masculino e feminino e com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos.

(5)

4. Constituição das Equipas

- As equipas de Futebol 7 deverão ser constituídas por dez elementos, no mínimo, doze no máximo.

- Pelo menos dois dos elementos que integram as equipas deverão ser do sexo feminino. - As equipas deverão garantir dois treinos por semana.

- Deverá garantir-se a permanência em jogo dos elementos da equipa, pelo menos de um elemento do sexo feminino em cada lado. No caso da equipa se apresentar a jogo, sem atletas do sexo feminino, será decretada falta de comparência. No caso de se apresentar apenas com um elemento do sexo feminino, este terá de permanecer em campo durante o jogo todo.

- Em caso de lesão deste elemento, apenas poderá ser substituído por outro elemento do sexo feminino, caso contrário a equipa ficará a jogar com menos um atleta.

- As equipas jogarão o Torneio de Futebol 7, de acordo com o regulamento e com a calendarização, que se juntam em anexo (Anexos I e II).

- As equipas deverão desenvolver mensalmente uma acção de serviço comunitário que atenda às necessidades da sua comunidade, cujo âmbito e temática serão definidas pela Liga Escolhas, tendo em consideração a temática mensal seleccionada para ser desenvolvida em equipa.

- Para os efeitos previstos no número anterior, constituem acções de serviço comunitário, entre outras, acções de voluntariado, actividades com idosos e portadores de deficiência, limpeza de mata, floresta, bairro ou escola e passeios.

- Todas as acções de serviço comunitário deverão ser documentadas em suporte digital com respectivo relatório, a entregar em datas previamente definidas, devendo ser rentabilizados os espaços CID existentes para este efeito.

5. Equipamentos

As crianças e jovens participantes deverão apresentar-se nos jogos e nos treinos com equipamentos adequados, previamente definidos para o efeito.

(6)

6. Esforço, mérito e prémios

Mensalmente será lançado um desafio diferente a cada clube/grupo desportivo, que será desenvolvido ao longo das primeiras três semanas, sendo posteriormente avaliado e premiado na quarta semana do respectivo mês.

O mérito de cada clube/grupo desportivo será avaliado da forma seguinte: - Cada jogo ganho = 3 pontos; empate = 1 ponto; derrota = 0 pontos - Cada serviço comunitário realizado = 3 pontos;

- Clube/grupo com maior índice de progressão e sucesso escolar = 10 pontos;

- Cada actividade mensal realizada com sucesso = 3 pontos; melhor actividade mensal = 3 pontos extra.

O clube com maior pontuação mensal será premiado nesse mês.

Os prémios mensais consistirão na atribuição, a todos os atletas da equipa, aos responsáveis do clube/grupo desportivo e a 3 adultos, de bilhetes para o futebol.

Será ainda atribuído um prémio final aos primeiros 4 classificados, a definir posteriormente.

7. Inscrições

As inscrições na Liga Escolhas estão sujeitas às regras seguintes:

a) Podem participar crianças e jovens de ambos os sexos nascidos entre 1997 e 2001, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos;

b) Cada equipa deverá ser constituída por dez elementos, no mínimo, doze no máximo (nestes se incluindo os suplentes e o guarda-redes), sendo necessário que tenha, pelo menos, dois elementos do sexo feminino;

c) Os projectos locais que pretendam participar na Liga Escolhas deverão enviar uma ficha de inscrição oficial das equipas candidatas até 15 Setembro de 2011;

d) Cada projecto local só poderá inscrever uma equipa;

e) Nenhum jogador poderá estar inscrito em mais do que uma equipa;

f) Não é permitido efectuar trocas de jogadores entre equipas, mesmo em diferentes fases da Liga;

g) Cada equipa deverá possuir dois treinadores ou professores, adultos e maiores de idade, que se deverão responsabilizar pela mesma;

(7)

h) As fichas de inscrição oficiais deverão ser devidamente preenchidas pelos responsáveis da equipa e enviadas, juntamente com as cópias dos Bilhetes de Identidade/Cartões do Cidadão/Passaportes/Autorizações de Residência de todas as crianças inscritas, para a organização da Liga, por correio, e-mail ou fax;

i) Após a recepção da ficha de inscrição e das Regras da Liga devidamente assinadas, a equipa será informada da sua inscrição ou não na Liga, sublinhando-se que se existirem erros de inscrição, serão dadas 24 horas para a sua correcção;

j) A equipa não será inscrita na Liga sempre que não sejam apresentados todos os documentos referenciados, se verifiquem erros de inscrição não supridos no prazo fixado para o efeito, e se verifique ter sido ultrapassado o limite máximo de 20 equipas participantes;

l) As primeiras 20 equipas inscritas, se preencherem as condições para o efeito, nomeadamente nas idades dos participantes, serão as equipas seleccionadas para participarem na Liga Escolhas; m) Os responsáveis de cada equipa deverão apresentar os Bilhetes de Identidades/Cartões do Cidadão/Passaportes/Autorizações de Residência de cada um dos jogadores junto ao secretariado do evento no local, devendo novamente averiguar-se se existe alguma inconformidade no que se refere aos participantes, nomeadamente nas idades;

n)Caso se verifique que qualquer participante não cumpre os critérios de idade estabelecidos no presente regulamento, a respectiva equipa será desclassificada da competição, independentemente da fase do campeonato em que a mesma se encontre;

o) A organização da Liga Escolhas poderá modificar as datas das etapas, bem como os locais dos mesmos, por razões ligadas à meteorologia ou outros problemas nos locais previamente escolhidos, devendo qualquer alteração ser comunicada aos responsáveis das equipas;

p) Na qualidade de organizadores do projecto Liga Escolhas, compete à Fundação Aragão Pinto e ao Programa Escolhas, em conjunto, qualquer tomada de decisão sobre qualquer assunto relacionado com o mesmo.

(8)

8. Programação das fases do torneio

1ª. Fase – inscrições

Data limite de inscrição: 15 Setembro de 2011 (não serão aceites inscrições após essa data).

Podem participar neste torneio todos os projectos locais financiados pelo Programa Escolhas da zona de Lisboa, desde que obedeçam às regras de participação descritas no presente documento e até um limite máximo de 20 equipas (uma por cada projecto local).

2ª. Fase: Fase de Grupos – 1 de Outubro de 2011 a 21 de Julho 2012

As equipas inscritas irão jogar em 2 grupos constituídos por um máximo de 10 equipas em sistema de duas voltas.

As duas primeiras equipas classificadas de cada grupo estarão presentes na Fase Final.

Nota: A organização da Liga Escolhas reserva-se o direito de alterar o local / datas, bem como de limitar ou alterar o número de equipas participantes.

GRUPO A – A definir GRUPO B – A definir

Nota: Ver calendário em anexo

3ª. Fase: Fase Final – 28 de Julho 2012

Fase composta por semi-final, jogo de atribuição dos 3º e 4º lugar e final para apuramento do Vencedor da Liga Escolhas.

(9)

9. Equipamento

Nos jogos, os participantes deverão utilizar calçado adequado à prática desportiva (v.g. ténis ou chuteiras), não sendo permitida a utilização de pitons que não sejam de borracha, nomeadamente de alumínio.

As equipas devem jogar com equipamento próprio dos clubes/grupos.

A organização da Liga fornece apenas a bola de jogo.

10. Sistema Competitivo

Para a Fase de Grupos as equipas serão agrupadas em 2 Grupos.

O futebol praticado é de 7: 6 jogadores em campo e um guarda-redes, e 5 suplentes no banco (se forem 12 elementos) ou 3 suplentes no banco (se forem 10 elementos).

Na Fase de Grupos as equipas irão jogar em sistema de todos contra todos e em duas voltas para apurar os dois primeiros classificados que irão passar para as meias-finais.

O sistema de pontuação está previsto no ponto 6. do presente documento, sendo de acrescentar que no caso de empate entre as equipas (depois de acrescidos os pontos do serviço comunitário, progressão e sucesso escolar e actividade mensal), o desempate será efectuado por:

1) Maior número de golos marcados

2) Diferença dos golos marcados pelos sofridos

Caso as equipas continuem empatadas, serão efectuados remates de grande penalidade, 3 remates por equipa até haver uma equipa vencedora. Se no final dos 3 remates da marca de grande penalidade as equipas continuarem empatadas, repete-se o sistema dos 3 remates. Se ainda se mantiver o empate, inicia-se o sistema de morte súbita, até se definir o vencedor.

Após a realização da Fase de Grupos, será disputada a Fase Final onde as duas equipas primeiras classificadas de cada grupo participarão.

(10)

11. Regras em campo

Os torneios disputam-se de acordo com as regras oficiais do futebol de 7, com as seguintes excepções:

a) Aos pontos do futebol acrescem os pontos dos serviços comunitários, progressão e sucesso escolar e actividade mensal.

b) A exibição do cartão azul corresponde a dois minutos de suspensão;

c) Se um jogador acumular 2 cartões azuis num jogo, fica sem poder jogar 2 jogos;

d) Os campos de jogo serão de relvado natural ou sintético e podem não ter as dimensões regulamentares por condicionamentos ditados pelas condições dos próprios equipamentos desportivos disponíveis nos locais onde se realizam as fases da Liga;

e) As dimensões das balizas podem não ter as dimensões regulamentares por condicionamentos ditados pelas condições dos próprios equipamentos desportivos disponíveis nos locais onde se realizam as fases da Liga;

f) As marcações dos campos podem não ser as regulamentares por condicionamentos ditados pelas condições dos próprios equipamentos desportivos disponíveis nos locais onde se realizam as fases da Liga;

g) A bola fornecida para o desenrolar dos jogos será de tamanho 4;

h) Os árbitros nomeados para dirigir os jogos são da inteira responsabilidade da Organização da Liga, sendo nomeado 1 árbitro por jogo;

i) Os jogos realizam-se numa única parte de 30 minutos sem intervalo, podendo o tempo de jogo ser alterado de acordo com o número de equipas participantes do torneio;

j) Na Fase Final, os jogos das meias-finais, a atribuição do 3º e 4º lugar e a final serão de 20 minutos cada com intervalo de 5 minutos;

l) No decorrer dos jogos, é permitida a presença em campo e em simultâneo a apenas 7 jogadores de cada equipa, incluindo o guarda-redes;

m) A substituição de jogadores durante um jogo pode ter lugar a todo o tempo, sem quaisquer limitações, podendo o jogador substituído voltar a entrar no jogo, desde que com conhecimento e autorização do árbitro;

n) As substituições efectuam-se a meio do campo e os jogadores deverão estar acompanhados por um membro da organização ou da equipa;

o) Considera-se falta de comparência a não apresentação da equipa no recinto nos 5 (cinco) minutos seguintes ao horário estabelecido para o início do jogo, devendo a mesma ser decretada pelo árbitro;

(11)

q) Caso se verifique falta de comparência na Fase de Grupos, a equipa perde o jogo, não fica desclassificada;

r) O sistema de competição é da inteira responsabilidade da organização da Liga, assim como todos os demais casos omissos e não previstos no presente documento.

12. Considerações Finais

a) Na Fase de Grupos e Final, o treinador responsável, que acompanhará a equipa, deverá garantir a integridade e a segurança dos membros que a compõem, fora da zona de competição e no trajecto até ao local do evento e consequente regresso ao ponto de partida;

b) Compete aos projectos participantes na Liga a obrigatoriedade de celebrar um contrato de seguro que cubra acidentes pessoais dos participantes;

c) Os projectos locais participantes deverão assegurar, durante o torneio, a existência de equipamentos de primeiros socorros;

d) O treinador/professor é responsável pelo acompanhamento e supervisão dos elementos da claque e da sua equipa, designadamente por garantir um comportamento baseado em valores como o fair Play e o espírito de equipa, reservando-se a organização da Liga, em casos considerados graves, proceder à eliminação dos elementos em questão;

e) As equipas poderão fazer-se acompanhar por elementos da equipa técnica dos projectos locais, sendo permitido a permanência máxima de 2 pessoas por equipa dentro do recinto de jogo;

f) É obrigatória a comparência no recinto 60 minutos antes do início da competição, devendo o responsável de cada equipa dirigir-se de imediato à Zona de Secretariado do evento, com os documentos de identificação dos participantes (originais ou cópias);

g) A Fundação Aragão Pinto reserva-se o direito de utilizar o nome e a imagem dos participantes para fins publicitários, quando prestado o devido consentimento pelos respectivos representantes legais e desde que respeitada a legislação de protecção de dados pessoais;

h) O transporte e a alimentação dos participantes para as Fases de Grupo e Fase Final são da inteira responsabilidade das equipas participantes.

i) No decurso do torneio, serão disponibilizadas águas as participantes, da responsabilidade da empresa UNICER.

j) Os resultados do torneio serão publicados no site da Liga Escolhas

(http://www.ligaescolhas.com/) pela Fundação Aragão Pinto.

(12)

DECLARAÇÃO

Do representante legal a autorizar o menor a participar

__________________________________ (nome completo), _________ (estado

civil), residente em ______________________________, portador do bilhete de

identidade/cartão do cidadão nº __________ emitido em __/__/____, pelo

Arquivo

de

Identificação

de

________,

válido

até

__/___/____,

___________________________ (relação de parentesco com o menor, se a

houver) e seu representante legal, declaro que declaro que autorizo o menor

______________________________ (nome completo) nascido a, __/__/____,

em _______, titular do bilhete de identidade/cartão do cidadão/ passaporte/

autorização de residência nº, ___________, emitido a __/__/____, em

_________, válido até __/__/___, a participar na “Liga Escolhas”, sob a

responsabilidade do treinador/responsável da equipa a que pertence

________________________

(nome

completo),

residente

em

____________________, no período de ___ de ________ a ___ de _________

de 2011.

Assinatura: ____________________________________

_____________, ____ de ________________ de 2011.

(13)

DECLARAÇÃO

Do treinador/responsável da equipa a tomar conhecimento

Eu,______________________ (nome completo), treinador/responsável da

equipa _______________, portador do bilhete de identidade/cartão do

cidadão/passaporte nº __________ emitido em __/__/____, pelo Arquivo de

Identificação

de

________,

válido

até

__/___/____,

residente

em

_____________, declaro que tomei conhecimento do presente regulamento

relativo à Liga Escolhas 2011-2012 e que aceito as suas condições,

comprometendo-me a cumprir e fazer cumprir as regras nele previstas.

Assinatura: ____________________________________

_____________, ____ de ________________ de 2011.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho propôs a investigação das práticas pedagógicas na educação infantil com crianças entre 1 e 2 anos, em uma turma de mini maternal. Durante o projeto,

Mas nós queremos essa reunião imediatamente, para responder aquilo que o vereador Elton falou, aquilo que o vereador Azuaite falou, aquilo que o Lucão apontou, aquilo que

A função de AETQ é exercida pelo Dirap, que responde pela alocação, pela supervisão, pelo controle de risco e pelo acompanhamento dos recursos garantidores

Press the PLAY/PAUSE button on the unit or the key  on remote control to activate the auto memory (the radio starts an automatic search for available radio stations and saves

Em seguida, extraídas as matrizes de massa e de rigidez desses sistemas obtendo-se o sistema real e o modelo matemático para o cálculo dos observadores de

Após terem sido revistos, por decreto do Concílio Ecuménico Vaticano II, quase todos os livros litúrgicos, considerou-se igualmente necessário refundir todo o Cerimonial dos Bispos

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal traçar o perfil dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, que cursam